sábado, 31 de dezembro de 2011

Capodanno auguri


Felice Anno Nuovo/Capodanno Auguri
Youtube| 

Buon Anno 2012




Auguri di Buon Anno 2008. Felice Anno Nuovo per tutti!

Leila Ossola

Feliz 2012



Obrigada a todos, de diversas partes do Brasil e do mundo  que acompanharam as notícias neste Blog  em 2011 que o ano de 2012 seja muito abençoado para Vocês e cheio de informações para nós!

Leila Ossola
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Grupo Ale'Italia no Yahoogrupos e no Facebook
Grupo de Genealogia Sertões do Leste  no Facebook

Festas celebram a chegada de 2012




quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Na Itália, cifra de estrangeiros deve crescer

Roma - A população estrangeira na Itália deve aumentar em 10 milhões nos próximos 54 anos, passando dos atuais 4,6 milhões para 14,1 milhões em 2065, segundo um levantamento do Instituto Nacional de Estatísticas (Istat).

De acordo com a pesquisa, divulgada hoje, a previsão de crescimento dos estrangeiros pode variar entre 12,6 milhões a 15,5 milhões.

Ainda de acordo com o estudo, em 2065 a Itália terá 61,3 milhões de habitantes, podendo variar de 53,4 milhões a 69,1 milhões, levando-se em consideração oscilações demográficas. Em 2010, a população residente no país era de 60,3 milhões, segundo o Istat.

Além disso, a população italiana deve se tornar mais idosa nos próximos anos. Se hoje a idade média é de 43,5 anos, em 2059, ela deverá ser de 49,8 anos. Nas próximas três décadas, a população com mais de 65 anos deverá corresponder a 32% do total em 2043, comparado aos 20,3% de atualmente.

Ao mesmo tempo, a população com até 14 anos, que hoje é 14% da população italiana, deverá passar a ser 12,4% do total em 2037, segundo as projeções do Istat.

Com as alterações demográficas, a tendência prevista pelo instituto é de queda da massa da população economicamente ativa, atualmente entre 15 e 64 anos. Se hoje ela corresponde a 65,7% do total da população da Itália, em 2026, ela será de 62,8%.

Ao longo dos anos, a redução deve se acentuar ainda mais, de acordo com o levantamento, chegando a representar 54,3% em 2056, até se estabilizar em 54,7% em 2065.

www.ansalatina.com.br

Conto alla rovescia per 2012


Festeggiano a casa 4 italiani su 5, 7 milioni partono, 140 mila saranno a letto con l'influenza. Dal vestito ai programmi tv, dal menu' ai viaggi consigli e suggerimenti per tutti i gusti e le tasche per un fine anno da ricordare.

www.ansa,it

Yields italianos recuam; juro de 10 anos segue perto de recorde

Milão - Reuters - Os yields dos títulos públicos italianos se afastaram das máximas recordes alcançadas recentemente, mas investidores cautelosos ainda exigiram um rendimento perto de 7 por cento para comprarem papéis de dez anos, nível considerado insustentável para a terceira maior economia da zona do euro.

Uma injeção de liquidez de longo prazo por parte do Banco Central Europeu (BCE) e um novo pacote orçamentário da Itália neste mês aliviaram a pressão sobre a dívida mais curta, mas os bônus mais longos ainda representam um desafio para a Itália antes de vencimentos no início do próximo ano.
A Itália levantou cerca de 7 bilhões de euros em leilão nesta quinta-feira, em meio ao baixo volume de negócios nos mercados e após uma bem sucedida venda de dívida de curto prazo realizada na quarta-feira. O Tesouro do país planejava vender entre 5 bilhões de euros e 8,5 bilhões de euros.
Nesta quinta-feira, a Itália pagou 5,62 por cento para vender novos papéis de três anos, bem menos que a taxa de 7,89 por cento paga apenas um mês atrás, a maior desde a era do euro.
A queda nos yields de três anos veio após um leilão na quarta-feira no qual os custos de financiamento de seis meses caíram pela metade na comparação com um mês antes.
O juro pago pelo papel de dez anos recuou pra 6,98 por cento, ante o recorde de 7,56 por cento no final de novembro.

foto: Ansa.it

Premiê italiano se diz "aliviado" com resultado de leilão

Roma - Reuters - O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, disse nesta quinta-feira que os italianos deveriam estar "aliviados" com o fato de os spreads entre os títulos locais de dez anos e os alemães ter se afastado da máxima atingida em novembro, mesmo com a redução das compras de títulos por parte do Banco Central Europeu (BCE) no mercado secundário.

Monti disse que os leilões de títulos realizados na quarta e quinta-feira foram positivos, mas que a volatilidade no mercado continuará.
"Os leilões de ontem e hoje foram bons, mas a turbulência financeira de modo algum acabou", afirmou Monti durante uma tradicional coletiva de final de ano. Para acalmar mais os mercados, "a maior parte do trabalho precisa ser feita na Europa", disse.
(Reportagem de Steve Scherer, Gavin Jones e James Mackenzie)
foto Ansa.it

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Nova queda de fragmentos do Coliseu

Roma - A estrutura do Coliseu, localizado em Roma, teria sofrido uma nova queda de fragmentos nesta terça-feira, o que foi negado pela direção do monumento.

A notícia foi dada pelos bombeiros italianos, que detalharam que um pequeno pedaço de pedra teria se desprendido da estrutura. Os funcionários do local, por sua vez, alertaram a Superintendência Especial para os Bens Arqueológicos de Roma sobre o incidente.

Em nota, o sindicato dos trabalhadores do setor responsabilizou a superintendência e a diretoria do Coliseu pelo suposto ocorrido e atestou que "é preciso enfrentar uma situação de emergência".

Porém, a diretora do monumento, Rossella Rea, desmentiu a notícia, afirmando que "não houve nenhuma nova queda da estrutura do Coliseu".

No domingo de Natal, foram registrados dois incidentes. O primeiro foi uma queda de um fragmento de pedra na parte externa do prédio que teria sido provocado por uma pomba.

O segundo ocorreu enquanto o monumento estava lotado de visitantes. Uma grade de um terraço se desprendeu do terceiro andar, que foi fechado imediatamente.

www.ansalatina.com.br

Petroleiro italiano é sequestrado em Omã


Da AFP - Um petroleiro italiano foi sequestrado por piratas na costa de Omã, anunciou nesta terça-feira (27) o armador napolitano do navio em um comunicado.    "Nosso navio 'Enrico Ievoli' foi capturado. No momento não temos condições de revelar mais informações", afirma um comunicado.    O ministério italiano das Relações Exteriores confirmou as informações.   "Estamos em contato com o armador e a Marinha, com uma unidade de crise", afirmou à AFP um porta-voz.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Governo divulga dias de feriado nacional e ponto facultativo em 2012

Do G1, em São Paulo
O Diário Oficial da União desta segunda-feira (26) publica uma portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que divulga os dias de feriado nacional em 2012 e estabelece datas de ponto facultativo para os órgãos públicos federais.
Segundo o texto da portaria nº 595, de 22 de dezembro de 2011, as datas consideradas feriados nacionais são: 1º de janeiro (Confraternização Universal), 21 de abril (Tiradentes ), 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).

