terça-feira, 26 de agosto de 2008

Cidade italiana distribui manual de divórcio para recém-casados


A prefeitura da cidade de Varallo, no norte da Itália, começou a distribuir um Manual Prático de Separação e Divórcio a todos os recém-casados, por determinação do prefeito Gialuca Buonanno, do partido conservador Liga Norte. "Há muitos matrimônios que terminam em poucos meses. O manual serve para evitar todos os problemas internos e externos dos casais que se encontram nesta situação", explica o prefeito. "O divórcio é uma eventualidade não esperada", acrescenta Buonanno, "mas infelizmente na Itália acontece freqüentemente". O prefeito esclarece também que o presente de casamento dado pela prefeitura não pretende ser um desestímulo ao casal.
Ansa

Criada Companhia Aérea Italiana


Para substituir a Alitalia, foi criada oficialmente hoje a Companhia Aérea Italiana, que conta com 16 sócios com cotas idênticas e simbólicas de poucos milhares de euros, para constituir a nova empresa. Roberto Colaninno, proprietário da fábrica de motocicletas Piaggio será o presidente da nova companhia, enquanto Rocco Sabelli, administrador da empresa de Colaninno, terá a função de administrador único da companhia. Os cargos serão formalizados em poucos dias, quando a empresa será transformada em uma sociedade anônima, com seu próprio conselho de administração. Segundo o diário econômico ll Sole 24 Ore, o plano de salvação da Alitalia custará cerca de um bilhão de euros. A maior parte deste valor será paga por Colaninno, aproximadamente 200 milhões de euros. As empresas que integrarão o capital da futura companhia são o Gruppo Riva, Gruppo Fratini (Fingen), Grupo Ligresti (Fonsai), Equinox, Clessidra, Gruppo Toto, Gruppo Fossati (Findim), Marcegaglia, Caltagirone Bellavista (Acqua marcia), Gruppo Gavio (Argo), Davide Maccagnani (MACCA), Tronchetti Provera e Intesa Sanpaolo. Para favorecer o lançamento de uma nova companhia que substitua a Alitalia, o governo do premier italiano Silvio Berlusconi aprovará, na próxima quinta-feira, uma reforma da lei sobre falência. Hoje, Berlusconi manteve um encontro de trabalho com os principais responsáveis do projeto.

Ansa

Evasão escolar na Itália preocupa

ROMA - Os estudantes do sul da Itália estão fugindo da escola. O alarme advém de um estudo do Bankitalia: um estudante em quatro abandona a escola após o ensino médio. A situação mais crítica ocorre na Campânia, na Sicília e na Puglia, onde o percentual de evasão escolar supera 25%. Um dado bastante superior à média nacional (um pouco abaixo dos 20%), com o noroeste com 18%, o nordeste com 15% e o centro com cerca de 13%.

O estudo, que tem como tema "A dispersão escolar e as competências dos estudantes" salienta que, com respeito ao centro e ao norte, o percentual do abandono precoce está de acordo com a média européia; o Mezzogiorno "se caracteriza por uma maior dispersão escolar e uma mais elevada incidência dos jovens com pouca competência". Um cenário bastante preocupante que tem raízes profundas. Muitos professores temporários, escolas decadentes e poucos estímulos culturais provenientes do ambiente familiar, são estes, segundo o Bankitalia, os principais elementos da crise.

La Repubblica

Prefeito planeja proibir venda de chicletes no município

MONTE ARGENTARIO (Toscana) - O prefeito de Monte Argentario, Arturo Cerulli, estuda promulgar uma lei para proibir a venda de chicletes na cidade.
"O problema é que aqui, como em outras partes da Itália, cidadãos e turistas mastigam e depois jogam os chicletes no chão ou os grudam em bancos, ao invés de usar o lixo", explicou Cerulli. "Por enquanto é apenas uma idéia, mas nos próximos dias veremos se será possível", acrescentou o prefeito, eleito em abril.
No entanto, Cerulli já deu ordem para que sejam retirados, com o equipamento necessário, os chicletes grudados em qualquer lugar do território municipal. O prefeito viajou mais de uma vez para Singapura, país de origem de sua esposa, onde a venda de chicletes está proibida há vinte anos. "E lá ninguém se espanta", disse. (ANSA)

Recife: bairro de Boa Viagem aguarda construção de mercado público

Boa Viagem é o bairro mais populoso do Recife, com cerca de 100.388 habitantes, e a despeito disso não possui um mercado público. O estabelecimento desse tipo que funciona na área é de iniciativa privada e atende em condições precárias. Observando esta situação, o vereador Luiz Helvecio (PT) encaminhou requerimento à Prefeitura da Cidade do Recife solicitando a instalação de um centro comercial público para atender a população local e das adjacências.
Luiz Helvecio lembra que um mercado público, além de funcionar como espaço de compras, pode oferecer opções de lazer, sociabilidade e interação cultural com visitantes locais e estrangeiros. “Consideramos, sobretudo, a vocação turística do bairro, com ampla rede hoteleira, gastronômica, orla e proximidade do aeroporto”, aponta o vereador. É importante ressaltar também que Boa Viagem tem 7Km de praia e exerce influência do Pina até Piedade.
O Recife tem 24 mercados públicos, sendo a maioria deles instalada na Região Político Administrativa – 1 (RPA1), região central da cidade. Alguns desses centros possuem anexos e somam juntos 2.277 boxes. Bairros como Madalena, Casa Amarela, Água Fria, Encruzilhada e Afogados também têm mercados sob a responsabilidade do poder público. Na RPA6, bairros como Pina e Jordão foram contemplados com a inauguração de mercados públicos. “Historicamente, a permanência do comércio de rua ou em centros construídos para esse fim sinalizam a vocação comercial do Recife”, lembra o parlamentar.
O requerimento para a instalação de um centro de compras foi encaminhado por Helvecio em 08 de maio de 2007, durante as comemorações dos 300 anos de Boa Viagem. O vereador afirma que a construção de um mercado público no bairro é uma atitude de fomento à cultura e incentivo ao desenvolvimento turístico e econômico do Recife.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Após receber críticas, padre cancela concurso de 'miss freira' na Itália

Sacerdote queria combater preconceitos contra as irmãs. Mas recebeu 'duras injúrias' e foi até ameaçado com o inferno.


O sacerdote italiano Antonio Rungi, que tinha lançado um concurso na internet para escolher a freira mais bonita do país, suspendeu momentaneamente a iniciativa ao considerar que havia gerado muita "confusão" e após ter recebido algumas críticas. Com um comunicado, Rungi tinha pedido às religiosas e noviças com entre 18 e 40 anos que mandassem fotos para participar de um concurso de beleza, que acabaria "com alguns preconceitos sobre que as meninas menos bonitas se tornam freiras". O sacerdote explicou hoje que decidiu cancelar a iniciativa ao considerar que foi "mal interpretada", pois seu objetivo era só "contar, através da internet, a vida nos conventos e os relatos mais belos da vida das religiosas". "É uma iniciativa que diminui o papel das freiras consagradas a Deus, às missões, às obras de caridade, e aos mais indefesos", rezava um comunicado emitido hoje pelo presidente da Associação Cultural de Docentes Católicos, Alberto Giannino. O padre afirmou que, após ser divulgada a notícia do concurso, recebeu, através de seu blog, "duras injúrias" e ameaças de "ir ao inferno". O religioso esclareceu que o concurso queria ser uma "provocação" para "chamar a atenção para o mundo das freiras, freqüentemente pouco valorizado", e sobre "a falta de vocações entre as mulheres italianas". Rungi assegurou que o "concurso" será retomado somente quando as pessoas entenderem "a bondade da iniciativa" e essa não for mal interpretada.

