sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Auguri di Buon Anno! (Pace nel Mondo)

Youtube

2010 - 2011


Nossos agradecimentos aos leitores e amigos que durante o ano de 2010 estiveram conosco.

Que em 2011 possamos repetir essa parceria de carinho e amizade.

Que todos sejam muito abençoados no novo ano que chega!

Gruppo e Blog do Ale'Italia

La Valle dei Templi tricolore per il 150° dell'Unità


Il Tempio della Concordia ad Agrigento sarà illuminato con i colori della bandiera italiana fino al 6 gennaio prossimo, nell'ambito dei festeggiamenti dell'unità d'Italia

Já é ano novo em diversas partes do mundo


Foto: Tim Wimborne/Reuters - Fogos de artifício foram queimados três horas antes do Ano Novo em Sydney, na Austrália, e puderam ser vistos próximo à ponte Harbour. A queima antecipada aconteceu às 21h locais (8h no horário de Brasília).



Rio de Janeiro, amanhecer do dia 31.12.2010


A cidade do Rio ganhou de presente um belo amanhecer no último dia de 2010. A previsão do Inmet é de termpo instável nesta sexta-feira (31). A mínima prevista é de 18º C e a máxima de 27º C. (Foto: Marcos Estrella/TV Globo)

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Itália proíbe sacolas plásticas no comércio a partir de 1º de janeiro

Da AFP, do G1 - A Itália se prepara para banir as sacolas plásticas de lojas e supermercados de todo o país a partir de 1º de janeiro de 2011, quando os consumidores que aguardam as promoções de Ano Novo deverão adotar bolsas biodegradáveis, de tecido ou papel.   Os italianos estão entre os maiores consumidores de sacolas plásticas da Europa, com uma taxa de uso per cápita de mais de 300 ao ano ou cerca de um quarto das 100 bilhões de sacolas plásticas importadas de China, Tailândia e Malásia, usadas em toda a Europa.

"Isto marca um passo importante na luta contra a poluição e nos torna a todos mais responsáveis na reciclagem", disse a ministra do Meio Ambiente, Stefania Prestigiacomo.

Sacolas plásticas são usadas em supermercado de Roma nesta quarta-feira (29). (Foto: Reuters)

Prestigiacomo disse que o governo está lançando uma campanha de conscientização para promover o uso de sacolas feitas de materiais naturais e recicláveis, "que não devem apenas ser práticas e ecológicas, mas também ter estilo".

Grupos ambientalistas saudaram a proibição, apesar da oposição das indústrias.

Lula adia para sexta-feira sua decisão sobre a extradição de Battisti

Da France Presse, do G1 - O presidente brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva adiou para sexta-feira (31), último dia de seu mandato, a decisão sobre a extradição do ex-ativista italiano de extrema-esquerda Cesare Battisti, exigido pelo governo de Roma.

Lula se encontrará na manhã de sexta-feira (31) com o procurador-geral da República, Luis Inacio Lucena, que entregou um relatório a pedido do presidente, que permitirá a ele fundamentar juridicamente a decisão, segundo fonte do Ministério Público.

Cesare Battisti chega à Polícia Federal, no Rio de Janeiro, no início de dezembro. (Foto: Reuters)

Battisti foi condenado à revelia, em 1993, na Itália, à prisão perpétua, por quatro mortes e cumplicidade em assassinatos cometidos em 1978 e 1979, crimes dos quais se diz inocente.

O destino do antigo ativista, preso há três anos na periferia de Brasília, está nas mãos de Lula, depois que o Supremo Tribunal do Brasil deu sinal verde, em 2009, à extradição para a Itália, deixando a palavra final ao presidente.

Recusa da extradição de Battisti seria 'inaceitável', diz governo da Itália

Premiê italiano Berlusconi promete limpar Nápoles antes do Ano Novo

Berlusconi

Reuters - O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, disse nesta quarta-feira que vai limpar as ruas de Nápoles até a véspera do Ano Novo, em mais uma promessa desde 2008, quando o problema crônico do lixo nas ruas da cidade começou a alarmar o público.

Milhares de toneladas de lixo acumularam nas ruas da terceira maior cidade da Itália nos últimos meses, apesar dos protestos de moradores, levando a Comissão Europeia a fazer uma advertência, em novembro, ameaçando multar a Itália caso o problema não seja resolvido.

"Uma véspera de Ano Novo limpa em Nápoles", foi a frase de abertura de um comunicado divulgado pelo gabinete de Berlusconi depois de uma reunião entre o governo e autoridades regionais.

Soldados estão sendo usados na faxina de emergência. Autoridades locais disseram que a limpeza das ruas é uma "questão de segurança", já que a cidade é conhecida por ter as comemorações mais agitadas do país. Há temores de que os fogos de artifício possam atear fogo ao lixo.

Para muitos italianos, a crise simboliza os muitos problemas do governo de centro-direita de Berlusconi. O primeiro-ministro, porém, responsabiliza as autoridades locais e o prefeito de centro-esquerda de Nápoles.

O problema da péssima administração do lixo na região mais densamente populosa da Itália persiste há anos, criado por uma mistura de ineficiência e disputas entre autoridades locais. A influência do crime organizado só piora a situação.

Os depósitos de lixo estão cheios, mas moradores protestam contra a abertura de novos depósitos, o que poderia criar um fedor insuportável e atrair lixo ilegal. Planos para novos incineradores foram adiados inúmeras vezes.

O comissário de Meio Ambiente da Comissão Europeia, Janez Potocnik, disse que as autoridades devem cumprir as leis ambientais da União Europeia a fim de evitar multas, melhorando a reciclagem, a coleta e os depósitos de lixo.

imagem arquivo virtual Google

Ministro da Defesa da Itália faz advertência ao Brasil no caso Battisti

Da Reuters, Roma, Do G1 - O ministro italiano da Defesa, Ignazio La Russa, declarou que as relações do país com o Brasil ficariam "seriamente abaladas" se o ex-ativista de esquerda Cesare Battisti não for extraditado por ter sido condenado na Itália por assassinato nos anos 1970.

"Ninguém deveria imaginar que um 'não' à extradição de Cesare Battisti não teria consequências", disse La Russa ao diário "Corriere della Sera", em entrevista publicada nesta quinta-feira (30).

"Eu consideraria isso um grande dano às relações bilaterais."

Battisti

A imprensa brasileira informou na quarta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia decidido não extraditar Battisti. O governo ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou no ano passado que Battisti deveria ser extraditado após ser condenado em seu país por assassinatos cometidos na Itália na década de 1970, quando grupos radicais de extrema esquerda promoveram uma campanha de sequestros e assassinatos.

Mas a decisão final cabe a Lula, que concedeu a Battisti o status de refugiado em 2009. No começo da semana, Lula disse que tomaria uma decisão até sexta-feira, quando termina seu mandato. Seus assessores afirmaram na quarta-feira que não havia ainda nenhuma decisão formal.

Battisti nega as acusações e diz que está sendo politicamente perseguido na Itália.

La Russa, integrante da ala direitista do governista partido Povo da Liberdade, é considerado um ministro próximo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, mas não está claro o quanto suas opiniões refletem a atual política governamental.

"Até onde eu sei, estou pronto para adotar outras iniciativas", ele declarou. La Russa não deu nenhum exemplo concreto, mas disse que estaria preparado para dar apoio a boicotes não especificados contra o Brasil.

