sábado, 31 de maio de 2014

Pizzaria que emprega funcionários com Down na Itália quer virar franquia

Erika Zidko
De Roma para a BBC Brasil

Emanuele Raffaele, 24, está aprendendo a culinária observando o chef de seu restaurante


Jovens com síndrome de Down têm conquistado espaço em novas cantinas e pizzarias italianas em uma iniciativa pioneira na Itália que será expandida para todo o país.
Além de funcionários com Down, as empresas contratam ainda jovens com autismo e outros tipos de dificuldade que, com frequência, impedem sua incorporação ao mercado de trabalho.
Muitos desses restaurantes são criados por associações e cooperativas, já incorporando a mão de obra desses jovens que passaram por cursos de especialização.
Só na Locanda dei Girasoli, em Roma, 15 funcionários com necessidades especiais trabalham na cozinha, como garçons ou na fabricação de doces.
Graças ao sucesso da experiência, os responsáveis estão abrindo outras filiais do restaurante, uma delas em Palermo, na Sicília, e pensam em transformar a ideia numa franquia.
"Recebemos diversos pedidos de consultoria por parte de associações e restaurantes interessados em adotar o nosso modelo. Estamos criando um protocolo com ajuda de especialistas de diferentes setores, porque não se trata de um sistema para atrair clientes ou para fazer assistencialismo", disse à BBC Brasil o presidente da Cooperativa Social Sintese, responsável pela gestão do local, Enzo Rimicci.
"Nosso objetivo é o acesso efetivo desses jovens ao mercado de trabalho", afirmou.
No restaurante, os funcionários com necessidades especiais têm o mesmo tratamento previsto aos trabalhadores da categoria. "São todos remunerados, inclusive os estagiários. Assim como os demais, eles também recebem treinamento e têm horário de trabalho e funções específicas", disse Rimicci.
Como em qualquer atividade comercial, os empregados passam por um processo de seleção. "O trabalho em restaurantes requer agilidade. É preciso dizer sem rodeios que são pessoas com deficiências cognitivas e que nem todas são aptas a realizar este tipo de atividade", explica.
"Os que não superam o período de prova certamente poderão realizar um outro trabalho. Há sempre uma oportunidade para todos".

Boa comida e integração social

Para o ajudante de cozinha Emanuele Raffaele, jovem de 24 anos com síndrome de Down, o segredo da boa cozinha é o cuidado com os ingredientes.
Viviana Ponzelli, 39, é garçonete no local há oito anos e portadora da síndrome de Down
"Para preparar algo bom é necessário lavar bem as hortaliças e verduras, saber cortar as partes duras ou eliminar as folhas ruins". Para ele, poder trabalhar na cozinha é uma conquista e o próximo passo é aprender a preparar peixes. "Vejo tudo com os olhos, depois memorizo e repito tudo o que o chef faz", disse à BBC Brasil.
Segundo a mãe de Emanuele, Antonella Marrazzi, o trabalho no restaurante tem ajudado o filho a amadurecer. "Vejo que a cada dia ele adquire mais segurança no modo de se relacionar com os colegas e com os chefes no seu trabalho. Hoje ele se sente importante", disse.
Entre os funcionários especiais, a mais antiga da casa é Viviana Ponzelli, garçonete de 39 anos e portadora de Down, que trabalha no local há oito anos. "Preparo a mesa e sirvo os clientes. Estou bem aqui", contou.
"Se os clientes vissem que os portadores de deficiência estão no nosso restaurante sem fazer nada, pensariam que estão fazendo beneficência. Não é o nosso caso. As pessoas vêm ao nosso local porque come-se bem e porque há jovens com algumas dificuldades fazendo o próprio trabalho", afirma o responsável pelo restaurante.

Em toda Itália

Outro local em Roma a empregar pessoas com necessidades especiais é a Trattoria degli Amici, localizado no bairro de Trastevere. Em Florença o restaurante I ragazzi del Sipario abre apenas para almoço, enquanto, em Milão, o serviço de catering do Laboratório Procaccini Quattordici deve ser reservado com muita antecedência.
Em Modena, o La Lanterna di Diogene emprega jovens com síndrome de Down inclusive na própria horta.
Aberto em Turim em 2008, o Caffè Basaglia também conta com funcionários especiais. O nome é uma homenagem ao psiquiatra Franco Basaglia, responsável pela lei de 1978 que aboliu os manicômios na Itália em favor da criação de redes de serviços territoriais de assistência às pessoas com problemas mentais.

