terça-feira, 31 de março de 2009

José Viegas participa de reunião na Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio


O novo embaixador do Brasil na Itália estará presente no auditório da Italcam nesta terça-feira (31/03).

Nesta terça-feira (31/03), às 18:00, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura recebe a visita ilustre do embaixador do Brasil na Itália Sr. José Viegas Filho, que participará da reunião do conselho da entidade.José Viegas Filho foi ministro da Defesa no Brasil no primeiro mandato de Lula, posto do qual se demitiu em 22 de outubro de 2004.Diplomata de carreira, Viegas concluiu em 1965 o curso do Instituto Rio Branco, onde foi professor de Política Exterior Brasileira Contemporânea no começo dos anos 80. Viegas já foi embaixador do Brasil na Dinamarca (1995-1998), no Peru (1998-2001), na Rússia (2001-2002) e na Espanha (2005-2008).Na ordem do dia, Edoardo Pollastri, presidente da Italcam, junto com os demais conselheiros tratarão de diversos assuntos de interesse público e também da instituição.A reunião acontece no próprio auditório da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, localizado na Av. Paulista, 2073 – Horsa II – 24º andar. Faz-se necessário a confirmação da presença.

Programe-se:
Dia: 31/03/2009 (terça-feira)
Horário: 18:00
Local: Auditório da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria (Av. Paulista 2073 – Conjunto Nacional – Horsa II – 24º Andar – São Paulo)
RSVP: Sra. Miralda: (11) 3179.0140 - miraldam@italcam.com.br

Fernando Galuppo – Assessor de Imprensa Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio

Biotestamento: Fini desencadeia debate

As palavras usadas por Gianfranco Fini, líder da Aliança Nacional (AN) e presidente da Câmara dos Deputados italiana, para falar do projeto de lei sobre o testamento biológico - atualmente em discussão, desencadearam um debate dentro da maioria governista, enquanto que foram apreciadas pelos dirigentes da oposição. Ao falar aos delegados do congresso de fundação do Povo da Liberdade (PDL), Fini perguntou-lhes: "Temos certeza, amigos do PDL, de que o projeto de lei aprovado no Senado se inspira efetivamente na laicidade? Porque uma lei que impõe um preceito, é mais um Estado ético do que um Estado laico". O líder da AN (o partido de direita que junto com o Força Itália de Berlusconi se fundiu no PDL) admitiu que a sua é uma posição minoritária, mas convidou seus companheiros de partido a discutirem a questão. "Estou ciente de que este tema é polêmico, sei que já fui e voltarei a ser minoria, mas não temos que nos acostumar a isso: a laicidade das instituições não é a negação do magistério moral da Igreja e nem a negação da contribuição essencial do catolicismo à identidade italiana e europeia", destacou Fini, acrescentando que "a laicidade é a separação das duas esferas, a da Igreja e a do Estado". O Senado italiano aprovou um projeto de lei apresentado pela maioria governista sobre as Disposições Antecipadas de Tratamento (DAT), o chamado testamento biológico, que não contempla a alimentação e hidratação artificiais entre os tratamentos médicos que podem ser negados; e também não obriga o médico responsável a respeitar a vontade do paciente inconsciente. O projeto desencadeou as críticas da oposição italiana, que acusou o governo de ter esvaziado o próprio conceito do testamento biológico, que agora será debatido pela Câmara dos Deputados, presidida por Fini.


Ansa

Itália: nasce o PDL


Quinze anos depois de ingressar no mundo da política, Silvio Berlusconi, atual chefe de governo da Itália, foi eleito no domingo (29) por unanimidade o presidente do novo partido de centro-direita Povo da Liberdade (PDL) e afirmou que se devem reforçar os poderes do primeiro-ministro, atualmente "inexistentes". "O país precisa ser governável e a experiência recente nos demonstrou" quantas responsabilidades competem ao premier, ao qual devem atribuir-se "maiores poderes em relação aos atuais que, de fato, são inexistentes, falsos", opinou. No terceiro e último dia do Congresso de fundação do novo partido, no qual se fundiram os partidos Força Itália de Berlusconi e Aliança Nacional de Gianfranco Fini, o premier foi eleito presidente pelos 6 mil delegados reunidos em Roma, que o aclamaram aos gritos de "Silvio-Silvio-Silvio". O 'Cavaliere' (como é conhecido o premier italiano), colocando a mão no coração, respondeu ao entusiasmo dos delegados com estas palavras: "Espero estar à altura, tentarei não decepcioná-los nunca". "Não devemos ter medo de pensar grande; (...) hoje nasce um grande partido para guiar a Itália no novo século, durará no tempo e sobreviverá a seus fundadores", acrescentou Berlusconi durante o seu discurso.

Ansa

Torre Eiffel comemora 120 anos


A Torre Eiffel, símbolo indiscutível da paisagem de Paris, comemora nesta terça-feira (31) 120 anos sem encontrar rival na capital francesa desde que foi inaugurada para a Exposição Universal de 1889.

Inicialmente chamada Torre de 300 metros - apesar de, na época, ter 312 metros -, esta estrutura de ferro forjado, concebida pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, é um dos monumentos mais visitados do mundo.

Para seu aniversário, a estrutura recebeu uma nova camada de pintura cor bronze, a 19ª desde sua inauguração.

O monumento foi inaugurado no dia 31 de março de 1889, quando Gustavo Eiffel subiu os 1.710 degraus existentes desde o piso até o terceiro andar da torre e hasteou a bandeira francesa.

Formada por 18.038 peças de ferro sustentadas por 2,5 milhões de parafusos, as 10.100 toneladas da Torre suportam o peso das camadas de pinturas anteriores, que calcula-se que pesem 250 toneladas.

Eiffel, um engenheiro que construía pontes e responsável pela estrutura metálica da Estátua da Liberdade, de Nova York, fiscalizou pessoalmente as obras da Torre, que seria erguida de forma provisória para a exposição. Foi graças à instalação de uma antena de rádio em seu ponto mais alto pela Marinha Francesa que o monumento foi indultado. A Torre, que foi o prédio mais alto do mundo durante mais de 40 anos até que, em 1929, foi substituída no posto pelo Edifício Chrysler em Nova York, começou a ser construída em janeiro de 1887 em meio a críticas dos que a consideravam uma "desonra" a Paris. A Academia francesa de Belas Artes, o pintor Ernest Meissonier e o escritor Guy de Maupassant foram alguns dos grandes críticos à construção, à qual chegaram a qualificar de "inútil e monstruosa". Os próprios parisienses não gostaram muito da ideia, devido à sua altura excessiva - ainda hoje continua sendo o edifício mais alto de Paris, seguido da Torre Montparnasse - e as dúvidas em torno da confiabilidade de sua construção. Apesar das críticas de artistas e estudiosos, o público aprovou o monumento após sua inauguração, em 1889.

Das 32 milhões de pessoas que visitaram a Exposição Universal de Paris, quase dois milhões se atreveram a subir até o último andar da Torre, símbolo da era industrial.Entre os números exagerados que rodearam sua construção (trabalhadores empregados, toneladas de ferro e de pregos utilizados, altura, tamanho, etc.), um dos destaques foi o fato de não ter ocorrido nenhuma morte durante sua edificação.

Atualmente, a Torre Eiffel brilha nas noites parisienses com uma iluminação especial, em algumas ocasiões com cores adaptadas a comemorações nacionais e internacionais, como durante os dois primeiros meses da Presidência semestral francesa da União Europeia (UE).

Localizada nas proximidades do Rio Sena e a um extremo do Campo de Marte, a torre oferece uma vista excepcional que, em 2008, foi desfrutada por seus 6.930.000 visitantes, 0,5% a mais que no ano anterior, o que representou um novo recorde de visitas.

Propriedade da prefeitura de Paris, desde 1980 a Sociedade de Exploração da Torre Eiffel (Sete) é a companhia encarregada de implementar um programa sustentável de restauração e renovação do monumento, focalizado principalmente nos sistemas contra incêndios.

A Torre Eiffel, reproduzida até não poder mais em souvenirs comprados pelos turistas, lembra seus 120 anos sendo o ponto mais alto de Paris e o emblema mais popular da França no mundo, sem ter encontrado rival à altura.

EFE

Imigração: o fim dos desembarques


O ministro italiano do Interior, Roberto Maroni, anunciou que os desembarques de imigrantes, principalmente em Lampedusa, terminarão em 15 de maio próximo quando entrará em vigor o acordo firmado entre os governos italiano e líbio para o patrulhamento das costas. "Sobre a prevenção dos desembarques - explicou Maroni - fizemos tudo o que foi possível. Firmamos um acordo com a Líbia e existe o compromisso deste governo iniciar o patrulhamento com os seis barcos da guarda costeira em 15 de maio. Neste dia, espero que ocorra o fechamento do canal líbio". "Daqui até lá, continuarei a solicitar às autoridades da Líbia para que intensifiquem os controles, mas imagino que haverá mais desembarques. Em 15 de maio, quando o acordo entrará em vigor - e não tenho motivos para crer no contrário, o problema estará resolvido", conclui Maroni.