No entanto, ele afirmou que um acordo de cooperação militar com o Brasil, prestes a ser aprovado pelo Parlamento italiano em 11 de janeiro, estava muito avançado para ser afetado.

"É tarde para isso. O governo já fez o que tinha de fazer. O resto cabe ao Parlamento", disse ele.

Battisti fugiu de uma prisão italiana em 1981 e viveu muitos anos na França, mas deixou o país quando o governo francês aprovou sua extradição, em 2006. Ele foi preso depois no Brasil.

Protestos - Outros políticos e jornais italianos também manifestaram indignação com a possibilidade de negação da extradição.

"Battisti fica livre para assassinar a justiça", afirma na primeira página o jornal conservador "Il Giornale", que pertence à família de Berlusconi.

"A não extradição de Battisti é uma ofensa grave às instituições italianas", completa o jornal, que considera certo que Lula concederá refúgio político ao ex-ativista.

Para o jornal Il Messaggero "a piada do asilo político" a Battisti obriga a Itália a adotar medidas para apresentar recursos e continuar solicitando o retorno do ex-ativista.

"A decisão de Lula nem sequer goza de consenso em sua pátria", destaca o colunista Massimo Martinelli, que garante que o governo da Itália já tem preparados os recursos que apresentará no início de 2011.

O jornal de esquerda "La Repubblica" entrevistou os familiares das vítimas, que manifestaram a "amargura" com a situação e prentendem organizar um protesto.

"Teria sido suficiente pelo menos um sinal de arrependimento", comentou Adriano Sabbadin, filho de Lino, uma das quatro vítimas.

Mais nos jornais internacionais:




Battisti: Palazzo Chigi, nessuna garanzia premier a Lula

Roma -  ''Sono destituite di ogni fondamento le indiscrezioni di un senatore brasiliano interpellato dal 'Riformista' circa presunte garanzie fornite dal Presidente Berlusconi al Presidente Lula sul caso Battisti''. Lo afferma un comunicato di Palazzo Chigi.

''In particolare, mai in nessun incontro fra i due leader - precisa la nota di Palazzo Chigi - il Presidente Berlusconi ha mostrato sottovalutazione per la vicenda dell'estradizione, richiamando invece costantemente la linea perseguita dall'Italia a ogni livello perché Cesare Battisti venga riconsegnato alla giustizia italiana. L'ultimo atto ufficiale di una lunga serie in questo senso è stata la convocazione, il 21 dicembre scorso a Palazzo Chigi, dell'ambasciatore del Brasile a Roma, José Viegas Filho, da parte del Sottosegretario Letta". In particolare, il senatore Eduardo Suplicy sostiene: : "Il presidente Berlusconi ha già garantito a Lula, qualunque sia la sua decisione, non monterà una polemica sul caso Battisti".

 Il presidente brasiliano Luiz Inacio Lula da Silva decidera' oggi, dice la Folha de S.Paulo, o domani, O Globo, sulla sorte di Cesare Battisti. Ma la Folha aggiunge che l'ex terrorista, anche se Lula decidera' per la sua scarcerazione, puo' restare in prigione fino a febbraio. L'ordine di scarcerazione dipende infatti dal Supremo Tribunale Federale (Stf) che ha sospeso le attivita' per le feste di Natale. Il presidente del Stf, Cezar Peluso, puo' analizzare il caso in plenaria ancora un volta. Questo puo' dare adito a nuove cause nel Stf. L'avvocato che rappresenta Italia, Nabor Bulhoes, ha detto alla Folha che studiera' la possibilita' di un nuovo ricorso davanti al Supremo Tribunale Federale. Secondo O Globo domani Lula annuncera' la concessione dell'asilo a Battisti con la motivazione di proteggere l'integrita' fisica dell'italiano. Il quotidiano carioca aggiunge che Lula ha gia' deciso da mesi sul no all'estradizione in Italia, ma ha preferito non annunciarlo prima per una questione di opportunita' nel corso della campagna presidenziale di Dilma Rousseff. O Globo conclude che Lula non vuole indebolire le relazioni con l'Italia a per questo ha chiesto all'Avvocatura generale dello stato ''argomenti giuridici solidi''.

http://www.ansa.it/

Vaticano adere a normas mundiais contra lavagem de dinheiro

Do G1, com agências internacionais - O Vaticano, cujo banco está sob suspeita por conta de suposta lavagem de dinheiro, anunciou nesta quinta-feira (30) novas normas para se adequar a padrões internacionais de transparência, prevenção de terrorismo, contravenção e fraude.

O Papa Bento XVI assinou um "Motu Proprio", uma espécie de ordem executiva, em que o Vaticano estabelece uma série de leis internas que prometem que o Banco do Vaticano e todos os outros departamentos vão aderir a regulações e cooperar com autoridades estrangeiras.

"A partir de agora, todas as organizações associadas ao governo da Igreja Católica (...) tornam-se parte deste sistema de princípios jurídicos e instrumentos que a comunidade internacional está criando com o objetivo de garantir uma coexistência honesta em um mundo crescentemente globalizado", diz um comunicado da Santa Sé.
As novas leis têm o objetivo de se enquadrar nas normas da FATF, uma entidade baseada em Paris que tem uma "lista" das nações que não cumprem requisitos mínimos contra a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.


O papa Bento XVI abençoa integrantes de coral infantil nesta quinta-feira (30) no Vaticano. (Foto: AP)

O Banco do Vaticano começou a ser investigado pelas autoridades financeiras italianas em setembro, quando 23 milhões de euros em fundos no banco Crédito Artigiano foram "congelados", sob suspeita de lavagem de dinheiro.

A investigação judicial contra o banco da Santa Sé pôde ser aberta com base nas normas adotadas na Itália em 2007 que obrigam os bancos a divulgar a identidade dos autores e a natureza da transação.

O IOR não foi acusado diretamente de branqueamento, mas de ter omitido o fornecimento dos dados requeridos.

Outras duas operações bancárias do IOR estão sendo investigadas por um total de 900 mil euros.

O banco, formalmente conhecido como Instituto de Trabalhos Religiosos, disse que não havia irregularidades, apenas transferências entre bancos.

O chamado Banco do Vaticano administra as contas de várias ordens religiosas, assim como de associações católicas no mundo.

Com as disposições, o Vaticano poderá cunhar um maior número de euros com o rosto do Papa, até agora destinados aos colecionadores, os quais a partir de 2011 poderão ser trocados nas lojas europeias.

Banco Ambrosiano - Mas suspeitas sobre operações financeiras do Vaticano existem há décadas.

A aplicação das novas leis e a criação de uma "Autoridade para a Informação Financeira" permitem que o Vaticano entre na lista de Estados que respeitam as normas para a luta contra a lavagem de dinheiro da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento (OCDE) e o Grupo de Ação Financeira (GAFI).

As novas medidas preenchem uma lacuna na legislação do Vaticano e enviam um sinal importante de rigor, após os escândalos que estouraram nos anos 1980 pela gestão de suas finanças e suas controversas relações com banqueiros próximos à máfia siciliana.

A quebra, em 1982, do outrora maior banco da Itália, o Banco Ambrosiano (do qual o Vaticano era um acionista importante) dirigido por Roberto Calvi, encontrado misteriosamente morto sob uma ponte em Londres, e suas conexões com o "banqueiro de Deus", monsenhor Paul Marcinkus, foi um dos maiores casos político-financeiros do pós-guerra.

