terça-feira, 30 de setembro de 2008

Acadêmico britânico lança biografia de Lula em inglês

Uma biografia em inglês do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será lançada nesta terça-feira (30) em Londres. O professor Richard Bourne, da London University, retrata a vida do presidente em "Lula of Brazil - The Story So Far", publicada pela Zed Books.

O livro levanta a história de Lula desde sua infância no Nordeste brasileiro, passando pela atuação sindical no ABC paulista, a fundação do Partido dos Trabalhadores, as tentativas de eleição presidencial em 1989 e 1998, as campanhas vitoriosas em 2002 e 2006 e também pelos escândalos de corrupção que abateram as figuras mais importantes do seu governo.

Com 272 páginas, a biografia é apresentada como "a história de um homem contra a história contemporânea de um poder emergente". O britânico Richard Bourne visitou o Brasil pela primeira vez em 1965, como jornalista do jornal "The Guardian".

Ele também é autor de outros livros sobre a América Latina, como "Assault on the Amazon", "Getúlio Vargas of Brazil: Sphinx of the Pampas" e "Political Leaders of Latin América".

JC Online/Zed Books

Itália nunca teve política clara sobre imigração, diz associação cristã

ROMA - O responsável pela imigração da Associação Cristã dos Trabalhadores Italianos (Acli), Pino Gulia, declarou que "o tema da imigração deve ser tratado pelos políticos tendo em mente que ultrapassa o tempo curto das legislaturas" e que nunca houve na Itália "uma política clara da imigração, que tenha fornecido certezas aos imigrantes".

"A Itália é o único país europeu que não tem uma lei bem estruturada sobre asilo político, e se recorre a medidas sem fazer uma lei orgânica. Este último decreto legislativo nos diz isso: não se atendem as situações de gravidade que chegam às nossas portas e se detêm as pessoas que têm todo o direito de pedir asilo. Estão rebaixando os direitos", disse Gulia.

"Sobre a restrição do direito de reunião familiar, a decisão é ainda mais severa: a reunião familiar é o primeiro sintoma que permite exprimir a amplitude de ser cidadão, trabalhador e homem, mas ao mesmo tempo dá uma segurança social", acrescentou.

Segundo Gulia, é necessário iniciar "um debate sério" a respeito do tema: "O projeto de lei Amato-Ferrero (aprovado em abril de 2007, ndr) atuava nesse sentido e seguia uma intuição correta, seja porque controlado pela administração, seja porque confrontado com a sociedade civil".

"Permitia a entrada (no país) através de financiamento mediante algumas garantias, ou pelo autofinanciamento ou através de medidas que podem ser adotadas nos países de origem mas que são controladas e desenvolvidas pela administração" italiana, explicou Gulia. (ANSA)

Caserta: Polícia cumpre mandados de prisão contra os Casalesi; bens seqüestrados

Na região de Caserta (sul da Itália), foi desencadeada nas primeiras horas de hoje uma vasta operação, coordenada pela Direção Central da Polícia, contra o clã dos Casalesi. Agentes da Esquadra Móvel de Caserta, do Serviço Central Operacional e do Serviço Central Territorial estão cumprindo 107 ordens de prisão cautelar expedidas pelo Tribunal de Nápoles, a pedido da DDA napolitana, contra os chefes e cúmplices da organização criminosa, que opera não só na província de Caserta e no baixo Lácio, mas tem ligações nacionais e internacionais.

Paralelamente, a Guardia di Finanza está procedendo no casertano, na zona de Nápoles, no baixo Lácio e na Toscana ao seqüestro de bens móveis e imóveis e de sociedades comerciais pertencentes ao clã camorrístico, de valor superior a 100 milhões de euros.

RaiNews24

Itália já pensa na presidência do G-8

A Itália vai defender a expansão do G-8 para que nações como China, Índia e Brasil sejam incluídas, quando assumir a presidência rotativa do grupo das oito maiores potências industrializadas do mundo, no ano que vêm, afirmou o ministro italiano de Finanças. "Não podemos esperar mais... para transformar o G-8 no G-14, para permitir a entrada de China, Índia, África do Sul, México e Brasil", disse Giulio Tremonti. Tremonti havia dito este mês que a Itália pretende utilizar a presidência do G8 para liderar a implementação de novas regras que evitem crises financeiras como a que acontece atualmente nos Estados Unidos.

Reuters

Obra de Machado de Assis é declarada patrimônio cultural carioca

No dia em que foi comemorado o centenário da morte de Machado de Assis, a Prefeitura do Rio declarou, nesta segunda-feira (29), a obra literária do escritor como Patrimônio Cultural Carioca. Imóveis que serviram de residência ao autor de obras como "Dom Casmurro" também foram tombados pelo governo municipal. O decreto foi publicado no Diário Oficial da capital. No início de setembro, a prefeitura já havia decido tombar como patrimônio histórico municipal um sobrado que serviu como residência para o escritor e a esposa Carolina Augusta de Novaes, em 1874, na Lapa, no Centro. A Academia Brasileira de Letras acreditava que o casarão havia sido demolido, mas pesquisadores descobriram que o antigo imóvel, que está depredado e com a fachada pichada, continua "vivo".

O outro imóvel tombado fica localizado no número 147 da Rua dos Andradas, também no Centro. A casa, que serviu de residência para Machado de Assis entre os anos de 1869 e 1871, encontra-se atualmente abandonada e apresenta precárias condições estruturais. De acordo com o decreto, os imóveis deverão preservar fachada e telhado originais para receber da prefeitura incentivos como a isenção de IPTU.

De acordo com a medida que declara toda a obra literária de Machado de Assis como patrimônio cultural carioca, a pesquisa sobre o trabalho do escritor se torna permanente.Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, e morreu em 29 de setembro de 1908. Ele fundou a Academia Brasileira de Letras, que presidiu por mais de dez anos.

Globo on line

Bolsas da Ásia fecham em queda e permanecem em turbulência

Contaminadas pela decisão do Congresso dos Estados Unidos, que rejeitou o pacote de ajuda ao mercado financeiro norte-americano, as bolsas aisáticas permanecem em turbulência e encerraram em forte queda nesta terça-feira (30).

O índice Nikkei 225 da bolsa de Tóquio registrou baixa de 4,12%, seu nível mais baixo em três anos. O indicador Topix também encerrou no vermelho: -3,59%.

Na Coréia do Sul, o índice Kospi acompanhou a tendência negativa do mercado e terminou o pregão em baixa de 0,57%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng encerrou a sessão em queda de 1,51%.

Em Sidney, na Austrália, a situação não foi diferente: o indicador S&P/ASX registrou retrocesso de 4,3%.

As bolsas da Ásia operaram o dia todo com fortes perdas. Na segunda-feira (29), os mercados financeiros ocidentais viveram um dia de turbulências. Nos EUA, o índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, fechou com queda de 6,98%, ou 777,68 pontos, na maior queda em pontos de sua história. O indicador de tecnologia Nasdaq também foi severamente atingido pela recusa de ajuda aos bancos, desvalorizando 9,14% no dia, para 1.983,73 unidades. O Standard & Poor's, que reúne as 500 maiores empresas dos Estados Unidos, perdeu 8,80% (ou 106,72 unidades), a 1.106,55 pontos. No Brasil, a Bovespa desabou: no meio da tarde, a queda superou os 10% e as negociações foram interrompidas. A queda passou dos 13% depois da retomada dos negócios, e o Ibovespa chegou ao final do dia em baixa de 9,36%, a maior desde janeiro de 1999.

Globo on line

30 de setembro: Dia da Secretária

Uma profissão na qual, mais do que em qualquer outras, se faz indispensável a aliança do carinho com a firmeza, por parte de que exerce, é a de secretária. Ser secretária, hoje, é optar por uma profissão. É gostar do que faz. É investir no crescimento e na harmonia pessoal e profissional. É ter consciência do seu importante papel de agente de mudança e da atuação como assessora e agente facilitador. Seu trabalho não se restringe apenas ao relacionamento com as pessoas, vai muito além, numa busca constante, exigindo de si a quase perfeição. A simpatia, a dedicação, a paciência, a objetividade, os conhecimentos e a sensibilidade fazem parte de um todo em que a secretária se enquadra como profissional eficiente.Merecidamente, um dia em nosso calendário foi dedicado a esta profissional, zelosa e dedicada colaborada.Parabéns especial a você, Secretária, que valoriza cada vez mais sua profissão, que busca incessantemente seu aperfeiçoamento, que sabe o que quer e vai em busca do sucesso.

Ser Secretária significa saber, serenidade, solicitude, sensatez entre tantos outros S.

Redação do AI

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Estados Unidos: Câmara rejeita plano de Bush

WASHINGTON - A Câmara dos Deputados dos EUA rejeitou o pacote de 700 bilhões de dólares para salvar o sistema financeiro americano. Por 228 votos contrários a 205, o plano de Bush foi rejeitado. Eram necessários 218 votos favoráveis.

La Repubblica, com foto da CNN.com

Bovespa desaba 15% e pregão é interrompido

Investidores temem que crise financeira atinja a Europa.
Acerto para aprovação de pacote dos EUA ficou em segundo plano.

