quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Papa afirma que fecundação in vitro infringe dignidade humana


O papa Bento XVI afirmou nesta quinta-feira que técnicas como a fecundação in vitro "infringiram a barreira para a tutela da dignidade humana", em discurso voltado aos participantes da Sessão Plenária da Congregação para a Doutrina da Fé (antigo Santo Ofício). Em seu discurso, Bento XVI pediu aos membros do ex-Santo Ofício que atentem aos "problemas difíceis e complexos da bioética". O pontífice afirmou que, embora "a Igreja não possa e não deva intervir nas novidades científicas", tem "o dever de reiterar os grandes valores e propor a todos os homens os princípios éticos e morais para as novas questões importantes".

Bento XVI disse que técnicas como "o congelamento dos embriões humanos, a diagnose pré-implantação, a pesquisa sobre as células embrionárias e as tentativas de clonagem humana" infringiram a barreira que permeia a dignidade humana. O papa também considerou que a "fecundação extra-corpórea (in vitro)" ameaça a dignidade humana. A técnica é considerada pela medicina como a "ultima oportunidade" para as mulheres que sofrem de esterilidade ou possuem anticorpos que destroem os espermatozóides. Segundo o pontífice, estas técnicas prevêem "que seres humanos no estado mais frágil e indefeso de sua existência sejam selecionados, abandonados, assassinados ou usados como material biológico".

Para o papa, os dois valores morais pelos quais a ciência deve se guiar são o "respeito incondicional do ser humano desde sua concepção até a morte" e o "respeito da originalidade da transmissão humana através dos atos dos cônjuges".A Igreja, acrescentou Bento XVI, "aprecia e encoraja o progresso das ciências biomédicas, que abrem para perspectivas terapêuticas até agora desconhecidas" e entre elas citou o exemplo do uso das "células somáticas" ou "tratamentos de restituição da fertilidade".O papa terminou pedindo que "o progresso científico seja verdadeiramente respeitoso com cada ser humano, e que reconheça a dignidade da pessoa".

Da EFE

Marini diz que formar Governo italiano é difícil, mas "não impossível"


O presidente do Senado italiano, Franco Marini, iniciou hoje as conversas com os pequenos partidos políticos italianos para formar um Governo no país que mude a polêmica legislação eleitoral e afirmou que sua missão é muito "difícil", mas "não impossível". Marini deu tal parecer à imprensa antes de iniciar a missão que lhe foi passada pelo presidente italiano, Giorgio Napolitano, para sair da crise aberta após a renúncia do presidente do Governo, Romano Prodi.

Conhecido no país como um homem de consenso e avaliado por sua determinação nas negociações durante seu passado como líder sindical, o presidente do Senado italiano assegurou que "pode existir esperança com a boa vontade e com discursos claros". Os chamados partidos "nanicos" expressaram hoje suas dificuldades de apoio a uma nova lei eleitoral e se juntaram à resistência do líder da oposição, Silvio Berlusconi - partidário de convocar eleições e de ser contra qualquer diálogo -, divulgada na última quarta."Espero um acordo verdadeiro sobre a lei eleitoral, baseado em um consenso amplo e político", acrescentou o presidente do Senado, rejeitando maiorias formadas graças "ao apoio de alguns poucos indivíduos". No entanto, as legendas da coalizão de centro-direita, convencidas de sua vitória em possíveis eleições, continuam afirmando que a tarefa de Marini é "perda de tempo" e que a única solução é ir às urnas.

Roberto Calderoli, membro da Liga do Norte, aliada de Berlusconi, anunciou que seu partido não comparecerá à reunião com o chefe da câmara alta italiana. O líder da direitista Aliança Nacional (AN), Gianfranco Fini, garantiu hoje que nunca apoiaria um Governo, mesmo transitório, "no qual existam pessoas como Alfonso Pecoraro Scanio e Vicenzo Visco", ministro do Meio Ambiente e vice-ministro de Economia da Itália, respectivamente. Fini chegou a marcar datas: "Nos dias 6 ou 13 de abril haverá eleições. Não existe uma maioria parlamentar, portanto, um pleito deve ser convocado". Os partidos "nanicos", que se reuniram hoje com Marini, demonstraram claras divisões quanto à escolha de algum dos sistemas eleitorais propostos ultimamente. "Acho que o melhor é ficar perto das gráficas para imprimir os cartazes da campanha eleitoral", disse Francesco Storace, secretário do "La Destra", partido nascido de um cisma no AN, depois de se reunir com o presidente do Senado italiano.

A pequena legenda Democracia Cristã para as Autonomias (DCA) expôs a Marini um pensamento com o qual muitos analistas políticos concordam: "Se não foi possível entrar em acordo para mudar a lei eleitoral durante estes 20 meses, como será possível fazê-lo em algumas semanas?". O único partido que pode romper os equilíbrios é a União de Democratas Cristãos e de Centro (UDC), dirigida por Pier Ferdinando Casini, e que manteve até agora uma posição ambígua, mesmo demonstrando que está a favor de mudar a legislação eleitoral.Casini se reuniu na noite de quarta-feira com Berlusconi, no que parece ter sido uma reconciliação, e agora pode se inclinar a favor das eleições antecipadas solicitadas pela direita.Marini continuará a se encontrar com políticos nos próximos dias, mas antecipou que também terá reuniões com os representantes do comitê promotor do plebiscito para mudar a legislação (previsto para abril ou maio), além de representantes sindicais e empresários.

A todas as propostas e opiniões se uniu a do vice-primeiro-ministro italiano e expoente do Partido Democrata, Massimo D'Alema, que pediu que o plebiscito seja realizado antes das eleições caso não haja um acordo.

Da EFE

Pitbull e cobras guardando drogas


Os Carabineiros italianos irromperam nesta madrugada em uma mansão em Roma no âmbito de uma operação antidroga e se depararam com quatro cães pitbull e 100 serpentes, que guardavam as drogas. Os investigadores apreenderam 10 quilos de haxixe e centenas de pacotes de cocaína, assim como material variado para a preparação da droga. Na operação policial, se fez necessária a intervenção de pessoal altamente qualificado para distrair e controlar os perigosos animais. O dono da residência e um cúmplice foram presos.

Da Ansa

Italiana sequestrada na Venezuela


Giuseppina Farruggio, uma mulher de 33 anos com a dupla nacionalidade venezuelana e italiana, foi seqüestrada no estacionamento do prédio onde morava em Maracaibo (estado de Zulia) por quatro homens que a agarraram e obrigaram a entrar em um carro, saindo depois em alta velocidade. Foi o que informaram nesta quinta-feira fontes diplomáticas e da imprensa e de Caracas. Giuseppina é filha de um emigrante siciliano que há muitos anos chegou à Venezuela vindo de Naro, província de Agrigento. Ela é vice-presidente de uma empresa distribuidora e processadora de carnes do marido, a Disprocar. Fontes ligadas às investigações afirmaram que poucas horas depois do seqüestro (que aconteceu ontem, dia 30), os seqüestradores entraram em contato com os familiares exigindo uma grande soma em dinheiro – que não foi divulgada - para libertá-la. Agentes da polícia localizaram um carro azul que provavelmente foi usado na primeira fase do seqüestro. Giuseppina é a quarta pessoa italiana ou de origem italiana seqüestrada este ano na Venezuela.

Da ANSA

Mônaco analisa pedido de extradição de Cacciola


O ex-banqueiro Salvatore Cacciola compareceu hoje ao Palácio de Justiça de Mônaco, onde está o Tribunal de Apelações que analisa o seu pedido de extradição, feito pelo governo brasileiro. A sessão teve início às 9h30 (hora local) e tem a presença dos advogados de Cacciola. O representante do Ministério da Justiça brasileiro que está em Monte Carlo para acompanhar os desdobramentos do caso, pediu ao diretor dos serviços judiciários de Monaco, Philipe Narmino, autorização para acompanhar a audiência, mas não foi atendido. A advogada italiana de Cacciola, Alexandra Mocci, disse que recebeu informações de que há problemas na tradução dos documentos. A audiência prossegue, sem horário para terminar.

Com informações do Globo on line

Aumenta o índice de casais mistos na Itália


Um em cada sete casais que se formam atualmente na Itália compreende um estrangeiro, e estes casais mistos são um fenômeno em constante crescimento: em 1991 eram apenas 58 mil, em 2006 haviam superado os 200 mil, e a cada ano aumentam mais, segundo dados do instituto estatístico Istat, analisados pelo jornal Corriere della Serra.