EFE

Ingrid Betancourt será hóspede da província de Roma em viagem à Itália

Em sua visita à Itália, Ingrid Betancourt, será hóspede da Província de Roma, e fará passeios organizados em colaboração com o presidente da província, Nicola Zingaretti, segundo informou um comunicado oficial. No dia 1º de setembro, após uma audiência com o papa Bento XVI, Betancourt e Zingaretti encontrarão jornalistas para uma coletiva de imprensa no Palácio Valentini, sede da Província de Roma. No dia seguinte, após uma vista à sede da presidência da Itália, a ex-senadora colombiana será recebida por Gianni Alemanno, prefeito de Roma, que foi uma das primeiras cidades italianas a conceder-lhe a cidadania honorária.

Ansa

Agressão policial a jovem estrangeiro causa indignação

Causou certa comoção na Itália a foto publicada pelo jornal La Repubblica na qual um jovem ambulante estrangeiro é agredido e arrastado no chão, puxado pela camisa, por policiais municipais em Termoli, no sul do país. O episódio ocorreu no sábado à noite e várias pessoas que testemunhavam o fato fotografaram a cena com seus celulares, assim como tentaram intervir para ajudar o jovem. A polícia municipal havia detido o jovem porque ele não tinha permissão para o trabalho de vendedor ambulante. O jovem, nesse momento, teria oposto resistência, se agarrando à mercadoria que os policiais queriam apreender. O jovem, segundo as primeiras reconstruções, foi então atirado no chão e arrastado pela rua até o local onde estava estacionado o carro da polícia. "Queriam colocá-lo no porta-malas", relataram algumas testemunhas ao site Primonumero, que foi o primeiro a publicar as fotos enviadas pelos leitores indignados com o ocorrido. "Assisti a uma deplorável cena de crueldade", comentou uma testemunha, "os policiais arrastaram um rapaz negro porque não tinha licença. É inútil que se justifiquem porque não é verdade que o ambulante teve uma reação excessiva, eu estava presente e ainda tenho nos ouvidos a voz do estrangeiro que suplicava".

Ansa

Após vitória no GP da Europa, jornal italiano crava: 'A Ferrari é Felipe Massa'

A imprensa italiana mudou de postura e defendeu a escolha de Felipe Massa para ser o piloto número um da Ferrari nesta temporada. Após a vitória do brasileiro em Valência, o jornal "La Stampa" apostou, em seu título: "La Ferrari è Felipe Massa" (A Ferrari é Felipe Massa).

A vitória do brasileiro e a ultrapassagem sobre Kimi Raikkonen motivaram a mudança de postura dos jornais. Além disso, o excelente desempenho de Massa na Hungria e em Valência fez com que o "La Gazzetta dello Sport" publicasse em sua capa: "È la Ferrari di Massa" (É a Ferrari de Massa).

O azar de Raikkonen em Valência foi agravado por uma quebra no motor, mas o campeão de 2007 foi criticado pelo ex-piloto Niki Lauda, que atualmente é comentarista de TV. O austríaco disse que não está impressionado com o finlandês, mas exaltou Felipe Massa, seu companheiro de equipe.

- Massa parece totalmente focado e motivado. E Kimi, realmente, não está está interessado como o brasileiro. O campeonato é agora um duelo entre Hamilton e Massa - diz Lauda, em entrevista ao jornal alemão "Bild".

"La Stampa" crava preferência por Massa

Para a "Gazzetta dello Sport", é a Ferrari de Massa

Globo Esporte

Hoje na história: o Duque de Caxias

Luís Alves de Lima e Silva, 1º duque de Caxias


* Porto Estrela, Rio de Janeiro 25.08.1803
+ Jurapanã, Rio de Janeiro 07.05.1880

Pais
Pai: Francisco Lima Silva, 1º barão Barra Grande * 08.06.1785
Mãe: Mariana Cândida Oliveira Belo * 29.04.1783

Casamentos
Rio de Janeiro 06.01.1833Ana Luisa Carneiro Viana * 30.12.1816

Filhos
Luisa do Loreto Viana de Lima e Silva * 05.12.1833
Francisco Nicolau Carneiro Nogueira da Costa e Gama, 1º barão de Santa Mónica

Ana Francisca do Loreto Viana de Lima e Silva * 04.06.1836
Manuel Carneiro da Silva, 1º visconde de Uraraí

Luis Alves de Lima e Silva * 16.12.1847

Títulos, Morgados e Senhorios
Barões de Caxias (1)
Condes de Caxias (1)
Duques de Caxias (1)
Marqueses de Caxias (1)

Cargos e Profissões
Ministros

Ordens
Grã-cruzes da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa (255)

Duque de Caxias(Patrono do Exército Brasileiro)

De família militar, sua vida sempre esteve ligada ao Exército. Aos 5 anos, foi aceito como cadete. Aos 15 anos, já pertencia à Academia Real Militar. Recebeu várias promoções até alcançar a de marechal, posto máximo na hierarquia militar. Caxias teve uma participação fundamental nas lutas de consolidação da Independência. Entre elas, podem ser citadas as campanhas na Bahia (1823) e na Cisplatina (1815-1825). Em 1837, já com a patente de tenente-coronel, comandou a luta para reprimir a Revolta da Balaiada (Maranhão e Piauí, 1838-1841). Em 1841, foi promovido a coronel e recebeu o título de Barão de Caxias. Em 1842, reprimiu manifestações liberais em Minas Gerais e São Paulo e os últimos focos da Guerra dos Farrapos, o que lhe valeu o título de Conde e a escolha para o Senado em 1846. Internacionalmente, participou das campanhas contra o governo de Manuel Oribe (Uruguai) e do ditador Juán Manuel Rosas (Argentina). Alcançou a patente máxima do Exército, a de marechal, durante a Guerra do Paraguai (1865-1870). Nessa guerra, liderou a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai), conquistando Assunção, capital do Paraguai, em 1869. Graças à sua participação, recebeu o maior título de nobreza dado a um brasileiro pelo imperador: o de Duque de Caxias. Na administração, ocupou a presidência da província do Rio Grande do Sul em 1846 e o cargo de ministro da Guerra em 1854 e 1861. Também foi presidente do Conselho de Ministros, função equivalente à do primeiro-ministro no sistema parlamentarista, em 1861. Morreu em Desengano, hoje Juparanã, no Rio de Janeiro, em 7 de março de 1880.

GeneAll Net
Net Saber

No ritmo da tarantela

Autoridades e estudiosos italianos acusam a Camorra de usar as populares canções napolitanas para promover a apologia ao crime. No Brasil, traficantes de drogas fazem a mesma coisa com o funk.

Dizem os antigos que nada melhor para a cura de uma picada de tarântula do que dançar a velha tarantela. Jamais a sós, no entanto, porque poderia trazer má sorte. De nome inspirado na denominação popular de uma aranha peçonhenta, o ritmo em sua versão napolitana nunca soou sinistro. Ao contrário. Trata-se de uma música alegre, mas não inocente.

Paula Máiran, do Rio e Valquíria Rey, de Roma
Comunità Italiana

Questão de vida ou morte

Itália terá campanha para estimular doação de órgãos. Na Europa, o país ocupa o terceiro lugar no ranking dos doadores.