O mau humor internacional tem efeitos pesados na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) na tarde desta segunda-feira (29).

Por volta das 15h, o Ibovespa atingiu o limite de baixa de 15% e o pregão foi interrompido.

Segundo a Bovespa, negociações serão retomadas às 15h19.

O mercado brasileiro segue a tendência pessimista dos principais mercados mundiais com o temor de que a crise no sistema financeiro americano esteja se espalhando para a Europa.

O dólar tem forte alta nesta segunda-feira (29), em meio ao nervosismo do mercado entre os problemas do setor bancário na Europa e a expectativa pela aprovação do pacote de ajuda ao setor financeiro pelo Congresso americano. Por volta das 14h40, a moeda americana era vendida a R$1,920, com alta de 3,72%. No início do pregão, o índice chegou a superar os 4,5%.

Do G1

'O dólar acabou', avalia Carlos Lessa

Ex-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o economista Carlos Lessa nada na contra-corrente do comissariado federal: identifica riscos imediatos para a economia brasileira, com o agravamento da crise nos Estados Unidos.

Congressistas democratas e republicanos se reuniram ontem com o presidente dos EUA, George W. Bush, para discutir o pacote anticrise. Participaram do encontro os candidatos à Casa Branca, Barack Obama e John McCain. A proposta do Tesouro americano prevê US$ 700 bilhões para a compra de títulos de risco. O acordo final ainda não foi fechado.

Para Lessa, “o dólar acabou” e seria preciso que um novo “Bretton Woods” estabelecesse novos parâmetros para a economia mundial. Em entrevista a Terra Magazine, expõe:

- Só tem um jeito. A Rússia já propôs, e a França também: reunir as potências do mundo e definir um novo acordo de Bretton Woods. O dólar acabou. Mas o problema é o seguinte: os Estados Unidos não vão deixar que o dólar acabe… O que os americanos vão tentar fazer é distribuir essa conta pelo mundo inteiro.

O economista demonstra segurança ao defender que “a crise está entrando no Brasil”, apesar da tranqüilidade alardeada pela equipe do presidente Lula. O modelo de crescimento nacional, em sua opinião, está fundado em bolhas de crédito - e direciona a atenção aos créditos fáceis na venda de automotores. Faz outro diagnóstico:

- Pra você ter uma idéia: as empresas no Brasil tomam 10% do total de crédito de empresa no exterior. Só que os bancos do exterior pararam de emprestar. Por que o Banco Central reduziu os depósitos obrigatórios dos bancos? Sabe por quê? Para tentar gerar um espaço de crédito pra essas empresas que não têm mais crédito. Quem diria que um país tupiniquim, com doutor (Henrique) Meirelles todo-poderoso, pagando os mais altos juros do mundo, que tem US$ 207 bilhões na reserva, ia ter que fazer isso?

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, chegou a afirmar que os bancos brasileiros não tinham problema de liquidez. Adiante, um recuo. O BC anunciou anteontem a elevação da liquidez para bancos pequenos. Injeção de R$ 13,2 bilhões no mercado. Crítico da política monetária, Lessa elabora perguntas inquietantes:

1. “Não quero falar nada, mas quanto o Bradesco já perdeu? Quanto o Itaú já perdeu? Ninguém sabe. Eles não vão falar. Mas os bancos são encadeados uns com os outros.”

2. “Como levaram o crescimento da economia brasileira? Pelo endividamento das famílias, não pelo investimento das empresas, não pelo investimento público.”

Leia a entrevista

Terra Magazine - O pacote de US$ 700 bilhões do governo Bush é um bom caminho para combater a crise? Como o senhor analisa esse plano emergencial?

Carlos Lessa - É preciso ter duas coisas em consideração. Primeiro, o poder norte-americano. Na história da humanidade, nunca houve uma sociedade tão poderosa quanto os Estados Unidos. É um poder militar, é um poder cultural enorme, mas a chave desse poder chama-se dólar, por uma razão muito simples: as reservas de todos os bancos centrais do mundo são lastreadas, predominantemente, em títulos do Tesouro norte-americano. Os Estados Unidos têm uma vantagem estratégica sobre qualquer outro País: o que ele emite, é dívida. Mas é a riqueza dos outros. Então, quem emite a riqueza, no caso os Estados Unidos, tem mais poder do que ter Forças Armadas.

Essa crise americana foi, na verdade, o jogo financeiro dos bancos americanos que, em última instância, debilitou profundamente o dólar. Ninguém sabe o tamanho do buraco. A informação que se tem é que são de US$ 14 trilhões as operações imobiliárias. Porém, ninguém sabe como é que isto foi, pela ginástica da alquimia financeira; derivativos em cima de derivativos - o derivativo pega um papel ruim e converte em papel bom -, derivando de tal maneira que vou dar a seguinte informação: o País mais conservador do mundo é a Suíça.

Por quê?

Do ponto de vista financeiro, é o País mais conservador do mundo. É a pátria onde os bancos são dominantes. O maior banco suíço chama-se UBS. O UBS já perdeu US$ 40 bilhões com títulos de primeira classe norte-americanos. Quarenta bilhões. Bom, o que estou querendo dizer: todos os bancos do mundo estão interligados nessa porcaria que os americanos fizeram. As perdas, ninguém sabe quais são. A esperança do governo americano, obviamente, é que colocando esses US$ 700 bilhões, pára. Por um lado, teoricamente, isso seria ótimo. O que o governo americano vai fazer é chamar para si tudo que é podre. Mas o problema é que, nessas crises, apodrece até o que é bom.

O economista Luiz Gonzaga Belluzo alertou para o risco de contaminar os bancos comerciais.

Luiz Gonzaga conhece profundamente isso. E já estão contaminados. Pra você ter uma idéia: as empresas no Brasil tomam 10% do total de crédito de empresa no exterior. Só que os bancos do exterior pararam de emprestar. Por que o Banco Central reduziu os depósitos obrigatórios dos bancos? Sabe por quê? Para tentar gerar um espaço de crédito pra essas empresas que não têm mais crédito. Quem diria que um país tupiniquim, com doutor (Henrique) Meirelles todo-poderoso, pagando os mais altos juros do mundo, que tem US$ 207 bilhões na reserva, ia ter que fazer isso?

Conciliando com o discurso de que o País não está sendo afetado?

Só 10% do crédito de empresas do Brasil vêm de fora. Agora, o UBS, o maior banco suíço, já perdeu US$ 40 bilhões. Não quero falar nada, mas quanto o Bradesco já perdeu? Quanto o Itaú já perdeu? Ninguém sabe. Eles não vão falar. Mas os bancos são encadeados uns com os outros. O Lehman Brothers era o terceiro banco em tamanho nos Estados Unidos, o maior banco de investimentos. Maravilhoso, fortíssimo e tal. Pra fechar o caixa, tirou US$ 8 bilhões do depósito do Lehman na Inglaterra. Aí o Lehman da Inglaterra não pagou seus funcionários. Quatro mil funcionários passando fome porque não receberam o salário do mês. Uma bolha dessa, quando explode, distribui fragmentos para todos os lados. Ninguém fez uma avaliação desse tamanho.

Então, como o senhor avalia…?

O que eu posso dizer é o seguinte: o tamanho do buraco é provavelmente muito maior do que foi anunciado até agora. Os bancos americanos já puseram US$ 1 trilhão.

O FMI (Fundo Monetário Internacional) estimou as perdas em US$ 1,3 trilhão.

E agora mais US$ 700 bilhões! Você já fez acampamento? Pois veja bem. Todo mundo que faz acampamento sabe que tem que abafar a fogueira. Como é que se abafa? Joga um cobertor em cima e apaga. Tira o oxigênio. Mas se você puser um cobertor menor que a fogueira, alimenta o fogo. Eles já puseram US$ 1,3 trilhão nos últimos quatro meses. E vão colocar US$ 700 bilhões. Acho que é cobertor curto. Como os bancos do mundo estão entendendo essa história? O desespero deles fazendo isso é porque a situação é muito séria. Se a situação é muito séria, não vou emprestar pra ninguém.

Noutra entrevista, o senhor já tinha alertado também para a dissociação entre consumo e a renda real de uma pessoa, com a proliferação do crédito fácil. Qual é o risco para o País?

Certo. Chamei muita atenção de que o crescimento brasileiro, nos últimos dois anos, estava em cima de uma bolha de crédito. Vender carro sem pagamento à vista. O prazo de 90 prestações é o equivalente tupiniquim à bolha imobiliária americana. Se a crise bater no Brasil, os endividados vão fazer o quê? Parar de pagar. Os bancos vão fazer o quê? Executar e ficar dono dos carros? Vão fazer o que com os carros? A crise americana está se propagando pelo mundo inteiro. É só pra isso que estou chamando a atenção. E ninguém sabe o tamanho dela. A única coisa que se sabe é o seguinte: quanto mais ela avança, maior ela fica.

O que deve ser proposto?

Só tem um jeito. A Rússia já propôs, e a França também: reunir as potências do mundo e definir um novo acordo de Bretton Woods (que estabeleceu, em 1944, as relações monetárias mundiais). O dólar acabou. Mas o problema é o seguinte: os Estados Unidos não vão deixar que o dólar acabe. Mas, objetivamente, o dólar acabou. O que os americanos vão tentar fazer é distribuir essa conta pelo mundo inteiro. Vai sobrar até para a Guatemala.