Outro feriado divulgado é de 28 de outubro, em que funcionários públicos comemoram o Dia do Servidor Público, conforme a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Dentre os pontos facultativos estão: 20 e 21 de fevereiro (Carnaval), 22 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas, sendo ponto facultativo até as 14h), 6 de abril (Paixão de Cristo), 7 de junho (Corpus Christi), 24 de dezembro (véspera do Natal) e 31 de dezembro (véspera de Ano Novo).
A portaria, assinada pela ministra Miriam Belchior, estabelece que os órgãos federais irão observar em cada localidade os feriados declarados em leis estaduais e municipais e que os serviços essenciais de cada área deverão ser mantidos.
imagem arquivo virtual Google

Incêndio em cidade no norte da Itália leva a evacuação de 250


Vado Ligure - Um incêndio iniciado ontem na cidade de Vado Ligure, na província de Savona, no norte da Itália, feriu um homem e forçou a evacuação de 250 pessoas de suas residências.

Foram evacuadas todas as casas próximas a Vado Ligure e, durante a noite, foi fechado o aterro sanitário de Boscaccio, que recebe lixo de algumas cidades da região da Ligúria.

A linha de fogo, que ontem alcançava 4 quilômetros, está ampliando por causa do vento. Cinco aviões do tipo Canadair e dois helicópteros da região da Ligúria voltaram a voar nesta manhã para jogar água sobre a região do incêndio.

Segundo o prefeito de Vado Ligure, "a situação é ainda de emergência". "A esperança é que os meios aéreos, assim como o trabalho incessante das equipes de socorro em terra, possam conter o avanço do fogo que ameaça ainda muitas habitações", afirmou.

Desde ontem, o incêndio já queimou mais de 200 hectares de floresta e já atingiu a altura das cidades de Bergeggi e Spotorno, ao sul de Vado Ligure.

As equipes de socorro acreditam, porém, que a situação pode melhorar se o vento não aumentar nas próximas horas.

Além dos meios aéreos, também trabalham para conter o fogo uma centena de voluntários, 50 bombeiros e 15 agentes florestais.





É preciso parar violência na Nigéria, diz Frattini

Roma - O ex-ministro de Relações Exteriores da Itália Franco Frattini declarou hoje que os ataques a cristãos na Nigéria não podem ser ignorados e que tem que acabar.

"Não podemos ignorar estes ataques e devemos fazer mais para cortar pela raiz todas as formas de violência entre religiões", publicou em sua conta no microblog Twitter.

Três igrejas nigerianas sofreram ataques nas últimas 24 horas. As explosões deixaram pelo menos 27 mortos.

Informações da imprensa local apontam que os crimes foram reivindicados pelo grupo islâmico nigeriano Boko Haram.

Mais: Porta-voz do Vaticano condena ataques contra igrejas na Nigéria

Mais: Nigeria: esplosione in chiesa durante messa Natale

www.ansa.it/www.ansalatina.com.br

Andrea Bocelli lancia la sua fondazione a Los Angeles

Il Beverly Hilton Hotel di Los Angeles ha ospitato recentemente la serata di gala per il lancio della “Fondazione Andrea Bocelli”, organizzata da Studiomusica e Jo Champa in collaborazione con il Grammy Museum Foundation, che ha permesso di far conoscere la missione e gli obiettivi della Fondazione e di avviare la raccolta di fondi per le sue attivita’ di beneficienza. All’evento, hanno partecipato, oltre ad Andrea Bocelli, che si e’ esibito in alcuni pezzi tra i piu’ famosi del suo repertorio, la sua compagna Veronica Berti e la presidente della Fondazione Laura Biancalani, anche personalita’ del mondo imprenditoriale, finanziario, artistico e cinematografico della città, con un fortissimo coinvolgimento di personalità di Hollywood. Tra gli artisti presenti, che hanno voluto rendere omaggio alla nuova iniziativa di Bocelli, vi sono stati Quincy Jones, Michael Bolton, David Foster, Heather Headley, Ana Marìa Martìnez.
La missione della Fondazione e’ di aiutare le persone e le comunita’, specialmente nei paesi in via di sviluppo attraverso la promozione di programmi rivolti ad alleviare la poverta’ e le situazioni di disagio ed emarginazione.
La Fondazione (http://www.andreabocellifoundation.org) offre due programmi quadro: “Break the Barriers”, per aiutare le popolazioni colpite da malattie, povertà e malnutrizione; “Challenges Program” per ricercare soluzioni innovative rivolte ad aiutare le persone con disabilità o malattie a superare i limiti da esse imposte.

Rivista digitale Oriundi

sábado, 24 de dezembro de 2011

Bianco Natale

Bianco Natale, Rita Pavone - Youtube

Natale

 
 
Que o caminho venha ao teu encontro.
Que o vento sopre sempre às tuas costas,
e a chuva caia suave sobre o teu campo.
e até que voltemos a nos encontrar,
que Deus te sustente suavemente
na palma de Sua mão e te abençoe plenamente.
 
 
Que os que sempre nos acompanham neste Blog e nos Grupos  Ale'Italia no Yahoo e no Facebook tenham uma noite encantada e feliz.
 
Leila Ossola
 
 


 
 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Cose buone, rosquinhas de Natal italianas

  • 1/2 tablete de margarina

  • 1/2 xícara (chá) de açúcar

  • 1 colher (sobremesa) de canela

  • 3 ovos (ligeiramente batidos)

  • 1 colher (sopa) fermento em pó

  • 1 kg de farinha de trigo (coloque aos poucos, às vezes não vai todo pacote)

  • Óleo para fritar

  • Mel




  • Preparo
    1. Misture a farinha, o açúcar, a canela e o fermento
    2. Faça uma montanha e um buraco no meio
    3. No buraco, coloque os ovos e a manteiga
    4. Mexa bem
    5. Se precisar adicione mais farinha
    6. A consistência não é de massa dura e nem mole, ela só precisa desprender das mãos
    7. Faça rolinhos com pedaços de massa para fazer rosquinhas
    8. Aperte bem as pontas para não abrir
    9. Depois de todas feitas, coloque óleo em uma panela, esquente e frite
    10. Depois de todas fritas passe no mel, virando os lados para aderir bem

    imagem  arquivo virtual Google

    Auguri Natale e Anno Nuovo


    Alexandre Freitas
    Volare Music

    Buon Natale e Felice Anno Nuovo

    IIC San Paolo Newsletter

    Itália vai monitorar próteses mamárias PIP

    Roma - O Ministério da Saúde da Itália montou um grupo de trabalho para analisar as próteses mamárias PIP (Poly Implant Prothesis), após o governo francês pedir às mulheres de seu país a retirada das próteses.