Comunità Italiana

Um campeão em Treviso

Como técnico de vôlei do Sisley, Renan Dal Zotto usa sua experiência brasileira para aprimorar time italiano .


Comunità Italiana

Veneza anuncia mudanças para atrair jovens

Este ano será mais fácil ver os filmes da 65º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontece de 27 de agosto a 6 de setembro. Graças a uma série de acordos e convenções realizados pela organização do festival, estarão disponíveis novos serviços on-line especificamente com a finalidade de promover a presença do público jovem e dos turistas. Este ano, divulgou a organização, será possível reservar a compra dos ingressos para os filmes do festival pela internet até três dias antes da exibição, através do site www.labiennale.org. Jovens e estudantes também poderão usufruir de um novo serviço para fazer reservas pela internet em hotéis e albergues de Veneza e nas residências universitárias no centro histórico da cidade. Além disso, foi anunciado que, durante o festival, a cidade vai promover um aumento nos serviços de transporte público, inclusive nos ônibus aquáticos, que passarão a funcionar até as três da manhã.

Ansa

Antes tarde do que nunca: italiano protesta em Pequim

O pugilista italiano Clemente Russo, que ficou com a medalha de prata na final dos pesos pesados (até 91kg), se tornou um destaque em Pequim ao quebrar a regra de silêncio político e dedicar sua medalha "a todas as pessoas que sofrem na China". "É verdade que aqui muita gente sofre, muitos", disse Russo, que anunciou que dará suas luvas a Dalai Lama, líder espiritual dos tibetanos, quem denunciou que a situação na região piorou após o início dos Jogos Olímpicos.

Russo, a quem o Comitê Olímpico Italiano (Coni) designou como porta-bandeira da Itália à cerimônia de encerramento das Olimpíadas, também dedicou sua medalha às crianças de Marcianise, sua terra natal, "para que não percam suas vidas nas ruas", porque na província de Caserta "há também coisas boas e não apenas a vida ruim", afirmou. Também os dois canoístas mais conhecidos da equipe italiana, Antonio Rossi e Josefa Idem, anunciaram que doarão seus uniformes olímpicos a Dalai Lama, assim como a esgrimista Margherita Grambassi, que doou sua máscara protetora ao líder espiritual. "É um pequeno gesto, mas gostaria que fosse seguido com uma posição mais clara pelos políticos, que no passado, com exceção da (chanceler alemã Angela) Merkel, receberam vergonhosamente Dalai Lama", afirmou Idem. "Espero que da próxima vez que vá a Europa, seja recebido com as honras e respeito que merece", acrescentou a canoísta que ficou com a medalha de prata na série K1 500. "São os políticos que devem fazer política, não nós os atletas. São eles que devem atuar ao invés de abaixarem a cabeça. Nos pedem que façamos esses gestos, enquanto eles não têm coragem e fazem negócios com a China", completou a atleta. O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, expressou hoje em Roma que "as opiniões são todas legítimas, mas acredito que os atletas sabem o que devem fazer", porque "há um regulamento" estipulado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Após recordar essa regulamentação, que contempla a desclassificação do atleta que violar as normas realizando protestos políticos, Frattini acrescentou: "eu prefiro ter primeiro a medalha e depois, a partir de amanhã, trabalhar para que haja o diálogo necessário na China". O ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, havia expressado na sexta-feira que "seria lindo" que um atleta italiano protestasse em Pequim, logo após o líder tibetano ter denunciado novas repressões. Políticos italianos também haviam pedido aos atletas que realizassem protestos na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, realizada em 8 de agosto. Na ocasião, os desportistas criticaram duramente o pedido. O COI recordou, na mesma época, as normas que proíbem atletas de fazerem manifestações políticas em todos os locais envolvidos nos Jogos Olímpicos, como os pódios e a Vila Olímpica.

Ansa

Casa de autor de Pinóquio é posta à venda

A casa em que Carlo Lorenzini começou a escrever "As Aventuras de Pinóquio", com o pseudônimo de Carlo Collodi, foi colocada à venda em Pistoia, na região da Toscana, por 25 milhões de euros, publicou o jornal italiano Il Tirreno. Segundo o jornal, até o momento não há nenhum acordo para a compra da vila italiana, construída no século XVII e que hoje abriga a Casa das Borboletas, um jardim com centenas de exemplares de borboletas vindas do mundo todo. O criador do boneco mais famoso do mundo passou sua infância na vila em Pistóia, mas nasceu em Florença, em 1826.

Ansa

Governo começa a pagar 13º salário de aposentados nesta segunda-feira

O Ministério da Previdência Social começa a pagar nesta segunda-feira (25) a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao todo, 22,1 milhões de beneficiários terão direito à antecipação, que injetará R$7,08 bilhões na economia.

O Ministério da Previdência lembra que este é o terceiro ano no qual a primeira parcela do 13º salário dos aposentados é antecipada para setembro. O pagamento faz parte de um acordo entre o governo e entidades representativas dos aposentados. A segunda parcela do benefício, da qual será subtraído o Imposto de Renda (IR), será paga em dezembro.

Pelo acordo, a antecipação do 13º será mantida até 2010, último ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cada ano será editado novo decreto estabelecendo a antecipação.

Calendário de pagamento conforme o dígito final do cartão (benefício de agosto e 1ª parcela do 13º salário) para aposentados e pensionistas que recebem 1 salário mínimo:

Final 1 25/08
Final 2 26/08
Final 3 27/08
Final 4 28/08
Final 5 29/08
Final 6 01/09
Final 7 02/09
Final 8 03/09
Final 9 04/09
Final 0 05/09

Calendário de pagamento conforme o dígito final do cartão (benefício de agosto e 1ª parcela do 13º salário) para aposentados e pensionistas que recebem mais de R$415

Finais 1 e 6 01/09
Finais 2 e 7 02/09
Finais 3 e 8 03/09
Finais 4 e 9 04/09
Finais 5 e 0 05/09

Exceções

O pensionista ou aposentado que começou a receber o benefício depois de janeiro receberá o 13º salário proporcional. Os segurados que estão em auxílio-doença também podem receber uma parcela menor que os 50%, pois o benefício é temporário.

Estraído do Globo on line

domingo, 24 de agosto de 2008

Avalanche no Mont Blanc deixa oito desaparecidos

Uma avalanche ocorrida de sábado para domingo (24) no pico do Tacul, no Mont Blanc, deixou pelo menos oito pessoas feridas e oito desaparecidas, informou a ministra do Interior, Michelle Alliot-Marie. Ela destacou que não há esperança de encontrar os desaparecidos com vida. "Não há nenhuma possibilidade de encontrar algum sobrevivente", declarou a ministra, que foi à área do acidente. As equipes de socorro, formadas por 40 profissionais, rastrearam a zona apoiadas por três helicópteros. Essa operação de resgate foi suspensa por risco de descolamento de placas de neve.

Equipes rastrearam a zona apoiadas por três helicópteros. (Foto: Reuters)

Alliot-Marie acrescentou que é extremamente difícil saber com certeza quantas pessoas ficaram presas na avalanche. Ela disse, no entanto, que "graças aos meios técnicos, tem certeza de haver gente sob a monumental avalanche de neve”. As autoridades tinham informado anteriormente que, dos desaparecidos, cinco eram austríacos e três suíços. Cinco dos feridos são franceses e os outros três são italianos, com idades entre 26 e 37 anos. A avalanche teve uma largura de 200 metros e um comprimento de 50 metros. Alliot-Marie também visitará os feridos no hospital de Sallaches, para se reunir depois com as equipes de socorro que participam da operação, indicou o ministério em comunicado. O prefeito de Chamonix, Eric Fournier, cortou durante o domingo (24) o acesso aos alpinistas ao pico de Tacul.