Entre as propostas do democrata Barack Obama para apoiar esse novo pacote de Bush, está a de ajudar também os proprietários de imóveis, não só os detentores de hipotecas. O que o senhor acha dessa proposta?

Isso é o jogo eleitoral que ele está fazendo. Porque os americanos nunca vão deixar, não vão estar preocupados com os proprietários de imóveis. Eles vão estar preocupados é com os bancos. O proprietário de imóvel, que se endividou, azar! Vai ter que pagar ou perde o imóvel. Agora, os bancos, não recebendo, vão ficando podres. O dólar não está nos proprietários de imóveis. O dólar está nos bancos e no Tesouro americano. Ninguém está se perguntando o seguinte: se os americanos vão emitir mais US$ 700 bilhões, são mais US$ 700 bilhões de dívidas do tesouro americano. Quem é que vai comprar?

Quem o senhor sugere?

Vão tentar forçar o mundo inteiro a comprar. Vão jogar pra fora, vão jogar a crise pra fora. E o que o nosso Lula está dizendo? Que tá tudo bem, né? O que o (Guido) Mantega está dizendo? Metade do povo brasileiro é de classe média. O que é que dr. Meirelles não diz, mas faz? Continua a fazer o que sempre fez. A minha preocupação é que se tenha uma crise muito grande avançando, enquanto o governo faz um discurso que não tem nada a ver com o real.

Não há uma dimensão humana por trás disso?

As pessoas não estão… Há seis dias, estive em Juiz de Fora, pra fazer uma conferência. Lá tenho muitos amigos. Sabe qual foi a informação que eu recolhi? A cidade tem 520 mil habitantes. Sabe quantos veículos automotores estão licenciados na municipalidade de Juiz de Fora? 140 mil.

Uma proporção elevada.

Um para menos de quatro moradores. Se você pegar essa informação para Ribeirão Preto, Campinas, cidades próximas a São Paulo, vai encontrar uma proporção maior. Menos gente por carro. Como levaram o crescimento da economia brasileira? Pelo endividamento das famílias, não pelo investimento das empresas, não pelo investimento público. A única coisa que aconteceu foi o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Quando eu fui presidente do BNDES, o Lula me pediu pra fazer a lista dos projetos prioritários para o País. Fiz uma relação muito parecida com o PAC atual. Aliás, eu acho que eles partiram da lista que nós fizemos. Trabalhamos três meses com 50 pessoas. Detalhe: neste ano, só gastaram 40% do que foi programado. Você acha que vão continuar o PAC? E aí? Você acha os juros vão subir? Posso afirmar que vão, pois é a única coisa que o dr. Meirelles sabe fazer. Como os dólares estão saindo do Brasil, Meirelles vai empurrar os juros pra cima. Os empresários vão continuar a investir? Já anunciaram que estão paralisando. A crise está entrando no Brasil.

De http://desempregozero.org/2008/09/27/o-dolar-acabou-avalia-carlos-lessa/

Governo britânico espionava os Beatles, diz jornal italiano

Reportagem do 'La Repubblica' diz ter tido acesso a documentos inéditos. Entre eles, o processo de McCartney contra os ex-colegas em 1972.

Homem com camiseta dos Beatles espera pelo show de Paul McCartney na cidade israelense de Tel Aviv em 25 de setembro. (Foto: AFP)

O governo britânico espionou os Beatles, e documentos dos Arquivos Nacionais britânicos em Kew Gardens, Londres, mostram como isso ocorreu durante oito anos, segundo reportagem publicana nesta segunda-feira (29) pelo diário italiano 'La Repubblica'.Segundo os documentos, diplomatas enviavam a Londres informações sobre as movimentações dos roqueiros (hora por hora) em suas turnês internacionais, policiais infiltravam-se em reuniões privadas do grupo, e funcionários do Tesouro britânico verificavam seus ganhos minuciosamente.Os nomes dos quatro rapazes de Liverpool encontram-se em dossiês do Ministério de Relações Exteriores, do Banco da Inglaterra e da Scotland Yard da época. Entre os fatos que aparecem nos documentos, está a história da suposta ameaça de assassinato que eles sofreram durante uma turnê ao Japão em 1966, a tentativa fracassada do grupo de comprar uma ilha no Mar Egeu para passar férias em 1967, e os registros sobre a prisão de John Lennon e sua mulher Yoko Ono em 1968 em Londres por porte de maconha. Também está em Kew Gardens o processo que Paul McCartney moveu contra os três ex-companheiros em 9 de agosto de 1972, depois do fim da banda. O documento registra os royalties recebidos por John, Paul, George Harrison e Ringo Starr nos dois anos precedentes. O material foi recuperado na semana passada pelo pesquisador Mario J. Cereghino, segundo o jornal italiano. Os documentos mostram que não apenas o FBI (polícia federal americana) e a CIA (serviço secreto) investigavam os músicos, como já era sabido.

Globo on line

Polícia italiana usa videogame no lugar de bafômetro

A polícia italiana está usando um videogame para verificar se motoristas estão drogados e alcoolizados.O aparelho está sendo testado em algumas cidades italianas e chega para substituir o aparelho bafômetro usado em blitzes normais no país. O videogame DeeDee, desenvolvido por cientistas italianos, é composto de um joystick e de uma tela de computador.As imagens criadas por um programa especial simulam situações de trânsito. A alavanca única reúne os controles de aceleração e frenagem de um carro virtual pilotado pelo motorista. O DeeDee é o resultado de 15 anos de pesquisa neurológica e cibernética da equipe do engenheiro Alberto Rovetta, professor do laboratório de robótica do departamento de engenharia mecânica do Politécnico de Milão. O método é bem mais prático e barato do que os bafômetros - além de ser menos agressivo psicologicamente - e poderá, após ser comercializado, ser disponibilizado em bares, restaurantes e para uso privado.

85% de acerto
A operação completa para identificar um motorista alcoolizado ou drogado dura cerca de um minuto. Um carro vermelho, uma rua cinza, um muro e um sinal de trânsito aparecem na tela. O motorista, em pé no acostamento da estrada ou na calçada, deve seguir as instruções do semáforo virtual, movimentar o carro e pará-lo antes de bater na parede. Parece fácil, mas para quem bebeu além da conta ou se drogou a manobra elementar se torna quase uma missão impossível. "O aparelho é capaz de medir a reação nervosa da pessoa. O nível desta reação recomenda ou não um exame clínico para constatar as causas. O índice de acerto é em torno de 85% se comparado com o método tradicional, mas queremos chegar aos 90%. Mais do que isso, eu acho que é difícil, pois é impossível adivinhar a natureza humana", diz o professor Alberto Rovetta à BBC Brasil. O tempo de reação, a velocidade dos dedos, a destreza dos movimentos e o tremor das pontas dos dedos são analisados por quatro nano-sensores localizados dentro do joystick. Eles foram criados para decifrar o mecanismo de resposta do cérebro ao impulso do videogame e levam 5 milésimos de segundo para capturar os dados. O programa do computador recebe as informações neurológicas, faz os cálculos e apresenta o diagnóstico. O resultado do teste de direção aparece na hora. O sinal verde indica a ausência de álcool ou drogas no organismo. A cor amarela revela a ingestão de drogas e de álcool. Já a luz vermelha acusa uma quantidade de álcool no sangue superior ao máximo previsto pela lei. O professor Alberto Rovetta conta que em alguns testes foram detectados distúrbios psíquicos profundos."Era um motorista que não tinha bebido e nem estava drogado, mas tinha problemas mentais. Ele sofria de esquizofrenia", contou o pesquisador.

O projeto nasceu em 1993, sob a batuta do prêmio Nobel de Medicina, John Carew Eccles (1903-1997), especialista no estudo da fisiologia dos neurônios. Em 2000, a pesquisa ganhou financiamento da União Européia. O primeiro protótipo nasceria seis anos depois, mas o programa de computador, capaz de produzir informações mais precisas, ficou pronto apenas agora. O Politécnico de Milão tem um acordo com polícia italiana para implantar o projeto. O videogame tem surpreendido os motoristas que deixam as discotecas de cidades como Milão, Turim, Aosta e Novara. As cidades Alessandria. Cagliari, Arezzo, Foggia e Verona estão na fila. Nesta fase inicial de testes, ele está sendo certificado e comparado ao método tradicional.

Álcool no trânsito
Os acidentes de trânsito causados por motoristas bêbados causam grande preocupação na Itália.
Em uma amostragem com 126 mil motoristas nos primeiros seis meses deste ano, 12.756 testaram positivo para álcool. No mesmo período, foram registrados 764 mortes, dos quais 296 tinham menos de 30 anos de idade. No ano passado, 40 mil carteiras de motorista foram suspensas.A partir da semana passada todos os bares e restaurantes que vendem bebidas alcoólicas deverão exibir na porta uma tabela que explica a relação entre um copo de vinho ou de cerveja e a taxa de álcool no sangue. A planilha leva em consideração as variáveis como o peso da pessoa, o sexo e a quantidade de comida ingerida.Pela lei italiana, uma pessoa pode dirigir com até 0,50 gramas de etanol por litro de sangue. Este limite é superado por um homem de setenta quilos que toma uma cerveja sem ter se alimentado antes.

