terça-feira, 29 de abril de 2014

Itália é país europeu com mais estrangeiros detidos

Itália é país europeu com mais estrangeiros presos (foto: ANSA)
Itália é país europeu com mais estrangeiros presos (foto: ANSA)
 
 
Estrasburgo - A Itália, Espanha, Alemanha, França, Inglaterra e País de Gales, são os países europeus com o maior número estrangeiros presos, segundo o informe difundido nesta terça-feira (29) pelo Conselho da Europa sobre a população carcerária nos 47 países membros, analisada em 2012. A Itália, que lidera a lista, tem cerca 23, 73 mil estrangeiros presos, 36% do total da população carcerária no país, com 45% aguardando julgamento. Já a Espanha tem 23,42 mil, a Alemanha 19,30, a França 13,70 e a Inglaterra com o País de Gales 10,86 mil, revela o relatório.

    Em porcentagem, Mônaco tem o maior número de estrangeiros presos (95%), seguido por Andorra, Suíça, Luxemburgo, Liechtenstein e Chipre, segundo o estudo. Já no Brasil o número de estrangeiros presos em 2012 era de cerca 3,3 mil. O relatório mostra que a Sérvia é o país com as prisões mais superlotadas da Europa (159,3 presos para cada 100 lugares), seguida pela Itália (145 para cada 100), Chipre (140,1) Hungria (138,8) e Bélgica (131,7).

    No total são 21 os países europeus onde há mais presos que lugares disponíveis nas prisões.

    O Brasil tem, em números absolutos, a quarta maior população carcerária do mundo , com cerca de 550 mil pessoas detidas, fica atrás apenas dos Estados Unidos (2,2 milhões), China (1,6 milhão) e Rússia (680 mil).(ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Itália irá exigir 'brevê' para pilotar drones

Nova regulamentação entra em vigor amanhã, 30

Drone austríaco que leva kit de primeiros-socorros (foto: ANSA)
Drone austríaco que leva kit de primeiros-socorros (foto: ANSA)
 
Roma  - A partir da amanhã, 30, quem quiser pilotar um drone na Itália deverá estar munido de um 'brevê'. Na data, entrará em vigor um novo Regulamento sobre Meios Aéreos de Pilotagem Remota (APR), sob ordem da Entidade Nacional de Aviação Civil (ENAC).

    O regulamento prevê, entre outros, que o piloto seja maior de idade, que tenha frequentado um curso de treinamento (no qual irá obter uma espécie de brevê) e o drone deverá ter seguro. Os drones são bastante utilizados na área de televisão e cinema, no controle de grandes instalações (redes elétricas, implementações industriais, etc), no monitoramento de terrenos agrícolas, de áreas urbanas e ambientais.
 
    Aproveitando o grande interesse no setor, entre os dias 24 e 25 de maio Roma irá sediar o "Roma Drone Expo&Show", o primeiro "salão aeronáutico" de drones na Itália. Na ocasião, a ENAc terá a oportunidade de debater com a comunidade sobre as novas regulamentações. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Sistema de recebimento de imigrantes está em colapso na Itália

Afirmação foi feita por diretor central de Imigração italiana

Em 2014, chegaram à Itália via mar 25 mil imigrantes (foto: ANSA)
Em 2014, chegaram à Itália via mar 25 mil imigrantes (foto: ANSA)
 
 
Roma - O sistema de acolhimento de imigrantes na Itália estaria em colapso e não teria mais vagas. É o que afirma o diretor central de Imigração e da polícia de Fronteira italiana, Giovanni Pinto, durante audiência na Comissão de Defesa e Exteriores no Senado.

    "O sistema de acolhimento de imigrantes está em colapso, não temos mais onde colocá-los e as populações locais estão irritadas com o a contínua chegada de imigrantes", declarou Pinto. "Seguramente a operação Mare Nostrum está dando resultados excelentes, mesmo que tenha incrementado as partidas vindas da Líbia", afirmou, referindo-se a operação que realiza o socorro de pessoas no Mar Mediterrâneo. 

Só na última sexta-feira, a operação Mare Nostrum resgatou mais de 1500 imigrantes que estavam em embarcações no mar.
 
    "O Viminale está pensando em um plano de acolhimento para 50 mil imigrantes, pois os 16 mil postos do Sprar (Sistema de Proteção para os Requerentes de Asilo e Refugiados) não são suficientes", explicou o diretor.
 
    Em 2014, chegaram à Itália via mar 25 mil imigrantes, mais da metade do contingente do ano de 2013 inteiro, que recebeu 43 mil pessoas nestas condições. Estima-se que 90% tenham partido da Líbia. (ANSA)


www.ansabrasil.com.br

segunda-feira, 28 de abril de 2014

'Presidente tinha dever de condeder graça', diz Berlusconi

Ex-premier italiano acredita que presidente deveria ter concedido graça (foto: ANSA)
Ex-premier italiano acredita que presidente deveria ter concedido graça (foto: ANSA)
 
Roma  - O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi afirmou hoje (28) que o presidente Giorgio Napolitano tinha "o dever moral" de lhe conceder graça judicial, a qual anularia suas condenações.
 
"Tinha pedido a graça a Napolitano, mas sem apresentar nenhum ato formal. Disse que era um dever moral ele me conceder a graça", contou Berlusconi, envolvido em vários processos judiciais e condenado, no ano passado, a quatro anos de prisão por fraude fiscal. A sentença o fez perder seu mandato de senador.

A legislação italiana prevê três tipos de clemência: a graça, que deve ser concedida pelo presidente; e o indulto e a anistia, cujos casos são votados no Parlamento, com aprovação da maioria de dois terços.

"É uma sentença não só monstruosa, mas também ridícula. Vocês logo verão que logo tudo isso virá à tona", defendeu o ex-premier, em entrevista a um programa de televisão. Sua condenação a quatro anos de prisão foi posteriormente reduzida a um ano, o qual será cumprido com serviços comunitários em um asilo italiano.

"Estou absolutamente sereno, porque tenho certeza que [essa condenação] será um 'boomerang' para quem a quis", completou Berlusconi.

"É ridículo pensar que posso me reeducar fazendo serviços comunitários e com conversas quinzenais com assistentes sociais". Segundo Berlusconi, o trabalho no asilo "será uma coisa agradável, que não representa nenhum sacrifício". (ANSA)

www.ansabrasil.com.br
 

Miss Itália aceitará garotas sem cidadania italiana

Roma - A partir deste ano poderão participar do concurso de Miss Itália as garotas nascidas na Itália de pais estrangeiros que moram no país há pelo menos 18 anos seguidos e que por motivos burocráticos não conseguiram ainda a cidadania.

    Esta é uma mudança significativa do concurso organizado por Patrizia Mirigliani.
 
    O Miss Itália, que continua sendo o "concurso das garotas italianas" pretende assim aceitar as pessoas que vivem esta condição, que têm o direito de obter a cidadania mas, por vários motivos, ainda não conseguiram.
 
    "Acredito que para o concurso esta novidade represente uma abertura de grande e bom senso, voltada a todas aquelas garotas que nasceram na Itália, que frequentaram as escolas no nosso país, que trabalham e estão perfeitamente integradas na sociedade ao ponto de serem italianas em todos os efeitos. Missa Itália dá para estas mulheres a permissão para participarem do concurso", disse Mirigliani.
 
