terça-feira, 31 de agosto de 2010

AI: Berlusconi fale de direitos humanos com Kadafi

Berlusconi e Kadafi, imagem arquivo virtual

Roma - A Anistia Internacional (AI) pediu em carta ao primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, que durante o encontro com o líder líbio Muammar Kadafi sejam tratadas questões sobre os direitos humanos, cujas violações são "graves" no país africano, que vive uma ditadura militar desde 1969.

Na missiva, a AI reforça que os parceiros internacionais da Líbia devem colocar a situação dos direitos no centro das conversas, e que a nação tem a responsabilidade de respeitar suas obrigações internacionais no assunto e lidar com as violações sem escondê-las.

Isso permitiria superar a contradição de fazer parte do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (CDH/ONU) e, ao mesmo tempo, negar as visitas de seus especialistas independentes.

A Itália, em particular, segundo a organização, poderia assumir um papel principal no diálogo sobre o tema e empenhar-se a partir dos encontros previstos entre Kadafi e Berlusconi, com vistas à Revisão Periódica Universal (UPR) do CDH, que será realizada na Líbia em novembro.

Em junho passado, a AI divulgou um relatório baseado também em pesquisas de campo realizadas em 2009 e com atualizações até maio de 2010 que denunciava uma série de violações no país, entre as quais tortura, agressão a mulheres e grande incidência da pena de morte.

Segundo o levantamento, muitos presos assinaram "confissões" após terem sido torturados, entre outros abusos cometidos pelas forças policiais.

Os métodos mais usados são espancamentos, inclusive nas plantas dos pés, choques elétricos, suspensão pelos braços e a negação deliberada de assistência médica.

Na Líbia também são previstas punições corporais, inclusive a flagelação, para condenados por terem mantido relações sexuais extraconjugais -- os quais podem pegar até sete anos de cadeia.

A pena de morte é castigo para um vasto número de crimes, que inclui também o exercício das liberdades de expressão e associação.

Conforme a AI, essas sentenças continuam sendo impostas pelos tribunais ao final de processos que violam as normas internacionais sobre julgamentos imparciais, e atingem de forma desproporcional cidadãos estrangeiros.

Nesta segunda-feira, Kadafi e Berlusconi participaram da comemoração do segundo aniversário do Tratado de Amizade, Associação e Cooperação entre os dois países. A celebração incluiria uma encenação em um quartel nas proximidades de Roma.

O líder líbio chegou no início da tarde do dia 29 a Roma para uma visita de dois dias. No domingo, ele se encontrou com centenas de jovens mulheres para conversar sobre religião, como fez na ocasião anterior em que esteve na Itália, em novembro do ano passado.
 
Com informações da  www.ansait/www.talianos.it

Rom: acampamentos serão fechados em uma semana

Gianni Alemanno, imagem arquivo virtual

Roma - O prefeito de Roma, Gianni Alemanno, declarou hoje que em uma semana será implantado o plano de fechamento dos acampamentos ilegais de ciganos na capital italiana.

"Aprovamos um plano para que sejam fechados de forma progressiva os acampamentos abusivos, oferecendo acolhimento a todos aqueles que necessitam. Paralelamente o plano nômades {nome do projeto, ndr.] será levado adiante para fechar todos os acampamentos tolerados e os ilegais maiores", esclareceu o prefeito de Roma pós uma reunião na prefeitura.

Alemanno acrescentou que "os tais campos onde muitas vezes acontecem desgraças, na qual as condições higiênicas e sanitárias são precárias, não são aceitáveis. Estes acampamentos estão avaliados em 150-200".

O prefeito esclareceu que "acontecerá uma primeira reunião entre a polícia e os carabineiros para comparar os dados e se começará pelos acampamentos mais perigosos em até uma semana".

Na semana passada, um menino de três anos da etnia ROM, morreu em decorrência de um incêndio que se propagou no acampamento cigano onde residia com seus país e o irmão de três meses que também sofreu queimaduras.

www.ansa.it/www.italianos.it

Gastronomia italiana e o mega espaço gourmet

Por Alessandra Baldini  - Nova York -  No coração de Manhattan a gastronomia da Itália sempre se sentiu em casa, por conta da forte comunidade italiana residente, mas agora desencadeou uma batalha no mais alto nível para se tornar o destino preferido dos que amam a cozinha peninsular.

Hoje, 31 de agosto, o empresário piemontês Oscar Farinetti abrirá as portas de "Eataly", uma super loja gourmet de 6 mil metros quadrados situada em frente ao arranha-céus Flatiron, na esquina estratégica da Quinta Avenida com a rua 23.

"Não queremos que as pessoas só venham aqui para comer: queremos que elas provem coisas, que explorem e que façam compras", explicou Mario Batali, responsável pela cozinha do estabelecimento que, apesar de seu sobrenome, é filho de um engenheiro norte-americano da Boeing e de uma mulher britânica.

"Eataly" representa um investimento de US$ 25 milhões em todo o conceito de mega loja monotemática e terá sete restaurantes diferentes (600 mesas no total), um café aberto a partir das 7h da manhã, uma padaria, uma enoteca e um "beer garden" ao ar livre no terraço do último andar do prédio.

O estabelecimento terá também uma butique de acessórios de Alessi e Bialetti (as duas marcas mais famosas de cafeteiras italianas), uma livraria Rizzoli dedicada exclusivamente à culinária e até uma agência de viagens para quem não puder resistir à tentação de partir rumo à Itália.

Frente a este colosso comercial e culinário, Michael White, chef norte-americano educado na Itália, decidiu optar, em parceria com seu sócio Frank Bruni (ex-repórter gastronômico, estrela do New York Times), por uma estratégia oposta, ou seja, a diversificação das filiais.

No bairro Soho, que está muito na moda, White abrirá no outono (boreal) a "Osteria Morini", sua homenagem à culinária muitas vezes esquecida da Emilia Romagna, berço, entre outras especialidades, do lendário molho à bolonhesa.

O restaurante funcionará como uma propostra complementar aos restaurantes já abertos pela mesma equipe no mesmo bairro: "Convivio", especializado na cozinha meridional; "Alto", dedicado à cozinha do norte da península e "Marea", consagrado exclusivamente aos pratos de peixes e frutos do mar.

Estas novas propostas no coração de Nova York se somam, por sua vez, a outros restaurantes que já são considerados clássicos pelos fãs da Grande Maçã. As várias filiais do mítico "Cipriani", o "San Domenico" de Tony May e "Le Cirque" de Siro Maccioni, todos crescidos na reputação e no sucesso ao longo dos últimos 15 anos, ensinaram aos nova-iorquinos que a gastronomia italiana era algo mais sofisticado do que as pizzarias que invadiram a cidade.

"É muito simples: há 20 anos a comida italiana para um norte-americano eram os 'macaroni and cheese', os espaguetes com almôndegas e a pizza. Agora se identifica com o vinagre balsâmico, os vegetais caros como a rúcula e os pequenos tomates de San Marzano, depois de saborear um bom café expresso e um 'limoncello' gelado", resumiu Frederick Santoni, autor de um blog especializado.
 
Da www.ansa.it/www.italianos.it

Scala: Barenboim e "Aida" brilham na Argentina

Barenboim, regente - imagem arquivo virtual

Por Dora Salas  - Buenos Aires -  A Orquestra e o Coro do Teatro alla Scala de Milão   brilharam na noite deste domingo (29) em sua primeira e histórica apresentação na Argentina, com a batuta do maestro Daniel Barenboim na versão de concerto da "Aida" de Giuseppe Verdi.

A apresentação, no Teatro Colón de Buenos Aires, faz parte das celebrações do Bicentenário da Independência argentina e da reabertura da principal sala lírica do país, após sete anos de restauração.

O esforço conjunto das autoridades italianas e da cidade de Milão, da Fundação alla Scala, do governo e da cidade autônoma de Buenos Aires e de empresas de ambos os países, permitiu "descobrir como Verdi escreveu 'Aida'", disse à ANSA o diretor do Colón, o maestro Pedro García Caffi ao término do concerto.