BBC

Grupo de turistas seqüestrado no Egito é libertado


Os 11 turistas europeus e os oito egípcios seqüestrados há 10 dias em uma zona remota do sudoeste do Egito foram libertados, segundo o ministério egípcio da Defesa. Segundo a agência oficial de notícias "Mena", que cita fonte oficiais, os reféns estão em bom estado de saúde e de volta ao Cairo. De acordo com o ministério, metade dos seqüestradores foram "liquidados".O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, confirmou a libertação em entrevista ao canal de televisão Sky TG 24. "Nossos compatriotas estão livres e estão com as forças egípcias", declarou Frattini, que está em Belgrado.

Mais tarde, Frattini disse que não foi pago resgate. Zoheir Garrana, ministro egípcio do Turismo, disse na semana passada que os seqüestradores queriam pagamento de US$ 8,8 milhões (cerca de R$ 15,8 milhões) para libertar as vítimas. O Exército sudanês havia anunciado no domingo que seus soldados haviam matado seis dos supostos seqüestradores de onze turistas europeus e oito egípcios, mas não conseguiram libertar os reféns.Os sequestradores mascarados levaram 19 pessoas - cinco italianos, cinco alemães, um romeno e oito egípcios - quando os turistas faziam um safári no sudoeste do Egito, possivelmente na sexta-feira (19).

Esta foi a primeira vez que turistas estrangeiros são sequestrados no país. O caso representa um novo desafio para o governo, que já está preocupado com a violência no Egito, onde o turismo representa 6% da economia nacional. Militantes islâmicos atingiram o setor turístico nos anos 1990 e no meio dos anos 2000, com bombardeios e tiroteios que mataram centenas de pessoas. Na segunda-feira passada (22), o governo egípcio chegou a anunciar a libertação dos 19 seqüestrados, mas depois recuou e informou que as negociações continuavam. Autoridades egípcias do setor de segurança disseram que os seqüestradores deviam ser do Sudão ou do Chade. Segundo o ministro de Turismo, os seqüestradores eram um grupo de "homens mascarados", muito provavelmente sudaneses, e não havia indício de ligação deles com grupos islâmicos.

France Presse

Assistentes de vôo aprovam venda da Alitalia e abrem caminho para acordo

Roma, 29 set (EFE) - Os assistentes de vôo, reunidos nas associações Avia e SDL, assinaram hoje o acordo para a venda da companhia aérea Alitalia a um grupo de empresários italianos, medida que abre espaço para o nascimento de uma nova companhia aérea.Os assistentes de vôo formavam a única categoria profissional que ainda não havia dado sua aprovação ao plano.

Memória: Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que freqüentará o autodidata Machado de Assis. De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude. Criado no morro do Livramento, consta que ajudava a missa na igreja da Lampadosa. Com a morte do pai, em 1851, Maria Inês, à época morando em São Cristóvão, emprega-se como doceira num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado, torna-se vendedor de doces. No colégio tem contato com professores e alunos e é até provável que assistisse às aulas nas ocasiões em que não estava trabalhando. Mesmo sem ter acesso a cursos regulares, empenhou-se em aprender. Consta que, em São Cristóvão, conheceu uma senhora francesa, proprietária de uma padaria, cujo forneiro lhe deu as primeiras lições de Francês. Contava, também, com a proteção da madrinha D. Maria José de Mendonça Barroso, viúva do Brigadeiro e Senador do Império Bento Barroso Pereira, proprietária da Quinta do Livramento, onde foram agregados seus pais. Aos 16 anos, publica em 12-01-1855 seu primeiro trabalho literário, o poema "Ela", na revista Marmota Fluminense, de Francisco de Paula Brito. A Livraria Paula Brito acolhia novos talentos da época, tendo publicado o citado poema e feito de Machado de Assis seu colaborador efetivo. Com 17 anos, consegue emprego como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, e começa a escrever durante o tempo livre. Conhece o então diretor do órgão, Manuel Antônio de Almeida, autor de Memórias de um sargento de milícias, que se torna seu protetor.Em 1858 volta à Livraria Paula Brito, como revisor e colaborador da Marmota, e ali integra-se à sociedade lítero-humorística Petalógica, fundada por Paula Brito. Lá constrói o seu círculo de amigos, do qual faziam parte Joaquim Manoel de Macedo, Manoel Antônio de Almeida, José de Alencar e Gonçalves Dias.Começa a publicar obras românticas e, em 1859, era revisor e colaborava com o jornal Correio Mercantil. Em 1860, a convite de Quintino Bocaiúva, passa a fazer parte da redação do jornal Diário do Rio de Janeiro. Além desse, escrevia também para a revista O Espelho (como crítico teatral, inicialmente), A Semana Ilustrada(onde, além do nome, usava o pseudônimo de Dr. Semana) e Jornal das Famílias. Seu primeiro livro foi impresso em 1861, com o título Queda que as mulheres têm para os tolos, onde aparece como tradutor. No ano de 1862 era censor teatral, cargo que não rendia qualquer remuneração, mas o possibilitava a ter acesso livre aos teatros. Nessa época, passa a colaborar em O Futuro, órgão sob a direção do irmão de sua futura esposa, Faustino Xavier de Novais. Publica seu primeiro livro de poesias em 1864, sob o título de Crisálidas. Em 1867, é nomeado ajudante do diretor de publicação do Diário Oficial.Agosto de 1869 marca a data da morte de seu amigo Faustino Xavier de Novais, e, menos de três meses depois, em 12 de novembro de 1869, casa-se com Carolina Augusta Xavier de Novais.Nessa época, o escritor era um típico homem de letras brasileiro bem sucedido, confortavelmente amparado por um cargo público e por um casamento feliz que durou 35 anos. D. Carolina, mulher culta, apresenta Machado aos clássicos portugueses e a vários autores da língua inglesa.Sua união foi feliz, mas sem filhos. A morte de sua esposa, em 1904, é uma sentida perda, tendo o marido dedicado à falecida o soneto Carolina, que a celebrizou. Seu primeiro romance, Ressurreição, foi publicado em 1872. Com a nomeação para o cargo de primeiro oficial da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, estabiliza-se na carreira burocrática que seria o seu principal meio de subsistência durante toda sua vida. No O Globo de então (1874), jornal de Quintino Bocaiúva, começa a publicar em folhetins o romance A mão e a luva. Escreveu crônicas, contos, poesias e romances para as revistas O Cruzeiro, A Estação e Revista Brasileira. Sua primeira peça teatral é encenada no Imperial Teatro Dom Pedro II em junho de 1880, escrita especialmente para a comemoração do tricentenário de Camões, em festividades programadas pelo Real Gabinete Português de Leitura. Na Gazeta de Notícias, no período de 1881 a 1897, publica aquelas que foram consideradas suas melhores crônicas.

Em 1881, com a posse como ministro interino da Agricultura, Comércio Obras Públicas do poeta Pedro Luís Pereira de Sousa, Machado assume o cargo de oficial de gabinete. Publica, nesse ano, um livro extremamente original , pouco convencional para o estilo da época: Memórias Póstumas de Brás Cubas -- que foi considerado, juntamente com O Mulato, de Aluísio de Azevedo, o marco do realismo na literatura brasileira. Extraordinário contista, publica Papéis Avulsos em 1882, Histórias sem data (1884), Vária Histórias (1896), Páginas Recolhidas (1889), e Relíquias da casa velha (1906). Torna-se diretor da Diretoria do Comércio no Ministério em que servia, no ano de 1889.Grande amigo do escritor paraense José Veríssimo, que dirigia a Revista Brasileira, em sua redação promoviam reuniões os intelectuais que se identificaram com a idéia de Lúcio de Mendonça de criar uma Academia Brasileira de Letras. Machado desde o princípio apoiou a idéia e compareceu às reuniões preparatórias e, no dia 28 de janeiro de 1897, quando se instalou a Academia, foi eleito presidente da instituição, cargo que ocupou até sua morte, ocorrida no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1908. Sua oração fúnebre foi proferida pelo acadêmico Rui Barbosa. É o fundador da cadeira nº. 23, e escolheu o nome de José de Alencar, seu grande amigo, para ser seu patrono. Por sua importância, a Academia Brasileira de Letras passou a ser chamada de Casa de Machado de Assis.

Dizem os críticos que Machado era "urbano, aristocrata, cosmopolita, reservado e cínico, ignorou questões sociais como a independência do Brasil e a abolição da escravatura. Passou ao longe do nacionalismo, tendo ambientado suas histórias sempre no Rio, como se não houvesse outro lugar. ... A galeria de tipos e personagens que criou revela o autor como um mestre da observação psicológica. ... Sua obra divide-se em duas fases, uma romântica e outra parnasiano-realista, quando desenvolveu inconfundível estilo desiludido, sarcástico e amargo. O domínio da linguagem é sutil e o estilo é preciso, reticente. O humor pessimista e a complexidade do pensamento, além da desconfiança na razão (no seu sentido cartesiano e iluminista), fazem com que se afaste de seus contemporâneos."
Hoje, 29 de setembro de 2008 é o centenário da morte de Machado de Assis.