    Segundo o titular da pasta, Renato Balduzzi, "o grupo de trabalho foi formado após a recomendação de hoje do governo de Paris a respeito das próteses mamárias PIP para monitorara situação e administrar todas as informações úteis".

    Ele assegurou, porém, que "não existe nenhum risco cancerígeno" para as mulheres que implantaram as próteses do tipo no seio.

    A França recomendou hoje, "a título preventivo e sem caráter de urgência", que as a remoção das próteses PIP seja recomendada às mulheres que as implantaram, mesmo na ausência de sinais de deterioração do implante.

    Oito casos de câncer foram relatados na França em mulheres que apresentaram problemas com os implantes, mas não foi estabelecida nenhuma ligação científica com a doença.

    Na França, cerca de 30 mil mulheres possuem próteses do tipo, enquanto na Itália, o número gira em torno de 4 mil e 5 mil.               

    Da Ansa.it

    Feira de Bolzano atrai recorde de público

    Bolzano - A feira de Natal de Bolzano, tradicional mercado montado nessa época na cidade no norte da Itália, alcançou o recorde de visitações na edição deste ano e atraiu mais de 600 mil pessoas, segundo os organizadores.       Entre os visitantes da feira de artesanato esteve inclusive o líder do partido direitista italiano Liga Norte, Umberto Bossi.       Mais de 1.560 ônibus foram à cidade, superando também o recorde anterior de 1.400 desembarques de 2005.       Os comerciantes atribuem o sucesso ao fato de que muitas pessoas decidiram cortar os gastos com viagens no período das festas de fim de ano e preferiram ir até Bolzano do que passar uns dias na cidade egípcia de Sharm el Sheikh ou outras localidades exóticas.

       A feira deste ano também ofereceu produtos tecnológicos, como smartphones.

       Também foi organizada uma loteria on-line que dava como prêmio um cartão da cidade que permitia entrar nos museus locais e concedia descontos em viagens de trens e ônibus.


    quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

    Giacomo Puccini

     
    Giacomo Puccini
    Genitori
    Padre: Michele Puccini * 27.11.1813
    Madre: AlAlbina Magibina Magi * 02.11.1830
    Matrimoni
    1904
    Elvira Bonturi * 13.06.1860
    Figli


    Giacomo Puccini (Lucca, 22 de dezembro de 1858Bruxelas, 29 de novembro de 1924) foi um compositor de óperas italiano. Suas óperas estão entre as mais interpretadas, até hoje, incluíndo La bohème, Tosca, Madama Butterfly e Turandot. Algumas de suas árias, como "O mio babbino caro" de Gianni Schicchi, "Che gelida manina" de La bohème, "E lucevan le stelle" de Tosca e "Nessun dorma" de Turandot tornaram-se parte da cultura popular.

    Foi batizado na cidade toscana de Lucca com seis prenomes: Giacomo Antonio Domenico Michele Secondo Maria Puccini. Era o sexto de nove filhos de Michele Puccini (1813-1864) e Albina Magi (1830-1884).

    Assim como a família Bach, a família Puccini produziu músicos por várias gerações (entre os quais, Domenico Puccini), especialmente músicos de igreja. Seus antepassados foram organistas da igreja de São Martinho em Lucca, o cargo tendo passado de pai para filho na família Puccini desde o século XVIII. Dizem que seu pai, Michele, já estava à procura dos nomes femininos mais feios que pudesse encontrar: Puccini teve cinco irmãs que nasceram antes dele. Em 1858, contudo, o tão esperado filho homem nasceu, e foi batizado com seis prenomes. Depois de Giacomo, sua mãe Albina Magi deu à luz outro menino, que recebeu o nome de Michele.

    Giacomo estudou órgão com o pai até que este morreu, em 1864, quando Puccini ainda não havia completado seis anos de idade. Para seguir a tradição secular da cidade de Lucca, o governo municipal decretou que Giacomo herdaria o cargo do pai, que foi desempenhado por diversos professores que repartiam com a viúva os modestos vencimentos anuais. Puccini continuou seus estudos de órgão com seu tio, Fortunato Magi, que o considerava um estudante pobre e indisciplinado, e com Carlo Angeloni. Aos dez anos de idade começou a cantar no coro da igreja. Puccini parecia destinado a seguir a tradição da família e ser um simples músico de igreja, até que um dia, em 1876, aos 18 anos, ele ouviu a Aida de Verdi, que despertou nele um tal fogo, uma tal paixão, que ele percebeu em si mesmo um instinto musical que levava naturalmente à composição de óperas. Ele e seu irmão Michele haviam caminhado 30 km até Pisa par assistir a apresentação. Conseguiu então uma bolsa de estudos da rainha Margherita e, com um pouco de ajuda financeira do tio, entrou para o Conservatório de Milão, onde foi aluno de Amilcare Ponchielli e Antonio Bazzini. No mesmo ano, na idade de 21 anos, ele compôs Messa, que marca o ponto culminante da longa associação da sua família com a música de igreja em sua Lucca nativa. Embora o próprio Puccini corretamente tenha intitulado o trabalho de Messa, referindo-se a uma definição da liturgia da Missa Católica, hoje o trabalho é popularmente conhecido como Messa di Gloria, um nome que, tecnicamente, se refere a uma definição de apenas as duas primeiras partes da missa, o Kyrie e o Glória, omitindo o Credo, o Sanctus e os Agnus Dei. Graduou-se em 1883 com o Capriccio Sinfonico, peça que parecia anunciar um compositor de sinfonias, tamanho o brilho de sua orquestração.

    Messa antecipa a carreira de Puccini como um compositor de ópera, oferecendo vislumbres da força dramática que logo brotaria no palco, as poderosas "árias" para tenor e baixo solistas são certamente mais operísticas do que é habitual na música de igreja e, na sua orquestração e força dramática, Messa assemelha-se de forma interessante com Requiem de Verdi.