    É uma novidade do regulamento da edição de 2014 que coincide com os 75 anos de vida do concurso. A final acontecerá na cidade de Jesolo no dia 14 de setembro.
 
    Quem nasce na Itália de pais estrangeiros não adquire automaticamente a cidadania italiana, mantém a dos pais. Mas quando completa a maioridade o cidadão nascido na Itália e regularmente residente há pelo menos 18 anos pode requerer a cidadania italiana.(ANSA) 


www.ansabrasil.com.br
imagem Google

Itália pedirá ajuda à ONU em questão de imigrantes

267 pessoas são resgatadas de barco líbio (foto: ANSA)
267 pessoas são resgatadas de barco líbio (foto: ANSA)
 
 
Roma - A Itália afirmou que irá pedir mais empenho por parte das Organizações das Nações Unidas (ONU) e da União Europeia na questão da imigração clandestina.

    O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, presidiu hoje, 28, uma reunião sobre a missão Mare Nostrum, empenhada no salvamento de pessoas no Mar Mediterrâneo. De acordo com o Palácio Chigi, sede do governo italiano, a reunião teve como centro a validação da missão, em suas ações positivas em contraste com o crime organizado que levou à prisão 207 contrabandistas. Também foram abordados os salvamentos, além de discutir o pedido de maior empenho da ONU e da União Europeia, que a Itália irá levar em frente tendo em vista o próximo conselho da União Europeia.

    O resgate de imigrantes no Mar Mediterrâneo por parte de autoridades italianas é frequente. Só na última sexta-feira, a operação Mare Nostrum resgatou mais de 1500 imigrantes que estavam em embarcações no mar. Todos eles foram encaminhados a cidades da Itália. Na última terça-feira, a mesma operação resgatou 1149 pessoas em 48 horas no Mar Mediterrâneo. Os imigrantes desembarcaram em portos da Sicília nos navios da Marinha Militar do país. Já no domingo de Páscoa, 828 foram resgatados pelo navio patrulheiro Cassiopea.

    Forças de segurança da Líbia prenderam hoje cerca de mil pessoas, quase todas provenientes da região subsaariana, que tentavam navegar pelo Mar Mediterrâneo para tentar entrar na Europa. As prisões ocorreram na costa do país.

    O porta-voz da Marinha líbia, Aymen Gacem, pediu ao governo e ao Parlamento que forneçam meios e estruturas para afrontar com eficácia o fenômeno, além de contribuir para salvar dezenas de vidas humanas. O mesmo apelo foi lançado por estruturas que se ocupam a assistir os clandestinos nos centros de acolhimento. (ANSA)


www.ansabrasil.com.br

Exposição comemora a Primavera em cidade italiana

Feira comemora a primavera em Brescia (foto: Ansa)
Feira comemora a primavera em Brescia (foto: Ansa)
 
Brescia  - A cidade italiana de Brescia promove pela segunda vez a Brixia Florum, uma feira que traz plantas e flores em homenagem à chegada da primavera do hemisfério norte. A exposição é organizada pela Associação de Floricultores Brescianos em colaboração com a prefeitura da cidade e acontece no próximo domingo dia 4.

    Cerca de 15 expositores se reunirão na rua Corso Zanardelli, a mais famosa da cidade para apresentar plantas e flores de época, como orquídeas e muitas outras variedades que irão transformar o centro histórico da cidade do norte da Itália em um jardim a céu aberto.(ANSA)


www.ansabrasil.com.br

Renzi e Prandelli comem banana contra o racismo

Atitude foi em apoio à Dani Alves

   Renzi e Prandelli comem banana contra o racismo. (foto: ANSA)
Renzi e Prandelli comem banana contra o racismo. (foto: ANSA)
 
 
Roma  - O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, e o técnico da seleção italiana, Cesare Prandelli, posaram para uma foto comendo uma banana, um sinal de apoio ao brasileiro Dani Alves, do Barcelona, e também para passar uma mensagem contra o racismo. O gesto simbólico foi feito no Palácio Chigi, onde Renzi se encontrou com cinco campeões europeus da Itália. Além dos jogadores, outros dirigentes da Federação Italiana de Futebol e do Comitê Olímpico Nacional da Itália estavam presentes. (ANSA)
 
 
www.ansabrasil.com.br

DNA could confirm Mona Lisa identity

Samples to be taken at Florence church on April 29

 Florence - Italian experts on April 29 will be taking DNA samples from the remains of family members of Lisa Gherardini Del Giocondo at a family tomb inside Florence's Santissima Annunziata church to determine whether she was the sitter for Leonardo da Vinci's Mona Lisa, local authorities said on Thursday.

    The samples will be taken by forensic anthropologists Giorgio Gruppioni and Antonio Moretti together with experts who are testing bones taken at a convent in the Tuscan capital where the wife of wealthy Florentine merchant Francesco Del Giocondo died in the mid-16th century.

    The family tomb in the Santissima Annunziata church holds the remains of Francesco Del Giocondo and the couple's children.

    The tests on bones exhumed in 2012 aim to find out whether they date back to the same period as that of the model who sat for what would become the world's most famous painting, whose enigmatic half-smile thrills visitors to Paris's Louvre museum. The skeleton's DNA will be compared with that about to be taken from the remains of Gherardini's children.

    If there is a match, the woman portrayed by the Renaissance master, will be identified at last.

www.ansa.it





  

Verona multa quem dá comida a sem-tetos

Medida do prefeito visa preservar espaços turísticos, mas foi criticada até mesmo por políticos da sua coalizão.

Da BBC
 

O prefeito da cidade italiana de Verona, no norte do país, causou polêmica ao introduzir uma multa que vai de 25 até 500 euros (de R$ 75 a R$ 1,5 mil) para quem der comida a desabrigados em praça pública.

Flavio Tosi, prefeito de Verona desde 2007, diz que com a penalidade ele quer garantir a higiene e o decoro público em praças da cidade. Ele alega que a medida é necessária para evitar que os mendigos fiquem "acampados a céu aberto" em locais públicos.


Medida polêmica pretende preservar espaços turísticos, como a Arena de Verona (Foto: Marcelo Crescenti/BBC) 
Medida polêmica pretende preservar espaços turísticos, como a Arena de Verona 
(Foto: Marcelo Crescenti/BBC)
 
O político afiliado ao partido de direita Lega Nord diz que a situação em algumas praças de Verona ficou "incontrolável" e que os "barboni", como são chamados os mendigos na Itália, teriam se tornado uma "ameaça à saúde pública".

"Não podem viver em um jardim público, lavando-se e fazendo todas as necessidades fisiológicas ali mesmo", disse Tosi. A área aonde a doação de alimentos foi proibida abrange boa parte do centro histórico da cidade.

Sua iniciativa criou uma grande polêmica na Itália, já que a penalidade vai ter que ser paga não só por cidadãos, mas também por organizações de caridade que distribuem alimentos entre os sem-teto. A medida acabaria punindo quem ajuda os mais necessitados.

A organização mais afetada pelo decreto do prefeito é a "Ronda della Carità" (Ronda da Caridade, na 
tradução), uma associação sem fins lucrativos fundada em Florença em 1993 que distribui alimentos em 78 cidades. Em Verona seus voluntários já estão ativos há mais de dez anos.

