terça-feira, 31 de maio de 2011

Kadhafi está 'acabado' mas não quer deixar poder, dizem enviados à Líbia

Da France Presse - O chefe da diplomacia italiana, Franco Frattini, afirmou nesta terça-feira (31) que o regime líbio está "acabado" durante uma visita a Benghazi, reduto dos rebeldes no leste do país, mas segundo a presidência sul-africana Muammar Kadhafi "não está disposto" a deixar o poder.

"O regime de Kadhafi está acabado. Deve deixar o poder e deve abandonar o país", declarou Frattini, que viajou a Benghazi para inaugurar um consulado italiano.

"Seus colaboradores o deixaram, não tem mais apoio internacional, os líderes do G8 o rejeitam: deve ir embora", acrescentou em uma entrevista coletiva ao lado do titular das Relações Exteriores do opositor Conselho Nacional de Transição (CNT), Ali al Essawi.

O chanceler italiano Franco Frattini (esq.) escuta o discurso de Ali al-Essawi, representante do Conselho Nacional de Transição da Líbia, durante entrevista à imprensa em Benghazi, nesta terça (31) (Foto: Saeed Khan / AFP)
Ataques da Otan atrapalham paz na Líbia, diz presidente da África do Sul Leia mais notícias sobre Revolta Árabe

A Itália, antiga potência colonial na Líbia, defende o exílio de Kadhafi. O país, ao lado de França, Qatar, Gâmbia, Senegal, Grã-Bretanha e Jordânia, reconheceu o CNT como interlocutor legítimo na Líbia.

Mas Muammar Kadhafi "não está disposto a deixar o país", afirmou nesta terça-feira a presidência sul-africana após a visita da véspera a Trípoli de seu chefe de Estado, Jacob Zuma.

No encontro com Zuma, Kadhafi "insistiu no fato de que não estava disposto a deixar o país, apesar das dificuldades", informou a presidência sul-africana em um comunicado.

Além disso, a ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Maite Nkoana-Mashabane, pediu nesta terça-feira um cessar-fogo imediato na Líbia.

"De acordo com a decisão da União Africana (UA) sobre a Líbia, reiteramos nosso pedido de um cessar-fogo imediato e verificável para estimular as partes em guerra a iniciar um diálogo para uma transição democrática", disse Nkoana-Mashabane no Parlamento na Cidade do Cabo.

Durante o encontro, Kadhdafi e Zuma debateram um "mapa do caminho" que prevê um cessar-fogo, o fim dos bombardeios da Otan e a instauração de um período de transição que resulte em eleições democráticas.

Kadhafi disse que estava "disposto" a aplicar o documento, informou Zuma ao fim da reunião.

Mas os rebeldes líbios recusaram o plano porque não determina que Kadhafi deve abandonar o poder.

Estratégia para saída

O presidente sul-africano viajou a Trípoli para debater com o coronel Kadhafi uma estratégia que permita sua saída do poder após 42 anos.

A iniciativa de Zuma aconteceu no momento em que a Otan intensifica os ataques contra Trípoli.

Segundo as autoridades líbias, 11 pessoas morreram na segunda-feira em bombardeios da Aliança Atlântica em Zliten, 150 km ao sudoeste de Trípoli.

A África do Sul já foi apontada como um possível local de exílio para o ditador líbio.

Festival Palco Itália Itinerante

Em ocasião do Ano da Itália no Brasil, o lançamento do Festival Palco Itália Itinerante, realizado pela Associação Ponte entre Culturas – MG, em parceria com a Associação Cultural Ítalo Brasileira – ACIBRA – MG e o Comitê de Imigração Italiana – COMITES, será na Festa Tradicional Italiana de Rua de Belo Horizonte, com apresentação do Gruppo Amarcord – Cia Italiana de Teatro e Ópera. As primeiras cidades a receberem o espetáculo do Gruppo Amarcord são: Sete Lagoas (01/06), Contagem (03/06) e Belo Horizonte (05/06).

O Festival promoverá a circulação do Gruppo Amarcord - Cia Italiana de Teatro e Ópera, com um espetáculo gratuito realizado em praça pública por outras cidades mineiras e em outros estados do Brasil no período de 20 de Agosto a 17 de Setembro deste ano.    Com um emocionante encontro entre o clássico e o moderno, o Gruppo Amarcord faz da ópera uma experiência dinâmica com a fusão, ao mesmo tempo, da comédia e do melodrama. Profissionalismo e versatilidade são aspectos-chave deste grupo que, desde sua fundação no ano 2000, encontrou enorme sucesso de público e crítica na Itália e de modo particular em países como Espanha, França, Portugal, Bélgica, Áustria, Inglaterra, Noruega, Republica Tcheca, Hungria, Rússia, Estados Unidos, Brasil, Uruguai, Argentina, Costa Rica, Honduras, Japão, Coréia do Sul, China e África do Sul.    Com uma formação inusitada para a lírica, tendo Giuliano Brusiani na bateria e Andrea Terenziani no baixo, Claudio Mattioli no teclado e acordeon, Gentjan Llukaci no violino, a soprano Susie Georgiadis, o tenor Massimiliano Barbolini e intervenções cênicas da atriz Barbara Zanasi, o Gruppo Amarcord traz um espetáculo composto por árias de óperas de Verdi, Rossini, Pucini, Mascagni e Donizetti e canções tradicionais italianas de Di Cannio, De Curtis, Di Capua, além de composições de Vittorio Monti e do próprio maestro Claudio Mattioli.

Serviço
Data: 01 de Junho
Local: Praça Tiradentes - Sete Lagoas
Hora: 20 horas
Entrada franca

Data: 03 de Junho
Local: Praça da Glória - Eldorado, Contagem
Horário: 20 horas
Entrada franca

Data: 05 de Junho
Local: Avenida Getúlio Vargas (entre Rua Maranhão e Av. Afonso Pena) Belo Horizonte
Horário: 17 horas
Entrada: 1 K de alimento não perecível (exceto sal, fubá e farinha)

O projeto Palco Itália Itinerante 2011 conta com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Patrocínio
Associação Cultural Lombarda, Caixa Econômica Federal, Grupo CCR, FIAT Automóveis S/A, OMR Componentes Automotivos Ltda, Rima Industrial S/A
Realização
Associação Ponte Entre Culturas/MG
Associação Cultural Ítalo-Brasileira – ACIBRA/MG
Comitê de Imigração Italiana – COMITES
Ministério da Cultura – Governo Federal
Parceria
Prefeitura Municipal de Sete Lagoas
Prefeitura Municipal de Contagem

Apoio Institucional
Consulado da Itália em Belo Horizonte

Assessoria de imprensa
Martha Toffolo (31) 3221-6959 / 8745-6959

Festa della Repubblica



O Comites – Comitato degli Italiani all’Estero, tem o prazer de comunicar que conforme reunião das Comissão de Eventos e Comissão Cultura e representantes de Associações na sede do Comites, ficou acertado que a Festa do 65º Aniversário da República da Itália e a comemoração dos 150 anos da Unificação da Itália, será realizada no dia 05 de junho a partir das 10:30hs. As 11:00 hs será celebrada a “Messa della Repubblica Italiana” pelo Pe. Giorgio Cunial na Igreja Nossa Senhora da Paz, à Rua do Glicério, 225 – São Paulo.

Após a missa será feita uma confraternização com os presentes e apresentação de vários Corais cantando lindíssimas canções italianas.

A Celebração da Festa da República Italiana




Consolato d’Italia, Recife        Dante Alighieri


O Consulado da Itália, O Comites,
A Dante Alighieri e A Casa d’Italia di Recife

Na ocasião do 150º Aniversário da Unificação da Itália
Têm a honra de convidar V.S.a. para

A Celebração da Festa da República Italiana
A realizar-se no dia 2 junho 2011
no “Espaço Itália” de Recife,
sede da Dante Alighieri e da Casa d’Italia.

Jornada Portas Abertas
Das 11,00 às 18,00 horas
Eventos artísticos e culturais
(conferências, projeções, leituras e apresentações)
das 19,00 às 21,00 horas
drinks e música

Rua Fernandes Vieira, 73
Boa Vista

R.S.V.P. 3035-4700

Salvador Scalia

AGU nega tensão entre Brasil e Itália por caso Battisti

Brasília -  O advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, afirmou, em entrevista à ANSA, que não existe tensão diplomática entre o Brasil e a Itália por causa do impasse sobre o caso de Cesare Battisti, que será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no próximo dia 8 de junho.

