terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Égua ancestral dos cavalos atuais viveu há 140 mil anos, diz estudo

Do G1 em SP -Segundo uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (30) pela revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)”, todos os cavalos do mundo são descendentes de uma égua que viveu há 140 mil anos.

A análise genética foi feita em cima do DNA mitocondrial, que traz a herança apenas da mãe e facilita a montagem de uma árvore genealógica.



Pintura rupestre de cavalos 
(Foto: Courtesy de HTO, via Wikimedia Commons)
 
O estudo foi feito com animais domesticados que vivem na Ásia, na Europa e nas Américas. Os equinos foram classificados em 18 haplogrupos – diferentes grupos de indivíduos que reúnem certas características genéticas.

Segundo a equipe liderada por Antonio Torroni, da Universidade de Pavia, na Itália, essa variedade genética é grande, se comparada à de bois e ovelhas, também domesticados. Isso significa que, ao contrário do animais usados na pecuária, que foram domesticados a partir de pontos isolados, os cavalos foram incorporados pelos homens em vários locais diferentes na Europa e na Ásia.

Os autores acreditam ainda que a definição dos grupos genéticos dos cavalos ajude na classificação de fósseis equinos e na avaliação genética desses animais, incluindo cavalos puro-sangue e de corrida.

O artigo foi editado pelo pesquisador brasileiro Francisco Salzano, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Itália registra maior taxa de desemprego desde 2004, diz Istat

Roma - A taxa de desemprego na Itália registrada no mês de dezembro de 2011 atingiu 8,9%, a maior desde janeiro de 2004, revelou hoje o Instituto Italiano de Estatísticas (Istat). Atualmente, há 2,2 milhões de pessoas sem emprego no país.
  
Em comparação com dezembro de 2010, houve uma alta de 0,8%. Já em comparação com novembro de 2011, a taxa subiu 0,1%.
  
Esse é o maior índice desde janeiro de 2004, quando começaram a ser avaliadas as taxas mensais. Se o número for comparado com as séries históricas trimestrais, esse é o maior desde 2001.
  
De acordo com o Istat, a taxa de desemprego masculino em dezembro cresceu 5,1% em relação ao mês anterior e 15,1% em um ano, alcançando 8,4%.
  
Já o número de mulheres desempregadas na Itália diminui em relação a novembro (-3,9%) e bateu os 9,6%. 

www.ansa.it/www.ansalatina.com.br

Trentinos poderão ter outra oportunidade para requerer o reconhecimento da cidadania italiana


Foto De Peron


Descendentes de imigrantes trentinos poderão ter reaberto o prazo para requerer o reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue.
© Desiderio Peron - Insieme

Fonte: www.trentini.com.br

CURITIBA - PR - Uma nova oportunidade aos descendentes de imigrantes trentinos para requerer o reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue está em análise no Parlamento Italiano. Dispositivo constante no Decreto 'Mileproroghe', de iniciativa do Executivo, em análise pelo Legislativo, abre a possibilidade da prorrogação do prazo que terminou no final de 2010, segundo acaba de informar, em comunicado à imprensa, o deputado Fabio Porta, autor da iniciativa acolhida pelo governo.

"Que a mudança normativa seja realizada antes do término da legislatura", pede o parlamentar. Segundo se recorda, dos mais de 40 mil pedidos de reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue apresentados até o final de 2010 por descendentes de imigrantes trentinos (maioria do Brasil), menos da metade deles foram até agora analisados pela Comissão especial de Roma.

A situação calamitosa das chamadas "filas da cidadania", não resolvida com a "task force", levou interessados a buscar recurso perante a Justiça italiana, que invariavelmente ordenou atendimento dos pedidos no prazo regulamentar.

O 'Decreto Milleproroghe' (Milprorrogações, na tradução literal), na linguagem política italiana é um decreto-lei de iniciativa do Conselho de Ministros que tem o objetivo de resolver problemas urgentes, e é proposto geralmente no final de cada ano, contemplando os mais diferentes assuntos num único texto. Nascido como medida excepcional, vem sendo apresentado todos os anos desde 2005.

Para o parlamentar eleito no América Latina, autor de uma "ordem do dia" sobre o tema, esta foi uma oportunidade para atender à necessidade de reabertura dos prazos, vencidos em 31 de dezembro de 2010, para a apresentação dos pedidos de reconhecimento da cidadania por parte das pessoas originárias dos territórios que pertyenceram ao ex-Império Áustro-Húngaro. "Estou satisfeito - disse Porta - que o Governo tenha se mostrado disponível a considerar a reabertura dos prazos como uma coisa possível".

Porta lembra que na 'ordem do dia', apresentada em conjunto com outros deputados eleitos pela Circunscrição Eleitoral do Exterior, ele havia observado que "somente uma parte limitada dos que têm direito conseguiu obter o reconhecimento devido à lentidão no exame dos requerimentos por parte da Comissão Especial que funciona junto ao Ministério do Interior". Na oportunidade, o parlamentar aludira também que as longas filas perante os Consulados Italianos na América do Sul, onde reside o maior número de interessados, tornaram tudo "mais complicado, induzindo talvez alguns até a desistir da pretensão".

PRAZO SEM SENTIDO - Em seu comunicado, o deputado observa, ainda, que, admitido os direito às pessoas originárias de territórios que sofreram diversos revezes geopolíticos de pedir a cidadania, "não faz sentido algum fixar prazos para a obtenção de tal reconhecimento". E, de fato, após a Lei nº 379, de 14 de dezembro de 2000, que diz respeito aos trentinos e a outros habiantes do ex-Império Austríaco, outra lei - a de nº 124, de 8 de março de 2006, que diz respeito aos habitantes da ex-Iugoslávia - não fixou prazo algum. "Por qual motivo não tornar as normas coerentes em situações evidentemente análogas?"- pergunta oparlamentar.