    Enquanto estudava no conservatório, Puccini obteve um libreto de Ferdinando Fontana e entrou em uma competição para uma ópera de um ato em 1882. Embora não tenha vencido, Le Villi mais tarde foi encenada em 1884 no Teatro Dal Verme e chamou a atenção de Giulio Ricordi, diretor da editora de música G. Ricordi & Co., que lhe encomendou uma segunda ópera, Edgar, em 1889. Esta segunda ópera foi friamente recebida quando estreou no Teatro Scala de Milão na primavera de 1889. Essas duas primeiras óperas são as únicas de Puccini que são raramente encenadas hoje em dia.
     
    Sua terceira ópera, Manon Lescaut, que estreou no Teatro Regio de Turim a 1 de fevereiro de 1893, foi um sucesso estrepitoso, apesar da ousadia de Puccini, que utilizou uma história sobre a qual o compositor francês Jules Massenet já havia composto uma ópera poucos anos antes e que havia se tornado um sucesso internacional. O editor Giulio Ricordi tentou demovê-lo da idéia, obviamente arriscada, do ponto de vista financeiro, mas Puccini era teimoso. "Massenet trata a Manon como um francês, com minuetos e pó-de-arroz; eu vou tratá-la como um italiano, com paixão desesperada." "Por que não duas óperas? Uma mulher como Manon pode ter mais de um amante." E de fato, os instintos do compositor se provaram acertados, embora tenha gente que prefira a Manon de Massenet, mais romântica e sentimental, à de Puccini, mais quente e sensual. Massenet chegou a mover ação na justiça contra Puccini, mas no final ficou decidido que a ópera de Massenet se chamaria simplesmente Manon, enquanto que a de Puccini seria Manon Lescaut, para evitar confusão entre as duas.

    A quarta ópera de Puccini, La Bohème, estreou também no Teatro Regio de Turim, em 1896, sob a regência de Arturo Toscanini, que se tornaria amigo de Puccini pelo resto da vida.

    A quinta, Tosca, estreou em Roma, em 1900, e também causou sensação. Em 1905, Puccini visitou a Argentina. Um dos motivos dessa viagem pode ter sido investigar a morte de seu irmão, Michele, que ocorrera naquele país, anos antes, em circunstâncias até hoje não esclarecidas. Em 1907, viajou para os Estados Unidos, para a estréia americana de sua sexta ópera, Madama Butterfly, que se deu no Metropolitan Opera House de Nova York a 22 de fevereiro, com a presença do compositor.

    A próxima ópera de Puccini, La Fanciulla del West, mostra influência de Debussy e Richard Strauss. Estreou no Metropolitan de Nova York em 1910, também sob a regência de Toscanini. Puccini estava em Nova York, na ocasião, numa segunda visita aos Estados Unidos, mas não compareceu à estréia.

    Puccini comprou uma casa de campo em Torre del Lago, onde se instalou com sua esposa, Elvira Gemignani, com quem se casara em 1904. A relação dos dois foi turbulenta. Ela era ciumenta e um pouco paranóica. Acusou a empregada dos Puccini, uma moça chamada Doria Manfredi, de manter relações íntimas com o compositor, e passou a infernizar a vida da pobre garota, que acabou cometendo suicídio em 1909, bebendo veneno na cozinha dos Puccini. Uma autópsia no corpo da garota mostrou que ela era virgem, provando assim a inocência de Puccini, mas a Senhora Puccini foi parar na cadeia e obrigada a pagar uma alta soma em indenização à família da infeliz garota. Daria para compor uma ópera sobre essa tragédia pessoal, mas Puccini se absteve.

    Em 1924, Puccini foi diagnosticado com câncer na garganta, e seguiu para Bruxelas para tratamento, onde morreu, a 29 de novembro do mesmo ano, deixando inacabada sua última ópera, Turandot.

    Ao contrário de Wagner e Verdi, Puccini não parecia ser ativo na política de sua época. No entanto, Mussolini, ditador fascista da Itália na época, alegou que Puccini havia pedido para ser admitido no Partido Nacional Fascista. Embora tenha sido comprovado que Puccini estava de fato entre os primeiros apoiadores do partido fascista na época da campanha eleitoral de 1919 (na qual os candidatos fascistas foram completamente derrotados, onde os mesmos ficaram furiosos, ganhando parcos 4 mil votos), não parece haver nenhum registro ou prova de qualquer dedicação de Puccini ao partido. Além disso, caso Puccini tivesse sido um fascista ativo, seu grande amigo Toscanini (um anti-fascista radical) provavelmente teria cortado todas as ligações de amizade com ele e deixado de reger suas óperas.

    Não obstante, a propaganda fascista se apropriou da figura de Puccini e uma das marchas mais difundidas durante as paradas de rua e cerimônias públicas fascistas era o "Inno a Roma" (Hino a Roma), composto em 1919 por Puccini para a letra de Fausto Salvatori, com base nestes versos de Carmen saeculare de Horácio:

    Alme Sol, curru nitido diem qui / Promis et celas alius que et idem / Nasceris, possis nihil urbe Roma / Visere maius.
    (O Sol, que não muda, mas sempre novo, / Rege todo o dia e vai para casa, / Nada pode estar presente para tu vires / Superior a Roma!)


    I pranzi delle feste, dal menu' verde all'anticrisi


    Il menu' del pranzo di Natale, si sa, e' uno dei piu' impegnativi dell'anno. Ecco allora una miniselezione che accontenta tutti, dai molti che quest'anno dovranno tirare la cinghia a quelli che vogliono sia ripettata la tradizione, da quelli che non vogliono ingrassare a chi non vuole uccidere gli animali.

    quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

    White Christmas - Andrea Bocelli

    White Christmas - Andrea Bocelli - Youtube

    Piratas somalis libertam navio de bandeira italiana

    Roma - O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, expressou satisfação pelo sucesso no resgate do navio italiano "Savina Caylyn", sequestrado desde fevereiro por piratas somalis.

    Em uma nota oficial, Monti demonstrou proximidade aos cinco marinheiros italianos resgatados e aos familiares de cada um deles.

    A notícia foi anunciada pela imprensa italiana, antes mesmo dos familiares dos reféns serem informados.

    O resgate foi acompanhado pelo ministro italiano das Relações Exteriores, Giulio Terzi, que escreveu em sua página no microblog Twitter que "a operação está concluída".

    Incenso, produzione in pericolo

    Un albero del genere Boswellia e nel riquadro la resina d'incenso

    MILANO – L’incenso è a rischio di sopravvivenza. L’allarme viene da Christian Science Monitor, che segnala l’imminente e probabile morte di una particolare qualità di questa resina profumata, ricordata come uno degli omaggi offerti dai tre Re Magi (da Baldassarre per l’esattezza) a Gesù per celebrare la sua nascita, e da sempre adoperata nei riti cristiani e di svariate altre religioni (si narra addirittura che l'imperatore romano Nerone abbia bruciato in occasione del funerale della moglie Poppea un quantitativo di franchincenso pari al fabbisogno di un anno della città di Roma).