A investigação demonstrou que o Banco do Vaticano lavava dinheiro da máfia siciliana e mantinha conexões com a loja maçônica Propaganda 2 e agentes secretos da CIA americana.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Salada com penne

Um prato saboroso para seu final italiano.

Salada com penne

1 pacote de massa tipo penne cozida al dente
1 kg de camarões médios temperados a gosto e cozidos no vapor
1 xícara de lentilhas cozidas em água com sal e 1 folha de louro  (escorrer as lentilhas e aproveitar apenas os grãos)
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de manjericão picado
1 xícada de muçarela de búfala picada em rodelinhas
1 xícara de tomatinho siciliano partidos ao meio
1 xícara de azeitonas pretas pequenas
meia xícara de azeite
1 colher de caldo de limão siciliano
meia colher de mel


Misture todos os ingredientes enquanto o penne ainda estiver morno. Leve para gelar e sirva no jantar do dia 31 de dezembro.

Felice 2011 a tutti!

Colaboração Marina Bergotti/Marcos M.Solano

Caso Battisti, la stampa brasiliana "Lula verso il no all'estradizione"

Roma - Il presidente brasiliano Luiz Inacio Lula da Silva annuncerà oggi la sua decisione in merito alla concessione dell’asilo politico a Cesare Battisti, l’ex terrorista dei Proletari Armati per il Comunismo (Pac) condannato all’ergastolo in Italia per quattro omicidi, in carcere in Brasile dal 2007.


Secondo il quotidiano brasiliano Folhia de S.Paulo, la decisione di Lula, dopo aver ascoltato il parere dell’Avvocatura generale dello Stato, sarà quella di concedere lo status di rifugiato a Battisti, bloccando così l’estradizione verso l’Italia. La decisione di Lula sarebbe motivata - secondo quanto anticipato dal sito di Globo News - dal fatto che «il governo brasiliano teme che esista un rischio di morte» dell’ex terrorista se «tornerà in Italia».

Una motivazione già emersa quando nel gennaio 2009 l’allora ministro della giustizia Tarso Genro decise di concedere lo status di rifugiato a Battisti. E che fece infuriare le autorità italiane, tanto da spingere il presidente della Repubblica Giorgio Napolitano a scrivere una lettera al collega brasiliano per esprimere «profondo stupore e rammarico» a nome suo e di tutte le forze politiche italiane. Dopo il ricorso presentato dall’Italia, nel novembre 2009 il Supremo tribunale federale brasiliano autorizzò l’estradizione di Battisti ma lasciò l’ultima parola a Lula. Oggi, a due giorni dalla fine del suo mandato presidenziale, l’atteso annuncio.

«Mi aspettavo una decisione simile. Vorrà dire che ci muoveremo in modo molto più deciso», sono state le prime parole di Alberto Torreggiani, figlio del gioielliere ucciso nel 1979 dai Pac in un conflitto a fuoco in cui lui stesso fu ferito rimanendo paralizzato. «Sarei stato sorpreso se fosse stato il contrario - ha aggiunto amareggiato Torreggiani - ma non sono deluso perchè ero preparato. Non è tanto una questione personale ma la scelta apre un precedente molto pericoloso. Qualsiasi delinquente saprà di poter contare su una scappatoia, e questo non è giusto». E anche se l’annuncio ancora non è stato ufficializzato, anche la politica italiana sta già reagendo. «L’atto di mancata estradizione e la liberazione di Battisti verrebbe vissuto dal nostro paese come un affronto politico e di giustizia davvero grave», ha commentato il senatore Idv Stefano Pedica.
 
http://www.lastampa.it/
 
Lula anuncia hoje concessão de refúgio a Battisti
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia hoje a concessão de refúgio ao terrorista italiano Cesare Battisti.

Lula recebeu ontem pela manhã parecer da AGU (Advocacia-Geral da União) recomendando a permanência no Brasil de Battisti, acusado na Itália de quatro assassinatos na década de 1970, quando era militante de um grupo extremista de esquerda.

Anteontem, o presidente havia afirmado que acataria "prontamente" a decisão do advogado-geral, Luís Inácio Adams. A AGU já havia apresentado parecer favorável à permanência de Battisti.

Ao decidir pela concessão, Lula arrisca ferir o tratado de extradição do Brasil com a Itália, o que poderia levar até a pedido de impeachment.



http://www1.folha.uol.com.br/

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Policia desarma bomba em frente à embaixada da Grécia em Roma

G1 com agências internacionais - Policiais italianos especializados em explosivos desarmaram na manhã desta segunda-feira (27), em Roma, uma bomba deixada dentro de pacote enviado à embaixada da Grécia.

Segundo a polícia italiana, o explosivo deixado na embaixada da Grécia era semelhante ao descoberto na semana passada no metrô de Roma. A bomba encontrada no metrô estava em uma caixa com cabos, baterias e antenas, mas não tinha detonador.

Outros pacotes suspeitos encontrados nas embaixadas da Venezuela, Dinamarca, Mônaco, Ucrânia e Irlanda eram alarmes falsos, segundo autoridades.


Pacote era semelhante ao encontrado no metrô de Roma. (Foto: Alessandro Bianchi/ Reuters)

Berlusconi: "Governerò fino al 2013"

Silvio Berlusconi è determinato ad andare avanti a capo del governo per «i prossimi due anni e mezzo», «sereno» perchè ha «la certezza che la maggioranza ha aumentato i suoi numeri alla Camera». Ma non rinuncia a forti accenni polemici da campagna elettorale contro la sinistra e la «magistratura politicizzata», al punto da annunciare, il giorno della vigilia di Natale, «una riforma della giustizia» per mettere un freno alle «indebite ingerenze della magistratura su altri poteri dello Stato che costituiscono una vera emergenza democratica».

Mais

http://www.lastampa.it/

Ano Novo 2011 em Roma

Para o Ano Novo 2011 Roma oferece muitíssimas opções, relacionei as principais. Tem para todos os gostos, basta escolher!



Show de Ano Novo na Via dei Fori Imperiali

Todos os anos a Prefeitura de Roma organiza um show com um cantor italiano famoso para a passagem do ano. Este ano o escolhido é Claudio Baglioni. Um pouco antes da meia noite o show é interrompido para a contagem regressiva e a queima de fogos. O show deve começar às 22h00 e a entrada é pela Via Cavour e pela própria Via dei Fori Imperiali.


Música Clássica na Piazza del Quirinale
Outra tradição de ano novo em Roma é o concerto de música clássica na praça em frente a residência oficial do Presidente da Itália. O concerto contará com a preseça do presidente Giorgio Napolitano e de outros políticos importantes.

Auditorium Parco della Musica
O auditorium de Roma também traz vários shows (pagos). Destaques para Antonello Venditti dias 25, 27, 29 e 31/12/10 (preços de 45 a 125 euros) e Roma Gospel Festival de 19 a 31/12/10 (preços de 25 e 50 euros).

I Musici Veneziani - New Year's Concert
Concerto com a Orquestra I Musici Veneziani na Chiesa di San Paolo Entro Le Mura, dia 31 às 20h00 (44 euros). Os músicos se apresentam com roupas típicas venezianas do século 18.