Recife, a Veneza brasileira sob os holofotes do mundo

Recife tem um cenário cultural dinâmico, é berço de alguns dos artistas, escritores e músicos mais influentes do Brasil e uma das sedes da Copa.
Com seus rios e pontes, a capital pernambucana é conhecida como a Veneza brasileira e se destaca pelo espírito inovador de seus habitantes.
Em uma antiga olaria no bairro da Várzea, encontra-se a obra mitológica, trágica e sensual do escultor e artista plástico Francisco Brennand.
A obra do escultor pernambucano Francisco Brennand explora a sensualidade humana
"Uma coisa que as pessoas não entendem é quando se fala de nossa sexualidade. A começar por mim, todos nós. Se nós compreendessemos a nossa sexualidade, nós descobriríamos o próprio enigma do Universo", diz.
A reportagem é parte da série Soccer Cities, produzida pelo Serviço Mundial da BBC para mostrar alguns dos destaques de 6 das 12 cidades-sede da Copa do Mundo.
A BBC Brasil publicará as reportagens ao longo das próximas semanas, às sextas-feiras. A série também será exibida em inglês no canal do Serviço Mundial da BBC e em outros serviços de línguas da BBC.

O programa sobre Recife é apresentado por Rodrigo Pinto.


http://www.bbc.co.uk/portuguese

Dopo 30 anni nuovo check-up per l'Etna

Conto alla rovescia per il check-up dell'Etna: in giugno e luglio almeno 60 ricercatori di sette Paesi e 100 nuove stazioni simiche, che si aggiungeranno alle 70 già attive, raccoglieranno dati preziosi per comprendere meglio sia il comportamento del vulcano sia le faglie che si trovano nella zona circostante, dalla bassa Calabria alle Eolie.

Il progetto, chiamato ''Tomo-Etna'' segue di 30 anni l'ultima ricerca a tappeto fatta sul vulcano ed è coordinato dalla sezione di Catania dell'Istituto Nazionale di Geofisica e Vulcanologia (Ingv). E' realizzato nell'ambito dei progetti europei Mediterranean supersite Volcanoes (Medsuv) ed Eurofleets 2, entrambi parte del Settimo programma quadro.

Accanto all'Italia partecipano a Tomo-Etna Spagna, Germania, Russia, Stati Uniti, Irlanda e Messico. Saranno in campo anche 25 sensori installati sul fondo marino sia al largo di Catania sia nel basso Tirreno, fra Vulcano e il golfo di Patti. E poi la nave oceanografica spagnola 'Sarmiento de Gamboa', la nave greca 'Aegea' e unità navali della Marina Militare Italiana.

''Oggi abbiamo a disposizione tecnologie completamente nuove, che permetteranno di avere una conoscenza più completa della struttura interna dell'Etna'', ha detto Domenico Patanè, dirigente di ricerca della sezione di Catania dell'Ingv. ''L'obiettivo del progetto - ha aggiunto - è studiare la struttura della crosta al di sotto dell'Etna e delle aree circostanti, in altre parole le radici del vulcano''. 

Si cercheranno inoltre ''indizi sulla camera magmatica che si trova alla profondità di 13-15 chilometri e della quale non è ancora nota nel dettaglio la geometria''. I nuovi dati, ha concluso Patanè, permetteranno di ''avere a disposizione più elementi per mitigare il rischio sismico e vulcanico nella Sicilia orientale''.


www.ansa.it

Calendario Pirelli 2015, scatta Steven Meisel

Quest’anno, il Calendario Pirelli ha festeggiato i suoi 50 anni con un’edizione davvero speciale.

Per celebrare la ricorrenza, Pirelli ha rispolverato dagli archivi ilcalendario realizzato nel 1986 (e mai pubblicato) niente di meno che da Helmut Newton.

Per la prima edizione della “nuova era”, la società di peneumatici ha chiamato Steven Meisel che realizzarà per l’anno prossimo i 12 scattidel datario più famoso del mondo, distribuito ogni anno a circa 40.000 vip, clienti migliori, politici e personalità di spicco.

Ancora top secret la location dove il The Cal 2015 sarà ambientato e quali modelle saranno protagoniste, anche se sembra proprio che il fotografo di New York classe 1954 non si allontanerà dal suo Paese, gli Stati Uniti.

Meisel è uno dei più grandi fotografi di moda, da più di 15 anni firma le copertine di Vogue Italia, lavora per le altre edizione del gruppo Condé Nast e collabora con le maison più prestigiose comeVersace, ValentinoDolce&GabbanaCalvin KleinPradaLouis Vuitton e Roberto Cavalli.
Il suo nome va ad arricchire la ricca Walk of Fame dei fotografi che hanno prestato il loro talento per l’iconico calendario come Richard Avedon, Peter Lindbergh, Bruce Weber, Herb Ritts, Peter Beard, Patrick Demarchelier, Terry Richardson, Mario Testino, Mario Sorrenti, Annie LeibowitzKarl Lagerfeld e Steve McCurry.

www.luxgallery.it

Museu da Imigração reabre hoje, 31 de maio - relembrando

clique para ampliar

http://museudaimigracao.org.br

Italianas reprovam em contracepção, revela estudo

Roma - Um terço das mulheres italianas com idade entre 20 e 30 anos acredita que é impossível engravidar na primeira experiência sexual, revela pesquisa realizada em 17 países e apresentada no Congresso da Sociedade Europeia sobre Contracepção (ESC) em Lisboa.