    LO STUDIO - Presto questa sostanza potrebbe non esistere più. A sostenerlo è uno studio etiope-olandese firmato dalla Società britannica di ecologia che ha osservato la diffusione di una specie (Boswellia papyrifera, una delle piante da cui si ricava il "vero incenso", di cui la principale è B. sacra) nel Corno d'Africa e nella Penisola arabica, giungendo alla conclusione che entro i prossimi quindici anni si ridurrà del 50 per cento. In particolare monitorando la crescita, la sopravvivenza e la produzione di semi di circa 6 mila piante appartenenti a dodici popolazioni di B. papyrifera dell’Etiopia nord-occidentale per un periodo di due anni, i ricercatori sono arrivati alla conclusione che si tratta di una fine annunciata e prevedibile. Nei prossimi 50 anni il 90 per cento di questi maestosi alberi dell’incenso spariranno, minacciati da incendi, bestiame da pascolo e dai longicorni, una specie di coleotteri che depone le proprie uova proprio sotto la corteccia della pianta. «Le nostre proiezioni mostrano chiaramente che la popolazione di B. papyrifera verrà decimata nei prossimi anni», ha dichiarato Frans Bongers dell'olandese Wageningen University, «e questo è chiaramente un messaggio allarmante per l’industria dell’incenso».

    BOSWELLIA – Il genere Boswellia appartiene alla famiglia delle Burseraceae, originaria dell'Asia e dell'Africa. Basta un’incisione nemmeno troppo profonda sul tronco di queste piante per estrarre la resina nota come incenso, già conosciuta all’antica medicina ayurvedica. La resina contiene antinfiammatori naturali e, insieme alla mirra, costituisce il cosiddetto Balsamo di Gerusalemme, che per la sua attività antinflogistica è entrato a far parte di molte recenti farmacopee. In tutti i casi giova ricordare che la condanna alla quale sembra essere destinata la resina non dipende dall’estrazione dell’incenso dalla Boswellia, come conferma il fatto che la mortalità tra gli alberi adulti di questa specie è al 6-7 per cento, sia nel caso di piante sfruttate per l’estrazione d’incenso che nel caso di piante non utilizzate a questi fini.

    Emanuela Di Pasqua - www.corriere.it

    Torrone, per far festa il segreto è la nocciola

    Luca Ferrua - Molti pensano che il torrone perfetto sia quello di Cremona, una delle «T» che hanno reso famosa la città. Ma se su questo tema si interrogano gli chef di tutto il mondo la risposta è sempre la stessa: il migliore, il più adatto per essere usato in cucina, è quello piemontese. In particolare il voto più alto se lo merita quello di tradizione albese e se vogliamo essere più precisi quello che commercializzato con il marchio «Relanghe».

    Il piemontese - è questo il tipo di torrone più diffuso nelle pasticcerie di Torino - è fatto con zucchero, miele e soprattutto - ecco la peculiarità - con le nocciole, in particolare con quelle langarole che danno al prodotto l’equilibrio di gusto, sapore e dolcezza che tanto piace ai grandi chef. La nocciola da sola non basta a rendere perfetto il torrone.

    La tostatura è fondamentale come pure l’equilibrio tra zucchero e miele e per ultima la cottura che può andare dalle 12 alle due ore. Resta il dubbio se meglio duro o morbido? Ovviamente è solo questione di gusti e il pubblico si divide in due: gli anziani - per questione di denti - preferiscono il morbido i più giovani, soprattutto i bambini, scelgono il duro.

    Con dieta mediterranea vita piu' lunga

    Roma - La dieta mediterranea, patrimonio dell'umanita' e protetta dall'Unesco, oltre ad assicurare una buona salute fisica, allunga la vita di 2-3 anni. E' il risultato di una ricerca svedese che per quaranta anni ha monitorato la dieta di migliaia di settantenni della provincia di Goteborg. Gli scienziati dell'Accademia Sahlgrenska hanno stabilito nella ricerca, pubblicata sulla rivista Age, che seguire la dieta mediterranea offre il 20% in piu' di possibilita' di vivere piu' a lungo.

    www.ansa.it

    2º Concurso Rovílio Costa



    Relação dos trabalhos selecionados

    1. Giulio Miotto, duas vezes imigrante (Lydia T. Miotto Gabellini)
    2. Nono Pietro (Ana Maria Guerra Martin Biancho)
    3. Giuseppe, figlio di ignoti (Daltro D'Arisbo)
    4. O patriarca Giseppe Nicoletti e seus descendentes (Marilia Daros)
    5. Um menino que emigrou da Itália sozinho e a familia que criou no Brasil (José Luiz Rebello Damico)
    6. Neste tempo guardado... (Enio Martin Biancho)
    7. A saga da família Bajotto (Luiz Antonio Librelotto Baggiotto)
    8. Me nona Virgìnia la gaveva na bruta ghigna (Darcy Loss Luzzatto)
    9. Reconstrução de uma propriedade de imigrantes italianos no RS (Blandina Valiatti Faresin)
    10. Artes de migrar: Visintainer no Brasil (Maria Aparecida Corrêa Custódio)
    11. Da Bagnara a Recife (Dorina Polimeni Riccardi)
    12. Ibarama, Terra de árvores (Terezinha Menegaz Nardi)
    13. Maria Domenica Lusa Coronetti (Lorien Marta Zanini)
    14. Desafios, vitórias e marcas de um imigrante (Eda Thereza Piccinin Bridi)
    15. Furlan, família que desbravou e progrediu, 1890-2011 (Oswaldo Furlan)
    16. Far la Mérica - Um novo começo (Camie Van Der Brug)
    17. Família Mammarella - De Bucchianico a Porto Alegre (Teresina Giovina Rosalina Mammarella Dahmer)
    18. Família Menin: De Fastro para o Brasil, histórias que ouvi do nono (Assis Felipe Menin)
    19. História da família de Domenico Ortolan e seu filho Giovanni Angelo (Jandira Ortolan Inocencio)
    20. Familia Frasson (Dirceu da Silva Antunes)
    21. Le prime fameie taliane (Honório Tonial)
    22. Sui sentieri della commozione (Eliseu Demari)
    23. Imigrantes (Edmar Mammini)
    24. História da família Fontebasso no Rio Grande do Sul (Maria Rosa Fontebasso)
    25. Família Feraboli ou Ferraboli - 2011, 129 Anos de Brasil (Clacir José Feraboli)
    26. Dona Angelina (Maria Luiza Forneck)
    27. Família Galante - Uma história que atravessou os mares (Leandro Galante)
    28. A saga do imigrante italiano Giuseppe Trevisan (Clara Luiza Montagner)
    29. Carta ao meu bisavô Valentino (Gláucia Maria Dalla Costa Deboni)
    30. Imigrantes italianos e a luta continua de superação (Marilda Terezinha Gadens Marchiori)
    31. História da vó (Marilda Terezinha Gadens Marchiori)
    32. A família Pezzente (Luciana de Souza Mazur)
    33. Um resgate de nossas origens (Rosa Angela Gobatto Giovanella)
    34. O castelo dos Scarparo (Paulo Sergio Scarparo)

