sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Multinacionais brasileiras a conquista da Itália

Por Pablo Giuliano - São Paulo -  Brasil como uma das soluções para a crise italiana: este será um dos temas da missão que cerca de 150 presidentes e CEO's de multinacionais brasileiras farão na semana que vem em Roma, no âmbito das comemorações do Momento Itália-Brasil, que começa em outubro.

     "Historicamente, o Brasil sempre fez parte do problema e agora se tornou parte da solução", disse à ANSA Luiz Fernando Furlán, presidente de Lide Internacional e ex-ministro do Comércio Exterior, Indústria e Desenvolvimento da gestão de Luiz Lula da Silva.

     A entidade reúne mil empresas que representam 46% do PIB brasileiro e que organiza de 5 a 11 de outubro o 16º Meeting Internacional em Roma, do qual participará o ministro brasileiro da Economia, Guido Mantega.

Furlán considera que as tensões entre os países por conta da negada extradição do ex-ativista italiano da extrema-esquerda Cesare Battisti, solicitada pela Itália pelos quatro homicídios que cometeu no país nos anos 70, têm sido ignoradas no mundo dos negócios.

     "Creio que a decisão não foi a melhor. Tornou-se um jogo de forças que gerou desgaste. Poderia ter-se tomado uma decisão técnico-jurídica de ordem legal dentro da tradição do Brasil sobre estes casos.

     Os dois governos se esforçam para evitar a contaminação das relações econômicas e comerciais e o nosso evento em Roma é uma prova concreta disso", afirmou.

Furlán disse ainda que as economias de Itália e Brasil "marcham em velocidades distintas" mas explicou que haverá oportunidades para ambos os lados: os brasileiros querem joint ventures para ganhar espaços no mercado europeu e os italianos poderão se incorporar ao canteiro de obras no qual o Brasil se transformou para receber a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

     Entre as oportunidades para os brasileiros, em resposta a uma pergunta da ANSA sobre a possibilidade das empresas brasileiras comprarem empresas públicas na Itália e Europa, quando se abrirem as possibilidades de privatizações, Furlan comentou: "Em alguns setores, entrar em empresas públicas, diria que sim, mas as empresas brasileiras precisam entender o contexto regulamentar europeu, À medida que as oportunidades forem identificadas, existe um potencial para as empresas brasileiras".

     Sobre a crise econômica na Europa e na Itália em particular, disse que para o Brasil "é uma chance" para fazer negócios porque a missão "não é um passeio, mas para fazer negócios".

     "Falando da crise, as empresas brasileiras foram submetidas em sua história a um ritual de crise. É como dizia Ayrton Senna: 'É preciso que surja a oportunidade, estar preparado e ter coragem para pegar essa oportunidade. As empresas brasileiras necessitam dessas oportunidades", opinou.

     E comparou o interesse pela Itália em tempos de crise: "As crises geram mudanças, podem mudar até governos, mas como dizem os surfistas, se você ficar na praia tomando cerveja não vai achar a melhor onda. É preciso estar no mar à espera da onda se formar". Para os italianos, argumentou ele, o Brasil tem um "mercado dinâmico, com uma classe média emergente que quer consumir e uma classe média-alta que valoriza os produtos da Itália".

Furlan, conselheiro da gigante BR Foods, é considerado um dos responsáveis, a partir de 2003, da internacionalização das empresas brasileiras no início do governo Lula e cita o caso de que, até há poucos anos, a Embraer era a referência comercial do Brasil e que isso foi superado pela marca de sandálias de praia Havaianas.

     "Os países que prosperaram têm empresas e marcas de alcance mundial. A Itália fez isso nos anos 70, com o famoso Made in Italy criado pela Confindustria. A Itália tinha a imagem do Festival de San Remo, da pizza e das greves e a mudou associando-a ao design, ao luxo, à criatividade e aos automóveis. E agrega emoção à tecnologia", disse ele mostrando sua roupa Zegna.

      Para o ex-ministro, os italianos sempre foram investidores no país, mais além de ter a maior comunidade italiana no exterior, com 25 milhões de descendentes, enquanto que os brasileiros não, apesar de atualmente os sul-americanos investirem na Alemanha, Austrália, Portugal e Inglaterra.

     O investimento estrangeiro direito prova isso: no Brasil entraram US$ 28 bilhões e saíram US$ 27 bilhões. Furlan destacou o discurso que ofereceu à presidente Dilma Rousseff, ao solicitar como solução à crise ''saídas políticas e ousadia''.         

Napolitano: 'Popolo padano non esiste'


Napolitano al Teatro San Carlo di Napoli

"E' chiaro, il popolo padano non esiste, si discute di federalismo fiscale, si chiede un livello più alto di partecipazione delle Regioni... Tutto questo è lecito, ma ove dalle chiacchiere si passasse ad atti preparatori di qualcosa che va verso la secessione, tutto cambierebbe", ha detto Giorgio Napolitano, a Napoli.

Napolitano ha definito una "evoluzione positiva" della Lega Nord quella del 2006 che ha portato ad accantonare le proposte del professor Gianfranco Miglio di perseguire l'obiettivo della secessione. "Fu scelto allora - ha aggiunto - il federalismo fiscale. Un'evoluzione in senso federale dello Stato italiano. Ed ora, per realizzarla, si discute del superamento del bicameralismo perfetto per far nascere una Camera delle Autonomie come quelle che esistono in Germania, in Francia e in altri Paesi. Io mi chiedo da dove nascono queste nuove grida che invocano la secessione. Me lo chiedo e cerco di capire". "Negli ultimi tempi io ho più volte ricordato l'Articolo 5 della Costituzione. Dice che la Repubblica è una e indivisibile, e subito dopo, lo stesso articolo, aggiunge - riconosce e valorizza le autonomie localì. E' un articolo importante come spiegò alla Commissione dei 75, preparatoria dei lavori della Costituente, l'onorevole Meuccio Ruini, disse che con quell'articolo si voleva proprio impedire la nascita di uno Stato fortemente centralizzato". A chiedere l'opinione del Capo dello Stato è stato il professor Massimo Villone, ex senatore. "Bossi dovrebbe esserle grato - ha risposto il presidente della Repubblica commentando l'articolazione della domanda - per come ha così finemente elaborato il suo concetto, perché quel che si sente è spesso ridotto al minimo, a grida che si levano dai prati con scarsa conoscenza della Costituzione. Si dice che la sovranità appartiene al popolo, ma poi non si va oltre la virgola, dove si dice che il popolo la esercita nell'ambito della Costituzione e delle leggi. E nelle leggi non c'é spazio per la secessione".


Dia Europeu dos Idiomas 2011

Associação Beneficente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul - ACIRS

Prezados (as):

Na próxima sexta, dia 30 de setembro, a partir das 19h, acontece encontro das entidades que ensinam línguas europeias, como alemão, italiano, espanhol e francês. O evento, em comemoração ao Dia Europeu dos Idiomas (26 de setembro), reúne representantes do Goethe-Institut, ACIRS - Língua e Cultura Italiana, Instituto Cervantes e Aliança Francesa. Na ocasião, serão apresentados dados de cada entidade e a importância dessas línguas estrangeiras.

O encontro acontece no Goethe-Institut (Rua 24 de Outubro, 112, Moinhos de Vento, POA/RS).
 