    Uma em cada dez jovens italianas acredita que é possível engravidar através de um beijo e 7% acredita que a Coca Cola tem propriedades espermicidas.

    O estudo realizado por Gfk Healtcare entrevistou quase 9 mil mulheres, da qual 500 na Itália, e os dados deste país apontam resultados preocupantes, explicou Paolo Scollo, presidente da Sociedade Italiana de Ginecologia e Obstetrícia (Sigo).

    Para 31% das entrevistadas a interrupção do coito é um sistema eficaz de contracepção, apenas 16% diz estar informada sobre métodos contraceptivos disponíveis, e uma em cada cinco nunca falou com o seu médico sobre o assunto. "Falta informação, tanto do ponto de vista médico como social por isso estamos elaborando um projeto para apresentar a ministra Giannini para introduzir o tema no currículo escolar já no ensino fundamental 2, formando também os educadores", disse Scollo.(ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Via a restauro Fontana Trevi con pannelli trasparenti


Un anziano vende i pesciolini rossi a Fontana di Trevi, anni '40 (foto: ANSA )

Fendi e Roma Capitale annunciano in una nota congiunta, l'inizio, per il prossimo 5 giugno, dei lavori di restauro della Fontana di Trevi e del Complesso delle Quattro Fontane, finanziati dalla sola maison romana, legata alla capitale dalla sua nascita. Ma la Fontana della Dolce Vita continuerà ad essere visitata dai turisti e a raccogliere i lanci delle monetine come da tradizione, grazie ad uno speciale cantiere didattico (con pannelli trasparenti e un ponte che arriverà sulla vasca) che permetterà di "visitarla" come mai prima d'ora.
Il restauro di Fontana di Trevi, di cui è prevista la fine entro l'autunno del 2015, è il primo di una serie d' interventi conservativi che Fendi patrocinerà con "Fendi for Fountains", progetto presentato nel gennaio 2013, mirato alla conservazione e alla valorizzazione di alcune fontane storiche della città di Roma, attraverso un'azione costante di sostegno al patrimonio storico-artistico della Capitale.
Infatti nella Convenzione firmata il 12 dicembre 2012 con la Sovrintendenza Capitolina, Fendi ha donato a Roma Capitale non solo il contributo per Fontana di Trevi (2 milioni 180mila euro) ma anche quello per il complesso delle Quattro Fontane (320mila euro) per un totale di 2.500.000 euro. I lavori saranno realizzati sotto la supervisione tecnico-scientifica della Sovrintendenza Capitolina ai Beni Culturali e saranno realizzati dall'ATI "Trevintre", composta dalla Cooperativa CBC, capogruppo, e dalle Società ARA s.n.c. e Tecnicon S.r.l. L'importo dell'intervento è pari a 2.180.000, comprensivo dei lavori di restauro, della revisione e implementazione degli impianti idrico, l'illuminazione artistica, l'allontanamento dei volatili e videosorveglianza. I lavori delle Quattro Fontane saranno realizzati dalla Ditta Carlo Usai e saranno completati entro il mese di marzo del 2015.
L'importo dell'intervento è pari a 320.000 euro. La recinzione di cantiere di Fontana di Trevi sarà dunque realizzata con pannelli trasparenti e sul prospetto della fontana i lavori procederanno per fasi: si partirà dal prospetto centrale, per passare ai due laterali. Anche sulla scogliera il restauro procederà per fasi. Con il cantiere didattico sarà possibile vedere la Fontana con uno sguardo ravvicinato ed una prospettiva nuova, attraversandola su un ponte panoramico sulla vasca, che direttamente dalla piazza entrerà nel cantiere. Il ponte sarà accessibile dalla fine del mese di giugno. Saranno quindi montati due schermi lungo la recinzione di cantiere, che mostreranno immagini attuali e storiche legate all'iconica Fontana. I turisti potranno continuare il tradizionale lancio della monetina mediante un allestimento scenografico posto al centro della recinzione di cantiere.
Il restauro, la storia e le immagini della fontana saranno inoltre consultabili attraverso un sito web "work in progress" appositamente predisposto. "Uno dei simboli di Roma e del mondo, la Fontana di Trevi tornerà a splendere insieme al complesso delle Quattro Fontane - ha detto il sindaco di Roma Ignazio Marino - Ringrazio la maison Fendi per questo magnifico regalo alla città e ai migliaia di turisti che ogni anno la fotografano e la visitano. Con il sostegno di una delle case di moda più note del nostro Paese e con una grande operazione di mecenatismo, avviamo finalmente i lavori". "La valorizzazione del nostro patrimonio deve sempre di più passare attraverso collaborazioni virtuose tra pubblico e privato per far sì che la nostra Storia e i nostri monumenti possano continuare ad essere una straordinaria ricchezza per le generazioni future". "Roma e le sue fontane hanno dato molto a Fendi nel corso degli anni ed è per noi un onore ridare alla gente uno dei simboli di Roma" ha aggiunto Pietro Beccari, Presidente e ad della maison.