Releituras.com

Lula assina nesta segunda decreto sobre acordo ortográfico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nesta segunda-feira (29) o decreto com o cronograma de implantação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no país. A assinatura será às 15h, no prédio da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, durante sessão solene de celebração dos 100 anos da morte de Machado de Assis. As informações são da Agência Brasil.Entre as mudanças estão o fim do trema, novas regras para o emprego do hífen, inclusão das letras w, k e y no idioma, além de novas regras de acentuação. No Brasil, o acordo entrará em vigor em janeiro de 2009 e sua implantação será feita de forma gradual, de modo que as novas normas chegarão aos livros escolares em 2010 e serão obrigatórias a partir de 2012. Assim, a regra atual valerá para vestibulares e concursos públicos até dezembro de 2012. A expectativa é de que a reforma ortográfica – assinada em 1990 e ratificada pelo Brasil em 1995 – amplie a cooperação internacional entre os países de língua portuguesa ao estabelecer uma grafia oficial única do idioma. A medida também deve facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Brasil e Portugal, além de ampliar a divulgação do idioma e da literatura.

Globo on line

Apreensão de drogas

TRAPANI, 29 set, Ansa - Policiais italianos conseguiram 19 pedidos de prisão contra um grupo de traficantes de droga. Durante a operação, 8kg de droga foram apreendidos. A operação recebeu o nome de 'Piazza pulita'.

Consulado da Itália em SP cancela pedidos de agendamentos de agências e despachantes

Fila para atendimento em frente ao Consulado da Itália em SP, na Avenida Paulista. Agendamentos devem ser feitos unicamente em nome do interessado. Foto: Arquivo Oriundi

O Consulado da Itália em São Paulo, conforme aviso publicado no site da instituição, anulou os pedidos de agendamento para a legalização de documentos, inscritos por agências e despachantes que prestam serviços no encaminhamento de processos de cidadania italiana. Os agendamentos, que estavam suspensos desde o final do ano passado por estarem com as datas preenchidas até dezembro de 2008, foram reabertos no início do mês de setembro. Segundo o Consulado, “tais pedidos, provenientes de tais agências ou despachantes, feitas em desrespeito às instruções foram cancelados, uma vez que impedem ao público o livre acesso ao serviço”. A instituição informa que não irá validar as “afirmações daqueles ‘consultores’ que dizem ter acesso privilegiado aos nossos serviços e proíbe a qualquer ‘despachante’ - prestador de serviços - a divulgação de que tenha privilégios diferenciados em relação aos demais usuários”. O pedido de agendamento deverá ser feito unicamente em nome do interessado, ou seja, do usuário final da documentação que deverá se apresentar na data fixada para a entrega da documentação junto ao setor URP do Consulado. Cada solicitação deverá corresponder à entrega de documentos de uma só pessoa, sendo o agendamento individual e sem validade para demais familiares da pessoa agendada. Caso o agendado não possa comparecer no dia e hora fixados poderá delegar formalmente uma terceira pessoa para a apresentação dos documentos que deverá mostrar o original da Procuração na data marcada.O agendamento deverá ser feito no site do Consulado http://www.conssanpaolo.esteri.it/ , no link “Agendar atendimento”, preenchendo os dados nome, sobrenome, nacionalidade, local e data de nascimento, endereço residencial, escolaridade, telefone e e-mail do interessado, sem a necessidade de informar a respeito da origem exata, de comune ou paróquia, do antepassado italiano transmissor da cidadania.

Sudão diz ter matado seis seqüestradores de turistas europeus

Autoridades sudanesas afirmaram que o Exército do país matou seis dos homens armados que seqüestraram um grupo de turistas no sudoeste do Egito na semana passada.Segundo o governo sudanês, os seis homens foram mortos depois de uma perseguição em uma região remota de deserto perto da fronteira com a Líbia. Outros dois supeitos foram presos. No entanto, os 19 reféns - 11 turistas europeus e oito guias egípcios - ainda não foram libertados.As autoridades sudanesas afirmaram que o grupo seqüestrado, inicialmente levado do Egito para o Sudão, estaria agora no Chade. O grupo foi seqüestrado no dia 19 de setembro. Entre os turistas há cinco alemães, cinco italianos e um romeno.Eles foram capturados nas imediações do planalto de Gilf al-Kebir, próximo da fronteira tríplice entre Egito, Líbia e Sudão.A região de Gilf al-Kebir é famosa por suas pinturas rupestres (pré-históricas) e por suas formações rochosas.Seqüestros envolvendo turistas são bastante raros no Egito, embora tenham ocorrido ataques nos últimos anos.

BBC

Ronaldinho derruba a Inter de Milão

Após cruzamento perfeito de Kaká, Ronaldinho marca. Na comemoração, agradecimento ao amigo

Neste domingo, o camisa 80 do Rubro-Negro, com um golaço de cabeça, o ex-gremista garantiu a vitória de sua equipe por 1 a 0 no clássico no San Siro, pela quinta rodada do Campeonato Italiano. Agora, o Milan tem nove pontos, empatado com Juventus, Palermo e Atalanta na tabela. A derrota tira o Inter da liderança. O atual tricampeão tem dez pontos e caiu para o quarto lugar, atrás de Lazio (12), Napoli (11) e Udinese (dez, mas saldo de gols melhor).

Confira todos os jogos:

Sábado
Sampdoria 0 x 0 Juventus
Fiorentina 1 x 0 Genoa
Domingo
Roma 2 x 0 Atalanta
Bologna 0 x 1 Napoli
Catania 1 x 0 Chievo
Lecce 2 x 0 Cagliari
Palermo 1 x 0 Reggina
Torino 1 x 3 Lazio
Udinese 2 x 1 Siena
Milan 1 x 0 Inter de Milão

Com informações do Globo Esporte

domingo, 28 de setembro de 2008

Valentino é campeão mundial de motovelocidade

MOTEGI (Japão), 28 set - Pilotando sua Yamaha, Valentino Rossi venceu o Grande Prêmio do Japão de Motovelocidade e foi consagrado campeão do mundo por antecipação, faltando três provas para o término do campeonato.

"É uma sensação especial após dois anos difíceis, que me tornaram mais forte", disse o campeão.

La Gazzetta dello Sport

Tensão em Nápoles: manifestantes enfrentam Polícia

"Não é verdade que o problema foi resolvido como o presidente Berlusconi e Bertolaso continuam a dizer-nos. Em Chiaiano as pessoas não se acalmaram e não podem se acalmar porque aqui está em jogo nossa saúde", disse Giovanni Pagano, representante dos "Comitati". "Nos próximos dias faremos de tudo para não permitir que os caminhões de lixo façam suas descargas aqui", afirmou Pagano.

As declarações foram feitas após as manifestações de ontem em Chiaiano, bairro de Nápoles, quando os manifestantes enfrentaram policiais lançando bombas de fabricação caseira e pedras, e foram reprimidos com bombas de gás lacrimogêneo e cães. (Ansa/Corriere della Sera)

Sindicatos aceitam proposta da nova Alitalia após 15 horas de reunião

ROMA - Os sindicatos dos pilotos e assistentes de vôo assinaram o acordo com a Companhia Aérea Italiana (CAI), consórcio italiano de investimentos, para o pacote de salvamento da Alitalia, após uma reunião de quase 15 horas.
O acordo foi assinado pela Associação Nacional dos Pilotos de Aviação Comercial (Anpac) e pela União de Pilotos (UP), os únicos sindicatos que ainda resistiam ao plano "Fênix" de salvamento da companhia.
O governo do premier Silvio Berlusconi expressou sua "plena satisfação" pelo acordo alcançado e "gratidão" à CAI.
Para o acordo definitivo que permitirá o resgate da Nova Alitalia, falta somente a assinatura dos assistentes de vôo filiados aos sindicatos Avia e SDL, o que está previsto para a segunda-feira de manhã, na sede do governo.
"O acordo com todos aqueles que trabalham na Alitalia é fundamental porque significa dar vida a uma obra de grande relançamento, que poderá se realizar somente com a participação de todos", comentou o presidente da CAI, Roberto Colaninno.
O acordo firmado com os sindicatos prevê que os 900 comandantes da companhia terão o contrato de dirigentes. Já os pilotos serão regulamentados segundo o contrato único proposto pela CAI.
Será menos também o número de demissões de pilotos. Em vez das cerca de mil dispensas previstas pela CAI, serão feitas 860, uma vez que 139 pilotos trabalharão em turnos de meio período. (ANSA)

sábado, 27 de setembro de 2008

Lei da Imunidade é 'inconstitucional', afirma promotor italiano

MILÃO - Um promotor público italiano alegou a inconstitucionalidade da lei que garante a imunidade do primeiro-ministro, Silvio Berlusconi (foto), durante um julgamento no qual o político é acusado de cometer irregularidades na compra e venda de direitos de transmissão do grupo Mediaset.
Segundo o promotor Fabio De Pasquale, a lei -- que leva o nome do ministro da Justiça, Angelino Alfano -- é constitucionalmente ilegítima de vários pontos de vista.
A lei Alfano, aprovada em julho passado entre protestos da oposição, garante a imunidade das quatro máximas autoridades do Estado -- o presidente da República, os presidentes da câmara dos Deputados e do Senado, assim como o primeiro-ministro -- enquanto desempenham seus cargos.
A lei prevê a suspensão dos processos penais em curso para essas quatro autoridades. A suspensão não se aplica em caso de crimes cometidos durante o exercício de suas funções.
Diferente da lei Schifano-Maccanico, promulgada em 2004 durante o segundo governo Berlusconi e vetada pelo Tribunal Contintucional da Itália, a lei Alfano estabelece uma duração limitada da tutela.
Segundo o promotor, permanecem sem resolução diversos problemas que o Tribunal Constitucional já havia diagnosticado em 2004, quando declarou ilegítima a lei Schifano-Maccanico. (ANSA)