"Aida", sem dúvida a ópera mais cenográfica do autor de "Rigoletto" e "La Traviata", apresentou neste domingo (29) uma azeitada versão de concerto, cujo sucesso foi do "coral, da orquestra e do coro no palco e do público, todos em uma só voz", opinou o assessor cultural da cidade de Milão, Massimiliano Finazzer Flory.

"Foi uma noite em que a história e a simbologia nos seduziram", acrescentou ele, ao interpretar a emoção que tomou conta dos amantes da lírica presentes no Colón, incluindo o embaixador da Itália na Argentina, Guido La Tella.

O diplomata disse que iniciativas como esta podem abrir o caminho para "eventos de altíssimo nível nas relações entre os dois países".

Já o maestro argentino Barenboim, nascido perto do Colón, "na rua Arenales do centro portenho" - como ele próprio citou ontem - destacou que "enquanto a Itália continuar a acreditar que sua própria herança cultural é de uma importância internacional, enquanto que a Itália continuar a ter ambições de ser um país cosmopolita, não há um embaixador melhor do que o La Scala de Milão".

Barenboim, regente, pianista e pedagogo, acrescentou que "a Argentina também deveria ter um papel internacional, que não possui, é um país muito rico, que poderia se trancafiar a chave e ainda assim seria autossuficiente".

Ele também opinou que a "América Latina se define pela sua relação com os Estados Unidos, dividindo-se entre os que dependem deste país e os que são contra. Neste contexto, a Argentina teria que ter um peso político, ser uma alternativa".

No musical, mais de 10 minutos de aplausos coroaram a noite, que honrou cada passagem com precisão, desde a apoteose na "Marcha Triunfal", à intimidade do último ato entre o tenor Salvatore Licitra (Radamés) e a soprano Ossana Dyka (Aida).

A mezzo-soprano Ekaterina Gubanova (Amneris) também arrancou um forte, prolongado e muito merecido aplauso, ao encerrar a primeira cena do quarto ato, quando lamenta amargamente a crueldade dos sacerdotes egípcios.

Os solos foram completados por Andrzej Dobber (Amonasro), Youn Kwangchul (Ramfis), Carlo Cigni (rei do Egito), Antonello Ceron (mensageiro) e Sae Kyung Rim (sacerdotisa).

Na noite de ontem (30), os 250 artistas do La Scala que estão em Buenos Aires para esta comemoração, ofereceram outro concerto no Teatro Colón, sempre sob a batuta do maestro Barenboim: o "Requiem" de Verdi.

Com informações da www.ansa.it/www.italianos.it

Serra Serata, a Festa Italiana de Petrópolis



Serra Serata – A Festa Italiana de Petrópolis

Durante cinco dias, a Praça da Liberdade se transformará em um pedacinho da Itália com shows, apresentações de danças folclóricas, gastronomia e muito mais.

E no dia 7 de setembro: Dia do Brasil – Programação especial brasileiríssima, em homenagem à Independência.

Praça da Liberdade – Petrópolis, RJ -  Centro – Classificação: Livre – Ingresso: Gratuito


Confira a programação:

03/09 - sexta-feira
Seminário Itália Brasil - Um Intercâmbio de cultura e Possibiblidades
Local: Universidade Estácio de Sá - Campus Bingen
Classificação: 12 anos
Inscrições: 1kg de alimento não perecível

14h - Direitos: Título de Cidadania, Trabalho na Itália e Previdência - A Assistência Social Italiana prestada no Brasil. Rita Martire - Diretora do Istituto Nazionale Assistenza Sociale – INAS Rio de Janeiro.

14h50 - Comunidade italiana de Niterói: histórias de família - Patrícia Souza Lima - Historiadora, pesquisadora e professora. Doutora em História Social pela UFRJ, mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Especialista em Comunicação Jornalística pela Cândido Mendes.

16h - Italianos e o Brasil Colonial - Como famílias de grandes mercadores italianos ajudaram a colonizar o Brasil - Francisco Antonio Doria – Professor Emérito da UFRJ - Membro titular do Colégio Brasileiro de Genealogia - Membro da Academia Brasileira de Filosofia.

17h - O Brasil que veio da Itália – Relato Iconográfico da Imigração Italiana no Brasil – Dr. José Luiz D’Amico – Diretor Cultural da Casa D’Italia Anita Garibaldi de Petrópolis, Auditor do Governo Federal na Área de Políticas Públicas de Saúde do Trabalhador, Vice-Presidente da Sociedade Petropolitana de Médicos Escritores e Membro Titular da Academia Brasileira de Poesia.

17h40 - Inédita Biografia da Imperatriz Dona Teresa Cristina - Aniello Angelo Avella – Professor Titular da Universidade de Roma Tor Vergata e membro do Conselho Nacional de Pesquisas no Departamento de Identidade Cultural – Itália.
19h – Solenidade de abertura com a presença do Ilmo Sr. Prefeito Paulo Mustrangi, participação do 32º BIMtz, Coral Municipal e homenagem aos descendentes dos imigrantes italianos.

21h – Show com o Grupo Amarcord de Bolonha, Itália.


04/09 - Sábado

12h – Abertura dos festejos
13h – Apresentação do Grupo Folclórico Petrópolis
14h30 – Concerto Italiano com o Coral Municipal
16h - Apresentação do Grupo Folclórico Petrópolis
18h30 – Show com Roberto Perrota e banda “E La Nave Vá”
21h – Show com Fred Rovella


05/09 – Domingo

12h – Abertura dos festejos;
13h30 – Apresentação do Grupo Folclórico Imperatriz Teresa Cristina
14h30 - Concerto Italiano com o Coral Quartifusa Ensemble
16h – Show com Francesco Del Franco
17h30 – Apresentação do Grupo Folclórico Imperatriz Teresa Cristina
19h30 – Show com o grupo Brasitália


06/09 – Segunda-feira

16h – Abertura dos Festejos
18h - Apresentação do Grupo Folclórico Imperatriz Teresa Cristina
19h - Missa Solene em memória da napolitana Imperatriz Dona Teresa Cristina e de todos os imigrantes italianos que tiveram Petrópolis como destino. Com o Bispo Dom Filippo Santoro. Local: Catedral São Pedro de Alcântara
19h30 – Show com Roberto Perrota e banda “E La Nave Vá”
21h30 – Show com grupo de violinos “The Avalon”


07/09 – Terça-feira

Dia do Brasil

12h – Abertura dos Festejos
13h – Show com Trio Dubrá (MPB)
15h30 – Show com Letícia Azevedo (nomes do Samba Carioca)
17h30 – Show com grupo de violinos “The Avalon”
20h – Show com Tribo de Gonzaga (Forró)

08/09 – Quarta-feira

Seminário Itália Brasil - Um Intercâmbio de Culturas e Possibilidades
Universidade Estácio de Sá – Campus Bingen
Classificação: 12 anos
Inscrições: 1 kg de alimento não perecível

19h - A influência do Direito Romano no Direito Brasileiro - Ercilia de Stefano – Diretora da empresa Mestres e Doutores, Mestre em Engenharia de Sistemas pela UFRJ/COPPE, Especialista em: Gestão Estratégica Pública e Gerência e Desenvolvimento de Sistemas.

19h30 - Carta Del Lavoro - José Luis de Oliveira – Advogado. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho.

20h20 - Petrópolis - Cidade Operária: o movimento sindical das indústrias têxteis pós 1930 - Norton Ribeiro - Graduado e pós-graduado (latu sensu) pela UFF.

21h - Norberto Bobbio e o futuro da democracia - Nilton José dos Anjos de Oliveira - Formação: graduado em Filosofia (UFRJ), mestre e doutor em Ciência da Literatura (UFRJ) com pós-doutorado em Teoria Literária (UFRJ) e Filologia Moderna (Universidad de Salamanca).