Helicópteros foram usados por equipes de resgate. (Foto: Reuters)
EFE

Getúlio Vargas


Nascimento: 19/4/1883, São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil
Filiação: Manuel do Nascimento Vargas (General) e Cândida Dornelles Vargas (estancieiros) Falecimento: 24/8/1954, em seu quarto do Palácio do Catete, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Suicida-se com um tiro de 32 no coração

Militar e político; Ministro da Fazenda de Washinngton Luís (até 1928); Presidente do RS; líder da Revolução de 1930, depõe Washington Luís e torna-se Presidente (03/11/1930 a 17/07/1934), iniciando a Era Vargas; elege-se para a ABL e muda a moeda; inaugura o "populismo", cria o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, estabelece as férias remuneradas, aposentadoria, assistência médica, horários de serviço e estabilidade; enfrenta a Revolução Constitucionalista (1932) em SP; institui o voto feminino (1933); implanta a ditadura do Estado Novo (10/11/1937 a 29/10/1945); cria o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) em 1939 - o primeiro mecanismo de controle da informação política brasileiro; institui o Salário Mínimo (1940) e a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em 1943; renuncia (1945), mas orienta a formação do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e do PSD (Partido Social Democrático); reeleito Presidente (31/01/1951 a 1954) com estrondosa votação popular; inaugura a PETROBRAS (Petróleo Brasileiro S/A, 03/10/1953) e a ELETROBRAS.
"...saio da vida para entrar na história."

Projeto VIP

Trinta monumentos históricos de São Paulo serão restaurados


Monumento às bandeiras que será resturado numa parceria da Prefeitura de São Paulo com a iniciativa privada (Foto: Divulgação/Grupo Votorantim)

Trinta monumentos históricos da cidade de São Paulo devem ser restaurados neste ano por meio de uma parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura. Entre as obras que serão recuperadas está o "Monumento às bandeiras" - do escultor Victor Brecheret - que fica no Ibirapuera, Zona Sul da cidade -, além de quatro esculturas na Praça da Sé, na região central .


Os trabalhos de recuperação devem começar ainda neste mês de agosto e estão previstos para serem encerrados em novembro. A restauração está orçada em R$ 3,2 milhões. Além da obra em si, o serviço também deve melhorar a sinalização que indica o monumento e vigilantes ficarão a postos para evitar que a obra seja depredada enquanto é feito o trabalho de restauração.

A arquiteta Rafaela Bernardes, da comissão de esculturas da Secretaria Municipal de Cultura, disse que a empresa e a prefeitura conversaram para chegar a uma lista final de esculturas a serem restauradas. “Quem escolheu foi a empresa, ela fez um roteiro na cidade e submeteu ao departamento. A gente tirou algumas, porque elas já tinham sido restauradas há pouco tempo, e nós pedimos que outras fossem acrescentadas, até chegarmos a uma lista final”, contou.

Durante a recuperação, os monumentos serão protegidos por painéis que terão informações históricas sobre a obra, o autor e quais as ações de restauro que estão sendo feitas. O trabalho será executado por uma empresa contratada e supervisionado pela prefeitura. Para poder ser colocada a marca da empresa Votorantim, que assinou a parceria com a prefeitura, no painel que revestirá a obra, o projeto foi submetido e aprovado pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão que delibera sobre a legislação de anúncios no município. A marca da empresa ocupa apenas 5% de uma face do painel, segundo informações da CPPU. A empresa pretende levar alunos de escolas públicas e privadas da capital para ver o restauro das obras. Segundo a Votorantim, é uma forma de educar os estudantes para a conservação dos espaços públicos do município.

Placas de identificação
Rafaela afirma que um dos maiores problemas é o furto das placas de identificação das esculturas. Por isso, foi feito um estudo para a substituição delas por outras feitas de material de baixo valor comercial. “São placas de granito com inscrições em baixo relevo. Todas as colocadas pela Votorantim vão seguir os mesmos critérios”, disse. De acordo com a arquiteta, o convênio prevê a adoção das esculturas pela empresa durante um ano. “Nesse período, estão programadas algumas conservações e, se acontecer alguma coisa com a peça, a gente conta com a ajuda deles para a recuperação”, afirmou. Para Rafaela, a iniciativa é importante para a cidade. “É o momento que a sociedade pode contribuir para uma cidade melhor.”

Globo on line

Por onde anda Roberto Baggio?

Um dos jogadores mais amados da Azurra, Roberto Baggio conta em entrevista sobre seu afastamento da vida pública, sobre seu estado de felicidade atual. Leia a entrevista na íntegra, em italiano, no link abaixo.


La Repubblica

Chefe da Camorra é preso na frente da família em praia no sul da Itália

Roma, 24 ago (EFE) - A Polícia italiana prendeu hoje Vincenzo Marrazzo, de 43 anos, considerado o chefe da homônima família da Camorra (máfia napolitana) e foragido da Justiça desde maio, enquanto ele passava o dia na praia com sua família. As forças da ordem procuravam Marrazzo desde 25 de maio, quando desapareceu de Isili, na Sardenha, onde cumpria pena em regime aberto. O chefe da família Marrazzo, que controla Sant'Antimo, Casandrino e Grumo Nevano, no norte de Nápoles, foi detido na praia de Margherita di Savoia, na província de Foggia (sul), onde passava o dia com a família. Marrazzo, segundo os investigadores, não queria perder o aniversário de seu filho, que completa 18 anos hoje. O chefão da Camorra tinha sido preso em março de 2005 por associação com a máfia.

F 1 - Massa vence em Valência

Felipe Massa conseguiu uma vitória com sabor de volta por cima no GP da Europa de Fórmula 1, disputado no novo circuito de rua de Valência, na Espanha. Com facilidade, o brasileiro largou na pole position, fez a melhor volta e só perdeu a liderança durante a primeira rodada de pit stops. Lewis Hamilton, líder do campeonato, foi o segundo colocado, mas não chegou a ameaçar o domínio do piloto da Ferrari neste domingo.

Globo Esporte

Padre lança concurso para eleger a freira mais bonita da Itália


Beleza pode contribuir para a missão evangelizadora, diz idealizador.Internautas poderão ajudar a escolher a 'miss freira' da Itália.


Um padre católico lançou na Itália um concurso na internet para eleger a freira mais bonita do país, informou a imprensa local. "Sister Italia 2008" (Irmã Itália 2008, em tradução livre) é nome do concurso de beleza que o teólogo Antonio Rungi idealizou para acabar "com alguns preconceitos que tornam as freiras menos atraentes". Para participar da disputa, as irmãs não terão que desfilar com seus hábitos nem mostrar seus dotes, mas apenas enviar uma foto, que será divulgada em um site. Como todos os concursos, o "Miss Freira" também possui alguns requisitos: só poderão participar da competição freiras noviças ou professas, e com mais de 18 anos e menos de 40. Para se inscreverem, as religiosas terão que enviar "fotos bonitas e expressivas, que mostrem sua beleza nos planos estético e espiritual", disse o padre.Depois, caberá aos internautas escolher a freira mais bonita da Itália.