O gerente-geral da ACIRS, Marco Traverso, representa a entidade. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Atenciosamente,

ACIRS - Língua e Cultura Italiana
Rua Dr. Flores, 105, Cj. 1404 - 90.020-122 - Porto Alegre/RS - Brasil
Fone: (51) 3212.5535 - Fax: (51) 3212.5672
CNPJ: 94.699.907/0001-34 - De Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal

 
Colaboração Mirna Lanius Borella Bravo - RS

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Itália pede e governo pretende criar grupo para analisar caso Battisti

O ativista italiano Cesare Battisti. (Foto:Reprodução/Alexandre Nascimento/G1)

Iara Lemos Do G1, em Brasília - O governo brasileiro afirmou na tarde desta quinta-feira (29) que pretende criar, a pedido do governo da Itália, um grupo formado por juristas brasileiros e italianos para analisar o caso do ativista italiano Cesare Battisti, que teve a liberdade autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em junho deste ano.
O pedido do governo italiano já havia sido feito e foi reforçado na semana passada pelo ministro de Estado italiano, Franco Frattini, ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, durante a Assembleia Geral da ONU.
O grupo, contudo, não tem prazo para ser formado, segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty. O governo brasileiro também não divulgou quais seriam os objetivos do grupo. Segundo o Itamaraty, o grupo "tentaria equacionar politicamente as divergências que ainda existem no âmbito desta questão". Um jurista deve ser indicado pelo governo brasileiro ao cargo, segundo o Itamaraty.
Em carta encaminhada ao senador Alvaro Dias (PSDB-PR), o Parlamento Europeu afirma que a criação do grupo seria para "analisar os aspectos jurídicos do caso Battisti". Dias havia sido convidado pelo Parlamento Europeu para participar de uma reunião com familiares das vítimas de Battisti em Bruxelas, na Bélgica, no dia 4 de outubro. No mesmo dia, a presidente Dilma Rousseff tem uma visita prevista ao país europeu. A reunião seria uma espécie de manifesto contra a decisão do Brasil de libertar Battisti.
Em um julgamento com mais de sete horas de sessão, os ministros do Supremo mantiveram em junho a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, no final do ano passado, negou o pedido de extradição feito pelo governo da Itália. Ao final do julgamento, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, assinou o alvará de soltura do italiano.
Depois da decisão de Lula, a República da Itália recorreu ao STF, e o caso,– que já havia sido arquivado,– foi reaberto em janeiro deste ano. Acusado de quatro assassinatos ocorridos na Itália durante a luta armada na década de 70, Battisti foi condenado à prisão perpétua em seu país de origem.

Silvio Berlusconi

Silvio Berlusconi
Genitori
Padre: Luigi Berlusconi * 1908
Madre: Rosa Bossi * 25.01.1911
Matrimoni
Matrimonio I:1965
Carla Elvira Lucia Dall' Oglio * 1940

Matrimonio II:15.12.1990
Miriam Raffaella Bartolini * 19.07.1956
Figli
Figli del matrimonio I:
Figli del matrimonio II:
 

Fabio Porta recebe título de cidadão honorário de SP

São Paulo - Com cerca de cinco milhões de ítalo descendentes, São Paulo pode ser considerada a maior cidade italiana fora da Itália. Há 16 anos o deputado Fabio Porta, parlamentar do Partido Democrático (PD) eleito na América Meridional e presidente da Associação de Amizade Itália Brasil, reside na metrópole brasileira.

     Por iniciativa do vereador Donato, ele também de origem italiana (calabrês, da província de Cosenza) o deputado italiano recebeu o título de "cidadão honorário" durante uma cerimônia solene realizada na Câmara Municipal, o conselho comunal da cidade.

     Intervieram numerosas autoridades italianas e brasileiras. Tomaram a palavra a presidente do Comites SP, Rita Blasioli Costa, o presidente da União dos Italianos no Mundo, Plínio Sarti, o deputado federal Carlos Zarattini, a vice-prefeita Alda Marco Antonio, o cônsul geral da Itália Mauro Marsili e - em nome da Câmara Municipal que votou unanimemente a favor da concessão da honorificiência - o vereador Donato.

     Após a entrega oficial do pergaminho com o diploma de "Cidadão Paulistano", o deputado Porta tomou a palavra, visivelmente emocionado.

     "Nasci em Caltagirone, na Sicília e, ainda hoje, tenho ali meus elos familiares e as lembranças ligadas à escola primária e secundária. Depois disso mudei para Roma para me graduar em Sociologia e, na capital, comecei a minha atividade de caráter associativo, político e sindical, mas foi em São Paulo - destacou o deputado - que floresceu a minha maturidade humana e profissional graças a um ambiente extraordinário que permitiu ao meu empenho sindical e político e também à minha pessoa exprimir-se da melhor maneira e de realizar-se plenamente".

     "Nesta cidade encontrei minha esposa e aqui nasceram as minhas duas filhas - continuou o parlamentar - e daqui pude conhecer a grandiosidade da presença italiana em São Paulo, no Brasil e em toda a América do Sul".

     "Interpreto esse reconhecimento - destacou o novo cidadão de São Paulo - como uma homenagem à presença italiana nesta cidade e a quem hoje a represento no Parlamento. É uma feliz coincidência que recebo esta homenagem no ano do sesquicentenário da unidade da Itália, do centenário do Circolo Italiano e do Colégio Dante Alighieri e às vésperas da inauguração do ano denominado 'Momento Itália Brasil'". (Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Fabio Porta)

www.ansa.it/www.italianos.it
http://www.fabioporta.com

Google: logo vencedor para Itália 150 anos

Um logotipo do Google dedicado às energias renováveis para celebrar a Itália do futuro, venceu o concurso 'Doodle para Google: a Itália daqui 150 anos, lançado em abril por Google Italia com o Mibac (Ministério dos Bens e Atividades Culturais), o Miur (Ministério da Educação, da Universidade e da Pesquisa), a Unidade Técnica de missão para as comemorações do 150º aniversário da Unificação do país e a RAI 150.

     O logo estará online na sexta-feira, dia 30 de setembro, e foi criado pela Escola Primária Borgo Rosselli de Porto San Giorgio, que ganhou € 25 mil em equipamentos eletrônicos fornecidos pelo patrocinador HP.

Foram 15 mil os alunos que participaram, 5 mil os trabalhos enviados, 165 mil os votos no site do concurso www.google.it/150anni em apenas três meses. Foram três vencedores de cada categoria, entre os quais o vencedor absoluto.

      Trinta finalistas foram selecionados pelo júri integrado por Jovanotti, Dario Vergassola, Giovanni Minoli, Anna Mattirolo diretora do MAXXI (o Museu de Arte do século XXI, onde hoje ocorreu a premiação) e por um representante do Ministério da Educação.

"Nós queríamos contribuir de uma forma criativa", explicou Stefano Maruzzi, country manager do Google. Para Mario Resca, diretor geral para a valorização do patrimônio cultural do Mibac, "temos uma grande responsabilidade de zelar pelo nosso patrimônio e de compartilhá-lo com as novas gerações. Este concurso foi uma grande oportunidade para os jovens estudantes e seus trabalhos serão vistos por milhões de pessoas".

     "A web é a grande nova memória da história, que se associa à criatividade dos jovens. Estamos comprometendo recursos humanos e financeiros para tentar aproximar a escola da inovação", destacou Rossella Schietroma, dirigente do Ministério da Educação

Berlusconi: 75 anos no pior momento de sua carreira

Por María Bonelli - Roma -  O premier italiano Silvio Berlusconi comemora hoje 75 anos no pior momento de sua carreira política, já que enfrenta quatro processos criminais e seu país está mergulhado em uma das piores crises econômicas, o que levou a opinião pública a perder a confiança nele e em seu governo.

     No último dia 16 o premier registrou seu recorde histórico de impopularidade, de acordo com uma pesquisa de opinião publicada no jornal La Repubblica.

     Segundo esse levantamento, só 24% dos italianos confiam em Berlusconi, o que representa 5 pontos a menos do resultado registrado em junho passado e quase metade abaixo daquele de 18 meses atrás, quando 46% dos entrevistados apoiavam o seu polêmico primeiro-ministro.

Como é que o chefe de governo mais longevo da história da República Italiana - eleito três vezes ao cargo pelos concidadãos, em 1994, 2001 e 2008 - que em mais de 15 anos conseguiu se transformar em uma das figuras políticas mais importantes do pós-guerra, está agora em uma situação tão comprometida?