Uso de Viagra por jovens pode levar à morte

Pressões sociais, necessidade de auto-afirmação e vaidade podem levar um jovem a usar medicamentos que aumentem a potência sexual, como o conhecido Viagra. René Murilo, urologista do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolve trabalho sobre o crescimento dessa prática e alerta para o perigo do consumo sem orientação médica.
De acordo com o urologista, o medicamento não deve ser utilizado por pessoas com insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, hipertensão arterial sem tratamento ou degeneração da retina. Muitos jovens usuários, no entanto, utilizam esse tipo de medicamento sem saber que são portadores dessas doenças. Murilo afirma ainda que o consumo excessivo pode causar parada cardíaca e levar à morte.
A facilidade de aquisição favorece o uso indiscriminado desses medicamentos. Outro ponto que explica o consumo dos potencializadores pelos jovens é a diminuição da potência sexual causada pelas drogas.

InfPrevi

Cosme e Damião

São Cosme e Damião, os santos gêmeos, nasceram na Arábia, no século III, filhos de uma família nobre. Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Circunstancialmente entraram em contato com o Cristianismo, tornando-se fervorosos seguidores do cristianismo. Confiando sempre no poder da oração e na confiança da providência divina usaram sua arte médica para curar os necessitados. Não cobravam por seus serviços médicos, e por esse motivo eram chamados de "anárgiros", ou seja, aqueles que "não são comprados por dinheiro". O seu objetivo principal era a conversão dos pagãos à fé cristã, o que bem faziam através da prática da medicina. Desta forma, conseguiram plantar em terra fértil a semente cristã em muitos corações, sendo numerosas as conversões.

Cosme e Damião viveram alguns anos como médicos e missionários na Ásia Menor. As atividades cristãs dos médicos gêmeos chamaram a atenção das autoridades locais da época, justamente quando o Imperador romano, Diocleciano, autoriza a perseguição aos cristãos, por volta do ano 300. Por pregarem o cristianismo em detrimento dos deuses pagãos, foram presos e levados a tribunal e acusados de se entregarem à prática de feitiçarias e de usar meios diabólicos para disfarçar as curas que realizavam. Ao serem questionados quanto as suas atividades, São Cosme e São Damião responderam: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder". Recusando-se adorar os deuses pagãos, apesar das ameaças de serem torturados, disseram ao governador que os seus deuses pagãos não tinham poder algum sobre eles, e que eles só adorariam o Deus Único, Criador do Céu e da Terra“!

Por não renunciarem aos princípios religiosos cristãos sofreram terríveis torturas; porém, elas foram inúteis contra os santos gêmeos, e, em 303, o Imperador decretou que fossem decapitados. Cosme e Damião foram martirizados no ano de 303, na Egéia. Seus restos mortais foram transportados para a cidade de Cira, na Síria, e depositados numa igreja a eles consagrada. No século VI uma parte das relíquias foi levada para Roma e depositada na igreja que adotou o nome dos santos. Outra parte dela foi guardada no altar-mor da igreja de São Miguel, em Munique, na Baviera. Os santos gêmeos são cultuados em toda a Europa, especialmente Itália, França, Espanha e Portugal. Em 1530, na cidade de Igaraçu, em Pernambuco, foi construída uma igreja em sua homenagem.

São Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos, e por causa da sua simplicidade e inocência também são invocados como protetores das crianças.

Aqui no Brasil, a devoção trazida pelos portugueses misturou-se com o culto aos orixás-meninos (Ibjis ou Erês) da tradição africana yoruba. São Cosme e São Damião, os santos mabaças ou gêmeos, são tão populares quanto Santo Antônio e São João. São amplamente festejados na Bahia e no Rio de Janeiro, onde sua festa ganha a rua e adentra aos barracões de candomblé e terreiros de umbanda, no dia 27. No dia 27 as crianças saem às ruas para pedir doces e esmolas em nome dos santos e, as famílias aproveitam para fazer um grande almoço, servindo a comida típica da data: o chamado caruru dos meninos.

Exposição faz homenagem a Machado de Assis

Uma de suas muitas obras (Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/VC no G1)

A Biblioteca Nacional inaugurou esta semana a exposição "Machado de Assis: Cem anos de uma cartografia inacabada". O evento, que se estenderá até 4 de novembro, é em homenagem aos cem anos da morte do escritor.

Machado de Assis nasceu no bairro de Livramento, no Centro do Rio, em 21 de julho de 1839. Filho de negra com português, Machado de Assis era extremamente tímido e tinha problemas de saúde, como a epilepsia. Mas nada disto atrapalhou que ele despontasse pelo mundo, através de suas obras.

A dimensão do acervo, surpreendeu até mesmo o Presidente da Biblioteca Sr. Muniz Sodré.

A visitação ao Espaço Cultural Eliseu Visconti , que fica na Rua México s/nº , é de segunda a sexta-feira de 10 às 17h e aos sábados de 10h às 15h.

Globo on line

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Polícia italiana apreende mais de 1 milhão de produtos tóxicos chineses

Roma, 26 set (EFE) - A Polícia italiana apreendeu hoje cerca de 1,7 milhão de produtos de couro, a maioria sapatos, procedentes da China e nos quais foram detectadas substâncias tóxicas para a saúde.A operação policial, realizada entre as regiões da Toscana, do Lácio, da Lombardia e da Apúlia, terminou com 28 pessoas denunciadas, 21 delas chinesas, pelos crimes de fraude, venda de produtos falsificados e atentado contra a saúde pública.Segundo as análises efetuadas pela Polícia, os produtos contêm cromo hexavalente, que era utilizado para tratamento do couro, mas que está proibido na Itália por sua toxicidade.Durante a operação foram vasculhadas 45 oficinas e, segundo fontes policiais, 95% dos produtos tinham sido importados da China, enquanto o restante tinha sido fabricado na Itália.No total, os investigadores avaliaram os produtos apreendidos, entre os quais se encontravam também luvas e bolsas, em 20 milhões de euros.

Presidente da CNBB defende abertura dos arquivos da ditadura militar

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha, defendeu nesta sexta-feira (26) a abertura dos arquivos da ditadura militar e a responsabilização penal de quem cometeu crime de tortura durante o regime. Para Dom Geraldo, as indenizações para os perseguidos pela ditadura não são suficientes para reparar o que foi cometido durante o período.

“Perdão não é sinônimo de impunidade (...) É preciso que os culpados sejam conhecidos e, dentro do que é possível, que os culpados sejam também punidos. Nunca podemos acobertar o crime, o desrespeito aos direitos humanos, a prática da injustiça e acobertar os erros sobre a capa de que devemos perdoar”, disse o presidente da CNBB.

Para Dom Geraldo, a lei da anistia foi importante por permitir reparações aos anistiados, mas não pode ser interpretada como o “último capítulo” no debate sobre a ditadura militar. “Isso não significa que se tenha encerrado o capítulo das torturas. Para que haja perdão verdadeiro é preciso que os fatos venham à tona”, disse.
O presidente da CNBB defendeu a abertura dos arquivos da ditadura militar como mais uma forma de atender aos que foram perseguidos pelo regime. “Não podemos produzir a história escondendo e acobertando fatos que fazem parte desta historia, mesmo os que são dolorosos. Como disse o papa João Paulo II, precisamos purificar a memória, mas, para purificar, precisamos trazer à tona os fatos que mancharam esta história”.

Para Dom Geraldo, a abertura dos arquivos pode ser um passo importante para a discussão da responsabilização dos torturadores. "Muitas coisas que aconteceram nos bastidores cruéis da torutra precisam ser recordadas para que se percebam responsabilidades e se tenha uma clareza maior, sobretudo na questão dos que foram torturados mortos e que desapareceram", defende.

Do G1

Imigrantes: Vaticano contra Governo italiano e UE

ROMA – O Osservatore Romano, órgão noticioso oficial do Vaticano, critica a política do governo italiano para os reencontros dos imigrantes e daqueles que solicitam asilo. Um artigo na primeira página, de autoria do responsável pela Cáritas italiana, D. Vittorio Nozza, sublinha: “entristece quando, do mundo político, chegam sinais contrários que alimentam um clima de medo e intolerância”. O artigo ataca, em seguida, as políticas européias que prevêem “restrições, obstáculos e barreiras” à imigração, contidos no projeto que será examinado em outubro.

Corriere della Sera

Forte de Copacabana faz aniversário


Na Zona Sul do Rio, o Forte de Copacabana está completando 94 anos. A construção abriga hoje um centro cultural, onde visitantes podem conhecer um pouco dos principais chefes militares do país.