    Fitch avalia rebaixar 'nota' de dezenas de cidades italianas

    Da France Presse - A agência de classificação Fitch Ratings estuda rebaixar as notas creditícias de longo prazo de 41 cidades, regiões e departamentos da Itália, entre eles Roma, Milão e a região industrializada da Lombardia, informou a agência nesta quarta-feira em um comunicado.

    A Fitch colocou também sob "vigilância negativa" as entidades públicas como os correios, uma decisão que incrementa as dificuldades para se obter financiamento nos mercados.

    Entre os governos regionais ameaçados figuram Lacio (Roma), Lombardía (a mais rica da Itália), Piemonte, Vêneto, Calábria e Sicília, afetados por esta "ação que reflete a que concerne nota de Itália".

    A agência explicou que as notas das localidades ou das entidades públicas "não podem ser superiores" à nota creditícia do país.

    terça-feira, 20 de dezembro de 2011

    Aumenta número de menores imigrantes

    Roma - A Itália registrou no último ano um aumento no número de menores estrangeiros não acompanhados e que foram acolhidos no país, segundo um estudo divulgado hoje em Roma.     O relatório do Centro de pesquisas das cidades e municípios da Itália (Anci-Cittalia) mostra que em 2009 o número registrado de menores nestas condições foi de 5.879, em 2011 de 4.588 e em 2011 de 7.500 que foram acolhidos por 73,5% dos municípios italianos.

       O ministro Andréa Riccardi, que estave presente na divulgação dos dados, afirmou que "como ministro da Cooperação Internacional me comprometerei para que sejam incluídos nos acordos bilaterais, com os países de origem, medidas especificas para os menores".

       "Sobre as questões ligadas a imigração é bom deixar claro que não fazemos nem bondades e nem maldades, mas exclusivamente uma questão de interesse nacional", afirmou Riccardi.

       "Está claro que nós trabalharemos em um período mais curto, em relação ao governo anterior [do ex-premier Silvio Berlusconi], e sobretudo em um momento mais difícil devido a grave crise econômica pela qual a Itália e parte da Europa está passando", disse ele.

    www.ansa.it/www.italianos.it

    Passaporte da UE permite trabalhar em qualquer lugar

    Bruxelas - A população está envelhecendo, o trabalho se move para outros lugares e em 2020 serão necessários 16 milhões de profissionais dispostos a se deslocar para outros Estados da UE, que terão que reconhecer suas qualificações.          Para tornar mais fácil seguir as necessidades do mercado, Bruxelas lançou ontem o 'cartão' europeu, que certificará as qualificações profissionais para poder continuar a exercer qualquer profissão em qualquer país do bloco.
         Para o Comissário Europeu para o Mercado Interno, o francês Michel Barnier, rever a diretriz sobre as qualificações profissionais é um dever neste momento, frente ao aumento da demanda por pessoal altamente qualificado.

         ''Para aqueles que têm as qualificações necessárias será mais fácil a transferência onde houver ofertas de emprego, e a ideia de uma carteira profissional europeia, na forma de certificado eletrônico, permitirá simplificar e agilizar os procedimentos de homologação para os profissionais dispostos a mudar para trabalhar'', comentou Barnier.
         A proposta também prevê a atualização dos requisitos mínimos de formação para médicos, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros, parteiras, veterinários e arquitetos, além da introdução de um quadro de formação profissional comum.

    www.ansa.it/www.italianos.it

    Em Siracusa o Museu de Arquimedes

    Roma - O "Arkimedeion", um novo museu aberto em Siracusa, na ilha italiana da Sicilia, propõe uma viagem entre a história e a lenda para redescobrir as lendas que tornaram famoso o matemático Arquimedes.

         O museu apresenta a vida e as ideias extraordinárias - da hidrostática à mecânica e à geografia - do grande matemático e físico que viveu em Siracusa entre 287 e 212 a.C. Graças às exposições interativas concebidas pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNR, da sigla em italiano), os visitantes podem experimentar os fenômenos previstos pelos princípios  de Arquimedes, aprendendo, a partir da observação e interação direta, que leis físicas os determinam.

         A mostra também permite redescobrir a imensidão das áreas de estudo do gênio de Siracusa, "certamente uma figura histórica, mas cujos detalhes se perdem na lenda", disse uma nota conjunta do "Arkimedeion" e o CNR.

         Os vários temas científicos abordados por Arquimedes e as invenções atribuídas a ele a partir das lendas que giraram em torno de sua imagem nos séculos seguintes - como os famosos espelhos que incendiaram os navios romanos durante o cerco a Siracusa - são ilustrados mediante 24 instalações interativas.

         Cada instalação é acompanhada por suportes multimídia que permitem ao visitante uma compreensão dos grandes achados matemáticos (medidas de área e volume, a quadratura do círculo, o cálculo do baricentro do corpo) e físicos (princípio da alavanca, flutuação dos corpos).

    segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

    Ex-jogadores da seleção italiana são presos


    Cristiano Doni

    Roma - Dezessete envolvidos em acusações de fraude em diversas partidas do futebol do país, entre eles dois que defenderam a seleção italiana, foram presos hoje em uma operação da polícia local.

       Um deles é o meia Cristiano Doni, ex-capitão do Atalanta, e o outro é o ex-zagueiro Luigi Sartor, que atuou pela Inter de Milão e pela Roma e atuou com a camisa da seleção nacional apenas contra o Paraguai e em um amistoso contra os Estados Unidos.

       Também foram detidos o ex-atleta Alessandro Zamperini, da segunda divisão, e outros dois jogadores ainda em atividade, Carlo Gervasoni, do Piacenza, e Filippo Carobbio, do Spezia.