A sociedade italiana, menos aberta à imigração e a suas conseqüências que outras européias, está se adaptando à passagem forçada aos novos tempos globalizados: nos últimos quinze anos os casamentos mistos se quadruplicaram, e em média se estima que haverá mais de seis mil novos a cada ano. A análise destas estatísticas, no entanto, demonstra que este fenômeno não é de todo homogêneo, já que existem diferenças entre as áreas geográficas e na conduta de homens e mulheres. As províncias italianas nas quais mais acontecem casamentos de italianos com estrangeiros (as uniões livres são mais difíceis de contabilizar) são as de fronteira, como Imperia (na fronteira com a França), Trieste (Eslovênia) e Bolzano (Áustria), e as que incluem grandes cidades, como Bolonha e Milão. Um fato significativo é que Roma, no centro do país, não está entre as cidades com mais matrimônios mistos. Outra curiosidade é que no sul do país, terra tradicionalmente de emigração, tanto nacional como internacional, se registram menos casamentos com estrangeiros - em Apulia são apenas 2,7% do total.

Os homens italianos, responsáveis por 59,1% dos casos, tendem a se casar com mulheres da Europa central e oriental (a comunidade moldava, por exemplo, é atualmente muito numerosa), em média dez anos mais jovens. As mulheres, por sua vez, preferem os africanos do norte, sobretudo os marroquinos e tunesinos, e os subsaarianos, com menor diferença de idade. Segundo Mara Tognetti Bordogna, socióloga da Universidade de Bicocca e especialista no tema das migrações, os casamentos mistos são sinônimo de "uma busca por maior abertura e liberdade, de novidade, de querer enfrentar outras realidades". "Trata-se de um forte desafio a nossas próprias regras culturais, familiares e até legislativas, porque a união mista transforma as instituições, normaliza o intercâmbio entre culturas e cria novas oportunidades para a sociedade", acrescentou a socióloga, enfatizando que "os filhos que nascem dessas uniões conhecem dois mundos, vários idiomas e religiões: isso vai transformando a sociedade positivamente".

No entanto, a outra cara da moeda é que o índice de divórcio neste tipo de casamento é de 80%, o dobro da porcentagem entre casais de italianos. Mas como ressalva Mara Tognetti, mais do que indicar a fragilidade intrínseca das uniões mistas, o dado pode indicar, em termos de cultura social, que os italianos ainda não estão prontos para enfrentar um desafio que, como os anos e a evolução demográfica, se tornará inevitável.

Da Ansa

Carnaval 2008 - Foliões tomam as ruas na Europa



Os atores Gerard Depardieu e Sophia Loren conversam durante a eleição da rainha do carnaval de Santa Cruz de Tenerife, na Espanha (Foto: Arturo Rodriguez/AP)




A chanceler alemã Angela Merkel aplaude a performance de Anna-Ellena Blatz durante cerimônia carnavalesca em Berlim, no último 29 de janeiro (Foto: Miguel Villagran/AP)







Vestidos sabe-se-lá-do-quê, alemães festejam o carnaval na Cologne Cathedral, na Alemanha (Foto: Roberto Pfeil/AP)




Do Globo on line

Carnaval de Veneza - meta preferida


Veneza continua sendo a meta preferida para as festas de Carnaval, seguida pelas de Viareggio, Ivrea e Cento. É o que divulga o Ob servatório sobre o Carnaval de Amadeus Italia . As escolhas dos italianos nos primeiros 10 dias de fevereiro confirmam, sem grandes surpresas as metas mais representativas deste período. Apesar do destino preferido continuar sendo Veneza, emergem de forma interessante localidades secundárias como Arco, Vercello, Santhia, Oleggio, Offida e Sciacca, cujas celebrações carnavalescas registram um forte crescimento principalmente do “turismo rápido”, sem pernoites.

O estudo também indica uma diminuição das entradas na capital veneta, principalmente dos Estados Unidos. Certamente, um dos principais motivos é a desvalorização do dólar. A neve é certamente outro forte atrativo deste período do ano. Regiões como o Trentino Alto Adige, o Valle d’Aosta, o Piemonte e o Abruzzo se confirmam como as favoritas no âmbito doméstico. “Para este break se reconfirmam os tradicionais destinos carnavalescos, além do entusiasmo tipicamente italiano por estas pausas de alguns dias ao longo do ano”, afirma Fabio Lazzerini, presidente e diretor-geral de Amadeus Italia. “A continuidade desta tendência, convida à reflexão. A estratégia ligada à não-sazonalidade não é mais uma solução para salvar o nosso Sistema Turístico, mas principalmente uma ação em linha com as novas e evidentes exigências do consumidor atual de viagens”, conclui.

Da Ansa

Ruptura de cabo deixa Índia e Oriente Médio sem internet


Diversas regiões da Índia e do Oriente Médio ficaram sem acesso a internet ontem, devido a problemas em dois cabos submarinos no Mar Mediterrâneo. Segundo especialistas em comunicações, o conserto dos cabos, que estariam localizados entre Alexandria, no Egito, e Palermo, na Sicília, pode levar até uma semana. O problema afetou 70% do serviço de internet no Egito e 60% na Índia. Também foram registrados problemas nos Emirados Árabes Unidos, na Arábia Saudita e no Kuweit.Em Dubai, pelo menos dois provedores de acesso a internet foram afetados.Também houve problemas com chamadas telefônicas internacionais. Empresas britânicas como a British Airways disseram à BBC que que os call centers (centrais de atendimento a clientes por telefone) foram afetados.

As causas do rompimento dos cabos e sua localização exata não foram divulgadas, mas há informações de que o problema teria sido causado pela âncora de um navio perto do porto de Alexandria. O Ministério das Telecomunicações do Egito afirmou que é provável que a normalização dos serviços de internet no país demore vários dias.Os cabos submarinos são operados pela FLAG Telecom, que opera o cabo Fiber-Optic Link Around the Globe (FLAG), de 28 mil quilômetros, e pelo SEA-ME-WE 4, um sistema de cabos submarinos que liga o Sudeste Asiático à Europa, passando pela Índia e pelo Oriente Médio.

Da BBC

Mãe de Ingrid Betancourt vai se encontrar com Bento XVI


Imagem de Ingrid Betancourt no cativeiro (Foto: AP)


Yolanda Pulecio, mãe da ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt, seqüestrada desde 2002 pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), anunciou ontem,que se reunirá na próxima quarta-feira com o Papa Bento XVI, no Vaticano. Pulecio confirmou a data da reunião após reunir-se com o arcebispo de Tunja, Luis Augusto Castro, presidente da Conferência Episcopal da Igreja Católica colombiana, que celebra nesta semana sua assembléia anual. A mãe de Betancourt, que viajará no próximo domingo, disse que representará as famílias de todos os seqüestrados, depois que a Conferência Episcopal lhe ajudou a tramitar a audiência com o pontífice."Vou com a esperança de que o santo padre reze pela minha filha e por todos os seqüestrados. Vou cheia de fé", manifestou Yolanda Pulecio.

Ingrid Betancourt foi seqüestrada pelas Farc em fevereiro de 2002 na floresta do Caquetá, junto com sua candidata a vice-presidente, Clara Rojas, libertada no dia 10 de janeiro graças a gestões do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Betancourt é uma das 44 pessoas que fazem parte de uma lista de seqüestrados, junto com três norte-americanos e dezenas de políticos, policiais e soldados, que as Farc pretendem trocar por 500 rebeldes presos.

Da EFE

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Itália: Berlusconi rejeita a reforma da lei eleitoral


O líder da direita italiana, Silvio Berlusconi, rejeitou nesta quarta-feira a solução para uma saída da crise política proposta pelo chefe de Estado de reformar a lei eleitoral, e exigiu novas eleições, indicaram fontes da imprensa italianas. "Não há necessidade de mudar a lei eleitoral. Não há espaço para o diálogo. Pedimos eleições imediatas", declarou Berlusconi ao ser informado do final da crise política proposta pelo chefe de Estado, Giorgio Napolitano.

O chefe do Estado italiano, Giorgio Napolitano, havia encarregado nesta quarta-feira o presidente do Senado, Franco Marini, de examinar a possibilidade de um acordo sobre uma reforma eleitoral. "Pedi ao presidente do Senado que verificasse a possibilidade de conseguir um consenso sobre uma reforma da lei eleitoral e (a existência) de um apoio a um governo encarregado de tal reforma", declarou Napolitano, o único que tem o poder no país para dissolver o Congresso e convocar eleições antecipadas."Dissolver o Parlamento em menos de dois anos seria uma decisão grave", reconheceu o presidente.