O fundador da associação, Paolo Coccheri, disse que ficou estupefato e que nunca viu uma medida parecida em todos os seus anos de atividade voluntária: "O prefeito vai penalizar justamente quem ajuda as pessoas mais pobres de sua bela cidade, que são cada vez mais numerosas", disse.
 
Fogo amigo
A decisão de Tosi foi duramente criticada pela oposição. A deputada do Movimento 5 Estrelas, Francesca Businarolo, disse que, em vista das próximas eleições europeias no fim de maio, o prefeito "está querendo lembrar a todos quem é o xerife da cidade'.

Até mesmo aliados políticos se distanciaram do prefeito. Giovanni Miozzi, presidente da Província de Verona, foi eleito por uma coalizão de forças entre seu partido Forza Italia e a Lega Nord. Ele diz que entende a preocupação com o decoro na cidade, mas que "neste momento a prioridade deve ser ajudar as pessoas em dificuldade".

Depois das críticas o prefeito de Verona voltou a defender sua ideia em uma entrevista no jornal local, o Corriere del Veneto. Ele argumentou que a cidade oferece abrigos a quem precisa de teto e comida, e que ele não é contra a distribuição de alimentos - só que ela não deve ser feita em praça pública.

Não é a primeira vez que a Lega Nord introduz medidas para coibir a presença de mendigos nas cidades. O partido de direita, cuja principal bandeira é a separação do norte da Itália do sul do país, já tinha causado polêmica ao propor um registro obrigatório de pedintes anos atrás.

Em algumas cidades dominadas pela Lega foram retirados bancos de praças em que os "barboni" repousavam. Em outros municípios, como por exemplo na cidade de Mortara, foram criadas multas de até 500 euros para quem é pego mexendo no lixo da cidade.

sábado, 26 de abril de 2014

Você conhece a história da ''Fontana di Trevi''?






Você conhece a história da ''Fontana di Trevi''? 

Diz a tradição que depois de visitar a famosa fonte, é preciso jogar uma moeda de costas para assegura a sua volta à cidade.
 
Para os solteiros, jogar duas moedas aumenta as chances de encontrar um amor em Roma!
 

Depois de ler isso, vai ter muita gente fazendo as malas para visitar a fonte, não é mesmo?

https://www.facebook.com/novaitalia



Vaticano frustra planos de fiéis de dormir na Praça de São Pedro


Brasileiros no Vaticano no dia 26 de abril de 2014 | Foto: Luís Barrucho / BBC Brasil
Fieis brasileiros queriam repetir experiência da Jornada Mundial da Juventude de 2013

Autoridades do Vaticano frustraram os planos de centenas de fiéis, inclusive brasileiros, de dormir ao ar livre no coração da cidade-estado, a Praça de São Pedro, onde no domingo será celebrada a canonização dos papas João Paulo 2º e João 23.

Muitos deles, em sua maioria jovens, trouxeram sacos de dormir e estocaram água e mantimentos na esperança de passar a noite em frente à Basílica, onde acontecerá o evento inédito na história da Igreja Católica.
O rito e a missa serão presididos pelo papa Francisco e contarão com a presença do papa emérito Bento 16, conforme confirmou o Vaticano na manhã deste sábado.

Nem mesmo a chuva que caiu no fim da tarde foi capaz de espantar os peregrinos, que tiveram de ser retirados gradativamente da área pela polícia italiana.

Mais cedo, sob forte calor, os fiéis se aglomeraram no local, cantando e segurando bandeiras de seus países em um clima festivo muito semelhante ao da Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio de Janeiro em julho do ano passado.

'Demonstração de fé'

Os brasileiros Arthur D’Almeida, de 26 anos, Laura Almeida, de 21 anos, e Joice Ventura, de 28 anos, vieram de Brasília para assistir à cerimônia.

Eles contam que começaram a planejar a viagem há três meses. Foi quando conheceram pela Internet a paulistana Maria Isabel Gonçalves, de 19 anos, e Vitoria Capriogli Oliveira, de 15 anos, que decidiu vir à Itália com a família de Tambaú, no interior de São Paulo.

Todos eles se encontraram em Roma e no início da manhã deste sábado foram à Praça de São Pedro, planejando dormir ao ar livre no local onde semanalmente Francisco realiza missas para milhares de fiéis.

Joice Ventura | Foto: Luís Barrucho / BBC Brasil
Joice Ventura diz que está no Vaticano 'a serviço de Deus'

"Trata-se de um momento histórico para nós todos. Desde os 16 anos, já participei de quatro Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). Estamos aqui a serviço de Deus", disse Joice Ventura à BBC Brasil.

"Esperávamos poder dormir aqui, como fizemos na praia de Copacabana durante a Jornada Mundial da Juventude no ano passado, no Rio de Janeiro", acrescentou ela.

Tendo participado quatro Jornadas Mundiais da Juventude, a curitibana Patricia Rossa, de 25 anos, também queria pernoitar na Praça de São Pedro.

Ela veio a Roma com a família e diz que o evento é "uma demonstração publica de fé".

"Chegamos por volta das 10h (5h de Brasília) e queremos dormir aqui", disse Rossa, poucas horas antes de autoridades do Vaticano começarem a esvaziar o local.

Já o angolano Vitor de Figueiredo, de 16 anos, veio com a mãe, o tio e a tia da Suíça, onde a família mora atualmente.

"João Paulo 2º é um exemplo a seguir para todos os católicos. Foi ele quem fez a nossa Igreja seguir em frente", disse ele à BBC Brasil.

As amigas espanholas Carmen Hernández, Ester Marín, e Barbara Iborra, vieram de Múrcia, na Espanha, para a dupla canonização.

"Em 2000, quando eu tinha apenas nove anos, vim para Roma para a Jornada Mundial Juventude. Foi quando vi João Paulo 2º pela primeira vez ao vivo. Foi muito emocionante e hoje sinto que ele ainda permanece vivo dentro de mim", afirmou Carmen.

http://www.bbc.co.uk/portuguese 

Immigrazione, emergenza sbarchi senza fine: «Salvati 2 mila migranti»