Beleza evangelizadora
"Uma freira santa, inteligente, mas também bonita, pode contribuir muito para a missão evangelizadora e da pastoral juvenil", acrescentou o sacerdote, que pediu que várias freiras revelassem sua beleza neste concurso."Vivemos em tempos nos quais a visibilidade é muito importante e pode ser útil às freiras para que (as pessoas) conheçam seu instituto e o carisma de uma fundação religiosa", acrescentou.Segundo Rungi, o concurso ajudará a mudar "a imagem de que as freiras são tristes, desiludidas com a vida e não realizadas", e também "fará aumentar as vocações entre as jovens".Rungi explicou que seu verdadeiro objetivo é organizar no futuro um verdadeiro concurso de beleza para freiras, no qual elas possam ganhar prêmios e destiná-los às iniciativas humanitárias das instituições às quais pertencem.

EFE

Pequim 2008 - Vôlei de prata

A Seleção de Prata
EUA 3 sets x Brasil l set


O meio-de-rede Gustavo brilhou na rede e garantiu o prêmio de melhor bloqueador dos Jogos Olímpicos de Pequim.

O americano Clayton Stanley, que fez o Brasil sofrer durante a decisão, foi eleito o melhor jogador da competição, além do melhor sacador e maior pontuador (146 acertos).

O melhor atacante do torneio foi o polonês Sebastian Swiderski, com aproveitamento de 37,76%, enquanto o russo Alexey Verbov foi nomeado o melhor defensor.

A Polônia ainda faturou mais dois títulos: Pawel Zagumny foi o melhor levantador, enquanto Michal Winiarski foi premiado por sua recepção.

A seleção italiana, que ficou em quarto lugar, recebeu apenas um prêmio. O líbero Mirko Corsano foi eleito o melhor da posição.


Do Globo Esporte

sábado, 23 de agosto de 2008

Italiano Luca Toni dá susto na torcida do Bayern de Munique

O atacante Luca Toni deu um susto na torcida do Bayern durante o empate com o Borussia Dortmund, neste sábado, pela segunda rodada do Campeonato Alemão. Após levar uma pancada de um zagueiro adversário, o italiano caiu em campo e se contorceu de tal modo que muita gente pensou que ele tivesse sofrido uma séria lesão. No entanto, o alguns instantes depois, o jogador se levantou e continuou normalmente na partida.

Das agências de notícias
Dortmund, Alemanha

Atleta cubano banido do taekwondo

O atleta cubano Angel Valodia Matos deu um chute na cabeça do árbitro que dirigia o encontro de taekwondo contra o cazaque Arman Chilmanov. A luta valia a medalha de bronze olímpica na categoria 80 quilos. Em conseqüencia, o lutador e seu técnico foram banidos para sempre de toda competição internacional pela Federação Internacional de Taekwondo (WTF).


Fotos: La Repubblica

Pequim 2008 - Ouro no peso pesado, russo diz que se vingou de italiano por derrota em 2007

Rakhim Chakhiev

Pequim, 23 ago (EFE) - O pugilista russo Rakhim Chakhkiev, ouro no boxe na categoria peso pesado nos Jogos Olímpicos de Pequim ao derrotar na final o italiano Clemente Russo por 4 a 2, disse que vingou sua derrota na decisão do mundial de 2007 em Chicago (Estados Unidos)."Era a luta ideal para vingar minha derrota e, além disso, conseguir o grande sonho de uma medalha de ouro olímpica. Acho que sempre fui superior a meu rival", afirmou Chakhkiev.

Pequim 2008 - Dia de ouro e bronze para o Brasil


Meninas do vôlei bloqueiam todos os fantasmas e conquistam o ouro olímpico. Seleção brasileira mantém a cabeça no lugar, vence as americanas e chega ao topo do mundo com uma vitória redentora nos Jogos de Pequim.


Natália Falavigna conquista medalha inédita para o taekwondo brasileiro. Ela agradece aos céus a medalha que já poderia ter vindo quatro anos antes, em Atenas

Globo Esportes

Presidente da Accademia della Crusca visita ABL

No dia 25/8, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., a Presidente da Accademia della Crusca, Professora Nicoletta Maraschio, realizará a conferência: "Una lingua, una civiltà, Il vocabolario", que abordará as origens da Crusca, a mais antiga do gênero, e de seu primeiro vocabulário (1612). Una lingua, una civiltà, Il vocabolario" tem entrada franca e contará serviço de tradução simultânea. O Portal da Academia Brasileira de Letras também transmite, ao vivo, a partir das 17h20. Nicoletta Maraschio, nasceu em Pavia (Itália) e é a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Accademia della Crusca. Suas pesquisas abrangem o ensino do italiano no exterior encarando também o problema da linguagem dos grandes meios de comunicação da contemporaneidade: o italiano no cinema, original e dublado, aquele utilizado no rádio e na televisão. Nicoletta Maraschio coordenou vários projetos de pesquisa nacionais, dirigindo desde 2001, junto com Sergio Raffaelli, a coletânea "L'italiano in pubblico" da casa editora Cesati.

Portal ABL /Comunità Italiana

IIC-Rio exibe "Anjos do Brasil"

Na próxima terça-feira, dia 26/8, às 18 horas, será exibido o filme "Anjos do Brasil" dirigido pela italiana Silvia Capucci, na Sala Itália do Instituto Italiano de Cultura (Av. Antonio Carlos, 40 - 4º andar, Centro), no prédio do Consulado Geral da Itália. A entrada é franca. Após a exibição haverá uma mesa de debates tendo como tema: "Turismo sexual e a exploração de menores: o que fazer?". Farão parte da mesa de debates; a diretora Silvia Capucci, o Vereador Stepan Nercessian Presidente da Fundação Astrojildo Pereira; o Sr. Roberto Pereira do Centro de Educação Sexual - CEDUS; um representante da Associação DAVIDA (a confirmar) e Andrea Lanzi Presidente da Associação Anita e Giuseppe Garibaldi. O evento é organizado pela Associação Anita e Giuseppe Garibaldi; Fundação Astrojildo Pereira e em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro.

Instituto Italiano de Cultura, RJ

Ensino Superior europeu passa por mudanças

Universidade de Bolonha

O sistema de ensino superior europeu virou um canteiro de obras. A maior reforma dos últimos anos no sistema educacional pretende trazer transparência, qualidade e mobilidade ao ensino superior do Velho Continente. Um dos quesitos mais considerados na hora de escolher um curso superior é a tradição da instituição de ensino. Quanto maior o renome de uma universidade, maior a crença em sua credibilidade e o desejo de fazer parte do seu quadro de alunos. Não à toa muitos estudantes brasileiros procuram universidades no continente europeu para iniciarem, concluírem ou aperfeiçoarem seus conhecimentos acadêmicos, na procura de um diferencial no currículo profissional.

Com 919 anos de idade, a Universidade de Bolonha, na Itália, é considerada a mais antiga instituição de ensino superior da Europa. Pois justamente o berço da tradição do ensino superior, a Europa, vem realizando uma série de transformações no seu sistema de ensino superior. Trata-se do Processo de Bolonha, acordo estipulado em 1999 na cidade homônima da universidade considerada a mais antiga da Europa. Naquele ano, reuniram-se 27 ministros europeus de Educação para firmar um audacioso projeto que visa à criação de um "espaço europeu de ensino superior". O "espaço europeu de ensino superior" deverá ser alcançado, entre outras medidas, através da equivalência dos títulos acadêmicos, comparáveis entre si e válidos em todo o território europeu.