Ansa

31 de março - Golpe Militar de 1964


O Golpe Militar de 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram em um golpe de estado (chamada pelo Estado que se seguiu como uma Revolução de 1964) que interrompeu por meio da força, o governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido democraticamente eleito vice-presidente, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – nas mesmas eleições que conduziram Jânio da Silva Quadros à presidência pela União Democrática Nacional (UDN). Jânio renunciou o mandato no mesmo ano de sua posse (1961) e João Goulart, que deveria assumir a presidência, segundo a Constituição vigente à época, promulgada em 1946, estava em viagem diplomática na República Popular da China. Militantes de direita acusaram Jango, como era conhecido, por ser comunista e o impediram de assumir seu legítimo lugar como mandatário no regime presidencialista. Foi feito um acordo político e o Parlamento brasileiro cria o regime parlamentarista, sendo João Goulart chefe de Estado. Em 1963 há um plebiscito que teve como resultado a volta do regime presidencialista, e João Goulart finalmente assume a presidência da república com amplos poderes. O Golpe de 1964 submeteu o Brasil a uma ditadura militar, alinhada politicamente com os interesses dos Estados Unidos da América, que durou até 1985, quando, indiretamente, foi eleito o primeiro presidente civil desde 1964, Tancredo Neves.

Alguns, entretanto, consideram-no um movimento político de duplo escopo, surgido do temor (jamais comprovado) do expansionismo comunista (o chamado perigo vermelho) e do desejo de desenvolvimento nacional, que administrou o país através de uma ditadura e que, por um lado, teria impedido a implantação de um regime totalitário de esquerda e, por outro, seria responsável pelo Brasil ter se tornado uma das maiores economias do mundo, graças ao apoio financeiro norte-americano, embora, aos custos da contração de uma grande dívida externa e índices inflacionários altíssimos nas décadas de 1970 e 1980, além do aumento da dependência do Brasil em relação aos Estados Unidos da América, e ainda de um grande empobrecimento da população brasileira.

Wikipédia

Caso Battisti

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá "antes do fim de abril" o caso do italiano Cesare Battisti, cuja extradição foi solicitada pelo governo italiano e que recebeu o status de refugiado político do governo brasileiro. "Nós respeitamos a Corte brasileira (STF), mas estou otimista sobre a validade de nossas razões", disse Frattini neste sábado (28)ao participar de um Congresso de fundação do novo partido Povo da Liberdade (PDL), em Roma. Até o momento, PDL é o nome dado à coalizão governista. "O governo italiano quer (Battisti) em uma prisão na Itália", disse o chanceler em se referindo ao caso do italiano, que é condenado em seu país à prisão perpétua por quatro homicídios cometidos na década de 1970.

Na sexta-feira (27), o governo italiano contestou o novo pedido de liberdade de Battisti, solicitado no último dia 13, evidenciando a sua posição contrária aos argumentos da defesa do italiano. Em uma manifestação, encaminhada ao relator do processo de extradição, ministro Cezar Peluso, a Itália afirmou que o pedido da defesa "é inaceitável e inadmissível". Atualmente, Battisti está preso no presídio de Papuda, no Distrito Federal, onde espera a decisão do Supremo de arquivar ou não o processo no qual a Itália pede sua extradição.

Defesa de Battisti diz que Itália faz campanha 'difamatória' contra ex-ativista
A defesa do italiano Cesare Battisti acusou o governo da Itália de fazer uma “campanha difamatória” contra o ex-ativista de esquerda, preso em Brasília desde 2007. Battisti é acusado de quatro assassinatos na Itália. Ele sempre negou envolvimento com os crimes.Na última sexta-feira (27), o governo italiano acusou os advogados do ex-ativista, Luiz Eduardo Greenhalgh e Suzana Angélica Figueredo, de usarem “argumentação falsa” no processo de extradição de Battisti, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

Greenhalgh e Suzana alegam que os crimes pelos quais Battisti foi condenado em seu país já prescreveram. O governo italiano, por sua vez, acusa os advogados de Battisti de retardarem a análise do processo de forma “desleal e tumultuária”.

Em nota divulgada nesta segunda, os advogados dizem não serão intimidados pela “campanha difamatória e soez [vil] que o governo da Itália promove contra Cesare Battisti”. No comunicado, eles dizem que vão recorrer quantas vezes “forem necessárias” para que Battisti “seja libertado e possa exercer sua condição de refugiado”. O ex-ativista recebeu refúgio político do governo brasileiro no dia 13 de janeiro deste ano, mas continua preso, uma vez que o STF ainda não decidiu se arquivará ou não o processo em que a Itália pede sua extradição. “É inaceitável a afirmação leviana de que a petição pela soltura de Battisti constitua má-fé”, defende a defesa do ex-ativista. “As íntegras das sentenças foram juntadas ao processo pelos advogados de Cesare Battisti como exercício do direito de defesa, quando, a bem da verdade, era obrigação do governo italiano tê-las juntado desde o início”, descrevem os advogados de Battisti, na nota. A concessão do refúgio a Battisti gerou um incidente diplomático entre Brasil e Itália. Apontado como um dos chefes da organização de extrema esquerda “Proletários Armados pelo Comunismo”, o italiano foi condenado à prisão perpétua em seu país, em 1993, por suposto envolvimento com quatro assassinatos cometidos entre 1978 e 1979. O julgamento que definirá o futuro de Battisti ainda não tem data definida para ocorrer no STF. O ministro relator do caso, Cezar Peluso, aguarda novo parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) para analisar o pedido de revogação da prisão preventiva do italiano, a constitucionalidade da lei do refúgio –que coloca o ministro da Justiça como a última instância para conceder o benefício– e a solicitação do governo da Itália, que pede a extradição de Battisti.

Ansa/Globo on line

Obesidade infantil na Itália

Mais de um milhão de crianças (1.100.000) entre 6 e 11 anos são obesas ou têm problemas de peso na Itália, revela pesquisa do Instituto Superior de Saúde (ISS). Segundo dados de 2008, referentes aos hábitos alimentares e à atividade física das crianças que cursam o ensino fundamental na Itália, reunidos no estudo 'De olho na saúde', uma de cada três crianças é gorda. Além disso, as crianças são muito sedentárias e metade delas abusa da televisão e dos videogames. Apesar de nenhuma região do país poder afirmar que não sofre deste problema, as diferenças em toda península são notáveis. As situações mais graves se registram no sul do país. A região italiana que ocupa o primeiro lugar por obesidade infantil é a Campania, cuja capital é Nápoles: as crianças entre 8 e 9 anos obesas ou com problemas de peso, são 49%. Seguem-se as regiões de Molise, Calabria e Sicilia (42%). Já as regiões com as menores porcentagens são Friuli Venezia Giulia (25%) e Valle d'Aosta (23%).


Ansa

segunda-feira, 30 de março de 2009

Documentos raros do Arquivo Histórico de Petrópolis são digitalizados


Um acordo de cooperação técnica entre o Arquivo Histórico de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo e o Arquivo Nacional da União Federal resultou na digitalização de parte do acervo histórico petropolitano, como fotografias, jornais e outros documentos. A iniciativa irá facilitar o acesso da população ao material. Os CDs, com obras digitalizadas, foram entregues aos funcionários do Arquivo Histórico na última semana . O material conta com diversas fotografias, entre elas, a última foto tirada pela Família Imperial, além de outras que retratam a "Petrópolis Histórica" do Século 19. Cerca de 60% dos jornais raros do acervo do Arquivo Histórico de Petrópolis também passaram pelo processo de digitalização como a coleção de O Paraíba (o mais antigo jornal de Petrópolis)edições que vai de 1857 à 1859.

Além dos jornais, os microfilmes foram transferidos para o Arquivo Nacional que possui estrutura para o devido armazenamento deste tipo de material, que tem durabilidade de aproximadamente 150 anos além de documentos raros administrativos da Prefeitura de Petrópolis.

O Arquivo Histórico de Petrópolis faz parte da Biblioteca Municipal Gabriela Mistral nas instalações do Centro de Cultura Raul de Leoni, que fica na Praça Visconde de Mauá, 305, Centro.

Redação do Ale'Italia com Jornal Tribuna de Petrópolis

Estreia de Marta no futebol feminino dos EUA empolga os americanos


Marta, a gigante: cartaz promove a estreia do LA Sol na WPS

- Eu não esperava tanta gente. Me disseram que não viriam mais do que dez mil torcedores, mas ficou bem cheio - afirmou Marta, que liderou o seu time na vitória de 2 a 0 sobre o Washington Freedom. Para ser exato, 14.832 torcedores pagaram entre U$S 20 e U$S 100 por um lugar no estádio. Um jornalista local garantia que a média dos jogos dos homens é de cinco mil torcedores.

Se alguém dissesse que se tratava de mais um jogo da seleção brasileira não seria difícil acreditar. Camisas amarelas, batucada, e claro, brasileiros. Dezenas deles. Mas os gringos também se renderam. Emily Falco viajou mais de três horas de avião de Chicago a Los Angeles para ver de perto "a melhor jogadora de todos os tempos", segundo a torcedora.