Histórico
Em 1763, a transferência da Capital do Brasil, para a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, provocou a necessidade de serem reforçadas as defesas da Baía de Guanabara, através de Fortificações de Artilharia.Em 1908, foi iniciada a instalação do Forte na Ponta da Igrejinha, no promontório que separa as praias hoje conhecidas como Ipanema e Copacabana. Ocupando uma área de cerca de 114.000 m2, o Forte de Copacabana foi inaugurando em 28 de setembro de 1914, pelo então Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca. Sua construção em forma de casamata foi um desafio à engenharia militar. As paredes externas voltadas para o mar, de 12m de espessura, acolhe os canhões alemães Krupp (305mm, 190mm e 75mm) assentados em cúpulas encoraçadas e giratórias. Vinda de laguna, Santa Catarina, a 6ª Bateria Independente de Artilharia de Posição, instalou-se no Forte de Copacabana iniciando a História da, á época, mais moderna praça de guerra da América Latina. O Forte de Copacabana foi palco do mais dramático acontecimento do Movimento Tenentista, que passou à História como a "Epopéia dos 18 do Forte", ocorrida em 05 de julho de 1922.


Atividades
Desde 1986, o Forte passou a ser sede do Museu Histórico do Exército, em suas atividades educacionais e culturais atende ao público de terça à domingo das 10:00h às 16:00h. Estão preservadas as primitivas instalações, com as galerias, os refeitórios, os lavatórios em estilo art-nouveau, paiol das munições, a câmara de tiro e as quatro cúpulas dos canhões de trajetória retilínea. Suas instalações compreendem, salões de exposições temporárias e outros para eventos sociais e educacionais. Estudantes de 1º e 2º graus das escolas da comunidade usufruem de uma área de lazer com quadra de esportes. Aos domingos e feriados o museu abre seus portões para passeio ciclístico. Em sua ação social atende a menores carentes do projeto Rio Criança Cidadã e oferece uma sala para o atendimento de Centro de Valorização da Vida. Integrando a tradição à vida civil e um pouco de história ao nosso cotidiano, brevemente serão inaugurados salões de exposições permanentes sobre o Exército Brasileiro na Colônia e no Império. Como projeção da Biblioteca do Exército, será inaugurado um amplo salão de leitura. O museu em suas atividades atende à estudantes, pesquisadores e estagiários, nas áreas de museologia, história e restauração.

Forte de Copacabana
Pça Coronel Eugênio Franco nº 01 Posto 6 - Copacabana
Rio de Janeiro - RJ

Com informações do site oficial do Forte Copacabana

Alitalia: Assistentes de vôo aceitam plano da CAI, enquanto pilotos negociam

Roma, 26 set (EFE) - O sindicato de assistentes de vôo Anpav, até agora contrário ao plano apresentado pela CAI (Companhia Aérea Italiana), anunciou hoje em Roma que aceitou a oferta de reestruturação da Alitalia. No mesmo momento em que o Anpav fazia este anúncio, o Governo italiano se reunia com os outros sindicatos que se opõem ao plano de saneamento, entre os quais destaca o de pilotos, e com os dirigentes da CAI - consórcio formado por 16 empresários italianos para salvar a companhia aérea Alitalia.A reunião realizada no Palácio do Governo italiano contou com a presença do subsecretário da Presidência, Gianni Letta, do presidente da CAI, Roberto Colanino, e do conselheiro único, Rocco Sabbelli, assim como representantes dos sindicatos autônomos.O encontro de hoje aconteceu um dia após o sindicato CGIL, o mais importante do país, aceitar a oferta apresentada pela CAI após sua rejeição inicial, o que não fizeram nem os pilotos nem os assistentes de vôo, o que fez o Governo decidir ampliar o prazo máximo para uma adesão ao acordo.Por outro lado, a imprensa local afirmou hoje que Letta se reuniu na noite passada com o presidente da companhia aérea alemã Lufthansa, Wolfgang Mayrhube, que é apontada como possível aliada internacional da Alitalia, embora não tenham sido dados mais detalhes.

Europeus fecham acordo que reforça controle de imigração

Os ministros da União Européia responsáveis por Justiça e Interior chegaram nesta quinta-feira a um acordo para a adoção do Pacto Europeu para a Imigração, um conjunto de medidas que têm como objetivo reforçar o controle da imigração ilegal. Proposto pela França como a maior prioridade do país à frente da presidência rotativa da União Européia, o pacto deverá ser aprovado formalmente pelos governos dos países membros na próxima cúpula européia, nos dias 15 e 16 de outubro. Esta será a primeira bateria de medidas comuns aos 27 países do bloco na área de imigração, uma pasta controlada pelos governos nacionais. O pacto representa um acordo político, sem caráter legal, que servirá como referência para os governos nacionais na elaboração de suas políticas e leis.

Medidas
Pelo acordo, os 27 se comprometem a adotar uma política de imigração que exclua as regularizações em massa, como já fizeram Espanha e Itália, crie mecanismos para incentivar o retorno voluntário dos estrangeiros e reforce o controle sobre casamentos de conveniência e contratações de imigrantes ilegais. O documento também prevê a realização de vôos de repatriação conjuntos, o que reduzirá os custos das expulsões para os países europeus, e determina que até 2012 devam ser implementados um sistema de vistos com dados biométricos e um registro eletrônico comum de entradas e saídas em todo o bloco. A presidência francesa defende sua proposta afirmando que a imigração regulamentada "é um fator de intercâmbio humano e econômico" que "contribui para o crescimento econômico" da União Européia. Os ministros europeus estimam que as medidas não entrarão em vigor antes de maio de 2011, quando acabam as restrições para a livre circulação de trabalhadores dos dez países que entraram para o bloco em 2004.

Cartão azul
O acordo também pretende estimular a entrada de imigrantes qualificados por meio da implementação do chamado "cartão azul", um documento que dará direito de residência e trabalho para estrangeiros que cumpram determinadas exigências. O documento é inspirado no modelo do Green Card concedido a imigrantes nos Estados Unidos. "A situação de desemprego que temos hoje na Europa não pode nos levar ao erro de pensar que os fluxos migratórios não são necessários", afirmou o ministro espanhol para Trabalho e Imigração, Celestino Corbacho. Setores como o da saúde enfrentam carência de profissionais em diversos países da União Européia, como Espanha e Bélgica, onde a população está envelhecendo. O cartão azul poderá ser concedido a imigrantes com estudos universitários de no mínimo três anos com proposta de salário pelo menos 50% mais alta do que a média salarial paga no país europeu que o receberá - uma porcentagem que pode ser reduzida a 20% no caso de uma necessidade "extraordinária" em determinados setores. Ainda assim, antes de conceder um cartão, o país em questão deverá verificar se o posto oferecido ao estrangeiro pode ser preenchido por cidadãos de outros países membros ou por imigrantes que já residem em seu território - uma forma de não fomentar o desemprego no bloco.

Vantagens
Em posse do documento, o estrangeiro teria facilidades para conseguir vistos de residência para seu cônjuge e filhos e teria o direito de sair e entrar na União Européia sem restrições durante sua validade - à diferença do Green Card americano, que anula os direitos do portador que passa mais de seis meses fora do país. O cartão também permitirá que, depois dos primeiros dois anos, o imigrante trabalhe em outro país da União Européia sem a necessidade de pedir um novo visto.
A validade do novo documento - que será estabelecido por uma diretiva européia - será definida pelos governos nacionais, mas deverá ser de entre um e quatro anos. Esses critérios mínimos serão comuns a todos os países do bloco, mas cada um continuará tendo autonomia para fazer outras exigências.

BBC Brasil

Principal sindicato italiano aprova plano para salvar a Alitalia

ROMA - A Confederação Geral Italiana de Trabalhadores (CGIL), principal central sindical do país, aprovou hoje o plano para salvar a Alitalia apresentado pela Companhia Aérea Italiana (CAI).
Agora, para que o plano entre em ação, falta somente o consenso de pilotos e assistentes de vôo, que deverão tomar uma decisão definitiva até hoje, ao meio-dia (7h, em Brasília).
A decisão da CGIL foi tomada após três dias de intensas mediações entre o governo, os sindicatos e os representantes da CAI, grupo investidor composto por 18 empresários italianos. Na semana passada, o grupo havia retirado a proposta para salvar a Alitalia, após o fracasso dos acordos com sindicatos italianos.
O secretário da CGIL, Guglielmo Epifani, anunciou a decisão em uma entrevista coletiva, enquanto fontes qualificadas asseguraram que a decisão sindical aconteceu depois que o grupo CAI fez concessões em relação a salários e empregos.
Epifani acrescentou que agora espera que haja "um gesto de responsabilidade da parte dos pilotos e assistentes de vôo", que devem compreender que "um sacrifício agora pode ser compensado mais adiante".
Gianni Letta, subsecretário à presidência do governo e braço direito do premier Silvio Berlusconi, convocou hoje os dirigentes da CAI e os responsáveis dos sindicatos que ainda não aceitaram o chamado "plano Fênix", para uma última negociação sobre a proposta.
Por sua vez, Fabio Berti, presidente da Associação Nacional de Pilotos de Companhias Aéreas Comerciais (ANPAC) da Itália, afirmou que as negociações sobre o plano da CAI será realizada amanhã às 13h (8h, em Brasília).
"Continuamos trabalhando, não chegamos a nenhum resultado", afirmou Berti à imprensa na saída do Palazzo Chigi, sede do governo italiano.
"Letta está coordenando tudo, e propôs para as 13h de amanhã o limite para eventualmente aderirmos ao acordo, o que para nós é um sinal muito importante", apontou o responsável sindical dos pilotos.
Berti, representante do único sindicato que ainda não aceitou a proposta da CAI, sublinhou que "esta é uma fase extremamente delicada".
"Estamos discutindo pontos sempre estiveram sobre a mesa de negociações, e é importante conduzir o diálogo com o máximo de atenção", destacou.
Enquanto em Roma o "Plano Fênix" dá sinais de que será finalmente realizado, de Paris fontes confirmam que o grupo Air France-KLM está interessado em participar da sociedade com uma participação entre 10% em 20% do capital da Nova Alitalia.