Não perca também:
03 a 12/09
Circuito Italiano de Gastronomia


09/09
Concurso de Poesia “Passione”
Inscrições até 06/09 no Centro de Capacitação em Educação Frei Memória ou através do e-mail catarinamaul@globo.com
Local:
 Petropolitano F.C. – Av. Roberto Silveira, nº 82 - Centro
Mais informações:
Catarina Maul – tel: 2246-8674 ou 2246-8661 ou http://www.petropolis.rj.gov.br/


Confira Também:
Festival Cinema Italiano
01 a 30/09 – Segunda a sexta-feira, às 19h e sábados, às 17h

Festival de Cinema Italiano
Parte da Serra Serata – A festa italiana de Petrópolis – o Centro de Cultura Raul de Leoni promove, durante todo o mês de setembro, o Festival de Cinema Italiano, trazendo para o público algumas das melhores produções cinematográficas do país.

Cine Humberto Mauro – Centro de Cultura Raul de Leoni - Ingresso: Gratuito

01,02 e 03/09 – Quarta, quinta e sexta-feira, às 19h
Farinelli (Drama)
Farinelli é o nome artístico de Carlo Broschi, um jovem cantor do Século XVIII. Para preservar sua voz, ele é castrado ainda na infância. Ele se torna um grande e famoso cantor de ópera, sendo levado à glória máxima, coberto de ouro por príncipes e venerado pelo público. Enquanto isso, Riccardo seu irmão, tem uma carreira medíocre como compositor, e seu sucesso e fortuna dependem da glória de seu Farinelli.

Direção: Gerard Corbiar
Classificação: 14 anos

06 e 08/09 – Segunda, terça e quarta-feira, às 19h
A Vida é Bela (Drama)
Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam. Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1999.

Direção: Roberto Benigni
Classificação: 12 anos

09, 10 e 11/09 – Quinta e sexta-feira, às 19h e sábado, às 17h
Os Palhaços (Documentário)
Fellini traz como seu alter ego, um garoto que vai ao circo pela primeira vez. O filme sustenta sua exuberância na total falta de seriedade, incluindo ele próprio, no papel de diretor pretensioso que, com sua equipe, tenta fazer um documentário com os grandes circos e seus palhaços.
Direção: Frederico Fellini
Classificação: Livre


13, 14 e 15/09 – Segunda, terça e quarta-feira, às 19h

Sacco e Vanzetti (Drama)
Boston, início dos anos 20. Nicola Sacco (Riccardo Cucciolla) e Bartolomeo Vanzetti (Gian Maria Volonté) são dois imigrantes italianos nos Estados Unidos e, após serem detidos pela polícia, são acusados de assassinato. Inocentes eles acabam sendo perseguidos por seus ideais políticos.

Direção de Giuliano Montaldo
Classificação: 14 anos


16 e 18/09 – Quinta e sexta-feira, às 19h
Ágata e a Tempestade (Comédia Romântica)
Um clima surreal percorre a vida de Ágata (Licia Maglietta), dona de livraria em Gênova. Possuidora de uma intensa energia, ela é capaz de provocar, literalmente, curtos-circuitos. Vivendo em um clima de ambiguidade e redescobertas, Ágata põe à prova seus conceitos e sua atitude diante da vida.

Direção: Silvio Salvini
Classificação: 14 anos


20, 21 e 22/09 – Segunda, terça e quarta-feira, às 19h

Matrimônio a Italiana (Comédia)
Marcello Mastroianni e Sophia Loren estrelam este clássico do cinema italiano. O filme traz a história de uma mulher que fará de tudo para não perder o homem com que tem um relacionamento há 22 anos. Ao saber que ele pretende se casar com outra ela finge estar à beira da morte.

Direção: Vittorio de Sica
Classificação: 12 anos

23, 24 e 25/09 – Quinta e sexta-feira, às 19h e sábado, às 17h
O Baile (Drama)
Do diretor italiano Ettore Scola, O Baile traz a história da França, dos anos 30 aos anos 80. Detalhes, gestos e olhares: o diretor dispensa fala e narração para fazer um filme divertido e expressivo. Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim.

Direção: Ettore Scola
Classificação: 12 anos


27, 28 e 29/09 – Segunda, terça e quarta-feira, às 19h
A Comilança (Comédia)
Um grupo de amigos entediados resolve cometer suicídio em grupo, numa reunião com muita comida e mulheres, onde a ideia é comer até morrer. O longa-metragem do diretor Marco Ferreri faz ode ao grotesco e à escatologia.

Direção: Marco Ferreri
Classificação: 16 anos

30/09 - Quinta-feira, às 19h
Feias, Sujas e Malvadas (Comédia)
Giacinto Mazzatella (Nino Manfredi) vive em um barraco com sua esposa, dez filhos e diversos outros parentes. Devido ao pouco espaço disponível, eles dormem praticamente um ao lado do outro. A situação chega ao limite quando Giacinto leva para casa sua amante, o que faz com que a família passe a planejar seu assassinato.

Direção: Ettore Scola
Classificação: 16 anos

http://www.petropolis.rj.gov.br/

IIC Rio - Concerti Gruppo Amarcord a Venda Nova do Imigrante e Petropolis

Espetáculo de Cabaret Lírico "Gruppo Amarcord"

Novas restaurações nos Caminhos de Pedra, a trilha pulsante da imigração italiana

Novas casas restauradas agregam-se ao patrimônio do Roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves.

Com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do RS, dos proprietários dos imóvei,s e também com recursos da Associação que reúne empreendedores e simpatizantes, várias casas que integram o projeto Caminhos de Pedra, em Bento Golçalves (RS), estão passando por obras de restauro e outras estão em fase de planejamento. O roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875.

Fernando Oltramari é o arquiteto que coordena os trabalhos, chefiando uma equipe de pedreiros e carpinteiros, que está se especializando cada vez mais no restauro de casas antigas. Um exemplo é a casa de pedra pertencente à família de José Cantelli que, como a Casa Commiotto, está sendo transformada em pousada. Prosseguem também as obras já iniciadas em 2009 na casa de pedra pertencente a Jaime Barp, e na Casa de madeira pertencente à família Michelon.

O Projeto Caminhos de Pedra

Idealizado pelo Eng. Tarcísio Vasco Michelon e Arq. Júlio Posenato o roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha desde 1875.
O projeto surgiu a partir de um levantamento do acervo arquitetônico de todo o interior do município de Bento Gonçalves, realizado no ano de 1987. Constatou-se então que o Distrito de São Pedro, composto por 7 comunidades, (São Pedro, São Miguel, Barracão, São José da Busa, Cruzeiro, Santo Antonio e Santo Antoninho) possuía o maior número de casas antigas, conservava sua cultura e história, tinha acesso fácil e, conseqüentemente, um grande potencial turístico, apesar da decadência e abandono por que passou na década de 1960-70 com a mudança de traçado da rodovia que ligava Porto Alegre ao norte do estado.

Esse acervo material, parcialmente abandonado e esquecido, exigia uma ação rápida para não ter a mesma sorte de tantas e tantas casas de pedra, madeira e alvenaria que acabaram ruindo ou sendo demolidas. Com recursos do Hotel Dall’Onder algumas casas foram restauradas e passaram a receber visitação. O primeiro grupo de turistas proveniente de São Paulo, pertencentes à Agência CVC foi recebido na Cantina Strapazzon em 30 de maio de 1992.

O sucesso do novo roteiro animou tanto os idealizadores quanto a comunidade. Em 10 de julho de 1997, com assessoria do SEBRAE foi fundada a Associação Caminhos de Pedra, congregando empreendedores e simpatizantes. Montou-se então um projeto abrangente que contemplava o resgate de todo o patrimônio cultural, não só o arquitetônico, envolvendo língua, folclore, arte, habilidades manuais, etc. Este ambicioso projeto foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura no ano 1998 passando a partir de então a captar recursos das empresas locais através do Sistema LIC (Lei de Incentivo à Cultura do Estado do RS).

Considerado pioneiro no seu segmento o roteiro Caminhos de Pedra é referência nacional e internacional tendo sido tema de muitos estudos e teses em termos de turismo cultural e rural, arquitetura, patrimônio histórico, empreendedorismo e administração entre outros.

Atualmente a Associação Caminhos de Pedra conta com cerca de 60 associados e o projeto, considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural, está recebendo uma visitação média anual de 50.000 turistas. O roteiro está em expansão e possui 13 pontos de Visitação (assinalados em vermelho no mapa) e 53 pontos de Observação Externa (assinalados no mapa com letra verde).