Una immagine tratta da un video della Guardia Costiera che mostra l’arrivo a Pozzallo di 411 migranti, tra cui 58 donne e 112 minori, di provenienza siriana, pakistana, marocchina, nigeriana e ghanese (Ansa/Guardia Costiera)  
Una immagine tratta da un video della Guardia Costiera che mostra l’arrivo a Pozzallo di 411 migranti, tra cui 58 donne e 112 minori, di provenienza siriana, pakistana, marocchina, nigeriana e ghanese 
(Ansa/Guardia Costiera)
Non si ferma l’emergenza sbarchi in Sicilia. E, nelle ultime ventiquattro ore, sono più di 1.500 i migranti salvati dalle navi della marina militare e della guardia costiera impegnate nel Canale di Sicilia nell’ambito dell’operazione Mare Nostrum. Ma la cifra delle persone da soccorrere continua a salire e, secondo fonti della marina militare, si stima che - entro sabato - saranno trasferiti in Italia complessivamente circa 2 mila migranti. Numeri che mettono a dura prova anche la macchina dei soccorsi, soprattutto sul piano dell’accoglienza con i centri che, sull’isola, sono ormai al limite della capacità ricettiva.
Centri d’accoglienza al collasso
Le buone condizioni meteo hanno fatto aumentare il numero delle imbarcazioni salpate dalle coste del Nord-Africa. Circa mille migranti, 1.066, compreso un ferito, sono stati soccorsi, con l’aiuto di due rimorchiatori civili, dagli uomini della nave San Giorgio che è attesa per sabato mattina ad Augusta, nel Siracusano. Altre 400 persone, 150 delle quali salvate da una motovedetta della guardia costiera, sono state trasportate sul pattugliatore Cassiopea con destinazione Porto Empedocle, nell’Agrigentino. È arrivata, invece, venerdì pomeriggio nella rada del porto di Pozzallo, nel Ragusano, la nave Urania che ha soccorso 395 migranti, molti dei quali provenienti dalla Siria e dai paesi dell’Africa sub sahariana, compresi 12 neonati, 72 minorenni e 61 donne, quattro delle quali incinte. I migranti sono stati portati a riva con un rimorchiatore e una motovedetta della capitaneria di porto per il forte vento che soffiava nella zona. A Pozzallo, per riuscire ad accogliere i nuovi arrivi, si è provveduto a trasferire in altri centri 300 migranti con due voli charter decollati da Comiso.
Crocetta: «Evitare allarmismi»
Grandi numeri e difficoltà nella registrazione degli arrivi: alcuni migranti rifiutano di farsi identificare. Il problema è ancora più pressante per i minorenni, anche se accompagnati: la struttura di Augusta, realizzata in una scuola, è stracolma. Una struttura in grado di poter ricevere molti migranti è il Cara di Mineo, nel Catanese, che qualcuno vuole trasformare in un centro di accoglienza temporanea. Ipotesi contrastata dal sindaco Anna Aloisi che bolla l’iniziativa come «strumentalizzazione politica ispirata dall’estremismo» scoppiata, sottolinea, «proprio in coincidenza con l’avvio delle Europee e la prossima pubblicazione del bando di gara per la gestione del centro». «Il Cara di Mineo - ribadisce il sindaco - deve essere un Centro di accoglienza per richiedenti asilo e non subire trasformazioni dettate dell’emergenza». «La solidarietà nei confronti dei migranti è un dovere che hanno lo Stato, la Regione e anche i Comuni, senza allarmismi», osserva il governatore della Sicilia Rosario Crocetta, ricordando che «se ci sono problemi i sindaci sanno come contattarmi per tentare di risolverli».
Bari, 12 siriani nascosti in un camion
Sabato mattina, intanto, la Polizia di Frontiera Marittima del Porto di Bari, in collaborazione con il 1^ Nucleo Operativo della Guardia di Finanza, ha arrestato un cittadino bulgaro di 36 anni con l’accusa di favoreggiamento dell’immigrazione clandestina. Nell’autoarticolato guidato dal bulgaro, appena sbarcato dal traghetto di linea giunto a Bari dalla Grecia, in un vano ricavato alle spalle dell’abitacolo, erano nascoste dodici uomini, particolarmente provati per il lungo viaggio chiusi in un vano stretto e poco aereato. I dodici, immediatamente soccorsi, hanno dichiarato di essere siriani ma sono risultati privi di qualsiasi documento idoneo per l’ingresso nell’area Schengen. È stata quindi attivata la procedura prevista di riammissione in Grecia con il relativo affidamento al comandante della nave a bordo della quale erano giunti in Italia.


www.corriere.it

Simplicidade é traço comum de João XXIII e João Paulo II

João Paulo II e João XXIII serão canonizados no próximo domingo (27) (foto: ANSA)
João Paulo II e João XXIII serão canonizados no próximo domingo (27) (foto: ANSA)
 
 
SÃO PAULOBeatriz Farrugia
Considerado um dos líderes mais populares da Igreja Católica, a canonização de João Paulo II já se prenunciava como um evento de grandes proporções. Mas a missa do próximo domingo (27), em Roma, promete entrar para a história por outros motivos: será a primeira canonização conjunta de dois Pontífices e contará, possivelmente, com a presença de dois Papas vivos.

Em setembro do ano passado, o papa Francisco anunciou que João XXIII (cujo pontificado foi de 1958 a 1963) e João Paulo II (1978-2005) seriam canonizados juntos, em uma cerimônia solene na Praça São Pedro, no Vaticano. "Não é uma coincidência a escolha da canonização conjunta. João XXIII deu início a um fio condutor, que passou por João Paulo II e vai até Francisco", disse a vaticanista italiana Myriam Castelli, autora de vários livros sobre a Igreja Católica, entre eles "O Santo Padre: João Paulo II".

Em entrevista à ANSA, a especialista destacou a simplicidade e as constantes quebras de protocolo como os pontos em comum entre João XXIII e João Paulo II, tendências também empregadas por Francisco. "João XXII, que ganhou o apelido de 'O Papa Bom', era muito simples. Parava para conversar pessoalmente com as pessoas, tentando tirar aquela 'pompa' que existia em torno da figura do Papa", comentou Castelli. "E João Paulo II ficou mundialmente conhecido por seu carisma e proximidade".

Castelli, que passou anos analisando os discursos do Papa polonês, contou que não raramente João Paulo II usava roupas esburacadas, "fugia" do assédio da imprensa para esquiar e, todas as noites, "parava diante da janela do seu quarto para dar a benção a Roma antes de dormir".

Para o arcebispo de Aparecida e presidente da Confederação dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, a simplicidade esbanjada durante os 27 anos de pontificado fez com que o povo brasileiro se apaixonasse por João Paulo II. "A relação entre João Paulo II e o Brasil foi recíproca, de muito apreço e afeto. Isso se manifesta por várias razões: ele fez quatro viagens ao país, aprendeu a falar português, interessava-se pela cultura e chegou até a comentar que, 'se Deus fosse brasileiro, ele [o Papa] seria carioca'", afirmou o cardeal, em conversa com a ANSA.

"Ele apreciava o café brasileiro, o qual eu sempre levava um pouco quando ia ao Vaticano. Também gostava muito de papaia. São coisas simples, singelas, mas que denotam esse apreço do Papa com o Brasil", disse.

Mas Damasceno, no entanto, acredita que Francisco é mais parecido com João XXIII que com João Paulo II. "Bergoglio traz um pouco desse jeito de governar, muito simples, muito informal, muito direto. Lembra o estilo de João XXIII".

Brasil em Roma
A Prefeitura de Roma acredita que milhões de peregrinos estarão na cidade para acompanhar de perto a cerimônia de canonização dos dois Papas, entre eles centenas de brasileiros, a maioria motivada pelo carisma de Wojtyla.

"Estou indo para Roma pela fé que tenho na Igreja e por João Paulo II, pois acompanhei todas as Jornadas Mundiais da Juventude e suas visitas ao Brasil", relatou a bancária Brígida Ferreira de Azevedo, de 52 anos.

O jovem Guilherme Santos Montes, de 18 anos, também estará em Roma. "João Paulo II tinha um amor muito grande pela juventude.É dela o futuro do mundo, mas, infelizmente a juventude tem sido deixada de lado. João Paulo II era, de fato, o Papa dos jovens e até hoje me motiva a também caminhar nestes passos".

Por sua vez, o advogado e escritor José Luís Araújo Lira, de 40 anos, já assistiu a várias cerimônias de beatificação, mas a de domingo será sua estréia em canonizações. "Sempre fui fascinado pelas figuras de João Paulo II e de João XXIII. O primeiro foi o Papa de minha geração, que nasceu nos primeiros anos da década de 1970. E o 'Papa Bom 'é a figura de um avô que todos queriam ter", refletiu.