ANSA

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Avião da Alitalia faz pouso forçado no Recife

Um Boeing 777-200 da companhia italiana Alitalia fez um pouso de emergência na madrugada desta quinta-feira (25), por volta das 2h15, no Aeroporto Internacional dos Guararapes, localizado na zona sul do Recife, depois de apresentar problemas mecânicos. A aeronave havia saído de Roma, na Itália, com destino a Buenos Aires, na Argentina, com 295 pessoas a bordo. A companhia aérea havia anunciado na semana passada que está falida.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados por questão de segurança, mas não houve incidentes mais graves. Desde a madrugada, os passageiros aguardam por uma decisão da companhia. Ainda não se sabe se eles vão seguir na mesma aeronave. As operações no Aeroporto dos Guararapes estão sendo executadas normalmente. A origem da pane no avião ainda será investigada.

JC Online

Google completa 10 anos e lança projeto

Em 4 de setembro de 1998, a empresa Google foi fundada por Larry e Sergei. O resto, é história. E para comemorar os 10 anos de fundação, o pessoal da empresa que pretende dominar o mundo lançou uma linha do tempo bem interessante que mostra todos os marcos históricos, aquisições e lançamentos de novos produtos.

Além disto, também lançaram o projeto “Project 10 to the 100th” (ou “10 elevado a 100”), que tem como slogan “Quantas pessoas sua idéia poderá ajudar?”. A idéia é você submeter uma idéia que possa mudar o maior número de pessoas pelo maior período de tempo. As 100 melhores idéias serão colocadas em votação popular para eleger as205 melhores, e então uma banca especial escolherá as 5 finais.

O Google se compromete a investir US$10 milhões para implementar estes projetos, mas de acordo com eles “são as idéias que realmente importam”. Então se você tem idéias que podem mudar o mundo, acesse o site do Projeto e participe. As idéias podem ser enviadas até o dia 20 de outubro.

MundoTecno

Oposição rebate críticas e culpa Berlusconi por caso Alitalia

ROMA - Walter Veltroni (foto), líder da oposição na Itália, respondeu às acusações feitas pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi de ter boicotado o acordo entre a Companhia Aérea Italiana (CAI) e os sindicatos, ressaltando que é do premier a culpa situação da Alitalia.
"Conheço Berlusconi como todos nós, e quando faz declarações assim é por uma simples razão, seu governo conduziu o caso da pior maneira possível", declarou, em entrevista ao canal de televisão italiano RAI.
"As negociações estavam concluídas há alguns meses com a venda para a Air France, uma grande companhia internacional que se responsabilizaria até pelas dívidas. Agora, as dívidas estão nas mãos dos cidadãos italianos", enfatizou Veltroni, em referência ao fracasso das negociações da Alitália com a companhia francesa.
O político revelou ainda que, "pela forma como o caso foi conduzido, Berlusconi sabia muito bem que as negociações teriam terminado, e que a CAI retiraria sua oferta". (ANSA)

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Lançamento do Livro Logradouros de Miracema

Colaboração Angeline de Martino

Por segurança, Brasil adota domínio "b.br" exclusivo para bancos

O NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) anunciou nesta quarta-feira (24) a ativação do domínio "b.br", de uso exclusivo para instituições bancárias --com isso, essas empresas poderão ter endereços como "banco.b.br". A medida, que não é obrigatória, visa dar mais segurança para transações bancárias na internet. O objetivo é preservar internautas de práticas maliciosas na rede como o 'phishing' (furto de dados pessoais pela web). O domínio tem um novo sistema de identificação de sites chamado DNSSEC, que valida e reconhece a autenticidade da página antes que o internauta tenha acesso a ela.

Com a mudança, deve ficar mais difícil a realização de um golpe em que piratas virtuais desenvolvem sites semelhantes aos originais e levam os internautas a deixarem ali informações como senhas. Ao digitar o endereço do site, o usuário pode ter seu caminho desviado por criminosos e levado para esse tipo de página maliciosa.

Dados da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), referentes a 2007, indicam que 29,8 milhões de pessoas utilizam "internet banking" no Brasil, número 9,2% maior que em 2006. No ano passado, foram realizadas 6,9 bilhões de transações na rede --volume que representa 16,9% do total de operações bancárias realizadas no país. Pelas regras estabelecidas para o "b.br", a empresa que utiliza o domínio será, obrigatoriamente, uma instituição bancária. A triagem dessas instituições será realizada pelo NIC.br. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), responsável por implementar suas decisões, e coordena o registro de nomes de domínio no país.

Exclusivo
"Algumas da fraudes costumeiras e que preocupam os usuários ficarão impossibilitadas no 'b.br'. Por exemplo, um site que tenha nome terminado em 'b.br' será, certamente, um banco", afirma Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, em nota. O sistema já é utilizado no domínio 'jus.br', usado por instituições vinculadas ao poder Judiciário. No caso desses sites, é o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) quem determina as instituições que têm direito de utilizá-lo.

da Folha Online
Colaboração: Edeni Angelo Cereda

Pato garante 2ªvitória do Milan


Depois de perder seus dois primeiros jogos no Campeonato Italiano , o Milan mostra sinais de recuperação. Um gol de Alexandre Pato, após lindo passe de Kaká, selou nesta quarta-feira a segunda vitória consecutiva da equipe. O rival da vez foi o Reggina, que jogou em casa e deu muito trabalho no triunfo milanista por 2 a 1. Ronaldinho Gaúcho, uma vez mais, ficou no banco de reservas. O craque desta vez nem sequer foi a campo na segunda etapa. Além de Pato, Borriello, seu companheiro de ataque, marcou pelo Milan. Corradi descontou.

O jogo começou equilibrado, com Kaká responsável pela ligação entre o meio-campo e o ataque. No meio, Seedorf uma vez mais marcou presença. O holandês parece estar vencendo a luta direta com Ronaldinho por uma vaga no time titular.

O Rubro-Negro saiu na frente com uma bela cabeçada de Borriello. O Reggina, no entanto, partiu em busca do empate e teve duas chances para deixar tudo igual ainda antes do intervalo.
No segundo tempo, de tanto tentar, os donos da casa empataram. Após cruzamento na área, Corradi aproveitou a sobra da confusão e mandou para a rede. O Milan, entretanto, não desistiu. O técnico Carlo Ancelotti lançou Shevchenko no ataque e o time melhorou. O gol da vitória surgiu aos 28 minutos. Kaká foi lançado pela direita, foi ao fundo e rolou com açúcar para Pato que, da entrada da área, bateu firme para decretar a segunda vitória milanista. Foi o terceiro gol seguido de Pato (um em jogo da Copa da Uefa e dois pelo Italiano).Com o resultado, o Milan soma seis pontos, quatro a menos que o líder Inter de Milão, que bateu nesta quarta o Lecce por 1 a 0 ( saiba como foi o restante da rodada ).

Confira a rodada completa:

Atalanta 1 x 0 Cagliari
Bologna 0 x 3 Udinese
Chievo 1 x 1 Torino
Genoa 3 x 1 Roma
Inter de Milão 1 x 0 Lecce
Juventus 1 x 1 Catania
Lazio 3 x 0 Fiorentina
Napoli 2 x 1 Palermo
Reggina 1 x 2 Milan
Siena 0 x 0 Sampdoria
Globo Esporte

Kaká participa de leitura da Bíblia com o Papa Bento XVI


O brasileiro Kaká, que é fiel à Igreja Renascer, vai participar de uma maratona da leitura da Bíblia no canal público de televisão italiano “Rai”, que também vai contar com o Papa Bento XVI. Além dos dois, cerca de 1.500 pessoas vão participar do programa "A Bíblia de dia e de noite", que tem duração prevista de 139 horas ininterruptas – quase sete dias inteiros. O comediante Roberto Benigni, protagonista do filme “A vida é bela”, e o tenor Andréa Bocelli também vão participar do programa, que tem um caráter ecumênico: além do Papa, o bispo ortodoxo Hilarion Aleyev, representante da igreja russa na Europa, e Maria Bonafede, da Igreja Valdese, contribuirão lendo trechos do livro sagrado do cristianismo.


GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália