domingo, 31 de maio de 2009

Mulher de Berlusconi tem amante, diz amiga de premiê italiano

A líder do Movimento para a Itália, Daniela Santanche, afirmou que Verónica Lario, mulher do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, "tem um companheiro há muito tempo".

Santanche, que apoiará o candidato do partido Povo da Liberdade (PDL), liderado por Berlusconi, nas próximas eleições provinciais de Milão, fez a revelação em uma entrevista publicada hoje pelo jornal "Libero".

"O chefe (de governo) não destruiu nenhuma família. É Verónica Lario que há muito tempo tem um companheiro", declarou a política italiana.

"Berlusconi se sujeitou a tudo para manter a família de pé. Renunciou a ter uma mulher ao seu lado. Aceitou que a Itália não tivesse uma primeira-dama. Deixou de lado o orgulho masculino", declarou Daniela.

Segundo a política, Berlusconi fez um pacto com Verónica para que o casal seguisse em frente, unido, pensando nos filhos e nos netos.

Berlusconi "aceitou aquilo que poucos homens teriam aceito. O que teria custado a ele se divorciar e formar uma nova família? Um abrir e fechar de olhos e o assunto estava resolvido", afirmou a amiga do premiê italiano.

A líder do Movimento para a Itália disse que só agora resolveu falar sobre o amante de Verónica por estar cansada de abrir os jornais todas as manhãs e ler manchetes sobre Berlusconi sem que ninguém saiba a verdade.

No dia 3 de abril, foi noticiado que Verónica queria o divórcio de Berlusconi. A decisão dela teria sido motivada pela publicação de fotos em que o premiê aparece na festa de 18 anos de Noemi Letizia, com a qual, segundo insinuações surgidas desde então, ele poderia ter tido um caso.
EFE

Noiva foge com amigo do marido logo após o casamento

Italiana brindou casamento com o noivo, mas, em seguida, fugiu com um amigo do marido. (Imagem ilustrativa)

Uma noiva italiana fugiu logo após o casamento com um amigo do marido, deixando o noivo sozinho com os convidados em um restaurante em Trieste, na Itália, segundo o jornal italiano "Il Gazzettino". Os noivos identificados apenas como Andrea, de 34 anos, e Sara, de 30, haviam casado no dia 16 de maio após dez meses de namoro. Depois de tirar fotos e recepcionar os convidados, a noiva disse que iria trocar de roupa para ficar mais confortável para o banquete. No entanto ela não apareceu e fugiu acompanhada com o amigo do marido.

Enquanto Sara estava supostamente trocando de roupa, Andrea recebia os cumprimentos dos convidados. Mas, após a longa demora da noiva, ele começou a suspeitar que algo estava errado e começou a ligar para o celular da mulher. Porém o aparelho estava desligado. Ele só conseguiu falar com a mulher após ligar no celular do amigo. Foi ela quem atendeu e justificou sua decisão. "Eu entendo que cometi um erro. Mas, infelizmente, o meu coração me leva para outro lugar", afirmou Sara. Após o choque, o clima de felicidade deu lugar para tristeza. "É um sentimento de amor que se transformou em ódio", disse Andrea, destacando que ela poderia ter desistido do casamento antes, evitando o enorme gasto que ele teve.


G1

Leonardo será apresentado nesta segunda como o novo técnico do Milan

Em Florença, Adriano Galliani informa a contratação de Leonardo pelo Milan


O ex-jogador Leonardo e atual dirigente do Milan será anunciado nesta segunda-feira, em entrevista coletiva no estádio Giuseppe Meazza, em Milão, o novo técnico do time. A informação foi confirmada neste domingo pelo vice-presidente Adriano Galliani, logo depois da vitória do Milan sobre a Fiorentina, por 2 a 0, em Florença, pelo Campeonato Italiano. Leonardo, de 39 anos, campeão do mundo com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994, que foi jogador do Milan, terá sua primeira experiência como treinador. Ele será o substituto de Carlo Ancelotti, que deverá seguir para o Chelsea. Carlo Ancelotti chegou ao Milan em 2001. Depois de oito temporadas no comando do time Lombardo, ele conquistou duas Ligas dos Campeões (2003 e 2007), uma Copa da Itália (2002-2003), um Campeonato Italiano (2003/2004), uma Supercopa da Itália (2004), duas Supercopas (2003 e 2007) e um Mundial de Clubes (2007).


Globo Esporte

Berlusconi diz que fotos confiscadas não valem nem 10 mil euros

Roma, 31 mai (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, disse hoje que as fotos tiradas em sua residência na Sardenha e que foram confiscadas pelo Ministério Público de Roma atentam contra o direito à privacidade e não valem nem 10 mil euros.Em coletiva de imprensa hoje em Bari, no sul da Itália, Berlusconi manifestou que ninguém pode aceitar que um fotógrafo capture imagens da intimidade de uma pessoa dentro de sua casa.

Brasil conhece as 12 cidades que receberão partidas da Copa de 2014

Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá verão ao vivo a Copa do Mundo de 2014. As 12 cidades-sede foram anunciadas pelo presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, em reunião do comitê da entidade em Nassau (capital das Bahamas), neste domingo.


As outras concorrentes eram Florianópolis, Goiânia, Campo Grande, Belém e Rio Branco. Portanto, as quatro candidatas do Nordeste e as três do Sudeste conseguiram ver seus projetos aprovados. Cuiabá levou a melhor sobre Campo Grande na disputa pela vaga do Pantanal, e Manaus superou Belém na briga pela sede da Amazônia.

O próximo passo para as escolhidas será num seminário de 8 a 10 de junho, no Rio de Janeiro. Os projetos serão analisados mais detalhadamente e, em função dos relatórios da Fifa realizados durante as inspeções, possíveis alertas serão feitos.

- Essas 12 cidades já terão um quadro do que terão de fazer especificamente quanto a estádios. Vamos nos reunir com as cidades e com algumas pessoas do Governo Federal, para encaminhar o projeto. Agora é que está começando efetivamente a Copa do Mundo, portanto se iniciam também as cobranças - afirmou Ricardo Teixeira, em entrevista ao SporTV.

Esta é a segunda vez que o Brasil recebe uma Copa do Mundo. Em 1950, o país foi vice-campeão ao ser derrotado pelo Uruguai na decisão, no Maracanã, estádio que mais uma vez deverá receber o jogo final.

Cronologia
A corrida para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 começou em maio de 2007, quando as cidades concorrentes - 21 na época - apresentaram seus projetos à CBF. Em agosto do mesmo ano, a Fifa realizou a primeira inspeção em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, elaborando um relatório positivo a respeito delas. Candidato único, o Brasil foi escolhido como a sede do Mundial em 30 de outubro de 2007, em anúncio em Zurique, na Suíça. Durante o ano de 2008, especulou-se se seriam dez ou 12 cidades-sede no torneio. Em janeiro passado, Joseph Blatter confirmou que seriam 12 e justificou sua decisão pela dimensão continental do Brasil. No fim do mesmo mês, iniciaram-se as inspeções da Fifa às 17 cidades candidatas.


Globo Esporte

sábado, 30 de maio de 2009

Berlusconi quer proibir fotos de suas festas particulares

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, pediu ao organismo responsável pela privacidade no país que evite a publicação de fotos que mostram uma das festas que ofereceu recentemente em sua residência em Sardenha, nas quais supostamente aparecem muitas jovens.

Segundo publica hoje o diário "La Stampa", que reproduz as declarações do autor das fotografias, Antonello Zappadu, nas fotos desta festa aparecem Noemi Letizia, a jovem de 18 anos que se transformou em um caso político por sua suposta relação com o primeiro-ministro.

Em sua solicitação, Berlusconi explica que se tratam de fotografias registradas em momentos particulares.

O premiê italiano acusa Zappadu de "comportamento penalmente relevante" e de violação da privacidade, e defende que as imagens retratam momentos privados e legais.