Apesar da CNBB não ter uma estimativa oficial sobre o público brasileiro, a companhia de viagens CVC vendeu mais de 100 pacotes para fiéis acompanharem o evento na capital italiana.

Para o diretor da agência especializada em excursões religiosas Catedral Viagens, Claudemir de Carvalho, o alto preço de hotéis e passagem, no entanto, pode ter desestimulado boa parte de brasileiros que gostariam de ir à Itália para a missa. De acordo com um balanço feito pelo site de reservas Trivago, o valor médio para hospedagem em Roma no próximo fim de semana está em R$ 901, aproximadamente 63% mais caro que em 2013.

Cerimônia de canonização
A missa oficial para a canonização de Karol Wojtyla e Angelo Roncalli começará às 10h de Roma (5h no horário de Brasília). A celebração será presidida pelo papa Francisco, com auxílio de 150 cardeais, mil bispos e 6 mil sacerdotes.

Delegações de mais de 90 países e 24 chefes de Estado e de Governo estarão no Vaticano para a cerimônia. Uma das participações mais aguardadas, porém ainda não confirmada, é a do papa emérito Bento XVI, antecessor de Francisco.

http://www.papafrancesconewsapp.com/por/ (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Renzi e Napolitano se reúnem para discutir reformas

Premier italiano foi saudado pelas pessoas nas ruas de Roma

   Renzi caminhou pelas ruas de Roma e foi cumprimentado pela população (foto: ANSA)
Renzi caminhou pelas ruas de Roma e foi cumprimentado pela população (foto: ANSA)
 
Roma  - O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, se encontrou neste sábado (26) com o presidente do país, Giorgio Napolitano, para uma reunião que durou mais de uma hora. Os dois falaram sobre as diversas propostas de reforma apresentadas pelo premier, embora ainda não se saiba o resultado da conversa.

    Há cerca de dois meses no cargo de chefe de governo, Renzi pretende implantar uma série de mudanças no país, incluindo um corte no imposto de renda para pessoas físicas, a aprovação de uma nova lei eleitoral, uma drástica diminuição dos poderes do Senado, a redução da importância das províncias e um plano de obras de melhoria para as escolas italianas.
 
    Ao sair do palácio Quirinale, sede da Presidência, o primeiro-ministro foi caminhando para o palácio Chigi, prédio que abriga o governo da Itália. Durante o percurso de aproximadamente 1 km, Renzi foi cercado diversas vezes pelas pessoas, que pediram apertos de mão e tentaram tirar "selfies" com o premier. Muitos cidadãos ainda o encorajaram a prosseguir no caminho das reformas. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Edifícios históricos vão virar refúgios para abelhas na Itália

Teatro Scala e castelo secular devem abrigar os insetos em seus tetos; apicultura urbana já é praticada em outras metrópoles.

Da BBC
 

Castelo Sforzesco, na Itália (Foto: Marcelo Crescenti/BBC Brasil) 
Castelo Sforzesco, na Itália (Foto: Marcelo Crescenti/BBC Brasil)
 
 
O famoso Teatro Scala e o secular Castelo Sforzesco estão entre os prédios históricos da cidade de Milão, na Itália, cujos tetos deverão ser usados como refúgios urbanos para abelhas.

A prefeitura de Milão planeja ocupar o espaço vago nos tetos de diversos marcos da cidade com colmeias de abelhas. A ideia é da associação Milleapi (mil abelhas, na tradução literal), que promove a apicultura na metrópole italiana, e tem o apoio do conselho municipal da Zona 1, que abrange o centro histórico da cidade.

A apicultura urbana já é praticada em várias metrópoles como Nova York, Hong Kong, Tóquio e Paris. Sua finalidade é aumentar a biodiversidade em centros urbanos e também permitir a polinização de plantas e árvores nas cidades.

Em Milão, a novidade é que edifícios-símbolo da cidade, como o Scala e o Sforzesco, servirão como base para o projeto. Colmeias deverão ser instaladas também em outros prédios históricos, como o Aquário Cívico e o Palazzo Marino, residência da prefeitura milanesa.

Museus como a Triennale, de Design, e o Museu de História Natural também estão sendo cogitados como possíveis refúgios de abelhas. Os lugares definitivos serão escolhidos por especialistas da prefeitura.

A secretária de Meio Ambiente de Milão, Chiara Bisconti, diz que o projeto se integra aos planos da prefeitura de tornar a metrópole mais verde: 'É uma contribuição para a biodiversidade no centro.'
 
Poucas picadas
Michele Tagliabue, da associação Milleapi, explica que o ambiente urbano é muito apropriado para as abelhas: 'Aqui não há os inseticidas que são usados na agricultura. Além disso, as cidades tendem a ter um clima mais ameno, o que propicia um período de atividade biológica mais longo do que nas áreas rurais'.

O apicultor diz que os moradores não precisam ter medo das abelhas: 'Não se tratam de vespas, que são carnívoras e tendem a picar mais. E nós podemos escolher raças de abelhas com linhas genéticas menos agressivas para povoar as colmeias urbanas'.

Cada teto escolhido deverá receber seis colônias de abelhas e 5 quilos de cera biológica para iniciar o projeto, assim como os apetrechos necessários para retirar o mel produzido. O produto será recolhido e levado para um centro de apicultura próximo a um dos principais parques da cidade, o Parco Sempione.

O objetivo do projeto é também aumentar a população de abelhas na Itália. 'Registramos uma queda no número de abelhas pelo uso errado de inseticidas rurais, por mudanças climáticas e por doenças epidêmicas', diz o especialista Giacomo Lorenzini, professor da Universidade de Pisa.

'O problema não atinge tanto as abelhas produtoras de mel, mas está afetando boa parte das 950 espécies de abelhas que abitam o país', afirma.

Homem mais velho do mundo morre aos 111 anos na Itália



Licata nasceu 1902 em Enna, ilha da Sicília.
Ele completaria 112 anos no dia 2 de maio.

Do G1, em São Paulo
 

O italiano Arturo Licata (Foto: Guinness/divulgação) 
O italiano Arturo Licata, considerado o homem mais velho do mundo, morreu nesta quinta (14) (Foto: Guinness/divulgação)

A uma semana de completar 112 anos, Arturo Licata, italiano considerado o homem mais velho do mundo morreu na tarde desta quinta-feira (24) em sua casa no sul da Itália, informam agências de notícias italianas.

Licata, que tinha 111 anos, nasceu em 2 de maio de 1902 em Enna, ilha da Sicília. Seu recorde de homem mais velho do mundo foi autenticado por Robert Young, consultor de gerontologia do Guinness. Segundo Young, na ocasião Licata era o único homem nascido antes de 1903 capaz de comprovar isso por meio de documentos.

Licata nasceu em uma família de quatro irmãos e duas irmãs em Castrogiovanni, atual Enna. Aos 9 anos, começou a trabalhar como mineiro, e aos 19 entrou para o Exército. Após o período militar, ele começou uma carreira bem-sucedida nos negócios.

Teve sete filhos, oito netos e quatro bisnetos. Sua mulher, Rosa, morreu em 1980. O detentor anterior de seu recorde, o americano Salustiano Sanchez, havia morrido em 13 de setembro de 2013, com 112 anos e 97 dias.

A pessoa mais velha do mundo atualmente, segundo o Guinness, é a japonesa Misao Okawa, que completou 116 anos no último dia 5 de março e atualmente vive em Osaka.