Entretanto, estando em discussão no bojo do decreto 'Milleproroghe', por razões de procedimento - explica Porta - "foi possível pedir nessa oportunidade apenas a prorrogação dos prazos, mas talvez seja o caso de falar em soluções mais orgânicas". De qualquer forma - continua o parlamentar em seu comunicado - "o dispositivo de nossa ordem do dia, que a Câmara realizou e o governo acolheu", obriga o Executivo a "considerar a oportunidade de uma iniciativa de natureza legal que admita, em tempos razoavelmente breves, uma prorrogação dos prazos para apresentação dos requerimentos de reconhecimengto da cidadania (italiana) em favor dos originários dos territórios do ex-Império Áustro-Húngaro".

Na sequência, publicamos, na íntegra e em italiano, o comunicado emitido, com a data de 27 de janeiro de 2012, pelo "escritório de imprensa do deputado Fabio Porta":

Il Governo accoglie l'ordine del giorno sulla riapertura dei termini per il riconoscimento della cittadinanza ai provenienti dai territori dell'ex Impero austro-ungarico
Porta: "Si faccia la modifica normativa prima della scadenza della legislatura"

"Il Decreto Milleproroghe all'esame della Camera è stato l'occasione per riproporre l'esigenza di riaprire i termini, scaduti il 31 dicembre 2010, per la presentazione delle domande di riconoscimento della cittadinanza da parte delle persone originarie dei territori appartenuti all'ex Impero austro-ungarico".

Il richiamo viene dall'on. Fabio Porta, eletto nella ripartizione America Meridionale, che ha presentato un ordine del giorno sull'argomento accolto dal Governo.

"Sono soddisfatto che il Governo abbia dato la disponibilità a considerare la riapertura dei termini come una cosa possibile. Nell'ordine del giorno che ho presentato assieme alla collega Froner e agli altri colleghi del PD Estero, ho ricordato, tra l'altro, che solo una parte limitata degli aventi diritto ha potuto avere il riconoscimento a causa della lentezza dell'esame delle domande da parte dell'apposita commissione operante presso il Ministero dell'Interno. Senza parlare del fatto che lacronica lunghezza delle file nei consolati dell'America meridionale, dove risiede il maggior numero di interessati, ha reso tutto più complicato e magari distolto alcuni a persistere nel loro intento.

Ammesso il diritto a richiedere la cittadinanza da parte di persone originarie di territori che hanno subito diverse vicende geopolitiche - ha proseguito l'on. Porta -, non ha senso fissare dei termini per ottenere tale riconoscimento. Infatti, successivamente alla legge n. 379 del 14 dicembre del 2000, che riguarda i trentini e gli altri abitanti dell'ex Impero austriaco, la legge n. 124 dell'8 marzo 2006, riguardante gli abitanti dell'ex Jugoslavia, non ha previsto alcuna scadenza. Perché non rendere coerenti le normative per situazioni evidentemente analoghe?

Essendo in discussione il Milleproroghe, per ragioni procedurali abbiamo potuto chiedere in questa occasione solo la proroga dei termini, ma forse è il caso di riflettere su soluzioni più organiche. Ad ogni modo, il dispositivo del nostro ordine del giorno, che la Camera ha fatto proprio e il Governo ha accolto, impegna l'esecutivo "a considerare l'opportunità di un'iniziativa normativa, da promuovere in tempi ragionevolmente brevi, che consenta un'ulteriore proroga dei termini di presentazione delle domande di riconoscimento della cittadinanza a beneficio dei provenienti dai territori dell'ex Impero austro-ungarico".

Ringrazio il Governo per la sua apertura, ma per l'ormai breve durata della legislatura mi auguro che si passi al più presto ai fatti concreti, con una soluzione legislativa mirata ed efficace. Per quanto mi riguarda, non mancherò di esercitare ogni possibile sollecitazione in tal senso".

www.massolindefiori.com.br 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Prêmio Europeu do Ano para Mario Monti

Paris - O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, estará amanhã em Paris para receber na Assembléia Nacional o prêmio "Europeu do Ano", atribuído pela publicação "Trombinoscope", confirmou seu porta-voz.

     O veículo é um anuário de políticos da França e de toda a Europa, com biografias, fotos e outras informações.

     O júri do prêmio, que existe há cerca de 30 anos, foi integrado por sete pessoas. 

     No ano passado, o reconhecimento foi concedido ao ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet. O presidente francês Nicolas Sarkozy recebeu a distinção em 2008 e a chanceler alemã Angela Merkel em 2007.

www.italianos.it 
imagem arquivo virtual Google

Cortes na Itália incluem a burocracia

Roma - A troca eletrônica de dados entre as administrações, "permitirá conseguir alguns docuemntos importantes em tempo real: da mudança de endereço às transcrições dos atos de estado civil, como o casamento ou o nascimento", disse à ANSA o ministro da Administração Pública, Filippo Patroni Griffi.

     Em resposta à Fipe (Federazione Italiana Pubblici Esercizi), que alertou o ministro de que essa simplificação aumentaria o risco de infiltração de criminosos, Patroni Griffi frisou que o nível de segurança seria reforçado, e não reduzido. 

     Ele também acrescentou que todos os aspectos da questão serão minuciosamente estudados com o Ministério do Interior.

www.ansalatina.com.br 

Premier italiano Mario Monti deve participar de Cúpula Rio+20

Roma - O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, vai participar da Cúpula Rio+20, segundo o vice-presidente do comitê preparatório do evento, Paolo Soprano.
  
"O presidente do Conselho [de Ministros da Itália] tem em sua agenda a participação na Cúpula Rio+20", disse Soprano.
  
De acordo com ele, "é importante que o professor Monti tenha incluído esse compromisso na sua agenda".
  
O evento, organizado pelas Nações Unidas, será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 de junho. A data foi alterada para "favorecer a participação dos chefes de Estado", segundo Soprano.
  
Além de Monti, a delegação italiana deve contar com a participação do ministro do Meio Ambiente, Corrado Clini, e das Relações Exteriores, Giulio Terzi.

www.ansalatina.com.br
imagem arquivo virtual Google

Il Governo accoglie l’ordine del giorno sulla riapertura dei termini per il riconoscimento della cittadinanza ai provenienti dai territori dell’ex Impero austro-ungarico




“Il Decreto Milleproroghe all’esame della Camera è stato l’occasione per riproporre l’esigenza di riaprire i termini, scaduti il 31 dicembre 2010, per la presentazione delle domande di riconoscimento della cittadinanza da parte delle persone originarie dei territori appartenuti all’ex Impero austro-ungarico”.  Il richiamo viene dall’on. Fabio Porta, eletto nella ripartizione America Meridionale, che ha presentato un ordine del giorno sull’argomento accolto dal Governo.