Accademia d'Opera Italiana - New Year's Concert
Concerto com os excelentes cantores da Filarmonica d'Opera di Roma na All Saints Church (igreja anglicana), dia 01/01/11 às 20h45 (40 euros).


Photo Credit: niko si
http://dicasderoma.com.br/

É o fim das sacolas plásticas na Itália

Roma - A partir de 1º de janeiro de 2011, as lojas, supermercados e até barracas de rua na Itália estarão proibidas de entregar suas mercadorias em sacolas plásticas, conforme decisão confirmada hoje pelo Conselho de Ministros.

É o fim, pelo menos na Itália, daquela que foi considerada uma das maiores inovações do século passado: a sacola plástica, que será substituída por equivalentes realizadas em materiais biodegradáveis ou papel.

Além disso, como já é uma tendência em muitos países, poderão voltar as sacolas ou carrinhos que cada cliente traz de casa para ir às compras.

"É uma grande inovação esta introduzida pelo governo, disse a ministra do Meio Ambiente, Stefania Prestigiacomo, que conseguiu evitar que seus colegas de governo aprovassem um enésimo adiamento da medida de forte impacto ambiental.

Para a ministra, "trata-se de um passo de fundamental importância no combate à poluição, que nos torna mais responsáveis a respeito da reciclagem e da reutilização".

A medida foi recebida com muita satisfação por todas as organizações ambientalistas, que temiam, talvez por conta dos fortíssimos interesses econômicos envolvidos, um novo adiamento da entrada em vigor desta proibição.

"À ministra Prestigiacomo vai o nosso aplauso, por ter evitado no Conselho de Ministros outra prorrogação da proibição", disse Vittorio Cogliati Dezza, presidente de Legaambiente, uma ONG muito poderosa.

A medida que entratá em vigor em 1º de janeiro de 2011 já estava prevista na Lei das Finanças de 2007, mas nunca se concretizou. Até agora.

www.ansa.it/www.italianos.it
imagem arquivo virtual Google

sábado, 25 de dezembro de 2010

Mau tempo na Itália deixa localidades da Toscana isoladas


Da EFE - As 150 pessoas que vivem nas localidades de Silico, Bargecchia e Capraia, na província toscana de Luca, estão isoladas devido a desmoronamentos decorrentes das fortes chuvas que caíram na região nas últimas horas, o que provocou o bloqueio da estrada de acesso, informou a Defesa Civil.

Segundo as autoridades, serão necessários alguns dias para que a estrada seja reaberta, visto que se encontra coberta por toneladas de rochas e terra.

Localizada na região da Toscana, que como todo o norte da Itália foi castigada por fortes chuvas nas últimas horas, a estrada Siena-Florença foi fechada no trecho entre Certosa e San Casciano devido a desmoronamentos.

Vários povoados da Toscana estão em alerta para possíveis inundações, embora, segundo a Defesa Civil, o nível dos rios da região, como o Arno, esteja diminuindo.

Em Veneza, o fenômeno da "água alta" inundou na madrugada deste sábado 20% da cidade ao subir 1,14 metro.

O mau tempo também mantém isoladas as ilha Eolias (Stromboli, Lipari, Salina e Vulcano), por conta da suspensão das conexões dos navios com a península devido ao forte temporal.
 
 
Do Corriere.it - Paura alluvione, disagi in Veneto Frane in Toscana e Liguria
 
 Milano- Oltre 150 persone che vivono nelle frazioni di Sillico, Bargecchia e Capraia, nel comune di Pieve Fosciana, in Garfagnana, sono rimaste isolate a causa di un frana che ha completamente ostruito la strada che porta a queste località. Sul posto sono intervenuti i carabinieri, i mezzi di soccorso della Protezione Civile, della Provincia e del Comune. Quintali di rocce e terra hanno invaso la carreggiata. Impossibile, secondo i geologi, riaprire a breve la circolazione. Sul posto il sindaco, Amerino Pieroni.


Il maltempo in Italia

http://www.corriere.it/

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Auguri di Natale

Youtube

Bianco Natale


Bianco Natale, Mina - Youtube


Aos leitores e amigos do Blog do Ale'Italia
que nos prestigiam hoje e sempre, uma noite de muita paz.

Gruppo Ale'Italia de Genealogia  e Blog do Ale'Italia

Antitrust: «Power balance», multa di 350mila euro a chi lo ha commercializzato

MILANO - Non si sa se chi lo comprava credesse veramente nelle sue capacità taumaturgiche o lo comprava perché gli piacesse da un punto di vista estetico. Fatto sta che l'Antitrust ha comminato una multa da 350mila euro alle società che hanno distribuito e commercializzato in Italia il braccialetto «Power balance», diventato un must nell'estate 2010.

LA SANZIONE - L'Autorità guidata da Antonio Catricalà ha deciso di sanzionare le aziende «Power Balance Italy» e «Sport Town», rispettivamente per 300mila e 50mila euro, per la mancanza di un riscontro scientifico alle millantate caratteristiche del gadget, ovvero la pretesa capacità di incidere sull'equilibrio e la forza fisica. In sostanza, i consumatori sono stati indotti all'acquisto con un messaggio scorretto. L'Antitrust ha adottato il provvedimento basandosi sul parere fornito dall'Istituto Superiore di Sanità, che ha escluso ogni evidenza scientifica delle qualità promesse con enfasi dalla martellante campagna pubblicitaria messa in campo dalle due aziende. Nessuna controindicazione, invece, è emersa per la salute e la sicurezza dei consumatori.

Roberto Carlos faz seu tradicional show de fim de ano na Praia de Copacabana

Rio - Da poltrona de casa para a areia da praia. O tradicional especial de fim de ano de Roberto Carlos, exibido pela TV Globo, vai ganhar a orla da Princesinha do Mar, amanhã. Além de interpretar o repertório que marcou gerações, o cantor vai receber no palco o grupo de pagode Exaltasamba, os sertanejos Bruno & Marrone, a cantora Paula Fernandes e um coral de 200 crianças. A bateria da Beija-Flor de Nilópolis, que o homenageia no próximo Carnaval, também se apresenta.

“Sempre sonhei em fazer sucesso, gravar CD e cantar pelo Brasil, mas cantar com o Rei era algo inimaginável! Vai ser um dos momentos mais emocionantes da carreira do Exaltasamba”, conta o vocalista Thiaguinho, que junto dos outros integrantes era do ‘fã-clube’ do cantor.

“Não vejo a hora de subir no palco ao lado dessa lenda viva que faz parte da vida de todos os brasileiros! Somos muito fãs do Roberto Carlos e tenho certeza de que isso vai dar um brilho especial na nossa vida musical”, comenta ele. O grupo vai apresentar um medley com os sucessos ‘Tá Vendo Aquela Lua’, ‘Fugidinha’, ‘Nega’ e ‘Além do Horizonte’.

A estrutura montada é semelhante a dos shows de Réveillon. O palco possui 500 m², um painel de Led ao fundo e dois na lateral. Pela orla até o Leme serão colocados mais seis telões para quem quiser ver o show com mais tranquilidade. Programão para embalar o Natal da família carioca.

Serviço

PRAIA DE COPACABANA. Em frente ao hotel Copacabana Palace. Amanhã, às 21h30. Grátis. Livre. Haverá exibição ao vivo pela TV Globo.

'Papai Noel' prende mafioso siciliano

France Presse - Um membro presumível da máfia siciliana teve a desagradável surpresa de ser detido por um policial disfarçado de Papai Noel, nesta quinta-feira (23) na Catânia, quando acabava de extorquir dinheiro de um comerciante.

Assim que Salvatore Politini deixou a loja, o "Papai Noel", à espreita diante do estabelecimento, deixou cair o pacote de bombons que distribuía para detê-lo, segundo um vídeo divulgado pela imprensa italiana.
Politini, 37 anos, é suspeito de pertencer ao clã Santapaola. O comerciante, por sua vez, havia recebido a intimação de pagar ao mafioso € 260 por mês para se beneficiar de sua "proteção".

Anarquistas reivindicam explosões em embaixadas de Roma

Da Reuters - Um grupo anarquista italiano reivindicou na quinta-feira (23) a autoria de ataques com pacotes-bombas que feriram duas pessoas nas embaixadas da Suíça e do Chile em Roma, num incidente que chama a atenção para as ameaças internas, num momento de instabilidade política na Europa.

Um suíço ficou gravemente ferido e foi hospitalizado às pressas. O empregado da embaixada chilena teve lesões menos graves. Um bilhete achado junto à sua roupa reivindicava o ataque em nome da FAI (Federação Anarquista Informal).

"Decidimos fazer nossa voz ser ouvida com palavras e com fatos, vamos destruir o sistema de dominação, viva a FAI, viva a Anarquia", dizia o bilhete, em italiano, que foi divulgado à noite pela polícia.

O incidente tem semelhanças com um episódio no mês passado na Grécia, onde militantes de extrema esquerda enviaram pacotes-bombas a governos estrangeiros e a embaixadas em Atenas.

Bombeiros chegam na embaixada chilena em Roma, após a explosão (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)

A FAI é bem conhecida das autoridades italianas. Serviços de inteligência disseram em um relatório enviado no ano passado ao Parlamento que o grupo é "a principal ameaça terrorista nacional do tipo anarco-insurrecionista".

Em dezembro de 2009, o mesmo grupo havia reivindicado o atentado a bomba em um túnel sob a Universidade Bocconi, em Milão. A explosão, às 3h da madrugada, não deixou vítimas.

Nenhuma mensagem foi achada na embaixada suíça, mas a polícia disse que os dois pacotes que explodiram eram quase idênticos.

Mesmo antes da descoberta do bilhete na embaixada do Chile, o ministro do Interior, Roberto Maroni, já citava a ameaça dos anarquistas, e dizia que há uma ligação entre esses grupos na Itália, na Grécia e na Espanha. "Eles são muito violentos", afirmou.

Os ataques ocorreram num momento de tensão na Itália. Na semana passada, uma manifestação estudantil contra uma reforma universitária terminou em violência e várias prisões no centro de Roma, no mais grave distúrbio na cidade em vários anos. Medidas de austeridade fiscal adotadas em vários países por causa da crise financeira na Europa têm desencadeado grandes manifestações no continente, e especialistas anteveem uma onda de violência política por parte de grupos de extrema esquerda.

As duas embaixadas atingidas na quinta-feira ficam no mesmo bairro elegante de Roma. Outras sedes diplomáticas foram vasculhadas depois dos incidentes.

Uma fonte do Ministério Público italiano disse que o pacote na embaixada chilena havia sido remetido da Itália, enquanto o volume que explodiu na embaixada suíça ficou completamente destruído.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Babbo Natale

Babbo Natale


Tutti i bambini italiani conoscono Babbo Natale come un vecchietto un pò grassoccio, con le gote rosse che porta i regali in un caldo vestito bianco e rosso e stivali neri. Ma chi è veramente Babbo Natale e da dove viene?

Il concetto di figura mitica che porta i doni ai bambini trae origine da San Nicola (o San Nicolò) un vescovo di buon cuore, risalente al quarto secolo, di cui tuttora il personaggio di Babbo Natale porta il nome (Santa Claus) nei paesi nordeuropei. Fin da bambino Nicola, dimostrò doti particolari e da adulto divenne vescovo di Myra, località dell’Asia Miore e qui fece grandi opere di bene. Una delle buone azioni, che poi lo collegò all’immagine del portatore di doni, fu di salvare una famiglia dalla povertà gettando del denaro di notte attraverso la finestra della loro casa. Ma Nicolò poteva fare ben più di questo: resuscitava i morti in nome di Dio e poteva salvare i marinai dalle tempeste. Per queste doti Nicolò fu nominato Santo e divenne il protettore dei marinai.


imagem arquivo virtual

Culinária natalina - Tiramissu


6 gemas de ovos
3/4 xícara (150 g) de açúcar
2/3 xícara (160 ml) de leite
1 1/4 xícara (300 ml) de creme de leite fresco
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
450 g de queijo mascarpone
1/4 xícara (60 ml) de café pronto forte e em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de rum
170 g de biscoitos champanhe
1 colher (sopa) de cacau em pó

1. Em uma panela média, bata as gemas e o açúcar até ficarem bem misturados. Acrescente o leite e bata. Depois, cozinhe tudo em fogo médio, mexendo com frequência, até a mistura ferver. Deixe-a ferver por 1 minuto. Em seguida, retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Cubra bem e leve à geladeira por 1 hora.

2. Em uma tigela média, bata o creme de leite e a baunilha até formar picos firmes.

3. Acrescente o queijo mascarpone ao creme de gemas frio, batendo bem até obter uma mistura homogênea.

4. Em uma tigela pequena, junte o café e o rum. Divida os biscoitos ao meio, no sentido do comprimento, e regue-os com essa mistura de café.

5. Arrume a metade dos biscoitos embebidos no fundo de uma travessa de 18 x 28 cm. Espalhe metade da mistura do queijo mascarpone sobre os biscoitos. Depois, metade do chantilly sobre o queijo. Repita as camadas e polvilhe-as com cacau. Cubra a travessa e leve-a à geladeira por 4 a 6 horas, até o doce endurecer.


Colaboração Marina Bergotti/M.Solano

Ostruzionismo sull'università

E’ alla fine di una lunga giornata che si decide il destino della riforma dell’università. Un nuovo rinvio, stavolta definitivo perché l’accordo è stato raggiunto. Si vota oggi alle 16 e l’intesa è arrivata grazie alla proposta del Pd, fatta propria anche da Idv e Udc e poi appoggiata dal Pdl e dopo lunghe ore di ostruzionismo.

Non doveva andare così, secondo le previsioni iniziali. Sembrava un percorso tranquillo, il voto finale era previsto per ieri alle 14. Tutto è precipitato quando si è scoperto che il provvedimento modificava un articolo e poi in un articolo successivo lo abrogava rendendo surreale il voto dei senatori. Dopo il rifiuto del governo di emendare una delle norme in contraddizione per evitare di tornare alla Camera è partito il rallentamento dei lavori da parte dell’opposizione.


Nuvole e temporali un Natale con l'ombrello

Roma  - Sotto l'albero mettete anche un ombrello, sarà utile a chi lo riceverà. Dal punto di vista meteorologico non sarà un Natale sereno, a causa dell'avvicinamento al Mediterraneo di quella che gli esperti definiscono una "saccatura atlantica" che poi di fatto è una perturbazione che porterà con sé vento e tempo instabile. Si comincia dalle regioni settentrionali, poi si passa a centro e Campania.