Marini, por sua vez, afirmou que aceita "esse difícil e grave papel e comprometo-me a cumprir minha tarefa com determinação". Napolitano decidiu encarregar Marini após ouvir as propostas do ex-primeiro-ministro conservador Silvio Berlusconi e do líder de centro-esquerda Walter Veltroni.

Berlusconi exige a antecipação das eleições, enquanto Veltroni pede que elas sejam adiadas por alguns meses, possivelmente até 2009, para reformar previamente a lei eleitoral. A Itália enfrenta uma crise política após a renúncia, na semana passada, do chefe do governo Romano Prodi, que perdeu o apoio do Senado.

Da AFP/Do Globo on line

Presidente italiano encomenda governo de transição à Franco Marini

O chefe de Estado italiano, Giorgio Napolitano, encomendou nesta quarta-feira (30) ao presidente do Senado, Franco Marini, que verifique se há condições de formação de um Governo capaz de reformar o sistema eleitoral antes de convocar as eleições gerais. "Pedi ao presidente do Senado, por sua responsabilidade institucional, que verifique a possibilidade de consensos para aprovar um preciso projeto de reforma eleitoral e dê apoio a um Governo que aprove esta nova lei e as decisões mais urgentes em alguns campos", explicou Napolitano.

Segundo jornais italianos, a oposição conservadora - liderada pelo ex-premiê Silvio Berlusconi - rejeitou a saída política para a crise e continua a insistir na convocação de novas eleições."Não há necessidade de mudar a lei eleitoral. Não há espaço para o diálogo. Pedimos eleições imediatas", declarou Berlusconi ao ser informado do final da crise política proposta pelo chefe de Estado, Giorgio Napolitano.

Após quatro dias de consultas com os representantes políticos, o presidente da República escolheu a fórmula do "mandato de prospecção" para solucionar a crise de Governo iniciada após a renúncia do primeiro-ministro, Romano Prodi. O chefe de Estado justificou sua decisão ao explicar que "a crise de Governo começou quando tinham começado uma série de negociações no Parlamento entre as forças políticas para uma modificação da lei eleitoral e de algumas normas importantes da Constituição". Napolitano afirmou que existe uma preocupação no país "que sem estas reformas não se possa chegar à necessária estabilidade política" e acrescentou que o pedido de uma reforma da lei eleitoral "foi claramente apresentada no seio da opinião pública e por uma significativa representação do mundo econômico".

Além disso, lembrou que existe a demanda de convocar um plebiscito, aprovada pelo Tribunal Constitucional, para uma modificação desta lei. Já Marini reconheceu que se trata de um "empenho difícil e trabalhoso" e afirmou que "existe uma forte esperança de reformar para a lei eleitoral entre os cidadãos". O presidente do Senado, de 75 anos, explicou que tentará concluir sua missão "o mais rápido possível", visto que Napolitano não colocou uma data limite para que se alcance um resultado.

(*) Com Efe e France Presse
Globo on line

Protesto de taxistas paralisa Paris



Um protesto com centenas de táxis parou Paris nesta quarta-feira. Os taxistas reclamam e pedem melhoras na profissão' (Foto: Patrick Kovarik/AFP)

UE suspenderá na quinta-feira importações de carne bovina do Brasil


A União Européia (UE) suspenderá na quinta-feira as importações de carne bovina do Brasil, ao entrar em vigor novos requisitos sanitários impostos ao produto que, por enquanto, não são cumpridos pelas empresas exportadoras brasileiras, anunciou o comissário europeu de Saúde, Markos Kyprianou.

Da EFE

Bento XVI: "Quem está longe de Deus, está longe de si mesmo, está alienado"


O papa Bento XVI afirmou nesta quarta-feira, durante a audiência-geral dedicada a Santo Agostinho, que "quem está longe de Deus, está longe de si mesmo e alienado". Bento XVI dedicou a catequese de hoje a alguns aspectos do legado de Santo Agostinho que, explicou, "é reconhecido pela Igreja como um de seus professores mais autorizados". O pontífice analisou o itinerário intelectual e espiritual de Santo Agostinho, que disse representar "um modelo de relação harmônica que deve existir entre a fé e a razão". Esta relação entre fé e razão, segundo o papa, é "um tema central para o equilíbrio e o destino das pessoas". "É necessária a harmonia entre a fé e a razão porque significa que Deus não está longe, mas ao contrário, está perto das pessoas, está perto tanto de seu coração quanto de sua razão", acrescentou.

O pontífice acredita que a presença de Deus no homem é profunda e misteriosa. "Quem está longe de Deus, está longe de si mesmo, está alienado, e só pode se encontrar, se encontrar Deus", afirmou. O papa explicou que, de acordo com Santo Agostinho, "o ser humano é social por natureza mas também anti-social por vício e está salvo por Cristo, único mediador entre Deus e a humanidade e único caminho para a liberdade e a salvação".

Bento XVI lembrou que o papa João Paulo II se perguntava o que Santo Agostinho poderia dizer hoje aos homens, e acrescentou que o santo sempre dizia "que se deve reconduzir os homens à esperança de encontrar a verdade".

Da EFE

Cooperação entre Cuba e Trento


Uma delegação proveniente de Cuba, integrada por Juana Maria Dobarganes do Ministério de Investimentos Exteriores e da Cooperação Econômica, e por Raul Font da Universidade de La Vilas, reuniu-se pela manhã com a Assessora provincial de Trento para a Solidariedade Internacional, Iva Berasi. Da delegação também fazem parte Guido Gasperotti, Raffaella Lenzi e Giorgio Amort, representando as associações Filorosso e Italia-Cuba (seção de Trento), empenhadas no desenvolvimento de intervenções de cooperação internacional na ilha do Caribe, com o apoio da província. No curso da reunião discutiu-se a possibilidade de aprofundar e consolidar as relações de amizade que prosperaram nestes anos entre Trentino e Cuba; e de tornar ainda mais incisiva a intervenção na vertente das ajudas ao desenvolvimento. A secretária Berasi ilustrou aos convidados as modalidades de intervenção da assessoria neste setor, centradas na valorização do papel das associações; e garantiu a sua disposição de também examinar novas propostas operacionais. A delegação têm agendados numerosos encontros tanto no plano institucional, como com organizações econômicas trentinas (em particular a Câmara de Comércio) e com entes e realidades do mundo universitário e da pesquisa.

Da News Italia Press

Óculos futuristas de Pucci


A grife italiana Emilio Pucci lançou em Milão os óculos da marca, criados em colaboração com a norte-americana Marchon Eyewear , uma das maiores fabricantes e distribuidoras de óculos do mundo. Os óculos têm uma mistura de cores inspirada no Mediterrâneo e modelo de inspiração futurista. Nascido em 1914 em Nápoles, Emilio Pucci iniciou sua carreira na moda em 1947, quando a foto de um traje para esqui de sua criação foi publicada na revista Harper's Bazaar . O estilista, que morreu em 1992, ficou conhecido por suas inconfundíveis estampas abstratas e os jornais de todo o mundo o definiram como “Prince of Prints”. Atualmente a grife, que faz parte do grupo de marcas de luxo LVMH tem como diretor de criação o estilista inglês Matthew Williamson.

Da Ansa


UE exige mais esforços da Itália para reduzir déficit público


A Comissão Européia recomendou hoje,que Itália e França sejam "mais ambiciosos" em seus esforços para reduzir os déficits públicos e cumprir com o compromisso de equilíbrio fiscal na União Européia (UE). "A análise dos programas de estabilidade atualizados de França e Itália mostra que estes países devem ser mais ambiciosos em seus esforços para alcançar o objetivo a médio prazo de equilíbrio de suas finanças públicas", afirma Bruxelas em um comunicado. A Comissão afirma que a França deve reduzir consideravelmente os gastos públicos, que continuam muito elevados, em torno de 53% do PIB (Produto Interno Bruto). A respeito da Itália, destaca que é preciso obter progressos mais rápidos em 2008.

Da AFP

Tribunal de Milão absolve Berlusconi em caso de falsificação de balanços


Um tribunal de Milão absolveu hoje o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi do delito de falsificação de balanços na compra e venda da empresa pública alimentícia SME. "A lei não contempla os fatos como delitos", afirmou o Tribunal da Primeira Seção Penal de Milão, presidido por Antonella Bertoja, que acolheu as alegações da defesa do líder da oposição conservadora e magnata das comunicações italiano. A promotora responsável pelo caso, Ilda Boccasini, havia pedido pena de oito anos de prisão e a inabilitação permanente de Berlusconi para desempenhar cargos públicos por causa do delito, referente à atividade do grupo Fininvest (propriedade de Berlusconi) entre os anos 1986-89.