“Sono soddisfatto che il Governo abbia dato la disponibilità a considerare la riapertura dei termini come una cosa possibile. Nell’ordine del giorno che ho presentato assieme alla collega Froner e agli altri colleghi del PD Estero, ho ricordato, tra l’altro, che solo una parte limitata degli aventi diritto ha potuto avere il riconoscimento a causa della lentezza dell’esame delle domande da parte dell’apposita commissione operante presso il Ministero dell’Interno. Senza parlare del fatto che lacronica lunghezza delle file nei consolati dell’America meridionale, dove risiede il maggior numero di interessati, ha reso tutto più complicato e magari distolto alcuni a persistere nel loro intento.

Ammesso il diritto a richiedere la cittadinanza da parte di persone originarie di territori che hanno subito diverse vicende geopolitiche – ha proseguito l’on. Porta -, non ha senso fissare dei termini per ottenere tale riconoscimento. Infatti, successivamente alla legge n. 379 del 14 dicembre del 2000, che riguarda i trentini e gli altri abitanti dell’ex Impero austriaco, la legge n. 124 dell’8 marzo 2006, riguardante gli abitanti dell’ex Jugoslavia, non ha previsto alcuna scadenza. Perché non rendere coerenti le normative per situazioni evidentemente analoghe?

Essendo in discussione il Milleproroghe, per ragioni procedurali abbiamo potuto chiedere in questa occasione solo la proroga dei termini, ma forse è il caso di riflettere su soluzioni più organiche. Ad ogni modo, il dispositivo del nostro ordine del giorno, che la Camera ha fatto proprio e il Governo ha accolto, impegna l’esecutivo “a considerare l’opportunità di un’iniziativa normativa, da promuovere in tempi ragionevolmente brevi, che consenta un’ulteriore proroga dei termini di presentazione delle domande di riconoscimento della cittadinanza a beneficio dei provenienti dai territori dell’ex Impero austro-ungarico”.

Ringrazio il Governo per la sua apertura, ma per l’ormai breve durata della legislatura mi auguro che si passi al più presto ai fatti concreti, con una soluzione legislativa mirata ed efficace. Per quanto mi riguarda, non mancherò di esercitare ogni possibile sollecitazione in tal senso”.

Rivista digitale Oriundi

sábado, 28 de janeiro de 2012

Applausi per 'Nozze' ad Ancona

Ancona - Oltre cinque minuti di applausi hanno accolto al Teatro delle Muse di Ancona l'esordio de Le Nozze di Figaro di Mozart. Una vera ovazione e' andata a Pier Luigi Pizzi che ha firmato regia, scene e costumi dell'opera, vero artefice assieme ad Alessio Vlad, direttore artistico della stagione lirica anconetana, dell'ultimo capitolo della trilogia Mozart-Da Ponte avviata tre anni fa con Don Giovanni e proseguita nel 2011 con Cosi' Fan Tutte.

Vaccino anti-alzheimer

Roma - Si chiama (1-11)E2 ed e' un vaccino di nuova generazione, capace di innescare una risposta immunitaria contro il beta-amiloide, un peptide che si accumula nel cervello dei malati di Alzheimer, causando danni alla memoria e alle capacita' cognitive. A realizzarlo, due istituti napoletani del Consiglio nazionale delle ricerche: l'Istituto di genetica e biofisica (Igb-Cnr) e l'Istituto di biochimica delle proteine (Ibp-Cnr). Lo studio e' stato pubblicato sulla rivista Immunology and Cell Biology.

www.ansa.it

Attenti al cuore quando arriva le neve

Milano - Finalmente ci siamo. La neve inizia ad imbiancare molte località e la stagione sciistica può prendere il via e per tanti è momento di calzare gli scarponi e lanciarsi in discesa Attenzione però al cocktail tra fatica fisica e temperature basse, soprattutto per chi non è allenato, perché può mettere a repentaglio la salute del cuore. Uno sforzo intenso, specie se nei primi giorni di vacanza, può infatti aumentare il rischio di infarto. Magari senza nemmeno andare sulle piste: anche spalare di buona lena può infatti alzare la soglia del pericolo, in particolare per i maschi fumatori che hanno già avuto casi di angina o infarto in famiglia. È quanto dimostra una ricerca condotta in Canada dagli studiosi della King’s University di Kingston, pubblicata su Clinical Research in Cardiology. 


www.corriere.it 

Tempo ruim atrasa extração do combustível do Costa Concordia

Roma, 28 jan (EFE).- As tarefas de extração do combustível do navio Costa Concordia, naufragado no litoral da ilha italiana de Giglio em 13 de janeiro, sofreram neste sábado um novo atraso por causa das más condições meteorológicas, informou a imprensa italiana.

Amedeo Modigliani: Imagens de uma Vida - Museu de Belas Artes

A exposição propõe uma revisitação do homem e do artista através da complexidade das suas experiências, principalmente aquelas mais secretas e íntimas, reveladas através das imagens que enriqueceram sua vida: os lugares frequentados, a família, os estudos, as modelos e os bistrôs de Paris. 

De Livorno a Veneza, de Florença a Paris, pontuando com imagens salientes os percursos, os encontros e as personalidades artísticas que têm definido a história da arte e das vanguardas do século em um cruzamento de experiências européias. As obras, dentro de espaços de primeira importância em cada cidade tocada pelo evento, definirão o percurso artístico e cultural, desde as primeiras experiências toscanas, onde os amigos italianos de Modigliani serão colocados em relação com suas experiências juvenis, até as da capital européia da arte do Século XX, Paris. 