     Beppe Severgnini, que escreve o editorial do Corriere della Sera, publicou ontem (28) um artigo no Financial Times em que explicou este fenômeno aos leitores não-italianos, indicando três fronteiras que a opinião pública de seu país foi cruzando em relação a Berlusconi.

     A primeira fase terminou em meados de 2009, quando as primeiras revelações sobre a vida privada de Berlusconi e sua atração por mulheres muito jovens chegaram à imprensa, juntamente com o pedido de separação de sua segunda esposa, Veronica Lario.

     Em seu longo relacionamento com Berlusconi, os italianos passaram assim da "cumplicidade à vergonha".

imagem arquivo virtual Google

Novos formatos de massas

Roma - Oitocentos novos formatos de 'pasta', criados em conjunto por especialistas dos Politécnicos de Milão e Turim, serão apresentados no festival "I primi d'Italia" que se realiza em Foligno (província de Perugia, região da Umbria, no centro do país), de hoje e até domingo (2 de outubro).

     "I primi d'Italia" é o único festival dedicado aos primeiros pratos de uma refeição, que às mesas da península são geralmente macarrão, arroz, sopa, nhoque e polenta.

     A exposição, que este ano estará instalada nas salas do Palazzo Candiotti, ilustrará as etapas do longo processo que leva ao desenvolvimento de novos formatos de massas, bem como a criação de embalagens com tecnologias de ponta.

     Entre as estrelas desta edição, a fábrica de massas Verrigni - com sede no Abruzzo, centro da Itália - mostrará ao público seus novos formatos quadrados trefilados com ouro e amassados com sêmola de trigo duro.

     A técnica do trefilado em ouro nasceu em colaboração com o ourives Sandro Seccia e produz assim o "spaghettoro" e "fusilloro", dois formatos de massa tradicionais aos quais agora se somarão os quadrados.

     De acordo com os fabricantes, em virtude do menor "estresse" sofrido pela massa em contato com o metal nobre estas variantes "a ouro" têm uma doçura inconfundível que conquista imediatamente os paladares.

Durante o festival, Palazzo Candiotti será sede de uma exposição e da venda de produtos típicos, da exibição "Food Art", com jóias e esculturas de massa, e da "Food Fashion", que mostrará ao público uma moda feita de macarrão.

     Como parte deste último evento o público poderá assistir à performance "Roupa de massas" realizada pelo Estúdio Criativo Doshin, especialista na criação de trajes-esculturas feitos sob medida nos mais variados estilos e texturas.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Brasitalia 2011

clique para ampliar

Saiba mais

Colaboração Sandra Gioia

Deputado questiona Roma sobre limite de visto brasileiro a italianos

Roma - O deputado italiano Fabio Porta, do oposicionista Partido Democrático (PD) apresentou uma interrogação ao governo de seu país para que esclareça a limitação dada pelo Itamaraty de 90 dias a turistas italianos em solo brasileiro. O limite foi estabelecido pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro em uma circular de julho deste ano e impede a renovação do visto para os italianos, conforme publicado no site do deputado.  O tratamento é diferenciado em relação aos cidadãos dos outros países europeus, que podem permanecer no Brasil por 180 dias. Em declarações à ANSA, Porta contou ter recebido e-mails e telefonemas de protestos de italianos, estudantes, professores e empresários que tiveram o pedido de prorrogação da permanência no país negado.

Porta também "excluiu, absolutamente", que o incidente tenha relação com o caso do ex-militante de extrema esquerda italiano Cesare Battisti, cuja extradição foi negada pelo Brasil. "Creio que as causas são ligadas ao fato de que os brasileiros estão aplicando de maneira muito rígida a reciprocidade", disse ele, referindo-se a possíveis restrições a brasileiros que chegam na Itália.  Fontes diplomáticas italianas atestaram que a restrição a cidadãos da Itália remontam a "um acordo específico que só a Itália assinou com o Brasil nos longínquos anos 1960, que limita em 90 dias" o visto para turistas italianos".  Eles ressaltaram que não está claro porque o acordo assinado há cerca de 50 anos passou a valer somente agora.

O senador Demóstenes Torres (DEM), por sua vez, disse à ANSA que esta medida é "absurda", pois não há nada que justifique a atitude do Brasil para impedir a prorrogação dos vistos. Ele, porém, disse ser "estranho" que isso tenha ocorrido após Battisti obter residência permanente no país. O Itamaraty excluiu qualquer possibilidade de que a medida tenha relação com o caso do ex-militante italiano.  O tema do ex-terrorista foi recentemente discutido pelos chanceleres brasileiro, Antonio Patriota, e italiano, Franco Frattini, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York. Na ocasião, o ministro italiano afirmou que seu governo decidiu "ativar um canal bilateral" com dois enviados especiais que "deverão lidar com" a história para confiar o caso "a um canal jurídico e não de embate político". Ele esclareceu que como canais jurídicos entende-se "uma comissão de conciliação que é o primeiro passo de um procedimento internacional muito importante".  Frattini ainda sublinhou a disponibilidade "do governo do Brasil de enfrentar esta situação não com espírito de fechamento, mas no espírito de relações diplomáticas e amigáveis que duram 60 anos".

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Berlusconi é investigado no caso das prostitutas de Bari, diz imprensa

Da AFP -  O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, teria influenciado o empresário Gianpaolo Tarantini, que entre 2008 e 2009 gastou 29 mil euros para contratar prostitutas para as festas do chefe de governo, a mentir à Justiça, e pode ser denunciado em mais este caso, revela a imprensa italiana nesta terça-feira (27).

O caso envolve a investigação sobre as prostitutas de Bari, recrutadas por Tarantini para animar as festas de Berlusconi, e deve se tornar mais uma dor de cabeça jurídica para o chefe de governo italiano, até agora apenas testemunha no processo.

Segundo a imprensa, o tribunal de Nápoles já determinou que a promotoria de Bari tem competência para investigar a questão, e também decidiu pela libertação de Tarantini, que deve abandonar ainda hoje a prisão napolitana de Poggioreale.


O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, anuncia plano de corte de gastos em 12 de agosto
 (Foto: Reuters)

A investigação de Bari revelou que Tarantini contratou cerca de 30 jovens para as festas de Berlusconi em Roma e Arcore, entre 10 de julho de 2008 e 29 de abril de 2009, de acordo com a imprensa local.
Berlusconi voltou ao cargo de primeiro-ministro nas eleições legislativas de 2008.
Por uma noite na cama do chefe de governo, Tarantini pagava mil euros às jovens, mas grampos telefônicos revelaram que algumas recebiam do próprio Berlusconi casacos com notas de 100 euros.
Tarantini chamava quatro ou cinco mulheres por festa e sempre recrutava novas jovens, que além do dinheiro recebiam transporte e hospedagem, e a promessa de uma carreira na TV.

Cicciolina volta à política


Da AFP - A ex-atriz de cinema pornográfico e ex-deputada do Parlamento italiano Cicciolina decidiu voltar à política como candidata à Prefeitura de Monza, no norte da Itália, pelo partido "Otimista-futurista", noticiou nesta terça-feira (27) a imprensa local.
"Vamos fundar um partido otimista e futurista, que acabe com os abusos, com os votos e contratos manipulados e com a corrupção", anunciou Ilona Staller, mais conhecida como Cicciolina, em uma entrevista concedida à revista "Oggi".
Cicciolina em 2007, em foto da sua página na internet (Foto: Divulgação)
A atriz, nascida na Hungria e que completa em novembro 60 anos, ficou famosa por sua ousada carreira pornográfica e por ter sido parlamentar do Partido Radical italiano entre 1987 e 1992.
"Vamos criar um partido de gente honesta, antimilitarista e que defenda os direitos dos mais fracos. Quero sair às ruas e ouvir os problemas das pessoas", prometeu.