Considera-se como área de abrangência do Projeto a Linha Palmeiro, por enquanto a parte que pertence ao município de Bento Gonçalves, mas a idéia é expandir o projeto até à cidade de Caxias do Sul, passando por Caravaggio.

Redação revista eletrônica Oriundi
http://www.oriundi.net/

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Portale AIC - Convocazione Assemblea Generale Straordinaria


Convocazione Assemblea Generale Straordinaria

Ai sensi dell'art. 11 dello Statuto AIC, è convocata l'Assemblea Generale Straordinaria dei soci AIC per il giorno 4 settembre 2010, alle ore 17,30 in prima convocazione e, occorrendo, per lo stesso giorno alle ore 18,00 in seconda convocazione, presso la Sala Conferenze dello:

"STUDIO IRACEMA"
Rua Dragão do Mar, angolo Rua Senador Almino

per discutere e deliberare sul seguente ORDINE DEL GIORNO:

1. Conferma all'Assemblea delle dimissioni irrevocabili del Presidente, già comunicate pubblicamente in data 23 luglio 2010;
2. Comunicazione ufficiale del risultato della consultazione elettorale per l'elezione del nuovo Presidente;
3. Chiusura Sede AIC di Rua Monsenhor Bruno 1902 sala 9;
4. Ricovero beni costituenti il patrimonio AIC (in caso di delibera di chiusura della Sede)
5. Modifica art. 36 Statuto sociale;
6. Estinzione eventuale dell'AIC e conseguenti adempimenti;
7. Liquidazione del patrimonio AIC (nel caso di estinzione deliberata dall'Assemblea Generale Straordinaria ex art. 36 dello Statuto sociale).

Stante l'importanza degli argomenti all'ORDINE DEL GIORNO, si sollecita la massima partecipazione da parte di tutti i soci aventi diritto di voto.

Fortaleza, 19 agosto 2010

IL PRESIDENTE
Marco Baino

Instrumentos medievais de tortura tem Mostra na Dante Alighieri de Curitiba

O italiano Franco Gentili. (Foto Desiderio Peron / Insieme)


Curitiba – PR – Aberta na semana que passou, a “Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura” do italiano Franco Gentili pode ser vista no Salão de Exposições do Centro Cultural Dante Alighieri, de Curitiba, até meados de setembro. São 50 instrumentos originais que o historiador catalogou junto a museus da Itália e Europa, e que eram usados pela Justiça, pelo sistema político e pela Igreja (não apenas a católica) na Idade Média.

A mostra já percorreu inúmeras cidades de quase todos os Estados do Sul do Brasil e, há cerca de 15 anos, já esteve em Curitiba. Para realizar a mostra, Gentili obteve o apoio da Secretária da Cultura do Estado do Paraná e do Centro Cultural Dante Alighieri, além do Círculo Trentino de Curitiba. A “Virgem de Nuremberg” e a “Cadeira de Inquisição” estão entre as peças expostas, assim como instrumentos para execução como a primeira versão do aparelho que passaria a ser conhecido como guilhotina. Os ingressos podem ser adquiridos no local da exposição (Rua Desembargador Westphalen, 15 – térreo) a R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). A mostra funciona de segunda a sexta-feira no horário das 8 à 19 horas e, aos sábados e domingos, das 10 às 15 horas.

Nascido em Verona durante a Segunda Guerra Mundial, jornalista e escritor, Franco Gentili foi convidado para vir ao Brasil pelo Ministério da Justiça para uma série de conferências sobre tortura em diversas universidades brasileiras, quando trouxe da Itália a Mostra Internacional de Instrumentos de Tortura Medievais, a Mostra sobre a História do Nazismo e outra sobre A Vida de Leonardo da Vinci. Há mais de dez anos, Franco vive em Florianópolis-SC.

Narizes voltados à Florença


Entre 10 e 12 de setembro os mais apurados narizes do mundo estarão voltados à Florença para a 2ª edição do "Profumo del Futuro". A cidade mais uma vez assume seu papel de capital mundial das artes e da criatividade e aborda o tema de forma para lá de envolvente.

O debate que acontece na Estação Leopolda é realizado Pitti Immagine e FutureTaste, durante a 8ª edição e "Fragranze" - salão dedicado as mais selecionadas coleções internacionais de perfumaria artística. Cinestésicos que estiverem por lá no período, preparem-se!

No centro das discussões de "Profumo del Futuro", o cenário olfativo para os próximos 12 ou 24 meses. Está prevista a apresentação de uma pesquisa mundial da empresa francesa Givaudan que aponta que as fragrâncias doces e frutadas, ainda em alta no mercado, estejam progessivamente, deixando a cena e abrindo espaço para os florais, às notas frescas e verdes e à sensualidade dos orientais.

A meu ver, a questão mais interessante levantada pelo estudo, é o fato dos aromas doces e frutadas serem associados à necessidade de segurança e intimidade típicos dos períodos de crise, como a financeira da qual o mundo ainda está se recuperando. Enquanto que, as notas que começam a se destacar agora, são signos de otimismo, extroversão, auto-confiança, busca pela natureza e a vontade de deixar para trás o período difícil.

Além das pesquisas de mercado tradicionais, as tendências também foram indentificadas levando-se em conta o atual fenômeno das redes sociais e blogs, ou seja, a opinião dos "trend-setters".

Os maiores blogs do setor, muitas vezes contrariando previsões de grandes especialistas, foram os primeiros a apontar a saturação das fragrâncias frutadas e influenciar as escolhas dos consumidores mais exigentes em outras direções.

O debate será coordenado por Davide Paolini e como convidados deverão comparecer profissionais de diversas áreas: Maurizio di Robiland (design), Oliviero Toscani (comunicação), Francesco Morace (sociologia), Toni Scervino (moda), Luca Gargano (degustador de vinhos e destilados) e Giacomo Mojoli (design e professor do Politecnico de Milão).

Afim de tornar o debate ainda mais envolvente, uma proposta inusitada e que me deixou ainda mais curiosa: uma degustação das principais tendências olfativas emergentes, sob a forma de sorvetes, destilados e chás.

"Profumo del Futuro" tem como seu principal público os profissionais que atuam no setor, mas sem deixar de lado o público apaixonado pelo assunto que usa os perfumes e demonstra interesse pela evolução das pesquisas e da cultura nessa área.

A convidada especial da atual edição de "Fragranze" será a cientista, química, linguística e artista norueguesa, Sissel Tolaas que apresentará a instalação "Fear".

Segundo Sissel, que em seu laboratório em Berlin, tem uma espécie de "diário olfativo" com cerca de 6.700 odores, as pessoas tendem a pensar no assunto em termos puramente estéticos, ou simplistas, definindo se determinado cheiro é agradável ou desagradável.

Entretanto, ela destaca que em outras culturas os aromas foram sempre utilizados como instrumentos de base para definir o mundo e interagir com a realidade, especialmente quando estão associados à identidade de uma pessoa ou de um grupo.

Desta forma, a instalação que ela apresentará em "Fragranze", tem por objetivo mostrar como os odores produzidos pelo corpo podem tornar-se sinais significativos de estados de ânimo específicos, como o medo, por exemplo.

Os odores emanados em situações de medo do corpo de homens de diversas partes do mundo, foram estudados e reproduzidos por Sissel em seu laboratório. Tais moléculas deram vida a uma parede que emanará estes odores quando for tocada, em modo provocatório.

http://giropelatoscana.blogspot.com/

Incendio a Venezia vicino alla Basilica della Salute

Panoramica Punta della Dogana con Basilica della Salute


Venezia  - Concluse le operazioni di spegnimento dell'incendio che ha interessato ieri sera una parte della copertura dell'edificio del seminario vicino alla Basilica della Salute, un primo bilancio registra danni nel complesso contenuti, ma una importante tela di Tiziano, il 'Davide e Golia', si è impregnata d'acqua e il sovrintendente Vittorio Sgarbi ne ha subito ordinato il distacco dal soffitto. Sul posto sono intervenute tre squadre dei vigili del fuoco che in poco tempo sono riuscite prima a circoscrivere e poi a domare le fiamme che hanno interessato, in particolare, l'area di un cantiere nell'edificio i cui lavori di restauro erano stati sospesi una quindicina di giorni fa. Il fronte dell'incendio avrebbe avuto uno sviluppo di una ventina di metri lineari all'altezza del tetto.