"O modernismo europeu e suas escolas influenciaram irreversivelmente o movimento modernista internacional no início do séc. XX e foi um dos principais responsáveis pela concepção e prática de linguagens e leituras estéticas de nossa realidade diversificada. Contribuiu assim para a emancipação e autonomia de expressão e representação artísticas brasileiras. 

Um dos maiores artistas daquele início de século, o italiano Modigliani, com suas figuras longilíneas, fortemente marcadas pela descoberta revolucionária da escultura africana, mesmo não sendo frequentemente lembrado como influenciador de nossa arte, deixou marcas claras na arte moderna brasileira, tanto na forma quanto na cor, transformando-se, indiretamente, em referência para nossa pintura. 

Trazer a exposição de Modigliani ao Brasil (formada por 230 peças, incluindo pinturas e esculturas, correspondências com Picasso, André Derain, Max Jacobs, manuscritos, diários, fotos e um vídeo), em parceria com a Embaixada da Itália, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e o Modigliani Institut Archives Legalés Paris-Roma, compreende retomar o circuito de exposições internacionais do Museu Nacional de Belas Artes e nos reaproximar com a visualidade e a tradição artísticas italianas, presentes, com intensidade e afetividade em nossa arte, desde a origem até os dias de hoje, com nossa atual produção artística contemporânea." 

Ana de Hollanda
Ministra do Estado da Cultura 

Informações
Data: quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012 - sábado, 17 de março de 2012
Horários: Ter > Sex: 10h00>18h00; Sab, Dom, Fer: 12h00>17h00
Local: Museu Nacional de Belas Artes - Av. Rio Branco, 199 - Centro
Organizado por: Museu Nacional de Belas Artes e Modigliani Institut Archives Legales Paris - Roma 
Em colaboração com: IIC do Rio de Janeiro


www.camaraitaliana.com.br

Três italianos indicados ao Oscar

A italiana Francesca Lo Schiavo, que foi indicada hoje juntamente a seu marido, Dante Ferretti, ao Oscar de melhor Direção de Arte pelo filme "A invenção de Hugo Cabret" disse, em entrevista à ANSA, que este foi um "trabalho fantástico".
  
"Estou sentindo uma grande felicidade e emoção e principalmente graças [ao diretor do trabalho] Martin Scorsese, que nos deu esta enorme possibilidade", afirmou.
  
O também italiano Enrico Casarosa está concorrendo na categoria Curta metragem de animação com "La Luna", projeto produzido pela Pixar. Ele já havia colaborado anteriormente com as animações "Ratatouille" e "Up", ambas vencedoras do Oscar.  

www.ansalatina.com.br
imagem arquivo virtual Google

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Carnaval de Viareggio: sonhos, sátira e solidariedade

O "Carnaval de Viareggio é ... O fim do mundo". Este é o título do evento de lançamento da edição 2012, que terá 11 carros alegóricos de primeira classe, seis de segunda classe, 10 grupos de mascarados, compostos cada um por oito estruturas de papel maché, e sete grupos mascarados isolados.

     A festa ao ar livre é dedicada à criatividade, à diversão e à sátira e vai ocupar as avenidas a beira-mar da cidade com desfiles e outras iniciativas nos dias 5, 12, 19, 21, 26 de fevereiro e 3 de março, com um desfile a mais do que nas edições anteriores.

     "Nós representamos os sonhos e os problemas da vida diária através da linguagem figurada e dinâmica dos grandes artistas locais do papel maché", disse Alessandro Santini, presidente da Fundação do Carnaval de Viareggio, durante a apresentação do evento, que ocorreu hoje (27) em Roma.

     No entanto, o "Carnaval de Viareggio também é solidariedade", acrescentou, ao lembrar a parceria com Telethon, Admo e ActionAid, e que fomenta a doação de medula.

     "Admiramos a capacidade de organização dos viareggini", comentou Federico Mollicone, presidente da Comissão Carnaval Romana, parceira de Viareggio desde 2011. "Nosso objetivo é colaborar com a excelência italiana para incentivar o crescimento do Carnaval de Roma com atividades e atrações variadas".

     Para a cerimônia de abertura, em 4 de fevereiro, haverá um show pirotécnico e o hasteamento da bandeira e, no calendário da festa, são anunciados, entre outros, eventos desportivos, festas regionais, peças de teatro em dialeto e convidados de honra, incluindo a Miss Itália.

     No dia 6 de fevereiro, no Cinema Odeon, será exibido em estreia nacional o filme em 3D "Guerra nas Estrelas, parte I", e no dia 21 deste mesmo mês, haverá desfile de máscaras dedicado à televisão que será transmitido ao vivo na RAI3. 


www.ansa.it/www.italianos.it

População: italianos x estrangeiros

Os cidadãos italianos ficaram abaixo dos 56 milhões, com uma perda líquida de 65 mil em comparação a 1º de janeiro do ano passado, enquanto os estrangeiros que residem na península subiram para 4,85 milhões (289 mil a mais) e representam 8% da população total. É o que revelam os indicadores demográficos do Istat, o Instituto Italiano de Estatísticas.     O que mais pesa no encolhimento do número de italianos, é o aumento crescente entre os nascimentos e as mortes. No total, em 2011 nasceram na Itália 556 mil crianças (seis mil a menos do que no anterior), enquanto o número de mortos atingiu 592 mil (-4mil).

     Além disso, são as mulheres estrangeiras que têm mais filhos: elas têm uma média de dois, contra o filho único das italianas. É justamente a sua presença que faz da região norte a mais prolífica do país.

     Mais jovens do que os italianos (sua idade média é de 32,2 anos, contra os 44,7 anos), os estrangeiros residentes vivem principalmente no norte (61%); só 14% se estabeleceram no sul e 25% no centro.


Italianos cada vez mais longevos

     Os octogenários chegam a representar 6,1% da população geral e o número de pessoas com mais de 100 anos superaram o limiar de 17 mil. Entre estes, 600 são supercentenários, porque estão com mais de 105 anos.       O levantamento também verificou que a pessoa mais velha da Itália superou os 113 anos e mora no Veneto.

www.italianos.it 

Italianos cuidam da saúde com moderação

Os italianos cuidam moderadamente de sua saúde:  53,7% o fazem seguindo uma alimentação bastante equilibrada (contra 30,9% que não se preocupam com isso), 47,5% realizam exames médicos de controle e 46,7% controlam o seu peso, inspirando-se em um estilo de vida saudável, ou tendo como objetivo a boa forma física. Estes são alguns dos dados que constam do Relatório Itália 2012 do instituto de pesquisas Eurispes.