Adams disse que em toda relação entre duas nações pode haver tensões, mas descartou que esse caso tenha gerado uma "crise diplomática".    Segundo ele, tanto o Brasil como a Itália, país que em sua opinião tem atuado de forma legítima no processo, respeitaram as decisões internas sobre Battisti.     Para o ministro, "o caso Battisti adquiriu uma dimensão exagerada" e houve um clamor muito forte contra a concessão de refúgio ao italiano, o que automaticamente impediu sua extradição à Itália.

Cesare Battisti é ex-militante do grupo de esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). Ele foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 1970. Preso no Brasil em 2007, dois anos depois o italiano recebeu o status de refugiado político do ex-ministro da Justiça Tarso Genro.

Seu caso foi julgado em 2009 pelo STF, que aprovou a extradição de Battisti, mas decidiu que a resposta final caberia ao presidente. Em seu último dia de mandato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu manter o italiano no Brasil, aceitando um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU).
O governo italiano questionou a legalidade do gesto do presidente, com base nos tratados bilaterais. Agora, o STF irá julgar se a decisão de Lula é válida.

Adams acredita que, se o STF manter a decisão de Lula de não extraditar Battisti, o italiano vai "ser liberado imediatamente, em 24 horas". Segundo ele, a ordem de soltura pode ser emitida no próprio plenário pelo relator do processo, Gilmar Mendes.

O advogado-geral da União também justificou a recomendação da AGU favorável à manutenção do italiano no Brasil. De acordo com Adams, o órgão analisou o tratado bilateral de extradição assinado entre os dois países e considerou que desautorizar a extradição de Battisti não infringia o acordo.

"O Estado requerido [no caso, o Brasil] pode fazer o julgamento hipotético de que a extradição pode gerar perseguição, agravamento da situação dele por razões políticas, religiosas e pessoais" e, nestes casos, o tratado permite a não extradição.

"Não que dizer que na Itália não existe o devido processo legal" para manter Battisti na prisão, conforme observou Adams, mas o "presidente da República exerceu esse julgamento".

www.ansa.it/www.ansalatina.com.br

Berlusconi admite derrota em eleição local, mas diz que vai seguir adiante

Do G1, com agências internacionais - O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, reconheceu nesta segunda-feira (30) a dura derrota sofrida por sua coalizão de centro-direita nas eleições locais de domingo e segunda-feira na Itália.

"Perdemos, é evidente. Mas temos que manter a calma e seguir em frente. A coalizão deve permanecer unida", admitiu Berlusconi durante uma visita oficial à Romênia.

"Cada vez que sofro uma derrota tenho minhas forças triplicadas", comentou o primeiro-ministro.

Em Milão, seu bastião eleitoral há quase 20 anos, o candidato da esquerda, Giuliano Pisapia, obteve 55,10% dos votos contra 44,89% da prefeita em final de mandato Letizia Moratti, candidata do Povo das Liberdades, partido fundado pelo chefe de governo.

Partidários de Giuliano Pisapia celebram nesta segunda-feira (30) a vitória do esquerdista em Milão
 (Foto: AP)

A coalizão de Berlusconi também foi castigada em Nápoles, Trieste, Novara e Cagliari.

A derrota terá repercussões em nível político devido ao fato de o chefe de governo ter transformado as eleições locais em um teste pessoal, após um ano de escândalos sexuais e processos judiciais por corrupção que afetaram negativamente a popularidade do magnata.

Pier Luigi Bersani, líder do maior partido de oposição de esquerda, Partido Democrático, pediu a "demissão" do chefe de governo após a derrota eleitoral e a divisão da coalizão.

A maioria dos analistas interpreta o fracasso de Berlusconi como o "começo do fim" de quase vinte anos de "berlusconismo".

Em Nápoles, afetada por uma grave crise de coleta de lixo e governada há quase 20 anos pela centro-esquerda, o vencedor foi o ex-magistrado Luigi de Magistris, do Itália dos Valores, partido fundado pelo juiz anticorrupção Antonio Di Pietro, inimigo do primeiro-ministro.

A votação deu uma ampla vantagem a De Magistris, com 65,37% contra 34%.


O candidato esquerdista à prefeitura de Milão, Giuliano Pisapia, vota neste domingo (29)
(Foto: AP)

Embarcação com 900 imigrantes líbios chega à Sicília

Roma, 31 mai (EFE).- Uma embarcação procedente da Líbia e com cerca de 900 imigrantes ilegais a bordo alcançou nesta terça-feira a costa da ilha italiana da Sicília, após ser socorrida por lanchas da Guarda Litorânea e da Guarda de Finanças.

Segundo informou a imprensa italiana, a barcaça, de 25 metros de comprimento, foi auxiliada quando se encontrava em águas do Canal da Sicília e rebocada até a localidade de Pozzallo.

domingo, 29 de maio de 2011

Blitz di Greenpeace all'Olimpico - 'Fermiamo il nucleare', enorme striscione durante finale di Coppa Italia

Un grande striscione con sopra scritto 'Da Milano a Palermo. Fermiamo il nucleare' e' stato esposto da attivisti di Greenpeace sopra la tribuna Tevere durante la partita di finale di Tim Cup 2011 Inter-Palermo

Roma - Blitz degli ambientalisti di Greenpeace nel corso della finale di Coppa Italia tra Inter e Palermo allo stadio Olimpico di Roma. Cinque attivisti, durante il primo tempo dell'incontro, hanno calato dalla copertura della Tribuna Tevere un grande striscione con la scritta "Da Milano a Palermo fermiamo il nucleare", firmato Greenpeace. Non appena è comparso lo striscione, scritta nera su sfondo giallo, gli uomini della Questura di Roma si sono subito allertati per capire come intervenire e far rimuovere lo slogan. Il messaggio di Greenpeace si riferisce al prossimo referendum del 12-13 giugno, in cui gli italiani saranno chiamati a votare sì o no al nucleare.

Lo striscione di Greenpeace contro il nucleare calato dalla copertura della Tribuna Tevere dello stadio Olimpico, spiegano dalla Questura di Roma, non è stato introdotto nell'impianto a ridosso del fischio d'inizio della finale di Coppa Italia tra Inter e Palermo. Le notevoli dimensioni, infatti, ne avrebbero sicuramente permesso l'individuazione nel corso delle operazioni di filtraggio e prefiltraggio. Al momento, lo striscione (comparso durante il primo tempo) é ancora saldamente ancorato alla struttura in un'area non accessibile a tutti, ma comunque già presidiata da vigili del fuoco e personale specializzato. Per la rimozione in sicurezza, e per l'identificazione degli attivisti (due dei quali appesi con dei tiranti allo striscione per renderlo perfettamente leggibile), si attenderà il termine dell'incontro per evitare criticità e situazioni di pericolo per il pubblico presente sugli spalti. A controllare il tutto, oltre agli uomini della Questura, anche Digos e personale del Coni. La grossa scritta comparsa all'Olimpico, in un primo momento non era stata inquadrata dalle telecamere della Rai che trasmettono la finale. All'inizio del secondo tempo la tv pubblica ha mostrato chiaramente, con una ripresa da dietro la porta difesa dal portiere dell'Inter, Julio Cesar, lo striscione degli ambientalisti di Greenpeace che recita "Da Milano a Palermo fermiamo il nucleare".

L'Inter vince la Coppa Italia

Roma - L'Inter vince la Coppa Italia 2011 battendo il Palermo 3-1 nella finale giocata in uno stadio Olimpico, a Roma, gremito. I nerazzurri spietati, portano a casa il trofeo, nonostante le ghiotte occasioni sprecate clamorosamente dal Palermo anche per merito di Julio Cesar, il portiere dell'Inter stasera quasi insuperabile. I gol: doppietta di Eto'o (27' e 77'), accorcia Munoz (90') e 3-1 finale di Milito (91'). Durante il match Greenpeace ha esposto un grande striscione contro il nucleare.