       A operação, que envolveu as forças de segurança das províncias de Cremona, Brescia, Bologna e do serviço central operacional da polícia italiana, é a segunda parte do resultado de uma investigação que, em junho, levou à prisão outras 16 pessoas, entre elas o ex-jogador da seleção italiana Giuseppe Signori.

       Doni estaria envolvido na manipulação de ao menos três jogos de seu time no ano passado, quando o clube disputava a série B do Campeonato Italiano. Ele foi preso preventivamente para que evitasse adulterar provas.

       O meia já estava suspenso por três anos pela Justiça esportiva italiana após a primeira fase da investigação da Procuradoria de Cremona tê-lo indicado em junho como um dos envolvidos na manipulação de resultados.

       De acordo com os investigadores, o esquema de fraudes nos jogos teria sido organizado por um grupo internacional sediado em Singapura e alterado resultados das temporadas de 2009/2010 e 2010/2011 do torneio nacional.

       Suspeita-se ainda que três partidas da série A da temporada passada -- entre Brescia e Bari, Brescia e Lecce, e Napoli e Sampdoria -- também tenham sido fraudadas. 

    www.ansa.it/www.italianos.it                

    Festa da Toscana: unidos na diversidade

    "Uma história, muita diversidade" é o tema escolhido este ano para a Festa da Toscana, com a qual o Conselho Regional celebra a abolição, pela primeira vez no mundo, da pena de morte em 30 de novembro 1786 pelo Grão-Duque Pietro Leopoldo, que apresenta um calendário repleto de eventos, mas sob a bandeira da sobriedade dos custos.

         Em sua 12ª edição, a Festa é dedicada à lei regional que motiva as celebrações. Conforme explicado pelo presidente da Assembleia Regional, Alberto Monaci, ''são muitas as iniciativas agendadas e não empobrecemos nenhuma delas com a contenção dos custos, que ascendem a aproximadamente € 350 mil''. Um pouco a menos do que no ano passado, mas a metade em relação aos € 840 mil de 2009.

         O tema desta edição também encarna o verdadeiro espírito da cultura da Toscana e de suas muitas peculiaridades que, segundo explicou Monaci, ''autorizaram Pietro Leopoldo a abolir a pena de morte''.

    Esta edição, como foi lembrado, cai por ocasião dos 150 anos da Unidade da Itália, na qual, de acordo com o presidente do Conselho Regional, ''a contribuição da Toscana não foi só importante, como determinante. Fechamos um ano em que celebramos com um forte sentimento de participação o percurso unificador do quadro nacional e, ao mesmo tempo, hoje vivemos um presente dramático, com incertezas perigosas para a manutenção daquela casa comum e infelizmente incompleta, que é a Europa''.

         Quanto ao futuro, enfatizou, ''teremos que aprovar uma lei financeira difícil em que deveremos medir o elevado sentido de responsabilidade desta instituição. Nas escolhas difíceis que faremos, deverá existir este sentido da diversidade que tem na equidade sua solução natural".

         "O que nos aguarda é a reconsideração dos assim chamados custos da política e nós fizemos a nossa parte desde o primeiro dia em que essa legislatura assumiu", acrescentou. O dia-chave da Festa foi 30 de novembro, celebrado com uma sessão formal do Conselho Regional e uma lectio magistralis do professor Piero Roggi. No mesmo dia, também assumiu o Parlamento dos estudantes da Toscana, enquanto o presidente emérito do Tribunal Constitucional, Ugo De Siervo, teve uma reunião com alunos e professores sobre o tema da Constituição.

         Quem deu um grande impulso às muitas iniciativas foi o gabinete da presidência do Conselho da Toscana e entre os compromissos agendados diretamente pela Assembleia Regional está também um "Concerto para a Festa da Toscana 2011, Nicola Sani 50", na Biblioteca Magliabechiana da Galeria degli Uffizi, em Florença. Em 17 de dezembro, a Assembleia Regional inaugurou a própria sede ao público por ocasião do 'Palácio aberto', que será dedicado a "Florença, capital da Itália". Na ocasião também será cunhada uma moeda dedicada à Festa.

         Entre os muitos eventos, também "As lições a duas vozes", entre as quais um encontro com o linguista Tullio De Mauro dedicado ao tema da escola e da Unificação italiana.

         À escola e à sua importância para a Unidade italiana, o Conselho Regional organizou uma exposição que percorre os 150 anos do ensino fundamental na Itália, visto por meio dos boletins.

    Arriva passaporto Ue per lavorare ovunque

    Un passaporto italiano.
    BRUXELLES - La popolazione invecchia, il lavoro si sposta altrove e nel 2020 serviranno 16 milioni di professionisti disposti a trasferirsi in altri Stati Ue che dovranno riconoscere le loro qualifiche: per rendere piu' facile seguire le necessita' del mercato Bruxelles lancia il 'tesserino' europeo che certifichera' le qualifiche professionali per poter continuare ad esercitare qualunque professione in qualunque paese dell'Unione europea.

    Per il Commissario europeo per il mercato interno, il francese Michel Barnier, rivedere la Direttiva sulle qualifiche professionali e' doveroso in questo momento in cui aumenta la richiesta di personale altamente qualificato: ''Per coloro che dispongono delle necessarie qualifiche sara' piu' facile trasferirsi dove si prospettano offerte di lavoro, e l'idea di una tessera professionale europea, sotto forma di certificato elettronico, consentira' di semplificare e accelerare le procedure di riconoscimento per i professionisti disposti a trasferirsi per lavoro''.

    La proposta prevede inoltre l'aggiornamento dei requisiti minimi di formazione per medici, dentisti, farmacisti, infermieri, ostetriche, veterinari e architetti (ad esempio, il requisito minimo di ammissione alla formazione per infermieri e ostetrici passa da 10 a 12 anni di formazione scolastica generale) e l'introduzione di un quadro di formazione e di verifiche professionali comuni.

    sábado, 17 de dezembro de 2011

    Fiat 500 addobbata sul balcone al posto dell'albero


    Catania - Non un albero ma una Fiat 500. E' l'originale scelta di Giuseppe Sorbello, un manovale di 64 anni, che invece del tradizionale abete di Natale ha addobbato con luminarie la sua vecchia auto e l'ha esposta sul balcone di casa, al primo piano di un edificio a più elevazioni di Viagrande, paese alle pendici dell'Etna, a 20 chilometri da Catania. Ogni anno Sorbello vuole essere originale e per il 2011 ha scelto di mettere la sua 500 sul balcone, grazie all'aiuto di alcuni amici che hanno messo a disposizione una gru per sollevare la vettura e portarla al primo piano della sua casa, dove è stata ancorata a dei cavalletti di ferro. "Praticamente - spiega il manovale al quotidiano La Sicilia di Catania - non ho dormito la sera per trovare l'idea giusta, ogni anno mi ingegno per ottenere qualcosa di nuovo perché il giorno della nascita del figlio di Dio non può essere celebrata soltanto con il presepe o l'albero di Natale". La scelta sulla Fiat 500 è legata alla sua passione per quel modello di auto: ne possiede otto. "Il mio desiderio - rivela Sorbello - sarebbe quello di metterle tutte insieme sul mio balcone per creare un presepio a quattro ruote e risolvere anche il problema su dove parcheggiarle...".