Até 2010, todas as instituições de ensino superior dos países envolvidos no processo deverão oferecer os títulos de Bachelor (bacharelado), Master (mestrado) e Promotion (doutorado). Fala-se no sistema "3+2+3", ou seja, três anos de graduação, dois anos de mestrado e três de doutorado. Além da obtenção dos mesmos títulos, a execução do Processo de Bolonha deverá ser garantida através do chamado "Diploma Supplement" (DS), um documento com informações sobre o conteúdo da grade curricular, a descrição do título obtido e as qualificações vinculadas a ele. Expedido gratuitamente para todos os formandos em instituições de ensino superior de países participantes do Processo de Bolonha, o DS já é considerado a referência padrão para o reconhecimento de créditos estudantis em nível europeu. Atualmente, 46 países da Europa estão envolvidos neste grande canteiro de obras no sistema educacional, com exceção apenas de Belarus, Mônaco e San Marino.

A maior reforma educacional dos últimos anos no Velho Continente pretende tornar a oferta mais competitiva e internacional, além de oferecer ao estudo maior qualidade, transparência e mobilidade. O pontapé inicial para o Processo de Bolonha foi dado pela Alemanha. O país foi um dos primeiros na Europa a manifestar interesse na conquista de um espaço comum de ensino superior na Europa, ainda em 1998. Juntamente com Reino Unido, França e Itália, os alemães assinaram já naquele ano um documento que ratificava o intuito dos quatro países em encurtar barreiras e encontrar soluções comuns para o aperfeiçoamento do sistema educacional na Europa. Desde então, muito fez-se neste sentido.

No semestre de verão 2008 (de abril a outubro) as instituições alemãs de ensino superior ofereceram 4.541 cursos Bachelor e 3.065 cursos Master. Estes dados já correspondem a 67% de todos os cursos de formação superior oferecidos no país. Até agora, os tradicionais certificados de conclusão de cursos superiores alemães eram o Diplom (diploma universitário) e - nas Ciências Humanas - o título de Magister. Para obter um destes títulos, o aluno necessitava estudar cerca de cinco anos, caso conseguisse terminar seu curso no tempo regular. Porém, para aqueles que não o conseguiam, o tempo de estudo poderia se esticar infinitamente, em mais três, cinco, ou até mesmo dez anos. Sob esse ponto de vista, um dos mais importantes objetivos do Processo de Bolonha na Alemanha é contornar esse problema, tornando o estudo no país mais atraente e diminuindo o número de Studienabbrecher - palavra em alemão que designa os estudantes universitários que interrompem os estudos. Já a partir do semestre de inverno 2008/09 (de outubro a abril) não deverão ser mais aceitas inscrições para cursos com títulos de Diplom ou Magister. A meta é que até 2010 não seja mais oferecido nenhum curso com esses títulos nas universidades alemãs.

Dw-World/Comunità Italiana

Rita Pavone





Rita Pavone
Nascimento: 23/8/1945, Turim, norte da Itália
Casamento: Teddy Reno (1968): 2 filhos (Giorgio e Alessandro)
Cantora (estréia em 1962, ganhando o "Festival dos Desconhecidos"); primeira gravação: "La Partita di Pallone" (RCA); sucesso em toda a Europa, Japão e Américas, entra em decadência a partir de 1969; atriz e política.

Projeto VIP

Pequim 2008 - Argentina derrota a Nigéria e fatura o bi olímpico no futebol


Argentina 1 x 0 Nigéria


Globo Esporte

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Itália: Rússia está envolvida com questão na Geórgia

O ministro das Relações Exteriores da Itália, declarou hoje que "a Rússia está envolvida na missão de observação" na Geórgia. Em entrevista concedida ao telejornal italiano Tg1, da emissora italiana de televisão RAI, Frattini explicou que, para resolver a crise em Cáucaso, "é necessária uma missão internacional de manutenção da paz, mas também de observação da situação do território". Para o ministro, é necessária também "uma resolução do Conselho de Segurança que dê força jurídica internacional aos seis pontos do acordo do presidente [Nicolas] Sarkozy", referindo-se ao acordo firmado pelo presidente francês, que está na presidência rotativa da União Européia, com a Rússia para o cessar-fogo na Ossétia do Sul. Frattini acrescentou ainda que Moscou "está obviamente envolvida porque, no Conselho de Segurança, a Rússia tem o direito de veto e continua envolvida para que se retome logo a colaboração militar entre o país e a OTAN".

Ansa

Imprensa é criticada por ignorar morte de casal gay em acidente aéreo

Domenico Riso

A morte do italiano Domenico Riso no acidente aéreo ocorrido na última quarta-feira na Espanha foi classificada como uma "dupla tragédia" pelo secretário da associação italiana de defesa dos direitos humanos Certos Direitos, devido à abordagem da mídia sobre sua opção sexual. "A tragédia humana de Domenico Riso, único italiano morto no acidente aéreo de Madri, é dupla. Ninguém na Itália, nem mesmo a mídia, com exceção do jornal Corriere della Sera, reconheceu que sua morte, junto ao seu companheiro e o menino que vivia com eles em Paris, é o fim de uma família. Um fim trágico, como é o de toda a família que morre, que não existe mais por causa de um grave acidente", disse Sergio Rovasio, secretário da associação. "É tabu na Itália falar desse tipo de família, mesmo que haja uma criança envolvida, mesmo que essa criança tenha morrido no incidente. Se na Itália não se reconhece nenhum direito a esse tipo de família, porque seria necessário reconhecer sua existência quando morre uma?", questionou ironicamente Rovasio. "Viva a Itália que vive na hipocrisia, onde ainda que haja uma família esta não deva existir, nem viva nem morta, e sem merecer nem mesmo uma missa", completou.

Ansa
Foto: Corriere della Sera

Pequim 2008 - Vôlei masculino na final


Brasil 3 x 1 Itália


Globo Esporte

Pequim 2008 - Um exemplo pela vitória! Herói do Afeganistão ganha casa como presente pelo bronze no taekwondo

Rohullah Nikpai já é considerado um herói no Afeganistão, um país marcado por guerras nas últimas décadas. O atleta ganhou a medalha de bronze na categoria até 58kg, no Taekwondo, a primeira de toda a história do país nas Olimpíadas. E como prêmio recebeu uma casa bancada pelo governo. O presidente Hamid Karzai ligou dando os parabéns ao atleta e anunciou o presente.

O melhor resultado de um atleta do Afeganistão nos Jogos Olímpicos até agora era a quinta posição de Mohammed Ebrahimi na luta livre em 1964. Em Pequim, o país tem apenas quatro representantes - dois no taekwondo e dois no atletismo. A velocista Robina Muqimyar, primeira mulher do Afeganistão a disputar uma Olimpíada foi a última colocada entre as 85 corredoras dos 100m rasos com o tempo de 14s80. Ela competiu com uma burka respeitando a religião do país. Além dela, o velocista Massoud Azizi ficou em 76º entre os 80 participantes dos 100m rasos com o tempo de 11s45. O medalhista Rohullah Nikpai, que tem 21 anos, tem uma bolsa de “solidariedade olímpica”. Com isso treina fora do Afeganistão com a ajuda de um programa técnico e financeiro. Na disputa pelo bronze, Nikpai venceu o espanhol campeão mundial Juan Antonio Ramos, que nas quartas-de-final superou o brasileiro Márcio Wenceslau.