www.ansa.it


Notícias

clique nos links para ler as notícias


Sbarchi, scatta un nuovo allarme In arrivo tremila migranti

Confesercenti: grazie al bonus di 80 euro, 3,1 miliardi di spesa in più

Renzi: “Pronti a guidare l’Ue L’Italia ha scelto la stabilità Governerò per quattro anni”

Giornata Mondiale senza Tabacco: aumentano le fumatrici. Ecco tutti i numeri del fumo in Italia

Napolitano, ascoltare proteste ma fermezza contro violenze

Censis, intonaci che crollano e amianto: scuole italiane bocciate in sicurezza

Balotelli lancia la sfida all'Inghilterra: "Vinciamo Noi"

Maradona obtém vitória contra o fisco italiano

Papa afirma que 'Bento XVI não será único emérito'

Porto de Gênova desmontará Costa Concordia

Senado votará lei do 'divórcio rápido' na Itália



Concerto de Giandomenico Anellino

clique para ampliar
IIC San Paolo Newsletter

Recital do tenor Leon Viola

clique para ampliar
IIC San Paolo Newsletter

Exposição do artista Marco Lodola

clique para ampliar
IIC San Paolo Newsletter

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Mafiosos estariam planejando atentado em Palermo



Alguns informantes confidenciais das forças de segurança italianas revelaram com detalhes a existência de um iminente plano de atentado contra o Palácio da Justiça de Palermo. O assunto foi discutido nesta quarta-feira (28) durante uma reunião de emergência do Comitê para a Ordem Pública da província homônima.


    Há alguns meses, os magistrados dessa região do sul da Itália estão na mira de intimidações por parte de organizações criminosas, principalmente por conta do inquérito que investiga as relações entre o Estado e a Cosa Nostra. Um dos alvos seria o juiz responsável pelo caso, Nino Di Matteo, que foi ameaçado de morte por Salvatore "Totò" Riina, ex-chefe da máfia siciliana preso desde 1993.


    Além disso, uma carta com ameaças ao procurador geral de Palermo, Roberto Scarpinato, e dirigentes da polícia militar italiana foi entregue nesta quarta na redação da ANSA na cidade. "Atenção, está pronto um presente explosivo para o procurador Scarpinato e os policiais do tribunal", diz a correspondência, assinada com as iniciais P.R.A. (ANSA)


www.ansabrasil.com.br

Governo cobra 1,2 bilhão de euros de Roche e Novartis

O Ministério da Saúde da Itália, chefiado por Beatrice Lorenzin, acusa as companhias de formar cartel (foto: ANSA)


Roma -  O Ministério da Saúde da Itália pediu um ressarcimento de 1,2 bilhão de euros (R$ 3,6 bilhões) às companhias farmacêuticas Novartis e Roche por elas terem formado um cartel para dificultar a comercialização de um remédio econômico em favor de outro muito mais caro, embora ambos sejam semelhantes. O caso começou em 2004, quando pesquisadores da Genentech, subsidiária da Roche, desenvolveram um medicamento antitumoral chamado bevacizumab, que foi colocado no mercado sob o nome Avastin. No entanto, descobriu-se que ele poderia também ser útil para curar uma série de doenças que atingem a vista, principalmente de idosos, como a maculopatia e retinopatia diabéticas.

    Pouco depois, a empresa se baseou nessa fórmula para criar o remédio ranibizumab, chamado comercialmente de Lucentis e dedicado exclusivamente a patologias oculares. Os dois são basicamente iguais, com exceção do preço: uma injeção desse último pode custar mais de US$ 2 mil (R$ 4,5 mil), enquanto a do Avastin sai por cerca de US$ 40 (R$ 90). Esse remédio mais caro é vendido nos Estados Unidos pela Genentech, enquanto no resto do mundo está sob licença da Novartis. Segundo o órgão antitruste italiano, as duas companhias entraram em acordo para desencorajar o uso do fármaco mais barato no combate a doenças nos olhos, incentivando a utilização do Lucentis. Para isso, em nenhum momento as empresas pediram para que os EUA e a Europa reconhecessem o Avastin como um medicamento capaz de tratar a degeneração da vista.

    "Houve um acordo horizontal com o objetivo de beneficiar a comercialização do Lucentis, muito mais caro que o Avastin, mesmo eles sendo equivalentes", diz um comunicado do Ministério da Saúde da Itália. O valor da multa refere-se aos prejuízos causados ao sistema sanitário do país desde 2012.