Este caso fazia parte do principal -a compra e venda da SME- mas foi separado depois que os juízes haviam recorrido ao Tribunal Europeu para avaliar a correspondência entre as leis da Itália e da União Européia. O veredicto era dado como certo desde que, em 26 de outubro, a Corte Suprema italiana confirmou a absolvição de Berlusconi por corrupção de juízes na compra e venda da SME. "Foi uma longa batalha, que durou 12 anos, e na qual sempre me disse inocente", foram as primeiras palavras de Berlusconi após conhecer a sentença definitiva. O caso SME remete aos anos 80, quando, segundo a Promotoria, Berlusconi teria subornado juízes com o objetivo de bloquear a venda do grupo alimentício SME ao empresário Carlo De Benedetti, que também estava interessado em sua compra.

A acusação principal era baseada em uma transferência de US$ 434 mil das contas de Cesare Previti, amigo pessoal e advogado de Berlusconi, ao juiz Renato Squillante, que julgou a venda da SME.Por este caso, Previti foi condenado a cinco anos de prisão, pena que cumpre em regime domiciliar, por causa de sua idade avançada. Berlusconi já tinha sido absolvido em primeira instância em 2004, embora então sob a alegação de que o delito tinha prescrito. O ex-presidente do Governo tem ainda responde a um outro processo, no qual é acusado de ter pago o advogado britânico David Mills para que prestasse falso testemunho a seu favor, no caso sobre supostas irregularidades na compra e venda de direitos televisivos por parte de uma de suas sociedades, Mediaset.

Da EFE

Grandes jornais italianos recebem ameaças de morte


O jornal italiano La Repubblica anunciou em seu site ter recebido ontem, um envelope contendo uma bala e ameaças de morte, enquanto correspondências semelhantes enviadas a dois outros grandes jornais foram interceptadas pelo correio italiano. "Um envelope endereçado ao diretor do La Repubblica, Ezio Mauro, chegou nesta manhã à sede do jornal pelo correio. Ele está sendo analisado pelos policiais", informou em seu site o principal jornal de esquerda.
Dois outros envelopes, endereçados aos diretores do Corriere della Sera, Paolo Mieli, e do diário econômico Il Sole 24 ore, Ferrucio De Bortoli, contendo também balas e cartas ameaçadoras, foram interceptados na noite de segunda para terça-feira em um centro de triagem do correio italiano, revela também o La Repubblica. O envelope destinado ao Corriere continha uma bala de calibre 7,65 e uma mensagem definida como "delirante" pela Polícia, segundo o La Repubblica. Segunda-feira o jornal da Liga do Norte (direita, autonomista), La Padania, recebeu um envelope contendo uma bala de revólver de calibre 38 e uma carta com ameaças contra o líder da Liga, Umberto Bossi, finalizada com a frase "Alá é grande".

No dia 11 de janeiro, uma carta contendo duas balas e ameaças de morte contra o ex-chefe de governo italiano Silvio Berlusconi e seu irmão Paolo, e concluída também com a frase "Alá é grande", foi deixada na sede do jornal "Il Giornale", de propriedade da família Berlusconi. Os 'carabinieri' ainda não determinaram se estas ameaças foram feitas pelo mesmo remetente, indica o La Repubblica.

Da AFP

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Presidente italiano adia decisão sobre os rumos do governo


Giorgio Napolitano, decidiu hoje, adiar qualquer decisão sobre a crise política italiana, ao término de quatro dias de consultas. "Depois de 19 consultas políticas, além de ter recebido os presidentes do Senado e da Câmara de Deputados, constatei a complexidade e a fragmentação da vida política de Itália. Por isso, decidi fazer uma pausa de reflexão", declarou Napolitano.

O presidente iniciou no sábado consultas cruciais para solucionar a crise e recebeu nesta terça o líder da direita, Silvio Berlusconi, e Walter Veltroni, prefeito de Roma e líder do Partido Democrata (PD). O conservador e ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi exigiu que as eleições fossem antadas, enquanto seu principal rival, Walter Veltroni, pediu o adiamento dos comícios em alguns meses, possivelmente até 2009.As duas grandes forças políticas italianas tomaram posições completamente diferentes para resolver a situação de crise iniciada após a renuncia do chefe de governo Romano Prodi.Berlusconi rejeitou criar um governo provisório que se encarregue de reformar a lei eleitoral. "O único caminho é o das urnas, para que o país conte com um governo operativo", reiterou Berlusconi, que segundo as pesquisas conta com uma vantagem de 10 a 12 pontos sobre a coalização de centro-esquerda que governo a Itália nos últimos 20 meses. Tudo parece indicar que Napolitano não conseguiu convencer Berlusconi a apoiar a formação de um governo provisório.

O prefeito de Roma e líder do Partido Democrata, Walter Veltroni, considera necessário reformar a lei eleitoral antes de convocar novas eleições, e para isso apóia a formação de um governo de transição com a "participação de todas as forças políticas". Napolitano irá encerrar a rodada de consultas com a convocação dos ex-presidentes da República e não há limite de tempo para que tome sua decisão. Veltroni propôs duas saídas: um governo provisório que reforme apenas a lei eleitoral e convoque eleições ou um governo que realize uma reforme geral das instituições e então organizar eleições em 2009. A imprensa italiana considera que Napolitano examina a possibilidade de designar uma personalidade política, como Franco Marini, presidente do Senado, ou Giuliano Amato, ministro do Interior, duas vezes primeiro-ministro, para formar um governo de transição.Contudo, a idéia de formar um governo sem apoio de Berlusconi gera bastantes incertezas. "Um governo provisório deve contar com uma ampla maioria no Parlamento e Berlusconi é que a tem; Napolitano não possui um grande poder de persuasão", comentou à agência de notícias France Presse o editor Sérgio Romano.

A única força da oposição de direita favorável a um governo de transição formado por personalidades é a União Democrática de Centro (UVD), que defende a idéia de "pacificar" politicamente o país. Boa parte da esquerda, como o Partido da Refundação Comunista, pede a formação de um governo provisório que reforme a lei eleitoral, indicada como a responsável pela paralisia política que atinge o país. A influente Confindustria, a associação de empresários, assim como as três centrais sindicais, apóiam essa opção.Muitos bispos católicos se declararam favoráveis a um governo de "solidariedade nacional", que de prioridade "ao bem comum e deixe de lado os interesses próprios".
Da France Presse/La Repubblica/Ansa.it
Foto La Repubblica

Carnaval no Rio está aberto oficialmente


O prefeito Cesar Maia entregou na tarde desta terça-feira as chaves da cidade do Rio para o Rei Momo, na abertura oficial do carnaval carioca. Segundo o prefeito, a partir desta data, os problemas da cidade são de responsabilidade de Alex Oliveira, o Rei Momo. “A partir de agora não quero mais saber de problemas. Buraco, salários, agora é com o Rei Momo”, disse ele.

Veja a galeria de fotos

A abertura foi precedida de um desfile que percorreu ruas do Centro do Rio até chegar à Cidade do Samba, na Zona Portuária da cidade. O público assistiu à passagem de cavalos puxando carruagens da Confraria do Garoto, com o Rei Momo, a Rainha e as Princesas do carnaval e ainda da Família Real - atores caracterizados de Dom João VI, Pedro I e outros personagens históricos. A primeira carruagem foi ocupada pela realeza do carnaval: Rei Momo, rainha e princesas.

As carruagens conduzindo os principais personagens da folia saíram da Praça XV, passaram pela Rua 1º de Março, seguiram pela Igreja da Candelária e de lá, o cortejo seguiu pela Avenida Presidente Vargas, alcançando a Praça Cristiano Ottoni (Palácio Duque de Caxias). O desfile atravessou o Túnel João Ricardo e chegou até a Cidade do Samba.Durante o desfile, apenas um contratempo, segundo a prefeitura: a roda da carruagem que conduzia os integrantes da Confraria do Garoto se soltou, e o veículo teve de ser retirado do cortejo. Ninguém se feriu, e os confrades seguiram o desfile num caminhão do Exército.