Globo Esporte

Lampedusa, mais imigrantes ilegais

Pelo menos 349 imigrantes foram interceptados nessa sexta-feira pela Guarda Costeira italiana em uma embarcação a poucos quilômetros da costa da ilha de Lampedusa, indicaram fontes oficiais. Pouco depois, a Polícia Federal deteve 30 milhas ao sul de Lampedusa uma embarcação com 90 pessoas, entre os quais 15 mulheres, de origem nigeriana e cingalesa. É a segunda vez em dois dias que um grupo tão grande de imigrantes chega em apenas um barco à ilha de Lampedusa, o território italiano mais próximo da costa africana. Nessa última quinta-feira, 355 pessoas, entre as quais 57 mulheres e 18 crianças, originárias de Eritréia, chegaram em uma embarcação ao porto da ilha siciliana. Somente neste dia desembarcaram um total e 455 imigrantes. Já na região da Calábria, sudoeste da península italiana, ocorreu hoje um desembarque de cerca de 60 estrangeiros, de nacionalidade egípcia e palestina, 30 dos quais foram interceptados, enquanto os demais fugiram. O número de imigrantes que chegaram por via marítima às costas italianas duplicou durante os primeiros sete meses deste ano com relação ao mesmo período de 2007. O centro de primeiro acolhimento de Lampedusa, com capacidade para receber até 850 pessoas, conta neste momento com 1200.

Ansa/La Repubblica

Pequim 2008 - Seleção brasileira de futebol masculino é bronze


Brasil 3 x 0 Bélgica


Globo Esporte

Pequim 2008 - Maggi é ouro no salto em distância

Enquanto as adversárias estavam maquiadas, com cortes de cabelo ousados e piercings no umbigo, Maurren Maggi chegou para a final do salto em distância nesta sexta-feira de cara limpa, com um simples coque. Após cinco saltos no Ninho do Pássaro, veio o enfeite que ela queria: a medalha de ouro. Com a conquista desta sexta, Maurren entra para a história ao se tornar a primeira brasileira a garantir uma medalha de ouro no atletismo. Além disso, desde 1984, com Joaquim Cruz nos 800m rasos, que o Brasil não garantia o primeiro lugar no pódio dos Jogos Olímpicos.

Maurren voa para o salto de ouro

A prata ficou com a atleta russa Tatyana Lebedeva com a marca de 7,03m. A nigeriana Blessing Okagbare garantiu a medalha de bronze com 6,91m.

Maurren Maggi chegou concentrada. Na apresentação, se limitou a dar um sorriso para as câmeras e um tchauzinho para o público presente no Ninho do Pássaro. Antes do primeiro salto, fez o sinal da cruz, pediu as palmas do público, deu um berro e voou: 7,04m, seu melhor salto na temporada. O ritual iria se repetir em todos os saltos. Mas, nas próximas três tentativas, a vontade da brasileira de garantir logo o ouro era tanta que acabou queimando e anulando aos boas marcas alcançadas.

A preocupação em não queimar mais fez com que Maurren saltasse bem longe da linha vermelha. Mesmo assim, atingiu 6,76m. Antes do último salto, a brasileira ainda precisava torcer contra a russa Tatyana Lebedeva, a única que ainda podia ameaçar o seu objetivo.

A russa até chegou a assustar atingindo 7,03m em sua última tentativa. Mas, por um centimetro, não conseguiu acabar com o sonho de Maurren, que dispensou o último salto e já foi comemorar a conquista.

Enquanto Lebedeva tirava areia da perna e não escondia a decepção no banco, Maurren foi até a arquibancada e abraçou o técnico, Nélio Moura. Pegou uma bandeira do Brasil e, para homenagear o país-sede dos Jogos, levou também uma bandeirinha da China. Correu pelo Ninho do Pássaro, vibrou e chorou, até voltar ao ponto de onde tinha saído para abraçar o treinador de novo.

Keila Costa, que tentava beliscar um lugar no pódio, acabou parando na metade da prova, quando há o corte das quatro piores marcas. Como queimou as duas primeiras tantativas, a brasileira só teve um salto computado: 6,43m. Ela terminou a competição em 11º lugar das 12 classificadas para a final.


Globo Esportes

Câmara Italiana recebe homenagem do Legislativo paulista

O presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio Indústria e Agricultura, Edoardo Pollastri, recebeu uma justa homenagem na noite da última terça-feira (19/8), no Auditório André Franco Montoro da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. O CONSCRE – Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras - na pessoa do seu Presidente, Sergio Serber, juntamente com o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, homenageou as pessoas que, por indicação de suas comunidades, se destacaram no ano de 2007.

O evento, um dos mais tradicionais da Assembléia, neste ano contou com personalidades das comunidades grega, portuguesa, espanhola, árabe, boliviana, armênia, judaica, paraguaia, russa, letoniana, italiana, japonesa, afro e peruana. Após o Ato Solene, foi realizada uma recepção no Hall Monumental da Assembléia Legislativa, com apresentações de canto e dança e degustação de comidas típicas, tudo em ilhas gastronômicas, organizadas e oferecidas pelas comunidades.

Divulgação

22 de agosto - Dia do Folclore

Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore. Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação". Para que serve? O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.
Qual a origem da palavra "folclore"? A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".
Qual a origem do folclore brasileiro? O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.
Região Sul Danças: congada, cateretê, baião, chula, chimarrita, jardineira, marujada.Festas tradicionais: Nossa Senhora dos Navegadores, em Porto Alegre; da Uva, em Caxias do Sul; da Cerveja, em Blumenau; festas juninas; rodeios.Lendas: Negrinho do Pastoreio, do Sapé, Tiaracaju do Boitatá, do Boiguaçú, do Curupira, do Saci-Pererê.Pratos: Baba-de-moça, churrasco, arroz-de-carreteiro, feijoada, fervido.Bebidas: chimarrão, feito com erva-mate, tomado em cuia e bomba apropriada.
Região Sudeste Danças: fandango, folia de reis, catira e batuque.Lendas: Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Iara, Lagoa Santa.Pratos: tutu de feijão, feijoada, lingüiça, carne de porco.Artesanato: trabalhos em pedra-sabão, colchas, bordados, e trabalhos em cerâmica.
Região Centro-Oeste Danças: tapiocas, congada, reisado, folia de reis, cururu e tambor.Festas tradicionais: carvalhada, tourada, festas juninas.Lendas: pé-de-garrafa, Lobisomem, Saci-Pererê, Ramãozinho.Pratos: arroz de carreteiro, mandioca, peixes.
Região Nordeste Danças: frevo, bumba-meu-boi, maracatu, baião, capoeira, caboclinhos, bambolê, congada, carvalhada e cirandas.Festas: Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição, Iemanjá, na Bahia; Missa do Vaqueiro, Paixão de Cristo, em Pernambuco; romarias - destaca-se a de Juazeiro do Norte, no Ceará.Pratos - Arroz de Hauçá, Baba-de Moça, Frigideira de camarão, Bolo-de-Milho e outros.
Região Norte Danças: marujada, carimbó, boi-bumbá, ciranda.Festas: Círio de Nazaré (Belém), indígenas.Artesanato: cerâmica marajoara, máscaras indígenas, artigos feitos em palha.Lenda: Sumaré, Iara, Curupira, da Vitória-régia, Mandioca, Uirapuru.Pratos: caldeirada de tucunaré, tacacá, tapioca, prato no tucupi.