     De acordo com o citado relatório, o retrato da saúde dos italianos pode resumir-se da seguinte forma: 


     Sedentarismo - 42,8% dos entrevistados fazem pouca atividade física, 28,4% muita, 19,7% são sedentários. Pouco menos de um décimo da população leva a sério o objetivo de cuidar de si mesma: 8, 3% fazem exames médicos regularmente e controlam o peso, e 7,4% praticam muita atividade física. Os homens preferem as atividades físicas, enquanto as mulheres ficam mais atentas com a alimentação.


     Tabagismo - 63,8% são não-fumantes, enquanto os restantes 35,5% se dividem entre aqueles que fumam um cigarro ocasionalmente (10,4%), aqueles que fumam menos de meio maço por dia (8,9%), e os que fumam mais do que 10, mas menos de 15 (8,2%). Cerca de 6,1% consomem um maço por dia.


     Homeopatia - 14,5% dos italianos recorrem à medicina não convencional, como à homeopatia que, apesar da queda de 4% em relação a 2010, é a solução mais procurada para curar doenças físicas (70,6%), seguida pela fitoterapia (39,2%), osteopatia (21,5%), acupuntura (21%) e quiropraxia (17,2%).


     Bioética - 50% são favoráveis à eutanásia, enquanto que 46,6% são contrários. Bem distinta é a situação sobre o suicídio assistido na ausência de doença: 71,6% são contrários e 25,3% a favor. Os 'sim' (58%) prevalecem sobre o 'não' (39,3%) quando se trata da pílula abortiva RU486.


     Infertilidade - Em 2009, 63.840 casais procuraram tratamentos para a reprodução assistida. Aumentam os centros especializados, públicos e privados, que a praticam na Lombardia, Lazio, Campania e Sicília. A idade média dos pacientes foi de 36,17 anos.


     Suicídios - até 2007, a Itália registrou uma taxa de suicídios inferior à de outros países, com 7,1 por 100 mil habitantes; mas, entre 2010 e 2011 se estima a existência de 14 mil, contra os quase três mil de 2009.

www.ansa.it/www.italianos.it

Após naufrágio, indenização será de 11 mil euros

Do G1 com agências internacionais -Os sobreviventes do cruzeiro Costa Concórdia, que naufragou em 13 de janeiro passado próximo à Ilha de Giglio, receberão cada um uma indenização de 11 mil euros (cerca de R$ 25,2 mil) mais os gastos, informou nesta sexta-feira (27) uma associação italiana de consumidores.

"O acordo diz respeito a 3.000 passageiros de 60 países, entre eles 900 italianos. Estimamos que 85% deles vão aderir ao acordo", afirmou um comunicado da ADOC, uma organização italiana de consumidores que integra o "Comitê de Náufragos do Concórdia", negociador do acordo com a empresa Costa Cruzeiros.

Fitch rebaixa nota de cinco países europeus, incluindo Espanha e Itália

Do G1 em SP - A agência de classificação de risco Fitch reduziu, nesta sexta-feira (27), as notas de crédito de cinco países europeus. Tiveram seus ratings rebaixados os papeis da Espanha, Itália, Bélgica, Chipre e Eslovênia.

Nenhum dos países rebaixados tinha nota "AAA", a mais elevada do raking da agência. A nota da Bélgica foi reduzida de "AA+" para "AA"; Chipre, de "BBB" para "BBB-"; Itália, de "A+" para "A-"; Eslovênia, de "AA-" para "A"; e Espanha, de "AA-" para "A". A Fitch também informou que a nota da Irlanda foi mantida em "BBB+".







Trema ancora il Nord, scossa di magnitudo 5.4



A pochi giorni di distanza il Nord é tornato a tremare: tre terremoti in pochi giorni non legati direttamente fra loro, ma originati dal movimento della placca Adriatica. Con una magnitudo di 5.4, quella avvenuta oggi nell'area compresa fra Parma, Massa Carrara e Reggio Emilia è stata la scossa più violenta delle tre che hanno fatto tremare il Nord: quella di magnitudo 4.9 registrato il 25 gennaio nella provincia di Reggio Emilia e quella di magnitudo 4.2 avvenuta nella notte fra il 24 e il 25 gennaio nella provincia di Verona. Per fortuna il nuovo terremoto è avvenuto molto più in profondità rispetto agli altri, a 60 chilometri, e grazie a questo gli effetti sono stati attenuati. Sempre a causa della profondità, il terremoto è stato avvertito in un'area vastissima: in tutta l'Italia settentrionale fino all'Umbria, dove la scossa è stata avvertita a Perugia.



www.ansa.it

Italy commemorates Holocaust victims on Remembrance Day

Trieste, January 27 - Italy joined nations around the world on Friday in ceremonies commemorating the millions of victims and some heroes of the Holocaust.

International Holocaust Day, which was approved at the United Nations in 2005, is being marked by numerous events in Italy.

President Giorgio Napolitano told Italians to keep watch for any "resurgence of Holocaust denial and anti-Semitism" and Premier Mario Monti warned not to allow "xenophobia and intolerance to affect our core values". A memorial ceremony was held in Trieste for Giovanni Palatucci, an Italian policeman who saved thousands of Jews in the Second World War before dying in a Nazi concentration camp.

Palatucci, who came from a small town near Avellino, was police chief in the northeastern city of Fiume (now Rijeka in Croatia) when he was arrested by the Gestapo in late 1944 and died in Dachau in January 1945 at the age of 36.

The Vatican started procedures to beatify him in 2002 - the first stage towards sainthood.

Vatican officials hinted at a personal interest on the part of Pope John Paul II.

Palatucci's heroic efforts to save Jews remained unknown for many years and were only slowly pieced together by historians. He came to the attention of the public thanks to a series of posthumous honours he was awarded during the 1990s.