Do Globo on line

Bento XVI diz que caridade deve ser feita "em segredo", sem "alarde"


A ajuda aos necessitados "tem que ser feita em segredo" e não pode se transformar em uma maneira de "chamar a atenção", disse o papa Bento XVI em sua mensagem para a Quaresma, publicada hoje pelo Vaticano e que fala da prática de dar esmolas. "Dar esmola tem que ser um segredo, e não se deve alardear as boas ações próprias", escreve o papa, acrescentando que a caridade não deve ser "uma maneira de chamar a atenção". Adverte que, "na sociedade moderna da imagem, é preciso estar muito atentos", já que a tentação de fazer caridade pela aparência "é colocada continuamente". Bento XVI acrescenta que, "se ao cumprir uma boa ação não temos como finalidade a glória de Deus e o verdadeiro bem de nossos irmãos mais aspiramos a satisfazer um interesse pessoal ou simplesmente obter a aprovação dos outros, nos colocamos fora da ótica evangélica". O pontífice conclui sua mensagem desejando que os fiéis levem adiante a "batalha espiritual" da Quaresma, "armados com a oração, o jejum e a prática da esmola".

Da EFE

Fotos: festa do Oscar do futebol italiano


Kaká foi o grande vencedor do Oscar do futebol italiano. O meia ficou com os prêmios de Melhor Jogador e Melhor Jogador Estrangeiro, oferecidos pela Associação Italiana de Jogadores .Ronaldo também foi premiado. Ele ganhou o troféu "Campeão dos campeões", uma espécie de homenagem pela sua carreira no futebol.


Do Globo Esporte

Presidente italiano realiza últimas consultas sobre crise política


Giorgio Napolitano, iniciou hoje, o último dia de consultas cruciais para solucionar a crise política, ao receber o líder da direita, Silvio Berlusconi, que exige a convocação imediata de eleições antecipadas. Em seguida será a vez de Walter Veltroni, prefeito de Roma e líder do Partido Democrata (PD), de comparecer ao palácio presidencial, seguido à tarde pelos três chefes de Estado que precederam Napolitano.

Depois das consultas políticas iniciadas sexta-feira (25), Napolitano pode anunciar nos próximos dias, segundo a imprensa, se decide dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas ou se opta por um governo de transição que ficaria responsável por reformar a lei eleitoral.Romano Prodi, que foi primeiro-ministro por 20 meses, foi obrigado a renunciar ao cargo no dia 24 de janeiro, depois que perdeu o apoio de seus aliados democrata-cristãos em uma votação de confiança no Senado.

Do AI com informações da France Presse

Grillo, o "Michael Moore" italiano


O comediante genovês Beppe Grillo está se tornando um verdadeiro protagonista do cenário político italiano, passando dos protestos à ação diante da possibilidade cada vez mais forte da convocação de eleições. Em setembro passado Grillo causou sensação organizando o "V-Day" (o V indica uma obscenidade comum em italiano) contra a classe política, e agora, diante da probabilidade de eleições, decidiu passar à ação.

A consagração do papel político de Grillo foi feita esta semana pela prestigiosa revista norte-americana New Yorker, que definiu o comediante como "o Michael Moore italiano", por sua vibrante crítica aos costumes de seu país e à capacidade de gerar consenso fora dos canais habituais de comunicação política: seu blog na internet é um dos mais consultados por seus compatriotas, com uma média de 250 acessos diários. A apoteose política do comediante genovês ocorreu em outubro de 2007, quando aconteceu o "V-Day" para denunciar a corrupção da classe política, a começar pelos 24 parlamentares - do Parlamento nacional e europeu - que continuam trabalhando apesar de terem sido condenados pela Justiça. O evento reuniu dezenas de milhares de cidadãos que se manifestaram nas ruas da Itália e assinaram uma proposta de lei para moralizar a vida pública. Grillo passa agora da antipolítica de protesto à antipolítica militante.

Na semana passada, no mesmo dia em que o então premier Romano Prodi se apresentava ao Senado para o voto de confiança que resultaria fatal para o seu governo, anunciou em seu blog uma iniciativa de listas civis para um "Novo Renascimento". Trata-se, nas intenções do comediante, de começar de baixo. Grillo não pretende formar um partido político próprio, mas sim começar a certificar como "limpas" as listas que se apresentarem a nível local (municípios e regiões), garantindo que os candidatos não pertençam a nenhum partido, não tenham sido condenados e nem foram alvo de investigações judiciais, além de efetivamente residirem no distrito no qual se apresentam. No caso em que uma destas circunstâncias se altere durante o mandato do candidato eleito, este se compromete a renunciar ao cargo.

Isso no entanto não significa que o espírito cívico de Grillo tenha embaçado seu corrosivo senso de humor, ou a sua vontade de protestar. Questionado sobre o afastamento do ex-ministro da Justiça, Clemente Mastella, que levou à queda do governo Prodi, o cômico usou como metáfora a crise do lixo em Nápoles: "Estamos assistindo à coleta dos resíduos tóxicos e nocivos por parte de Berlusconi, que depois seriam reciclados para voltar semi-novos a essa lixeira, ou melhor, a esse rande oásis tóxico que é o Parlamento Italiano ", comentou. No campo do que ele mesmo chama de "higiene eleitoral", Grillo prepara para abril a segunda edição de seu "V-Day", dedicada desta vez ao sistema da informação, e acompanhada como na edição anterior por uma proposta radical: um referendo para a abolição da Ordem Nacional dos Jornalistas (ODG, segundo sua sigla original), a organização da categoria que regulamenta a atividade dos profissionais da imprensa na Itália. "A informação deve ser livre e a ODG limita a liberdade de informação", declarou o comediante, acrescentando que "todos devem poder escrever na mídia sem outros vínculos que não sejam os prescritos por lei".

Segundo Grillo, a reforma da imprensa é essencial para o futuro da democracia na Itália porque "os meios de informação são um elo de conjunção entre a politica e a economia: sem o seu apoio, o dirigente político não pode ser eleito, e sem as mentiras dos meios não podem atuar impunemente".

Da Ansa

Bento XVI diz que ciência não pode ser o único critério do bem


O papa Bento XVI disse ontem, que é necessário "educar" as consciências dos homens para que a ciência não se transforme no "critério do bem", e ressaltou a obrigação de respeitar o homem como centro da criação.O pontífice fez estas declarações durante o congresso "A Identidade Mutável dos Indivíduos", promovido pela Academia das Ciências de Paris e a Pontifícia Academia das Ciências, que aconteceu no Vaticano."Nesta época, na qual o desenvolvimento das ciências atrai e seduz pelas possibilidades que oferece, é mais importante que nunca educar as consciências de nossos contemporâneos para que a ciência não se transforme em critério do bem", disse o papa.

Bento XVI acrescentou que o homem deve ser respeitado como o centro da criação e não pode se transformar em "objeto de manipulações ideológicas, de decisões arbitrárias, nem de abuso por parte dos mais fortes sobre os fracos".O papa acrescentou que os "danos" causados por essas manipulações e decisões arbitrárias foram "comprovados ao longo dos séculos e especialmente no século XX".Bento XVI destacou que o ser humano tem uma capacidade específica, que é a de discernir o bom e o bem, e que nenhuma ciência pode dizer "quem é o homem, de onde vem e para onde vai".O Papa acrescentou que o homem "é muito mais do que se vê ou se percebe pela ciência", e reiterou que é preciso salvaguardar sua dignidade desde o "período embrionário até a morte natural".

Da EFE

Biblioteca Britânica oferecerá 'Banquete Futurista'



Giorgio Locatelli


A Biblioteca Britânica (British Library), em Londres, está organizando um banquete Futurista nos moldes de um evento realizado pelo artista italiano Filippo Tommasso Marinetti em 1932. O banquete é parte da exposição Breaking The Rules:The Printed Face of the European Avant Garde 1900-1937, que celebra a arte de vanguarda produzida na Europa entre 1900 e 1937.Além da refeição em si, o evento inclui uma variedade de surpresas programadas para estimular todos os sentidos: aromas, projeções, objetos para estimular o tato, efeitos sonoros, música de vanguarda, uma banda tocando jazz da década de 30 e leitura de textos futuristas.

O banquete acontece no dia 18 de março e está sendo realizado em parceria com a Accademia Italiana Della Cucina.

Em 1932, o futurista Filippo Tommasso Marinetti - poeta, romancista e crítico que ficou conhecido por desafiar a opinião pública com idéias grandiosas e radicais - decidiu voltar sua atenção para o mundo sagrado da cozinha burguesa italiana. Em seu revolucionário livro de receitas futuristas, ele publicou um manifesto propondo a revitalização da preguiçosa cultura italiana por meio de uma mudança na forma como os italianos comiam.Entre outras idéias, o manifesto propunha a abolição do macarrão da dieta do país, já que, segundo Marinetti, o alimento induzia a letargia, o pessimismo e a nostalgia, entre outros efeitos.