Berlusconi diz que alemães negam existência de campo de concentração

Declaração provocou nova revolta em seus adversários políticos.
Partido Socialista Europeu descreveu o comentário como "desprezível".

Da Reuters
 

O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi discursa nesta quarta-feira (27) em Roma (Foto: Reuters) 
O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi em foto de
novembro de 2013 (Foto: Reuters)
 
 
O ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, prestes a começar a cumprir uma sentença por evasão fiscal, provocou uma nova revolta em seus adversários políticos neste sábado (26) ao insinuar que a Alemanha não reconheceu a existência de campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Berlusconi despertou a mais recente de uma longa sequência de polêmicas ao dar mais uma cutucada em seu antigo desafeto Martin Schulz, presidente alemão do Parlamento europeu e candidato da centro-esquerda para liderar a Comissão Europeia.

Referindo-se à tempestade criada em 2003, quando em tom de brincadeira ofereceu a Schulz um papel em um filme como "kapo" (detento indicado como supervisor) de um campo de concentração, Berlusconi disse em uma reunião de seu partido que seus comentários foram feitos em um clima de ironia.

"Eu disse, de forma gentil, que lhe arrumaria um emprego, dado que um diretor de cinema amigo meu estava planejando fazer um filme sobre os campos de concentração alemães", declarou.

Em seguida ele acrescentou: "De acordo com os alemães, nunca houve campos de concentração".

O Partido Socialista Europeu (PSE), que agrupa agremiações europeias de centro-esquerda, descreveu os comentários como "desprezíveis" e pediu que o Partido do Povo Europeu, ao qual a Força Itália, partido de Berlusconi, é afiliada, os condene.

"Estes comentários de Berlusconi são um insulto a todo o povo alemão, e não somente a Martin Schulz," disse o presidente do PSE, Sergei Stanishev, em um comunicado.

Pizza 'Brazuca' é eleita a melhor do mundo em campeonato na Itália

Pizzaiola que mora em Florianópolis ganhou na categoria 'clássica'.
Campeonato mundial de pizza foi realizado no início de abril, em Parma.

Do G1 SC
 

Com jeitinho brasileiro, a pizza 'Brazuca' foi eleita a melhor do mundo em um campeonato realizado em Parma, na Itália. A única representante do Brasil é uma italiana que mora há quase seis anos em Florianópolis.

A receita foi criada por Grazia Fraschini, que possui uma pizzaria no Centro da capital catarinense, em homenagem à Copa do Mundo 2014, que começa em junho no Brasil (veja a receita no vídeo ao lado).

A receita leva berinjela marinada, tomate seco, mussarela de búfala e rúcula orgânica, além de um toque especial com azeite de oliva apimentado, preparado por ela mesmo.

Segundo Grazia, o que lhe rendeu o título de melhor pizza no campeonato mundial, na categoria clássica, foi um ingrediente bem especial. "Seguramente foi o amor que eu coloco no meu trabalho. Tudo o que eu faço é feito com amor e paixão", diz.

O 23º Campionato Mondiale della Pizza teve cerca de 600 competidores de 33 países. Durante a apresentação, juízes avaliaram as técnicas de cada pizzaiolo. "Lá temos 15 minutos para fazer a pizza", conta.
Grazia representou o Brasil no campeonato mundial na Itália (Foto: Arquivo pessoal) 
Grazia representou o Brasil no campeonato mundial na Itália (Foto: Arquivo pessoal)
 

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Roncalli e Wojtyla, os santos do povo

O "Papa Bom" e o "Papa Grande" serão canonizados em 27 de abril

  Papa João XXIII foi o idealizador do Concílio Vaticano II (foto: ANSA/OLDPIX)
Papa João XXIII foi o idealizador do Concílio Vaticano II (foto: ANSA/OLDPIX)
 
 
Cidade do Vaticano - Angelo Giuseppe Roncalli, o Papa que idealizou e abriu o Concílio Vaticano II, e Karol Wojtyla, o Pontífice da Guerra Fria e da globalização, serão proclamados santos no dia 27 de abril de 2014, por vontade de Francisco. Para que os dois sejam canonizados na mesma cerimônia, o Vaticano dispensou Roncalli da certificação de um milagre e recusou com elegância os pedidos de vários grupos poloneses por uma celebração exclusiva para Wojtyla.

    Com essa escolha, freia-se um certo triunfalismo em relação a João Paulo II, ideia ainda compartilhada por alguns setores católicos, e valoriza-se o papel de dois grandes papas do século XX e de suas contribuições para a vida da Igreja e do mundo.
 
    "Roma verá um evento inédito na história da cidade: dois papas vivos e dois papas santos. Imagino a emoção de Francisco e Bento XVI", disse em uma coletiva de imprensa o vice-presidente da Obra Romana para as Peregrinações (ORP), monsenhor Liberio Andreatta, confirmando a presença do papa emérito Bento XVI na cerimônia (o Vaticano afirmou depois que a ida de Joseph Ratzinger ao evento ainda não é certa).
 
    João XXIII e João Paulo II também estão singularmente próximos pelo fato de suas agonias e mortes terem sido acompanhadas ao vivo, atraindo a atenção da opinião pública mundial, por conta do papel universal e de referência internacional que os dois haviam assumido de modo decidido e evidente durante os seus reinados.
 
    Como observou o padre Giovanni Sale na revista Civiltà Cattolica, a canonização acontece ainda em um momento importante e significativo para a vida da Igreja, que no ano que vem comemorará o 50° aniversário do encerramento do Concílio.r
 
    E certamente Bergoglio vai torná-los santos ao mesmo tempo considerando os seus papéis na história do século XX, principalmente em relação ao evento conciliar. A sensibilidade do Pontífice latino-americano, que é o primeiro Papa contemporâneo que não participou do Vaticano II, dá a entender que ele queira em breve também a beatificação de Paulo VI.
 
    A "Evangelii Gaudium", exortação apostólica de Bergoglio e, de certa maneira, o manifesto do seu pontificado, faz referência explícita à "Evangelii Nuntiandi" de Paulo VI, um documento central para toda a Igreja e particularmente fundamental para a aceitação do Concílio na América Latina.
 
    A santidade dos dois papas, vista em relação ao Vaticano II, mitiga a perplexidade daqueles que nutrem dúvidas sobre a canonização de pontífices. Um dos primeiros expoentes ilustres desse grupo foi o cardeal Yves Congar (1904-1995), admirador do papa João I, mas que se opôs ao pedido para que ele fosse canonizado por aclamação ao final do Concílio. "Por que essa canonização de papas por seus sucessores? Não deixaremos nunca os velhos hábitos romanos?", afirmou. (ANSA)

*Giovanna Chirri é vaticanista da agência ANSA e foi a primeira jornalista a noticiar a renúncia do papa Bento XVI. Ela traduziu o anúncio, em latim, feito pelo Pontífice.


www.ansabrasil.com.br

Festival do Sorvete de Florença visitará 10 cidades

Festival do Sorvete de Florença percorre 10 cidades (foto: Divulgação -Gelateria Dondoli)
Festival do Sorvete de Florença percorre 10 cidades (foto: Divulgação -Gelateria Dondoli)
 
 
Florença - A edição de 2014 do Festival de Sorvete de Florença percorrerá 10 cidades italianas e cinco na Europa entre 4 maio e 10 de agosto próximos.