    Ao menos 10 mil italianos protestam em Florença contra ato de racismo

    Da AFP - Ao menos 10 mil pessoas protestaram neste sábado (17) contra o racismo em Florença, região central da Itália, onde um militante de extrema direita matou na última terça-feira (13) dois vendedores ambulantes senegaleses e feriu outros três a tiros.
    "Devemos trabalhar verdadeiramente a favor da coexistência pacífica e o respeito. Isso deve ser uma verdadeira luta e não apenas fachada", disse um porta-voz da comunidade senegalesa, Pape Diaw.
    Segundo a polícia, os manifestantes somavam cerca de 10 mil, enquanto os organizadores estimaram em 12 mil.


    Milhares protestam na praça Santa Maria Novella, em Florença, contra atos de racismo
    (Foto: AFP)

    Um senador do Partido Democrático (centro-esquerda), Vannino Chiti, que participava da manifestação, pediu que a lei italiana permita aos filhos de imigrantes obter a nacionalidade italiana e pediu "um forte compromisso de todos contra o racismo".
    Centenas de pessoas protestaram também em Milão, enquanto que imigrantes senegaleses protestaram em Bolonha e em Nápoles.
    HomicídiosNa terça-feira, Gianluca Casseri, um morador de Florença, matou dois vendedores ambulantes senegaleses. Um terceiro vendedor de 37 anos foi levado em estado grave a um hospital da capital toscana. "Ficará paraplégico", segundo um porta-voz da polícia.

    Corpos dos senegaleses mortos são vistos cobertos em Florença na terça-feira (13)
     (Foto: Reuters)

    O agressor, de 50 anos, feriu outros dois vendedores ambulantes e depois se suicidou. Ele militava em um movimento de extrema direita, o Casa Pound. Antes da manifestação deste sábado, vários membros da comunidade senegalesa pediram a dissolução imediata dessa organização.
    O homem iniciou sua correria assassina em um mercado de rua localizado na Praça Dalmazia, em um bairro popular periférico localizado ao norte de Florença, onde abriu fogo contra um grupo de vendedores ambulantes, a maioria imigrantes africanos.
    O assassino, armado com um revólver Magnum 357, dirigiu-se posteriormente ao mercado de San Lorenzo, no centro histórico, um dos locais mais frequentados da cidade, onde feriu duas pessoas, também imigrantes senegaleses.
    Pouco depois, o assassino se suicidou na mesma praça com sua própria arma, quando aparentemente a política o encurralou, segundo as autoridades locais.

    Luzes e árvore enfeitam o Vaticano antes do Natal

    Do G1, com informações da France Presse
    A árvore de Natal foi acesa no Vaticano na sexta-feira (16), com a Basílica de São Pedro recebendo turistas e até uma apresentação com luzes.
    Neste ano, a árvore foi retirada de floresta no oeste da Ucrânia. A tradição foi iniciada em 1982, ainda durante o papado de João Paulo II. Ela tem mais de 30 metros de altura e foi erguida no centro da praça em frente à Basílica.

    Efeito em foto mostra profusão de luzes na Basílica de São Pedro.
     (Foto: Filippo Monteforte / AFP Photo)

    Árvore de Natal já adorna a fachada da sede da Igreja Católica.
     (Foto: Filippo Monteforte / AFP Photo)

    Turistas conferem a árvore natalina no Vaticano.
     (Foto: Filippo Monteforte / AFP Photo)

    sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

    Itália de 150 é celebrada em exposição de Florença

    Florença - A Unificação da Itália é contada por meio dos soldadinhos de chumbo e das notas. A partir de amanhã, abrem as portas em Florença, no espaço expositivo do Ente CRF as mostras "Imagens do Ressurgimento. Soldadinhos de Chumbo da Coleção de Alberto Predieri" e "Da Lira do Ressurgimento ao Euro", que ficarão em cartaz até 28 de fevereiro de 2012.

         Com curadoria de Giuseppe Adduci e Franco Paoletti, a exposição dos soldadinhos reúne cerca de 900 peças feitas por artesãos italianos, provenientes da seção Risorgimento da coleção do professor Alberto Predieri, de propriedade do próprio Ente CRF, e de coleções disponibilizadas por privados.

         Em sua maioria, são soldadinhos de chumbo (no formato clássico de 54 mm) feitos pela empresa Antonini de Roma e que representam os Estados pré-unificação e o exército do novo Estado unificado italiano.

         Uma das 14 vitrines mostra as peças de 90 milímetros retratando o rei Vittorio Emanuele II e sua escolta com uma unidade do Regimento Genova de Cavalaria, peças únicas feitas por Francesco Antonini para o filme "A Condessa de Castiglione" de 1942.

         A exposição inclui pinturas sobre o Risorgimento, de propriedade do CRF, com destaque para três obras de Giovanni Fattori, e também da Fundação Spadolini Nova Antologia. As relíquias de época vêm do Museu Stibbert, da Fundação Spadolini e de coleções particulares.

    "Da lira do Risorgimento ao euro" exibe 130 peças reunidas por Tullio Marrone, um florentino que dedicou grande parte de sua vida a montar coleções.

         De autodidata, em 40 anos de busca e catalogação, conseguiu juntar uma coleção de 210 exemplares que é apresentada ao público pela primeira vez por iniciativa da Câmara Municipal de Florença e graças à associação cultural Prima.

         A coleção abrange desde a série Moeda Patriótica emitida em Veneza em 1848, até as notas impressas pelo Banco da Itália em L'Aquila na Segunda Guerra Mundial, além de emissões para a África Oriental italiana.

         Também há emissões de vários bancos italianos antes de 1893, quando foi criado o Banco da Itália (o Banco Central do país) e as notas pré-unitárias, incluindo Cinque Lire a Sollievo dei Romani de 1867, um recibo para pagamentos em nome de Garibaldi e Mazzini.

         Entre outras curiosidades, a Moeda patriótica de 1848, impressa só de um lado, marca o início do caminho do Risorgimento que levará à Unificação do país e que foi emitida em Veneza quando o chefe do Governo Provisório da Nova República Veneta era Daniele Manin.