"Vou transformar Monza em uma cidade excitante. Tem muitas capacidades. Poderíamos transformar o Palácio Real em cassino, a Prefeitura ficaria cheia de dinheiro", propõe.
Sua candidatura suscita polêmicas, sobretudo porque a ex-atriz receberá uma pensão como deputada de cerca de 3 mil euros quando completar 60 anos, tal como prevê a lei italiana, particularmente generosa com a chamada "casta" privilegiada dos parlamentares.
Cicciolina iniciou sua carreira política em 1979 pelo primeiro partido ecológico da Itália, o Partido do Sol, que condenava o uso da energia nuclear e defendia a luta contra a fome no mundo.
l
Conhecida por seus seios ao ar livre, Cicciolina casou-se em 1991 com o escultor americano Jeff Koons, com quem teve um filho.
Após apenas um ano de casamento, se divorciou de Koons após um processo complexo pela guarda do filho.

I Documenti del Nonno: Palestra Interativa sobre Documentos Antigos Italianos


SOMIB - Associação Médica Ítalo-Brasileira
ATIVIDADE CULTURAL

I Documenti del Nonno: Palestra Interativa sobre Documentos Antigos Italianos
Palestrante: Prof. Virginio Mantesso Neto (historiador e genealogista)
Programação:

 29 de setembro de 2011, quinta-feira
18h30: Welcome Coffee
19 horas (pontualmente): Palestra Expositiva: Documentos paroquiais italianos:história, características, paleografia
20 horas: Intervalo
20h20: discussão interativa: Projeção e explicação de alguns documentos antigos italianos, de vários tipos*
21h30: encerramento

Inscrição**: R$ 30,00
Local: Auditório Nobre da APM, Av. Brig. Luís Antônio, 278/9º and (Bela Vista) – São Paulo,SP
Informações e reservas na SOMIB tel (11) 3105-3026, 13-17h, ou por e-mail: somib@terra.com.br
Apoio Institucional: Departamento Cultural da Associação Paulista de Medicina
NOTAS:
* As pessoas que possuam documentos de seus antepassados e queiram uma explicação sobre eles, devem enviar por email, até a quarta-feira dia 25, uma imagem escaneada (ou foto digital) em alta definição (300dpi) do mesmo, para o e-mail virginio@uol.com.br. O envio implica na autorização para a utilização da imagem na palestra.
** Todas as grandes comunidades de descendentes de imigrantes tem seu hospital, com exceção da italiana. A receita será integralmente destinada para a nascente campanha de sensibilização da comunidade ítalo-brasileira, promovida pela SOMIB, para no futuro termos o nosso hospital.

Fonte: Virginio Mantesso

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Google e Museu de Israel digitalizam manuscritos do Mar Morto

Da EFE -  O Museu de Israel apresentou nesta segunda-feira (26) em parceria com o Google o projeto de digitalização dos manuscritos do Mar Morto, uma iniciativa que universalizará o conteúdo do testemunho escrito mais antigo dos costumes e práticas da região há 2 mil anos.

O museu divulgou na internet cinco dos seus oito manuscritos escritos em hebraico e aramaico, em um "casamento perfeito" entre tecnologia e história, disse o diretor da instituição, James Snyder.

Manuscritos do Mar Morto foram digitalizados pelo Google (Foto: Divulgação)
Fotografados página por página com uma câmera de alta resolução, os manuscritos foram digitalizados e reconstruídos até que as imagens ganhassem o aspecto original.

"A internet rompeu a barreira que havia entre a informação e as pessoas", explicou Yossi Matias, chefe de pesquisa e desenvolvimento do Google Israel, que destacou a importância de "universalizar" este tipo de conteúdo.

Por enquanto, o Google só traduziu o manuscrito principal, atribuído a Isaias, para o inglês, mas está prevista também a tradução para o espanhol e outros idiomas, disse o curador dos Manuscritos do Mar Morto, Adolfo Roitman.

Descobertos ocasionalmente por um pastor em 1947 em cavernas localizadas em Qumran, importante sítio arqueológico próximo ao Mar Morto, os textos em pergaminho contêm fragmentos de todos os livros do Velho Testamento, exceto o de Ester, assim como vários apócrifos e escrituras de seitas.

O museu possui oito dos manuscritos, que estão divididos em 30 mil fragmentos, mas ainda existem outros em poder da Autoridade de Antiguidades de Israel e colecionadores particulares.
Texto atribuido a Isaias foi traduzido para o inglês (Foto: Divulgação)

Cidadania italiana: Em Curitiba, documento pode levar até nove anos

Para obter reconhecimento da cidadania italiana no Consulado de Curitiba tem que ter, antes de tudo, paciência, pois pode levar nove anos ou até mais. A informação é de Guilherme Pazini Bortoluzzi, que proferiu palestra, na última sexta-feira (23), no Auditório Ruy Hülse, na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma (SC). O evento fez parte da Semana Acadêmica de Direito, realizada pela universidade.    Segundo ele, atualmente o Consulado está solicitando encaminhamento de documentação para aqueles que estão na lista de espera de 2002. “Para realizar a inscrição na lista de espera é necessário preencher todos os campos da ficha de requerimento que se encontra no site: www.conscuritiba.esteri.it (acessar: Modelos/Cidadania/Módulo de requerimento de agendamento). A documentação necessária para o reconhecimento da cidadania deverá ser apresentada somente depois que o interessado receber a carta de convocação do Consulado, de acordo com a ordem cronológica do número de inscrição”, explicou. Em Criciúma o atendimento é realizado no Bortoluzzi Center, nas quartas e quintas-feiras.

Extraído do www.oriundi.net
imagem de arquivo AI

Dolce&Gabbana, mambo italiano, verdura e maccheroni

Scarlett da Dolce e Gabbana

(di Roberta Filippini) - Milano - "Ehi mambo, mambo italiano, ehi mambo...": la voce registrata è quella di Sofia Loren che canta, e gli ospiti seguono il ritmo. C'é allegria alla sfilata di Dolce&Gabbana: stavolta il loro teatro è addobbato a festa, con le luminarie colorate di una piazza qualsiasi del Sud Italia.

E la moda, per una immaginaria nuova Loren, è come un buon piatto di maccheroni conditi con pomodoro e peperoncino. Non è una metafora: in passerella, i più seducenti vestiti sono stampati con tutte le verdure dell'orto, dalle melanzane alle zucchine, gli orecchini fanno ondeggiare le teste d'aglio, le borsette di midollino tintinnano con le tracolle di rigatoni.

"Non è stato facile stampare le cipolle facendo in modo che fossero femminili!" spiegano scherzando i due creativi. Intorno non ci sono più gli schermi led delle scorse stagioni, nessuna telecamera che riprenda gli ospiti, niente collegamento in streaming: Domenico Dolce e Stefano Gabbana sono stati i primi a sposare le tecnologiche ossessioni, e sono anche i primi a fare un passo indietro.

Non rinnegano niente (magari la prossima stagione ci proporranno una nuovissima diavoleria) ma adesso, che tutti fanno la diretta multimediale, loro tornano alle origini, a casa, al paese, a quei colori e a quei sapori che hanno reso autentico il loro stile very very italiano. C'é un ripensamento, diciamo momentaneo, un po' su tutta l'atmosfera che oggi circonda la moda. Anche sui blogger, tanto coccolati dai brand: "C'é stata una vera esagerazione.

Alcuni blog sono interessanti ma occorre selezionare. Il sistema è andato troppo oltre, non possiamo venir usati da loro" dice Stefano. Verrebbe da applaudire, ma veniamo ai vestiti, anch'essi applauditi. L'immaginario film, messo in scena dai due stilisti, assomiglia a 'Pane, amore e...' del 1957, dove Sofia ballava esibendo vitino da vespa e prominente seno latino.