    As duas companhias qualificaram o pedido de ressarcimento como "infundado" e "irreal". (ANSA)


www.ansabrasil.com.br

Berlusconi continuará na liderança do Forza Italia

Roma -  Durante um comitê do Forza Italia (FI) nesta quarta-feira (28), o ex-premier Silvio Berlusconi disse que vai continuar na liderança da principal legenda de centro-direita do país e pediu para seus correligionários não falarem mais sobre a possibilidade de seus filhos entrarem para a política.

    Condenado definitivamente por fraude fiscal e cumprindo pena de um ano de serviços sociais em um asilo, o ex-primeiro-ministro está impedido de ocupar cargos públicos, por isso cogitou-se que ele poderia ser substituído no comando da sigla por um de seus herdeiros. "Eu continuarei a guiar o partido. Por favor, não falemos mais de meus filhos", afirmou ele, segundo fontes que participaram do encontro.

    No último domingo, o FI sofreu uma grande derrota nas urnas, ao ficar apenas em terceiro nas eleições europeias na Itália, com 16,81% dos votos. A sigla foi superada pelo Partido Democrático (40,81%), do premier Matteo Renzi, e pelo Movimento 5 Estrelas (21,15%), do humorista Beppe Grillo. "Nós fizemos o possível, o único erro foi eu ter dito que Renzi era simpático e capaz. Não repetirei isso nunca mais", acrescentou Berlusconi. O ex-primeiro-ministro também declarou que o Forza Italia está com "a água no pescoço" e que precisa de dinheiro para financiar suas campanhas. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

terça-feira, 27 de maio de 2014

Italcam realiza evento com palestras em São Paulo

São Paulo - A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (ITALCAM) realizou nesta segunda-feira (26) a reunião de Constituição do seu Comitê de Desenvolvimento Social (CODES), com palestras e debate em São Paulo.

    O ITALCAM promoveu três palestras com representantes de empresas, do governo e da sociedade sobre questões empresariais e sociais. O Secretário de Desenvolvimento Social do estado de São Paulo, Rogerio Haman discutiu o incentivo do Governo às empresas nos projetos sociais.

    Já Alexandre Isaac representou a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG) com a palestra sobre o atual cenário das Organizações não Governamentais (ONGs) e o Marco regulatório das OSCs. A Tim Brasil também esteve presente no evento com informações sobre sua atuação social através do Instituto TIM, com palestra apresentada por Anna Carolina Meireles.

    A questão judicial será discutida pela Dra. Liliane Agostinho Leite, que tratou sobre o panorama das leis e Incentivos Sociais existentes no Brasil. O evento acontece no auditório da ITALCAM em São Paulo.(ANSA)


www.ansabrasil.com.br

Museu Judaico de Roma se solidariza com Bélgica

Roma - O Museu Judaico de Roma anunciou nesta terça-feira (27) que estará aberto até meia-noite em solidariedade à comunidade judaica da Bélgica.

    O Museu Judaico de Bruxelas foi alvo de um atentado no último sábado (24) que deixou três mortos. Participaram da iniciativa várias personalidades, entre elas, os embaixadores da Bélgica e Israel, Vincent Martens e Wilimars e Naor Gilon, o presidente da comunidade judaica de Roma, Riccardo Pacifici e o rabino chefe da capital italiana, Riccaro Di Segni.

    "Não temos medo", disse Pacifici se referindo ao horário estendido do Museu.
    
Na entrada do Museu, apoiado no balcão da recepção foi colocado um maço de flores brancas enviado pelo Partido Democrata, do primeiro-ministro italiano Matteo Renzi.

    O presidente da região Lazio, Nicola Zingaretti destacou a importância do ato solidário por parte do Museu.

    "Estamos em um local de cultura para dar uma resposta firme e clara contra o ódio, a violência, a ignorância e ao desprezo em relação ao outro. Cultura é também conhecimento e respeito ao outro", afirmou ele. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Renzi, qui a rappresentare uno più grandi paesi Ue