No país onde futebol é de fato coisa de menina (hoje elas eram a maioria absoluta nas arquibancadas), Marta não poderia estar em melhor companhia. Mia Hamm, a "Pelé" dos gramados americanos deu o pontapé inicial no jogo inaugural da Women Pro Soccer, a nova liga profissional feminina de futebol que começa com sete times. Jogadoras de dez países têm a missão de fazer com que a nova liga supere o fracasso da antiga WUSA, (Women´s Unites States Association), que em 2001 investiu quase U$S 100 milhões e durou apenas três temporadas. Isso no país que é o atual bicampeão olímpico.

- Aqui temos estrutura, grandes jogadoras e gente que gosta do futebol feminino. Tem tudo pra dar certo - garantiu Marta.

O primeiro gol saiu aos cinco minutos com a zagueira Alisson Falk. Ela completou de cabeça o cruzamento na área da japonesa Aya Miyama. A cada pedalada e toque de calcanhar Marta animava a torcida. Mas o jogo ficou duro para as donas da casa. depois de cinco anos no futebol sueco, nesta estreia Marta não teve sequer uma chance clara de gol. Aos 42 do segundo tempo, depois de uma ótima assistência da brasileira, a francesa Camille Abily fez o segundo gol do Sol.

- Faltou o meu golzinho, mas o importante é que a gente venceu – observou a melhor jogadora do mundo segundo a Fifa.

Pelo jeito, mais importante que um golzinho, será a consolidação da nova liga. Ao menos na primeira rodada algo já ficou claro: esqueçam Kaká e Ronaldinho, aqui o nome brasileiro mais famoso é o de Marta. No próximo domingo, o programa Esporte Espetacular mostra uma matéria exclusiva com a craque Marta nos EUA.

TV Globo

domingo, 29 de março de 2009

Italiana recebe conta telefônica recorde de quase R$ 140 mil

Salvatore Sica mostra o valor da conta recebida por sua sogra. (Foto: Reprodução/Corriere Della Sera)


A italiana Edda Noris, da cidade de Rozzano, próximo a Milão, recebeu uma conta telefônica bimensal de 46.046,15 euros (quase R$ 140 mil), um recorde na Itália, de acordo com o jornal "Corriere Della Sera". Segundo o genro Salvatore Sica, Edda tinha comprado em uma loja dois celulares para dar para os netos (sendo um BlackBerry) e um cartão para acesso à internet. De acordo com o jornal, a mulher deveria pagar pelo plano 270 euros (cerca de R$ 815) por um período fixo de dois meses. No entanto, em vez disso, ela teve uma amarga surpresa: uma conta de 46.046,15 euros. Sica disse que não consegue entender o motivo de sua sogra ter recebido uma conta tão elevada. Segundo ele, Edda Noris até esperava receber um valor superior a 270 euros, porque o total de minutos em ligações superou o limite, mas nada tão exagerado.
Corriere della Sera

''Scatta l'ora legale, il 29 lancette avanti


Alle 2 di domenica si rimette l'orologio e si dorme un'ora in meno. Si torna all'ora solare la notte del 25 ottobre''

Inicia-se o horário de verão, no dia 29 os ponteiros do relógio serão adiantados .

Às 2 horas do domingo,os ponteiros do relógio deverão ser ajustados e se dorme uma hora a menos.O horário normal (solar) voltará na noite do dia 25 de outubro"

Ve-se que na Itália também se adota o horário de verão,sendo um nos propósitos a economia de energia elétrica("I consumi di energia elettrica saranno ridotti di 645 milioni di kWh secondo una ricerca di Eco-Way").
Corriere della Sera
Colaboração Edeni Cereda - SP

Lula diz que frase polêmica se referia à situação de imigrantes na Europa

O presidente Lula voltou, neste sábado, em uma viagem ao Chile, a falar sobre sua polêmica frase de que a crise financeira foi causada por "pessoas brancas de olhos azuis" . Numa reunião preparatória ao encontro do G-20 que ocorrerá na próxima quinta-feira, o presidente explicou que a frase se referia à situação dos imigrantes de países em desenvolvimento na Europa. Nesta mesma reunião estavam o premier britânico Gordon Brown e seu colega espanhol Jose Luis Rodriguez Zapatero.

Segundo ele, os trabalhadores da América Latina, do Leste Europeu, os indianos e os africanos serão os primeiros a perder o emprego e sentir o efeito da crise financeira, apesar de "não terem nada a ver com a crise".

- Eu estava falando inclusive da perseguição aos imigrantes nos países europeus - frisou.

Na quinta-feira, durante entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, o presidente disse que a crise foi "feita por ricos".


- Ela não foi gerada por nenhum negro, índio ou pobre. Essa crise foi feita por gente branca, de olhos azuis que antes da crise sabiam tudo e, agora, não sabem de nada - afirmou Lula.

As declarações de Lula tiveram destaque na imprensa internacional com repercussão negativa . Os jornais afirmaram que a frase causou constrangimento ao premier Gordon Brown.

O Globo

Lendária camisa de Pelé da Copa de 70 é leiloada na internet


Uma peça rara da história do futebol mundial está sendo vendida pela internet. Trata-se da lendária camisa 10 que Pelé usou na final da Copa de 1970, no México, quando o Brasil conquistou o Tricampeonato Mundial após a goleada por 4 a 1 sobre a Itália. O leilão começou nesta sexta-feira e vai até o dia 13 de abril. Outras peças raras também participam do leilão. Entre elas, a bola usada na decisão da Copa de 1962, no Chile, quando o Brasil ganhou seu segundo título, que ainda vem autografada por todos os jogadores que participaram da final.
Globo Esporte

Fórmula 1: Dobradinha histórica de Button e Barrichello


Jenson Button e Rubens Barrichello fizeram história no GP da Austrália. Com a dobradinha em Melbourne, eles igualaram um feito que já durava 55 anos, quando a Mercedes estreou e marcou o primeiro e o segundo lugares na França em 1954. O inglês dominou a corrida desde a largada e o brasileiro ainda foi beneficiado pelo acidente entre Robert Kubica e Sebastian Vettel no fim da prova.Além dos 55 anos de intervalo, a dobradinha da Brawn GP é apenas a segunda de uma equipe estreante na história da Fórmula 1. O time também se tornou o terceiro calouro a triunfar em uma prova: em 1977, o sul-africano Jody Scheckter venceu com a Wolf o GP da Argentina. Jarno Trulli, que largou em último após a punição da Toyota na classificação, herdou a terceira posição após o acidente do fim da corrida.E a Brawn GP conseguiu este feito após três meses de incertezas, com o abandono da Honda no início de dezembro do ano passado. A equipe foi tida como acabada e todos os funcionários tinham seus empregos ameaçados, além de Rubens Barrichello ser "aposentado" por várias pessoas ligadas à Fórmula 1. Só que Ross Brawn chegou, salvou o time e demonstrou ter um carro competitivo para a temporada 2009.Mesmo com um deficiente carro da McLaren, Lewis Hamilton fez uma corrida de regularidade e ainda conseguiu a quarta posição, uma à frente do alemão Timo Glock. Fernando Alonso, da Renault, chegou na sexta posição após perder bela disputa com o rival da Toyota nas últimas voltas. Nico Rosberg, da Williams, que perdeu rendimento nas últimas voltas, e Sebastien Buemi, da STR, completaram a zona de pontuação em Melbourne.A próxima corrida da temporada 2009 da Fórmula 1 será disputada no próximo domingo, dia 5 de abril, na Malásia, às 6h (de Brasília), no circuito de Sepang. Jenson Button, com dez pontos, e Rubens Barrichello, com oito, chegam à segunda prova do campeonato muito à frente dos rivais.

Globo Esporte

Páscoa: Roma é a meta preferida

Pesquisa realizada por trivago.it, uma comunidade europeia de viajantes, divulgou as metas turísticas mais procuradas para os feriados da Páscoa. Roma é a líder entre as Top Ten, seguida por Paris e Londres. Segundo a pesquisa citada, a Cidade Eterna lidera a lista por reservas em hotéis, mostrando ser a meta preferida para passar os feriados da Páscoa dos italianos, mas também dos turistas internacionais. Entre estes, predominam holandeses, franceses, ingleses, espanhóis e alemães. Para o período pascoal, a diária atual em hotéis está por volta de € 122 por noite em quarto duplo. Na classificação segue-se Londres, com um gasto médio de € 134 por noite e Barcelona (€ 104). Sempre segundo a pesquisa de Trivago, os três destinos mais procurados nesta época do ano entre os países extra-europeus, serão o Mar Vermelho no Egito (Sharm El Sheik e Marsa Alam), a Turquia (Istambul) e o Marrocos (Marrakesh).


Ansa

Principais cidades do mundo apagam as luzes contra a mudança climática

A "Hora do Planeta", campanha mundial que faz um alerta sobre os efeitos da mudança climática, chegou neste sábado (28) à Europa às 20h30 (16h30 de Brasília), quando a praça Trafalgar (Londres), a Torre Eiffel (Paris), a cúpula da Basílica de São Pedro (Vaticano) e o Atomium (Bruxelas) se apagaram totalmente.