O documento, interpretado por alguns como uma piada artística, também propôs a incorporação de inúmeras sensações à comida: velocidade, tecnologia, cor, esculturas, performances, barulhos e prazeres táteis.As idéias de Marinetti continuam a reverberar hoje, por exemplo, na ênfase ao aspecto estético da comida na nouvelle cuisine francesa, nas dietas com baixa quantidade de carbohidratos e na aplicação de técnicas científicas no preparo dos alimentos (uma tendência vista hoje na cozinha do renomado chef britânico Heston Blumenthal).

O cardápio do Banquete Futurista na Biblioteca Britânica incluirá alguns dos pratos mais marcantes do livro de Marinetti, selecionados pelo chef italiano Giorgio Locatelli.
Os ingressos para o evento custam cerca de R$ 300 reais por pessoa. Os organizadores são rigorosos quanto à apresentação dos participantes: eles devem vestir roupas clássicas ou em estilo 1930 com "um viés futurista". Jeans e roupas esportivas não serão bem-vindos.

Do Globo on line

Maceió - Carnaval 2008

Em Maceió, Alagoas, o primeiro bloco a esquentar o povo foi o “Pinto da Madrugada”, afilhado do tradicional Galo da Madrugada do Recife.


Da Redação do AI

Carnaval de Veneza 2008


Grupo de foliões posa para foto no Carnaval de Veneza 2008.


Da Redação do AI

Capital de Cuba ganha escultura de Oscar Niemeyer


Monstro de 9,5 toneladas com a boca aberta representa a 'luta contra o imperialismo'


Do Globo on line

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Vaticano proíbe barulho de torcida em torneio de futebol


O Vaticano está realizando a segunda edição da Clericus Cup, um campeonato de futebol que reúne seminaristas, padres e estudantes de Teologia. Desta vez, porém, a torcida que lota o campo está tendo de moderar na animação porque, depois de muita reclamação na primeira edição, os organizadores resolveram proibir o uso de tambores, apitos e até a música reggae que acompanhava os jogos. "Agora os torcedores podem usar só as mãos e a própria voz", disse à BBC Brasil Felice Alborghetti, um dos organizadores, acrescentando que é proibido xingar durante os jogos.

A competição, que conta com 16 times, foi criada no ano passado por iniciativa do cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, o segundo na hierarquia da Santa Sé depois do papa Bento 16 e crítico de futebol. Para os jogadores, entre eles 16 brasileiros, a competição é uma oportunidade para praticar o esporte assiduamente e com seriedade."Finalmente temos uma competição profissional, com uniforme e até entrevistas para a televisão", disse à BBC Brasil o brasileiro Igor Nicolau Istschuk, de 26 anos. Igor é padre e joga na posição de armador no time UCRO, que reúne essencialmente seminaristas croatas e ucranianos. Entusiasmado, ele acredita que o torneio é capaz de revelar novos talentos que um dia poderiam até jogar em times profissionais da Itália."Eu não descarto esta possibilidade, que não seria para muitos porque tem o limite da idade. Há poucos religiosos jogando com menos de 25 anos", disse o brasileiro.

Os organizadores da Clericus Cup afirmam que a intenção da Igreja com o campeonato é incentivar a socialização entre os religiosos que fazem sua formação nos diversos colégios e universidades pontifícias romanas, além de sensibilizá-los para a importância educativa e pastoral do esporte. Segundo as regras do campeonato, cada instituto religioso pode inscrever mais de um time para a competição e a participação é gratuita. Cada time tem no mínimo 16 jogadores e, no máximo, 24.As regras se baseiam no regulamento da Federação Italiana de Futebol, com algumas diferenças: as partidas têm duração de apenas 60 minutos e para expulsar um jogador de campo o árbitro usa um cartão azul em vez do vermelho. A expulsão dura apenas cinco minutos. Mas talvez a maior diferença agora seja o comportamento das torcidas.O brasileiro Francisco André Balieiro da Costa, do time do Colegio Caprinica, disse esperar que os torcedores se manifestem com ânimo, apesar das restrições impostas neste ano."A torcida é bem animada e isso nos incentiva muito. Dá um certo clima, mas sempre com respeito" disse o estudante de Teologia."Acho dificil que os torcedores fiquem muito quietos, e espero mesmo que não fiquem."

Os jogos acontecem aos sábados e domingos a cada 15 dias, no campo do Oratório São Pedro. O local, que tem vista para a Basília de São Pedro, fica no bairro residencial Aurelio, logo atrás dos muros que circundam a cidade do Vaticano.A competição começou em outubro do ano passado. As quatro equipes que vencerem as próximas partidas vão para as quartas de final, que serão realizadas depois da Páscoa. A final acontece no dia 3 de maio.

Do Globo on line

Kaká leva mais dois prêmios na Itália


Kaká é o ganhador do Oscar do futebol italiano. O brasileiro ficou com os prêmios de Melhor Jogador e Melhor Jogador Estrangeiro, oferecidos pela Associação Italiana de Jogadores (AIC). Os vencedores foram divulgados nesta segunda-feira, após votação de expectadores da rede de TV que transmite as partidas no país. Além de Kaká, Ronaldo também foi lembrado. O atacante, também do Milan, ficou com o prêmio de Campeão dos Campeões, dado o melhor jogador dos últimos dez anos. O outro rubro-negro na disputa, o técnico Carlo Ancelotti, perdeu na categoria Melhor Treinador. O prêmio ficou com Luciano Spaletti, do Roma. Mais um brasileiro poderia ser premiado, Júlio César, do Internazionale. No entanto, o prêmio de Melhor Goleiro ficou com Peruzzi, ex-Lazio, que se aposentou após a última temporada.

Veja a relação de prêmios:
Melhor Jogador: Kaká (Milan)
Melhor Jogador Italiano: Totti (Roma)
Melhor Jogador Estrangeiro: Kaká (Milan)
Melhor Goleiro: Peruzzi (ex-Lazio)
Melhor Defensor: Materazzi (Inter)
Melhor Artilheiro: Totti (Roma)
Melhor Jogador Jovem: Montolivo (Fiorentina)
Melhor Treinador: Luciano Spalletti (Roma)
Melhor Árbitro: Ricardo Rossetti
Campeão dos Campeões: Ronaldo (Milan)
Do Globo Esporte

Aumentam possibilidades de eleições antecipadas na Itália


A possibilidade de que sejam convocadas eleições antecipadas na Itália aumentou nesta segunda-feira, ao terminar a terceira rodada de consultas feitas pelo presidente da República, Giorgio Napolitano, após a crise iniciada com a renúncia do primeiro-ministro Romano Prodi.As consultas oficiais serão concluídas na terça-feira após duas reuniões: uma com o magnata da mídia e líder conservador Silvio Berlusconi e outra com o secretário do Partido Democrático (PD), Walter Veltroni.Os dois principais aliados de Berlusconi - a Liga Norte de Umberto Bossi, populista, e a Aliança Nacional, de direita, de Gianfranco Fini - pediram nesta terça-feira eleições antecipadas ao presidente da República, com data a ser fixada para abril ou maio.

"Quanto mais se adiar as eleições, mais dano se causa ao país", assegurou no término do encontro Roberto Maroni, numero dois da Liga, formação que obteve 4,6% dos votos nas eleições legislativas de 2006. "Podemos dissolver o parlamento e dar voz aos eleitores", assegurou por sua parte Fini, líder da segunda força da direita, com 12,3%. A única força da oposição de direita que é favorável a um governo de transição formado por personalidades é a União Democrática de Centro (UCD), que com 6,7% dos votos, defende a idéia de "pacificar" politicamente o país.Boa parte da esquerda, como o Partido da Refundação Comunista, com 5,8% dos votos, pede a formação de um governo provisório que reforme a lei eleitoral, indicada como a responsável pela paralisia política que atinge o país.Além disso, sempre foi claro que o chefe de Estado se opõe a convocar eleições antecipadas com a lei vigente, adotada por Berlusconi seis meses antes das eleições de 2006 e apontada como prejudicial à esquerda.

Tudo parece indicar que Napolitano não conseguiu chegar a um consenso para um governo interino, cuja direção poderia ser confiada ao presidente do Senado, o ex-sindicalista católico Franco Marini.