Renzi

"Vogliamo un'Europa che parla il linguaggio dei cittadini": lo ha detto il premier Matteo Renzi al suo arrivo al Vertice Ue a Bruxelles. "I nomi vengono dopo l'accordo su ciò che dobbiamo fare. Prima vengono le cose da fare, gli argomenti su cui trovare un equilibro, poi i nomi", ha aggiunto il premier. Sono qui a rappresentare "uno dei più grandi paesi dell'Ue", ha aggiunto Matteo Renzi arrivando al Justus Lipsius, sede del consiglio Ue. "Sono qui a rappresentare l'Italia, rappresento uno dei più grandi Paesi dell'Unione europea, Paese che intende affrontare le tante questioni che sono sul tavolo con decisione e determinazione e credo che sia necessario portare l'Europa a parlare il linguaggio dei cittadini", ha detto Renzi. Il premier ha precisato che "questo interessa a noi italiani, è quello che faremo sentire con determinazione durante questo percorso che inizia adesso, che parte col vertice informale di oggi e prosegue il 26-27". Per Renzi "c'è bisogno di un'Europa che sia più attenta agli investimenti sulla scuola, sulle infrastrutture tecnologiche, più attenta alle condizioni di vita quotidiana delle famiglie".
"Mai più". Lo ha scritto il premier Renzi, in un tweet, dopo essersi recato a Bruxelles al museo ebraico del Belgio, teatro sabato di un attentato in cui hanno perso la vita 4 persone. "A Bruxelles per il vertice Ue ho reso omaggio alle vittime della strage di sabato al museo ebraico del Belgio #mai più", scrive Renzi allegando anche la foto che lo ritrae con il presidente francese Francois Hollande, il premier belga Elio Di Rupo ed il presidente della comunità ebraica romana, Riccardo Pacifici.
Cameron, Ue non può ignorare elezioni, deve cambiare - "La Ue non può ignorare il risultato delle elezioni, non può andare avanti come prima, deve cambiare, concentrarsi su crescita e occupazione, e chi gestisce la Ue deve capire che Bruxelles non può interferire con gli Stati": così il premier britannico David Cameron entrando al vertice Ue.
Hollande, messaggio europee è riorientare politiche Ue - "La Francia ha espresso una volontà: che l'Ue riprenda in modo maggiore le domande espresse di più crescita e occupazione, quindi di riorientare la costruzione europea". Così il presidente francese François Hollande al suo arrivo al vertice Ue sulle nomine.
Merkel, mandato a Van Rompuy per colloqui con Junker - "Oggi discuteremo come condurre le consultazioni con il Pe e daremo a Van Rompuy il mandato per farlo, anche in collaborazione con Juncker". Così la cancelliera Merkel al suo arrivo al vertice Ue. Junker è "il nostro candidato di punta" ma bisognerà trovare "ampie maggioranze".
Di Rupo, priorità occupazione, riavvicinare cittadini - Priorità all'occupazione e puntare sul riavvicinamento dell'Europa verso i cittadini. Questo il messaggio del premier belga uscente Elio Di Rupo, della famiglia socialista, che sulla questione nomine si è limitato a dire che durante vertice Ue "analizzeremo i risultati delle elezioni e rispetteremo i Trattati" europei.
Kenny, conta esito elettorale e Juncker è candidato - "Il messaggio dei membri del Ppe alla cena di stasera sarà che deve essere tenuto in considerazione il risultato elettorale. Il Ppe ha vinto le elezioni, ha il blocco più ampio, ed ha nominato un candidato alla presidenza della Commissione. E questo candidato è Jean-Claude Juncker", così il premier irlandese Enda Kenny al suo arrivo al vertice informale Ue

www.ansa.it

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Nossa Senhora de Caravaggio

Nossa Senhora de Caravaggio é um título dado à mãe de JesusMaria, que segundo a tradição católica apareceu na localidade de Caravaggio, na Itália, no ano 1432.O seu maior santuário brasileiro está na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul.