Com este apagão, de uma hora de duração e ao qual aderiram quase 4 mil cidades de 88 países, a Europa se uniu à iniciativa para salvar o planeta das consequências do aquecimento global.

Pontos turísticos apagam as luzes por 1 hora; veja fotos

No Brasil, a cidade de Brasília e mais nove capitais estaduais (São Paulo, Rio de Janerio, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Manaus e Rio Branco) programaram shows, jantares à luz de vela e outros eventos para a chamada "Hora do Planeta".

No Rio de Janeiro, uma das cidades mais visitadas do país, cartões postais tradicionais apagaram suas luzes, como o Cristo Redentor, a Orla de Copacabana, o Parque do Flamengo e o Pão de Açúcar.

Já em São Paulo, ficaram sem iluminação lugares famosos como o Edifício Copan, o Viaduto do Chá, o Estádio do Pacaembu, o Teatro Municipal, o Parque do Ibirapuera, a Ponte Estaiada e a Torre da TV Globo, na Alameda Santos, ao passo que Brasília viu o "apagão" do Congresso Nacional, da Esplanada dos Ministérios e do Palácio do Itamaraty. Seguindo o espírito da campanha, organizada pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e apoiada pela ONU, durante uma hora construções simbólicas da Europa se apagaram, assim como ocorreu nas ilhas neozelandesas de Chatham, o primeiro lugar do mundo a ficar às escuras contra a mudança climática.

Europa e Estados Unidos
Em Bruxelas, o Atomium, a Grand Place e toda a rede de estradas públicas ficaram sem iluminação, assim como as sedes da Comissão Europeia (órgão executivo da UE), do Parlamento Europeu e do Conselho da Europa, além dos principais edifícios de Antuérpia, Liège, Gante e Namur.

No Vaticano, a cúpula da Basílica de São Pedro se apagou na mesma hora em que o Coliseu em Roma, a ponte de Rialto (Veneza), a Torre de Pisa, a Arena de Verona e outros pontos turísticos da Sicília e de Nápoles.

Já na Espanha, a "Hora do Planeta" apagou as luzes da mesquita de Córdoba, da Alhambra, em Granada, da catedral da Sagrada Família (Barcelona) e da Praça Cibeles, em Madri, entre outros monumentos e locais históricos.

Portugal, que pela primeira vez participou da campanha, viu sete de suas principais cidades ficarem parcialmente às escuras,entre elas Lisboa, Guimarães (norte), Funchal, capital da Ilha Madeira, e Almeirim, a 100 quilômetros da capital do país.

Nos Estados Unidos, a Casa Branca, em Washington; a Times Square, em Nova York; e a Golden Gate, em San Francisco, se comprometeram a seguir o exemplo que várias outras localidades do Oriente deram hoje ao aderirem à campanha de conscientização ambiental.

O apagão no Hemisfério Leste deixou às escuras as ilhas Fiji (Indonésia), a catedral de Manila (Filipinas), e a torre Menara Kuala Lumpur, de 421 metros de altura, na Malásia.

Na China, que também participou da iniciativa pela primeira vez, Pequim, Xangai, Hong Kong e pelo menos outras 15 cidades desligaram a iluminação de monumentos, prédios públicos e centros comerciais.

Dos países que integram o G20, que se reúne quinta-feira (2) em Londres, apenas Japão e Arábia Saudita não apoiaram a iniciativa da WWF, cujo objetivo é pressionar os líderes mundiais que participarão da conferência sobre mudança climática que acontecerá em dezembro em Copenhague (Dinamarca).

A campanha também busca incentivar a população a trocar suas lâmpadas por outras de baixo consumo e a economizar energia diminuindo seu ar condicionado ou seu aquecedor.


EFE

sábado, 28 de março de 2009

Cidade italiana dispensa os ônibus escolares para proteger o meio ambiente

Toda manhã, cerca de 450 alunos viajam por 17 rotas de ônibus escolares para 10 escolas elementares nesta cidade na ponta sul do lago Como. Há zero ônibus escolares.Em 2003, para confrontar a ameaça tripla de obesidade infantil, engarrafamentos e -mais importante- o aumento nos gases de efeito estufa por emissões de carros, um grupo ambiental local propôs um conceito retro-radical: que as crianças caminhassem para a escola.Eles montaram o "piedibus" (literalmente pé-ônibus em italiano) -uma rota com motorista mas sem veículo. Toda manhã, funcionários pagos e pais voluntários vestem roupas amarelas fluorescentes e lideram filas de alunos a pé ao longo das ruas tortuosas de Lecco até os portões da escola, parando aqui e ali, enquanto o grupo cresce. Na escola Carducci, 100 crianças, mais da metade dos alunos, atualmente pegam os ônibus a pé. Muitas delas antes vinham de carro. Giulio Greppi, um menino louro de nove anos, disse que antes percorria de carro o trajeto de cerca de 600 metros até a escola. "Assim encontro meus amigos e nos sentimos especiais porque sabemos que é bom para o ambiente", disse ele.Apesar das rotas terem menos de 1,5 km, os piedibus da cidade até agora eliminaram mais de 160.000 km de viagem de carro e, a princípio, impediram que milhares de toneladas de gases de efeito estufa entrassem no ar, estima o auditor de ambiente da cidade, Dario Pesenti.O número de crianças que vão à escola de carro está subindo nos EUA e na Europa, dizem especialistas nos dois continentes, e é responsável por uma parte considerável da contribuição do transporte para as emissões de gases de efeito estufa. O transporte escolar foi responsável por 18% das viagens de carro de moradores do Reino Unido no ano passado, segundo uma pesquisa nacional.Em 1969, 40% dos alunos nos EUA caminharam para a escola; em 2001, os dados mais recentes coletados, esse número foi de 13%, de acordo com o Setor Nacional de Viagens Familiares.


Franco Tentori e outros voluntários levam crianças à escola em Lecco, Itália

O ônibus a pé de Lecco foi o primeiro na Itália, mas centenas surgiram em outras partes da Europa e mais recentemente na América do Norte para combater a tendência.Cidades na França, Reino Unido e em outros locais na Itália criaram tais rotas, apesar de poucas serem tão extensas e duradouras quanto as de Lecco. Nos EUA, as cidades de Columbia, Marin County e Boulder introduziram programas modestos de ônibus a pé no ano passado, como parte de um esforço nacional chamado Rotas Seguras para a Escola, que dá verbas aos Estados para estimularem os alunos a andarem a pé ou de bicicleta.Apesar das emissões de dióxido de carbono da indústria estarem declinando nos dois continentes, as de transporte são responsáveis por quase um terço de todas as emissões de gases de efeito estufa nos EUA e 22% na União Européia. No mundo todo, há grande pressão para a redução das emissões dos carros, especialmente na Europa, onde os países prometeram reduzir a produção de gases de efeito estufa até 2012 sob o protocolo de Kyoto da ONU. No ano passado, a Agência Ambiental Europeia advertiu que o transporte para a escola -junto com a importação de alimentos e viagens aéreas baratas- era um fenômeno crescente com sérias implicações para o efeito estufa.Nos EUA e na Europa, "várias tendências estão distorcendo a forma tradicional de ir à escola e tornando mais difícil para as crianças andarem", disse Elizabeth Wilson, pesquisadora de transporte do Instituto Humphrey de Interesses Públicos da Universidade de Minnesota. Entre esses fatores estão: o aumento da frota de carros particulares; famílias de filho único, apreensivas de enviar a criança sozinha para a escola; cortes no serviço de ônibus escolares ou a cobrança de tarifas pelo transporte como resultado nos cortes dos orçamentos das escolas e variações do preço do combustível; declínio das escolas de bairro e o aumento da "escolha da escola", significando que os alunos muitas vezes moram mais longe de onde estudam.Ainda pior, disse Roger L. Makett, professor do Centro de Estudos de Transporte do University College em Londres, há evidências crescentes que as crianças cujos pais dirigem muito vão se tornar adultos dependentes do carro. "Você está criando um hábito para a vida toda", disse ele. Em Lecco, o uso de carros provou-se um hábito tenaz, apesar do piedibus ter funcionado. "Os carros dominam", disse Augosto Piazza, fundador e participante onipresente do programa, um homem travesso com olhos azuis brilhantes, com um andar pulado e vestindo roupa amarela. Enquanto "dirigia" uma rota de ônibus em recente manhã, os donos das lojas acenavam alegremente para os grupos familiares de crianças tagarelas.No entanto, ao chegarem à escola Carducci, dezenas de carros particulares estavam estacionados para deixar crianças na pequena praça, enquanto mães conversavam em uma calçada. "Tenho dois filhos em escolas diferentes, e as mochilas deles são muito pesadas", disse Manuela Corbetta, que vestia jaqueta preta e óculos escuros, girando a chave do carro enquanto explicava porque os filhos não podiam fazer a caminhada de 15 minutos. "Às vezes, eles têm 10 cadernos, então andar não é muito prático."Algumas crianças são deixadas pelos pais a caminho do trabalho e outras moram fora do perímetro do piedibus, apesar de haver pontos de coleta nos limites da cidade para tais crianças. Muitos, porém, moram bem na rota do piedibus, observou Piazza.Outros pais, contudo, elogiaram o ônibus a pé, dizendo que tinha ajudado os filhos a dominarem a segurança nas ruas e tinha um efeito em cascata na família. "Quando saímos às compras pensamos em ir a pé -não usamos o carro automaticamente", disse Luciano Prandoni, programador que é voluntário na rota da filha.A prefeitura de Lecco contribui com aproximadamente US$ 20.000 por ano para organizar e prover funcionários para o piedibus. Os alunos fazem uma espécie de serviço público: são estimulados a entregar advertências aos carros que estacionam ilegalmente e a chamar a atenção dos donos de cães que não limpam as ruas.Naturalmente, algumas crianças reclamam em dias de chuva. A participação cai 20% nesses dias, apesar desse número aumentar quando neva. "Em dias de chuva, ela diz: 'Mãe, me leva, por favor', e algumas vezes eu cedo", disse Giovanna Luciano, que mora no campo e normalmente leva a filha Giulia, 9, a um ponto de coleta do piedibus em um estacionamento perto de um cemitério.Para estimular o uso das rotas, as crianças recebem cartões que são furados a cada dia. As rotas têm nomes distintos (aquela que passa pelo cemitério chama-se mortobus) e competem por prêmios como pizzas para as crianças.Professores fazem os alunos escreverem poemas sobre o piedibus. No Reino Unido, cerca de metade do sistema escolar atualmente tem incentivos para estimular a caminhada, apesar de, em geral, serem menos formais que o piedibus, disse Roger L. Mackett, professor do Centro de Estudos de Transportes do University College em Londres."Requer bastante esforço para manter", disse ele. "É sempre mais fácil colocar as crianças no carro. Quando você tem dois ou três carros, é preciso esforço para não usá-los."
The New York Times