Palatucci, who was in charge of the immigration office at Fiume, used several ploys to save the area's Jews from the death camps.

First he employed semi-legal ways of diverting them towards safe internment camps in Italy or other countries, helped by his uncle, a bishop posted at the southern city of Salerno.

But then he began to take ever bigger risks to get Jews past the Nazis, forging documents and even compromising his own safety.

He had a fairly good idea that the Nazis were closing in on him, research shows, and in 1944 went to Switzerland for a holiday with his fiancee'. But he opted to return to Fiume to continue his work in the knowledge that he would almost certainly be arrested.

Palatucci, who started off as a Fascist policeman in Genoa, was a devout Catholic whose rebellion against the Fascist regime was apparently sparked by two love affairs, one with a high-ranking Fascist woman official and one with a rich Jewish girl.

In 1990 Palatucci joined the other 'Just Among the Nations' at Yad Vashem, the Jewish Holocaust Memorial. In 1995 the Italian state honoured him with a gold medal for civilian valour.

Italy's state broadcaster RAI celebrated Palatucci's deeds with a two-part TV biography shown in September 2001.

Palatucci was one of two Italian Schindler-type heroes.

The other was Giorgio Perlasca, who posed as a Spanish diplomat in Budapest after the real consul fled the city near the end of the war.

He used his bogus position to save thousands of Jews from Nazi German death camps.

Perlasca, too, was the subject of a TV biopic that drew record audiences in 2002.

(photo: attendants at ceremony for Giovanni Palatucci)
www.ansa.it 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Crolla edificio in centro a Rio,2 morti

Rio de Janeiro - E' di due morti e undici feriti il bilancio parziale del crollo di un edificio avvenuto attorno alle 20 nel centro di Rio de Janeiro. Il crollo sarebbe avvenuto a seguito di un'esplosione, che ha sgretolato un grattacielo ad uso commerciale di una ventina di piani.

Testimoni di palazzine vicine hanno riferito di aver sentito odore di gas e di aver avvertito un tremore ''simile a scosse di terremoto'' prima del crollo.Lesionati anche palazzi vicini, tra cui il Teatro Municipale.

www.ansa.it 


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Exposição "Roma a Vida e os Imperadores" no MASP

IIC San Paolo Newsletter

Filme sobre Eluana é motivo de polêmica

Udine - "Para mim é motivo de sofrimento ver que questões como esta, de tamanha sensibilidade humana, continuam a seguir em frente no meio de controvérsias", disse hoje o arcebispo de Udine, monsenhor Andrea de Bruno Mazzocato, na reunião com os jornalistas por ocasião da festa de seu padroeiro, São Francisco de Sales
.
     O arcebispo se referiu desta forma às polêmicas sobre o pedido da região do Friuli-Venezia Giulia de financiar o filme "A Bela Adormecida", de Marco Bellocchio, inspirado na história de Eluana Englaro 

     "Não vou entrar no mérito se a Região deve ou não financiá-lo, cabe a eles decidir com critérios que, espero, sejam imparciais. No entanto, acho que questões cívicas tão importantes devem ser tratadas com consciência e respeito, ainda que pensemos de forma diferente. Já a polêmica, que muitas vezes tem elementos instrumentais, é para mim uma dor que compartilho com muitas das pessoas que são tocadas por ela", acrescentou
.
     Dom Mazzocato também lembrou que a diocese fará algumas reflexões sobre a questão por ocasião do Dia Internacional da Vida, em 4 e 5 de fevereiro, com a participação do teólogo cardeal Elio Sgreccia
 .
     "Recebi uma carta da Associação de familiares com filhos ou parentes em estado vegetativo que, com argumentos, se opõem ao financiamento do filme. Todas as vozes devem ser ouvidas, e que as controvérsias são funcionem como uma mordaça para nenhuma delas, porque isso não é democrático", concluiu o arcebispo.

www.italianos.it
imagem: Eluana -arquivo virtual Google

Profissões em alta na Itália

Roma - Chefs, trabalhadores especializados e profissões técnicas são os profissionais mais cobiçados por empresas no primeiro trimestre de 2012, em detrimento dos empregados com carteira assinada, que são ainda menos procurados do que o pessoal de limpeza e outros serviços.

     Estas são as previsões do sistema de informações Excelsior da Unioncamere (que reúne as câmaras italianas de comércio, indústria, artesanato e agricultura) e do Ministério do Trabalho, que destaca o aumento da demanda por trabalhadores qualificados, setor que deverá registrar a contratação de 42 mil, com uma incidência de 27,6%, contra os 20-22% dos dois trimestres anteriores.         O cálculo foi feito sobre a contratação de empregados permanentes e futuros. Em particular, aumenta o número de trabalhadores especializados (de 11% para 16%).          Também deve crescer a demanda por pessoal altamente qualificado (de perfil intelectual, científico, técnico e gestão), com o recrutamento de quase 34,2 mil (aumento de 22,4%, contra os 18%), assim como as ocupações não qualificadas (20,5 mil, ou 13,5 %).       Em contrapartida, os empregos com carteira assinada não chegam a 20,4 mil, com uma incidência que cai para 13,4%.      Da mesma forma, diminui a demanda por profissões comerciais e serviços, embora, com mais de 35 mil contratações e uma incidência de 23%, sejam as mais procuradas.

www.italianos.it 

Tremano Nord e Milano, l'epicentro nel reggiano

  
Una crepa nel soffitto all'interno della chiesa parrocchiale di Santa Maria Nascente a Brescello

Roma - Una scossa di intensità 4.9 Richter, con epicentro nel Reggiano, ha fatto tremare questa mattina per alcuni secondi l'intero Nord Italia. Il sisma è avvenuto alle 9,06 nei pressi dei comuni di Poviglio, Brescello e Castel di Sotto, ma è stato distintamente avvertito in tutta la Pianura Padana, ed anche a Milano e Torino, in Toscana, Liguria, Trentino Alto Adige e Valle d'Aosta. Una replica di intensità minore, con magnitudo 2.3, è stata registrata nella stessa zona pochi minuti dopo.