Os imigrantes eram pessoas de fé e acostumados a uma vida cristã intensa. Já nos primeiros momentos em terras brasileiras, a necessidade de uma orientação espiritual tornou-se viva entre as famílias, o que só veio a acontecer cerca de um ano depois.
O primeiro atendimento religioso na Linha Palmeiro, onde está localizado o Santuário de N. S. de Caravaggio, foi feito pelo Padre Domenico Antonio Munari, que veio da Itália onde era pároco de Fastro, Município de Arsiè, BL. Segundo a tradição oral local, a primeira missa, em 1878, foi presidida pelo Padre Munari. Ele veio a falecer no final do mes de março deste mesmo ano de 1878, vítima de um acidente enquanto percorria a Linha Palmeiro com sua mula.
Após isto, o atendimento passou a ser feito pelo Padre João Menegotto, que pertencia à Paróquia de Dona Isabel (hoje, Bento Gonçalves/RS). A primeira missa foi celebrada na casa de Bernardo Sbardeloto, no morro de Todos os Santos no ano de 1878. A segunda na casa da família Biason e a terceira na casa de Antonio Franceschet, no dia 23 de janeiro de 1879. Nesta data, Franceschet teve a ideia de levantar um oratório com a ajuda do vizinho Pasqual Pasa.
Eles nunca viram na Itália um padre celebrar uma missa fora da matriz. Ver a casa transformada em igreja não parecia certo para a maioria dos moradores. Os dois chefes de família iniciaram a construção de uma igreja em segredo. Derrubaram um pinheiro, prepararam o material e construíram um capitel de 12 metros quadrados com alpendre na entrada, que localizava-se em frente ao atual cemitério de Caravaggio. A notícia se espalhou rapidamente e ganhou doações em dinheiro e mão-de-obra, transformando o oratório em capela, que comportava cerca de 100 pessoas.
Como era comum naquela época, a escolha do padroeiro gerou certo conflito entre os moradores. Todos queriam o santo de seus próprios nomes para governar espiritualmente a comunidade. Alguns sugeriram o nome de Santo Antônio, mas a ideia foi logo descartada porque o padre não poderia vir rezar a missa no dia do santo. O motivo? Santo Antônio era o padroeiro da comunidade de Dona Isabel. Outros sugeriram Nossa Senhora, entretanto, não se sabia Na década seguinte, em mutirão, os imigrantes iniciaram a construção de um templo de alvenaria. Numa época em que as casas eram fabricadas em madeira ou pedra, os imigrantes improvisaram uma olaria parta fazer os tijolos. Pedras só no campanário. A comunidade passou a ser chamada de Nossa Senhora de Caravaggio, bem como o lugar onde foi erguida a capela, até 26 de maio de 1921 quando foi elevada pelo bispo de sede paroquial para Santuário Diocesano. Hoje, a comunidade é composta por cerca de 140 famílias e mais de 650 habitantes. A paróquia de Caravaggio atende a sete capelas, através do Padre Jorge Parisotto. Em 1959, Nossa Senhora de Caravaggio foi declarada pela Santa Sé, Padroeira da Diocese de Caxias do Sul.
A estátua de Nossa Senhora de Caravaggio que encontra-se no altar do Santuário Diocesano, foi fabricada em Caxias do Sul/RS no ano de 1885, pelo escultor Pietro Stangherlin. O modelo foi o quadro em preto e branco, datado de 1724, com a imagem da santa que ocupava o altar da primeira capela. A imagem foi trazida a pé pelos imigrantes de Caxias do Sul e colocada no altar da nova igreja, construída em alvenaria.
A construção do atual Santuário de Caravaggio durou exatamente 18 anos (1945 - 1963). Imponente, com seu estilo romano e capacidade para 2 mil pessoas, uma das características mais marcantes da construção está nos grandes ambientes e na iluminação que preenche as salas do santuário.
Conforme definição das Irmãs Scalabrinianas, responsáveis pela assistência aos peregrinos e liturgia, "os espaços vazios são preenchidos pela fé dos milhares de fiéis que visitam o Santuário anualmente. Segundo elas, a crença em Nossa Senhora de Caravaggio aumenta a cada ano. "O povo manifesta o seu carinho e devoção a Nossa Senhora em pequenos gestos, pequenas homenagens". A grande quantidade de flores que constantemente são encontradas circundando o altar, são provas das afirmações.
A administração do Santuário Diocesano mantém diariamente um sacerdote no atendimento dos fiéis e missas diárias. Na estrutura, seis salas de confissão e uma para orientação. E mais, posto de informações e de intenções de missas. Dentro, existe uma fonte de água (lembrando a Aparição de Nossa Senhora), benta em 26 de setembro de 1985.qual.
A princípio foi escolhido o título de Nossa Senhora de Loreto, mas, não havia imagem da santa. Foi nessa época que Natal Faoro ofereceu como empréstimo um pequeno quadro com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, que trouxera entre os seus pertences da Itália. O empréstimo duraria até a aquisição de uma imagem. A proposta foi aceita e o pequeno quadro passou a fazer parte do lugar de honra da capela, sobre um altarzinho. Esta capela foi inaugurada em 1879, ano I do início da devoção a Nossa Senhora de Caravaggio e ano primeiro das romarias que seriam futuramente concorridas e numerosas. Estava lançado o alicerce de uma comunidade eclesial.

Na década seguinte, em mutirão, os imigrantes iniciaram a construção de um templo de alvenaria. Numa época em que as casas eram fabricadas em madeira ou pedra, os imigrantes improvisaram uma olaria parta fazer os tijolos. Pedras só no campanário. A comunidade passou a ser chamada de Nossa Senhora de Caravaggio, bem como o lugar onde foi erguida a capela, até 26 de maio de 1921 quando foi elevada pelo bispo de sede paroquial para Santuário Diocesano. Hoje, a comunidade é composta por cerca de 140 famílias e mais de 650 habitantes. A paróquia de Caravaggio atende a sete capelas, através do Padre Jorge Parisotto. Em 1959, Nossa Senhora de Caravaggio foi declarada pela Santa Sé, Padroeira da Diocese de Caxias do Sul.
A estátua de Nossa Senhora de Caravaggio que encontra-se no altar do Santuário Diocesano, foi fabricada em Caxias do Sul/RS no ano de 1885, pelo escultor Pietro Stangherlin. O modelo foi o quadro em preto e branco, datado de 1724, com a imagem da santa que ocupava o altar da primeira capela. A imagem foi trazida a pé pelos imigrantes de Caxias do Sul e colocada no altar da nova igreja, construída em alvenaria.
A construção do atual Santuário de Caravaggio durou exatamente 18 anos (1945 - 1963). Imponente, com seu estilo romano e capacidade para 2 mil pessoas, uma das características mais marcantes da construção está nos grandes ambientes e na iluminação que preenche as salas do santuário.
Conforme definição das Irmãs Scalabrinianas, responsáveis pela assistência aos peregrinos e liturgia, "os espaços vazios são preenchidos pela fé dos milhares de fiéis que visitam o Santuário anualmente. Segundo elas, a crença em Nossa Senhora de Caravaggio aumenta a cada ano. "O povo manifesta o seu carinho e devoção a Nossa Senhora em pequenos gestos, pequenas homenagens". A grande quantidade de flores que constantemente são encontradas circundando o altar, são provas das afirmações.
A administração do Santuário Diocesano mantém diariamente um sacerdote no atendimento dos fiéis e missas diárias. Na estrutura, seis salas de confissão e uma para orientação. E mais, posto de informações e de intenções de missas. Dentro, existe uma fonte de água (lembrando a Aparição de Nossa Senhora), benta em 26 de setembro de 1985.