Le modelle oggi non hanno quelle forme ma i vestiti le aiutano, la gonna larga ondeggia, il top-reggiseno affascina, il pagliaccetto è intrigante, il tutto stampato come dicevamo. Arriva il pizzo, come poteva mancare: è azzurro per l'abito che unisce macramé e stampa a peperoncini, è rosa per il robe-manteau abbottonato dietro, è nero e anche ricamatissimo di jais, cristalli, pietre colorate e paillettes per i vestiti da sera.

Per la prima volta non ci sono pantaloni su una passerella di Dolce&Gabbana e nel finale sfilano sessanta modelle vestite solo con un body: dire 'solo' significa mettere fuori strada, dato che si tratta di veri gioielli, uno diverso dall'altro, tutti luccicanti di incrostazioni e pietre, come fuochi artificio.

"E' come quando ti abitui a mangiare il sushi, ma poi vai in vacanza e, davanti a un bel piatto di melanzane, pensi che è quello che ti appartiene da sempre e che più ti piace" spiega Domenico.

In questo clima da gioia di vivere all'italiana, intorno alla passerella sembrano a loro agio tutte le celebrità straniere, dalla paparazzatissima Scarlett Johansson a Felicity Jones, da Paloma Faith a Lynn Xiong. Per non parlare degli attori italiani, come pesci nell'acqua: Beppe Fiorello, Francesco Scianna, Filippo Nigro, Thomas Trabacchi, Gianmarco Tognazzi, i fratelli Brenno e Michelangelo Placido. E le bellezze di casa, Carolina Crescentini, Cristiana Capotondi, Gabriella Pession, Chiara Francini, Michela Quattrociocche, Martina Stella, costrette alla seconda fila per overbooking di celebrities, tra cui, in prima posizione, anche Anna Dello Russo, che sarebbe giornalista ma che ormai fa il personaggio e si veste per farsi fotografare: oggi era d'oro con in testa due enormi palle-ciliegie in versione maculata. La moda è fatta anche di questi fenomeni da baraccone.

Palermo:in porto 2 navi con 340 migranti

Palermo - Sono ancora nel porto di Palermo nella zona della Fincantieri, le navi 'Vincent' e 'Audacia' con circa 340 tunisini a bordo: 200 migranti sono nella Vincent, il resto nell'altra imbarcazione. Provengono tutti dal centro di accoglienza di Lampedusa distrutto nei giorni scorsi da un incendio. Nella tarda serata di sabato aveva invece tolto gli ormeggi la Moby Fantasy, con a bordo oltre 220 migranti giunti a Cagliari diretti nel centro di prima accoglienza (Cpsa) di Elmas.

www.ansa.it

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Italiana tem o maior véu de noiva do mundo

Elena De Angelis é exagerada. E o exagero lhe valeu registro no livro Guinness dos Recordes: o maior véu de noiva do mundo, com 2.800 metros de comprimento. Para carregar o véu, a noiva contou com a ajuda de 600 pessoas, em Nápoles (Itália), no casamento com Ferdinand Pucci.

"Eu quero que esse véu simbolize a paz e a esperança, e acho que alcançamos isso", disse Gianni Molaro, o criador do ornamento nupcial, segundo o "Sun".



I ministri europei al G20: interverremo sul fondo salva-Stati

Milano - Il fondo salva-Stati supporterà gli aumenti di capitale delle banche più fragili e entro metà ottobre arriverà un nuovo intervento da parte dei Paesi dell'Eurozona. Così i ministri del G20 hanno accolto a Washington l'«invito» del Fondo monetario internazionale, secondo cui ci sarà presto necessità di ricapitalizzazioni per le banche europee più fragili a causa dell'esposizione ai rischi dei debiti sovrani. Gli stessi esperti di Washington prevedono, a causa della crisi del debito europea, costi per le banche nell'ordine di 2-300 miliardi. A fare da cornice a tutto ciò la decisione di Moody's di tagliare il rating di 8 banche greche di due note (con l'outlook che resta negativo).

Mais

www.corriere.it

Nati 50 piccoli di tartarughe


Nascita tartarughe ad Agrigento

Al via a Giallonardo, in provincia di Agrigento, le prime delle numerose schiuse attese a settembre: ben 9 i nidi di tartarughe marine segnalati e monitorati dal Wwf grazie al progetto 2011 “Segui le tracce” e grazie all’aiuto di decine di volontari che giorno e notte vegliano i nidi. In un video girato dai volontari del Panda con videocamera a infrarossi è stato ripreso un piccolo di tartaruga che corre verso il mare. Uno spettacolo straordinario ed emozionante che ha visto venire alla luce un totale di 50 piccoli.

Con la schiusa del 24 agosto a Taranto hanno fatto capolino le prime tartarughine. Ora e' Agrigento che prosegue la ricca serie di schiuse previste fino a tutto settembre e oltre. Un avvio per le “nascite settembrine” che parte proprio dalla Sicilia, regione record di ritrovamenti. Cresce intanto l’attesa per il nido di Palermo, che rappresenta un caso particolare per il fatto di trovarsi su una spiaggia vicina al centro cittadino. È stata un’estate fortunata per il Network tartarughe marine del Wwf Italia.

Grazie alla segnalazione e alla collaborazione di turisti e volontari, gli attivisti del Panda hanno sorvegliato – e tuttora sorvegliano - i nidi per garantire che il periodo di incubazione vada a buon fine e che centinaia di piccoli di tartaruga raggiungano il mare senza pericoli. Il ritrovamento di 9 nidi nella stessa estate dimostra il successo della campagna “Segui le tracce”, lanciata dal Wwf all’inizio dell’estate per invitare tutti i frequentatori delle spiagge a individuare e segnalare la presenza dei nidi di tartarughe marine ai volontari del Wwf sul posto.

“E’ stata per noi un’estate di grande soddisfazione, sia perche' il numero di nidi individuati rappresenta un vero record per quelle zone, sia perche' questo straordinario risultato dimostra che alla gente e' arrivato il messaggio che il Wwf ha diffuso con la campagna “Segui le tracce”: l’importanza di segnalare questi preziosi eventi, dall’individuazione delle tracce che testimoniano la presenza di un nido al ritrovamento del nido stesso. In particolare quest’anno abbiamo visto il coinvolgimento delle persone che vivono e utilizzano le coste e la pronta attivazione delle istituzioni come la Guardia Costiera”, afferma Paolo Casale, Responsabile del Progetto Tartarughe del Wwf Italia

Galan, carcere per chi deturpa monumenti

La fontana del Moro di Piazza Navona,a Roma, restaurata dopo gli atti vandalici del 3 settembre scorso.

E' stato approvato in consiglio dei Ministri - e passera' quindi all'esame del Parlamento - un disegno di legge delega presentato dal ministro dei beni culturali Giancarlo Galan che prevede la possibilita' di arrestare chi deturpa i beni culturali introducendo due nuove specie di reato.

Lo ha annunciato il ministro in una conferenza stampa alla quale ha partecipato anche il Sottosegretario di Stato alla Presidenza del Consiglio dei Ministri, Gianni Letta. Il disegno di legge delega - d'intesa con il ministero della Giustizia - introduce il delitto di danneggiamento, deturpamento e imbrattamento dei beni culturali e paesaggistici con una pena - ora aumentata - fino a sei anni di reclusione. Inoltre e' prevista la nuova figura di reato di 'furto d'arte'. Con questi due interventi si permette al magistrato, ferma restando la sua valutazione, di poter procedere alla carcerazione preventiva in attesa del giudizio. Si prevede anche il contrasto della condotta di ricerca illecita di beni archeologici mediante metal detector.