Da AFP/do Globo on line

Congresso gastronômico celebra 'cozinha pobre' na Itália


A cidade de Milão reúne até esta quarta-feira 60 chefs de cozinha de todo o mundo no congresso Identidades Gulosas. A idéia é discutir a qualidade dos alimentos, apresentar novas culturas culinárias e resgatar a importância do ingrediente genuíno e local.Os mestres da culinária ocupam parte do prédio da Bolsa de Valores de Milão, no centro da cidade, onde foi montada uma cozinha para a apresentação de um cardápio rico em diversidade e criatividade. "Na Itália pensamos que somos os melhores na cozinha, na matéria-prima, nos produtos, nos vinhos. Não é verdade", disse à BBC Brasil, Paolo Marchi, idealizador do Congresso."A qualidade também existe na Finlândia, no Brasil, por exemplo. Basta conhecer as diferentes culturas que são interpretadas pelos cozinheiros", disse.

O italiano Gualtiero Marchesi combina macarrão com feijão. Um dos temas da edição deste ano é a valorização dos sabores da "pobreza". O Brasil foi convidado como um cartão de visitas para a cozinha da América do Sul. O Congresso propõe a sua redescoberta sob a ótica da gastronomia local."Esta sempre foi uma região do globo conhecida pela cozinha simples, férias baratas. Nunca a tomamos como uma cozinha importante, como a japonesa ou a espanhola", diz Paolo Marchi."O brasileiro Alex Atala vai nos mostrar quanta seriedade e ingredientes excepcionais existem na América do Sul, e como os europeus devem olhar com mais respeito para eles. É como se a gente reduzisse a cozinha italiana à pizza", afirmou o organizador.

O chef Alex Atala veio preparado com uma lição de culinária no seu menu de apresentação. Ele é um dos cozinheiros brasileiros que mais valorizam a cozinha do interior, no caso, a cabocla, do Amazonas. Sem perder de vista os ensinamentos dos europeus, ele lembra que não existe nada mais camponês do que a trufa, hoje um dos produtos mais caros do mundo. "Aqueles produtos que são pobres, simples, usados pelos caboclos, por exemplo, podem chegar num patamar mais elevado da gastronomia mundial. As frutas, as verduras, as ervas, as raízes... quero mostrar o quanto é complexo este bioma e o quanto ele pode acrescentar à gastronomia", disse à BBC Brasil Alex Atala. Para Atala, dar voz ao regionalismo significa alimentar a busca pelo novo sem deixar de olhar para trás. Na sua palestra ele apresenta o "Horto Amazônico", com o tucupi e a tapioca, entre outros produtos típicos.

O brasileiro propõe um prato de carne com chocolate no qual associa ainda o foie gras com o jambu, uma erva amazônica. O segundo é um prato que une os perfumes e sabores dos bosques europeus - nozes e cogumelos - com aqueles da floresta amazônica - castanhas-do-Pará, de caju e o tucupi da selva, além da castanha de Baru, do cerrado. De sobremesa, sorvete de jabuticaba com wassabi, ingrediente japonês.

Para o mestre da cozinha italiana Gualtiero Marchesi, não importa o tipo de cozinha, se rica ou simples, o importante é manter a integridade da matéria-prima. "Uns fazem a cozinha barroca, outros a cozinha moderna, eu faço a cozinha minimalista, quem sabe?! Eu amo muito o produto para estragá-lo e esta é a missão mais difícil", afirmou Marchesi. Para ele, o cozinheiro deve ter a inteligência, a paixão e o paladar como ingredientes fundamentais. Ou seja, além da matéria-prima tem que ter massa cinzenta.

Do Globo on line

Coletores param e lixo acumula em Nápoles


Montanha de lixo se acumula na cidade italiana de Nápoles nesta segunda-feira (28). O lixo se tornou um problema na região desde que os aterros sanitários atingiram o máximo de sua capacidade e os coletores se recusaram a continuar trabalhando. No centro do problema estão aterros controlados pela máfia, suspeitos de receberem cargas ilegais de lixo tóxico como uma forma de se livrar das taxas pelo uso do local.

Foto: Mario Laporta/AFP
Do Globo on line

Desfile Naval comemora bicentenário da Abertura dos Portos


Como parte das comemorações pelo Bicentenário da Abertura dos Portos às Nações Amigas, 17 navios de guerra e diversas aeronaves da Marinha do Brasil e um navio da Marinha Mercante fizeram um Desfile Naval pelas praias das zonas Oeste e Sul do Rio ontem. O desfile teve ínício às 11h, na Praia da Barra da Tijuca. As embarcações da Marinha passaram pelas praias de São Conrado, Leblon, Ipanema, Arpoador, Copacabana e Leme. Nas alturas do fortes de Copacabana e do Leme, e da Fortaleza de Santa Cruz, os navios foram saudados por tiros de canhões do Exército Brasileiro. A abertura dos portos ocorreu em 28 de janeiro de 1808, abrindo caminho para a independência do Brasil.

Redação do AI

Eleições antecipadas ou 'governo técnico'?


Silvio Berlusconi, tem hoje em suas mãos o destino das negociações iniciadas pelo presidente Giorgio Napolitano para encontrar uma saída à crise desatada com a queda do governo de Romano Prodi, com sua negativa a qualquer solução alternativa às eleições antecipadas. Napolitano nunca escondeu sua preferência por um executivo técnico ou institucional, com um mandato limitado no tempo e nas matérias a tratar: o presidente enfatizou a necessidade de reformar a lei eleitoral antes das próximas eleições políticas antes de uma convocação às urnas que se voltará a uma perspectiva urgente.

Em sua tentativa, que Napolitano sabe ser difícil - "é um caminho estreito, mas é preciso tentar percorrê-lo" - o chefe de Estado conta como principal aliado Walter Veltroni, prefeito de Roma e líder do recém-criado Partido Democráticos (PD), mas obteve manifestações de apoio de muitas partes, como por exemplo do presidente da Fiat e dos industriais italianos, a Confindustria. Mas, enquanto Veltroni invoca "o sentido de responsabilidade" da centro-direita para que aceite a solução do governo técnico, do outro lado Berlusconi o ignora abertamente e começa anunciar as dez iniciativas que pretende por em prática quando vencer as próximas, e iminentes, eleições.

O prefeito de Roma pede "prudência aos que exigem o voto com pesquisas na mão", mas Gianfranco Fini, líder da direitista Aliança Nacional, segunda força da coalizão de centro-direita, responde que a "Itália precisa de um governo que enfrente os numerosos problemas existentes" e enfatiza que "perder tempo discutindo uma lei eleitoral que o Parlamento não esteve em grau de fazer em 18 meses equivale a esquecer-se do interesse nacional". Entre as forças de oposição de direita ao governo Prodi apenas a União Democrática de Centro (UDC) é a favor de tentar a opção de um governo institucional ou técnico. E isso, sem esquecer que dentro da ex-maioria oficialista há os que exigem eleições antecipadas, como Berlusconi. Clemente Mastella, o ex-ministro da Justiça e líder da UDEUR que com sua saída do executivo levou à queda o governo Prodi, se declarou "contra por princípios a governos técnicos" e a favor das eleições, "pelo menos que nesses dias presenciemos um milagre", enquanto Lamberto Dini, liberal-democrata que votou não a Prodi, também quer essa saída. O mesmo passa com as forças de esquerda do PD: se Fausto Bertinotti, líder da Refundação Comunista (PRC) e atual presidente da Câmara dos Deputados, disse hoje que não pode ir às eleições com essa lei distorcida, Oliviero Diliberto, dos Comunistas Italianos (PDCI) voltou a repetir à noite que "ou é dado um novo mandato a Prodi ou temor que ir às eleições". precariedade da situação é tal que o secretário de Estado vaticano, Tarciso Bertone, questionado por alguns repórteres, não quis ir adiante e disse esperar "um acordo entre as forças políticas para o bem comum".
Da Ansa

Polícia italiana detém funcionários da saúde pública ligados à máfia



A Polícia italiana deteve hoje vários membros de uma rede formada por dirigentes regionais e médicos, supostamente vinculada à Ndrangheta (máfia da região da Calábria, no sul), sob a acusação de atividades ilegais no setor da saúde pública, anunciaram fontes policiais. Foram emitidas 18 ordens de detenção, apesar de algumas destas pessoas já estarem presas, todas elas por formação de quadrilha de origem mafiosa e fraude. Entre os detidos se destaca um assessor da Região da Calábria, Domenico Crea. Também receberam ordem de prisão domiciliar o dirigente do Departamento Tutela da Saúde e Políticas Sociais da província, Peppino Biamonte, e o diretor-geral da Província de Catanzaro, Pietro Morabito. Ainda foram detidos dirigentes regionais da saúde, como o diretor administrativo do Hospital da localidade de Melito di Porto Salvo, Leonardo Gangemi, e o diretor da emergência da unidade, Salvatore Asaro, entre outros. O médico Giuseppe Pansera, genro do chefe mafioso Giuseppe Morabito, e já preso por outros crimes, recebeu nova ordem de detenção.Também foram emitidas novas ordens contra Alessandro Marciano, que trabalhava no hospital de Locri, e seu filho Giuseppe Marciano, ambos presos acusados do assassinato do vice-presidente da Região da Calábria, Francesco Fortugno, em 16 de outubro de 2005.

