quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Humor carioca

Saúde na Itália


GAROTO MORRE POR FALTA DE AMBULÂNCIA

REGGIO CALABRIA – Depois de uma queda de um carrossel, um garoto de 12 anos permaneceu três horas em um hospital sem que se encontrasse um meio de transportá-lo para uma estrutura adequada onde pudesse submeter-se a uma intervenção cirúrgica na cabeça. Em conseqüência, segunda-feira à noite, depois de quatro dias em coma, morreu. Agora, os pais de Flavio Scutellà, de Schido, pequeno centro da região, apresentaram uma queixa à Procuradoria de Palmi, pedindo clareza sobre a morte do filho. Os pais também autorizaram o transplante dos órgãos, que foi executado por equipe dos Hospitais Reunidos de Reggio Calabria.

Com informações do Corriere della Sera

Mostra de Sebastião Salgado na Itália


Sob a direção de Lélia Wanick Salgano, será apresentada a partir de hoje, no Complexo Monumental de San Leucio, Caserta, a mostra de Sebastião Salgado “In Cammino”, um projeto organizado em colaboração com Contrasto e Amazonas, que retorna excepcionalmente à Itália.

Em sete anos de trabalho, através de mais de 35 países, o fotógrafo brasileiro percorreu as diversas estradas do êxodo para documentar a epopéia de centenas de milhões de pessoas que rompem os laços com suas próprias raízes, opondo-se a uma estabilidade muitas vezes milenar, procurando a si próprias em uma viagem em direção a outros lugares.

Com informações da AISE

O senador e o diabo


Um senador está andando tranqüilamente quando é atropelado e morre. A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.

- "Bem-vindo ao Paraíso!", diz São Pedro. "Antes que você entre, há um probleminha. Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você".

- "Não vejo problema, é só me deixar entrar", diz o antigo senador.

- "Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte: Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade”.

- "Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso, diz o senador”.

- "Desculpe, mas temos as nossas regras".

Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno. A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe. Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado. Todos muito felizes em traje social. Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo. Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar. Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas. Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora. Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe. Ele sobe, sobe, sobe e porta se abre outra vez. São Pedro está esperando por ele.

Agora é a vez de visitar o Paraíso. Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando. Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna.

- "E aí? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Agora escolha a sua casa eterna". Ele pensa um minuto e responde:

-"Olha, eu nunca pensei... O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno". Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno. A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo. Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos. O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do senador.

- "Não estou entendendo", gagueja o senador."Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados!!!"

O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:

- "Ontem estávamos em campanha. Agora, já conseguimos o seu voto..."

Enviado por José Carlos - Recife (PE)

Dia das Bruxas


A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração.

Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).

O fim do verão era considerado como ano novo para os celtas. Era pois uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideravam que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue.

O Samhain era comemorado por volta do dia 1° de novembro, com alegria e homenagens aos que já partiram e aos deuses. Para os celtas, os deuses também eram seus ancestrais, os primeiros de toda árvore genealógica.

Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.

Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.

A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.

Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.

Fonte: Wikipédia
Para saber mais sobre a tradição das fogueiras celtas, clique aqui

Pavarotti é "patrimônio mundial", diz viúva


Em declaração dada à próxima edição da revista semanal italiana "Chi", a viúva do tenor Luciano Pavarotti, Nicoletta Mantovani, comentou que o marido "se tornou patrimônio da humanidade, sua voz chegou tão longe pois nela havia sua alma. Luciano é de todos".

"É a primeira e única vez em que vou por conta própria demonstrar um pensamento meu à imprensa. Nas milhares de cartas que recebemos após a morte de meu marido, todas falavam de Luciano como se fosse um amigo da família, aquele que consolou em momentos tristes, abraçou, deu coragem. Aquele que entoando uma ária tinha o poder de dar nova força, libertar, criar esperança", comentou Nicoletta.

Fonte: Ansa

Aumento nos preços das massas italianas levam a inquérito policial


Quando se trata de aumentar os preços das massas, os italianos ficam cada vez mais irritados. Apenas algumas semanas após consumidores terem feito uma greve nacional às massas para protestar contra o aumento dos preços da comida nacional favorita, promotores italianos e a agência antitruste do governo entraram na briga. Promotores em Roma anunciaram nesta segunda-feira que estão investigando possíveis atividades ilegais após repentinos acréscimos no custo do amado espaguete italiano.

No momento, eles rejeitaram dar nome a suspeitos ou especular sobre as acusações em potencial, embora elas possam ser formalizadas. Os fabricantes de massas dizem que o aumento de 73 por cento no preço do trigo durum -- o único ingrediente permitido na massa italiana -- no ano passado os forçou a elevar os preços.

A agência antitruste da Itália não está completamente satisfeita com a explicação. Na semana passada, ela havia anunciado a abertura de uma investigação sobre dois possíveis acordos de preços que estariam prejudicando a concorrência.

Fonte: Reuters

Na Itália, burro vira coletor de lixo


Palermo resolveu trocar caminhões por burros. Gari levam os bichos pelas ruas de cidade. Segundo informações das autoridades, os caminhões foram substituídos pelos burros porque emitem gás carbônico em excesso (Foto: Marcello Paternostro/AFP)

Fonte: Globo on line

Tudo que reluz é ouro. E cristal


Dizem que nem tudo que reluz é ouro, mas, nesse caso aí, é. Ouro e cristal Swarovski. A japonesa NEC apresentou na quarta-feira (31) um notebook com imagens da gatinha Hello Kity nesses dois materias, presentes até no cartão de memória. O computador se chama LaVie G Hello Kitty e tem papel de parede e descanso de telas exclusivos. (Foto: AFP)


Japonesa NEC apresentou o LaVie G Hello Kitty numa feira em Tóquio.
Até o cartão de memória tem detalhes luxuosos.

Fonte: O Globo on line

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Festas para anúncio da Copa 2014


Nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo haverá festas para comemorar a indicação oficial caso o País seja contemplado pela entidade máxima do futebol com o direito de ser sede, 64 anos depois, de uma Copa do Mundo.

Em Belo Horizonte, uma festa está sendo organizada na Praça da Liberdade. Torcedores dos clubes mineiros estarão no local no momento da escolha da sede e a festa vai ser toda decorada com a marca Brasil 2014.

Em Brasília, em frente à Estação Rodoviária, haverá concentração de torcedores, todos vestidos de verde e amarelo, no momento do anúncio. Em Manaus, o evento está marcado para frente ao Teatro Amazonas.

No Rio de Janeiro, serão realizadas comemorações no Maracanã, no Cristo Redentor e no Pão de Açúcar. Em São Paulo, no Morumbi, será lançado um balão gigante, e no Teatro Municipal haverá um concerto em homenagem à escolha.

Para acompanhar ao vivo o anúncio da sede da Copa de 2014, a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado vão promover, a partir das 9h, no Marco Zero (foto acima), no Recife Antigo, apresentações culturais de Orquestras de Frevo e passistas, Escola de Samba Deixa Falar e recital do cantador Ivanildo Vila Nova.

Vale lembrar que o Recife e Olinda estão concorrendo para serem uma das sedes da Copa do Mundo. Para isso existe um projeto para a construção da Arena Recife-Olinda até 2012.

Com informações dos portais Terra e Pernambuco.com

Itália: o 'boom' dos imigrantes


ROMA - São 3.700.000 os imigrantes regulares na Itália, um aumento de 21,6% - igual a 6,2% da população total (na União Européia é 5,6%)- em um ano, de modo a colocar a Itália, pelo ritmo de crescimento, no vértice europeu. É o que estima relatório da Cáritas italiana e da Fundação Migrantes, apresentado ontem.

De cada 10 imigrantes, cinco são europeus (a metade comunitários); quatro africanos e asiáticos e um, americano. O aumento de 700 mil em um ano (um sexto do ano anterior), é o número total de estrangeiros contados apenas cinco anos atrás, em 2002. Os romenos, com 15,1%, é a comunidade mais numerosa; seguem-se os marroquinos (10,5%), os albaneses (10,3%), os ucranianos (5,3%). Seis imigrantes entre dez encontram-se ao Norte; no Centro, são 26,7%, no Sul, 10,2%, e nas ilhas, 3,6%.

Vai alla notizia

Oxum não veste Prada


Parodiando o excelente filme O Diabo veste Prada estamos vivendo o período de grande busca por roupas de santo para as festividades de final de ano. Com a proximidade das festas, comerciantes especializados na venda de roupas de santo comemoram. É nessa época que as lojas vendem mais.O impressionante é o preço cobrado pelas peças. Algumas, mais caras até que roupas de grifes no entato, no Mercadão de Madureira, subúrbio do Rio, maior pólo do gênero na cidade, é possível encontrar os trajes com preços para todos os bolsos. Melhor: para santo nenhum botar defeito. Vão de R$ 100 a R$ 3.800. Você está achando caro? Comerciantes juram que clientes compram sem barganhar.

No Centro da cidade, a Casa Turuna é referência e atrai todo tipo de gente até para quem deseja usar a roupa de uma entidade na rua. Ali ninguém hesita no preço. As pessoas compram para presentear seus pais e mães de santo. E para uso próprio também.

O Diabo pode vestir Prada mas as entidades ...

Da Redação do AlèItalia no Rio

Os maiores gênios vivos do mundo - Oscar Niemeyer é eleito em 9º lugar

O arquiteto Oscar Niemeyer ficou em 9º lugar em um ranking dos cem maiores gênios vivos, feito pela empresa de consultoria global Synectics. Niemeyer figura numa lista que tem personalidades como o químico suíço Albert Hoffman, que ficou em primeiro lugar, Matt Groening, criador do desenho animado Os Simpsons (4º), o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela (5º) e o físico britânico Steven Hawking (8º). Único brasileiro da relação, o arquiteto ficou à frente do líder espiritual tibetano Dalai Lama (26º), do terrorista saudita Osama bin Laden (44º) e do criador da Microsoft, o americano Bill Gates (45º).

OS MAIS BEM COLOCADOS NO RANKING

1.º: Albert Hoffman, químico suíço
2.º: Tim Berners-Lee, cientista britânico
3.º: George Soros, investidor americano
4.º: Matt Groening, desenhista americano, criador dos Simpsons
5.º: Nelson Mandela, político sul-africano
6.º: Frederick Sanger, químico britânico
7.º: Dario Fo, escritor e dramaturgo italiano
8.º: Steven Hawking, físico britânico
9.º: Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro
10.º: Philip Glass, compositor americano

Fonte: UOL

A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, ganha versão digital


Um dos murais mais famosos do mundo já pode ser visto nos seus mínimos detalhes através de um computador, em qualquer parte do planeta. A obra-prima virtual foi realizada recompondo 1.677 imagens registradas com tecnologia de ponta. O trabalho foi feito com a ajuda de uma técnica especial de iluminação criada para não danificar a pintura original.

A Última Ceia sobreviveu, sem nenhum arranhão, às nove horas de sessões fotográficas. Muito pouco perto dos quatro ou cinco anos gastos por Leonardo da Vinci para criar o original. O resultado é um quebra-cabeças de 16.945.790.099 pixels que, juntos, formam o mural falso mais verdadeiro da história.

Esta não é a primeira vez que a obra é fotografada. No começo do século passado, A Última Ceia foi retratada em preto e branco através da proteção de grandes vidros. E durante os anos 80, sempre de acordo com as tecnologias mais avançadas da época, o mural também foi retratado em cores.

Desta vez a profundidade e nitidez cromáticas reveladas pela mega-fotografia supera em duas vezes a qualidade das imagens digitais convencionais. Sofisticados programas de computador e processadores de última geração garantiram o sucesso da operação, impensável pouco tempo atrás por causa das dimensões do mural. O mural mede 4,6 por 8,8 metros.

A obra-prima de Leonardo da Vinci foi feita entre os anos de 1494 e 1498. O mestre alternava momentos de intensa atividade com longas pausas.

A Última Ceia, versão digital, é capaz de proporcionar ao pesquisador mais acurado a identificação dos traços intocáveis do mestre e aqueles retoques mais recentes, realizados para recuperar o conjunto. Somente não será possível respirar o cheiro da tinta e nem sentir mistério na pele. A Última Ceia digital chega em boa hora. O original está sendo ameaçado pela poluição ambiental.

O projeto foi financiado, em parte, pelo Ministério para os Bens e as Atividades Culturais da Itália.

Fonte: BBC Brasil

Doença silenciosa


Por Nayra Garofle

Pesquisadores de Firenze descobrem novo tratamento para o hipertireoidismo. Problemas na tireóide atingem 15% das populações brasileira e italiana.

Sonolência, depressão, aumento ou perda de peso, tremores. Tantos sintomas diferentes podem resultar de um mesmo problema: o mau funcionamento de uma glândula chamada tireóide. Essa disfunção pode ser denominada como hipertireoidismo(doença de Graves) ou hipotireoidismo. Pesquisadores da Universidade de Firenze descobriram novos medicamentos para otratamento da doença.

Os cientistas demonstraram que os anta-distrigonistas PPAR gamma – remédios utilizados no tratamento de diabetes– inibem o crescimento celular. Os PPAR-gamma bloqueiama produção excessiva de hormônios desencadeada por um anticorpo presente no sangue dos pacientes de hipertireoidismo.

Fonte: Comunità Italiana

Imigrantes mortos em naufrágio


Pelo menos 17 imigrantes morreram em dois naufrágios ocorridos no último domingo no sul da Itália, dos quais sete corpos foram localizados em uma praia da região da Calábria e outros nove na Província de Catânia, que fica na Sicília.

Sete imigrantes se afogaram quando o barco de madeira no qual viajavam quebrou após encalhar nas proximidades de uma praia de Roccella Jonica, na Calábria, segundo a Capitania dos Portos local e os Carabineiros (força policial italiana). Os sete homens, de nacionalidade palestina, viajavam em um velho barco de 30 metros de comprimento junto com outros 100 compatriotas. Os sobreviventes estão sendo atendidos pela Defesa Civil e por membros do sistema de saúde em Roccella Jonica.

Segundo alguns deles, o grupo havia partido há dias de um porto da Turquia com destino ao sul da Itália. Nesta madrugada, quando estavam perto da praia de Roccella Jonica, no mar Jônico italiano, a embarcação se partiu em três partes, devido ao mar muito agitado. Os imigrantes são todos homens; uma criança que diz ter dez anos também viajava com eles, segundo as fontes.

Integrantes da Capitania dos Portos em Roccella Jonica fazem buscas na zona do acidente, diante da possibilidade de haver mais mortos.

A guarda-costeira da Capitania da Catânia, na Sicília, também recuperou na região conhecida como Vendicari nove corpos de imigrantes levados pelo mar até terra firme após o naufrágio do barco em que viajavam, segundo informaram fontes da Capitania.

Um total de 24 imigrantes estava nesta embarcação, dos quais sete estão a salvo.
Segundo as fontes, a guarda-costeira continuará amanhã com as buscas das oito pessoas restantes. Um relatório da organização Fortress Europe diz que 1.096 pessoas morreram ao tentar entrar de modo ilegal na Europa este ano, 99 só no mês de setembro.

Fonte: Agência EFE /Ansa It.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Itália: cursos universitários em risco


Muitos cursos de graduação. Ou poucos docentes. De qualquer ângulo que se olhe, a doença das universidades italianas é o gigantismo da oferta, que nos últimos anos se multiplicou com um florilégio de novos cursos de graduação, o mais das vezes criados por razões de marketing que de substância e sem se preocupar com que os docentes necessários garantissem a qualidade. Agora, para 70 entre 100 faculdades, surge a exigência de se apressar para corrigir as falhas. Depressa. Dentro de três anos, qualquer curso de graduação deverá estar em condição de fornecer aos estudantes informações precisas e claras sobre taxa de ocupação de graduandos, a quota de abandono, a presença dos docentes e seus currículos científicos.

Do Il Sole 24ore

Itália quer tirar trintões das casas dos pais


O ministro da Economia da Itália, Tommaso Padoa-Schioppa, propôs isenção fiscal para que italianos na faixa dos 30 anos saiam da casa dos pais. No país, um terço dos homens nessa faixa etária ainda vive com a família.

O ministro está oferecendo uma dedução de imposto no valor de US$ 1.411 para jovens que alugarem um imóvel. O dinheiro é uma tentativa de induzi-los a se tornarem independentes. “Precisamos mandar os ‘bamboccioni’ para fora de casa”, disse o ministro.

Os comentários provocaram polêmica entre políticos de esquerda e direita se apressando para defender os jovens que, segundo eles, não são culpados pela economia estagnada e pela disparada dos preços. “Essa gafe absurda mostra que ele não sabe o quão precária é a situação que aflige uma geração inteira”, disse Franceso Caruso, membro do governo de coalizão de Romano Prodi.

Isabella Berolini, do partido de direita Forza Italia, exigiu que Prodi repreenda seu ministro pelas palavras “ofensivas”, enquanto o líder sindical Guglielmo Epifani declarou que o aumento do custo de vida significava que a dedução fiscal não era suficiente para ajudar os jovens.

Muitos terminam seus estudos após os 20 anos e depois precisam sobreviver fazendo estágios em troca de um magro salário ou sob contratos de trabalho de curto prazo, enquanto homens na faixa de 50 a 60 anos se apoderam dos melhores empregos. Os preços exorbitantes dos aluguéis tornam extremamente difícil para os jovens italianos articularem seu próprio espaço de vida.

Fonte: O Estadão

Encontro internacional de metrópoles em BH


Belo Horizonte é a anfitriã do encontro METRÓPOLES – AMÉRICA LATINA & CARIBE, que será realizado de 3 a 5 de dezembro no Espaço Municipal de Eventos da Prefeitura de Belo Horizonte.O encontro pretende reunir prefeitos de capitais, representantes e técnicos de mais de 80 cidades latino-americanas e caribenhas. Municípios com mais de 1 milhão de habitantes também foram convidados para participar dos debates.

A iniciativa pretende fomentar a discussão, reflexão e aprendizagem de políticas públicas implantadas com êxito nessas metrópoles como tentativa de contornar problemas urbanos surgidos por conseqüência da complexidade das transformações sociais, econômicas e culturais ocorridas nas últimas décadas. Apesar das particularidades de cada grande cidade, há uma convergência muito grande entre seus principais desafios.

Do Portal do Meio Ambiente

Festival de cinema de Roma


O festival que terminou no sábado,teve como vencedor o jovem e arrojado Juno, de Jason Reitman (O mesmo de Obrigado por Fumar). O filme, conta a história de uma garota que engravida aos 16 anos e decide levar avante a gravidez, mas, em vez de criar o filho, escolhe dá-lo a um casal.

A organização do evento tem sido coerente. Tanto que o júri, em vez de cineastas e críticos, é formado por ‘pessoas comuns’ escolhidas na Itália e em vários países europeus. O presidente, Tanovic, tinha apenas a função de orientar os responsáveis por decidir quem levaria o troféu Marco Aurelio.

Os vencedores:

MELHOR FILME - JUNO di Jason Reitman
PREMIO ESPECAL DO JURI - HAFEZ de Abolfazl Jalili
MELHOR ATRIZ - JANG WENLI por And the Spring Comes, de Chang Wei Gu
MELHOR ATOR - RADE SERBEDZIJA por Fugitive Pieces , de Jeremy Podes

Fonte: Divulgação

Contro la violenza sulle donne



Di Monica Pepe, Milano

E’ necessario e urgente organizzare quanto prima una manifestazione nazionale contro la violenza sulle donne e so che siamo in molte a pensarlo. La legge contro la violenza sulle donne è al palo da molti mesi, mentre la vita di molte ragazze e di molte donne continua a essere spezzata, le loro capacità intellettive e affettive brutalmente compromesse. Il femminicidio per ‘amore’ di padri, fidanzati o ex mariti è una vergogna senza fine che continua a passare come devianza di singoli. Il tema continua a essere trattato dai mezzi di informazione come cronaca pura, avallando la tesi che si tratti di qualcosa di ineluttabile, mentre stiamo assistendo impotenti ad un grave arretramento culturale, rafforzato da una mercificazione senza precedenti del corpo delle donne.
I numeri, lo sappiamo tutte, sono impressionanti:
- Oltre 14 milioni di donne italiane sono state oggetto di violenza fisica, sessuale o psicologica nella loro vita.
- La maggior parte di queste violenze arrivano dal partner (come il 69,7% degli stupri) o dall’ambito familiare
- Oltre il 90% non è mai stata denunciata. Solo nel 24,8% dei casi la violenza è stata ad opera di uno sconosciuto, mentre si abbassa l’età media delle vittime:
- Un milione e 400mila (il 6,6% del totale) ha subito uno stupro prima dei 16 anni.
- Solo il 18,2% delle donne è consapevole che quello che ha subito è un reato, mentre il 44% lo giudica semplicemente ‘qualcosa di sbagliato’ e ben il 36% solo ‘qualcosa che è accaduto’. (dati Istat)
La violenza sulle donne è accettata storicamente e socialmente. Viene inflitta senza differenza di età, colore della pelle o status ed è il peggiore crimine contro l’umanità. Quello di una parte contro l’altra. La politica e le istituzioni d’altro canto continuano a ignorare il tema pubblicamente.
Senza una battaglia culturale che sconfigga una volta per tutte patriarcato e maschilismo, non sarà possibile attivare un nuovo patto di convivenza tra uomini e donne che tanto gioverebbe alla parola civiltà.
Credo che una grande manifestazione nazionale dove tutte le donne possano scendere di nuovo in piazza a fianco delle donne vittime di violenza e per i diritti delle donne, possa e debba riportare il tema al centro del dibattito culturale e politico. Ma è importante sapere quante siamo, perché per farci sentire dovremo essere in molte.
Vi prego di diffondere quanto più possibile questo appello ad amiche e associazioni e di inviare le adesioni.

Politicamentecorretto.it

XXII Festival de Cinema Latino-Americano em Trieste


O XXII Festival de Cinema Latino-Americano, o mais amplo evento europeu sobre a produção cinematográfica, televisiva e de vídeo do continente, ocorrerá em Trieste, de três a 11 de novembro próximos. A previsão é que sejam apresentados cerca de 160 filmes e documentários sobre a realidade cultural, artística, histórica e social da AL.

Além dos filmes que disputarão o concurso, diversas retrospectivas e homenagens estão previstas. Uma delas, por exemplo, envolverá o escritor colombiano Gabriel Garcia Márques, que será distinguido com a mais ampla resenha já realizada na Europa das produções cinematográficas baseadas em seus romances e contos, além de obras escritas especialmente para o cinema pelo premio Nobel de Literatura.

Também serão apresentados filmes já exibidos nos mais importantes festivais europeus, com particular atenção às co-produções italianas e da comunidade européia. Entre os títulos anunciados, dois filmes de brasileiros: Nzinga, de Octavio Bezerra e Elevado 3.5, de João Sodré, Maira Bühler e Paulo Pastorelo, além de La velocidad funda el olvido, do argentino Marcelo Schapces.

Informazioni e programma del Festival sul sito web

Aída em superprodução


Cabelos brancos revoltos, gestos largos, o maestro Walter Haupt é categórico: 'Queremos colocar a Aida de Verdi em uma nova perspectiva.' É mais difícil fazer do que falar. Uma das óperas mais conhecidas do repertório, montada à exaustão mundo afora, Aida tem também daqueles trechos famosos que extravasam o mundo da ópera, caso da Marcha Triunfal. Mas, continuando: como fazer isso? 'Com um forte ponto de partida estético, elaborado e levado a cabo durante toda a encenação, utilizando efeitos técnicos como projeções e a presença do fogo, que serve de símbolo do poder político e religioso que é pano de fundo da ópera, assim como faz alusão à presença da guerra.'

Antepenúltima obra de Verdi, Aida se passa no Egito, onde Radamés é escolhido para comandar o exército egípcio contra os etíopes. Ele vence a batalha. Mas ele ama Aida, princesa da Etiópia. E é amado por Amneris, princesa do Egito, de quem Aida é escrava. Entre o amor, a pátria e a honra, ele se vê abdicando da esperança de reinar sua terra natal para ficar com a mulher que ama. Da mesma forma, Aida se coloca entre o amor por Radamés e a responsabilidade que tem com seu povo. E Amneris, pelo amor que sente por Radamés, à medida que a ópera chega ao final, se vê disposta a relegar a traição que Radamés comete contra seu povo para suspender sua sentença de morte e aceitá-lo como marido. Em outras palavras, Aida fala da oposição entre pátria e paixão, entre honra e amor, com algumas das mais belas melodias de Verdi como trilha sonora.

Aida - Monumental Opera. Credicard Hall (4.000 lug.). Avenida Nações Unidas, 17.955, Santo Amaro, 6846-6010. 5.ª e 2.ª, 21h; 6.ª, 22h; sáb., 17h e 22h; dom., 15h30 e 20h30.R$90 a R$320. Até 4/11.

Fonte: Divulgação

Livros - lançamento: Saga Siciliana de Traições


O livro Saga Siciliana de Traições, de Antonio De Salvo, relações públicas fundador da ADS Assessoria de Comunicações, reconhecida como a mais premiada da América Latina, terá um lançamento especial para a comunidade italiana. O evento será realizado no próximo dia 7 de novembro, às 19h30, na Sala das Colunas do Circolo Italiano – San Paolo (Avenida São Luiz, 50, Edifício Itália).

Saga Siciliana de Traições conta a história da família De Salvo, do trabalho com vinhos na Sicília às desavenças familiares que quase levaram todos à ruína; a vinda ao Brasil para uma nova atividade, as dificuldades iniciais, o recomeçar e aprender quantas vezes fossem necessárias para se alcançar a felicidade e o sucesso profissional na “nova terra”.

No livro, Antonio De Salvo - que adotou o Brasil como pátria desde 1953, sem nunca, entretanto, esquecer das vivências e valores aprendidos na pátria-mãe, a Itália – narra os momentos mais marcantes de sua vida, através dos quais é possível compreender a origem da garra para vencer os obstáculos e ter sucesso, apesar das adversidades que fariam muitos desistirem.

Data: 7 de novembro de 2007
Horário: 19h30
Local: Circolo Italiano – San Paolo, Sala das Colunas. Av. São Luiz, 50 – Edifício Itália
Informações: Fone (11) 5090-3033 – marciaa@adsbrasil.com.br

Prêmio CBG 2007


Colégio Brasileiro de Genealogia
EDITAL DE REGULAMENTAÇÃO Nº. 01/2007
PRÊMIO COLÉGIO BRASILEIRO DE GENEALOGIA – 2007


A Diretoria do Colégio Brasileiro de Genealogia torna pública a instituição do Prêmio acima referido, atendendo ao disposto no Art.38 de seu Estatuto, com base na regulamentação constante do presente Edital.

1 - DO OBJETO

1.1 - O Prêmio tem por objeto a escolha de obra sobre Genealogia, produzida no Brasil no triênio 2004-2006, com o propósito de fomentar o estudo e a prática da Genealogia.

1.2 - O Prêmio consistirá na outorga de medalha e diploma à obra julgada merecedora de tal distinção.

2 - DA HABILITAÇÃO
2.1 - Somente será habilitada a obra redigida em língua portuguesa.

2.2 - Deverá tratar de famílias brasileiras ou estrangeiras radicadas no Brasil.

2.3 - Serão aceitas apenas as obras destinadas à circulação fora do âmbito estritamente familiar, impressa e publicada, tais como: ensaio, pesquisa, memória, texto descritivo ou analítico, compêndio, tratado - sobre genealogia. Ou biografia e outros – desde que contenham elementos genealógicos.

3 - DA INSCRIÇÃO
3.1 – Poderão ser inscritas obras de associados adimplentes do CBG e de outras instituições genealógicas, sendo que, neste caso, as entidades deverão atestar a adimplência dos autores para com suas obrigações associativas.

3.2 - Somente o próprio autor poderá efetuar a inscrição. Cada autor poderá apresentar no máximo dois títulos.

3.3 - A inscrição far-se-á com a entrega de pelo menos 1 (um) exemplar da obra ao CBG, mesmo que a obra já conste do acervo do Colégio. Os exemplares serão acompanhados da respectiva documentação, conforme item 3.4, entregues na sede do Colégio, ou a ele encaminhados por via postal sob registro, contendo na parte externa: Colégio Brasileiro de Genealogia - Prêmio CBG-2007, acrescido do endereçamento normal.

3.4 - Deverá ser apresentada a seguinte documentação:

3.4.1 - Ficha de inscrição para cada obra, com registro do nome do autor e co-autoria, título da obra, número de inscrição no CPF, número de registro da carteira de identidade com data de expedição e órgão expedidor, endereço, CEP, telefone (com o respectivo DDD); e

3.4.2 - Ficha contendo resumo das atividades profissionais do autor e do co-autor.

3.5 - Após o julgamento para a concessão do Prêmio, se a obra não constar do acervo CBG, a ele será incorporada, como doação do autor. No caso de mais de um exemplar, os demais serão devolvidos.

3.6 - É vedada a inscrição de obras dos membros da Comissão Julgadora.

3.7 - Serão aceitas apenas as inscrições realizadas entre os dias 29 de outubro e 07 de dezembro, inclusive, considerada, nesses limites, a data da postagem das remessas pelos Correios.

4 - DA COMISSÃO JULGADORA E DO JULGAMENTO
4.1 - A Comissão Julgadora do “Prêmio Colégio Brasileiro de Genealogia – 2007”, designada pelo Presidente do CBG, será integrada por três associados do Colégio, sendo 1 (um) presidente e 2 (dois) membros.

4.2 - A escolha da obra merecedora do Prêmio será feita pela maioria dos votos dos integrantes da Comissão Julgadora.

4.3 - A Comissão Julgadora terá o prazo de sessenta (60) dias, a contar da data do encerramento das inscrições, para emitir sua decisão, podendo, se assim julgar, não conceder o Prêmio a qualquer dos inscritos ou fazê-lo apenas a título de menção honrosa, menção que caberá a todos os demais inscritos;

4. 4 - As decisões da Comissão Julgadora são definitivas e irrecorríveis, não havendo reavaliação ou revisão das decisões proferidas.

5 - DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

5. 1 - O julgamento obedecerá aos seguintes critérios, que poderão ser complementados por outros necessários no entendimento da Comissão Julgadora:

5.1.1 - Relevância histórica da obra e do objeto de estudo;
5.1.2 - Contribuição para a expansão e o desenvolvimento da Genealogia
no Brasil;
5.1.3 - Abrangência;
5.1.4 - Ineditismo das informações e dados apresentados;
5.1.5 - Bom emprego das normas genealógicas;
5.1.6 - Apresentação de fontes primárias consultadas e de referências
completas das fontes, e bibliografia consultada;
5.1.7 - Qualidade literária empregada, de modo a facilitar a compreensão
dos dados;
5.1.8 - Informações e fluidez da leitura.

6 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1 - A inscrição, independente de qualquer outro documento, significa plena aceitação, pelo solicitante, dos termos deste Edital;

6.3 - A Comissão Julgadora emitirá relatório sobre o Processo de Julgamento do Prêmio CBG-2007, constando: finalidade, referência ao edital e ato de designação da Comissão, integrantes da Comissão, inscritos no Prêmio com o registro de suas obras, procedimentos e deliberações adotadas, indicação da obra merecedora do Prêmio e encerramento.

6.4 - A premiação ocorrerá em evento coordenado pelo CBG.

6.5 - O CBG registrará a outorga do Prêmio CBG 2007 em livro próprio.

6.6 - Os casos não previstos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Julgadora, ouvida, quando necessário, a Diretoria do CBG.

Carlos Eduardo de Almeida Barata
Presidente do CBG

Fonte: www.cbg.org.br

Hoje na história - Criação da Biblioteca Nacional


A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO a oitava biblioteca nacional do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina.

Ao núcleo original de seu poderoso acervo calculado hoje em cerca de nove milhões de itens é a antiga livraria de D. José organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cujas origens remontavam às coleções de livros de D. João I e de seu filho, D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1 de novembro de 1755.

A data de 29 de outubro de 1810 é considerada oficialmente como a da fundação da Real Biblioteca que, no entanto, só foi franqueada ao público em 1814.

Conheça a Biblioteca Nacional

Livro sobre santo italiano provoca ira de católicos


Para milhões de católicos, o padre Pio era um homem santo, cujo sangramento nas mãos eram estigmas, sinais sobrenaturais de sua fé profunda e de seus poderes miraculosos. Mas um novo livro sugere que o padre italiano, que morreu em 1968 e foi santificado pelo papa João Paulo II, cometeu fraude, causando seus próprios ferimentos. O livro vem atraindo a fúria de fiéis, que acusam o autor de "calúnia anticatólica".

Em "Padre Pio, miracles and politics in 20th century Italy" ("Padre Pio, Milagres e Política na Itália do Século 20"), Sergio Luzzatto revela que o Vaticano era inicialmente cético em relação ao padre, cuja imagem é popular em casas, lojas e restaurantes em toda a Itália.

Com acesso a arquivos do Vaticano, Luzzatto encontrou evidências de que o padre capuchinho encomendou secretamente garrafas de ácido carbólico, que ele poderia ter usado para criar as feridas em suas mãos, semelhantes às do Cristo crucificado.

Pio morreu em 1968, aos 81 anos, 50 anos depois de anunciar sua primeira experiência de estigmas. Em 2002, o papa João Paulo II canonizou o padre como Santo Pio de Pietrelcina, depois de encontrar evidências da cura miraculosa de uma mulher doente, devido à intervenção do padre. Declarando-se agnóstico, Luzzatto diz que não acredita em estigmas, mas acredita que a história do padre Pio revela muita coisa sobre a Itália e a Igreja Católica Romana, que, em sua análise, aprendeu a amar o padre apenas depois que ficou claro que ele tinha um grande número de devotos.

"Essa história mostra que a Igreja às vezes tem de se resignar a deixar as camadas mais baixas vencerem, em vez da hierarquia." "Não há dúvidas de que, mesmo que o padre Pio já tivesse defensores no alto escalão da Igreja nos anos 1930 e 1940, esse é um dos casos em que a base venceu."

Fonte: Reuters

Sito ufficiale di Padre Pio

domingo, 28 de outubro de 2007

La cucina del blog


BAVETTE AL PESTO

RICETTA PER 4 PERSONE

Una tipica ricetta regionale italiana, originaria della Liguria, in cui è protagonista il basilico.

INGREDIENTI

Bavette Barilla 350 g Pinoli 50 g Basilico 40 g Olio extravergine di oliva 2 dl Aglio 1 spicchio Parmigiano Reggiano 2 cucchiai Pecorino 1 cucchiaio Sale q. b. Pepe q. b.

PREPARAZIONE

1. Frullare al mixer basilico, pinoli, aglio e olio. Unire i formaggi, amalgamando bene il tutto.2. Cuocere le Bavette Barilla in abbondante acqua salata, scolare al dente e condire con il pesto.

NOTE DELLO CHEF

Per dare un tocco più caratteristico alla pasta si possono aggiungere cubetti di patate e fagiolini a losanga, precedentemente sbollentati. Per ottenere lo stesso risultato in minor tempo potete usare il Pesto alla Genovese Barilla versato direttamente sulla pasta appena scolata.

VINO CONSIGLIATO

Per questo piatto aromatico, saporito, di buona persistenza gustativa, si consiglia un vino bianco di medio corpo, profumato, con note di sali minerali come un Pigato o un Colli di Luni Bianco.
Informazioni nutrizionali per una porzione di pasta preparata secondo questa ricetta - Valore Energetico 496 Kcal 2068 Kj - Proteine 15 g - Carboidrati 63 g - Grassi 16 g

Marina Bergotti, con informazioni di Bortone Vivai

Vídeo do dia: In ginocchio da te

Biocarburantes: “um crime contra a humanidade”, diz ONU

A inflação alimentar nos países emergentes é o dobro daquela do resto do mundo. Segundo relatório da ONU, 854 milhões de pessoas no mundo passam fome.

Tinha razão Fidel Castro quando disse que a corrida ao milho, nos EUA, para a produção de biocombustível, golpeia dramaticamente os mais pobres. A ele, agora, se junta a ONU. “Um crime contra a humanidade”, afirmou Jean Ziegler, enviado especial da organização para o “direito ao alimento”.

Firenze: menos burocracia para o permesso di lavoro


Para os imigrantes que vivem em Firenze, deverá ser simplificado logo o procedimento para a concessão das permissões de trabalho para os cidadãos extracomunitários. Também serão dadas mais assistência e informações aos empregadores. Tudo isso graças a um novo protocolo de intenções, com duração de dois anos, renovável, firmado ontem entre a prefettura de Firenze, a Direção Provincial para o Trabalho e associações de categorias.

Vai alla notizia

Fato histórico na data de hoje


A Liberdade Iluminando o Mundo, mais conhecida como Estátua da Liberdade, está na entrada do porto de Nova York desde 28 de outubro de 1886, sendo reconhecida em todo o mundo como um símbolo dos Estados Unidos. Foi um presente dos franceses para os americanos quando estes venceram uma batalha contra a Inglaterra. Projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi (1834-1904), que usou sua mãe como modelo. Para a construção da estrutura metálica interna da estátua, Bartholdi contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel (mesmo projetista da Torre Eiffel).

A estátua mede 46,50 metros (92,99m contando o pedestal). Apenas seu nariz mede 1,37 metro. Pesa 158t repartidas no esqueleto de aço (127t) e na estátua de cobre (31t) e veio da França desmontada em 214 pacotes, é a escultura mais pesada do mundo com 225 toneladas segundo o Livro Guinness dos Recordes e, ficou entre os semi-finalistas do concurso das sete maravilhas do mundo moderno.

São 167 degraus de entrada até o topo do pedestal. Depois são mais 168 degraus até a cabeça. Por fim, outros 54 degraus levam à tocha.

Frase escrita no pedestal antigamente: Venham a mim as massas exaustas, pobres e confusas ansiando por respirar liberdade. Venham a mim os desabrigados, os que estão sob a tempestade. Eu os guio com minha tocha.

Foi um presente dado por Napoleão III, como prémio aos Estados Unidos após uma batalha vencida contra a Inglaterra. O historiador francês Edouard de Laboulaye foi quem primeiro propôs a idéia do presente, e o povo francês arrecadou os fundos para que, em 1875, a equipe do escultor Frédéric-Auguste Bartholdi começasse a trabalhar na estátua colossal.

O projeto sofreu várias demoras porque naquela época não era politicamente conveniente que, na França imperial, se comemorassem as virtudes da ascendente república norte-americana. Não obstante, com a queda do Imperador Napoleão III, em 1871, revitalizou-se a idéia dum presente aos Estados Unidos. Em julho daquele ano, Bartholdi fez uma viagem aos Estados Unidos e encontrou o que ele julgava ser o local ideal para a futura estátua - uma ilhota na baía de Nova York, chamada Ilha da Liberdade (conhecida como ilha Liberty desde 1956).

Cheio de entusiasmo, Bartholdi levou avante seus planos para uma imponente estátua. Tornou-se patente que ele incorporara símbolos da Maçonaria em seu projeto - a tocha, o livro em sua mão esquerda, e o diadema de sete espigões em torno da cabeça, como também a tão evidente inspiração ligada à deusa Sophia, que compõem o monumento como um todo. Isto, talvez, não era uma grande surpresa, visto ele ser maçon (carece de fontes?). Segundo os iluministas, por meio desta foi dado "sabedoria" nos ideais da Revolução Francesa. O presente monumental foi, portanto, uma lembrança do apoio intelectual dado pelos americanos aos franceses em sua revolução, em 1789.

Fonte: Wikipédia

Estação espacial ganha módulo italiano


Os astronautas Scott Parazynski e Douglas Wheelock se encarregaram da primeira caminhada espacial da atual missão da nave "Discovery" de tirar o módulo italiano Harmony da nave e colocá-lo próximo a seu local de posicionamento definitivo.

A atividade fora da nave é a primeira de cinco que serão realizadas pelos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) e da "Discovery", que na terça-feira foi lançada do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Essa missão da "Discovery", comandada pela ex-piloto da Força Aérea, Pamela Melroy, foi elaborado para durar 14 dias, e inclui um revezamento de pessoal na ISS, agora sob o comando da astronauta Peggy Whitson.

A jornada de trabalho começou com a saída de Parazynski e Wheelock através da escotilha da nave, com a qual o módulo italiano de 16 toneladas foi transportado da Terra. Os dois astronautas soltaram as correias que sustentavam o Harmony e o seguraram no extremo do braço robótico da ISS, em cuja operação lenta e delicada se revezaram os astronautas Daniel Tani e Stéphanie Wilson.

O italiano Paolo Néspoli, da Agência Espacial Européia, foi o organizador dos deslocamentos dos dois astronautas, que acompanharam o Harmony até seu acoplamento ao módulo Unity. Ali, o Harmony permanecerá até que em outra missão seja levado ao extremo do laboratório americano Destiny.

Nessa posição, o módulo italiano será eixo para uma futura expansão que compreenderá o módulo japonês Kibo, do lado esquerdo, e o módulo europeu Columbus, do lado direito.

Outra das tarefas na quarta jornada da missão do Discovery foi a instalação de uma antena da ISS que quebrou e que será levada de volta para a Terra. O Discovery, acoplado à ISS, completava a órbita 49 de sua missão de 218 órbitas quando Wheelock e Parazinski fecharam o compartimento Quest de pressurização e finalizaram seu trabalho fora das naves.

John Shannon, chefe da equipe de missão para vôos da "Discovery", disse que os engenheiros têm 90% de segurança de que as bordas das asas e o nariz da nave não sofreram danos durante o lançamento.

Fonte: Agência EFE

Nova sistemática de encerramento de contas


O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), representado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça e pelos Procons de todo o país, em conjunto com o Banco Central do Brasil, com o Instituto Brasileiro de Política e Defesa do Consumidor (Brasilcon) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciam o resultado do desenvolvimento conjunto de uma nova sistemática para o encerramento de contas bancárias, que beneficia os consumidores ao padronizar os procedimentos de todos os bancos.

Ao longo de quase um ano, esses órgãos e entidades estudaram e discutiram o assunto, a fim de identificar os melhores procedimentos a serem adotados para o encerramento das contas e, assim, sanar as muitas dúvidas e problemas que o tema suscita na relação com os consumidores.

O tema objeto dessa discussão foi levado pelos Procons ao DPDC, que articulou movimento de diálogo com as diversas partes interessadas. Como resultado desse trabalho conjunto, a Febraban vai recomendar aos bancos associados que adotem esses procedimentos até o final de dezembro de 2007. Esta será mais uma medida adotada pela Febraban dentro de seu programa de Auto Regulação, após a iniciativa de implantação do STAR – Sistema de Divulgação de Tarifas de Produtos e Serviços Financeiros.

A sistemática a ser recomendada aos bancos inclui elementos que trazem mais transparência e clareza ao processo:

1. O pedido de encerramento da conta poderá ser feito pelo próprio usuário em qualquer agência, em carta, ou mediante o preenchimento de um formulário de encerramento, a ser entregue a ele pelo banco. Esse formulário deverá conter cláusulas explicitando o encerramento da conta e ser assinado por todos os titulares.

2. O banco terá até 30 dias corridos para processar o pedido, podendo indicar no formulário a data em que a conta será encerrada.

3. A partir do pedido de encerramento da conta, o banco deverá deixará de cobrar a tarifa de manutenção de contas.

4. O pedido de encerramento da conta deverá ser acatado pelo banco, mesmo existindo cheques sustados, revogados ou cancelados. Caso sejam apresentados dentro do prazo de prescrição, esses cheques serão devolvidos pelos motivos respectivos.

5. O correntista deverá devolver ao banco as folhas de cheque em seu poder ou declarar expressamente que as inutilizou.

6. O banco deve fornecer ao correntista, na data do pedido de encerramento, um demonstrativo dos compromissos ainda pendentes, relativos à conta que se pretende encerrar (tributos, taxas, débitos automáticos, encargos financeiros etc.). Para liquidar esses compromissos em aberto, o correntista deverá manter fundos suficientes. Até a liquidação, a conta não poderá ser encerrada.

7. Outro ponto da maior relevância, no texto, diz respeito ao tratamento a ser dado às contas que estejam sem movimentação, Quando a conta não for movimentada pelo prazo de 90 dias, o banco deverá comunicar o cliente dessa situação, alertando-o de que a tarifa de manutenção continua incidindo sobre a conta e, ainda, sobre o fato de que, atingido o período de seis meses de inatividade, a conta poderá ser encerrada.

8. Para não gerar uma dívida ao consumidor, as tarifas eventualmente devidas pelos clientes não serão debitadas da conta, caso o lançamento gere saldo devedor na conta do consumidor.

9. Após 6 meses do pedido de encerramento da conta, caberá ao banco suspender a incidência dessas tarifas e de encargos sobre saldo devedor. Nessa situação, poderá o banco optar por manter a conta aberta e paralisada ou, ainda, comunicar o usuário sobre a conta inativa, para que este decida, em 30 dias, se voltará a movimentá-la ou se preferirá encerrá-la. Não havendo manifestação do consumidor, o banco deverá fazer cessar a incidência de tarifas e débitos sobre a conta.

Fonte: Ministério da Justiça
Colaboração: Edeni Cereda

sábado, 27 de outubro de 2007

UE: caem as fronteiras do Leste


BRUXELAS - Será um Natal muito diferente para milhões de pessoas. Será um segundo Muro de Berlim que cai, vinte anos depois do primeiro. Porque, dias atrás, numa série de reuniões entre Bruxelas e Praga, foram definidos os últimos detalhes técnicos para a ampliação da Zona Schengen, com a inclusão dos últimos nove países recém admitidos na União Européia: Polônia, Eslovênia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Estônia, Letônia, Lituânia e Malta. Em duas palavras: fronteiras abertas entre estes países e nossos 15 "veteranos" da UE, não mais filas e controles; e para todos, aquilo que a seu tempo o Parlamento e o Conselho Europeu solenemente proclamaram como o "direito comunitário à livre circulação". Assim, a partir de 21 de dezembro, um cidadão europeu poderá ir de Portugal ou da Grécia até a Finlândia, além de 24 outros países, sem precisar apresentar mais o passaporte ou a carteira de identidade.

Do Corriere della Sera
Vai alla notizia

Um juiz exemplar

Juiz Odilon de Oliveira

Trabalhando há um ano em Ponta Porã (MS), na fronteira com o Paraguai, o juiz de direito federal Odilon de Oliveira já condenou 114 traficantes. À noite, ele estende o colchonete no chão da sala onde fica seu gabinete, puxa um edredom e dorme ali mesmo. No fórum da cidade, sete agentes da Polícia Federal, fortemente armados, dão segurança permanente ao juiz que está condenado à morte pelo crime organizado. O juiz vive confinado no fórum, só sai quando é extremamente necessário, e ainda assim sob forte escolta.Em um ano, o juiz Odilon de Oliveira condenou 114 traficantes a penas que, somadas, atingem 919 anos e seis meses de cadeia, e ainda confiscou os bens de todos eles. O resultado dessa cruzada é que ele também perdeu a liberdade, assim como seus condenados.

Matéria completa

Mais sobre o juiz Odilon: Clique aqui

Turismo - Bondinho do Pão de Açúcar


O Bondinho do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, foi idealizado em 1908 pelo engenheiro brasileiro Augusto Ferreira Ramos e inaugurado no dia 27 de outubro de 1912. Primeiro teleférico instalado no Brasil e terceiro no mundo, é um dos mais importantes ícones do turismo carioca, tornando-se uma das principais marcas registradas da cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Riotur

Berlusconi é absolvido de acusação de corrupção


O Tribunal de Cassação italiano confirmou ontem, a absolvição do ex-premier Silvio Berlusconi no caso de compra e venda da gigante agroalimentar SME, que na década de 80 era o principal grupo alimentício italiano. A decisão valida o veredito emitido pelo tribunal de apelação de Milão no dia 27 de abril, que havia absolvido o político, atual líder da oposição italiana.

O caso SME remonta aos anos 80, quando Berlusconi, segundo os promotores que o acusavam de corrupção, subornou vários juizes de Roma com o propósito de impedir a venda do grupo alimentício ao empresário Carlo de Benedetti. Por este caso Cesare Previti (ex-ministro, advogado e amigo de Sílvio Berlusconi - que com ele fundou o partido Forza Italia) foi condenado a cinco anos de prisão.

"A confirmação da absolvição de Berlusconi no processo SME pelo Tribunal de Cassação preenche as lacunas de uma justiça italiana que quase nunca foi justa com Silvio", disse hoje o secretário da Democracia Cristã, Gianfranco Rotondi, que manifestou "plena satisfação" a respeito.

Fonte: Ansa/Diário Digital

Copa 2014: Brasil único país candidato


Na próxima segunda-feira, a delegação brasileira vai apresentar na sede da Fifa, em Zurique, a candidatura brasileira. O presidente Lula estará presente no evento. O anúncio oficial sai um dia depois, na terça-feira.

Depois de analisar o relatório da comissão de inspeção e de ouvir as ponderações brasileiras na apresentação desta segunda, o Comitê Executivo da Fifa vai decidir se dá ou não ao Brasil o direito de sediar a Copa de 2014.

Fonte: G1

Genealogia na data de hoje


ROBERTO BENIGNI


Nascimento: 27/10/1952, Misericordia, Arezzo, Tuscany, Itália

Filiação: Luigi Benigni e Isolina Benigni

Casamento: Nicoletta Braschi (12/1991)

Ator e diretor cinematográfio (estréia como ator em "Berlinguer Ti Voglio Bene", 1977 e como diretor em "Tu Mi Turbi", 1983) e de TV; OSCAR de Filme com "La Vita É Bella" (1997).



OTTAVIO TOGNAZZI (Ugo Tognazzi)


Nascimento: 23/03/1922, Cremona, Lombardia, Itália

Casamento: Franca Bettoia (1972 a 27/10/1990, sua morte): filhos Ricky, Gianmarco, Thomas Robsahm e Maria Sole

Falecimento: 27/10/1990, Roma, Itália

Causa: Hemorragia cerebral

Ator cinematográfico (estréia em "I Cadetti di Guascogna", 1950) e TV (estréia em "FBI - Francesco Bertolazzi Investigatore", 1970); diretor (estréia em "Il Martenuto", 1961); destaca-se em filmes como "Le Camariere" (1959), "Il Magnifico Cornuto" (1965), "La Cage aux Folles" (1978), etc.

Fonte; Projeto VIP

O papel da mulher em conflitos é incisivo


As mulheres de todo o mundo podem dar uma grande contribuição para "apagar a guerra da história", afirmou hoje a vice-presidente do Parlamento Europeu, Luisa Morgantini, ao final do II Encontro Internacional "Mulheres em Luta", promovido pelas Mães da Praça de Maio da Argentina. O evento, que começou em Roma na segunda-feira (22), reuniu associações femininas dos cinco continentes, que combatem injustiças, violência, regimes e guerras.

As Mães da Praça de Maio são o exemplo de como as mulheres podem contribuir "não só no campo da solidariedade", como também em conseguir "justiça para todos", acrescentou Luisa.

"A mulher pode ser muito incisiva no combate aos conflitos", declarou por sua vez Rita Borsellino, irmã do juiz siciliano Paolo Borsellino, assassinado pela máfia. Ainda que os problemas sejam freqüentemente de natureza distinta, a luta para resolvê-los é uma só e as mulheres são capazes de se ativar com "uma voz comum para problemas comuns".

Segundo Rita Borsellino, a máfia é um problema que aparentemente pertence a algumas regiões do mundo, mas na verdade "é a base de todos os conflitos" e por este motivo ""atravessa os problemas de todos os problemas".

"É necessário nos conhecermos melhor para nos gostarmos mais", disse na abertura do encontro (22) a presidente da associação argentina das Mães da Praça de Maio, Hebe de Bonafini. No evento se reuniram mulheres de todo o mundo, inclusive latino-americanas, como a advogada mexicana de Ciudad Juarez, Luz Esthela Castro; a colombiana Aura Celmy Castro, de Mujeres de la Ruta Pacífica; a guatemalteca Micaela Zamora, da Associação Nacional pelos Direitos Humanos da Guatemala; e a nicaragüense Evelin Gutiérrez, do Coletivo de Mulheres de Matagalpa - uma cidade de seu país.

Fonte: Ansa

Vaticano beatificará religiosos espanhóis que apoiaram Franco


No próximo domingo, o Vaticano fará a maior cerimônia de beatificação coletiva da história do Catolicismo. Serão beatificados 498 religiosos espanhóis mortos durante a Guerra Civil (1936-1939) e que apoiaram o ditador Francisco Franco. Para a Igreja Católica espanhola, são os mártires do século 20. Para os republicanos, uma polêmica.

Muitas igrejas espanholas foram atacadas e algumas incendiadas pelos republicanos, durante a Guerra Civil. Para a esquerda espanhola, a cerimônia é uma polêmica que reabre velhas feridas.

A maior parte das pessoas a serem homenageadas na cerimônia de domingo, em Roma, na maior missa de beatificação já realizada e da qual devem participar milhares de fiéis espanhóis, eram padres ou freiras mortos por milícias de esquerda no início da guerra, que durou de 1936 a 1939

As estimativas indicam a morte de cerca de 500 mil pessoas durante o conflito e 450 mil exilados. O ditador fascista Francisco Franco iniciou o golpe militar em 1936 e morreu em 1975.

Fonte: BBC Brasil/Redação Ale'Italia no Rio de Janeiro

Lei quer exigir registro de blogs na Itália


Os blogs estão em perigo na Itália. Foi aprovado este mês pelo Conselho de Ministros do país e enviado ao Parlamento um projeto de lei que prevê que todos os blogueiros passem a se registrar no equivalente italiano da Anatel, ganhando certificados e pagando impostos, mesmo que o objetivo do blog não seja comercial. Na prática, dizem opositores ao projeto, se a nova lei for aprovada, a liberdade de expressão na internet estará ameaçada no país.

Fonte: O Globo

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Greve na Itália: 100 mil param


ROMA - Cem mil funcionários de empresas estatais, segundo estimativa dos sindicatos, desfilaram pelas ruas de Roma para protestar contra a não inserção na lei orçamentária de recursos para cobertura dos contratos de 2008-2009 e contra o aumento da precariedade na administração pública. Para as organizações sindicais, aderiram à greve geral de oito horas cerca de 80% dos trabalhadores.

Com informações do La Repubblica

Juiz de Fora: seminário sobre imigração italiana

Ilustração: Wikipedia

Começa hoje e vai até domingo, em Juiz de Fora, Minas Gerais, o III Seminário sobre a Imigração Italiana no Brasil. Por sua proximidade com o Rio de Janeiro, Juiz de Fora talvez tenha sido a primeira cidade de Minas a receber imigrantes italianos, mesmo antes da unidade da Itália, quando o imperador D. Pedro II casou-se com a irmã do rei Ferdinando das Duas Sícilias. Foram muitos os trabalhadores que acompanharam a imperatriz, em busca de melhores condições de vida.

Durante o evento, quatro assuntos merecerão destaque: patrimônio e identidade cultural, organização e análise de arquivos e fontes, dimensão sociopolítica da imigração italiana e atuais acordos bilaterais Brasil-Itália.

Com informações da AISE

Corsi a distanza gratuiti


Il Portale della Formazione a Distanza della Regione Toscana




TRIO è un progetto di ampio respiro, una realtà complessa ed in continua evoluzione, insieme italiana ed internazionale, il cui obiettivo ultimo - identificabile con il concetto del "life long learning" (più o meno, "formazione permanente") - è quello di rendere possibile a chiunque, dovunque ed in qualsiasi momento, avere l'istruzione desiderata: e questo sia che si parli di istruzione professionale, sia che si parli di cultura generale. Le risorse per perseguire questo obiettivo sono i cardini stessi del progetto: Tecnologie, Ricerca, Innovazione e Orientamento. In una parola, TRIO.

TRIO è realizzato da un partenariato di aziende toscane, nazionali ed internazionali che in questo progetto hanno messo persone, conoscenze e mezzi.

Per saperne di più, clicca qui

Consulado Italiano do Recife promoverá espetáculo

Folder do espetáculo

O Consulado da Itália no Recife apresentará o espetáculo COULEUR MUSIQUE - Projeto Multimídia de Música e Pintura, com Giampaolo Ascolese & Laboratório Teatro Orvieto. Participam: Gerardo Iacoucci, Filiberto Palermini, Elio Tatti e Massimo Achilli. O evento ocorrerá no próximo 6 de novembro, às 20 horas, no Teatro de Santa Isabel, na capital pernambucana. Ingressos a R$10,00 e R$5,00. A renda será revertida para os "Trapeiros de Emaús". À frente da promoção, a vice-cônsul Enza Bosetti.

O projeto pretende descrever uma jornada imaginária passada por Giampaolo Ascolese e seus músicos em uma imaginária galeria de arte onde estão representadas algumas das obras pitorescas que marcaram o milênio passado, desde 1400 ate 2000.

O projeto COULEUR MUSIQUE é único no seu gênero e participou de numerosíssimos festivais internacionais de jazz na Itália e em shows e festivais no exterior: Luxemburgo, Croácia, Malta, Jordânia e Macedônia.

Divulgação: Consolato d'Italia a Recife

da Redação no Recife

Vinho: curso de degustação



A Miolo Wine Group – Regional Rio de Janeiro, está finalizando o calendário de cursos de degustação para o ano de 2007, com o objetivo de difundir o hábito e o prazer de degustar um bom vinho e desvendar suas complexidades.

A última turma de 2007 será realizada no dia 27 de outubro, sábado, na sede da empresa, localizada no Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen, à Avenida das Américas, 3.434, bloco 4, loja 103 C – Barra da Tijuca. A duração do curso será de 5 horas - de 8h30 às 13h - com um intervalo de 15 minutos. O curso será ministrado por Ruan Rodrigues, enólogo – consultor da Miolo Wine Group, formado no Curso Superior de Viticultura e Enologia - CEFET, localizado em Bento Gonçalves – RS.

Mais informações: (Oxx21)3077.0150

Fonte: www.amigasdovinho.com.br/

Vaticano lança obra inédita sobre processo contra Templários


Composta por 799 exemplares numerados, a obra Processo Contra Templários foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, 25, no Vaticano. Os documentos, até agora considerados secretos de um dos grandes julgamentos da História, que condenou ao fim os Cavaleiros dos Templários, serão vendidos em edição bilíngüe - italiano e inglês.

O preço, equivalente a mais de R$15 mil, no entanto, não é nada acessível para a maioria dos interessados no assunto e até mesmo para as bibliotecas especializadas. Um dos destaques é a reprodução dos originais em pergaminho do ato de Chinon, de 1308, do antigo processo de condenação dos Cavaleiros dos Templários. Ele mostra que o papa Clemente 5º reabilitou inicialmente os Templários acusados de heresia e blasfêmia. No entanto, considerou que eles praticavam imoralidades. Segundo o historiador medievalista Franco Cardini, o papa planejava reformar o grupo religioso e militar medieval, mas nunca o condenou. De acordo com o estudioso, o pergaminho "testemunha que o pontífice não considerava a ordem herege".

A Ordem dos Cavaleiros Templários foi fundada em Jerusalém, em 1118, por nove cavaleiros franceses, para defender os peregrinos cristãos na Terra Santa durante as Cruzadas. Posteriormente, eles receberam várias doações de terras na Europa, ganharam enorme poder político, militar e econômico, o que acabou permitindo estabelecer uma rede de grande influência no continente. Depois do processo condenatório, muitos cavaleiros foram perseguidos, presos, torturados e queimados. A ordem foi extinta em 1312 devido a pressões do rei da França Filipe o Belo, que impôs a eliminação dos Templários.

Segundo o Monsenhor Sergio Pagano, prefeito do Arquivo Secreto Vaticano, todos os mistérios que cercam a Ordem dos Templários e sua dissolução após o julgamento da inquisição estão no livro. Ele diz que a obra conta com rigorosos conteúdos históricos e científicos sobre o processo, que, em outubro, completou 700 anos.

Fonte: BBC Brasil

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Vídeo do dia: Napule



Com: Gigi D'Alessio / Gigi Finizio / Sal Da Vinci (cantando em língua napolitana)
Participação especial: Lucio Dalla (cantando em italiano)
Legendas em italiano.

Hoje é o Dia do Macarrão


Em todos os cantos do mundo, o Dia do Macarrão é comemorado em 25 de outubro, mas para muitos, esta data é celebrada todos os dias. A explicação é simples: por ser um alimento versátil, o macarrão é amplamente consumido em todos os continentes, adaptado à gastronomia de cada país. Além de ser uma iguaria saborosa para quem a aprecia, permite infinitas possibilidades de preparo e combinações de molhos e acompanhamentos.

Esta data foi escolhida por fabricantes de diversos países durante o Primeiro Congresso Mundial de Pasta, realizado em 1995, e passou a ser comemorada no Brasil a partir de 1998 com a promoção de eventos pela ABIMA (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias) e por diversos restaurantes. O Brasil ocupa o terceiro lugar em consumo, com 1,3 milhão de toneladas/ano, atrás dos Estados Unidos em segundo e, claro, da Itália em primeiro.