L'acqua usata per spegnere l'incendio - secondo quanto riferito dal sovrintendente, sul posto con il patriarca di Venezia Angelo Scola - avrebbe impregnato il quadro e le strutture lignee della Basilica, risparmiati dal fuoco, ma i Vigili del Fuoco sono subito intervenuti per raccogliere con apposite apparecchiature l'acqua depositata sul pavimento. E' stato chiesto invece alla Protezione civile di provvedere al più presto al distacco del 'Davide e Golia' dal soffitto di una delle sagrestie della Basilica. L'opera era stata restaurata alcuni anni fa e doveva essere una delle opere di richiamo di una rassegna curata dallo stesso Sgarbi sul Vasari. Il sindaco di Venezia Giorgio Orsoni ha espresso preoccupazione riguardo allo stato della tela, auspicando che il governo metta presto a disposizione i finanziamenti previsti dalla legge speciale. Orsoni ha detto che la situazione "non è delle migliori", ma ha ricordato che fortunatamente si tratta di acqua dolce, presa dal sistema antincendio della città, reso possibile proprio grazie ai finanziamenti della legge speciale per Venezia. Il sindaco ha sollecitato il governo "a non essere avaro" riguardo ai finanziamenti della legge perché senza queste risorse "la città è a rischio". A molti la colonna di fumo ha richiamato alla mente la notte del gennaio 1996, quando andò a fuoco il Teatro La Fenice; opera poi ricostruita e tornata ad essere un emblema della città lagunare.

Gruppo Amarcord


Gruppo Amacord - Youtube


O Gruppo Amarcord surgiu no ano de 2000, na Bologna (Itália), a partir da união de um grupo de jovens artistas que tinham o objetivo comum de apresentar a música através de uma forma original de espetáculo, que fosse ao mesmo tempo teatral, lírico e de ópera, definido como “Cabaret Lírico”.

O grupo trabalha com um tipo de ópera simplificado e comunicativo, sem uma estrutura épica com longa duração e mais próximo da dança e do teatro. Como o repertório é apresentado em forma de coletânea, vai-se direto às melodias famosas das óperas e sinfonias apresentadas, sem a necessidade das introduções ou outros trechos intermediários.

Os integrantes do grupo são: Claudio Mattioli (maestro, barítono, piano e acordeon), Susie Georgiadis (soprano), Massimiliano Barbolini (tenor), Gentjan Llukaci (violino), Andrea Terenziani (baixo elétrico), Giuliano Brusiani (bateria e percussão).

Com um emocionante encontro entre o clássico e o moderno, o Gruppo Amarcord faz da ópera uma experiência dinâmica com a fusão, ao mesmo tempo, da comédia e do melodrama. O grupo italiano construiu uma nova linguagem através da qual ‘comunica a música’. Tal linguagem trabalha desde a produção musical, a organização e interpretação em cena, com uma diferente e moderna leitura dos ‘libretos’.

Nasce, assim, o ‘Cabaret Lírico’ ou ‘Ópera Comédia’, com a seleção de algumas das mais conhecidas árias de óperas e canções tradicionais da Itália, descontextualizadas, em um formato diferente, com direção e cenário originais. Os espetáculos da vasta produção do Gruppo Amarcord levam para o palco o mundo clássico, mas sem tempo determinado, com uma linguagem musical diferente e inovadora que tem um único objetivo: emocionar os espectadores.

Profissionalismo e versatilidade são aspectos-chave do Gruppo Amarcord que, desde sua fundação no ano 2000, encontrou enorme sucesso de público e crítica na Itália e de modo particular em países como Espanha, França, Portugal, Bélgica, Áustria, Inglaterra, Noruega, Republica Tcheca, Hungria, Rússia, Estados Unidos, Brasil, Uruguai, Argentina, Costa Rica, Honduras, Japão, Coréia do Sul, China e África do Sul.


Redação AI com informações de
 http://www.festivalpalcoitalia.com.br/

sábado, 28 de agosto de 2010

Vídeo do dia - Laura Pausini - In assenza di te



Laura Pausini - In assenza di te  - Youtube

Diálogo com Cesare Pavese - Cultura literária italiana e européia da segunda metade de Novecentos

Palestra de Fabio Pierangeli, titular de Literatura Italiana da Faculdade de Letras da Universidade de Roma "Tor Vergata". O professor é especialista no século XX, autor de numerosos ensaios e monografias. O tema da palestra é uma revisão da cultura italiana da segunda metade do século XX, através da obra de Cesare Pavese e Italo Calvino, dois autores mundialmente conhecidos.

O prof. Pierangeli também faz parte do corpo docente do Doutorado Internacional de Literaturas Comparadas de Tor Vergata, integra o conselho editorial de várias revistas científicas italianas e internacionais e é um reconhecido crítico literário. Ele estará no Brasil em virtude dos convênios de cooperação acadêmica entre Tor Vergata e diversas universidades brasileiras.

Informações

Data: terça-feira, 31 de agosto de 2010
Horários: 11:00 am
Local: UERJ -Universidade do Estado do Rio de Janeiro
 Auditório Reitoria - Rua São Francisco Xavier, 524
Organizado por: UERJ -Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Università di Roma Tor Vergata
Em colaboração com: Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro
Entrada Franca

http://www.iicrio.esteri.it/

Sínodo das igrejas valdenses e metodistas da Itália afirmou que governo deveria retirar crucifixos das salas de aula.

Torre de Pellice - O Sínodo das igrejas valdenses e metodistas da Itália afirmou ontem que o governo do país deveria acatar a sentença da Corte Europeia de Direitos Humanos e retirar crucifixos das salas de aula. Para o grupo, reunido em Torre Pellice, na província de Turim, é "deplorável" o uso instrumental do objeto, que não pode ser considerado "símbolo da civilização e da cultura italianas".    Em 3 de novembro de 2009, o tribunal europeu, com sede em Estrasburgo, sentenciou que a exposição de crucifixos em classes do país lesava os direitos dos pais de educar os filhos segundo suas próprias convicções religiosas e filosóficas.

O Sínodo "lamenta que o governo italiano, ao invés de conformar-se com a decisão da Corte, tenha apresentado recurso à Grande Câmara" e espera que "as instituições europeias contribuam para reforçar as normas tuteladas pelos princípios de pluralismo e laicidade próprios de cada democracia".

Entre as deliberações do encontro, as igrejas valdenses e metodistas anunciaram uma solicitação ao Parlamento local para instituir o dia 17 de fevereiro como "Dia da liberdade de consciência, de religião e pensamento", em homenagem aos 150 anos da unificação da Itália, comemorada no ano que vem.   A data simboliza a ocasião, em 1848, em que o rei Carlos Alberto reconheceu os direitos civis dos valdenses e que, em 1600, foi queimado na fogueira Giordano Bruno, filósofo e escritor condenado por heresia nos tribunais da Inquisição.
 
Com informações da www.ansa.it/www.ansalatina

Morte de bebê cigano reaviva debate sobre acampamentos ilegais

Gianni Alemanno

Roma - A morte de uma criança, encontrada carbonizada ontem na Itália, intensificou o debate sobre as condições dos ciganos no país, já que o bebê foi vítima de um incêndio que atingiu um acampamento ilegal da etnia Rom na periferia de Roma.    O menino, que tinha três anos de idade, foi atingido pelo fogo iniciado na madrugada desta sexta-feira, horário local, que teria sido ocasionado acidentalmente, segundo as autoridades da capital italiana.    Após o ocorrido, o responsável do município de Roma para os ciganos, Najo Aszovic, anunciou que as autoridades irão ajudar a família, com "toda a ajuda e o suporte necessário".