Italianos no Brasil votam sobre uso de energia nuclear na Itália

Descendentes também têm direito a voto no referendo de 12 e 13 de junho.   Eleitor recebe as cédulas pelo correio e decide se país constrói usinas.

Carolina Iskandarian - Do G1 SP

O aposentado Luca Erriquez, de 78 anos, observa a cédula que veio pelo correio e diz que vai votar contra as usinas nucleares na Itália  (Foto: Carolina Iskandarian/ G1)

Em junho, a Itália vai consultar sua população em um referendo para saber se constrói usinas nucleares. No Brasil, aproximadamente 220 mil cidadãos italianos residentes terão direito a voto e escolherão entre o ‘sim’ e o ‘não’. De acordo com a Embaixada da Itália em Brasília, esse é o segundo referendo acerca do assunto. Em 1987, logo após o desastre nuclear de Chernobyl, os eleitores rejeitaram o uso da energia atômica.

Os eleitores no Brasil – italianos e descendentes que têm a cidadania – receberão em suas casas as cédulas de votação. Se o material não chegar pelo correio até este domingo (29), é preciso procurar o consulado da Itália mais próximo e requisitá-lo, pois deve ser reenviado por carta até o dia 9 de junho. Pelas contas da Embaixada, o estado de São Paulo abriga 148 mil italianos registrados, dos quais 99 mil podem votar.
Na área de circunscrição do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, que abrange os estados fluminense, do Espírito Santo e Bahia, cerca de 35 mil pessoas devem votar. O referendo está marcado para ocorrer no país europeu nos dias 12 e 13 de junho e propõe ainda mais três questões.
Perguntas

Além da pergunta sobre as usinas, os eleitores devem decidir se ministros e o presidente do Conselho de Ministros podem ser impedidos de ir a julgamento enquanto ocupantes desses cargos (isso inclui o primeiro-ministro). Também tratarão sobre a gestão dos serviços públicos de relevância econômica e a determinação da tarifa do serviço hídrico. Facultativo, o voto é gratuito. As despesas postais são pagas pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália.

Cédula 3 trata da construção das usinas nucleares (Foto: Divulgação/ Consulado da Itália no RJ)

De todas as perguntas, o aposentado Luca Erriquez, de 78 anos, só tem uma certeza: vai votar pela não construção de usinas nucleares na Itália, onde nasceu. "Quem é que quer o lixo nuclear no seu país? Vou votar contra." Já com relação às outras questões mais específicas, está indeciso.

"Sobre essas tarifas, será que estarei ajudando o povo?", questiona. O aposentado, que vive no Brasil há 54 anos, mora em São Paulo e diz que só acompanha as notícias sobre a Itália pelo que chega à TV e ao rádio daqui. Mas afirma que não perde uma votação. "Participo de todas. Já elegi deputados."

Casado com uma brasileira, é pai de quatro filhos e todos também têm direito a voto. "Agora eu vou me informar melhor para decidir sobre o voto", conta Erriquez, que recebeu as quatro cédulas em casa na noite da quinta (26).

Voz do imigrante

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Brasil-Itália no Rio de Janeiro já recebeu suas quatro cédulas. Ele mantém o voto em segredo, mas diz que a questão é polêmica.
“Existe essa questão porque o país fica dependente da energia (atômica) exterior. Mas ele passa por terremotos e ainda existem as dúvidas quanto ao tratamento do lixo atômico. Isso divide opiniões porque traria riscos”, afirma Pietro Petraglia, nascido brasileiro, mas filho de italianos.

Para ele, mesmo tratando de assuntos muito específicos do governo italiano, é importante que o imigrante e seus descendentes opinem. “O voto foi uma bandeira que os imigrantes demoraram muito para conquistar e conseguiram em 2001. É uma forma de participar da vida do país”, defende Petraglia.

Depois que a população decidiu que a Itália não usaria energia atômica, no fim dos anos 1980, as quatro usinas nucleares pararam suas atividades.

A Embaixada ressalta que o voto é permitido aos cidadãos residentes e inscritos no Registro dos Italianos Residentes no Exterior (AIRE). O escrutínio está sob os cuidados do Departamento Central para a Circunscrição Exterior instituído pelo Tribunal Superior de Roma.

Festa da Cultura Italiana em Porto Real.


Festa da Cultura Italiana começa dia 3 em Porto Real

Porto Real realiza entre os dias 3 e 5 de junho (sexta a domingo) a 12ª Festa da Cultura Italiana. Entre as atrações, estão shows com Jerry Adriani, Mafalda Minozzi e Banda Finestra Del Cuore, além de apresentações com grupos de dança, parque de diversões, e barracas com comidas típicas. O evento acontece na sede do Porto Real Country Club. A entrada é de graça e a classificação é livre.

O Porto Real Country Club fica na Rua Esteves Domingo Pederassi, nº 83, no bairro Nova Colônia.

Saiba mais: O ingresso para o almoço Della Mamma custa R$ 25 e é vendido antecipadamente pela Associação Vittorio Emanuele II. Mais informações pelo telefone 3353-1618 ou 9968-7116.

Confira a programação:

Sexta-feira, 3:

19h – Início do funcionamento das cantinas e restaurantes com comídas típicas.
19h30 – Abertura oficial com apresentação da Banda de Música do Município de Porto Real, e visitação à exposição de quadros e mostra fotográfica no Museu da Associação.
20h30 – Escolha da Rainha e Princesa da Festa.
21h30 – Apresentação do grupo de dança Le Picolle Ballerine.
23h – Show com a Banda Finestra Del Cuore.

Sábado, 4:

12h – Funcionamento das cantinas e restaurantes com comídas típicas.
19h – Cerimônia de homenagem e entrega de placas.
20h – Apresentação do Coral da Melhor Idade.
21h – Apresentação do grupo de dança Le Picolle Ballerine e As Polentinhas.
23h – Show com Mafalda Minozzi.

Domingo, 5:

12h às 14h – Almoço Della Mamma com apresentação do músico Renato Gabbiani.
15h30 – Festival de Prêmios.
20h – Apresentação do grupo de dança Le Picolle Ballerine.
21h – Show com Jerry Adriani

Fonte: Assessoria de Comunicação
Colaboração Sandra Gioia

sábado, 28 de maio de 2011

Festa della Repubblica 2011 - Petrópolis, Rio de Janeiro


Palestra celebra dia da Festa da República Italiana

O Palácio Rio Negro realiza no próximo dia 3 de junho, às 19h30, no auditório do Palácio, uma palestra com o Prof. José Luis D'Amico, em homenagem ao dia da Festa da República Italiana (festa della Repubblica), com o tema: "O Brasil que veio da Itália", um relato iconográfico como contribuição ao estudo sobre a imigração Italiana no Brasil, em consonância com o Momento Italia-Brasile" (Ano da Itália no Brasil), que se anuncia ao final de 2011, com os 150 anos da unificação italiana (1861 - 2011). O palestrante José Luis D'Amico é médico, auditor do Governo Federal, Membro do Conselho Municipal de Turismo e diretor Cultural da Casa D'Italia Anita Garibaldi de Petrópolis. A palestra tem entrada gratuita.

http://www.e-tribuna.com.br/

Câmara de Comércio Italiana de Santa Catarina prepara delegação para a 29ª CERSAIE, na Itália

Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina
Av. Rio Branco n° 404 - sl 505 - torre 2
Florianópolis – SC / BR
Tel.: +55 48 – 3027 2710 / Fax: +55 48 – 3222 2898

Será realizada de 20 a 24 de setembro, na cidade de Bologna (Itália), a CERSAIE – Feira Internacional de Cerâmica para Revestimento, reconhecida como líder mundial no setor de revestimentos cerâmicos e acessórios para banheiros.

A Câmara Italiana de Santa Catarina está organizando a ida de empresários e profissionais do setor Ceramista e de Construção ao evento.

A CERSAIE chega a sua 29ª edição com muitas novidades. As tendências para o setor em revestimentos cerâmicos, acessórios para banheiros, materiais e ferramentas para instalação, entre outros produtos serão apresentadas em novos espaços, que vão engrandecer ainda mais o evento, conhecido como uma oportunidade global de encontro com as novidades da área.