    O evento começa em 4 de maio na cidade italiana de Florença, nos Jardins do Palacio dos Congressos, a primeira etapa do tour pelas cidades italianas e européias.

    "O Gelato Festival é o embaixador do sorvete italiano, neste percurso tem o apoio da Expo 2015 e da Agência para a promoção no exterior e internacionalização das empresas italianas (Ice)".

    O evento nasceu em 2010 em Florença, na cidade onde o artista Bernardo Buontalenti, a serviço da família Médici, em 1559 se nomeou primeiro "sorveteiro" da história para produzir o seu creme gelado florentino.(ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Verona quer afastar sem-teto de centro histórico

Verona - Com o objetivo de evitar a aglomeração de sem-teto em algumas áreas do seu centro histórico, a Prefeitura de Verona, cidade localizada no norte da Itália, estabeleceu na última terça-feira (22) uma multa que vai de 25 a 500 euros (de R$ 77 a R$ 1,53 mil) para quem distribuir alimentos e bebidas a mendigos nessas zonas.

    Assinada pelo prefeito Flavio Tosi, do partido de extrema-direita Liga Norte, a ordem ficará em vigor até o dia 31 de outubro de 2014. A medida nasceu após os protestos dos moradores das regiões turísticas do município - famoso por ter sido cenário do romance entre Romeu e Julieta -, que não gostavam de ver pórticos e praças de algumas das partes mais bonitas de Verona serem transformados em acampamentos para os que não têm residência fixa, com colchões, garrafas e restos de comida abandonados.
 
    A permanência de sem-teto e necessitados no centro histórico se dava pelo fato de associações de caridade e cidadãos comuns distribuírem alimentos e bebidas nessa área da cidade. Segundo Tosi, a proibição não é uma iniciativa contra os pobres, já que a Prefeitura estabeleceu locais adequados para oferecer comida a quem precisa.
 
    Entre as zonas afetadas pela medida estão os arredores da Arena de Verona, um anfiteatro mais bem conservado, embora menor, que o Coliseu de Roma. (ANSA)


www.ansabrasil.com.br

Mostra 'Turim 1911' traz participação de brasileiros

Mostra 'Turim 1911' traz participação de brasileiros (foto: Reprodução)
Mostra 'Turim 1911' traz participação de brasileiros (foto: Reprodução)
 
São Paulo  - O projeto "Itália na Copa" traz para São Paulo a exposição "Turim 1911. Vestígios de uma Exposição Universal" que mostra a participação de artistas brasileiros na Exposição Internacional de Turim, que teve início em 1911.

    A mostra apresentará parte do que foi produzido por pintores brasileiros para o evento, além de algumas premiações obtidas pelo Brasil, e materiais de divulgação destes eventos.

    A exposição terá trabalhos de Arthur Timótheo da Costa, Carlos Chambelland, Carlos Oswald, Eduardo de Sá, Eugenio Latour, João Timótheo da Costa, Lucílio de Albuquerque, Manuel Madruga, Oscar Pereira da Silva e Rodolfo Chambelland. A mostra traz também medalhas, diplomas, cartazes, selos, cartões-postais, reprodução fotográfica e propagandas, entre outros materiais.

    O evento acontece a partir de amanhã (26) e poderá ser visto até 10 de agosto próximo na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

    A exposição é arte do projeto "Itália na Copa" inaugurado este mês no Brasil que reunirá uma série de eventos culturais ao longo deste ano no país por ocasião da Copa do Mundo de futebol.

    O projeto é iniciativa da Embaixada da Itália no Brasil em parceria com os Institutos italianos de Cultura além de outras entidades ligadas aos dois países.(ANSA)

www.ansabrasil.com.br

25 de Abril: Resistência e Liberação da Itália





A Resistência é um movimento que surgiu na Itália em setembro de 1943. No dia 8 daquele mês, o governo italiano provisório (criado em julho de 1943 após a queda de Mussolini) proclamou o armistício com os Aliados anglo-americanos e a Alemanha nazista - aliada à Itália fascista - ocupou o centro-norte do país. Os opositores do fascismo, frente a essa que foi a fase mais grave e dramática da guerra, reuniram-se em um Comitê de Liberação Nacional (CLN) que agrupava comunistas, socialistas, acionistas, católicos, monárquicos e liberais.

Mulheres partisanas
A ação dos partisans foi uma verdadeira guerra patriótica para a defesa da nação contra a ocupação nazista e dos colaboradores da República Social Italiana (RSI), conduzida por homens e mulheres corajosos: ora através da luta armada ora por ações de sabotagem e de guerrilha e muitas vezes por resistência passiva ao ocupante. Em algumas fases e zonas na Itália em guerra (sobretudo nas regiões montanhosas), os partisans obtiveram resultados notórios com as constituições de "repúblicas partisanas" em áreas momentaneamente liberadas dos alemães. No geral, os partisans ofereceram uma grande ajuda à anvançada dos exércitos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha que estavam subindo a Península.
No dia 25 de abril de 1945, o Comitê de Liberação Nacional da Alta Itália (CLNAI) também proclamou a insurreição com o objetivo de colocar em segurança fábricas e maquinários que os alemães estavam acostumados a destruir ou levar consigo antes da retirada. Em muitas áreas da Itália do Norte, as tropas alemãs renderam-se ao CLN antes da chegada dos anglo-americanos. Todo ano, no dia 25 de abril, comemora-se  portanto o aniversário da Liberação.

Chefes partisans no desfile

À Resistência participaram centenas de milhares de pessoas. Calcula-se que foram pelo menos 300 mil os partisans armados, além daqueles que também ajudaram com informações, esconderijos e alimentos, as bandas armadas e os soldados do exército real, que preferiram ir para os campos de concentração na Alemanha ou serem fuzilados ao invés de contiuar com a sanguinária guerra de Hitler e Mussolini. Significativa também foi a presença feminina (cerca de 35 a 40 mil mulheres).
A ação dos partisans permitiu à Itália expiar, ao menos em parte, a vergonha do fascismo. Também consentiu ao país, diferentemente do que aconteceu na Alemanha e no Japão, de formar desde cedo, após a guerra, um governo legítimo e retomar a atividade democrática sem a longa ocupação das tropas americanas.
 
 
Fonte:  http://bloglanostraitalia.blogspot.com.br/2011/04/25-de-abril-resistencia-e-liberacao-da.html


Itália celebra 69º Aniversário de Libertação



O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, e o primeiro-ministro Matteo Renzi participaram juntos de uma cerimônia pelo 69º "Aniversário da Libertação" do país, comemorado todo dia 25 de abril, data símbolo do fim da Segunda Guerra Mundial e da ocupação nazista. Em 25 de abril de 1945, as cidades de Milão e Turim foram libertadas dos nazistas. A desocupação do resto do país ocorreu até maio daquele ano.  


Renzi deixou o Palácio Chigi, em Roma, a pé e seguiu até o monumento a Vítor Emanuel II, sem dar declarações à imprensa.  

Nas ruas, o público, porém, fazia comentários e conversava com o premier. Em seu perfil oficial no Twitter, Renzi também publicou "Viva à Itália livre". Por sua vez, Napolitano elogiou o esforço e os valores "inesquecíveis" para conquistar uma "Itália livre e independente". "Foi uma mobilização corajosa de cidadãos jovens que se rebelaram contra o estrangeiro", disse o presidente em um discurso. No monumento a Vítor Emanuel II, o presidente prestou homenagens, depositando uma coroa de flores no local.  