Per Galan, e' un provvedimento ''di civilta', garantista e il piu' possibile liberale. Le pene vengono inasprite solo per consentire una maggiore tutela dei beni culturali''. ''Quello dei Beni culturali e' un ministero chiave nel nostro Paese, ne caratterizza l'identita' vera - ha detto Letta -. Valorizzando il nostro patrimonio forse potremo trovare la strada della ripresa''.

Il disegno di legge delega mira anche al potenziamento dell'attivita' svolta dal Comando Carabinieri per la tutela del patrimonio culturale, ''Corpo altamente qualificato e specializzato nel contrasto contro questi reati'', ha affermato Galan. ''Il Nucleo speciale dei Carabinieri - ha aggiunto Letta - ha tutelato in tutto il mondo e nel corso degli anni un autentico 'tesoro', con una professionalita' invidiata da tutti''.

Dati confermati, superata velocita' luce


Superata la velocita' della luce
Roma - E’ arrivata la conferma ufficiale: la velocita’ della luce e’ stata superata. I dati, resi noti questa mattina, dimostrano che le i neutrini viaggiano ad una velocita’ di circa 60 nanosecondi superiore a quella della luce, il limite della velocità nel cosmo. Il risultato e’ stato ottenuto nell’esperimento Cngs (Cern Neutrino to Gran Sasso) e le anomalie sono state osservate dal rivelatore Opera, che ha analizzato il fascio di neutrini che dal Cern di Ginevra vengono lanciati verso i Laboratori Nazionali del Gran Sasso dell’Istituto Nazionale di Fisica Nucleare (Infn).

Il risultato si basa sull'osservazione di oltre 15.000 neutrini tra quelli che, una volta prodotti dall’acceleratore del Cern Super Proton Synchrotron, percorrono i 730 chilometri che separano il Cern dal Gran Sasso e i dati del rivelatore Opera, che saranno presentati oggi a Ginevra, dimostrano che i neutrini impiegano 2,4 millisecondi per coprire la distanza, con un anticipo di 60 miliardesimi di secondo rispetto alla velocita’ attesa. L’analisi dei dati, raccolti negli ultimi tre anni, dimostra che i neutrini battono di circa 20 parti per milione i 300.000 chilometri al secondo ai quali viaggia la luce. Il risultato e’ stato ottenuto con una serie di misure ad altissima precisione, fatte in collaborazione con gli esperti di metrologia del Cern e di altre istituzioni. La distanza tra l'origine del fascio di neutrini e il rivelatore Opera e’ stata misurata con un'incertezza di 20 centimetri sui 730 chilometri del percorso e il tempo di volo dei neutrini e’ stato determinato con una precisione di meno di 10 nanosecondi, utilizzando strumenti molto sofisticati, come sistemi Gps progettati appositamente per l’esperimento e orologi atomici.

‘’Abbiamo sincronizzato la misura dei tempi tra il Cern e il Gran Sasso con un'accuratezza al nanosecondo e abbiamo misurato la distanza tra i due siti con una precisione di 20 centimetri’’, ha detto Dario Autiero il ricercatore oggi pomeriggio presentera’ i dati al Cern. ‘’Nonostante le nostre misure abbiano una bassa incertezza sistematica e un'elevata accuratezza statistica – ha aggiunto - e la fiducia riposta nei nostri risultati sia alta, siamo in attesa di confrontarli con quelli provenienti da altri esperimenti”. Il Cern stesso rileva in una nota che ‘’considerando le straordinarie conseguenze di questi dati, si rendono necessarie misure indipendenti prima di poter respingere o accettare con certezza questo risultato. Per questo motivo la collaborazione Opera ha deciso di sottoporre i risultati a un esame piu’ ampio nella comunita’’’. I dati saranno quindi presentati oggi pomeriggio in un seminario nel Cern di Ginevra e lunedi’ in un seminario nei Laboratori del Gran Sasso.

“Quando un esperimento si imbatte in un risultato apparentemente incredibile e non riesce a individuare un errore sistematico che abbia prodotto quella misura, la procedura standard e’ sottoporlo a una piu’ ampia indagine’’, ha osservato il direttore scientifico del Cern, Sergio Bertolucci. “Se questa misura fosse confermata – ha aggiunto - potrebbe cambiare la nostra visione della fisica, ma dobbiamo essere sicuri che non esistano altre, più banali, spiegazioni. Cio’ richiederà misure indipendenti’.


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Os 90 anos da moto Guzzi

Por Valerio Monaco - Roma - Uma apresentação mundial da nova California 90, por ocasião das Jornadas Mundiais Guzzi. Assim, a casa de Aquila conclui a gloriosa carreira da mais famosa classic-touring, homenageando-a com uma requintada edição limitada pelos 90 anos da Moto Guzzi e os 40 do modelo.

     Lançada pela primeira vez em 1971, a California nasceu da V7 Special. O que a diferencia são o longo selim de dois lugares, tão confortável como uma poltrona, o para-brisa amplo e as duas elegantes bolsas laterais.

     O equipamento é um sucesso que torna a California uma touring muito apreciada tanto na Europa como no exterior. Nos Estados Unidos ela é a moto de trabalho dos agentes do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD, da sigla em inglês) e rapidamente também foi adotada pela polícia de outros Estados. Na Itália, é a moto dos desfiles da corporação dos Corazzieri, de serviço no Palácio da Presidência da República, o Quirinale.

     Ao longo do tempo, esta lendária moto italiana viveu várias fases de desenvolvimento, sempre respeitando a filosofia original, até se tornar o modelo de maior sucesso entre os milhares produzidos pela fábrica de Mandello.

     Agora, quem rouba a cena é a California 90, que ostenta uma pintura bicolor elegante que combina o laranja metálico ("Califórnia") com o branco ("Diamante"). Outra atração é o logotipo no tanque, em memória das motos Guzzi dos anos 30, ao qual se soma o selim de couro costurado à mão e a placa no guidão que certifica a produção numerada e limitada.

     O que também contribui para exaltar sua personalidade são as rodas raiadas, os para-lamas de aço e faróis de neblina, elementos herdados da clássica versão vintage - como o para-brisa com o suporte de aço inoxidável polido, o clássico guidão em formato de cornos bovinos, os belos alforjes laterais rígidos forrados com veludo e o bagageiro cromado.

     O coração da California 90, o motor, tem torque poderoso e muita confiabilidade, o que o torna particularmente apreciado pelos motociclistas. O impulso dos 1064 CC é a magia escondida nos cilindros de liga de alumínio onde trabalham os pistões resistentes ao desgaste em grafite. Alimentado pela injeção eletrônica Weber Marelli IAW, o motor ostenta baixas emissões, torque poderoso de 74 CV a 6.400 rpm e torque máximo de 94 Nm a 5 mil rpm. O chassi também é impecável, fornecendo máxima estabilidade e precisão. Considerando o conjunto todo, a promessa não é só de beleza e eficiência, mas também de excelentes maleabilidade e estabilidade.

RomaFilmFest, il Marc'Aurelio del miglior attore è per Richard Gere

Roma -  Il Premio Marc'Aurelio sarà assegnato a Richard Gere. Questo è uno degli eventi più importanti della sesta edizione del Festival Internazionale del Film di Roma, in programma dal 27 ottobre al 4 novembre. Tra gli altri: i retroscena della crisi finanziaria in «Too Big to Fail - Il Crollo dei Giganti» di Curtis Hanson, una Lezione di Cinema con il pubblico tenuta da Michael Mann e l'evento dedicato ai vampiri di «Breaking Dawn» per l'uscita del nuovo capitolo della saga «Twilight».     Il Premio - Il «Marc'Aurelio» è uno dei tre premi ufficiali del RomaFilmFest firmati da Bulgari che riprende i simboli più importanti della città: la statua equestre di Marco Aurelio e la piazza del Campidoglio, rievocata da dettagli di carattere architettonico . La figura dell'imperatore a cavallo appare «proiettata» su uno schermo di cristallo, posto su di una struttura cilindrica che riproduce i rulli dei proiettori cinematografici.