Chefs italianos estão atônitos com máquina de fazer pizza em três minutos


Uma máquina para fazer pizza em questão de minutos, por alguns euros, está causando comoção entre os cozinheiros italianos antes mesmo de chegar ao mercado, o que está previsto para acontecer nas próximas semanas. A máquina "Let's Pizza" utiliza raios infravermelhos e uma tecnologia desenvolvida na Universidade de Bolonha pra transformar farinha e água em massa, cobri-la com molho de tomate e uma seleção de sabores, cozinhando tudo em menos de três minutos.

" Esta não é apenas uma máquina expressa, é uma mini-pizzaria "
Seu criador, Claudio Torghele, afirma que a máquina demonstrou ser fácil de usar em testes realizados em duas regiões italianas, mas os gourmets argumentam que fere os métodos tradicionais da cozinha típica.

- Esta não é apenas uma máquina expressa, é uma mini-pizzaria - diz Torghele, de 56 anos.
- Tem janelas que permitem ver o processo de elaboração da pizza. As crianças, inclusive o meu filho, ficam encantadas. Quando a máquina entra em funcionamento acaba atraindo uma multidão - conta.

A máquina foi desenvolvida pelo grupo anglo-holandês Unilever e aprovada na Alemanha - diz Torghele. Seu criador espera lançar a máquina em toda a Europa e nos Estados Unidos, com ingredientes que variam de acordo com os gostos locais.

A Itália é famosa por sua culinária e há um movimento neste país contrário ao fast-food, apelidado de "comida lenta". Entretanto, tem mais máquinas expressas que qualquer outro país europeu, segundo uma entidade da indústria, a maioria de café.


A Itália é famosa por sua culinária e há um movimento neste país contrário ao fast-food, apelidado de "comida lenta". Entretanto, tem mais máquinas expressas que qualquer outro país europeu, segundo uma entidade da indústria, a maioria de café.

" Esta máquina é um brinquedo. Talvez encontre mercado no exterior "

Os puristas dizem que a pizza italiana - inventada no seúclo XVII, na cidade de Nápoles - não pode ser feita às pressas, uma vez que a massa deve descanar por 12 horas, os ingredientes devem estar frescos e o forno precisa ser aquecido a 300ºC. - Esta máquina é um brinquedo - diz Pino Morelli, da Associação de Pizzarias italiana. - Talvez encontre mercado no exterior, mas os italianos nasceram com a pizza, suas mães os criaram com ela - acrescenta.

Na Pizzaria Brandi, no centro de Nápoles, a reação à invenção de Torghele foi fria. O restaurante inventou a pizza Margherita em 1889, em homenagem à rainha que unificou o país. O tomate, o queijo e o manjericão lembram a bandeira italiana.

- Infelizmente, hoje a gente inventa muitas coisas, mas não se usa parâmetro de comparação, em especial, em termos de qualidade - avalia o chefe Marcello.
- O único benefício é o preço - acrescenta.
- Devemos ignorar a 'máquina de pizzas' e trazer de volta as velhas juke-box, pelo menos, eram encantadoras - disse Paolo Pagnani, proprietário do histórico restaurante.

Reuters

A Hora do Planeta


A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas. O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre o tema ambiental.


Conhecido mundialmente como Earth Hour, a Hora do Planeta será promovida no País pela primeira vez pelo WWF-Brasil e conta com a adesão e apoio do Rio de Janeiro , a primeira cidade brasileira a aderir à iniciativa. Em 2009, a Hora do Planeta será realizada no dia 28 de março, das 20h30 às 21h30, e pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.


Mais de 170 cidades de 62 países já confirmaram sua adesão à Hora do Planeta. Realizada pela primeira vez em 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.”

WWF

Itália vê nascer Povo da Liberdade


Silvio Berlusconi tem o caminho aberto para reforçar o domínio sobre a direita italiana. O primeiro-ministro e líder da formação Forza Itália inaugurou o congresso fundador do partido Povo da Liberdade, que nasce da coligação do movimento de Berlusconi com o partido conservador Aliança Nacional de Gianfranco Fini.

Il Cavalieri quer agora mais sucesso político.
“As últimas eleições representaram um importante passo em direcção à estabilidade, a governabilidade e a modernidade política graças a uma lei eleitoral que nós introduzimos”, declarou Berlusconi.

De acordo com uma sondagem publicada na quinta-feira, o recém-formado partido reúne 42% das intenções de voto. Berlusconi afirmou que pretende chegar aos 51% e que sabe qual é o caminho.

Face a este casamento, Gianfranco Fini, líder do Aliança Nazionale e presidente da câmara dos deputados, é apontado como o sucessor natural de Berlusconi já com 72 anos.

Euronews

Câmara Italiana confirma Spazio Italia na Restaubar Show 2009

Pelo segundo ano consecutivo a iniciativa Spazio Italia – Sabores do Mediterrâneo será realizada na Restaubar Show, de 27 a 29 de abril. Voltado para o público do setor gastronômico, o evento é composto por exposição de produtos ligados à gastronomia italiana e degustações na “Cozinha Show”, onde renomados chefs de cozinha elaborarão pratos inspirados na “Dieta Mediterrânea” com produtos típicos italianos com degustações ao público e convidados.


ITALCAM

Crise: salários italianos encolheram

Os salários líquidos italianos estão ancorados a valores referentes a 1993, enquanto que o fisco "comeu" de cada trabalhador uma média anual de € 6.738 de renda de produtividade e o Estado se beneficiou de € 112 bilhões por aumentos fiscais, informa a CGIL, a maior central sindical do país. O sindicato indicou que, entre 1995 e 2006, os benefícios líquidos das maiores empresas aumentaram aproximadamente 75%, contra um aumento de 5% dos salários. Com base nos dados reunidos pelos seus centros de assistência fiscal, a CGIL disse que 13,6 milhões de trabalhadores ganham menos do que € 1.300 mensais; cerca de 6,9 milhões (dos quais 60% são mulheres) menos de € 1.000; e mais de 75 milhões de aposentados, que também recebem menos de € 1.000. Por outro lado, sempre segundo comunicado da citrada central sindical, a renda disponível entre 2000 e 2008 se reduziu em € 1.599 por ano para as famílias de operários e em € 1.681 para as famílias com um "chefe" empregado, enquanto aumentou em € 9.143 para profissionais e empresários. A CGIL propôs ao governo italiano que, a partir de janeiro de 2010, o Estado dê um aumento médio de € 100 mensais e aumentem as detrações fiscais para os assalariados, os aposentados e os colaboradores. Em se concedendo o aumento pedido pela CGIL, os recursos deveriam ser previstos na próxima lei orçamentária, que se deve aprovar antes do início de 2010.


Italianos.It

Itália acusa defesa de Battisti de usar argumentos falsos em processo no STF

O governo da Itália enviou nesta sexta-feira (27) uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que acusa a defesa do ex-ativista Cesare Battisti de “suscitar argumentação falsa” no processo de extradição que tramita na Corte. A Itália se refere ao pedido em que a defesa de Battisti, acusado por envolvimento em quatro homicídios em seu país, apresenta dados que comprovariam a prescrição dos crimes pelos quais foi condenado. O pedido da defesa do ex-ativista para que o Supremo reconheça a prescrição dos crimes foi apresentado no último dia 13. Com a ação, os advogados de Battisti pretendem que a Justiça suspenda o processo de extradição e revogue a prisão do italiano, que está detido no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, desde março de 2007.

Battisti recebeu refúgio político do governo brasileiro no dia 13 de janeiro deste ano, mas continua preso, uma vez que o STF ainda não decidiu se arquivará ou não o processo em que a Itália pede sua extradição.

Manifestação
Na manifestação, a Itália acusa a defesa de Battisti de retardar a análise do processo “de forma absolutamente desleal e tumultuária para apresentar a longa, confusa e extemporânea petição, mediante a qual pretende reabrir com argumentação falsa toda a discussão já oportunamente travada e exaurida no processo extradicional”.

O governo italiano destaca ainda que, mesmo considerando-se a tese da defesa do ex-ativista, “ainda restariam vários meses até a consumação da alegada prescrição”. No documento, a Itália detalha também que os ministros do Supremo já teriam reconhecido em análise anterior que os crimes atribuídos a Battisti não estariam prescritos. Por fim, o país reitera o pedido de extradição. Antes de a ação seguir para julgamento em plenário, Peluso ainda aguarda um parecer do Ministério Público Federal (MPF), que não tem prazo definido para ser apresentado. Na análise do assunto, os ministros deverão julgar o pedido de revogação da prisão preventiva do italiano, a constitucionalidade da lei do refúgio –que coloca o ministro da Justiça como a última instância para conceder o benefício– e a solicitação do governo da Itália, que pede a extradição de Battisti. A concessão do refúgio a Battisti gerou um incidente diplomático entre Brasil e Itália. Apontado como um dos chefes da organização de extrema esquerda “Proletários Armados pelo Comunismo”, o italiano foi condenado à prisão perpétua em seu país, em 1993, por suposto envolvimento com quatro assassinatos cometidos entre 1978 e 1979. Ele sempre negou os crimes.

G1

Brasileira ganha posições em eleição na web para a política mais bela do mundo


A deputada federal brasileira Manuela D'Ávila (PC do B-RS) ganhou várias posições entre quinta (26) e sexta-feira (27) em uma uma enquete on-line para apontar a mais bela política do mundo.

Manuela foi incluída em uma relação informal de 64 beldades da política de todo o mundo no site espanhol '20 minutos'. Ela começou em 64º lugar, mas, nesta sexta, já estava no "top five".

A deputada brasileira ficou sabendo na quinta-feira, pelo G1, que estava participando da votação. "Nem imaginava que estava nesta votação. Não vou pedir votos nesta eleição", disse ela. Ela brincou que isso poderia ajudá-la se quisesse disputar uma vaga no parlamento do Mercosul, por se tratar de um veículo estrangeiro. Manuela afirma que a beleza "não ajuda e nem atrapalha" seu trabalho, mas ressalta que sua trajetória política acontece independente disso. "Tenho uma atuação política de doze anos. Estou há 10 anos no PC do B e acho que esta questão de musa já está superada. O espaço que eu ocupei não tem relação com isso". Ela lembra que ficou em terceiro lugar na eleição para prefeitura de Porto Alegre (RS) e contou com o apoio de diversos partidos. Para a deputada, a discussão constante sobre a beleza das mulheres na política é reflexo da pouca participação feminina no meio. Ela defende que o Brasil adote um sistema de reserva de vagas para as mulheres no Congresso. "Precisamos discutir isso dentro da reforma política".

Peruana na frente
Por enquanto, a congressista peruana Luciana León , de 30 anos, lidera o concurso. Ela é a mais jovem congressista do país e é a primeira de uma lista de 64 mulheres de diferentes países, a quem os internautas podem dar notas de 1 a 5. León tem mais de 50% de pontos a mais que a segunda colocada.

Em segundo lugar até quinta-feira (26) aparece uma outra peruana, Mercedes Aráoz, que é ministra de Comércio Exterior e Turismo do país e tem 47 anos. A lista inclui mulheres poderosas, como a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton (que, aos 61 anos, é a mais velha a disputar o título), a presidente da Argentina Cristina Kirchner e a governadora do Alasca e candidata derrotada à vice-presidência dos Estados Unidos, Sarah Palin. A mais política mais jovem a disputar o título da enquete do site espanhol é a alemã Julia Bonk, de 23 anos.

G1

Indústria italiana registra os piores números desde 1991

A indústria italiana registrou em janeiro os piores índices de arrecadação desde 1991, informou nesta sexta-feira o Instituto Italiano de Estatísticas (Istat). O Istat revelou que a arrecadação da indústria caiu 19,9% em relação ao ano anterior e 2,1% em relação a dezembro de 2008. Por outro lado, as encomendas caíram 31,3% se comparadas ao mesmo mês do ano anterior. As maiores quedas ocorreram na indústria automobilística, que sofreu um tombo de 47,4% na arrecadação e viu as encomendas diminuírem em 35,8%. A queda de pedidos no setor, um dos mais vulneráveis à crise, pode ser dividida entre encomendas nacionais (29,3%) e estrangeiras (43%). A esse cenário negativo, se soma o aumento do desemprego que, segundo anunciou ontem (26) a Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria), representará a perda de 507 mil empregos até 2010, o que significa que a taxa de desemprego chegará a 9%. A Confindustria garantiu que, até meados de 2010 haverá cerca de 360 mil trabalhadores no "seguro-desemprego", dispositivo este que garante o pagamento parcial do salário aos trabalhadores não demitidos, por problemas empresariais. O Istat confirmou há 15 dias que o PIB italiano caiu 1% em 2008, configurando a maior redução desde 1975; e que isso teria efeitos sobre os resultados dos próximos anos. Para o conselheiro delegado do Banco Intesa San Paolo, Corrado Passera, a crise econômica mundial "está relacionada com a falta de regras". O banqueiro destacou que as tais regras, que "deveriam ser criadas pelos políticos", se referem ao controle do endividamento excessivo, à especulação excessiva e aos passivos fora do orçamento. "São trivialidades, coisas que, querendo, se fazem em um dia", comentou Passera, que indicou que "estas três regras teriam sido suficientes para evitar o desastre" causado pela economia norte-americana.
Ansa

F430 Scuderia 16M chega aos 696 cv


A preparadora Novitec Rosso tornou a Ferrari F430 Scuderia Spider 16M ainda mais exclusiva. Parte das 499 unidades produzidas pela montadora italiana poderão ganhar o kit de performance e visual da preparadora alemã. As primeiras imagens do pacote foram divulgadas nesta sexta-feira (27) e as informações surgem aos poucos. Pelas fotos, é possível perceber que o visual do superesportivo ficou ainda mais ousado. A suspensão rebaixada melhora ainda mais a dirigibilidade, ajudando no visual. As rodas originais deram espaço para modelos de 19” da própria Novitec, com pintura na cor cinza e borda pintada no mesmo amarelo da carroceria. No restante, tudo igual à versão “convencional”, se é que podemos chamá-la assim.

As demais modificações se concentram no motor V8, que rende 510 cv originais. Com a instalação de dois superchargers, a preparadora estima que a potência chegue aos 696 cv. O desempenho, porém, ainda não foi revelado por parte da Novitec. A versão original chega aos 100 km/h em 3,7 segundos e a velocidade máxima é de 315 km/h .
AutoNews

sexta-feira, 27 de março de 2009

WWW-Hora do Planeta: pelo black out


Os símbolos do Made in Italy, da moda com Giorgio Armani, ao futebol com os campeões do mundo representados por Fabio Cannavaro, à arte na cozinha, apagarão o mundo por uma hora por ocasião - em 28 de março próximo, do black-out voluntário das 20h30 às 21h30 para a Hora do Planeta (Earth Hour), a mobilização global pelo clima lançada pela WWF e que atravessará 25 fusos horários. Até agora, são mais de 2.700 cidades do mundo (das quais 100 na Itália) e 83 países que aderiram. O objetivo almejado é a participação ativa de um bilhão de pessoas. "Às vezes a escuridão serve para que possamos ver mais claramente", disse o estilista Giorgio Armani na sua mensagem. A Hora da Terra será uma grande 'onda da escuridão', das Piramides ao Coliseu, da Torre Eiffel à Golden Gate, da Ponte do Rialto às Cataratas do Niagara. Na Itália, a cerimônia de "apagar" este famoso monumento romano, caberá ao capitão da Roma, Francesco Totti. A seleção italiana de futebol, campeã do mundo e representada pelo capitão Fabio Cannavaro, também abraçará a campanha. "A seleção estará em campo para pedir ajuda aos poderosos do planeta e agir contra as mudanças climáticas. Lancemos juntos uma mensagem de esperança, que repercutirá pelos quatro cantos do mundo", disse Cannavaro em uma vídeo-mensagem que será transmitida em rede na sexta-feira (27), às vésperas do evento. Já na frente da tradição alimentar, haverá jantares Earth Hour à luz de velas nos restaurantes que aderiram à campanha, mas também nas fazendas do Panda WWF, nos locais de agro-turismo ou nas imediações de áreas italianas protegidas e abertas especialmente para a ocasião.