Zappadu, que entrou em contato com várias publicações para tentar vender as imagens, explicou que nas imagens de uma festa há "muitas menores, e os que viram as fotos asseguram que nelas também está Noemi". As autoridades ainda não se pronunciaram sobre o tema e pediram aos envolvidos que exponham seus argumentos.
EFE/Folha on line

È morto Nico Orengo


Molinette, è morto Nico Orengo
Lutto nel mondo della cultura

Lo scrittore Nico Orengo è morto questa mattina all'ospedale torinese delle Molinette, dove era stato ricoverato per una crisi respiratoria. Nato nel 1945 a Torino, molto legato all'estremo Ponente ligure, ai confini con la Francia, teatro di gran parte dei suoi romanzi, aveva lavorato alla casa editrice Einaudi dal 1964 al 1977, entrando successivamente a La Stampa di cui diresse il settimanale Tuttolibri fino al 2007.Narratore tra i più originali in Italia, ma anche poeta e giornalista culturale che sapeva polemizzare acutamente senza tuttavia ferire, grazie a una ironia soffusa di malinconie e di nostalgia, ha pubblicato i suoi libri da Einaudi: da Ribes a Le rose di Evita, La guerra del basilico, Dogana d'amore, Il salto dell'acciuga, La curva del latte, Di viole e liquirizia (ambientato nelle Langhe), Hotel d'Angletterre, Islabonita (uscito pochi mesi fa). Sapeva raccontare come pochi altri. Del romanziere di razza, che si fa amare dal suo pubblico, aveva la facilità e la limpidezza di scrittura, la capacità di ideare trame avvincenti e mai banali, l'abilità di giostrare tra passato e presente, tra personaggi minori, dimenticati, locali, e protagonisti della Storia (come nel caso di Evita Peròn, all'epoca del suo passaggio a Bordighera). Il paesaggio ligure, i marinai e i mercanti del sale, i pescatori e alcune seducenti figure di donne dal passato misterioso, innervano le sue narrazioni, in cui si fondono bene il registro comico e quello triste. Nel 1992, ne Gli spiccioli di Montale, aveva espresso la sua amarezza e la sua indignazione civile per la speculazione edilizia che stava deturpando la costa rivierasca.Amava i pittori e i colori, il buon cibo e il buon vino, le sigarette eterne come quelle del salgariano Yanez, e il mare della Mortola e dei Balzi Rossi, i caffè di Marina San Giuseppe di Ventimiglia, i racconti per i bambini per i quali aveva scritto delle bellissime filastrocche: da di A-ulì-ulé. Filastrocche, conte, ninnenanne a Canzonette.

La Repubblica

Berlusconi vista L'Aquila

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, viajou ontem para a cidade de L'Aquila, para realizar uma visita às áreas atingida pelo terremoto que devastou a região de Abruzzo há cerca de um mês. O desastre que atingiu a região deixou mais de 50 mil desabrigados, que foram transferidos pelo governo italiano para hotéis da região e acampamentos montados pela Proteção Civil. "A esperança é que até o final de novembro não existam mais tendas", afirmou Berlusconi, durante a vistoria do hospital San Salvatore de L'Aquila, que foi desativado após o tremor devido aos danos estruturais sofridos pelo edifício. O premier elogiou o trabalho da Proteção Civil, "que está funcionando muito bem", e disse que, caso o prazo estipulado para a reconstrução da cidade seja respeitado, "será um recorde não apenas italiano, mas mundial".

Durante a visita, Berlusconi comentou a abertura de algumas alas do hospital, que foram reparadas após o desastre, e disse que a reconstrução está "perfeitamente em linha com o prazo anunciado". "Teremos 247 leitos, mais do que as exigências reais. O importante é que os habitantes de L'Aquila poderão permanecer aqui para se curar sem ter que ir para outros lugares", observou. O premier revelou também que o governo está "organizando uma série de férias no mar Adriático" e "cruzeiros no Mediterrâneo", nos quais serão enviadas algumas das famílias que ficaram desabrigadas após o terremoto. "É preciso lembrar que as pessoas nas tendas estão lá por vontade própria, porque se sentem radicadas no próprio território e querem ficar perto das suas casas", acrescentou. O terremoto que atingiu a região de Abruzzo no dia 6 de abril deixou 297 mortos e mais de 50 mil desabrigados, além de danificar muitos monumentos do patrimônio cultural e histórico da região.

Da Ansa

Dustbot, o robô que recolhe lixo

Pesquisadores da universidade de Sant'Anna, na Itália, desenvolveram o Dustbot, um robô que coleta lixo e pode ser chamado a qualquer hora. Basta ligar ou mandar uma mensagem de texto para um centro de operações, e o robô é mandado para o endereço do cliente na hora desejada. O robô vem com um sistema de navegação GPS para guiá-lo e sensores para não chocar-se com as pessoas e para que não seja vandalizado."Nas ruas estreitas, o caminhão normal de lixo não consegue passar, então tivemos a idéia de criar um veículo menor e que fosse amigável com as pessoas," diz Barbara Mazzolai, da universidade de Sant'Anna.Este é somente um protótipo. Mas os criadores dizem que já há interesse de autoridades locais e governos de vários países.

BBC

Aprovado projeto que declara o Talian como patrimônio do RS


O projeto de lei 50/2007, da deputada Silvana Covatti (PP), que declara integrante do patrimônio histórico e cultural gaúcho o dialeto “Talian”, originado dos italianos descendentes radicados no Rio Grande do Sul, foi aprovado por unanimidade na sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira (19). Da AL, o projeto segue agora para o Palácio Piratini, onde deve ser sancionado dela governadora Yeda Crusius.

O projeto, já havia sido apresentado na Casa anteriormente pelo atual deputado federal Vilson Covatti (PP), mas que foi arquivado em razão do encerramento do ano legislativo. Conforme a deputada Silvana, ela reapresentou a matéria pelo grande significado histórico-cultural da língua Talian epelo reconhecimento de todos os imigrantes italianos e descendentes, que ajudam a construir, a cada dia, nosso Estado.

Histórico
O Brasil conta, segundo estatísticas, com uma população superior a 25 milhões de descendentes de italianos, originários da grande Imigração Italiana Agendada, entre os anos de 1875 e 1914. Mais de 80% desta população é originária das regiões do Trivêneto (Vêneto, Friuli Venézia Giúlia e Trentino Alto Ádige) e da Lombardia.

Através dessa maioria trivêneta, as formas de linguagem vêneta prevaleceram aos demais falares, sobretudo, na Região Sul do Brasil - que foram base da imigração direta - e desta para os Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás (migração interna), os descendentes conservaram a fala familiar.

Mesmo prevalecente às demais, o dialeto dos trivênetos se mesclaram palavras de outros falares regionais italianos, especialmente dos lombardos (originários das províncias de Cremona, Mántova, Bérgamo e Bréscia e com muita proximidade aos falares trivênetos). A distribuição das famílias dos imigrantes em pequenas propriedades propiciou a manutenção de uma forma de falar que perdeu, ao longo do tempo, as formas originais. A língua foi enriquecida constantemente com novos termos e outros dialetos, numa dinâmica veloz, e palavras portuguesas foram incorporadas ao dialeto.

Tem-se, então, que da amálgama dos diferentes falares trivênetos e lombardos e, em pequena escala, dos falares de outras regiões, acrescidos à incorporação de palavras da língua portuguesa, formou-se uma nova língua, denominada pelos estudiosos de TALIAN, justamente para diferenciá-la da língua italiana oficial.

O Talian está ligado às origens da formação étnica do Rio Grande do Sul. Falar sobre o Talian é remontar e reconstituir, no tempo e no espaço, a vida dos habitantes do Norte da Itália. O Talian é o idioma falado por um milhão de pessoas no Brasil, sendo considerado uma língua neolatina, com direito a figurar ao lado das clássicas línguas italiana, francesa, espanhola e portuguesa.

E, neste sentido, é imperioso salientar que o Talian, com centenas de publicações literárias e didáticas, tais como cartilhas, dicionários e livros de gramática, é definido pelos estudiosos como uma língua formada no Brasil.

Faz-se mister destacar, igualmente, que, se o imigrante participou ativamente da vida brasileira, provocando transformações substanciais na economia e na modernização da agricultura, o Talian foi o instrumento principal que eles utilizaram para ajudar a modernizar o País. Tal como os imigrantes italianos, o idioma falado pelos mesmos também contribuiu ao Brasil.

Sem o Talian, as conquistas e vitórias ocorridas no Sul do País seriam mais difíceis e, porque não dizer inalcançáveis. O Talian é, por isso, um idioma que merece o mais alto respeito de todos.

O Talian merece ser Patrimônio Imaterial do Rio Grande do Sul. Merece porque ajudou a escrever a história de progresso e desenvolvimento do Brasil. Na história de nosso País e, notadamente, na história do Sul do Brasil, o Talian vai merecer, certamente, um capítulo à parte, pois foi ele que permitiu que esta região brasileira, dentre outras coisas, se comunicasse harmonicamente.

Dr. Paulo Massolini

Colaboração Mirna Lanius Borella Bravo

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Roma lança nova camisa


As novas camisas do Roma já estão à venda nas várias lojas oficiais do clube





Julio Baptista, entre De Rossi e Totti, posa com a camisa número dois do Roma


Mesmo antes do término da temporada, o Roma já colocou à venda o uniforme da equipe para a temporada 2009/2010. O meia brasileiro Julio Baptista foi um dos modelos escolhidos para divulgar a nova camisa.

A camisa número 2, assim como as outras duas já estão à venda nas lojas oficiais do Roma .A única diferença considerável do modelo anterior está no uniforme de visitante (chamado na Europa de “away kit”), que ganhou uma faixa bicolor acima do peito. Já a camisa número três ganhou um escudo diferente, inspirado no usado nas décadas de 70 e 80.

- Ele mantém a tradição do Roma. Gostei muito e vou comprar os três – afirmou Luca di Marco, um “tifosi” do clube gialorrosso, sem se importar com o salgado preço: € 80 (cerca de R$ 240) para as camisas sem número e nome, e € 95 (R$ 285) para as personalizadas.