Bumba-meu-boi

Principais manifestações folclóricas:

BUMBA-MEU-BOI - Auto ou drama pastoril que por tradição é representado durante o período natalino, como sobrevivência das festividades cristãs medievais, em que o culto do boi se fazia em homenagem ao nascimento de Cristo. De tradição luso-ibérica do século XVI, nasceu dos escravos e pessoas agregadas aos engenhos e fazendas. PASTORIL - Festa de origem portuguesa, onde "pastoras" vestidas de azul e encarnado, se apresentam diante do presépio em atitude de louvor ao Menino Jesus. Representado durante o Natal.
REISADO - De origem ibérica, é caracterizada por um grupo de pessoas que se reúne para cantar e louvar o nascimento de Cristo. Os praticantes personificam a história dos gladiadores romanos, dos três reis magos e a perseguição aos cristãos. A época principal de exibição são as festividades natalinas, sobretudo no período dos Santos Reis, e o local é de preferência diante de uma lapinha ou presépio. O enredo mais autêntico é registrado em Juazeiro do Norte.
CANINHA VERDE - Dança-cordão de origem portuguesa, introduzida no Brasil durante o ciclo da cana-de-açúcar. Apresenta também elementos de outros folguedos, tais como: casamento matuto (quadrilha junina), mestres e a formação de cordões (pastoril).
DANÇA DO COCO - Surgiu nos engenhos de açúcar, entre os negros existentes no Ceará. Nasceu da cantiga de trabalho, ritmada pela batida das pedras quebrando os frutos, transformando-se, posteriormente, em dança, surgindo uma variedade de temas e formas de coco (coco de praia, do qual participa apenas o elemento masculino, e o coco do sertão, dançando aos pares, homens e mulheres). Dançado em roda, numa forma rítmica altamente contagiante e sensual.
MANEIRO PAU - Surgiu na região do Cariri na época do cangaço. Caracteriza-se por uma dança cujo entrechoque dos cacetes e o coro dos dançarinos produzem a musicalidade e a percussão necessárias. No Crato, o grupo de Maneiro Pau associado à Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto realiza a dança com características dramáticas. É representado nos sítios, subúrbios e pés-de-serra do Crato e cidades vizinhas por ocasião de comemorações diversas.
FOLIA DE REIS - Originalmente, festa popular dedicada aos Três Reis Magos em sua visita ao Deus Menino. É caracterizada por um grupo de pessoas que visitam amigos ou conhecidos, a partir do dia 2 de janeiro ou nas vésperas dos Reis (5/1). Nas visitas eles cantam e dançam versos alusivos à data, ao som de instrumentos e solicitam alimentos e dinheiro. É tradicional utilizar a arrecadação para a ceia no dia de Nossa Senhora das Candeias (2 de fevereiro). A visita noturna tem mais graça quando se torna uma surpresa.
TORÉM - Dança indígena originária dos descendentes dos índios Tremembé, nativos do povoado de Almofala, no distrito de Itarema, o Torém surgiu por volta do século XVIII no Ceará. É simples e imitativa da fauna local, tendo como ponto alto o momento em que é servido o "mocororó", uma bebida fermentada do caju, bastante forte. O espetáculo é de grande plasticidade.
DANÇA DE SÃO GONÇALO - Como parte integrante da bagagem cultural do colonizador lusitano, a dança que integrava o culto a São Gonçalo do Amarante, bastante popular em Portugal, foi introduzida no Brasil, sendo, talvez, um dos ritmos mais difundidos do catolicismo rural brasileiro. No município de São Gonçalo do Amarante a dança é realizada durante a festa do santo padroeiro e apresentada em nove jornadas, num ambiente de muita fé e animação. São Gonçalo é o protetor dos violeiros e das donzelas casamenteiras.

Maracatu

MARACATU - De origem africana, consiste num desfile de reis. Apresenta-se em forma de cortejo carnavalesco que baila ao som de instrumentos de percussão, acompanhando uma mulher que na extremidade de um bastão conduz uma bonequinha ricamente enfeitada - a calunga. A dança se dá em passos lentos e cadenciados.

Velhos Amigos

Consulados italianos: novas exigências para legalização de documentos

A descoberta do recebimento de várias certidões falsas, em processos de reconhecimento da cidadania italiana, fez com que o Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte alterasse as normas para a legalização de documentos, se precavendo de futuras falsificações. Segundo comunicado, disponibilizado na última terça-feira (19) no site da instituição, a partir de 1º de outubro a certidão de não renuncia à cidadania italiana (Certificato di mancata rinuncia) será emitida somente contra apresentação da documentação completa do pedido de cidadania e as certidões legalizadas serão entregues, no mínimo, 30 dias após o recebimento por parte deste Consulado. Também, por motivos de excesso de pedidos de legalização de documentos, passa a ser necessário apresentar o certificado eleitoral do requerente com validade de, no mínimo, um ano.

Já em Porto Alegre, o Consulado Geral da Itália informou, por meio de um e-mail enviado, na última quarta-feira (20), aos escritórios que prestam assessoria em processos de reconhecimento da cidadania italiana, sobre os novos procedimentos que passam a valer já a partir da data da publicação.

Entre as novidades está a determinação de que as certidões brasileiras passem a ser requeridas “de inteiro teor” - extraído de um livro de registro que reproduz todas as palavras nele contidas - e sejam emitidas no máximo há um ano, com firma reconhecida por um Tabelião da jurisdição consular. Também os batismos no Brasil valerão somente se produzidos até 01/01/1889 e os casamentos religiosos somente se produzidos até 21/05/1890, após tais datas servirão somente documentos civis. Ainda: os divorciados e separados judicialmente terão que apresentar cópia integral dos processos de separação e divórcio com tradução, e não somente algumas peças, e os divorciados administrativamente (L.11441 de 04/01/2007) passarão a ter que apresentar certificado de Divórcio original traduzido. A apresentação do processo poderá ser feita somente pelo titular do agendamento.


O novo procedimento teria partido de uma determinação do Ministério de Relações Exteriores da Itália, e já estaria em curso em outras circunscrições consulares italianas no Brasil.

Agendamentos
Em São Paulo, onde reside o maior número de descendentes de italianos no Brasil, o Consulado está com o agendamento de legalizações de certidões de registro civil (para reconhecimento da cidadania diretamente na Itália ou outro País) e também para apresentação de pedido de naturalização por casamento – suspensas até 31 de dezembro de 2008 – em vista de todas as datas já terem sido todas reservadas.

Em Curitiba, desde 28 de abril passado, os usuários somente podem se dirigir ao setor de cidadania exclusivamente pelo correio eletrônico - cittadinanza.curitiba@esteri.it – e não são mais aceitos pedidos de legalização, além daqueles regularmente agendados.

O Consulado da Itália no Rio de Janeiro avisa que, tendo em vista o grande número de requerimentos diariamente recebidos, o passaporte deve ser solicitado “somente em caso de efetiva e urgente necessidade (para realizar viagem ao exterior) e não por outros motivos que não estejam diretamente relacionados à sua primária função de documento de viagem”. A prioridade será dada a quem possua apenas um passaporte (cidadãos com unicamente a cidadania italiana), idosos, pessoas que enfrentem algum problema de saúde, gestantes e por motivos de viagem.