Ansa

Aprovada reforma no código de trânsito italiano

Um comitê técnico da comissão de Transportes da Câmara dos Deputados da Itália aprovou ontem o texto da reforma do Código de Trânsito do país, com o qual o governo do premier Silvio Berlusconi pretende introduzir a "tolerância zero" para infrações. O texto foi aprovado pelo ministro dos Transportes italiano, Altero Matteoli, que ressaltou que a reforma aponta para a "implementação de sanções" dirigidas sobretudo "contra quem dirige embriagado e sob o feito de drogas". Entre as modificações presentes no texto, encontra-se a retirada imediata da carteira de motorista dos que provocarem morte no trânsito, e sua suspensão por até quatro anos, assim como a retirada com suspensão de até cinco anos para quem pilotar embriagado, além de revogação da carteira de motorista e detenção por entre três e dez anos. Para os que pilotarem sob o efeito de entorpecentes, ainda que não provoquem acidente algum, estão previstas multas de entre 1.500 e 6 mil euros, além de detenção de seis meses a um ano. O texto, sintetizou Valducci, "prevê importantes modificações do código de trânsito, como a tolerância zero aos que dirigem embriagados ou drogados, novos fundos para sinais de ruas, mais vigilância, educação nas escolas e procedimentos mais rigorosos para adquirir a carta de motorista". A novidade foi saudade pela Fundação Ania para a segurança no trânsito, pois atende "uma grande emergência que representa, além dos acidentes de rua, um drama humano que envolve custos sociais superiores aos 30 bilhões de euros", disse a entidade em um comunicado.


Com informações da Ansa

Nasce o Pdl




IlGiornale.it

Selo para Trinità dei Monti

A Piazza di Spagna com a escadaria de Trinità dei Monti: uma das vistas mais famosas de Roma, imortalizada em um número infinito de quadros, fotografias e cartões postais, ilustrará um selo de € 0,60 que os Correios Italianos emitirão em 21 de abril próximo. O selo faz parte da série anual para "Roma Capital". A imagem reproduz uma aquarela que representa uma parte da Piazza di Spagna com a Fontana della Barcaccia, obra de Pietro e Gian Lorenzo Bernini do século XVII; a setecentista escadaria di Trinità dei Monti (projetada por Francesco de Sanctis), a igreja homônima e o obelisco Sallustiano da época romana imperial. A vinheta é delimitada por uma moldura com as cores da bandeira italiana. Junto com a emissão do selo, será colocado à venda um boletim ilustrativo com um artigo assinado por Gianni Alemanno, prefeito de Roma. Esta anunciada hoje (26) é a terceira emissão para Roma Capital: as duas anteriores (ambas emitidas em coincidência com o aniversário de Roma, 21 de abril), aconteceram em 2007 (uma vista do Foro Romano) e em 2008 (uma vista dos Foros Imperiais).


Ansa

Senado italiano aprova Testamento Biológico

O Senado italiano aprovou nesta quinta-feira, com 150 votos a favor, 123 contra e 3 abstenções, o projeto de lei sobre o testamento biológico, que agora precisa do aval da Câmara dos Deputados. No dia 24, a Casa rejeitou emendas ao projeto propostas pela oposição, que queria introduzir a possibilidade do cidadão pedir antecipadamente a interrupção de sua alimentação e hidratação, no caso de algum dia ficar em estado vegetativo. No mês passado, a morte da italiana Eluana Englaro, que ficou 17 anos em coma e teve a alimentação e hidratação interrompidas, causou polêmica na Itália entre os principais líderes políticos. O governo do premier Silvio Berlusconi tentou de todas as maneiras evitar a morte de Eluana, que tinha sido garantida por uma decisão judicial. Antes da votação , o presidente do Senado, Renato Schifani, parabenizou os congressistas pelo exercício da "liberdade" feito durante os debates que antecederam a votação da Casa. Schifani exaltou "a franqueza e a coragem para tratar de temas que dependem, como deve ser , da consciência individual". O senador lembrou também que "houve momentos delicados, que geraram emoções e participação, mas o confronto (de ideias) foi o mais amplo e livre possível". Antes mesmo da aprovação do documento, Schifani mandou um recado à Câmara dos Deputados. Ele disse aos deputados que se trata de "um texto que, sem dúvida, poderá ser alvo de debate e confronto, mas com a consciência de que o trabalho feito é uma contribuição do Senado para todos os cidadãos".


Com informações da Ansa

quinta-feira, 26 de março de 2009

O italiano que está em você

Frei Rovílio Costa

Antonio Martellini fala do capucnhinho italiano que está em si:

“O primeiro frei capuchinho que conheci foi aquele que andava pela minha terra natal sessenta anos atrás. Seu nome verdadeiro ninguém sabia, mas todo mundo no vale o chamava de “Tio Frà”.

Naquela época ele deveria ter uns 60 anos: rosto jovial, tipo esbelto, com aquele colorido branco e vermelho emprestado pelos ares de montanha. Calçava sandálias no verão e no inverno, na poeira ou na neve, vestia uma batina marrom de tecido muito áspero, liso apenas nas partes muito usadas e sempre uma sacola pendurada num dos ombros. Alegre e contente visitava de quando em quando as famílias que o acolhiam com prazer, e aproveitava aquelas viagens para fazer a coleta para o convento e algumas consultas médicas aos fiéis. Lembrarei sempre quando aplicou torniquetes na velha tia Nennella e nós rapazes todos em volta a olhar, meio enojados e meio medrosos; uma outra vez, aplicou uma sangria em meu nonno, por ocasião de uma ressaca decorrente de um grande porre dominical. Suas receitas médicas talvez fossem um pouco antiquadas para aquela época, porém os pacientes acreditavam na eficácia e na mão santa de “Tio Frà”, e sabe-se que a medicina funciona também por auto-sugestão, portanto... De vez em quando dava-nos um santinho e às vezes alguma fruta que retirava do fundo da bolsa. Porém sua fama, entre nós rapazes, decorria do convite que nos fazia uma vez por ano para ir ajudar no convento, na festa de Nossa Senhora, em meados de agosto. O convento de São Nicola está sobre uma pequena colina acomodada sobre um longo e estreito braço lateral do grande do alto Aterno, terra de amêndoas e ovelhas. Possui ainda hoje seu antigo fascínio, embora esteja meio abandonado. A estrada de acesso vem do fundo do vale numa série de curvas fechadas e, desde o início é caracterizada aqui e ali por pequenas capelas com pinturas, um pouco vulgares e desbotadas, das estações da Via Sacra. A última, sobre a área coberta de vegetação diante do portão do convento de um lado e do cemitério da igreja de outro, está já no misterioso encanto do sombreado e denso bosque de carvalhos. No dia da festa nós chegávamos por primeiro junto com os carrinhos dos vendedores de melancias, para ajudar na limpeza e alguns tambem, como coroinhas, para servir a missa. Trabalhávamos como condenados, mas contentes porque sabíamos que “Tio Frà” nos daria o prêmio: aquela que para mim até hoje ficou como a mais deliciosa guloseima e uma esperada recompensa: uma grande fatia de pão colonial com muito mel em cima. O mel dos frades capuchinhos! Outra lembrança que tenho de “Tio Frá” era a sua saudação sempre igual e alegre: - Jesus Cristo seja louvado! Foi preciso que passassem outros 60 anos de minha vida para encontrar um outro frade capuchinho. Alto e forte, os cabelos fartos e todos brancos, olhos claros, sorriso afável, sempre disponível, de uma natural e educada jovialidade: é Frei Rovílio, originário também ele de terras altas, as colônias de Alfredo Chaves.

São outros tempos e outros lugares, mas o espírito bondoso destes Freis Capuchinhos e a disponibilidade para o próximo, seja este distante ou vizinho é sempre a mesma, tanto que fazem imaginar que no currículo escolar deles, além do latim e da teologia, eles incluíram também a matéria “bondade”.

Frei Rovílio não faz a coleta em lugarejos montanhosos, nem aplica torniquetes, nem faz sangria, e nem mesmo organiza a festa de Nossa Senhora para o convento de São Nicola, mas além de manter em pleno funcionamento a sua paróquia com tudo o que se requer: confissões, missas, batismos, casamentos, assistência aos mais doentes e exéquias, e também escritor. Sim: escreve livros sobre assuntos os mais variados, redige e corrige seja para revistas ou jornais. Escreve sobre tudo, do sacro ao profano, e prepara também programas para rádios que orgulhasamente ele mesmo apresenta. Escreve em português, em italiano e também em “Talian”, a língua que os emigrados Lombardo-Vênetos e os capuchinhos, das colônias do Rio Grande do Sul criaram e que é grande paixão de Frei Rovilio.