Globo Esporte

Berlusconi diz que se demitiria se tivesse tido caso com menor

Noemi Letizia mostra o colar de ouro e diamantes, presente de Berlusconi


O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, afirmou nesta quinta-feira que jamais teve um caso com uma jovem de 18 anos e, se isso tivesse ocorrido, ele teria renunciado ao cargo.

Após vários dias de silêncio, Berlusconi voltou a falar sobre a jovem Noemi Letizia, embora as notícias sobre a ligação entre o premiê e a moça tenham recebido destaque diário nos jornais italianos e estrangeiros desde o final de abril.

"Nunca tive um relacionamento picante com uma (moça) menor de idade e jurei isso, por meus filhos. Se tivesse acontecido uma coisa dessas, teria me demitido um minuto depois", declarou Berlusconi ao encontrar jornalistas em Roma.

A imprensa italiana cobra explicações do líder italiano a respeito de sua relação com a moça de Nápoles, que o chama de "papi" e disse que foi visitá-lo diversas vezes em Roma e em Milão.



Contradição
Silvio Berlusconi alega que é amigo dos pais de Noemi e que sempre encontrou a moça na presença deles.

Dias atrás, contudo, o premiê se contradisse ao confirmar algumas informações fornecidas pelo ex-namorado de Noemi.

O jovem, Gino Flaminio, havia declarado ao jornal La Repubblica que Noemi e uma amiga tinham passado dez dias na casa de Berlusconi na Sardenha durante o ultimo réveillon.


Sem os pais
Na época, Noemi ainda era menor de idade. Ela completou 18 anos no final de abril, comemorando com uma festa da qual Berlusconi participou e em que ele deu a ela um colar de ouro com brilhantes de presente.

"Sim, eu a convidei também. O que tem de mal em organizar uma festa de fim de ano e convidar muitas pessoas?" disse o premiê em entrevista ao jornal Libero na semana passada.

Eleição
A festa de 18 anos de Noemi foi o estopim do divórcio entre Berlusconi e a mulher, Veronica Lario. Alguns dias após a festa, Veronica anunciou, por meio dos jornais, que iria pedir o divórcio porque não podia viver com um homem que "se corresponde com menores". Ela afirmou ainda que o marido não havia participado de nenhuma festa de 18 anos dos próprios filhos.

Desde então o caso tem ocupado os jornais, às vésperas das próximas eleições para o parlamento europeu.

Berlusconi teme que possa ter influência sobre os eleitores e abalar sua popularidade, uma das mais altas já registradas na Itália, em torno de 70%, segundo dados fornecidos pelo próprio primeiro-ministro.

De acordo com a oposição de centro-esquerda, o premiê deveria dar explicações sobre o caso diante do parlamento italiano, mas nenhum pedido oficial nesse sentido foi feito.



BBC

Pode uma jovem de 18 anos derrubar o primeiro- ministro italiano?

A menos de duas semanas das eleições europeias, as atenções concentram-se, em Itália, na relação entre Silvio Berlusconni e Noemi Letizia e a pressão aumenta em torno do chefe do Conselho para que a situação seja clarificada. A modelo e aspirante a actriz terá sido responsável pelo fim do seu casamento.

Berlusconi faz tudo para se explicar: “ Houve alguém que tinha uma pergunta sobre menores, eu respondi “a única pergunta que podem colocar é se tive uma relação picante com uma menor? A minha resposta foi não”. E juro sobre a cabeça dos meus filhos”.

Este caso começou no início de Maio, com o pedido de divórcio apresentado por Veronica Lario. Mas a gota de água que terá posto fim a uma relação com 20 anos foi a ida de Berlusconi à festa de anos de Noemi.

O líder da oposição, Dario Franceschini, que há dias garantia que o caso Noemi-Berlusconi não devia tornar-se num caso político, já atacou o “comportamento leviano” do Chefe do Governo o que aparentemnet chocou os filhos do presidente do Conselho.“Desagrada-me que os filhos do presidente se tenham sentido ofendidos. Nunca falei dos filhos de Berlusconnio e nunca o farei porque não é a minha forma de pensar nem de viver”


O primeiro-ministro tem sido criticado pela oposição mas também pela Igreja, sua tradicional aliada, e até pelos adeptos do seu AC Milan.
Euronews.pt

Brasil tem terceiro banco de doadores de medula óssea do mundo



Bom dia Brasil
clique para ler a matéria


Barragem rompe no Piauí


O Corpo de Bombeiros do Piauí suspendeu na noite desta quinta-feira (28) as buscas pelos desaparecidos em duas cidades no norte do estado. A enxurrada provocada pelo rompimento da barragem dos Algodões destruiu casas e arrasou plantações. Quatro mortes já foram confirmadas.
A água devastou uma área equivalente a 32 campos de futebol entre os municípios de Cocal e Buriti dos Lopes, na região norte do Piauí. Plantações foram destruídas e casas inteiras, arrastadas pela enxurrada. Três mil pessoas tiveram que ser encaminhadas para abrigos. A maioria perdeu tudo. A força da água também arrancou postes da rede elétrica. Mais de 30 mil pessoas estão sem energia.

Há 15 dias, a barragem Algodões encheu tanto que transbordou pela primeira vez. A água provocou uma erosão de um quilômetro entre o sangradouro e a parede da represa. Os engenheiros esperaram o nível da água baixar para começar uma obra de contenção. Mas a barragem não resistiu a dois dias de chuva forte na cabeceira do rio Pirangi, entre o Piauí e o Ceará.

Do Globo on line

Aniversário da República Italiana mobiliza descendentes no Brasil

Ítalo-descendentes comemoram no Brasil os 63 anos da República Italiana
Foto: Le Frecce Tricolori/www.flickr.com

As celebrações da Festa da República Italiana, que comemora, no dia 2 de junho, o referendo constitucional de 1946 pelo qual os cidadãos italianos foram chamados a decidir a forma de governo que queriam para o seu país, estão mobilizando a comunidade ítalo-brasileira, nas principais capitais do Brasil.

Em Brasília, nesta data, terça-feira, a partir das 19h30min, será realizada a Festa oficial da República Italiana, promovida pela Embaixada da Itália, que costuma reunir mais mil convidados, e tem a presença de diversas autoridades do Brasil e da Itália.

Em Porto Alegre, o Consulado Geral da Itália promove o seu tradicional evento alusivo à data, recepção que será realizada no dia 3 de junho, quarta-feira, às 19h30min, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

Em São Paulo, no dia 4, o Consulado Geral da Itália realiza uma recepção para convidados. No dia 7, a partir das 10h, com o apoio do Comites de São Paulo, acontece missa em italiano na Igreja Nossa Senhora da Paz (Rua Glicério, 225 – Liberdade), que terá início com a execução dos Hinos Italiano e Brasileiro pela Banda da Polícia Militar, com distribuição de brindes e lanches. Informações (11) 3287.3517 e 3141.2890.

Em Belo Horizonte, no dia 31 de maio, domingo, será promovida a “Festa da Itália”. Serão mais de 60 barracas, dispostas ao longo da avenida Getúlio Vargas - entre a rua Tomé de Souza e a Rio Grande do Norte -, onde, das 13h às 22h, o público poderá desfrutar da gastronomia italiana, além de espetáculos de música e dança que terá a participação das associações regionais e culturais italianas mineiras. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível.

No Rio de Janeiro, os 63 anos da República italiana estão sendo comemorados desde o dia 29 de maio, pela iniciativa conjunta do Istituto Italiano di Cultura e o Consulado Geral da Itália. Uma série de manifestações culturais prossegue até o dia 18 de junho. No dia 2 de junho, no Cine Odeon, serão apresentados três curtas-metragens e, na seqüência, o violonista brasileiro Guinga e o clarinetista italiano Gabrielle Mirabassi, interpretam "Pinocchio’’ (1914), de Giulio Antamoro, e o repertório de "Graffiando o Vento’’, disco lançado na Itália em 2004 com músicas de Guinga. A tradicional Festa Italiana será realizada entre 5 e 7 de junho, pela primeira vez o Forte de Copacabana. Stands promocionais de produtos italianos bem como festival gastronômico são algumas das atrações do evento.

Em Recife, no dia 2 de junho, será realizada a Giornata Porte Aperte, evento promovido pelo Consulado Geral da Itália e o Comites Recife , com o patrocínio do Patronato Inas, na Casa D’Italia di Recife (Rua Fernandes Vieira, 73 ), a partir das 10h. O público terá acesso a quiosques de informações, apresentação do “Coro dei Bambini di Vicência”, projeção de filmes e documentários, gastronomia italiana, encontro literário organizado no âmbito do projeto “Promozione Arte Giovani Italia/Brasile”, coordenado pelo Consulado e a escola Dante Alighieri. Também fazem parte da programação, shows de danças regionais da Itália, recitais e a “Festa da Ballo”, com música ao vivo com os Italiani di Joao Pessoa, lasanha e vinho. Informações: (81) 3465.9868 e 3327.0313.

A Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de São José do Rio Preto, São Paulo, abre oficialmente, no dia 31, a XIV Semana italiana – 2009, com a celebração, às 10h, da Santa Missa na Basílica Menor Nossa Sra. Da Aparecida – Boa Vista. Do dia 1º ao dia 6 de junho, serão realizados vários eventos, que irão se encerrar com o jantar por adesão “Cena della Repubblica”, com cardápio especial da região da Umbria. Informações: (11) 4584.0734 das 8h30 às 17h30.

O Instituto Michelangelo, a Colônia Italiana de Mato Grosso e o Vice Consulado Honorário da Itália comemoram a Repubblica Italiana, no dia 2 de junho, com uma missa, às 19h, que será celebrada na Paróquia São Gonçalo do Porto (Avenida 15 de Novembro – Porto) e, às 20h, com a Festa della Repubblica Italiana no Hotel Fazenda Mato Grosso, com exposições, homenagem aos pracinhas que lutaram na Segunda Guerra Mundial na Itália, e danças e músicas italianas apresentadas pelos alunos do Instituto Michelangelo. Além disso, ocorre a apresentação do livro Cidadania Itália, pelo autor Dr. Estevam Del Nero; lançamento do site da Colônia Italiana de Mato Grosso, e o Jantar Dançante. Informações e reservas de convites: (65) 3321.5446.

A Associação Italiana de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, iniciou as festividades no último dia 27, com curso de culinária italiana promovida pelo chef Francesco Rosito, que prossegue até o dia 30. No dia 2 de junho, será realizada a Cerata del Cinema, às 20h, na sede da entidade (Rua do Acampamento, 255); nos dias 5 e 6, curso de vinhos e espumantes e, no dia 7, às 11h30min, missa e almoço italiano na Associação dos ex-alunos Maristas. Informações: (55) 3221-4928.


Genealogia do Pão

O levain é transmitido de massa a massa


A história de todo pão de fermentação natural começa com um "pé". É assim que se chama o fermento natural, ou levain, como se diz em francês. O fermento é vivo, quer dizer, precisa ser alimentado, cultivado, e, dessa forma, sobrevive e vai sendo transmitido de pão em pão, fornada em fornada, por dias, meses, décadas, séculos a fio. Em São Paulo, existem três fermentos centenários, todos eles cultivados por imigrantes italianos. Os Franciullis, das padarias Italianinha e 14 de Julho, cultivam seu fermento há 115 anos. Os Albaneses, da São Domingos, alimentam o deles há 96 anos. E os Laurentis, da Basilicata, fazem seus pães a partir do mesmo fermento há 95 anos. Mas, afinal, que fermento é esse? Muito simples. Mistura-se farinha e água e espera-se alguns dias. Microrganismos - fungos e bactérias - vão fazer com que essa massa comece a fermentar. Esse processo não controlado produz gás carbônico e ácidos (lácteos e acéticos). Quando essa massa primordial é misturada à massa do pão, que é feita de farinha, água e sal, faz com que ela cresça e ganhe uma agradável acidez. Por muitos anos, o fermento das padarias descansava em caixas. Mas atualmente a legislação baniu a madeira das cozinhas por razões sanitárias.

Criando História

Alexandre Franciulli prepara o pão da 14 de Julho. Foto: Felipe Rau/AE

Ninguém sabe dizer ao certo como nasceu o pé de fermento da família Franciulli. "É coisa dos antigos", diz Vivian Franciulli, uma das guardiãs do fermento. Seu bisavô, um padeiro italiano chamado Antonio, desembarcou no Bexiga no século 19. Em setembro de 1896, abriu a padaria Lucânia, hoje chamada Italianinha. Antes de a loja ficar pronta, o tal pezinho já existia, pois, a grosso modo, não há pão sem fermento.Alguns meses mais tarde, a família abriu outra porta, também no Bexiga. A nova padaria foi inaugurada no dia 14 de julho de 1897, na rua 14 de julho - e seu nome não poderia ter sido outro: 14 de Julho. Alexandre Franciulli reivindica o título de padaria mais antiga da cidade para a 14 de julho. Não é, mas isso é compensado porque os pães das duas casas nasceram do mesmo pé, que, este sim, é o mais antigo da cidade.

Como o Bexiga era a terra prometida dos italianos na capital, outras famílias foram chegando e trazendo seus pés de fermento para a cidade. Quantos pés vieram não se sabe, mas dois deles sobreviveram até os dias de hoje - o da São Domingos e o da Basilicata.Em 1913, um casarão foi erguido na Rua São Domingos para abrigar a família de Domenico Albanese. Anos mais tarde, os Albaneses se mudam, mas a padaria continuou ali. O pé idem. Há quatro gerações, 96 anos, ele vem sendo refrescado duas vezes por dia, originando cerca de 20 mil pães por mês, vendidos em quase todo o País. Se o pé dos Albaneses falasse... Ele foi testemunha ocular da história. Sobreviveu ao saque histórico da padaria, em 1932; serviu ao samba paulistano (alimentando Adoniran Barbosa); acompanhou a "diáspora" do Bexiga, promovida pelo corte do bairro na construção da Av. Radial Leste; e, recentemente, quase foi assassinado por uma briga de amor, quando um casal que morava no vão do Viaduto do Café (vizinho de muro) ateou fogo no próprio barraco depois de uma discussão. Em 1914, Filippo Ponzio abriu a Basilicata. Ele já havia formado seu pé, que hoje é mantido pelo sobrinho-bisneto Vittorio Lorenti. De fala mansa, baixa e rouca, à la Marlon Brando, Vittorio, que nasceu, de fato, dentro da padaria, ensina que o pé não é somente pé. O fermento natural tem um ciclo próprio, que o preserva de fornada em fornada. Parte dele é usada na massa do pão e a outra descansa por quatro ou cinco horas, quando recebe comida - água e farinha - e vira a "planta"; outro descanso, e ele volta a ser "pé", ou fermento natural. O ciclo se repete várias vezes por dia - na Basilicata, são seis vezes, todos os dias, há 95 anos. Como todo o processo é artesanal e o fermento é sensível a muita coisa - tipo de farinha, água, golpes de vento, temperatura e umidade -, o padeiro chefe Vittorio está sempre por perto, corrigindo as proporções e os tempos. "De vez em quando temos de fazer manobras para reativá-lo, mas dá tempo, o fermento avisa. Na década de 70 houve uma sabotagem e quase perdemos o pé, mas em três semanas recuperamos nossa tradição", sussurra Vittorio, que há 55 anos não arreda o pé dali.
Basilicata - R. 13 de Maio, 614, 3289-3111
Italianinha - R. Rui Barbosa, 121, 3289-2838
São Domingos - R. São Domingos, 330, 3104
4 de Julho - R. 14 de Julho,76, 3105-3215
Luiz Henrique Ligabue, de O Estado de S.Paulo
Colaboração Lea Beraldo - www.imigrantesitalianos.com.br

Perfil conceitual da história da Itália e de sua identidade


clique para ampliar

Instituto Italiano de Cultura São Paulo

Simpósio São Paulo Terra de Imigrantes



clique para ampliar


Memorial do Imigrante

Colônia Agrícola da Constança


Sábado, 30 de maio, a partir das 10 horas
Rádio Jornal AM 1560, Leopoldina, MG

Programa FAZ,apresentado por Arnaldo Spinola e José Geraldo Gué

Participação de Nilza Cantoni, comentando sobre a imigração e a Colônia Agrícola da Constança.
Colaboração Beth Dorigo

Fiat Abarth vai homenagear pintor italiano

O Fiat Abarth com a pintura no teto (Foto: Domenico Stinellis/AP)



Um carro Fiat Abarth 500 vai levar no teto a reprodução do quadro "A mulher com olhos azuis", do pintor italiano Amedeo Modigliani (1884-1920) neste sábado (29) no Campeonato Italiano Turismo Endurance, no circuito de Vallelunga, ao norte de Roma.

O carro leva motor de 350 cv que acelera o Abarth a 270 km/h. O modelo foi apresentado nesta quinta-feira (28) na sede do Instituto Modigliani, em Roma.