Napolitano também aproveitou a ocasião para falar dos dois fuzileiros italianos detidos na Índia sob acusação de pirataria e terrorismo. "Eles orgulham o país e foram injustamente detidos", comentou o presidente, pedindo esforços para que os militares sejam libertados. Massimiliano Latorre e Salvatore Girone foram denunciados pela morte de dois pescadores indianos em 15 de fevereiro de 2012, quando estavam a bordo de um navio petroleiro da Itália. O incidente ocorreu em águas internacionais, perto do estado de Kerala, e os réus justificaram a ação afirmando que estavam defendendo a embarcação de um ataque pirata. (ANSA) 


 www.ansa.it
www.notíciasuol.com.br

Celebrazioni per il 25 aprile. Renzi, 'viva l'Italia libera'


Passeggiata mattutina per Matteo Renzi, che ha raggiunto a piedi da Palazzo Chigi il Vittoriano per la cerimonia per il 25 Aprile con il capo dello Stato Giorgio Napolitano. Al cronista che lo ha seguito per tutto il percorso, il presidente del Consiglio non ha rilasciato alcuna dichiarazione. Tuttavia, diversi ciclisti e pedoni gli si sono avvicinati per salutarlo e congratularsi. "Dai, è la volta buona!", gli ha urlato un ciclista, facendo aprire il premier in un sorriso.

Siparietto Renzi-commerciante,lavorare non è poco - Siparietto al volo, lungo via del Corso, a Roma, tra Matteo Renzi e un commerciante. Il presidente del Consiglio avanza a passo spedito verso il Vittoriano quando il commerciante dell'unico negozio aperto nel percorso lo saluta. Il premier risponde: "Come va?", E il commerciante: "Si lavora...". Al che Renzi si ferma e ribatte: "Lascia fare: non è poco di questi tempi poter dire che si lavora...".

Napolitano, valori resistenza incancellabili - Nel suo discorso in occasione del 25 aprile il Capo dello Stato ha sottolineato che i valori della Resistenza sono incancellabili, al di là di ogni retorica. "La Resistenza - ha detto Napolitano - l'impegno per riconquistare all'Italia libertà e indipendenza fu un grande moto civile ed ideale, ma soprattutto fu un popolo in armi, una mobilitazione coraggiosa di cittadini giovani e giovanissimi che si ribellavano allo straniero". Un passaggio anche sulla spending review che riguarderà anche il comparto della Difesa: le Forze Armate vanno razionalizzate e riformate per "soddisfare esigenze di rigore", ma sul capitolo delle spese per la Difesa non bisogna "indulgere a decisioni sommarie che possono riflettere incomprensioni di fondo" e alimentare "vecchie e nuove pulsioni antimilitariste". E un pensiero va ai due Marò: "Onore ai Marò ingiustamente trattenuti lontano dalle loro famiglie e dalla patria".

"Viva l'Italia libera": è quanto ha scritto il premier Matteo Renzi in un tweet nella ricorrenza del 69/o anniversario della Liberazione. "Un grazie - aggiunge Renzi - ai ribelli di allora. Scorrono i loro nomi: Silvano, Eda, Giorgio, Liliana, Elia e tanti altri. Viva l'Italia libera #unamattina". Renzi non si è mai fermato, se non quando si è sentito chiamare "Matteo, Matteo" da una vocina: era una bimba di Gravina di Puglia, con la sua famiglia a Roma per le santificazioni dei due Papi. Scatta la foto e riprende il percorso. A piazza Venezia si è levato un applauso. "Grande Renzi, coraggio!", gli è stato urlato da dietro le transenne.


www.ansa.it

"O homem e o ambiente" - Palestra do prof. Gabriele Paparo

IIC San Paolo Newsletter

Cinema, 30 aprile: La grande bellezza


CINEMA

Ciclo:Tu vuò fa l'Americano…. Quando gli Oscar parlano italiano.

Dopo 15 anni un film italiano vince di nuovo un oscar ed un grande dibattito sulla qualità del cinema italiano contemporaneo e sull’opera di Sorrentino infiamma l’Italia. 
 
Il nostro cineforum propone una selezione di alcuni dei grandi capolavori che hanno scritto il nome di artisti italiani nella notte degli Academy Awards.

“LA GRANDE BELLEZZA

Regia: Paolo Sorrentino
Anno di produzione: 2014
Durata: 150 minuti
Tipologia: lungometraggio
Genere: drammatico
Scrittore di un solo libro giovanile, L'apparato umano, Jep Gambardella, giornalista di costume, critico teatrale, opinionista tuttologo, compie sessantacinque anni chiamando a sé, in una festa barocca e cafona, il campionario freaks di amici e conoscenti con cui ama trascorrere infinite serate sul bordo del suo terrazzo con vista sul Colosseo. Trasferitosi a Roma in giovane etàJep rifluisce presto nel girone dantesco dell'alto borgo, diventandone uno dei centri.
Sonoramente bocciato a Cannes il film di Sorrentino ha conquistato Hollywood.
Dopo la vittoria de La grande bellezza un acceso dibattito si è aperto in Italia sulla qualità del film di Sorrentino. Alcuni lo salutano come uno sforzo per riportare al centro della mecca hollywoodiana, nelsancta sanctorum del cinema mondiale, il sentire cinematografico italiano. Altri, criticando questa visione hollywoodocentrica, lo indicano invece come un prodotto non all’altezza della tradizione cinematografica italiana che solo grazie all’abile manovra diplomatica della produzione e all’utilizzazione di stereotipi filmici (soprattutto felliniani) si è imposto alla giuria degli Oscar.
Il sociologo Alberto Abruzzese afferma che la Grande Bellezza è una pizza mal riuscita di vetero fellinismi moralistici di stampo intellettualistico. Il suo allievo Zambardino lo contraddice dicendo che è il racconto ciò che conta.
Il colto critico d’arte Philippe Daverio afferma che il film di Sorrentino è uno spot per l’Italia ma che ha vinto l’Oscar grazie a stereotipi e clichés: “Il film descrive la città di Roma esattamente come piace immaginarla agli americani”, con “le feste notturne, la folla dei prelati, i santi, i peccati e le mille sacrestie”.
Insomma, più che un’opera d’arte, il film di Sorrentino sarebbe “un riuscito spot pubblicitario che il governo dovrebbe premiare per gli indiscutibili benefici che arrecherà al turismo italiano”.
Ma è questo lo scopo di un film che, tra citazioni di grandi maestri del cinema italiano (Fellini, Scola, Petri etc) e appelli a grandi scrittori (Proust, Breton), si definisce con un titolo così ambizioso?
In Italia, il dibattito è ancora work in progress e non accenna a diminuire.

30 aprile 2014, alle ore 19.00

Sottotitoli: in italiano.
Presentazione: Maurizio Russo
Ingresso gratuito fino ad esaurimento dei posti disponibili.
Rua Frei Caneca, 1071 (próx. ao metrô Consolação) / Tel.: 3285.6933

Informazioni:

Secretaria de Cursos - Tel.: (11) 3285-6933
Rua Frei Caneca, 1071 – Cerqueira César – São Paulo
(próximo ao metrô Consolação)
www.icib.com.br / cursos@icib.org.br