Já o prefeito da capital, Gianni Alemanno, recordou que esses acampamentos "estão sob terríveis riscos" e reiterou que seu programa de governo conta com planos de assistência e habitação destinados aos nômades.

"Isso mostra que é preciso andar em frente rapidamente com nosso plano destinado aos nômades, que em sua plena realização prevê a remoção de todos os assentamentos ilegais para levar [os ciganos] a residências fixas, em terrenos autorizados e plenamente controlados, dentro da legalidade", disse Alemanno, lamentando a tragédia.

Por sua vez, a Cruz Vermelha reiterou a urgência de "promover ações não apenas como medidas de socorro -- para uma resposta emergencial --, mas que sejam baseadas em intervenções de auxílio para reduzir a pobreza e o sofrimento dos que vivem nessas condições".   

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) também alertou as autoridades sobre a necessidade de monitoramentos na região. "A morte do pequeno rom carbonizado nos desorienta e nos deixa sem palavras", declarou o presidente da divisão italiana da agência da ONU, Vincenzo Spadafora.

"É o enésimo episódio que ocorre no interior de barracas que abrigam tantas pequenas vidas humanas", continuou ele, lembrando que há alguns meses "um garoto morreu em Nápoles, por ter inalado [a fumaça de] carvão, nos braços da mãe que não tinha condições de pagar pelos serviços de luz e gás".

"As crianças nômades são cidadãs de Roma e merecem as garantias e políticas de inclusão social", ressaltou o representante do Unicef, afirmando que o fundo "está disponível para colaborar em tal percurso".

Dirigentes da comunidade cigana na Itália também lamentaram o ocorrido e pediram que o governo impeça o "fim de tragédias semelhantes". "Também somos contra os acampamentos ilegais: há anos esperamos uma solução", disse Kasim Cizmic.
 
Com informações da www.ansa.it/www.ansalatina

Fecibesp promove o IV Concurso de redação em língua italiana

A Federação das Entidades Culturais Italo Brasileiras do Estado de São Paulo - Fecibesp anuncia a realização do “IV Concurso de redação em língua italiana”, promovido pela FECIBESP.    O Concurso, aberto a todos que freqüentam os cursos de língua italiana das entidades da comunidade italiana da Circunscrição Consular de São Paulo, tem o objetivo de estimular a aprendizagem e conhecimento da língua italiana.

O concurso é dividido em três modalidades e os vencedores (três por categoria: primeiro, segundo e terceiro lugar) serão premiados, assim como os professores do primeiro lugar de cada categoria. Os Professores não poderão participar do concurso. Todos os participantes receberão um certificado de participação.

As modalidades do Concurso são as seguintes:
- Os participantes serão divididos em 3 categorias segundo os limites de idade:

A) de 12 à 17 anos
B) de 18 à 39 anos
C) acima de 40 anos

- O título do tema, para as categorias A, B e C será o seguinte: Categoria A, B e C: “2011/2012: Momento Brasil/Itália”

- Os trabalhos sem alguma identificação pessoal, deverão ser encaminhados para a secretaria da FECIBESP – CONCURSO DE REDAÇÃO juntamente com a ficha de inscrição, até o dia 15 de outubro de 2010.

- Cada trabalho terá um número de inscrição por categoria, com base na ordem progressiva de recebimento junto a Secretaria.
- Se faz necessário o carimbo da entidade onde se frequenta o curso de italiano, além da assinatura do professor responsável.
- Os trabalhos serão examinados por uma comissão designada pela FECIBESP.
- Durante a avaliação será dada uma particular atenção à originalidade do tema, seu conteúdo, forma e gramática.
- O tema deverá ser ridigido em máximo 3 páginas de 25 linhas cada, datilografado ou digitado e, não poderá conter alguma identificação do redator (nome ou sobrenome da família).

Para mais informações entrar em contato com a secretaria da FECIBESP (011. 3259-6272 - 011. 3259-6272).

http://www.fecibesp.org.br/

Festa Italiana da APAE tem programação definida

Entre os dias 3 e 6 de setembro acontece a 7ª Festa Italiana – “Incontro Della Nostra Gente”, da APAE. Durante todos os dias do evento os visitantes poderão saborear almoços, jantares, lanches e porções da Culinária Italiana. A abertura da festa será no dia 3, a partir das 20h, em seguida, haverá uma apresentação da Banda de Percussão da APAE, assistidos do Ensino Fundamental e Oficinas ocupacionais. Às 21h o Coral Municipal de Socorro se apresentará, seguido da Cia. de Dança e Teatro Róger Crivelini, com o musical “A Travessia da Esperança”.

No sábado, dia 4, as atrações se iniciam às 11h com a Corporação Musical Santa Cecília. Às 14h30 começa o Festival de Prêmios a Italiana, e, a partir das 19h acontece a apresentação da Telma Linsk Show. A partir das 21h a Cia. de Dança Róger Crivelini apresenta seu musical, seguido da atração “I Cantanti D’Italia”, com músicas do folclore italiano.

Dia 5, o Grupo Instrumental Lua Nova faz uma apresentação a partir das 11h, em seguida acontece o Festival de Prêmios a Italiana. As atrações da noite de domingo têm início às 19h com o Musical Mantiqueira, e às 21h com a Cia. de Dança Roger Crivelini, e, para encerrar, a Banda Squema Federal se apresenta às 22h.

O último dia de festa tem início às 11h com Ney Marques no teclado, em seguida, às 12h30 há uma apresentação de Dança e Canto Assistidos do Ensino Fundamental e Oficinas de Iniciação para o Trabalho e, a partir das 13h30, acontece o Festival de Prêmios a Italiana. Às 21h, a Cia. de Dança Róger Crivelini faz a última apresentação do musical “A Travessia da Esperança”,e para encerrar a festa, às 22h, se apresentam Denis & Diogo e Banda.

Concurso Prato da Nona
Já estão abertas as inscrições para o “Concurso Prato da Nona” da Festa Italiana da APAE. Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de agosto. Outras informações pelo telefone 3895-1522.

Festa Italiana terá como destaque o musical “A Travessia da Esperança”
A 7ª Festa Italiana da APAE de Socorro, Incontro Della Nostra Gente, terá muitas atrações para seus visitantes.    Segundo a presidente da APAE, Sra. Marilene R. de Morais, na edição deste ano o maior destaque das atrações será apresentado pela Cia de Dança e Teatro Roger Crivelini, que encenará um rico e bonito musical sobre a vinda dos imigrantes italianos para o Brasil.

A APAE convida a toda população de Socorro e turistas a prestigiar esse tradicional evento realizado pela instituição, que além de ser solidário com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção dos trabalhos da APAE, traz a todos deliciosos pratos típicos italianos e diversas atrações para proporcionar momentos de delícias e descontração para todo público presente. A festa será realizada no Pavilhão de eventos do Centro de Exposições de Socorro durante os dias 3 a 6 de setembro.


Dos jovens, a contribuição por um mundo melhor

Roma - O presidente italiano Giorgio Napolitano, por ocasião da 3ª Jornada Mundial da Juventude pela Paz, organizada em l'Aquila pelo Sermig de Turim e intitulada "Rasguemos a escuridão" (Squarciamo il buio), enviou aos participantes, mediante o secretário-geral da Presidência da República Donato Marra, uma mensagem na qual destaca o valor deste "importante encontro de reflexão e discussão sobre as principais questões de paz e de tolerância entre os povos". É o que divulga um comunicado do Quirinale, sede da presidência da Itália.

"O sucesso crescente deste evento - diz a mensagem - comprova a validade do projeto, que representa mais uma confirmação da contribuição inestimável das jovens gerações na construção de um mundo melhor, mais justo e mais aberto. Isto sob o lema da reafirmação generosa e constante dos valores da solidariedade e do diálogo que fizeram do Sermig uma sede de formação e amadurecimento das consciências".

O Sermig-Arsenal pela Paz foi criado em Turim em 1964 por Ernesto Olivero e um grupo de jovens para debelar a fome. Torna-se Fraternidade da Esperança, integrada por gente que abraça a Deus de forma incondicional e que se sente próxima ao homem de nosso tempo.
 
www.ansa.it/www.italianos.it
imagem arquivo virtual

La Scala de Milão, pela 1ª vez no Teatro Colón

Buenos  Aires - A orquestra e o coro do Teatro alla Scala de Milão se apresentarão pela primeira vez na Argentina no próximo domingo (29), sob a batuta do maestro argentino Daniel Barenboim, para celebrar o bicentenário da independência do país sul-americano.