A piloto Michela Cerruti posa ao lado do Fiat 500 Abarth que leva uma reprodução de um quadro do pintor Amedeo Modigliani (1884-1920) (Foto: Domenico Stinellis/AP)


G1/Associated Press

Kaká será anunciado pelo Real Madrid na próxima quinta-feira


No alto da capa do "As", destaque para a desistência do Milan de Kaká

A imprensa europeia já anunciou algumas vezes que Kaká será o primeiro reforço do Real Madrid para a próxima temporada. E, segundo a emissora Cadena SER, da Espanha, a apresentação do brasileiro acontecerá na próxima quinta-feira, dia 4 de junho. A contratação marcaria com glórias o retorno de Florentino Pérez à presidência do clube merengue. Kaká nunca escondeu que seu maior desejo é continuar em Milão, mas o clube, apesar dos muitos elogios ao brasileiro, sinaliza desde o meio da temporada passada que poderá negociá-lo, caso receba uma boa proposta. A diretoria, que já havia dado carta branca ao Manchester City para negociar com Kaká em janeiro (o jogador é que descartou o negócio), reforçou nesta quarta a notícia. Em entrevista à emissora de televisão francesa InfoSport, o vice-presidente Adriano Galliani afirmou que espera pelo retorno de Gourcuff, emprestado ao Bordeaux, para suprir a provável saída de Kaká para o Real Madrid. O diário espanhol "As" publica a notícia.Da Itália, também surgem dados que dão mais peso à notícia. O jornal "Corriere dello Sport" afirma que o Milan receberá cerca de 65 milhões de euros por Kaká, aproximadamente R$ 184,3 milhões. Com o dinheiro, a diretoria rubro-negra liquidaria o seu prejuízo financeiro da atual temporada, em grande parte ocasionado pela ausência na Liga dos Campeões. Florentino Pérez é considerado pela opinião pública da Espanha um dos maiores presidentes da história do Real Madrid. Ele foi responsável montagem do elenco que foi mundialmente chamado de "Galácticos". Conhecido por seu poder de persuasão e pela capacidade de fazer negócios, Pérez tirou Figo do rival Barcelona quando o português estava no auge da carreira e contratou estrelas como Zidane, Beckham, Ronaldo, Owen e Robinho.

Alguém duvida que Kaká será o próximo?

Globo Esporte

Começa a Era Leonardo no Milan



La Gazetta dello Sport

clique para ler a noticia

Lippi convoca Itália de olho em renovação

Marcello Lippi divulgou ontem os atletas que irão disputar um amistoso contra a Irlanda do Norte, dia 6 de junho, na cidade de Pisa.

Para a partida, o treinador da seleção italiana convocou algumas promessas do futebol nacional. Davide Santon, da Inter de Milão, é um dos nomes 21 nomes que aparece na lista. Para a Copa das Confederações, porém, o comandante preferiu optar por jogadores mais experientes, quase todos campeões mundiais. Bufon, Cannavaro e Luca Toni são algumas das estrelas que estarão na competição. Dos atletas chamados para o amistoso, dez serão integrados ao grupo convocado para a disputa na África do Sul. O grupo completo disputará um amistoso no dia 19 de junho, contra a Nova Zelândia, em Pretória.


Os italianos estão na chave B da Copa das Confederações, junto com Brasil, Estados Unidos e Egito.

Confira os 21 convocados para o amistoso contra a Irlanda do Norte:
Goleiros: De Sanctis (Galatasaray-TUR) e Marchetti (Cagliari). Defensores: Cassani (Palermo), Dossena (Liverpool), Gamberini (Fiorentina), Grosso (Lyon-FRA), Esposito (Lecce), Legrottaglie (Juventus) e Santon (Inter). Meias: Biagianti (Catania), Brighi (Roma), D'Agostino (Udinese), Galloppa (Siena), Gattuso (Milan), Montolivo (Fiorentina) e Palombo (Sampdoria). Atacantes: Foggia (Lazio), Mascara (Catania), Pazzini (Sampdoria), Pellissier (Chievo Verona) e Rossi (Villarreal).


Veja quem são os atletas pré-convocados para a Copa das Confederações:
Goleiros: Buffon (Juventus) e Amelia (Palermo).
Defensores: Cannavaro (Real Madrid), Chiellini (Juventus) e Zambrotta (Milan).
Meias: Camoranesi (Juventus), De Rossi (Roma), Pepe (Udinese), Pirlo (Milan).
Atacantes: Gilardino (Fiorentina), Iaquinta (Juventus), Quagliarella (Udinese) e Toni (Bayern Munique-ALE).

Globo Esporte

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Cognome

A destra Allegra Versace Beck, figlia di Donatella Versace, a sinistra (Grazia Neri)

Milano — Doppio cogno­me ai figli, del padre e della ma­dre. E a scegliere l’ordine po­trebbero essere gli stessi geni­tori. In commissione giustizia della Camera il dibattito si av­via verso un testo unico, che sarà la sintesi delle varie propo­ste arrivate in aula finora. «In Italia non esiste una specifica disposizione di legge sull’argo­mento, ma prevale la consuetu­dine di assegnare ai figli il co­gnome del padre» spiega Giu­lia Bongiorno, pdl e presidente della commissione giustizia al­la Camera.

A sollecitare i lavori per arri­vare a una legge la sentenza della Corte Costituzionale del febbraio 2006, che in modo esplicito rilevò come «il siste­ma di attribuzione del cogno­me è retaggio di una concezio­ne patriarcale della famiglia non più coerente con i principi del nostro ordinamento». Più recentemente, nel settembre scorso, si pronunciò la Cassa­zione invitando il Parlamento italiano a recepire le norme eu­ropee perché «i tempi sono ma­turi ». Anche l’Italia insomma deve uniformarsi ai principi fondamentali della Carta dei di­ritti Ue, tra i quali il divieto «di ogni discriminazione fondata sul sesso». L’ultimo input è di ieri, con un’altra sentenza del­la Cassazione che ha stabilito la possibilità a un figlio nato fuori dal matrimonio, una vol­ta maggiorenne, di scegliere il cognome che preferisce, se tra i genitori non c’è accordo.

È il caso di un ragazzo di Salerno che, riconosciuto prima dalla madre e poi dal padre, ha dovu­to affrontare sette giudizi pri­ma di poter scegliere di mante­nere un solo cognome: quello della madre. «È una spinta im­portante per fare finalmente approvare la legge sul doppio cognome. Siamo ancora in una fase di dibattito, ma in tempi brevi si dovrebbe arrivare in aula per l’approvazione» con­ferma Alessandra Mussolini. Le soluzioni «tecniche» so­no varie, ma il comune deno­minatore è lo stesso: tutti sono d’accordo con l’idea che è arri­vato il momento di cambiare e introdurre il doppio cognome. Ora è da vedere con quale solu­zione. C’è chi propone piena li­bertà ai genitori di scegliere quale dei due cognomi utilizza­re, o se usarli entrambi (Garavi­ni, Pd) e chi preferisce rendere obbligatorio il doppio cogno­me, con la precedenza a quello del padre (Brugger, Svp). L’avvocato Bongiorno, presi­dente e relatore in commissio­ne, propone una soluzione «forte»: doppio cognome per legge e la coppia può decidere l’ordine. Se non si accorda, de­ciderà l’ordine alfabetico. «Te­mo che se andremo a dire che la novità sta nel fatto che si po­trà dare ai figli l’uno o l’altro cognome non cambierà niente — spiega Bongiorno —. È tal­mente radicata la consuetudi­ne di usare il cognome del pa­dre che il rischio è fare una leg­ge che in realtà non cambia niente, perché il meccanismo sarebbe confermato». Su una cosa sono comunque tutti d’ac­cordo: una volta scelto l’ordine dei cognomi per il primogeni­to eventuali fratelli e sorelle della stessa coppia manterran­no la stessa sequenza.

Corriere della Sera
Cristina Marrone
28 maggio 2009

Retrato do desempregado na Itália

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística Italiano (Istat) revelou que a crise econômica internacional está intensificando o aumento do desemprego no país. O levantamento, que traça "um perfil da desocupação", mostra que o grupo mais afetado é formado por homens com idade entre 35 e 45 anos, que vivem no centro ou no norte da Itália, não concluíram o Ensino Médio e são casados. A maior parte dos italianos que perderam seu trabalho devido à crise trabalhava na indústria. "Um aspecto preocupante é a queda do nível de ocupação dos pais de família, o que contrasta com a tendência de aumento registrada nos últimos três anos", diz o relatório. O desemprego entre os pais de família, segundo o Istat, aumentou 0,6% em 2008. O estudo aponta também uma "degradação na qualidade" dos empregos. Entre 2007 e 2008, 17 mil contratos temporários ou de colaboração foram assinados no país. Para o instituto, estes são os chamados "empregos atípicos". Entre os contratos de trabalho considerados "convencionais", houve uma retração de 107 mil postos de trabalho. Além disso, pela primeira vez em 13 anos, o número de contratações foi menor que o de demissões. No ano passado, 183 mil pessoas foram contratadas na Itália, ao passo que 186 mil foram demitidas. Embora a maior parte das dispensas tenha sido registrada nas regiões norte e central da Itália, o sul do país continua a concentrar a desocupação. A piora da situação no mercado de trabalho, por sua vez, é uma das principais causas da redução nos gastos das famílias. Segundo o documento do Istat, 22,2% das famílias do país têm dificuldades econômicas. Trata-se de um universo composto por 5,3 milhões de famílias. O relatório destacou que há ainda cerca de 2,5 milhões de famílias, 10,4% do total, que enfrentam "dificuldades mais ou menos graves" e são "potencialmente vulneráveis, sobretudo por causa dos fortes cortes em seu orçamento".