Anualmente, a CERSAIE atrai empresários, arquitetos, engenheiros, designers, expositores, visitantes, operadores e jornalistas de todo o mundo, que nela têm a oportunidade de fazer contato com potenciais parceiros e conhecer e sentir de perto novos materiais, propostas e tecnologias para o setor.

Os interessados em fazer parte da missão, deverão entrar em contato com a Câmara Italiana de Santa Catarina, no telefone: (48) 3027 2710 ou 3222 2898 - e-mail: feiras@brasileitalia.com.br.

Números: Em 2010 a CERSAIE recebeu cerca de 270 mil visitantes; 1061 indústrias expositoras que ocuparam uma área de 156 mil m2, originárias de 32 países.

Programa da missão:
Saída do Brasil dia 18 de setembro e retorno dia 24 de setembro.
Contato: Josiele Hoffmann / Marina Dilda - (48) 3027 2710 / 3222 2898.

Site oficial do evento: http://www.cersaie.it/

Atenciosamente

Josiele Lais Hoffmann
Depto. Internacionalização
Câmara Italiana de Santa Catarina
(48) 3027 2710

Câmara de Comércio Italiana de Santa Catarina prepara delegação para a feira internacional SANA, na Itália

Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina
Av. Rio Branco n° 404 - sl 505 - torre 2
Florianópolis – SC / BR
Tel.: +55 48 – 3027 2710 / Fax: +55 48 – 3222 2898

Câmara Italiana de Santa Catarina organiza missão empresarial à Itália, no setor de Alimentação natural (produtos orgânicos e biológicos), Nutrição, Saúde e Ambiente para visitar a feira internacional SANA, que acontecerá em Bologna, Itália, nos dias 8 a 11 de setembro de 2011.

Todos os segmentos do setor de alimentos naturais estarão em destaque na feira. Este é o único evento italiano que expõe o panorama completo do setor e aborda temas e conteúdos inovadores.

Para incentivar os negócios entre Itália e Brasil, a Câmara Italiana de Santa Catarina já está com as inscrições abertas para o evento. Os interessados poderão gerar relações positivas com expositores, associações e empresas italianas.

Em uma área de 85.000m2 de superfície expositiva, a feira conta com 16 pavilhões onde 1900 expositores apresentam os mais variados produtos para o mercado de biológicos.

A feira é composta por 3 macro-setores: alimentação, saúde e ambiente.

O setor de alimentação ocupa 8 pavilhões dedicados aos produtos biológicos e instituições certificadoras. Além desta infinidade de produtos expostos, a feira apresenta também 6 pavilhões voltados para saúde, ervas, plantas medicinais e de essência; produtos para manipulação e fitoterápicos; cosméticos naturais, integradores, terapias e disciplinas naturais; centros de bem estar, termas, além de apresentar as últimas novidades em máquinas e equipamentos e embalagens para produtos alimentares.

Para participar da SANA entre em contato com a Câmara Italiana de Santa Catarina e solicite a ficha de inscrição pelo telefone (48) 3027 2710 ou pelo e-mail feiras@brasileitalia.com.br .

site oficial do evento:  http://www.sana.it/
Atenciosamente
Josiele Lais Hoffmann
Depto. Internacionalização
Câmara Italiana de Santa Catarina
(48) 3027 2710

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Attacco contro italiani, sei militari rimasti feriti

BEIRUT - Sei militari italiani dell'Unifil sono rimasti feriti -uno e' gravissimo- nell'esplosione di un ordigno al passaggio di un convoglio nei pressi della città di Sidone, a circa 40 km a Sud di Beirut. Lo conferma Lo Stato maggiore della Difesa. Le televisioni libanesi riferiscono inoltre del ferimento di un numero imprecisato di civili libanesi, mentre l'emittente Future Tv precisa che ad essere rimasto coinvolta nell'attacco dinamitardo e' stato l'ultimo automezzo in un convoglio di quattro.

L'ordigno, afferma la stessa tv, era stato piazzato dietro un guardrail di cemento e nelle immagini trasmesse si distingue chiaramente la targa dell'Unifil sul mezzo colpito. Secondo una prima ricostruzione, inoltre, l'esplosione ha avuto luogo lungo l'autostrada che porta dalla capitale verso la citta' portuale di Sidone.

L'Italia e' intenzionata a ridurre la presenza del suo contingente in Libano. ''Siamo intenzionati a farlo, troveremo le modalita', che non puo' essere quella di dire che da domani ce ne andiamo, e' una graduale riduzione'', ha spiegato infatti il ministro degli Esteri, Franco Frattini, rispondendo a Trieste a una domanda sulla riduzione della presenza militare italiana in Libano.

Solo pochi giorni fa, il 10 maggio, c'era stato il passaggio di consegne nel settore ovest della missione Unifil, in Libano, fra la brigata di cavalleria 'Pozzuolo del Friuli', tornata in Italia a conclusione della missione, e la brigata meccanizzata 'Aosta''. Il Parlamento italiano ha autorizzato per questa missione la partecipazione di 1.780 militari. L'Unifil in Libano fu creata nel 1978 con lo scopo di sorvegliare la frontiera tra Libano e Israele. La sua missione e' stata prolungata dopo la guerra del 2006 tra Israele ed Hezbollah.

LA RUSSA, GRAVI DUE DEI SEI FERITI - "Sono sei i soldati italiani rimasti feriti, due dei quali in modo grave, nell'attentato che ha colpito il convoglio Unifil in Libano": lo ha detto il ministro della difesa Ignazio La Russa parlando a Milano. "Dei due feriti gravi - ha aggiunto il ministro - uno rischia di perdere un occhio mentre l'altro ha una lacerazione alla carotide ed è già stato operato".

UNIFIL, I SEI FERITI FUORI PERICOLO - Non sono in pericolo di vita i sei soldati italiani di Unifil feriti oggi in un esplosione a sud di Beirut. Lo ha detto all'ANSA Andrea Tenenti, portavoce ufficiale della missione Onu schierata nel sud del Libano. "Il ferito più grave è stato operato e a quanto ci risulta è fuori pericolo. Gli altri cinque sono feriti in modo più lieve", ha detto Tenenti raggiunto telefonicamente.

TV, ORDIGNO DIETRO BARRIERA CEMENTO LATO STRADA - L'ordigno esploso oggi contro il convoglio logistico della missione Onu in Libano (Unifil) nei pressi di Sidone, a sud di Beirut, era stato nascosto dietro la barriera di cemento armato sul ciglio della superstrada che collega la capitale al porto meridionale. Lo afferma la tv libanese Future Tv, la prima a diffondere le immagini del luogo dell'attentato. Il convoglio, secondo l'inviato dell'emittente, era composto da quattro veicoli e la deflagrazione ha colpito l'ultima auto, con targa ''Unifil-8377''.

LUOGO ATTENTATO STESSO ESPLOSIONE CONTRO UNIFIL 2008 - Il luogo dell'attentato compiuto oggi contro un convoglio dell'Unifil in cui e' rimasto ucciso almeno un soldato italiano, e' lo stesso in cui il 1 agosto 2008 fu compiuto un attentato dinamitardo contro un veicolo della missione Onu su cui viaggiavano caschi blu irlandesi, lungo la superstrada che collega Beirut e Sidone, all'altezza della cittadina di Rmeile, circa 30 km a sud della capitale.

http://www.ansa.it/

Berlusconi destaca a importância do G8

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, ressaltou hoje o peso que o G8 (grupo dos países mais industrializados) ainda exerce na comunidade internacional, ao fim da cúpula do bloco, realizada na França.

Segundo o premier, com o surgimento do G20 (que engloba as nações emergentes), o G8 "parecia uma cúpula a ser abandonada, mas mostrou-se ainda útil".
A Cúpula do G8 teve início ontem, na cidade de Deauville, e reuniu os chefes de Estado e de Governo dos países-membros, como o norte-americano Barack Obama, o inglês David Cameron e o francês Nicolas Sarkozy.

Na declaração final do encontro, as oito nações acordaram na necessidade de um cessar-fogo imediato na Líbia e de uma "solução política" para os confrontos entre rebeldes e forças do ditador Muammar Kadafi.

"É a opinião de todos que o regime de Kadafi está implodindo", disse Berlusconi, em uma coletiva de imprensa.