Mais

http://www.repubblica.it/

Vídeo do Dia, Bianco Natale

Bianco Natale, Rita Pavone, Youtube

Morandi: serata 150 anni per unire Italia


Gianni Morandi


di Titti Santamato - ''La selezione di canzoni e' straordinaria, si va da Viva l'Italia a Va' Pensiero, e' un degno modo di ricordarci che questo grande mosaico che e' il nostro Paese, con tutte le sue differenze, alla fine si unisce e siamo tutti fieri di essere italiani'': cosi' Gianni Morandi ha spiegato il senso della serata-evento che il Festival di Sanremo, il 17 febbraio, dedichera' ai 150 anni dell'Unita' d'Italia.

Serata che inizialmente aveva suscitato polemiche per l'iniziativa di inserire nella scaletta due brani, Bella Ciao e Giovinezza, a cui si era opposto anche il Cda della Rai. ''Ci siamo resi conto che queste due canzoni dividevano, avrebbero creato attrito ed era anche difficile assegnarle ai cantanti. Molti artisti erano infatti disposti a cantare Bella Ciao e pochi Giovinezza'', si e' lasciato sfuggire Morandi alla conferenza stampa di presentazione. ''Era una serata prevista dal regolamento e gli artisti l'hanno presa molto sul serio'', ha poi aggiunto il conduttore che ha anche sottolineato la presenza di ''titoli importanti che toccano tanti temi come la guerra in 'O surdato 'Nnammurato, i sentimenti con Mamma, l'immigrazione con La ballata di Sacco e Vanzetti e un periodo particolare per l'Italia, il 1939, con Mille lire al mese''. Morandi ha poi confessato che e' l'unica serata in cui lui potrebbe cantare qualcosa, anche se al Festival si vede piu' come Baudo che come Celentano, e che se avesse dovuto scegliere in questa rosa di canzoni avrebbe optato per Il mio canto libero e Viva l'Italia''.

Il conduttore non ha poi nascosto ''le belle preoccupazioni per un Festival che arriva dopo i successi di Paolo Bonolis e Antonella Clerici''. Morandi non si e' sbottonato sulla lista degli ospiti stranieri (''dipende dai soldi e dalla loro disponibilta'') e all'ipotesi di invitare Roberto Benigni, il direttore di Raiuno Mauro Mazza ha detto: ''Perche' no, se viene gratis come ha fatto con Roberto Saviano. Avendo un budget non molto consistente ci affidiamo al buon cuore degli artisti''.

Mazza ha poi annunciato che a condurre il question-time, spazio l'anno scorso occupato da Maurizio Costanzo, sara' Lamberto Sposini, mentre sulla serata del 17 febbraio ha sottolineato che le canzoni ''saranno 14 pennellate che dipingeranno l'affresco del nostro Paese, che ogni canzone sara' accompagnata dal ricordo di un momento della nostra storia e che per dare solennita' alla serata verra' chiesto a tutti di vestire in abito scuro, anche in smoking''. La serata del 17 febbraio, 'Nata per Unire', e' anche legata ad una iniziativa benefica in favore dell'associazione 'Per il tuo cuore' diretta dal prof. Maseri. La raccolta dei fondi avverra' attraverso un cd e un dvd che raccogliera' le esibizioni della serata, ma anche attraverso il televoto. Ed essendo la serata del ripescaggio, e' possibile che una buona interpretazione dei brani legati alla storia d'Italia ''possa influire psicologicamente proprio sul voto del ripescaggio'', hanno detto Morandi e Gianmarco Mazzi, direttore artistico della manifestazione, che ha escluso la possibilita' di un dopoFestival (''non ci stiamo lavorando''). L'attenzione della Rai alla serata e' stata testimoniata anche dalla presenza, alla conferenza stampa, del direttore generale Mauro Masi e del presidente Paolo Garimberti. ''C'e' un'impostazione attenta, equilibrata e rispettosa del significato dell'evento - ha detto il dg -. Siamo convinti che Sanremo possa fare tantissimo per questo percorso di conoscenza, nel modo piu' popolare possibile''. ''Sono molto compiaciuto di questo impegno della Rai - ha aggiunto Garimberti - e' doveroso per Sanremo dedicare una serata a questa ricorrenza importante''.

http://www.ansa.it/

Adoções internacionais, liderança italiana

A Itália é líder mundial em termos de adoções internacionais, posto que este ano ultrapassou o limiar de 4 mil crianças que já entraram no país.

Os dados são da Comissão para as Adoções Internacionais, presidida pelo subsecretário do Conselho de Ministros, Carlo Giovanardi, que destacou a evolução positiva das relações com a Bielorrússia, com a autorização para entrar no país de 99 crianças adotadas por famílias italianas, além das 200 já autorizadas em 2010.

"As autorizações para todas estas crianças entrarem no país para serem adotadas por famílias italianas, representam uma decisão importante deste governo, que faz esperar por um futuro melhor", diz Giovanardi.

O disco das 30 mil cópias vendidas

O disco "Caro Papà Natale...3", cujo objetivo é beneficente, vendeu mais de 30 mil cópias.

A seleção reúne canções inéditas e algumas das mais belas músicas de Natal de artistas italianos e internacionais, entre os quais Pooh, Irene Grandi, Massimo Ranieri, Luca Jurman; e cinco inéditas, incluindo 'Natale Din Don Dan' com as vozes de Gino Paoli e Roby Matano e 'La notte piu' dolce che c'e' de, entre outros, Danilo Amerio, Bobby Solo, Charlotte, Riccardo Fogli, Silvia Mezzanotte e Andrea Mirò.

Vuagens: as 10+ na Itália e exterior

Roma está no topo da lista das cidades italianas mais procuradas para fazer turismo. Seguem-se Milão, muito popular para fazer compras e por suas belezas artísticas; e Veneza, que não para de conquistar turistas graças à sua atmosfera sugestiva, única no mundo.

A classificação dos destinos preferidos para o Natal e Ano Novo foi listada por voyageprive.com, clube de vendas privadas online dedicado às viagens.

Florença está em quarto lugar. Outro lugar muito apreciado, apesar de incomum para os feriados de fim de ano, são os campos da Toscana, na quinta posição; enquanto o mar de inverno da capital siciliana, Palermo, a posiciona em sexto.

O esqui e o relaxamento marcam os feriados daqueles que escolhem os Alpes lombardos, em sétimo, seguidos pela cidade de Bolonha em oitavo.

Em nono lugar estão as belezas naturais e os vilarejos medievais da Umbria e em décimo, fechando a classificação, a magnífica paisagem das Dolomitas.

Entre os destinos no exterior, liderando o ranking das preferências dos italianos estão as Maldivas, seguidas por Marrocos e Dubai.

A quarta posição é de Nova York, estável entre os destinos favoritos para comemorar a chegada do Ano Novo.

Seguem-se algumas entre as mais populares cidades europeias: Praga, Amsterdã, Londres e Lisboa. Cidades muito diferentes entre si, mas destinos cada vez mais cobiçados pelos turistas, que atraem visitantes durante o ano todo e em particular no período natalino.

Em nona posição está o Egito, que se confirma como meta turística dos italianos em busca de um clima e temperaturas mais amenas.

Finalmente, em décimo lugar, está a cidade espanhola de Barcelona.

O levantamento de voyageprive confirma a tendência dos italianos de passar o Natal em família: Ano Novo e Epifania registram o pico das reservas do período.