Ansa

Caso Noemi - Berlusconi contra ataca



IlGiornale.it


La Repubblica

(clique para ler as noticias italianas)


O premier italiano Silvio Berlusconi, após ter denunciado como as especulações sobre as suas relações com a jovem Noemi Letizia, são uma "campanha indigna e impudica" contra ele, decidiu lançar um contra-ataque se dedicando pessoa lmente na previa das eleições européias que acontecem em 6 e 7 de junho. Berlusconi passou o dia inteiro de anteontem no Palazzo Grazioli, sua residência romana, gravando imagens promocionais, enquanto os dirigentes de seu partido respondiam ao que o premier definiu, em uma entrevista publicada ontem no jornal Libero "uma mala pesada (...) do grupo L'Espresso/Repubblica", em alusão a campanha lançada pelo jornal Repubblica sobre o caso Noemi Letizia. O jornal, que há dias promove uma lista de 10 perguntas as quais Berlusconi deveria responder sobre o caso da jovem napolitana, que levou a sua esposa, Verônica Lario, a divulgar um comunicado afirmando que seu marido "se encontra com menores de idade", quando soube que Berlusconi esteve na festa de 18 anos da garota, em Nápoles.

Com o premier empenhado na campanha para as eleições européias, foram seus ministros quem o defenderam: "Berlusconi é uma pessoa descente, e o que existe é um plano para que ele se demita", disse o ministro de Atualização dos programas de governo Gianfranco Rotondi, enquanto seu colega para as Relações com os Estados, Rafaelle Fitto, disse que "a oposição está desorientada e não consegue chamar a atenção dos eleitores no terreno político", o que leva a "ataques pessoais inaceitáveis".

E o certo é que os três partidos da oposição não parecem estar de acordo sobre como tratar o caso Noemi em termos políticos: o Itália dos Valores (IDV), partido do ex-promotor de Mãos Limpas Antonio di Pietro, pediu ao premier que se demita, mas Dario Franceschini, líder do Partido Democrático (PD), mesmo exigindo de Berlusconi que esclareça o caso, excluiu uma ação parlamentar e a União Democrática de Centro (UDC) se mantém distante dos outros grupos.Por sua vez, a Igreja católica lançou um comunicado da conferencia episcopal lembrando que os governantes "têm um dever de consciência" diante dos cidadãos, as referências à moralidade pública "não devem ser usados de forma instrumental" pelas facções políticas.

Com informações da Ansa

Terremoto: Andrea Bocelli realiza show

O cantor italiano Andréa Bocelli realizou um espetáculo de beneficência no Coliseu de Roma, cuja arrecadação se destinará a reconstruir o Conservatório de L' Aquila e outros locais devastados pelo terremoto que atingiu a região de Abruzzo em 6 de abril.

O espetáculo, realizado na segunda-feira e que tinha o titulo "L'Alba separa dalla luce l'ombra", foi transmitido ao vivo no mundo todo através da rádio e televisão pública italiana RAI. Bocelli foi acompanhado pela Orquestra Sinfônica da região de Abruzzo, cuja sede foi destruída pelo terremoto, ele cantou várias músicas famosas alternando com música clássica sagradas: desde a Ave Maria de Schubert até a tarantella Funiculì Funicolà passando por obras de Giacomo Puccini.

O presidente da república italiano, Giorgio Napolitano, mandou uma mensagem ao cantor na qual agradeceu a iniciativa que "enriquece o vasto movimento de solidariedade" que surgiu na Itália e no campo internacional após o terremoto, que causou cerca de 300 mortos. A arrecadação do concerto 320.000 euros, foi entregue simbolicamente ao ministro da Cultura, Sandro Bondi, com um cheque que será depositado na conta instituída pelo ministério para a reconstrução o Conservatório.

Ansa

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Liga dos Campeões - Barcelona é campeão em Roma!





O argentino Messi do Barcelona


Eto'o e Messi garantiram 2x0 contra o Manchester na Liga dos Campeões.

Globo Esporte/La Gazetta dello Sport

Foco de Cinema italiano


clique para ampliar
Colaboração Lea Beraldo - www.imigrantesitalianos.com.br

Quinze pessoas integram a comitiva do mininistro Tremaglia em sua primeira visita ao Brasil


Curitiba - PR - Em sua primeira visita oficial ao Brasil a partir deste domingo até o dia 6 de junho, o ministro para os Italianos no Mundo, Mirko Tremaglia, virá acompanhado de outras 14 pessoas – parte colaboradores de seu ministério e parte formada por jornalistas, incluindo a Rai – Radio e Televisão Italiana. Mas no giro em território brasileiro, que inclui as cidades do Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba e Porto Alegre, o ministro estará acompanhado também de servidores da Embaixada da Itália, incluindo o próprio embaixador Michele Valensise.

O ministro virá acompanhado da mulher e do ministro plenipotenciário Sandro Maria Siggia (vice-diretor geral para os italianos no exterior do Ministério das Relações Exteriores); da secretária particular Veronica Baldini, do chefe da secretaria técnica Carlo Ciofi e do chefe do serviço de imprensa, Filippo Rossi, além dos funcionários Simone Turchetta (gabinete), Elena Guerri (secretaria particular) e Stefano Andrini.

Viajam ainda junto com o ministro Guido Caianiello e Fabio Tricarico (TG5-Mediaset - RAI); Angélica Fiore (Raí International), Antonio Galdo (Panorama – Il Mattino), Luiza Cordova (agência AdnKronos) e Elisa Calessi (free-lancer).

Programa em Curitiba
A chegada de Tremaglia em Curitiba está prevista paera as l6h30min do dia 3 de junho no Aeroporto Afonso Pena, onde será recebido pelo cônsul geral Mario Trampetti. Às 19h Tremaglia tem encontro com o prefeito em exercício de Curitiba, Luciano Ducci. Pouco depois, às 20h30min, Tremaglia será recebido pelo consulado e pela Fundação Itália no Clube Curitibano, em programa que integra as comemorações relativas ao Dia da República e à data da Etnia Italiana no Paraná (Lei 13.422 de 2002).

No dia seguinte, Tremaglia percorrerá cedo (9 horas) o bairro de Santa Felicidade para, antes das 10 horas, estar na sociedade Giuseppe Garibaldi, onde renderá homenagem diante do monumento aos que tombaram na I Guerra Mundial. Às 10 horas, nos salões da mais antiga construção erigida pelos imigrantes italianos, Tremaglia receberá os representantes da comunidade italiana, entre eles alguns deputados e o vice-governador Orlando Pessuti. Às 11h30min, o ministro deverá visitar a Scuola Italiana d'Arte Marzio Tremaglia - uma iniciativa do Centro de Cultura Italiana Paraná/Santa Catarina que homenageia o filho de Tremaglia, falecido tragicamente há alguns anos. O ministro parte de Curitiba em direção a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, às 13 horas.

Para o evento do Clube Curitibano, o presidente da Fundação Itália, Mirco Paccagnella, expediu ofício aos filiados, nos seguintes termos: "É com grande prazer que venho através desta convidar os sócios do Instituto Fondazione Italia para mais um grandioso evento à ser realizado no próximo dia 03 de Junho no Clube Curitibano.

Este evento trata-se da Comemoração da Data da Republica Italiana e da Data Estadual da Etnia Italiana, mas com a visita do On. Ministro Mirko Tremaglia, o Jantar tomou uma importância ainda maior.O evento será realizado no Salão Azul do Clube Curitibano, tendo como atração a apresentação do Zé Rodrigo interpretando Frank Sinatra seguido de um requintado jantar da Cozinha Mediterrânea no comando do Chef D´Luca e finalizando com a apresentação humorística de Diogo Portugal, um dos mais conceituados humorista de Curitiba.

Entre todas as atrações mencionadas, também a presença ilustre do On. Ministro Tremaglia com um rápido discurso.

Os convites individual por adesão no valor de 120,00 até a 8o fileira de mesas e 100,00 da 9o fileira em diante;Todas os lugares serão numerados, as mesas são de 4 lugares.

Qualquer dúvida ou para adquirir os convites, estão disponíveis os seguintes telefones: 3023-1290, 9949-8318, 9979-1174"

O transporte urbano na Itália


São diversos os meios de transportes que se usa aqui na Itália. As cidades grandes são bem servidas de meios públicos, além de ciclovias, mas no interior não é bem assim. Apesar de ônibus e trens disponíveis, os horários não ajudam (seguem o escolar e o de pico) e estão em contínua mudança. E dependendo do local onde se vive, nem passa ônibus ou é servido por uma ferrovia (quando a estação não é desativada pelo número irrelevante de passageiros).

Mas nas grandes cidades não acontece isso. Além de ônibus e trem, muitas cidades são servidas de metrô e bonde que cobrem grande parte da cidade. Cidades como Roma, Milão, Nápoles, Turim, Gênova e Catânia dispoem de metrô, sendo que a linha mais comprida da Itália é aquela de Milão, enquanto a mais antiga é a de Roma.

Apesar da linha de Roma ser a mais antiga, sendo iniciada na década de 1930, somente em 1955 foi inaugurada. Além do mais, não cobre por completo a cidade e tem somente duas linhas. Mas por que tanta demora? Porque a cada escavação encontravam sempre algum resquício da Antiguidade. Então as obras tinham que ser suspensas para que as ruínas fossem tuteladas pelos arqueólogos (e continuam achando riquezas dos seus ancestrais a cada escavação para as obras do metrô).