Segundo o premier italiano, "o vento da liberdade e da democracia está soprando sobre os países árabes". Já para Sarkozy, negociar com Kadafi "não é possível".

Diante dos recentes conflitos em países do norte da África, o presidente francês apresentou uma proposta de ajuda financeira de US$40 bilhões a essas nações, como Egito e Tunísia. A sugestão será analisada por ministros das Finanças e das Relações Exteriores do G8.

Sarkozy e Cameron também anunciaram a intenção de realizar uma visita a Benghazi, reduto da oposição líbia, "em acordo com os membros do Conselho Nacional de Transição (CNT)", dirigido pelos rebeldes.
 
www.ansa.it/www.ansalatina.com.br

G8 promete US$ 40 bi para apoiar países da "primavera árabe"

Deauville (França), 27 mai (EFE).- Os países do Grupo dos Oito (G8, formado pelos sete países mais ricos do mundo e a Rússia) prometeram nesta sexta-feira US$ 40 bilhões em ajudas aos países árabes que enfrentam revoluções em apoio às suas reformas políticas e econômicas.

Os dirigentes de Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Japão e Canadá também enviaram uma mensagem ao líder líbio, Muammar Kadafi, no final de sua cúpula de dois dias na cidade francesa de Deauville.

imagem Ansa.it

Papa Bento XVI fecha convento em que freiras dançavam em cerimônias

Da BBC - O papa Bento XVI mandou fechar um famoso convento em Roma, de acordo com informações de jornais italianos.

O jornal "La Stampa" informou que o monastério da Basílica di Santa Croce in Gerusalemme (Basílica da Santa Cruz de Jerusalém) estaria sendo fechada devido a 'irregularidades' litúrgicas, financeiras e morais.

Segundo os jornais, alguns monges cistercianos da igreja foram transferidos para outras congregações na Itália. O abade Simone Fioraso, um extravagante ex-estilista de Milão, já tinha sido transferido do mosteiro há dois anos.

O jornal "Il Messaggero" informou que Fioraso tinha restaurado o convento, que estava muito danificada, e aberto um hotel no local, em que realizava concertos. Ele também realizou uma maratona de leitura da Bíblia que foi transmitida pela televisão e constantemente atraía celebridades para visitar o mosteiro, em que promovia uma abordagem menos convencional da religião.

Uma das freiras do mosteiro, Anna Nobili, ex-dançarina erótica, fez várias apresentações de dança com outras freiras durante cerimônias religiosas.

Investigação

O Vaticano teria expressado sua insatisfação com os boatos a respeito do mosteiro.

"Uma investigação descobriu provas de irregularidades litúrgicas e financeiras, além de (irregularidades de) estilo de vida, que provavelmente não estavam de acordo com o de um monge", teria dito ao jornal britânico "Guardian" o padre Ciro Benedettini, um porta-voz do Vaticano.

O inquérito foi feito pela Congregação dos Institutos de Vida Consagrada do Vaticano e seus resultados ainda não foram publicados, segundo o "La Stampa".

A Basílica de Santa Croce é uma das mais antigas e famosas de Roma, foi construída em volta de uma capela do século IV.

A igreja é um dos locais mais importantes de peregrinação na capital italiana e acredita-se que ela guarda relíquias sagradas.

Le zanzare ti fanno stalking? Difenditi con un «eco-killer»

Pipistrelli in giardino o sul terrazzo per difendersi in maniera «green» dagli assalti degli insetti.    Tornano le bat-box domestiche. Ogni volatile ne stermina duemila ogni notte

Pipistrelli in giardino o sul terrazzo per difendersi in maniera «green» dagli assalti degli insetti.

MILANO - Duemila zanzare sterminate in una notte. Ma il bello è che questo insetticida lo ha inventato Madre Natura. I killer «ecologici» delle zanzare non sono prodotti chimici o zampironi, bensì i pipistrelli, piccoli mammiferi che in Italia sono a rischio di estinzione per colpa dell'inquinamento, dell'uso dei pesticidi e della scomparsa, nelle città, dei luoghi in cui amano nascondersi, come fessure e sottotetti. E allora per cercare di salvarli è nato un progetto che chiede, a chi può, di dar loro una casa. Come? Con una “bat box”, una casetta di legno, da appendere sul muro di un edificio o su un albero. Un luogo dove i pipistrelli andranno a riposare nelle ore diurne. L'idea, lanciata dagli zoologi del Museo di Storia Naturale di Firenze nel 2006, quest'anno riparte grazie a una partnership con Coop Italia, che mette in vendita le bat box nei suoi ipermercati e con Walt Disney, che ha realizzato un fumetto in cui Paperino incontra un nuovo amico: “Kiro”.
LE BAT BOX – Le prime casette per i pipistrelli sono state installate nel 2006 in provincia di Firenze. «Il progetto è nato quasi per scherzo – ricorda Paolo Agnelli del Museo di Storia Naturale del capoluogo toscano –. Ma oggi grazie a queste casette ci sono migliaia di persone in tutta Italia che partecipano attivamente alla conservazione dei pipistrelli e ci aiutano a recuperare dati su di loro». Nel 2010 sono state vendute 25 mila bat box nei punti vendita Coop, che le mettono a disposizione al prezzo di 22 euro. Sono invece 1.325 le famiglie che oggi collaborano con l'università di Firenze, controllando la presenza dei pipistrelli nella loro casetta e mandando i dati di questo monitoraggio agli zoologi. «Non si può fare conservazione se non c'è partecipazione delle persone, soprattutto nel caso dei pipistrelli» sottolinea Agnelli. I chirotteri sono stati a lungo considerati animali aggressivi, senza contare la letteratura che in molti casi li descrive come simboli del male, portatori di sventura, bevitori di sangue, eccetera. «La gente ne ha paura e li scaccia per questi pregiudizi» spiegano gli zoologi.

ANCHE FAI DA TE - In Italia esistono 35 specie di chirotteri e purtroppo anche a livello europeo sono tra i mammiferi più minacciati. Chi è amante del bricolage può anche provare a costruirsi da solo la propria bat box, seguendo le indicazioni sul sito del Museo, ma è importante la scelta dei materiali: quelli particolarmente odorosi o tossici li allontanerebbero invece di richiamarli. Le bat box in vendita sono il modello più adatto per gli ambienti urbani e sono disegnate in modo da non attirare altri animali, ad esempio i calabroni. Inoltre, sono prodotte con legno certificato e proveniente da foreste gestite in modo corretto. «Vanno appese su un albero o sotto il tetto a circa 4 o 5 metri di altezza, perché i chirotteri sono animali selvatici e temono l'uomo. La presenza degli animali va controllata solo una volta al mese, illuminando l'interno da sotto con una torcia» spiega Agnelli.

UN «KILLER» PER AMICO – Di giorno le zanzare vengono cacciate dalle rondini, dai balestrucci, dai rospi. Di notte, dai pipistrelli. Un chirottero medio di 20 grammi può predare in una sola notte da 50 grossi insetti a 10 mila moscerini. Duemila, invece, il numero di zanzare che potrebbe mangiare. “In 52 milioni di anni di evoluzione i pipistrelli hanno sviluppato capacità spettacolari nella cattura degli insetti. Usare gli insetticidi non risolve il problema, perché di fatto si inquina. I pesticidi contro le zanzare finiscono per avvelenare anche altri animali. Le zanzare vanno combattute allo stadio larvale – spiega Agnelli - E' fondamentale proteggerli perché non sono solo insettici naturali, ma anche bioindicatori di qualità ambientale. Quando vedremo sparire loro e le rondini dovremo seriamente preoccuparci».

AUSTIN, LA “BAT CITY” – In Italia fanno paura. Invece nella città di Austin, in Texas, nelle fessure di un ponte, il Congress Avenue Bridge, si è stabilita una colonia che oggi conta 1 milione e mezzo di esemplari. Si tratta di una specie messicana di pipistrelli, la “Tadarida Brasilensis”. Nelle notti d'estate migliaia di persone ogni sera si radunano attorno al ponte per ammirarne il volo. La colonia ha cominciato a formarsi negli anni '80 e ha richiamato nuove presenze. La maggior parte degli esemplari è femmina e ogni anno ognuna dà vita a a un solo cucciolo. Secondo una ricerca fatta dai naturalisti locali, grazie alla presenza della colonia gli agricoltori locali non devono fare i conti con i danni alle colture provocati dagli insetti. Il risparmio sulla spesa per i pesticidi è di circa 103 mila dollari l'anno. L'introito per la presenza di circa 100 mila turisti, invece, supera annualmente i 10 milioni di dollari.