Para a afirmação e divulgação dessa nova “língua neolatina” dedica muito de seu tempo, de sua inteligência e de sua alma. Seu entusiasmo e sua convicção a respeito são tão claros, calmos e profundos que convenceram até alguém como eu: romano de nascimento, abrucês de origem e toscano por adoção. Frei Rovilio Costa participa, ainda, de várias organizações culturais locais, nacionais e internacionais e é também membro da Academia de Letras e colaborador da Cúria. Escreve e publicou numerosas obras literárias e dirige uma Casa Editora, a mais poliédrica que se possa imaginar, e com nada de carola.

Ele está sempre a fazer alguma coisa, é solicitado constantemente e não nega fogo, seja para colaborar com novos momentos eclesiásticos, seja para artigos jornalísticos vários, assistência social, as mais várias. Nos momentos de descanso vai a pé à agência do correio para postar grandes pacotes de publicações e correspondência, fato que nos deixa em dúvida se faz isso como uma espécie de penitência, como um moderno sacrifìcio.

Também sabe porém ser cáustico, especialmente contra os falsos profetas (diria melhor falsos professores) da cultura oficial mercenária, que certos políticos e burocratas, inclusive italianos, querem nos impingir, através espúrias organizações culturais.

Com tudo isto, Frei Rovílio faz a gente quase esquecer que ele é padre, tantas as atividades que realiza e pela forma laica como se comporta, mas essa falsa impressão vai até o momento em que assiste uma santa missa celebrada por eleVoz clara intensa, cristalina, gestos sacerdotais, mas ordenados. Uma missa celebrada por Frei Rovílio é aquilo que realmente devia ser: uma função da Igreja compreensível a seis fiéis, que renova para todos o sacrifício de Jesus Cristo. Tudo aquilo que vimos e aprendemos dele então se resume na sua figura de sacerdote, e nos informa que aquela é a parte principal de sua existência. Faz poucos dias, ao sair de seus escritórios, onde eu tinha ido a pedir-lhe conselhos e ajuda para uma fantasia literária minha, como tenho o hábito de fazer, lá pelas tantas me perguntou se eu gostava de rúcula e, à minha resposta afirmativa, foi na cozinha, pegou um pacote congelado daquela verdura e me deu, dizendo:
- Leva, é do interior, vem das nossas colônias. E daquela amarguinha, da boa! Naquele momento me veio em mente o “Tio Frà” da minha infância, quando tirando de sua sacola uma fruta silvestre nos presenteava todo contente. Enquanto eu saia, meio distraído e absorto naguela imagem antiga, ouvi a habitual saudação de Frei Rovilio:

- Seja louvado Jesus Cristo! Assim que me virei vislumbrei, na sombra daquela pérgola, por debaixo de seus brancos cabelos: aquele sorriso bondoso, tranqüilo e franco de Frei Rovílio e respondi:

- Sempre seja louvado Jesus Cristo porque não obstante as maldades, as incompreensões, a ignorância, a clonagem e outros diabolismos, continuam a existir, mesmo, que muitos de nós não os mereçamos, homens como estes Freis Capuchinhos como este homem que é Frei Rovílio. - Para sempre seja louvado!


Frei Rovílio Costa

Texto publicado na Revista Insieme
Colaboração Mirna Lanius Borella Bravo - Porto Alegre, RS

Vistos europeus: só menores de 12 anos não vão recolher impressões digitais

O Parlamento Europeu aprovou nesta quarta-feira (25) a nova legislação europeia que regula a obtenção dos identificadores biométricos dos requerentes de visto – fotografia e dez impressões digitais – e a sua introdução no Sistema de Informação sobre Vistos (VIS).

Enquanto a Comissão Europeia tinha proposto inicialmente recolher as impressões digitais dos requerentes de visto a partir dos seis anos, o acordo entre o Parlamento Europeu e o Conselho fixa uma idade provisória de 12 anos, em consonância com o já aprovado relativamente aos dados biométricos nos passaportes.

O regulamento objetiva alterar as atuais Instruções Consulares Comuns (ICC) a fim de criar a base jurídica necessária para os Estados-Membros recolherem os identificadores biométricos obrigatórios dos requerentes de visto, bem como estabelecer um quadro jurídico para a organização dos serviços consulares dos Estados-Membros na perspectiva da aplicação do Sistema de Informação sobre Vistos (VIS).
Revista Eletrônica Oriundi

Biotestamento: Senado rejeita emendas

O Senado italiano rejeitou todas as emendas apresentadas pela oposição à lei sobre o testamento biológico, que permitiria que cidadãos determinassem antecipadamente a suspensão da alimentação e hidratação artificiais em caso de estarem em uma situação extrema. A aprovação da norma sobre a Declaração Antecipada de Tratamento (DAT, o chamado testamento biológico), tornará impossível uma morte como a de Eluana Englaro, que em fevereiro passado teve os aparelhos que a mantinham viva desligados, após permanecer 17 anos em coma. A Câmara Alta do Parlamento italiano, em uma sessão extraordinária para aprovar antes de quinta-feira (26) o projeto de lei apresentado pelo governo de Silvio Berlusconi, rejeitou as emendas ao Artigo 6 do projeto de lei que trata da questão, por 164 votos contra, 105 a favor e 9 abstenções. O voto foi secreto.


Ansa

Sindicatos italianos convocam para greve dia 31 de março

Os principais sindicatos italianos (CGIL, CISL, UIL e Fials) convocaram uma greve para o próximo 31 de março para protestar pelos cortes do governo ao fundo único para o espetáculo que, em sua opinião, ameaçam a programação do teatro La Scala. Na próxima terça-feira (31) será portanto suspensa a representação de "Due Foscari", de Giuseppe Verdi, no famoso teatro milanês. A mobilização foi decidida pelos sindicatos em nível nacional e o La Scala é o último, por ordem de tempo entre as fundações líricas, a aderir ao protesto. Nos últimos dias, já estiveram em greve muitos dos mais famosos teatros italianos: o San Carlo de Nápoles, o Del Maggio de Florença, o Massimo de Palermo, a Arena de Verona, a La Fenice de Veneza, o Regio de Turim e o Municipal de Bolonha.


Ansa

Pisa comemora a virada do ano 2010


Catedral de Pisa

Pisa já está em 2010 e celebrouontem de manhã ao meio-dia no Duomo local, o Ano Novo Pisano que, desde 985 d.C. cai todo dia 25 de março. Um calendário que esteve em vigor por séculos até 1749, quando o Grão-Duque de Lorena ordenou que este fosse unificado ao calendário gregoriano. A lenda prevê que o Ano Novo seja saudado por um raio de sol que penetra na catedral por uma janela redonda da nave central e atinge um ovo de mármore sobre o pilar ao lado do púlpito de Giovanni Pisano, do lado oposto. "É uma forma para lembrar a nossa história, mas também um sinal de confiança no futuro. Uma forma para ter bons desejos nestes nove meses que nos separam do Ano Novo tradicional, para que possamos superar um momento de dificuldade e continuar acreditando no futuro", afirmou o prefeito Marco Filippeschi, que participou da cerimônia.

Da Ansa

quarta-feira, 25 de março de 2009

Piloto que começou a rezar enquanto avião caía é condenado na Itália

Acidente de avião na Itália deixou 16 pessoas mortas em 2005


Um piloto acusado de ter começado a rezar no lugar de tomar medidas de emergência para evitar que seu avião caísse foi condenado a 10 anos de prisão por um tribunal italiano na última segunda-feira. O tunisiano Chafik Gharby estava no comando de um avião da companhia aérea Tuninter quando a aeronave teve problemas e acabou caindo no mar na costa da Sicília, em agosto de 2005, matando 16 das 39 pessoas a bordo.O tribunal considerou que um problema no contador de combustível foi em parte responsável pelo acidente. O piloto, no entanto, foi condenado a 10 anos de prisão por homicídio culposo, de acordo o jornal italiano La Repubblica. Segundo os promotores, quando os motores do avião começaram a falhar, o piloto entrou em pânico, começando a rezar no lugar de tomar as medidas de emergência. Depois disso, ele teria optado por fazer um pouso forçado no mar Mediterrâneo ao invés de tentar alcançar o aeroporto mais próximo. Outras seis pessoas, incluindo o copiloto e o presidente da companhia aérea, foram condenadas a penas que vão de oito a 10 anos de detenção. Os réus, no entanto, ainda podem apelar das sentenças e permanecerão em liberdade até que o processo termine.

Desastre
O bimotor da companhia Tuninter viajava da cidade italiana de Bari para a ilha de Djerba, na Tunísia, no dia 6 de agosto de 2005. Após ficar sem combustível, a aeronave caiu no mar, a cerca de 13 km da costa da Sicília.Dos 34 passageiros e cinco membros da tripulação, apenas 23 sobreviveram. Muitos tiveram que nadar para se salvar, enquanto outros se agarraram a partes flutuantes da fuselagem. A Comissão Italiana de Segurança em Voos descobriu em 2007 que o avião ficou sem combustível porque não foi completamente abastecido antes de deixar Bari. Isto teria acontecido por causa de um problema no contador de combustível que, havia sido instalado no dia anterior. O aparelho instalado havia sido fabricado para a utilização em aeronaves do mesmo modelo, mas com tanques de combustível menores.

BBC