Segundo os investigadores, tinha sido criada uma ampla rede político-mafiosa da qual participavam diretores e funcionários dos serviços médicos da Calábria, que consistia em colocar pessoas nos postos de gestão da saúde pública, além de favorecer atividades e interesses privados. Entre estes, a rede favorecia as atividades da clínica particular da localidade de Melito di Porto Salvo que pertencia à família do assessor Crea.

Da EFE

Instituto italiano de Cultura - Dia da Memória


Em homenagem ao Dia Internacional de Memória das Vítimas do Holocausto, data instituída em 2005, pela Assembléia Geral da ONU, o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo apresenta hoje, o filme Concorrência Desleal , de Ettore Scola. No filme, que tem duração de 100 minutos, Ettore Scola aborda o crescimento do fascismo na Itália dos anos 30. Umberto (Diego Abatantuono) tem uma casa de roupas e tecidos que está perdendo clientes para Leone (Sergio Castellito), que tem uma loja ao lado da sua e oferece preços mais baixos. Surge entre eles uma rivalidade, com brigas e trapaças. Legendas em português. O evento acontece às 15h, na sala Azurra, do Instituto Italiano di Cultura , Av. Higienópolis, 436 - Higienópolis. Entrada franca. Ingressos disponíveis até a lotação dos 40 lugares. Telefone para informações: (11) 3660 8888.
Da Redação do AI

Chefe de Estado italiano inicia hoje consultas com grandes partidos


Giorgio Napolitano, continua hoje as consultas com os líderes políticos após a renúncia do primeiro-ministro, Romano Prodi, e hoje começará a receber os representantes dos partidos com maior representação. Napolitano retoma as consultas e hoje receberá os parlamentares da oposição, da Liga Norte, da União de Democratas cristãos e de Centro (UDC) e Aliança Nacional, assim como a Refundação Comunista. Ele terá que decidir se dissolve o Parlamento e convoca eleições nos próximos meses ou se nomeia um Governo de transição com a incumbência de reformar o sistema eleitoral.

No sábado passado, o presidente da República italiana se reuniu com representantes de dez pequenos partidos, dos quais seis se mostraram favoráveis a um Governo de transição, três a convocar novo pleito e um a dar uma nova oportunidade a Prodi. Às vozes dos partidos políticos em favor de um Governo técnico de transição se somaram outras institucionais, como as dos presidentes do Senado, Franco Marini, e da Câmara dos Deputados, Fausto Bertinotti.As grandes legendas também estão divididas e assim o expressarão, entre hoje e amanhã, ao chefe de Estado.

A Liga Norte, Aliança Nacional e Forza Itália pedem novas eleições e inclusive o ex-presidente do Governo Silvio Berlusconi, que verá amanhã Napolitano, pressionou a favor das eleições ao anunciar que, se não forem convocadas, "milhões de pessoas irão pedí-las a Roma". O líder da UDC, Pier Ferdinando Casini, já antecipou que hoje expressará a Napolitano seu pedido de um Governo de transição, da mesma forma que o secretário de Refundação Comunista, Franco Giordano.

Com informações da EFE

domingo, 27 de janeiro de 2008

Rapper americano é atração no carnaval de Veneza

O rapper americano Coolio participa do 'Vôo do Anjo' preso a um cabo durante o tradicional carnaval de Veneza, na Itália, neste domingo .



Foto: Luigi Costantini/AP

Papa, cercado de jovens, libera duas pombas como símbolos da paz


O Papa Bento XVI liberou neste domingo da janela de seu apartamento, com a ajuda de dois adolescentes italianos, duas pombas como símbolo da paz e pediu aos jovens que prossigam no compromiso contra a guerra, ao fim da benção do Angelus. "Queridos amigos, sei que vocês têm se comprometido com os jovens de vossa idade que sofrem com a guerra e a pobreza. Sigam pelo caminho que Jesus nos indicou para construir a verdadeira paz", disse aos jovens membros da Ação Católica reunidos na praça de São Pedro.

A ONG organiza a cada ano um mês da paz, durante o qual realiza seminários e encontros. Este período termina com uma "caravana da paz" que percorre as ruas do centro de Roma e acaba na Praça São Pedro no Vaticano. O Papa também dirigiu "afetuosas saudações" aos leprosos, por ocasião do Dia Mundial dos Enfermos de lepra.

Da AFP

Aqueduto italiano perde mais água do que fornece


Os antigos romanos podem ter dominado a arte de construir impressionantes aquedutos para distribuir água em seu vasto império, porém os engenheiros da modernidade italiana estão tendo muito trabalho para desenvolver um sistema que retenha água, revelou um estudo, divulgado nesta quinta-feira. O aqueduto que abastece Puglia, a importante região agricultora que forma o calcanhar do mapa em forma de bota que caracteriza a península italiana, está tão cheio de buracos, que ele vaza mais do que abastece, segundo a análise desenvolvida pelo banco italiano de investimentos Mediobanca. O Acquedotto Pugliese, de 102 anos, é o maior da Europa, com cerca de 16 mil quilômetros de canais. Ele perde 50,3% da água que carrega. No total, ele perde 14% mais água do que a França, 36% do que a Espanha, 56% do que a Grã-Bretanha e 311% do que a Alemanha, revelou o estudo.

Do Globo on line

Exposição Naturalistas: descobrindo o Brasil no século XIX


A exposição reúne trabalhos em prata de 13 designers que criaram suas peças a partir da obra de viajantes de diversas nacionalidades que estiveram no Brasil no século XIX. Todas as imagens integram o acervo do Arquivo Nacional e foram selecionadas por pesquisadoras da Instituição, com curadoria de Irina Aragão.


Informações
Arquivo Nacional
Praça da República, 173 - Centro Rio de Janeiro
Tel. (21) 2179-1254 / 2179-1273
Período: 25 de janeiro a 22 de fevereiro
Horário: 8 às 18 hs
Entrada gratuita
Da Redação do AI/Arquivo Nacional

Governo para salvar o país



Creio que a Itália havia sonhado não com um governo de união nacional mas sim um governo que opere imediatamente, legitimando o voto do italiano - palavras de Silvio Berlusconi sobre a situação política italiana.

Redação do AI

Encontrado corpo de italiano arrastado por enchente na Bolívia


O corpo do italiano Moris Bertozzi foi encontrado hoje ao sul de La Paz, onde o transbordamento de um rio arrastou seu veículo na tarde de sexta-feira, informaram fontes oficiais. Com a morte deste homem, chega a 33 o número de mortos pelas chuvas e inundações sofridas pela Bolívia desde novembro, provocadas, em muitos casos, pelo fenômeno climático "La Niña".Fontes da Embaixada da Itália em La Paz explicaram à Agência Efe que Bertozzi, de 36 anos, estava há mais de dez anos na Bolívia e atualmente era o representante da comunidade João XXIII, dedicada a ajudar deficientes e crianças órfãs.

O impacto do "La Niña" na Bolívia deixou até agora 24 mil desabrigados e nove desaparecidos, entre eles três meninas que foram arrastadas na sexta-feira pela corrente de um rio em Cochabamba, no centro do país.

Da EFE

sábado, 26 de janeiro de 2008

Leonardo Sandri é nomeado membro da Congregação para Doutrina da Fé


O Papa Bento XVI nomeou o cardeal Leonardo Sandri, atual prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, novo membro da Congregação para a Doutrina da Fé, informou hoje o Vaticano. Bento XVI fez outras nomeações dentro da cúria, ao designar os cardeais Michael Mahony e Edward Michael Egan membros da mesma congregação. O Papa ainda elegeu o sacerdote Francesco Di Felice como consultor do Conselho Pontifício para a Família.


Da EFE