O diretor do Teatro Colón de Buenos Aires, o maestro Pedro García Caffi, ao anunciar hoje (27) este evento que chamou de "histórico", destacou sua alegria "profunda" por receber em sua casa a cultura italiana "que formou os argentinos" e que permite ao seu país "ter uma sala lírica como esta".

Barenboim, por sua vez, não escondeu sua emoção "particular" por dirigir os músicos do La Scala neste momento, que coincide com sua estreia como pianista, há 60 anos, justamente em Buenos Aires, onde nasceu em 1942 no seio de uma família judia.

O pianista, maestro e professor, destaque em 2007 pelas Nações Unidas como Mensageiro da Paz por sua posição de conciliação e diálogo entre palestinos e israelenses, disse à ANSA que também se considera "culturalmente italiano".

La Scala se apresentará no Teatro Colón com 250 artistas, com duas apresentações da ópera "Aida", em versão de concerto, e uma dos "Réquiem " de Giuseppe Verdi.

"Aida" foi precisamente a ópera que, em 25 de maio de 1908, inaugurou o atual Teatro Colón.

O embaixador italiano na Argentina, Guido La Tella, recordou por sua vez o caminho "complexo e difícil" para realizar o "sonho" de apresentar o La Scala no Colón.


www.ansa.it/www.italianos.it

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Festival italiano trará apresentações de América, Europa e Ásia

Tango argentino de Leonardo Cuello e sua companhia
]imagem arquivo virtual

Trento - A 30ª edição do Festival Oriente Ocidente, que acontece na cidade italiana de Rovereto entre os dias 2 e 12 de setembro, trará ao público estréias nacionais de espetáculos de dança, teatro, música e performance de diversos países.  

A abertura será feita com uma apresentação do tango argentino de Leonardo Cuello e sua companhia, com uma teatrologia inédita no país europeu.
Também é inédito o trabalho do japonês Sankai Juku, emblemático para a segunda geração de promotores da dança Butoh.

Entra na categoria a presença do maestro norte-americano Alwin Nikolais, que em 2010 teria completado 100 anos, e que a Nikolais-Louis Foundation for Dance, de Nova York, levará em cena junto a alguns dos mais exemplares títulos de sua produção.

Ainda estarão presentes no festival a Europa e a África, com a companhia Baraka, de Abou Lagraa e da dançarina Germaine Acogny.

Além disso, serão lembradas a coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker, um dos grandes nomes da dança belga nos anos 1990, e a dança contemporânea italiana.

www.ansa.it/www.ansalatina

Exposição Fotográfica "Sicilia" de Paolo Borone

Serra Serata - A festa italiana de Petrópolis





As diferentes identidades culturais de Petrópolis estão profundamente ligadas à sua história. Desde a fundação até os dias de hoje, são muitos os grupos étnicos que têm influenciado os costumes da cidade. Celebrando esta grande diversidade cultural, e homenageando mais um povo que criou raízes e deixou marcas por aqui, será realizada a Serra Serata - A festa italiana de Petrópolis.

Entre os dias 3 e 7 de setembro, a Praça da Liberdade ganha ares de uma autêntica piazza italiana. A música animada, a dança, as deliciosas comidas típicas e tantos outros ícones da tradição italiana irão contagiar a cidade durante a festa. O público poderá se divertir com as várias atrações que serão apresentadas, gratuitamente.

O evento chega este ano totalmente reestruturado, com muitas novidades e uma programação diferenciada. Sete restaurantes e mais de 10 apresentações musicais, com bandas de várias localidades, garantirão os sabores e a alegria do evento.

Um dos destaques da programação da Serra Serata é o Gruppo Amarcord, da cidade de Bolonha, na Itália. Trazido para Petrópolis através do projeto Palco Itália Itinerante, o Gruppo Amarcord – Cia. Italiana de Teatro e Ópera irá apresentar seu espetáculo no dia 3 de setembro, data da abertura do evento. Os fãs da música italiana não podem perder: o grupo irá cantar árias de óperas conhecidas, além de tradicionais canções italianas.

Como grande entusiasta da arte, a Itália também contribuiu com marcantes produções cinematográficas. Alguns filmes de talentosos cineastas italianos poderão ser conferidos no Festival de Cinema Italiano, que acontece durante todo o mês de setembro, gratuitamente, no Cine Humberto Mauro, como parte das festividades da Serra Serata.

Toda a beleza e variedade da cultura italiana estarão presentes também nos eventos que acontecem paralelamente a Festa: Concurso de Poesia “Passione”, Circuito Italiano de Gastronomia e Seminário Itália-Brasil. Confira a programação completa no site www.petropolis.rj.gov.br/fctp .
 

Seminário ItaliaBrasil




Seminário ItaliaBrasil
Um Intercâmbio de Culturas e Possibilidades

Realização:
Empresa Mestres e Doutores & Casa D’Italia Anita Garibaldi
Local de Realização: Universidade Estácio de Sá
Campus Bingen
Dias 3 e 8 de Setembro de 2010
Faixa etária: 12 anos
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível
Inscrições no período de 23 a 27 de agosto
 no Campus Bingen da  Universidade Estácio de Sá


Veja a programação

Câmara Italiana - Italia News Agosto 2010



Câmara Italiana participa de evento sobre portos

A Câmara Italiana participou, no dia 11 de agosto, da reunião da Câmara de Transporte e Logística da FIESC, realizada com o objetivo de debater as perspectictivas da logística de transportes em Santa Catarina. Na ocasião, foi apresentada a palestra “Complexo Portuário do Rio Itajaí-açu – situação atual e perspectivas”, além de debates sobre investimentos privados em aeroportos.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos, na palestra proferida na FIESC.

Durante a apresentação no encontro, o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos, afirmou que em 2010 o porto deve movimentar quase 1 milhão de TEUs. Hoje, Itajaí tem o segundo porto em movimentação de containeres do Brasil, atrás apenas do Porto de Santos. No diagnóstico apresentado, o superintendente destacou que o porto precisará fazer dragagem de aprofundamento para que o canal de acesso alcance 14 metros de profundidade, podendo atender com mais tranqüilidade os navios que chegam.

Próximos eventos:
Itajaí Trade Summit – 15-17 set/ Itajaí
Missão ao porto de Genova – 20-21 out - Genova
Toc Américas – 09 – 11 nov/ Rio de Janeiro
Na palestra também foi observada a necessidade de aumentar a bacia de evolução (local onde o navio faz o giro) para que os novos navios, que estão sendo produzidos cada vez com tamanhos maiores, possam ter acesso ao porto. Todas as oportunidades e previsões de investimento são divulgadas pela Câmara Italiana para empresas e entidades do setor na Itália, de forma a atrair o interesse e investimentos para o estado.

A Câmara Italiana divulgou seu projeto “Portos: Aspectos de Infraestrutura e Logística. Uma oportunidade para as empresas italianas” e fez importantes contatos institucionais para as próximas etapas do projeto, além da divulgação da Missão ao Porto de Gênova, que acontecerá em Outubro e levará empresários e entidades do setor a conhecer o importante porto italiano, buscando tecnologias e modelos para trazer ao Brasil.


Projeto “ITES” abre desk Italia Lavoro em Santa Catarina

A Câmara Italiana de Santa Catarina está colaborando com o projeto ITES – “Ocupação e desenvolvimento da comunidade italiana no exterior” por meio da abertura de um centro de serviços para atendimento aos jovens desempregados ou no subemprego, com a expectativa de incentivar a formação desses e a sua inserção no mercado de trabalho, assim como auxilia-los e orienta-los na abertura de empresas.