Além disso, a tendência para estes feriados é fazer as reservas no último minuto, ou, ao contrário, bem antes da data de partida. Muitas das reservas para o período de Natal e de Reveillon foram feitas em setembro.

www.ansa.it/www.italianos.it

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Università: studenti oggi in piazza


Roma - Tornano di nuovo in piazza oggi gli studenti italiani, a Roma e in tante città, in vista dell’approvazione definitiva al Senato del tanto discusso ddl di riforma dell’università: il clou, come sempre, sarà a Roma, messa a ferro e fuoco lo scorso 14 dicembre. Stavolta, però, hanno assicurato gli studenti, la protesta dovrebbe assumere dei toni diversi, anche perchè nessuno dubita che il ddl verrà approvato, nonostante i ritardi per il caos di ieri sul voto degli emendamenti: per le strade della capitale non sfilerà infatti il ’solito’ corteo, il classico serpentone verso i palazzi delle istituzioni. Anzi, la manifestazione dovrebbe addirittura risparmiare il centro storico e non puntare verso il ’triangolo del potere’ Camera-Senato-palazzo Chigi, al quale la scorsa settimana era stato tentato l’assalto da una parte dei manifestanti, con immagini di scontri e devastazioni che hanno fatto il giro del mondo. Gli studenti garantiscono che non sarà violata la zona rossa e che la loro protesta sarà ironica, imprevedibile e fantasiosa. «Lasceremo i palazzi del potere nella solitudine della loro miseria e andremo in altrove».

Mais

http://www.corriere.it/


Neve na Itália


Veneza, gôndolas cobertas por causa do gelo
Globo on line

Enzo Bearzot morre aos 83 anos


Enzo Bearzot, treinador campeão do mundo pela Itália em 1982 (Foto: agência Getty Images)

Todos com pouco mais de trinta anos, devemos a esse senhor parte de nossa educação sentimental.

A Itália se lembrará dele pelo sorriso de homem bom, a simplicidade, e pelo título.

Nós, por uma lição que não merecíamos ter tomado.

Na Copa de 1982, Enzo Bearzot tinha em mãos um excelente goleiro, alguns bons jogadores e um centro-avante envolvido em manipulação de jogos com a máfia.

Nós tínhamos uma constelação. É verdade que nossa defesa não marcava lá muito bem. Mas como obrigar craques a marcar alguém?

Depois de uma primeira fase sofrível, a Itália eliminou a Argentina. Parecia ter ido longe demais, até aquela tarde em Barcelona.

Com três gols de Paolo Rossi, a organização venceu a exuberância. Dizem que foi o dia em que perdemos o encanto. Ficamos mais doze anos na fila.

Bearzot virou lenda. Ninguém dirigiu por tanto tempo a Azzurra. Mas nenhum estrangeiro nos ensinou tamanha lição: que é possível amar os derrotados.

http://g1.globo.com/jornal-da-globo

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Curiosidades sobre o Natal italiano



"Apesar de concentrar suas comemorações natalinas em rituais religiosos, os italianos – internacionalmente conhecidos como povo bom de garfo – servem algumas delícias capazes de deixar qualquer um com vontade de viajar até lá só para experimentar.

O menu de Natal italiano varia muito de acordo com cada região do país. Alguns lugares servem peru assado, recheado com castanhas, e outros têm opções de cardápio tão inesperadas quanto a enguia.

Mas o prêmio de pratos natalinos mais populares da Itália fica empatado entre o Pan D’Oro – um pão de casca crocante coberto por açúcar de confeiteiro – e o Panettone, feito de várias camadas alternadas de massa salgada e salame, presunto, linguiça e o que mais a criatividade permitir. Bem diferente daquele bolo recheado com frutas cristalizadas que comemos por aqui todos os anos".



Mais
 
http://vovoqueensinou.blogspot.com/

Parte da Milano il tour teatrale di Ligabue

ROMA - Il successo di pubblico e di critica ottenuto dai concerti negli stadi e nei palasport e dall'album multiplatino ''Arrivederci Mostro'' trainata dal nuovo brano in radio ''Ci sei sempre stata'', ha portato Ligabue alla decisione di proporre ai suoi fan un tour teatrale.

Si chiamera' ''Ligabue, Quasi acustico - Tour teatri 2011'': 28 concerti nei principali teatri di 20 citta', al debutto il 22 gennaio al Teatro degli Arcimboldi di Milano.

La particolarita' e' che a Milano, Roma, Firenze, Torino e Napoli si terranno piu' concerti ma in teatri diversi della stessa citta'. I biglietti saranno in vendita da oggi.

http://www.ansa.it/

L'Italia batte i denti. Neve da Nord a Sud

Da Nord a Sud si battono i denti: la corrente siberiana, che si è abbattuta su gran parte dell'Europa non accenna a placarsi. E dopo le regioni adriatiche e il sud, in queste ore è la volta del Nord. Una spruzzata di neve sta imbiancando Milano dalle 6.30 circa di questa mattina e la neve sta scendendo su strade e autostrade tra il Piemonte e la Liguria e nell'entroterra ligure. La Protezione civile ieri ha emesso un nuovo allerta meteo per una perturbazione che in queste ore porterà nevicate da deboli a moderate fino a livello del mare sul nord est; nevicate moderate ed elevate inizialmente al di sopra dei 100-300 metri e localmente anche a livello del mare su Toscana, Umbria e Marche e successivamente fino ai 500-700 metri. Neve anche sulle regioni centrali al di sopra dei 200-400 metri, con quantitativi anche abbondanti sui settori appenninici, sulla Sardegna al di sopra dei 400-600 metri.


Vinho é vinho!


Os consumidores do bom vinho defendem que o álcool não pode comparar-se às drogas, como afirmou um estudo publicado pela revista The Lancet, e acreditam que tampouco pode ser confundido com as demais bebidas alcoólicas.

É o que revela uma pesquisa online realizada pelo site italiano www.winenews.it, segundo a qual 83% dos consumidores de vinho afirmam que a "bebida dos deuses" não tem nada a ver com coquetéis ou bebidas estimulantes.

O site italiano convidou seus usuários - em sua maioria amantes do vinho, a comentar o estudo de Lancet, que afirma que o poder destrutivo do álcool é maior que o das drogas, quando considerando de forma combinada o prejuízo que causa ao consumidor e às pessoas que o rodeiam.

O estudo considera sete danos à sociedade provocados pelo álcool ou pelas drogas: crime, conflito familiar, dano ao entorno próximo, dano à sociedade como um todo, custo econômico e deterioração da coesão comunitária.

Segundo a pesquisa de winenews, 92% dos enófilos consultados acreditam ser indispensável que as instituições e os produtores realizem campanhas para sensibilizar e educar toda sociedade ao consumo consciente de vinho

As campanhas devem visar principalmente as escolas e os jovens, com ferramentas como cursos gratuitos de degustação e uso de redes sociais como Facebook e Twitter.

A pesquisa também indica que 10% dos consumidores de vinhos acreditam que eles sejam até mais perigosos do que as drogas, porque são mais acessíveis, mais baratos e altamente destrutivos para o corpo.