 
Giovanna Maria Fagnani
http://www.corriere.it/

FotoRio 2011 - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro

O FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro é um movimento de fotógrafos que, a cada dois anos, desde 2003, celebra a fotografia em inúmeras exposições, palestras, seminários e intervenções urbanas nos principais centros culturais, museus, galerias e espaços alternativos da cidade. No Centro Cultural Correios, nosso parceiro de primeira hora, se concentram algumas das mais expressivas atividades do FotoRio 2011. Aqui celebramos, em homenagem aos 150 anos da Itália unificada, a importante participação da imigração italiana no panorama sócio-cultural brasileiro, com sete mostras do trabalho de italianos que se debruçaram sobre o Brasil e de brasileiros – com a contribuição oportuna da perspectiva argentina – que, dos dois lados do Atlântico, registram e reconstroem o cruzamento dessas culturas. Em outras oito mostras, com propostas e estilos fotográficos diversificados, apresentamos o trabalho de fotógrafos que se destacam nas suas respectivas áreas de atuação, refletindo visualmente sobre si próprio e sobre a vida de todos, ao lado de um dos mais preciosos acervos da fotografia latino-americana e da mostra direta da face da África, através de retratos de africanos pouco vistos entre nós, mas que contêm em si todo o drama desse continente. O que pensam e como trabalham alguns dos nossos mais conhecidos fotógrafos está na projeção dos vídeos do FotoInCena, que se completa com uma apresentação também em vídeo da fotografia africana e chinesa. Aqui se realizam, ainda, o 6º Encontro sobre Inclusão Visual do Rio de Janeiro, e a mostra FotoCine, além da conferência-depoimento da fotógrafa Nair Benedicto, referência maior da fotografia brasileira contemporânea. Milton Guran Coordenador Geral do FotoRio EXPOSIÇÕES de 7 de junho a 17 de julho - abertura 6 de junho às 19h Labirinto “Na Parede da Memória” • Nair Benedicto O Brasil de Fulvio Roiter • Fulvio Roiter Impressões de viagem • Lou Embo Muitos • Antonio Biasiucci Beleza Afro-Brasileira • Giancarlo Mecarelli Histórias, Memórias e Segredos • Lorena Guillén Vaschetti Dopo L´Alba – Depois do Amanhecer • Tadeu Villani Vejam o que vi • Flávio Damm Estúdio de Arte Irmãos Vargas A Fotografia em Arequipa, Peru – 1912/1930 • Irmãos Vargas Remota Etiópia • Laurent Auxietre Ilha • André Cypriano fragmentos, A Cidade Anunciada • Walter Carvalho Pourquoi faut-il toujours que ça ait un sens? • Anna Kahn O seu retrato é meu, o meu retrato é seu • Leonardo Aversa CONFERÊNCIA 20 de junho às 19h Não Desisto de Mim • Nair Benedicto 6º ENCONTRO SOBRE INCLUSÃO VISUAL DO RIO DE JANEIRO de 7 a 10 de junho PROJEÇÃO DE VÍDEOS Foto em Cena • dir. Débora 70 Encontro de Bamako • Laura Serani e Michket Krifa China Hoje • Angela Magalhães, Michael Ende e Nadja Peregrino FotoCine – A Fotografia no Cinema • org. Andreas Valentin

Informações

Data: segunda-feira, 6 de junho de 2011 - domingo, 17 de julho de 2011
Horários: 19:00
Local: Centro Cultural Correios, Rua Visconde de Itaboraí, 20 Centro
Organizado por: Centro Cultural Correios e FotoRio
Em colaboração com: Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro

Slow Fish: a Genova il mondo della pesca

Slow Fish 2011

Imparare a conoscere il pesce, per acquistare al prezzo giusto quello nutriente e gustoso, senza metterne a rischio l'esistenza, scoprire dagli chef mille modi per cucinarlo, incontrare da vicino i protagonisti di un lavoro antico quasi come il mondo, i pescatori. Sono alcuni dei motivi per cui vale la pena andare a visitare Slow Fish alla Fiera di Genova dal 27 al 30 maggio, la manifestazione dedicata al mondo ittico e agli ecosistemi acquatici ripropone per la quinta volta, attraverso convegni, incontri, laboratori e degustazioni, i temi della produzione sostenibile di pesce e del consumo responsabile alla luce degli allarmi sulla pesca estensiva che rischia di far sparire molte specie.

Hanno deciso di ridare fiducia al 'pesce lento' la Regione Liguria, Slow Food e Mareterra di Liguria, con il sostegno economico della Fondazione Carige e della Camera di Commercio e il patrocinio del Ministero delle Politiche Agricole, Alimentari e Forestali, della Provincia e del Comune di Genova.

I riflettori saranno accesi su ''una specie in piu': i pescatori'', in particolare i protagonisti della piccola pesca artigianale, che si confronta ogni giorno, oltre che con gli elementi, anche con un sistema ormai globale. Ai visitatori di Slow Fish saranno proposte due guide all' acquisto della collana 'Mangiamoli giusti', una dedicata alle specie a rischio e alle taglie minime, la seconda all' acquacoltura e al loro impatto sugli ecosistemi, con suggerimenti su specie da evitare e da scegliere.

Tra le novita' il sushi, o meglio un modo diverso di mangiare pesce crudo perche' la moda ormai diffusa sta creando criticita' ambientali, sanitarie e culturali. Slow Fish ne tratta ai Laboratori dell'acqua, ai Teatri del Gusto e, per la prima volta, all'Isola Slow Sushi, dove si puo' osservare l'arte del taglio e assaggiare buon pesce alla giapponese preparato con specie meno sfruttate del Mediterraneo, senza pesare sugli stock a rischio.

Uno dei temi cruciali e' anche il rapporto tra salute del consumatore e scelte sostenibili. Alla Fiera dietologi e biologi si confrontano col pubblico per analizzare rischi ambientali e indicazioni dei medici rispetto al consumo di pesce. Per i buongustai, Slow Fish propone l'Osteria dell'Alleanza, dove una ventina di cuochi della rete italiana e internazionale presenteranno piatti a base di Presidi di Slow Food.

E mentre i percorsi di Slow Food Educa spiegano il mare e i suoi abitanti, le tecniche e i tempi della pesca attraverso la testimonianza diretta dei pescatori, le Osterie del Mare e le Isole del Gusto, le Cucine di strada e i Panini d'aMare faranno gustare agli ospiti specialita' gastronomiche dei piu' svariati territori naturalmente abbinate ai vini dell'Enoteca. Sara' inoltre possibile farsi accompagnare al 'Mercato' da apposite guide per trovare pesce fresco e conservato, olio, spezie, sale, alghe e derivati.

Ma Slow Fish 2011 ha altre sorprese e per la prima volta esce dalla Fiera di Genova per coinvolge prestigiose sedi del centro cittadino con conferenze e incontri.

Come in passato, la rassegna e' strutturata per ridurre l' impatto ambientale, percorso iniziato da Slow Food con il Salone del Gusto 2006 e proseguito scegliendo materiali di allestimento riciclabili, gestione dei rifiuti ad hoc, utilizzo dell'acqua e dell'energia secondo criteri sostenibili.

http://www.ansa.it/

Base de dados - Acervo judiciário do Arquivo Nacional

Para quem pesquisa Rio de Janeiro deve ser muito útil.


Base de dados 
Acervo judiciário do Arquivo Nacional

Introdução

Esta base foi elaborada com objetivo de dar continuidade ao processo de informatização dos  instrumentos de pesquisa. Ela dará mais agilidade à pesquisa acadêmica e simplificará ao   cidadão a busca dos seus direitos.