Mais

www.corriere.it

Notícias/Notizie

clique nos links para ler as notícias


Tóquio fecha em baixa e bolsas da Europa operam em queda

No ad arresto per 7 voti Berlusconi: 'Soddisfatto'

Lampedusa, dopo la rivolta trasferiti 300 migranti, 500 ancora sull'isola

Em meio à crise, Itália reduz previsão de crescimento para 0,7%

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Nebulosa apresenta formas de pássaro em foto de observatório

Do G1, em São Paulo


Uma nebulosa a 6,5 mil anos-luz de distância da Terra apresenta formas de passáros como mostra uma foto divulgada nesta quarta-feira (21). A região foi objeto de estudo de astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla inglês).
A Nebulosa da Galinha Fugitiva recebe este nome pois muitas pessoas enxergam uma ave na parte mais brilhante da imagem (no centro) ou em outros pontos do local (veja imagem abaixo). A nuvem de hidrogênio brilhante está repleta de estrelas recém-nascidas e a coloração vermelha indica a existência de "berçários" estelares - outro exemplo é a Nebulosa da Lagoa.
Os cientistas usaram o instrumento Wide Field Imager, que integra o telescópio MPG, localizado no Chile, um dos países que fazem parceria com o ESO, assim como o Brasil.
A região também é conhecida como Nebulosa Lambda Centauri ou IC 2944 e está na direção da constelação de Centauro.
Estrelas formadas na nebulosa apresentam altas temperaturas e são formadas a partir do hidrogênio gasoso ao redor. Elas brilham intensamente em uma frequência ultravioleta e excitam as nuvens de hidrogênio, que apresentam a tonalidade vermelha.

Confeitaria tradicional no Rio comemora 117 anos com chá e ópera

Doces foram feitos especialmente para ocasião  (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)

Alba Valéria Mendonça, Do G1 RJ -  Não é todo dia que se comemora 117 anos de sucesso. Por isso, para celebrar a data em grande estilo, a Confeitaria Colombo, uma das mais tradicionais, situada no Centro do Rio, aproveitou o fim de tarde desta terça-feira (20) para brindar os clientes com um cardápio com deliciosas receitas do tempo da vovó, e apresentações de árias de óperas famosas, como “Tosca” e “Carmem”.

Leia mais

Mais de 100 anos de História
De sua inauguração em 1894 até os dias de hoje, a Confeitaria Colombo conserva intacta a sua própria essência: a de cultivar, dia após dia, a qualidade de seus produtos e serviços, preservando também sua própria história. Foi assim que tornou-se, inclusive, patrimônio cultural e artístico de nosso país.

Informações retiradas do Livro Colombo 100 Anos no dia -a- dia da Cidade do Rio de Janeiro.
1894 – O Rio de Janeiro de D.Pedro II possuía ruas estreitas onde mal podiam circular os bondes.Quem frequentava as ruas elegantes do Centro eram homens de negócios, “donas e doninhas galantes”, grupos de músicos ambulantes,jovens vendedores de balas. Numa exibição diária de elegância e luxo, matéria- prima para os cronistas, avidamente lidos e apreciados pelas minuciosas descrições dos belos trajes.

Em setembro de 1894, Lebrão e seu sócio Joaquim Meirelles deram à cidade e ao país o mais elegante estabelecimento comercial de luxuosa decoração e riqueza, só comparável às confeitarias de Paris ou Londres: a Confeitaria Colombo.

Fontes

Os melhores 'beijoqueiros' são os italianos

Por Marisa Alagia - Milão -  O beijo dos italianos não conhece rivais. São seus os beijos mais apaixonados, demorados, românticos e reconfortantes do mundo. Lideram o ranking com 28% das preferências, distante dos franceses em mais de 10 pontos (17%). Nas últimas posições estão os suecos (6%), os ingleses (4%), alemães (3%) e dinamarqueses (2%). São chatos, pouco afetuosos e só pensam em ir mais longe.       A dar os votos para o mais meigo dos contatos físicos foram três mil turistas, através de uma pesquisa realizada por ocasião do Kisser Casting da Martini. De fato, a empresa abriu a caça ao "beijador perfeito" que será o novo rosto do próximo anúncio Martini: deve ter entre 25 e 30 anos, um espírito positivo e uma forte capacidade de comunicação. O elenco deixará Milão na próxima quinta-feira (22) e prosseguirá por outros 16 países e no Facebook.

     Enquanto isso, a Associação da psicóloga Serenella Salomoni, 'Donne e qualità della vita' (Mulheres e qualidade de vida) pediu a 3 mil turistas entre 25 e 45 anos as suas opiniões sobre os beijadores do mundo.

     Os homens italianos derrubaram todos. E por cinco motivos: 1) a paixão com que beijam (52% das entrevistadas); 2) sua capacidade em consolar a mulher no momento da dificuldade (31%); 3) os beijos dos italianos são mais demorados (16%); 4) os italianos cuidam mais da higiene bucal e de seus sorrisos (27%); 5) sabem como brincar com as palavras, sendo portanto mestres na arte do cortejar (7%).

     No segundo lugar do ranking estão os franceses (17%), seguidos no terceiro degrau do pódio pelos espanhóis (13%). Gregos (10%), brasileiros (9%) e holandeses (8%) se posicionam respectivamente entre o quarto e o sexto lugares.

     O beijo de todos os norte-europeus foi reprovado, do sétimo ao décimo lugar: suecos (6%), ingleses (4%), alemães (3%) e dinamarqueses (2%).

Por que o beijo é tão importante para as mulheres?
As mulheres, em primeiro lugar, prefeririam as preliminares (56%) em vez da relação sexual propriamente dita por serem sinônimo de uma maior cumplicidade. Para 21% delas, o beijo é fundamental por ser a verdadeira fonte de excitação, acima de qualquer outra abordagem física. Finalmente, 34% das mulheres conseguiriam se abster do sexo por períodos mais ou menos significativos, mas certamente não de beijar o seu parceiro.

     Além disso, para completar o quadro do que uma mulher mais quer, há momentos específicos em que o beijo ganha ainda mais importância: para 63% das mulheres o mais cobiçado é o beijo do final do dia, para 41% o beijo vencedor é o que ocorre depois de uma briga furiosa. Para 29% é muito excitante se beijar enquanto se cozinha juntos; mas não deve ser negligenciado (13%) o canônico beijo sob os lençóis.

     Para saber mais, só resta estudar a filematologia: é a ciência sobre as funções e todos os aspectos do beijo. Muito auém da definição de "simples apóstrofo cor de rosa entre as palavras te amo", como reza uma das frases mais populares entre os apaixonados.

imagem arquivo virtual Google

Conferência "O Projeto Mose" com Prof. Arquiteto Aldo Aymonino

clique para ampliar

IIC San Paolo Newsletter

Lampedusa: scontri, decine di feriti. Sindaco: siamo in guerra

Lampedusa(Agrigento) - Sarebbero decine le persone rimaste ferite dopo gli scontri che a Lampedusa hanno coinvolto alcune centinaio di tunisini che stavano manifestando, le forze dell'ordine che li hanno caricati e un gruppo di abitanti di Lampedusa che protestano contro la presenza sull'isola dei migranti. Fino ad ora sono stati medicati nel Poliambulatorio dell'isola due agenti di polizia e un militare della Guardia di Finanza, oltre a una decina di migranti che presentano diverse escoriazioni e contusioni. Per uno di loro, in uno stato di semicoma, il responsabile sanitario, Pietro Bartolo, ha chiesto il trasferimento urgente a Palermo in eliambulanza.

Mais

Imigrantes entram em confronto com moradores de Lampedusa
Dezenas de pessoas ficaram feridas hoje devido a confrontos entre imigrantes tunisianos, forças de segurança e moradores da ilha italiana de Lampedusa.