Outro meio de transporte muito usado na Itália é o bonde, como este das fotos abaixo. A velocidade é como aquela de um ônibus e é uma outra alternativa para nos locomovermos dentro da cidade. É operante somente nas cidades de Milão, Roma, Turim e Pádua.



Muitos que não conhecem a Itália, principalmente os que vêm da América Latina, acham que vão encontrar modernos meios de transportes, sempre limpos e luminosos, afinal, estamos na Europa. A primeira vez que entrei no metrô de Milão fiquei tão desiludida. No Brasil, país subdesenvolvido e do "Terceiro Mundo", o metrô é limpo, moderno e eficiente. Pensei que aqui fosse igual ou melhor, mas o que vi foi sujeira, depredação, má iluminação, além de fedor de urina e falta de segurança. A mesma coisa em Roma, uma das capitais mais importantes da Europa, se não pior que em Milão. Todavia, não há de se negar que são puntuais e não tem grandes intervalos que nos fazem esperar horas.Outro aspecto interessante e diferente do que estamos acostumados a ver no Brasil é a ausência de cobradores. Nos ônibus e bondes tem um aparelho que serve para validar a passagem. Claro que muita gente não paga, mas se arrisca de levar uma multa caso apareça o controllore (uma espécie de cobrador que controla seu bilhete). Nos metrôs é mais difícil que algo aconteça, já que é mais vigiado e todas as catracas são eletrônicas (antes podia-se passar com o mesmo bilhete várias vezes ou passar pela catraca reservadas às pessoas com carteirinha).E por falar em passagens, aqui na Itália você pode usar a do metrô para o ônibus, bonde ou trem urbano. Há aquelas para uma viagem só, as que valem 24 horas a partir do momento da validação e as semanais. Se você quiser pagar menos, pode fazer o abbonamento e não precisa ser somente estudante, mas tem que ter um local fixo na Itália e comprovar que frequenta escola ou universidade ou é trabalhador (é uma taxa, mensal, trimestral ou anual que se paga para poder usufruir dos transportes públicos, com a vantagem de poder utilizá-lo em quantas viagens quiser e sem limite - exceto quando termina o mês). E os bilhetes não são comprados nos guichês! São adquiridos nas máquinas eletrônicas ou nas bancas de jornais (que estão dentro do metrô), por um preço dentro dos padrões: €1,00 (para apenas uma viagem).Em Veneza, o transporte (público ou não) é por meio de barcos ou gôndolas, sendo que estas são usadas mais para fins turísticos. O ônibus dos venezianos é o vaporetto e o "asfalto" são as águas do Mar Adriático e os canais. Outra particularidade é o táxi, que é uma lancha, assim como os outros "carros".


A bicicleta é muito usada na Itália, mas não tanto como em alguns países europeus, como no caso da Holanda. É muito comum vermos pessoas indo trabalhar ou para a escola de bicicleta, principalmente quando começa a esquentar, independentemente da classe social (já vi muitos engravatados usando a bicicleta em Milão) e da faixa etária (se bem que é raro os mais jovens usarem a bicicleta para tais fins).Há vários modelos de bicicleta na Itália, daquelas de corrida a mountain bike. Mas o que mais se vê nas ruas são as city bike, cada uma com um modelo diferente e equipadas com cestinha, garupa, pára-lama e faróis (dianteiro e traseiro). E se você não tem uma, pode alugar na rua mesmo. A prefeitura de Brescia, através do projeto Bicimia, disponibilizou diversos pontos na cidade para o aluguel de bicicletas, além de estacionamento para quem tem a sua.


Mas o que mais se vê nas ruas italianas são os scooters, principalmente entre os jovens. Tem desde aqueles que mais parecem uma moto-carro (até rádio e ar condicionado tem) até as clássicas como a Vespa ou a Lambretta. A Vespa é a que mais comum, coloridas e muito parecida com as antigas. Também é comum vermos jovenzinhos dirigindo scooter, já que a idade mínima para poder dirigí-las é de 14 anos (dependendo da cilindrada e com uma carteira especial para condução, o chamado patentino).E os automóveis? São os clássicos dos meios de transporte e é muito difícil de ser renunciado. Nas cidades bem servidas de meios públicos aconselha-se de deixar os carros em casa, mesmo porque não é permitido circular em algumas partes da cidade. Já quem mora em lugares não muito propícios para os trasnportes públicos, é quase imprescindível usar o "bibi "para sair de casa.



Postado por Juliana
historianaitalia.blogspot.com
La Nostra Italia

Extraído do Blog acima

Nossa Senhora de Caravaggio

Nossa Senhora de Caravaggio é um título dado a mãe de Jesus, Maria que segundo a tradição católica apareceu na localidade de Caravaggio na Itália no ano 1432. Hoje seu maior santuário brasileiro está na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul.

Hoje, dia de Nossa Senhora de Caravaggio é feriado em Farroupilha, em Caxias do Sul, Canela e Flores da Cunha.




Leia mais






Wikipédia

Terremoto em Roma e Aquila



Il Messagero


clique para ler a notícia

Museu do Imigrante destaca italianos


Agência FAPESP – Importantes aspectos da vida cotidiana dos italianos que vieram para o Brasil no fim do século 19 e início do século 20 são resgatados na exposição Viagem das palavras: cartas, diários e testemunhos escritos dos emigrantes italianos, inaugurada no Museu do Imigrante, em São Paulo.A exposição inclui painéis temáticos confeccionados com reproduções de cartas, documentos autográficos, fotos e diários que os italianos enviavam aos seus familiares. Os documentos descrevem os sonhos, esperanças e motivações que levaram milhões de pessoas a atravessar o oceano em busca de novas conquistas.Coordenada pelo professor da Universidade de Gênova, Federico Croci, a mostra é composta por uma série de painéis temáticos como "A viagem dos sabores", que apresenta relatos de imigrantes sobre comidas como o molho de tomate, o azeite e os cogumelos italianos, mostrando a alimentação como uma tentativa de preservação da identidade cultural.Outro painel, “O fio de Ariadne", traz cartas que apresentam aspectos das mulheres que ficavam na Itália e procuravam manter os laços com a comunidade e o restante da família.A exposição esteve em Gênova em 2004, ano em que a cidade italiana foi consagrada Capital Europeia da Cultura, e, no mesmo ano, seguiu para Ottawa, no Canadá. Em São Paulo ficará em cartaz até 28 de junho.A promoção é da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em parceria com o Consulado Geral da Itália e com o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo.

Mais informações: http://www.memorialdoimigrante.org.br/ ou telefones (11) 2692-7804 e 2692-2497.


Colaboração Lucimary Vargas - Além Paraíba,MG

Ministérios criam Museu da Imigração em Roma

O Museu Nacional da Imigração Italiana (MEI), organizado pelo Ministério das Relações Exteriores com a colaboração do Ministério da Cultura, será inaugurado no dia 1º de junho, segundo informou hoje o governo do país. A partir do segundo semestre, a instituição terá sede no Complesso del Vittoriano, localizado na Piazza Venezia, na capital italiana. O museu reunirá, pela primeira vez na história de Roma, um imenso patrimônio nacional sobre a emigração, cuja história será narrada desde 1861 até os dias atuais. O espaço destinado a lembrar a história da emigração contará com material literário, cinematográfico, documentários, músicas, testemunhos em áudio, fotografias, jornais e revistas da época. Além disso, o MEI terá áreas temáticas destinadas a tratar de modo aprofundado determinados aspecto da história da emigração italiana. O diretor do museu e do Comitê Científico da instituição será o italiano Alessando Nicosia.



Ansa
Colaboração Baldo - SP

Silvio Berlusconi diz que não tem como manter Kaká no Milan

Kaká não se cansa de dizer que sua vontade é ficar no Milan. Mas, depois de aceitar negociar com o Manchester City em janeiro, o dono do clube, Silvio Berlusconi, afirmou que não tem mais como manter o brasileiro no time por causa do alto salário. Segundo o jornal “Corriere dello Sport”, o dirigente ainda deixou escapar que o destino do ex-são-paulino será o futebol espanhol. Ou seja: Real Madrid. O diário reproduziu declarações de Berlusconi à rádio “Radio Radio” e usou a notícia como manchete na edição desta terça. O cartola citou dois motivos para “ser obrigado” a vender Kaká no meio do ano. - O primeiro é o “petrodólar”. Desde que esse dinheiro entrou no futebol, os salários aumentaram muito e está difícil pagar. O segundo é que as taxas na Espanha afetam menos nos salários – afirmou.


Globo Esporte

Rádio Vaticano terá comerciais pela 1ª vez a partir de julho

A Rádio Vaticano deve se transformar em rádio comercial a partir do dia 6 de julho pela primeira vez em seus 78 anos para ajudar no financiamento de suas próprias operações. A emissora, que começou a transmitir em 1931, é uma das mais antigas do mundo. No início, a rádio usava um transmissor projetado pelo italiano Guglielmo Marconi, que fez a primeira transmissão de voz em longa distância. Atualmente as operações da rádio - que transmite em 47 línguas, inclusive o português - custam 21,4 milhões de euros por ano (cerca de R$ 60,7 milhões) e o Vaticano tenta conseguir novas fontes de verbas para as transmissões.