Para estes 10%, a semelhança entre o vinho e as drogas está principalmente na atitude de abuso de quem o bebe.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Nasce o Pólo Nacional, dos desiludidos

Por Paola Spadari, Roma,  Pouco importa se o chamarmos de "Pólo da Nação" ou "Pólo para a Itália". O que conta é que os 100 parlamentares dos partidos do chamado Terceiro Pólo (aliança dos três líderes de centro, Fini, Rutelli e Casini), entre deputados e senadores, a partir de hoje falem em uníssono.

O denominador comum: trabalhar "pelo bem do país", para "reunificar a Itália e pacificar o país". Eram 19h ontem (15) quando Pier Ferdinando Casini fez o anúncio depois de se reunir em Roma com Gianfranco Fini e Francesco Rutelli, com MPA e os democrata-liberais, Giorgio La Malfa e Paolo Guzzanti.

Este movimento não ocorreu só para cerrar as fileiras contra a pressão do Cavaliere (como o premier italiano Silvio Berlusconi é chamado), que pretende atrair individualmente os parlamentares desiludidos após o voto de confiança do dia 14 ("irrelevante" para Casini), mas também para batizar uma força de "oposição responsável e séria, pronta para discutir sobre eventuais medidas que atendam aos interesses gerais dos italianos, a partir das econômico-sociais e das grandes reformas a serviço do país".

"É preciso trabalhar para a Itália, sem polêmicas, após o momento dos confrontos e da votação de confiança na terça-feira (14). Agora temos um governo e também uma oposição responsável de mais de 100 parlamentares que decidem se unir pelo bem do país. Não é nossa intenção iniciar guerras, mas sim unir as forças responsáveis", disse Casini.

O chamado terceiro pólo "está muito vivo!", disse Rutelli respondendo a Berlusconi, que dava esta experiência (do terceiro pólo) por encerrada antes mesmo de nascer.

"Hoje - afirma - nasce um novo pólo e ele parece robusto. Berlusconi é que tem mais problemas do que antes". O voto do dia 14 portanto não paralisou este projeto (do terceiro pólo) que, ao contrário, olha para frente e estabelece um plano de ação: em janeiro os 100 parlamentares da nova coordenação se reunirão em assembleia para identificar as estratégias organizacionais de sua ação (se pensa em uma federação), para apresentar ao Parlamento e ao país as prioridades programáticas para abrir as discussões com o governo e com as demais forças de oposição responsável.

Para mostrar que se trata de um projeto bem estruturado e de perspectiva, a nova 'formação' teria até pensado em como apresentar as listas no caso de votação antecipada, inclusive para as eleições administrativas. A linha era uma lista única para o Senado e duas para a Câmara: uma constituída pelo setor católico (UDC E API) e a outra 'laica' integrada por FLI, MPA e os outros partidos.

Sobre o nome, que foi discutido em uma reunião prévia em Montecitorio (sede da Câmara) entre Casini, Fini e Bocchino, ainda não há acordo.

Há os que prefeririam Pólo da Nação (cujas cotações parecem ter subido), ou "Pólo para a Itália" (como agradaria mais a Casini). No entanto, não se exclui que o líder da UDC aceite um nome diferente daquele indicado por ele, se for verdade - como indicam os primeiros rumores, que a liderança da federação futura ficaria em seu poder. O que conta é o momento presente e Rocco Buttiglione - ao dizer "enquanto isso, nos unimos, falamos depois" - importuna ninguém menos que Benjamin Franklin que, no Congresso Constituinte dos Estados Unidos disse: "Ou ficamos todos juntos ou nos enforcamos um por um".
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Ouro, ingrediente de luxo nos pratos natalinos

Diz o ditado que nem tudo que reluz é ouro, mas talvez seja o que se come: a última moda na Itália é decorar os pratos de Natal com uma variedade comestível do metal precioso por excelência. Sem sabor e sem cheiro, o ouro usado na gastronomia tem uma função puramente estética, apreciada por muitos chefs e consumidores. Custo: US$ 64, já com os impostos, por um pacote de 24 folhas de ouro, pequenos quadrados de 10 centímetros.

É um elemento curioso mas, certamente, não é novo na culinária. Com o pó de ouro já se amassavam no antigo Egito as tortas ou bolos consumidos pelos faraós para aumentar seu conhecimento. Um tempero original e desde sempre exclusivo, que hoje - para aqueles que podem pagar, volta a ser moda sem quebrar nenhuma tradição.

É o que conta a revista World & Pleasure, segundo a qual os "pratos de 24 quilates" são a redescoberta de uma tradição italiana, um costume que se consolidou no período do Renascimento. Naquela época de tantas e tão profundas transformações para a humanidade, se recorria ao ouro para dar brilho aos alimentos nas mesas fartas dos nobres e dos reis.



Fez história a receita original do "risotto alla milanese" servido por uma das famílias tradicionais, os Sforza, que além do açafrão e do ossobuco de boi, também levava ouro, para demonstrar o poder econômico da família.

Por isso não foi por acaso que, há 30 anos, Gualtiero Marchesi, o pai da "nuova cucina italiana", resgatava esta variedade de risoto, que desde então foi incorporada aos manuais das escolas de chefs de toda Itália.

"O ouro também quer ter o seu próprio manual", disse à ANSA o chef Hans Beck, que usa as folhas de ouro só em pastelaria e em três de suas criações: "mousse al caffé", "sfera di cioccolato" e "cioccolatini". 

Scontri a Roma: liberi i 22 arrestati

Tutti liberi. Tranne uno agli arresti domiciliari. Così hanno deciso le sezioni del Tribunale di Roma, dove giovedì mattina si sono tenuti i processi per direttissima nei confronti dei 23 arrestati mercoledì per gli scontri avvenuti martedì nella Capitale, dopo il voto sulla fiducia al Governo. Polemico il sindaco Gianni Alemanno: «Protesto a nome della città di Roma per questa decisione, c'è un senso profondo di ingiustizia perché quello che è successo richiedeva ben altra fermezza».


Alitalia recebe premio por sua cozinha

A Alitalia foi recentemente premiada como a "Melhor cozinha de bordo" pelos leitores da revista Global Traveler, uma publicação internacional dirigida a viajantes do âmbito empresarial e de luxo.  A companhia aérea italiana também anunciou a introdução, em sua Classe Magnífica, de uma série de menus com especialidades das várias regiões italianas.   A sétima edição do programa anual GT Tested Reader Survey Awards da Global Traveler entrevistou mais de 25 mil passageiros do campo dos negócios e de luxo para determinar com precisão o melhor no segmento de viagens em 2010.

www.ansa.it/www.italianos.it

Ecco la donna che non conosce la paura

ROMA - Camminava di sera in una strada deserta costeggiata da un parco e da una chiesa, un uomo dall'aspetto poco raccomandabile seduto su una panchina la chiama e, appena lei si avvicina, scatta in piedi, le punta un coltello alla gola e dice che l'avrebbe uccisa: lei, per nulla impaurita, gli risponde: 'se stai per uccidermi sappi che dovrai vedertela prima con gli angeli del Signore'. L'uomo improvvisamente libera la presa e lei, come nulla fosse, si incammina verso casa tranquilla e per nulla impaurita.

E' l'episodio raggelante di cui è stata protagonista una donna che, per una malattia, è divenuta totalmente incapace di avvertire ogni forma di paura e di pericolo, e di mettere in atto strategie di difesa o fuga. Sembra una scena di un film come quelle di Fearless di Peter Weir dove il protagonista, sopravvissuto ad un incidente aereo, per il trauma psicologico non prova più paura.