Uma das iniciativas do Câmara Italiana para o projeto será a criação de um banco de oportunidades que tem como objetivo aproximar empregadores e trabalhadores oferecendo profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, pretende garantir às empresas de Santa Catarina que aderirem ao projeto a oportunidade de utilizar o banco de oportunidades como um recurso de recrutamento e seleção de pessoal, garantindo assim a melhoria do seu quadro de colaboradores.

As ações do projeto para promover o emprego e a formação profissional dos jovens se organizam em seis grandes linhas estratégicas:


O projeto visa por meio dessas ações a inclusão social e produtiva de uma parcela da população mais vulnerável. Para isso, a Câmara Italiana pretende articular parcerias não só com o setor produtivo, mas também com associações governamentais e não governamentais que compartilham de seus objetivos e tenham como um de seus princípios a responsabilidade social.

Para informações adicionais e envio de curiculuns, os jovens deverão entrar em contato com a Câmara Italiana de Santa Catarina.

Tel: 48 3027 2710 - E-mail: italialavoro@brasitaly.org.

Oportunidades!

· Investimento: Pousada em Arraial d’Ajuda, BA. Reformada; 14 suítes com TV frigobar e ar condicionado; varanda; restaurante; bar; lavanderia; duas piscinas sendo uma de hidromassagem; sauna; sala de jogos; ampla área verde. Área total 1320m². Área construída 730m². Totalmente regularizada.

· Empresa Italiana produtora de máquinas agrícolas procura representantes, importadores e compradores de seus produtos no Brasil.

· Empresa Italiana produz artigos para solda e busca parceiros no Brasil para revenda de seus produtos.

Mais informações: Email: economia@brasitaly.org  / Telefone: (48) 3027 2710



A Câmara Italiana de Santa Catarina estará presente com um stand no Salão do Estudante, que acontece no dia 21 de setembro em Florianópolis.

O evento é a maior feira educacional da América Latina e conta com a participação de diversas instituições de ensino estrangeiras, oferecendo oportunidades de intercâmbio para graduação, pós-graduação, cursos de idiomas e estágios. A participação na feira faz parte das atividades do Projeto Italia Lavoro, que será apresentado em um seminário no evento.
O Salão do Estudante recebe anualmente mais de 4.500 visitantes, e a Itália é o quinto país de destino mais procurado e o italiano o terceiro idioma de maior interesse dos jovens que desejam estudar ou realizar estágios no exterior.


Projetos em andamento

Atualmente, a Câmara Italiana de Santa Catarina está realizando os seguintes projetos: “Portos: Aspectos de Infraestrutura e Logística: uma oportunidade para as empresas Italianas”, “Italia Lavoro”, “Gastronomia e Cultura Italiana”, e “Missão da Associação dos Jornais Diários do Interior de Santa Catarina/Brasil à Itália”.


Staff da Câmara Italiana: Rogéria Couto, Cláudia Fossati, Josiele Hoffmann e Antonio Muratore


Flash News

· Al Invest Mercomoveis
A FIESC estará organizando, nos dias 24 a 27 de agosto, o Projeto Al Invest Comprador Mercomóveis 2010, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. O projeto tem como objetivo apoiar o fortalecimento e internacionalização das pequenas e médias empresas latino-americanas, o intercâmbio de inovações e conhecimento e a promoção de negócios com empresas européias.

A Câmara Italiana divulgou a iniciativa para empresas italianas interessadas em estreitar as transações comerciais com empresas catarinenses do setor moveleiro.

· Construfair – 17º Salão do Imóvel
A Câmara Italiana esteve presente na Construfair – 17º Salão do Imóvel, que ocorreu entre os dias 10 e 15 de agosto, no Centrosul em Florianópolis. Empresários, engenheiros, arquitetos, decoradores, paisagistas e pessoas que pretendem comprar ou reformar um imóvel estavam presentes no evento realizado pelo Sinduscon da Grande Florianópolis para proporcionar negócios, exposição de marcas, idéias, tecnologias, empreendimentos, conceitos e serviços que visam sustentabilidade, qualidade e satisfação para todas as partes envolvidas. Na abertura do evento estavam presentes o Governador do Estado de Santa Catarina, Leonal Pavan, o Secretário do Meio Ambiente, Paulo César da Costa e o presidente do SINDUSCON, Hélio Bairros, entre outros.

De: Câmara Italiana - COMUNICAÇÃO

Seminário Itinerante Internacional


ANDREA PALLADIO, JAPPELLI E SCARPA. ECOLOGIA HUMANA, PAISAGEM E SOCIEDADE.
2010

Seminário Itinerante Internacional
Leitura eco-humana de paisagens históricas nas obras de três arquitetos.
Região do Vêneto (Itália), de 20 a 24 de setembro de 2010
Incluindo visita a Bienal de Arquitetura de Veneza


Motivação:
O projeto pretende ser ocasião para a reflexão sobre a relação entre arquitetura e paisagem eco-humana a partir da experiência única constituída pela extraordinária riqueza territorial da região italiana do Vêneto a cargo, sobretudo, das obras do arquiteto renascentista padovano, Andrea Palladio.

Palladio não é somente um grande arquiteto, mas trata-se também de um extraordinário paisagista.

O seu paisagismo é duplo, sendo de contexto urbano e rural.

O seminário desenvolver-se-á em forma predominantemente itinerante, visitando lugares vênetos aptos a colocar em foco a obra arquitetônica e paisagística do arquiteto padovano. Somente para dar um pequeno exemplo, serão confrontados exemplos de residências renascentistas italianas (Villa Foscari-Malcontenta, Villa Villa Barbaro, etc.) com exemplos de palácios urbanos, sobretudo em Vicenza (Palazzo Barbarano, Basilica Palladiana, Teatro Olímpico, etc.) e igrejas em Veneza (San Giorgio Maggiore e Redentore). A ocasião será particularmente significativa para focalizar fenômenos de paisagem próprios de um contexto sociológico com características rurais de época renascentista.

O seminário conduzirá, além disso, a uma outra análise propondo a visita e a descoberta das obras de Giuseppe Jappelli, um importante arquiteto (também este padovano), porém, do século XIX. Jappelli, sofreu forte influência palladiana mas foi caracterizado pelos fatores pré-industriais de sua época, como as influências ligadas às idéias iluministas, o desenvolvimento da tecnologia ferroviária (ferrovia Veneza-Pádua, Pádua-Verona), o progresso das máquinas hidráulicas a vapor utilizadas para a melhoria das terras paludosas da planície vêneta e, finalmente, por questões sanitárias, como o planejamento e a inserção de matadouros em uma cidade em expansão, como era a Pádua do século XIX (Matadouro Pietro Selvático). Jappelli ocupou-se, além disso, da criação de lugares adequados à socialização da burguesia emergente (Caffè Pedrocchi e Teatro Verdi, ambos em Pádua); da realização de jardins românticos (Saonara, Romiati e Giardino Treves) e, no geral, dedicou-se à gestão de um paisagismo que não buscava integrar-se somente com o contexto agrário mas que, pioneiramente, a nível europeu, levantava questões ligadas à inserção do "verde" em contextos urbanos (Villa Gera em Conegliano).

E, finalmente, o veneziano Carlo Scarpa, do qual se fará uma leitura eco-humana de sua obra simbólica mais significativa: o monumento funerário para a famosa família de empreendedores vênetos, Brion. Nesta obra, com seus elementos constitutivos feitos de água, luz, terra e ar, Scarpa acolhe de modo criativo a tradição vêneto-palladiana, inserindo uma força ideativa notável sem, porém, jamais perturbar a tranqüilidade e a densidade do lugar. Será, portanto, uma ótima ocasião para apresentar aos estudiosos brasileiros exemplos de arquitetura, paisagismo e planejamento urbano dentro de um contexto sociológico, através de três grandes arquitetos do passado, como Andrea Palladio, Giuseppe Jappelli e Carlo Scarpa. Serão verificadas, também, as mudanças ocorridas na paisagem e na arquitetura de um território em particular, o Vêneto, devido ao desenvolver-se de uma paisagem de caráter agroindustrial e, posteriormente, de uma mais tardia e de caráter pré-industrial, aproximando-se de um contexto territorial que há pouco os europeus deixaram para trás, para entrar na assim chamada era "glocal" e "bio-digital".