Os registros incluídos na base dizem respeito aos documentos judiciais provenientes de diversos  órgãos do Poder Judiciário, englobando processos de habilitação para casamento; processos   referentes a registros de nascimento, casamento e óbito, processos cíveis e comerciais   pertencentes às Varas Cíveis, Varas Comerciais, Pretorias do Rio de Janeiro e Tribunais   Superiores, bem como, processos das antigas coleções formada ao longo dos anos no Arquivo   Nacional, como: Escravos, Terras, Inventários e Titulares.

Todo esse volume de registros agora está disponível na Internet, permitindo maior acesso e   rapidez às informações que são valiosas para a compreensão da história do judiciario brasileiro.



colaboração Shirley Folchi Ferreira - SP

UNICEF da Itália pede a Berlusconi empenho por infância em G8

Roma - O presidente do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) da Itália, Vincenzo Spadafora, pediu ao premier do país, Silvio Berlusconi, que o encontro do G8 -- formado pelos sete países mais industrializados do mundo e a Rússia -- se esforce em garantir às crianças o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento.
"Como representante dos países mais ricos, o encontro do G8 deve guiar os esforços internacionais para que a todas as crianças seja garantido o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento", apontou o presidente da Unicef.

O primeiro-ministro italiano se reúne hoje com os líderes do G8 em Deauville, no noroeste da França, com a agenda principal de manifestar apoio às reformas políticas nos países árabes.

"Por isso me volto a ele [Berlusconi] em ocasião do próximo encontro de Deauville para que, na atual conjuntura econômica, o G8 não perca a ocasião de investir na melhoria das condições de vida da infância em todo o mundo", defendeu ele.

Spadafora escreveu que, "nos últimos vinte anos foram registrados progressos importantes na taxa de mortalidade infantil: em nível mundial, o número total de mortos entre as crianças abaixo de cinco anos caiu de 12,4 milhões em 1990 para 8,1 milhões em 2009".

Porém, ele destacou que ainda cerca de 22 mil crianças abaixo dos cinco anos morrem todo dia e 70% destes falecimentos ocorre ainda no primeiro ano de vida.

"Atingir a meta de 0,7% do produto interno bruto para assistência oficial ao desenvolvimento e o respeito da Declaração de Paris e da Agenda Accra são fundamentais para garantir uma estratégia eficaz para garantir a sobrevivência e o desenvolvimento das crianças, especialmente para aqueles que vivem nos países mais pobres e por todas as crianças que vivem situações desvantajosas em todos os países do mundo", colocou.

O presidente da Unicef Itália ainda pediu que o país cumpra com os compromissos assumidos de investir em recursos para cuidar das mulheres e crianças portadoras do vírus HIV e para prevenir a infecção entre outras crianças.

Spadafora ainda alertou que, em um contexto mundial em que a crise humanitária se intensifica, "se evidencia uma necessidade imediata de proteger as crianças da violência, da exploração e do abuso gerado pelos conflitos".

www.ansa.it/www.italianos.it

Festa della Repubblica - Rio de Janeiro

Caros leitores  do Blog do Ale'Italia,

Em 2010 não tivemos uma comemoração da Festa della Repubblica no Rio de Janeiro, ao contrário dos anos anteriores e em especial a realizada em 2009 belíssima, realizada no Forte Copacabana e já comentada em post  anterior neste mesmo blog no ano passado.

Até o momento (hoje 27 de maio) ainda não recebemos informação sobre a Festa della Repubblica no Rio de Janeiro voltada para o povo, para os oriundis e amigos.

Neste ano, em que se comemora os 150 anos da Unità d’Italia e, sendo o ano do Momento Itália/Brasil, o que acontecerá?

Fica a pergunta dos oriundis e de todos aqueles que mesmo não tendo o sangue italiano correndo nas veias, unem-se a nós no amor pela Itália.

Leila Ossola
Blog do Ale'Italia
Gruppo Ale'Italia de genealogia ítalo-brasileira

foto acervo particular  Leila Ossola durante o encerramento da Festa della Repubblica,
 Forte Copacabana, junho 2009, fogos de artifício

Festa della Repubblica - Ceará


clique para ampliar



Cari amici iscritti e partecipanti al Portale Italiani del Ceará,

con molto piacere vi comunichiamo l’evento del 2 giugno 2011 – Festa della Repubblica, organizzato dall’ICIF di Fortaleza.

Alle ore 19:00 si terrà una cena commemorativa nella Piazzetta Italia del Vice-consolato d’Italia in Fortaleza.
Vi invitiamo a partecipare tutti per questo evento commemorativo dei 150 anni dell’Unità d’Italia.
Un cordiale saluto.

LA REDAZIONE DEL PORTALE

Piero Pittelli

Projeção em fachada de igreja no Centro do Rio une arte e tecnologia


A fachada da Igreja de Santa Rita, no Centro do Rio, virou cenário para um espetáculo de luz e cores na noite desta quinta-feira (26). A transformação faz parte do projeto 'Animando a Rua Larga'. (Foto: Tássia Thum / G1)


O projeto utiliza o mapeamento de projeção, no qual as imagens são feitas especialmente para o volume, para proporcionar ao público um espetáculo de luz, som e movimento com projeções sincronizadas de alta definição. (Foto: Tássia Thum / G1)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Itália apóia mulheres africanas para o Nobel da Paz

Roma - O Ministério das Relações Exteriores da Itália anunciou hoje o apoio à candidatura de mulheres africanas ao Prêmio Nobel da Paz 2011.

A campanha Nobel Peace Prize for African Women (NOPPAW) foi apresentada hoje para a Chancelaria italiana, em ocasião do Dia Mundial da África, e é desenvolvida pela Coordenação de Iniciativas Populares de Solidariedade Internacional (Cipsi).

"A África merece o Nobel", explicou o presidente da Cipsi, Guido Barbera, destacando que "hoje apresentamos as mulheres africanas em pé, que levam pra frente o milagre da sobrevivência cotidiana, que caminham sempre juntas para promover as suas batalhas".

Ele ainda destacou que as mulheres africanas se empenham em acudir os filhos, os idosos, satisfazer as necessidades da família, fazem girar a economia e,apesar de tudo isso,geralmente sofrem abusos dos homens, são subnutridas, não recebem instrução e apanham se negarem casamentos.

A subsecretária da Chancelaria italiana, Stefania Craxi, afirmou que o Prêmio Nobel constituiria "um gesto simbólico" e um passo à frente na batalha em defesa dos Direitos Humanos no mundo.

www.ansa.it/www.ansalatina.com.br

Após nove anos de fuga, suposto líder da Camorra é detido na Itália

Da BBC - Um dos fugitivos considerados mais perigosos da Itália foi detido nesta quarta-feira, após nove anos de buscas policiais.

Giuseppe Dell'Aquila, 49, é acusado de chefiar a máfia Camorra (conhecida por suas atividades criminosas na região de Nápoles) e suspeito de extorsão, roubo e lavagem de dinheiro.

Ele foi encontrado pela polícia abrigado em uma casa sob forte esquema de segurança na vila de Varcaturo, a 30 km de Nápoles.


Giuseppe Dell'Aquila sendo detido (Foto: AFP)

Segundo a imprensa italiana, citando informações policiais, Dell'Aquila é tido como o líder de dois clãs criminosos, os Contini e os Mallardo, que estão inseridos na Camorra e assumiram o poder na região após uma sangrenta disputa com outras famílias locais.

Segundo as investigações policiais, os clãs, sob a liderança de Dell'Aquila, teriam feito 'substanciosos' investimentos no setor da construção civil.

Dell'Aquila, em fuga desde 2002, estava na lista dos 30 fugitivos mais perigosos da Itália - chamado, portanto, de um superlatitante, ou superfugitivo.

Ele quase foi capturado em 2009, mas se atirou ao mar e escapou nadando depois de uma batida policial em seu iate, que estava ancorado no golfo de Nápoles, informa a agência France Presse.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Lançamento do XXVI Festival Internacional de Inverno da UFSM e XXVI Semana Cultural Italiana de Vale VênetoXXVI Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto

O lançamento da vigésima-sexta edição do Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Semana Cultural Italiana do distrito de Vale Vêneto (município de São João do Polêsine) localizado na Quarta Colônia Italiana, será quarta-feira, dia 25, às 20h no salão paroquial da Igreja Corpus Christi. Durante o lançamento, além do tradicional jantar italiano servido na região, será divulgada a arte da campanha publicitária . O XXVI Festival Internacional de Inverno da UFSM realiza-se entre os dias 24 a 31 de julho. Conhecido pela diversidade de atrações culturais e sociais que o consolidaram no cenário da música erudita internacional, neste ano o festival traz nomes como o pianista Martin Munch (Alemanha), o violinista Nicolas Favero (Argentina) e a educadora musical Teca Alencar de Brito (Brasil).