La Protezione civile della Provincia di Reggio Emilia conferma, con una nota, che "al momento non risultano segnalati particolari danni a cose o persone" e sottolinea che la scossa "fortunatamente si è registrata a grande profondità". La scossa delle 9.06 - precisa la Protezione civile - è stata avvertita distintamente, oltre che nella Bassa reggiana, a Pomponesco e Viadana (Mantova) e Sorbolo (Parma).

Nella notte la terra aveva tremato anche in provincia di Verona, dove poco prima dell'una era stata avvertita una scossa di 4.2 gradi Richter. Molta la paura fra la popolazione e numerose le chiamate ai vigili del fuoco, ma non sono segnalati feriti né danni particolarmente rilevanti. In alcune zone del Reggiano più vicine all'epicentro sono caduti calcinacci dagli edifici e la rete di telefonia mobile è rimasta intasata per alcuni minuti. A Milano, dove il sisma ha fatto oscillare i piani alti dei palazzi, sono state temporaneamente evacuate molte scuole ed i vigili del fuoco sono stati allertati.

Diversi istituti scolastici, di diverso ordine e grado, hanno autonomamente deciso di far uscire i bambini e i ragazzi a scopo precauzionale, per poi farli rientrare. In una dozzina di casi, la Polizia locale ha inviato pattuglie per aiutare gli insegnanti nelle operazioni di evacuazione e di rientro. Lo stesso è avvenuto anche a Verona, dove i responsabili di alcuni edifici scolastici hanno segnalato la comparsa di crepe sui muri. Per precauzione, la Provincia ha quindi deciso di chiudere in via cautelativa tutte le scuole superiori ed è stato convocato un vertice in Prefettura per valutare, con i responsabili della protezione civile, l'eventuale chiusura delle altre scuole. In Liguria, evacuati oltre agli edifici scolastici, anche alcuni uffici genovesi della Regione Liguria.

SISMOLOGO, POSSIBILI ALTRE SCOSSE IN PROSSIME ORE  - Potrebbero verificarsi altre scosse di terremoto dopo quella avvertita questa mattina in tutto il Nord Italia. Lo afferma all'ANSA Daniele Spallarossa, docente di Sismologia all'università di Genova. "Stiamo registrando degli 'aftershock, ovvero delle scosse successive a quella principale - spiega - per cui non e' escluso che altri eventi sismici, nelle prossime ore, possano essere avvertiti dalla popolazione". 

DANNI LIEVI IN ALCUNE SCUOLE DEL BERGAMASCO - La scossa di terremoto avvertita stamani anche nel Bergamasco ha provocato lievi danni ad alcune scuole di città e provincia. In mattinata, una cinquantina di scuole sono state fatte evacuare in via precauzionale. Vigili del fuoco e tecnici della Provincia di Bergamo sono al lavoro per verificare la stabilità degli edifici in cui sono comparse delle crepe sui muri. Richieste d'intervento sono giunte, tra gli altri, dal liceo classico Sarpi di Bergamo, dall'istituto Ivan Piana di Lovere e dall'istituto Ambiveri di Presezzo, dov'é stato chiuso un tunnel di collegamento tra due edifici.

www.ansa.it 

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Começa operação para retirada de combustível do cruzeiro naufragado

Do G1 com agências internacionais -As operações para permitir que, nos próximos dias, comece a retirada do combustível do cruzeiro Costa Concordia começaram na manhã desta terça-feira (24).

O pessoal técnico da empresa holandesa Smit Salvage, encarregada de bombear o combustível, vai examinar todas as opções para extrair da maneira mais segura as quase 2.400 toneladas de combustível que estão nos 23 tanques do navio, acidentado em 13 de janeiro próximo a ilha de Giglio.



Efficaci staminali per maculopatia

Londra - L'uso di staminali ricavate da embrioni umani in casi di maculopatia si e' dimostrato sicuro e di una qualche efficacia per ridare la vista i pazienti. Lo annunciano su Lancet studiosi americani. Lo studio e'il primo del genere condotto su esseri umani, condotto su un paziente anziano e uno giovane con diverse forme di maculopatia che li avevano portati alla quasi totale cecita'.

www.ansa.it 

Arroz à parmegiana

500g de carne moída
1 xícara (cafezinho) de molho de soja
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 tomates
1 cebola
3 colheres (sopa) de massa de tomate
1 copo de caldo de carne
1 copo de suco de laranja
1 colher (sopa) de açúcar
2 copos de arroz
300g de queijo picado ou ralado grosso
2 copos de água fervente
Óleo ou azeite

1 – Comece por um molho de carne. Refogue a carne moída em uma frigideira com um fio de azeite ou óleo. Acrescente o molho de soja para ajudar a dourar a carne e, quando começara a dourar, peneire por cima a farinha de trigo. Misture e deixe cozinhar.

2 – Bata no liquidificador os tomates com uma cebola, a massa de tomate, o caldo de carne, o açúcar e o suco de laranja. Junte a mistura à carne que refoga na frigideira. Misture e deixe o molho se criar. Vai resultar em um belo molho, bem consistente.

3 – Agora vamos montar o arroz à parmegiana. Em um refratário untado com óleo faça primeira camada com um copo de arroz, arroz cru mesmo. A segunda camada é de molho. A terceira é mais uma de arroz, o segundo copo. Depois vem o queijo, bem picado, espalhado por cima. Para finalizar cubra tudo, distribuindo por todo o refratário, com água fervente. Dois copos de água fervendo mesmo.

4 – Agora é forno por, em média, 40 minutos. Forno médio para baixo. O tempo depende muito do seu forno. Cuide para o arroz estar macio. Assim, estará pronto para servir.

Fonte: Anonymus Gourmet
http://wp.clicrbs.com.br/anonymus


FIAT veicula anúncio de novo Panda

Turim - Para o lançamento do novo Panda, a Fiat Automóveis escolheu um curta-metragem de 90", de forte impacto emocional, que dispensa a linguagem comercial tradicional, para expressar a abordagem com que a Fiat trabalha para construir a Itália do amanhã e contar sobre a "Itália que agrada", aquela que se baseia no talento, paixão, criatividade e no desejo de construir coisas bem feitas.