De acordo com fontes locais, dois policiais, um militar e um grupo de estrangeiros tiveram que receber cuidados médicos. Um dos feridos está em coma.

O prefeito de Lampedusa, Dino De Rubeis, pediu para que as associações humanitárias evitem acusar os moradores da ilha de "racismo".

"Estamos em guerra, e o povo, a este ponto, decidiu fazer justiça sozinho", afirmou Rubeis, que quase foi agredido por três tunisianos.

"Estamos em um cenário de guerra. O Estado precisa mandar helicópteros e barcos para transferir os tunisianos que vagam pela ilha, após terem incendiado, ontem, o centro de acolhimento", disse o prefeito.

A população de Lampedusa protesta contra a presença de estrangeiros no local, que é um dos principais destinos de imigrantes ilegais, principalmente cidadãos do norte da África, como líbios e tunisianos.

Ontem à noite, um grupo de tunisianos ateou fogo ao centro de acolhimento da ilha. Diante disto, parte dos estrangeiros começou a ser transferida a outras regiões da Itália. Os que permaneceram em Lampedusa, por volta de mil pessoas, passaram a noite no estádio da cidade.

Muitos imigrantes protestam contra as más condições dos centros de acolhimento e as políticas de repatriação.

O prefeito de Lampedusa também fez um apelo ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano, e disse que pretende se reunir com o primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

Dilma abre nesta quarta debate da Assembleia Geral das Nações Unidas

A presidente Dilma Rousseff abre nesta quarta-feira (21), às 9h no horário local (10h em Brasília), o Debate Geral da 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Primeira mulher a fazer o discurso de inauguração do evento, que por tradição cabe ao chefe de Estado brasileiro, Dilma falará sobre a crise financeira internacional, conflitos no Oriente Médio, aquecimento global e participação política das mulheres.


Pais contratam advogada para despejar filho de 41 anos

Gôndolas em Veneza (Foto: Reuters)

Da BBC - Um casal italiano procurou uma advogada para convencer seu filho de 41 anos a sair de casa, segundo a mídia italiana. Os pais, que vivem em Veneza e não foram identificados, dizem que seu filho tem um bom emprego, mas se recusa a se mudar e exige que suas roupas sejam lavadas e passadas, e suas refeições, preparadas para ele. O casal decidiu procurar a ajuda de uma associação de defesa do consumidor, a Adico, após descobrir que a organização lidava com dezenas de casos parecidos.   

A advogada Andrea Camp diz ter enviado uma carta ao filho avisando que se ele não deixasse a casa em seis dias, ele teria de enfrentar uma ação na Justiça.   Caso ele não responda ao pedido, os advogados pedirão que um tribunal de Veneza conceda uma medida de proteção para os idosos, impedindo que o filho chegue perto deles.
'Não aguentamos mais', o pai teria dito a jornais locais.

'Minha esposa está sofrendo de estresse e teve de ser hospitalizada.'

Tendência nacional
Os pais alegam que o filho não tem nenhuma intenção de se mudar e, segundo alguns relatos, ele também teria se tornado agressivo.
Na Europa, os italianos estão entre aqueles que demoram mais tempo para sair da casa dos pais.
Uma pesquisa divulgada em 2009 pelo Instituto Nacional de Estatísticas da Itália indica que sete entre dez italianos com idades entre 18 e 39 anos ainda vivem com a família.
No ano passado, um ministro italiano, Renato Brunetta, propôs que fosse criada uma nova lei para forçar filhos adultos a sair da casa dos pais.
Segundo Brunetta, os filhos deveriam ser obrigados a deixar a casa dos pais aos 18 anos de idade, mesmo que por força da lei.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Na Web, Pisa é a mais ativa

A Itália se tornou um verdadeiro mercado da web 2.0 onde os usuários buscam e oferecem oportunidades sem ter que esperar pela feira de domingo. Objetos novos e usados, já inutilizados, que para outros usuários se tornam uma oportunidade única e imperdível. O mercado 2.0 está aberto todos os dias, a toda hora, em todas as cidades da Itália. A praça digital não tem fronteiras e nem horário.        Este sucesso é demonstrado em números no ebayannunci.it, site líder no mercado digital, com mais de 2,5 milhões de anúncios.           Os dados divulgados pelo site coroam Pisa como a cidade da Itália que mais faz negócios em relação à população, com uma média de um anúncio no eBayannunci a cada 1,7 habitantes.

     Depois da cidade toscana, seguem-se Lucca (1 anúncio a cada 1,94 habitantes), Varese (1 a cada 2,1 habitantes), Bergamo (1 a cada 2,16 habitantes) e Treviso (1 a cada 2,17). Já Lecce é a primeira cidade do sul da Itália a aparecer no ranking e se posiciona no oitavo lugar com um anúncio a cada 2,6 habitantes.         A segunda cidade do sul na classificação do eBay anúncios é Caserta (11ª posição). Trieste é a cidade menos ativa na praça digital, com um anúncio a cada 24 habitantes.      O norte da Itália se sai vitorioso na rede e o ranking das regiões é encabeçado pela Lombardia com 536.942 anúncios, seguida por Lazio (303.770 ), Toscana (280.968), Veneto (253.570) e Emilia Romagna (249.601).           A Campania, com 168.149 anúncios, é a primeira região do sul do país e ocupa o 7º lugar.
     Ao analisar o número absoluto dos anúncios, a liderança é de Roma, com mais de 246.088 anúncios, seguida por Milão (228.224), Turim (118.046), Nápoles (96.338) e Bolonha (73.456).

Justiça italiana julga cientistas que teriam subestimado terremoto

Da France Presse -   A justiça italiana iniciou nesta segunda-feira (19) um julgamento contra sete pessoas, a maioria cientistas acusados de homicídio culposo por terem subestimado os riscos do terremoto que devastou, em abril de 2009, a cidade de L'Aquila, no centro da península.

Entre os acusados estão os membros da comissão "grandes riscos", que teriam se reunido em 31 de março de 2009, seis dias antes do terremoto que matou 309 pessoas, destruiu construções históricas e deixou mais de 80 mil desabrigados na cidade.
Para a justiça, as autoridades científicas divulgaram informações tranquilizadoras à população, que, caso contrário, poderia ter tomado medidas para se proteger.
O ex-presidente do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, professor Enzo Boschi, um dos maiores especialistas da Itália, está entre os acusados, ao lado de Claudio Eva, professor de Física da Universidade de Gênova.
"É um julgamento que se baseia em princípios frágeis, não se pode processar a ciência", afirmou à AFP Alfredo Biondi, advogado do professor Eva.
O advogado qualificou de "insensata" a acusação, pois denuncia os especialistas por "não terem previsto" o perigo e terem subestimado os dados.

Bombeiro na igreja de Santa Maria Paganica, cujo teto desabou no terremoto que atingiu L'Aquila em 2009 (Foto: Chris Warde-Jones / The New York Times / Arquivo)

"Espero que com o julgamento as autoridades mudem de mentalidade e informem melhor sobre os riscos", declarou Vincenzo Vittorini, médico da associação "309 Mártires", que perdeu a esposa e a filha no tremor.
Os acusados devem responder por "negligência e imprudência", por terem avaliado de forma "genérica, ineficaz e aproximativa" a atividade sísmica que antecedeu o grande terremoto.
Mais de 400 tremores sacudiram a região durante quatro meses. Apesar disso, as autoridades não tomaram medidas específicas e se limitaram a advertir que os terremotos não podem ser previstos.
A comissão recomendou o respeito às medidas antissísmicas e não foram lançadas campanhas para informar a população sobre como reagir em caso de terremoto.
O desmoronamento de importantes prédios públicos, como o da prefeitura de L'Aquila, o hospital e várias escolas, demonstrou que teriam sido edificados sem aplicar as normas antissísmicas.