A programação geral diária do Festival marca Oficinas de instrumentos, canto e regência: Recital de alunos ou convidados; Oficinas de instrumentos, canto e regência; Curso de Formação Continuada em Música para professores de educação infantil; Oficinas de musicalização infantil para a comunidade e Recital de professores.

Bienal, a arte no caminho da iluminação

Por Nicoletta Castagni - Roma -  Com obras de 83 artistas de todo o mundo, em 4 de junho abre ao público a 54ª edição da Bienal de Veneza. Dirigida pela primeira vez por uma mulher - a historiadora e crítica de arte, a suíça Bice Curiger - a Exposição Internacional, intitulada este ano Illuminazioni (Iluminações), terá como foco a presença da mulher e as novas gerações, mesmo se quem vai receber o público serão três obras-primas do século XVI de Tintoretto, o pintor da luz. Só para lembrar quais são as raízes da arte.

Justamente a partir do título, a grande exposição - montada no Giardini e no Arsenale, na intenção da diretora e do presidente Paolo Baratta, quer tanto destacar um tema clássico (aquele da luz), como reforçar um espírito que ultrapassa as fronteiras nacionais da Bienal mais antiga do mundo. Não só isso, a cuidadosa seleção de Curiger quer também ''celebrar o poder da intuição'' e a ''luz gerada pelo encontro com a arte''. Trata-se, no fundo, de averiguar a ''experiência iluminadora, as epifanias decorrentes da comunicação recíproca e da compreensão intelectual''. Não por acaso, é a arte de Jacopo Robusti, conhecido como Tintoretto, que sintetiza as várias facetas desta 54ª edição.

''Tintoretto faz da luz um uso quase febril, com a qual chega a turbar a própria harmonia do Renascimento'', disse a diretora, que é também uma grande conhecedora da arte veneta. À Illuminazioni chegarão a Última Ceia (Basílica de San Giorgio Maggiore) e o Roubo do corpo de São Marcos e a Criação dos Animais, ambas conservadas nas Gallerie dell'Accademia e emprestadas em caráter excepcional pela Superintendência dos Museus do Estado de Veneza.

''As obras, explicou Curiger, terão um papel fundamental na exposição, estabelecendo uma relação artística, histórica e emocional com o contexto local''.

A primeira iluminação sobre o caminho da arte chega a partir do Veneto do século XVI, para abrir um percurso onde o sinal contemporâneo abraça a experimentação, mas também a redescoberta da linguagem da tradição: pintura, escultura, fotografia, capazes de revelar seu "potencial latente". E principalmente sua capacidade de envolver fortemente seus espectadores, um papel que a arte é convidada a desempenhar cada vez mais.

Muitas das obras apresentadas nesta 54ª Exposição Internacional de Arte foram criadas especialmente para a ocasião. Monica Bonvicini, James Turrell, Nicholas Hlobo, Norma Jean, R.H. Quaytman, Haroon Mirza, Loris Gréaud, Carol Bove, Gelitin, Dayanita Singh, Christopher Wool e outros fizeram novas produções, referindo-se diretamente aos temas centrais da mostra. Quatro artistas (Monika Sosnowska, Franz West, Song Dong e Oscar Tuazon) foram convidados a criar pára-pavilhões, estruturas de caráter arquitetônico e escultural, para acomodar o trabalho de seus colegas.

Tudo isso com o objetivo de concretizar ao máximo um processo de troca, inspirações e estímulos entre todos os participantes.

Esperar por novidades é uma obrigação em todas as Bienais, mas, este ano, dos 83 artistas, 32 são mulheres e outros tantos jovens (nascidos após 1975), para não falar dos 61 que estão estreando em Veneza (entre os quais sete dos 10 italianos selecionados, quase todos ativos no exterior, a partir de Maurizio Cattelan).

Finalmente, há também alguns protagonistas das gerações anteriores, "cuja atualidade os projetou hoje para o centro do debate", afirma a diretora. Entre estes, Llyn Foulkes, Luigi Ghirri, Jack Goldstein, Gedewon e Jeanne Natalie Wintsch.

www.ansa.it/www.italianos.it

Dois italianos na Estação Espacial - ISS

Roma - Pela primeira vez, a Itália tem dois astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS, de sua sigla em inglês). Até agora, isso só acontecera com Estados Unidos e Rússia.

Roberto Vittori chegou à ISS na sexta-feira (20) com o ônibus espacial Endeavour e foi recebido pelo seu colega da Agência Espacial Europeia (ESA), o também italiano Paolo Nespoli, que chegou em dezembro com a nave russa Soyuz e que já está terminando sua longa missão.

O encontro entre os dois astronautas só não foi assistido ao vivo porque caiu a conexão com o satélite que enviava as imagens para a Terra.

De qualquer forma, foi um acontecimento memorável para a Itália, que se tornou o terceiro país do mundo, depois de Rússia e Estados Unidos, a ter dois astronautas a bordo da ISS ao mesmo tempo.

Outros dois astronautas italianos se encontraram no espaço há mais de 15 anos quando, em 1996, Umberto Guidoni e Maurizio Cheli voaram juntos no shuttle (ônibus espacial).

"A saudação entre Nespoli e Vittori tem um grande significado", disse o presidente da Agência Espacial Italiana (ASI), Enrico Saggese.

Vittori, que também é coronel da Força Aérea Italiana, levou para a ISS a bandeira tricolor, que lhe foi entregue pelo presidente da República, Giorgio Napolitano, em 7 de janeiro passado na Reggio Emilia, durante a cerimônia de abertura do 150º aniversário da Unificação do país.

A bandeira deveria voltar no dia 23 à Terra com Nespoli, mas o programa mudou por causa do espaço apertado na Soyuz, que impede o transporte de cargas extras, ainda que pouco volumosas. A bandeira italiana deve retornar à Terra em 1º de junho com Vittori e o shuttle Endeavour.

Os  dois astronautas conversaram ao vivo com Napolitano, enquanto que no sábado (20) isso aconteceu com Bento XVI, na primeira conexão espacial de um Papa.
 

Protesta Greenpeace contro il nucleare

Protesta Greenpeace, al Pincio scorie in un bidone


Protesta di Greenpeace contro il Decreto Omnibus: sulla terrazza del Pincio a Roma e' comparso un grande bidone 'nucleare', quattro metri di altezza per cinque di diametro, sul quale si legge 'Liberateci dal nucleare' e 'Attenzione! Contiene attivisti'. Attivisti di Greenpeace sono asserragliati all'interno del bidone, mentre altri si sono incatenati davanti ad esso aprendo uno striscione con scritto 'I pazzi siete voi. Il nucleare non e' il nostro futuro'. Dalla terrazza del Pincio e' stato srotolato uno striscione leggibile da Piazza del Popolo con scritto '12 e 13 giugno 2011 Referendum. Vota Si' per fermare il nucleare'. Gli attivisti rimarranno barricati dentro il bidone fino al giorno del referendum. Tra di loro, anche Pierpaolo e Giorgio che - dalla casa de www.ipazzisietevoi.org - si sono trasferiti nel bidone, radicalizzando la loro protesta. Gli attivisti comunicheranno con l'esterno solo con videomessaggi, ''per chiedere agli italiani di ribellarsi contro il furto di democrazia di un Governo che vuole imporre il nucleare e di mobilitarsi per portare piu' persone possibili a votare Sì al Referendum del 12 e 13 giugno''. ''Le proteste pacifiche contro il nucleare stanno diventando piu' forti man a mano che i cittadini si rendono conto che il Governo sta cercando di rubargli il diritto di votare al Referendum - commenta Salvatore Barbera, responsabile della campagna Nucleare di Greenpeace Italia - Abbiamo portato la nostra protesta a Piazza del Popolo perche' e' solo col voto popolare che possiamo fermare il ritorno al nucleare in Italia''

http://www.ansa.it/