     O anúncio começou a ser veiculado no último dia 22 nas redes de televisão italianas e a partir de ontem 23,  nos maiores sites da web (incluindo www.fiatpanda.it e www.fiat.it .
     O spot é por si só um acontecimento, uma vez que "fala" do produto através do mundo do trabalho que gira ao seu redor: a escolha é muito forte, importante e cheia de valores simbólicos.

     Neste filme, a família Fiat se torna protagonista de uma nova era de evolução e crescimento conjuntos, e convida a todos os italianos a seguirem a mudança com esta mesma determinação.

     O curta se inspirou na pergunta: "Que Itália nós queremos ser?". 

www.ansa.it/www.italianos.it 
 

Bocelli diz que é prova viva de que Deus existe.

Roma - O tenor Andrea Bocelli afirmou, em entrevista à imprensa italiana, que é "prova viva" de que Deus existe porque "se há alguém que dificilmente chegaria muito longe, este seria eu".
  
"Nasci em uma fazenda, em uma região bastante desabitada, e longe dos centros urbanos onde poderia estudar música, ir ao teatro, ouvir ópera e ganhar experiência", contou o cantor à revista Terrasanta, acrescentando que teve "uma série de dificuldades pessoais".
  
"No entanto, a minha realidade excedeu em muito os sonhos mais otimistas. Para mim, isso só pode significar uma coisa: que quando há bons desenhos de Deus, todas as dificuldades são removidas. Então precisamos ter fé, trabalhar duro e confiar no plano que Ele fez para nós, e nos sinais pelos quais nos mostra o caminho", declarou Bocelli, que tem mais de 70 milhões de álbuns vendidos.
  
O tenor disse acreditar que a fé "não tem nenhum mistério". "É mais uma realidade tangível e visível", opina.
  
"Sócrates jamais escreveu uma linha, mas graças aos Diálogos de Platão, assumimos que ele viveu. Jesus também não escreveu nada de próprio punho, mas o que importa é a mensagem que deixou. E é óbvio que alguém entregou essa mensagem. Esta para mim é uma realidade gritante", observou.

www.ansa.it/www.ansalatina.com.br 

domingo, 22 de janeiro de 2012

Arquivo Histórico on line do Banco de Nápoles (Banco di Napoli)

 

 Os imigrantes italianos que enviaram dinheiro para a Itália, através do Banco de Nápoles

 


Que a Itália dos nossos avós imigrantes era um país devastado por guerras sucessivas. Um país muito pobre, com um alto nível de mortalidade por desnutrição e falta de serviços sociais básicos, mesmo no século 20

Na reestruturação econômica do país, havia um fator importante desempenhado um papel predominante. Era conhecido como o fator R , e isso ajudou para a reconstrução nacional. Este fator R (R = rimesse, Risparmio = poupança) era, essencialmente, o dinheiro economizado enviadas pelos imigrantes para suas famílias a partir dos países onde eles estavam trabalhando. 

A transferência de dinheiro dos imigrantes a partir de países estrangeiros para a Itália, às suas famílias, era uma prática comum.




Em 1901 o Banco de Nápoles, obteve do governo a exclusividade na recolha de poupanças dos emigrantes e começou a abrir filiais em todos os países beneficiários. (...)

O Arquivo Histórico do Banco de Napoli colocou online a lista de pessoas que usavam seus serviços para enviar dinheiro para a Itália. Esta lista pode ser consultada aqui:


Aqui você vai encontrar uma lista de agências em cidades diferentes:




Você pode clicar em qualquer cidade para ver a lista de pessoas.

Se alguma referência interessante é encontrado lá, você pode endereçar uma carta ou um e-mail para o Banco pedindo mais informações.

Archivio Storico del Banco di Napoli
Via dei Tribunali, 213
Palazzo Ricca
80138 Napoli
tel. 081446685
Orario: lun-ven 9.30-13.30/15-16




Colaboração Shirley Folchi Ferreira - SP
Gruppo Ale'Italia de Genealogia Ítalo-Brasileira

Sea Life: um túnel oceânico de 360º

Roma - Mais de cinco mil exemplares de cerca 100 espécies aquáticas estarão no aquário de Roma, um túnel oceânico de 360º, que abrigará de estrelas-do-mar a águas-vivas e até tubarões. 

     O Sea Life será aberto no próximo mês de junho e terá 30 piscinas, com um milhão de litros de água.

     A expectativa é receber a cada ano cerca de um milhão de visitantes.   


    O aquário vai exigir um investimento de € 15 milhões, aos quais se somarão outros € 65 milhões para áreas de conferências, um museu, serviços comerciais e estacionamento para 700 veículos.       A primeira parte do segundo pólo turístico da capital italiana, que ocupará 14 mil metros quadrados, foi apresentado pelo prefeito Gianni Alemanno, o vice-presidente da Região do Lazio, Luciano Ciocchetti, e pelo CEO do Merlin Entertainment Group Italia, Aldo Vigevani, um dos responsáveis do projeto.

     O aquário criará mais de 200 novos empregos.

www.italianos.it 

Descontos em cruzeiros chegam a 60%

Roma - Os descontos podem ser de até 60% para aqueles que agora querem passar suas férias a bordo de um navio de cruzeiro, como consequência direta do naufrágio do Costa Concordia, na última sexta-feira (13), em frente à ilha do Giglio.

     As maiores promoções são oferecidas pela Costa Cruzeiros, em seu site mas também nas agências da empresa. 

     Outro 'colosso' das férias a bordo, como MSC, faz descontos que atingem até € 600 para quem já deseja reservar uma estadia para o próximo verão.

     Crociere.it, um site de informações e reservas de cruzeiros, oferece uma viagem a bordo do Costa Mediterranea, com partida de Civitavecchia em março, e até novembro. 

     Com pensão completa, passando por Espanha, Marrocos, Ilhas Canárias e Portugal, o cruzeiro sai por € 639, um desconto de 60% sobre o preço original de € 1.580. 


www.ansa.it/www.italianos.it