Uma agência de propaganda vai examinar os comerciais para garantir que eles mantenham os padrões morais da Igreja Católica, segundo um porta-voz do Vaticano.

Rádio e internet
A estação, conhecida como a Voz do Papa, transmite para o mundo todo em ondas curtas, médias e longas, em FM na cidade de Roma e também pela internet. O primeiro comercial escolhido para ser transmitido pela rádio foi da multinacional italiana do setor elétrico ENEL. A Rádio Vaticano espera atrair outros anunciantes de todo o mundo. O papa Bento 16 aprovou pessoalmente a entrada da Rádio Vaticano no setor comercial.

Além da comercialização de propagandas, o Vaticano também está analisando a instalação de painéis de energia solar em seu local de transmissão perto de Roma, como forma de mostrar o apoio da Santa Sé ao uso de fontes de energia renováveis.

BBC

terça-feira, 26 de maio de 2009

Catacumbas de Palermo


As Catacumbas de Palermo construídas em 1621 e situadas na «Piazza Capuccini», exploradas e propriedade dos Padres Capuchinhos, são mundialmente conhecidas como «As Catacumbas dos Capuchinhos». Nas Catacumbas dos Capuchinos de Palermo estão corpos de monges datados desde 1599. Estes monges morreram e nao foram enterrados, ou seja você pode ver seus corpos através de diversas salas. Por alguma explicaçao física (talvez a falta de humidade), os corpos não se decompuseram, e as roupas continuaram intactas.

Este «cemitério» tem uma lotação de s 8.000 «hóspedes», a maioria mumificados (por diversos métodos, como o do banho em arsênico ou banho em leite quente), alguns de pé ( erguidos com arames) ou em caixões e pode-se ver ainda o que resta dos cabelos, as roupas intactas, etc

As catacumbas são divididas por alas: Irmãos Capuchinhos, Homens, Mulheres, Homens de Profissão Liberal, Padres e Crianças. Nos Homens de Profissão Liberal, constata- se a existência de imensos advogados . As mulheres eram subdivididas e descriminadas em casadas, virgens e solteiras, estas últimas gentilmente assinaladas com uma coroa de metal. Das várias crianças existentes, a relíquia emblemática é a pequena Rosalia Lombardo que faleceu aos 2 anos e foi embalsamada pelo próprio pai, que por sua vez nunca revelou o segredo desta mumificação.

Existe música nas catacumbas com inspiração em 1777, de Ippolito Pindemonte no canto «I Seplocri», o que lhe valeu o nome afixado numa rua de Palermo. O Programa Domingo Legal do dia 24 de maio p.p. do SBT exibiu interessante reportagem sobre o assunto com o apresentador Gugu Liberato.

Redação do AI com pesquisa

Festa Italiana em Belo Horizonte MG Brasil


No dia 31 de maio, acontecerá em Belo Horizonte a tradicional “Festa da Itália” com espetáculos, música, comida e a presença das associações regionais e culturais italianas. Serão mais de 60 barracas, ao longo da Av. Getúlio Vargas, entre a Rua Tomé de Souza e a Rua Rio Grande do Norte onde, de 13h00 às 22h00, o público poderá curtir uma tarde de alegria e diversão, tipicamente italiana e saborerar pratos e produtos típicos. Ingresso: 1 kg de alimento não perecível.

Ponte entre Culturas - MG

Frei Betto dá palestra em Bolzano

O escritor e religioso brasileiro Frei Betto está hoje , em Bolzano, na região italiana de Trentino-Alto Ádige, onde participará de uma série de eventos organizados pelo Centro para a Paz do município.

Frei Betto vai participar de um encontro público na aula magna da Universidade Livre, às 18h locais (13h no horário de Brasília), e será recebido pelo prefeito, Luigi Spagnoli, e pelos governadores da região, Luis Durnwalder e Lorenzo Dellai. O religioso brasileiro será acompanhado na visita pelo jornalista Maurizio Chierici, que já foi correspondente do jornal Corriere della Sera para a América Latina.

Preso e torturado durante a ditadura militar, Frei Betto é considerado hoje como uma das vozes mais importantes vinculadas aos movimentos sociais brasileiros. Em livros como "Batismo de Sangue" e "Dos subterrâneos da história", Betto narrou o período da ditadura e a repressão praticada pelo regime militar brasileiro. O Centro para a Paz é uma iniciativa do município de Bolzano que visa favorecer o desenvolvimento da cultura da paz, dos direitos humanos e da não-violência na região.


Da Ansa

Acesso a obras do Século XIX e inícios do XX, com a disponibilidade de consulta por palavras

Por entender de grande interesse para todos nós, pesquisadores de temas brasileiros e portugueses, compartilho com os amigos – devidamente autorizado pelo construtor - a disponibilidade de acesso, com consulta por palavras, que nos foi concedida por Dom Carlos Lessa, no seu site http://historiar.net/ a múltiplos e importantes livros, almanaques e Diários Oficiais do Século XIX e começos do XX, tão importantes para todos nós, dentre os quais:
Diario Official do Imperio do Brasil (1862 – 1865, incluindo o primeiro Diário Oficial do Império do Brasil, datado de 01 de Outubro de 1862))

Almanaques do Ministério da Guerra (mais de 30 edições quinzenais de 11 anos, entre 1861 e 1909)

Almanaque da Marinha de 1870

Ordens do dia – Guerra do Paraguai – Duque de Caxias – Volume 1

Ordens do dia – Guerra do Paraguai – Duque de Caxias – Volume 2

Ordens do dia – Guerra do Paraguai – Conde d’Eu – Volume 3 – 1869- 1870

Guerra do Paraguai – 1870 - em três volumes

Anais do Maranhão – 1844 – Bernardo Berredo

Genealogia Paulistana, de Silva Leme em nove volumes e ainda o índice

Dicionário Aristocrático

E muitos outros.
Com meus parabéns e agradecimentos a Dom Carlos Lessa,
Luiz Alberto (Dom Beto)

Colaboração Luiz Alberto - Rio de Janeiro

Scarpellini redesenha São Paulo

Aeroporto de Congonhas desenhado por Vincenzo Scarpellini


Livro reúne desenhos publicados na Folha por designer e artista italiano, morto em julho de 2006 Encantado com o velho e decadente "centrão" da cidade, Scarpellini gostava de morar na região e a retratou em seus desenhos . Não é raro que São Paulo provoque em seus visitantes uma reação ao mesmo tempo de repulsa e fascínio. A cidade choca e impressiona em sua amplitude, em sua trama urbana confusa, em sua bizarrice arquitetônica e em seu obsceno contraste entre luxo e miséria. Mas também não é incomum que, passado o susto, o estrangeiro comece a entrever pelas frestas da Pauliceia a beleza inusual deste ou daquele aspecto urbano, a paz insuspeitada de bairros verdes e residenciais, o dinamismo criativo da modernidade selvagem e o cosmopolitismo de um lugar feito de gente de todos os cantos. Para um europeu, mais habituado a cidades médias, em geral ordenadas e pacatas, o choque pode ser mais perturbador. E a paixão também. Foi o que aconteceu com Vincenzo Scarpellini, italiano nascido em Ascoli Piceno, formado em design e jornalismo em Roma, que tem agora desenhos e textos sobre São Paulo reunidos num simpático volume com capa dura lançado pela Publifolha.

O material de "San Paolo" é a produção do autor para a seção "Urbanidade", que foi publicada entre 2000 e 2006 ao lado da coluna de Gilberto Dimenstein, no caderno Cotidiano. São situações paulistanas filtradas por uma visão peculiar -é como se redesenhasse e repintasse a cidade ao mesmo tempo em que a registrava.

Scarpellini chegou ao Brasil no final da década de 90, convidado a participar de uma reformulação visual e editorial da revista "Manchete".

Não passou em branco pela Cidade Maravilhosa, mas ela não chegou a balançar assim o seu coração. Elegante e cordato, o tipo de homem que pode ser descrito como um príncipe, enamorou-se mesmo foi da feiosa e movimentada capital Bandeirante quando nela se fixou, contratado pela editora Abril. Posteriormente na Folha, foi responsável por uma reformulação gráfica do jornal.

Scarpellini logo se encantou com o velho e decadente "centrão" da cidade e não tardou a alugar um apartamento na praça da República, bem em frente ao edifício Itália. Depois, casado, morou num prédio projetado por Niemeyer, o Eiffel. Adorava passear pelo centro e se tornou quase um especialista em São Paulo.

A vida, infelizmente, foi-lhe demasiadamente breve -morreu em julho de 2006, aos 41 anos. Mas a arte é longa e seu belo e colorido legado, em parte reunido neste "San Paolo", permanece vivo.

SAN PAOLO
Autor: Vincenzo Scarpellini
Editora: Publifolha
Quanto: R$ 39,90 (176 págs.)

Folha de S. Paulo/Italia Oggi