Extraído de www.wikipedia.pt


Curiosidades - As deliciosas azeitonas italianas


Você sabia que as azeitonas cultivadas para consumo são geralmente de variedades diferentes daquelas que produzem óleo de oliva?

Se tentar experimentar uma azeitona colhida diretamente da árvore, tanto a madura (preta) quanto a verde, vai descobrir que é muito amarga. É o processo de curtir no sal que torna a azeitona palatável.

As azeitonas comestíveis são geralmente cultivadas no Sul da Itália. Todas são colhidas verdes, mas se tornam violetas ou pretas quando amadurecem.

As azeitonas são curadas por meio de fermentação ocorrida naturalmente graças a microrganismos na casca, chamados de bactérias lácticas, que evitam o apodrecimento. O método mais antigo de preservar pequenas azeitonas verdes é deixá-las na água durante dez dias, trocando a água diariamente. Em seguida, devem ser colocadas em recipiente com água salgada e guardadas em lugar frio. Azeitonas maiores são tratadas com soda cáustica e lima antes de serem preservadas em salmoura.

Uma variedade siciliana chamada Bianche passa por um prolongado processo de cura com uma solução tão forte de sal que retira sua cor. Para limpar todo esse sal, as azeitonas são repetidamente lavadas e, finalmente, guardadas em salmoura leve. Os produtores comerciais costumam pasteurizá-las ou até esterilizá-las antes de vendê-las.

Famosa por seu sabor e muito usada na cozinha italiana é a oliva di gaeta, uma azeitona preta curada em água por um dia e em sal por outro dia, sendo em seguida colocada na água por 40 dias e, finalmente, mergulhada em salmoura quente. 

Os mercados italianos vendem uma grande variedade de azeitonas, às vezes mais de 20, inteiras e recheadas. A maior parte é comida com pão, como parte do antipasto, mas algumas só servem para serem cozidas em uma das inúmeras receitas italianas, especialmente as da Sicília, onde é o ingrediente indispensável de pratos famosos como a caponata.

Algumas azeitonas podem ser recheadas em casa e as possibilidades de recheio incluem: carne picada, atum com alcaparras, salsa, farinha de rosca e ovos batidos.



Fonte http://www.comerciodojahu.com.br
juliana-cestari@uol.com.br
imagem http://pt.petitchef.com

Em Jerusalém, Papa se reúne com presidente israelense



Jerusalém - O papa Francisco se reuniu nesta segunda-feira (26) com o presidente israelense, Shimon Peres, no Palácio presidencial em Jerusalém. O Papa pediu "Paz sobre Israel em todo o Oriente Médio", e exclamou em hebraico "Shalom", no encontro com Peres. "Asseguro a minha oração para as Instituições e para todos os cidadãos de Israel. Asseguro de forma particular a minha constante suplica a Deus para obter a paz e com esta os bens inestimáveis que lhe estão estritamente ligados, como a segurança, a tranquilidade da vida, a prosperidade, a irmandade", destacou Francisco ao presidente israelense.

    "Encaminho enfim o meu pensamento a todos aqueles que sofrem com as consequências das crises ainda abertas na região do Oriente Médio, para que o quanto antes sejam aliviadas as suas penas diante a honorável composição dos conflitos", disse ele.

    No início do encontro o presidente israelense agradeceu o Papa pela sua "sabedoria e serviço que desenvolve pela causa da paz".

    "A paz é questão de criatividade e inspiração e o senhor carrega as duas consigo. A paz entre as religiões é um preceito para a paz em outros campos", disse Peres ao Papa. 

http://www.papafrancesconewsapp.com/por/ (ANSA)
www.ansabrasil.com.br

Matteo Renzi comemora vitória do PD nas eleições




Roma - A direta teve maioria entre os representantes eleitos para o Parlamento Europeu nas eleições que terminaram ontem, 25. O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, comentou os resultados no país. 

    "No embate entre raiva e esperança, venceu a esperança. Este é o momento da Itália, que deve guiar o semestre e o percurso de mudanças na Europa, partindo do ponto que devemos primeiro mudar nós mesmos".

    De acordo com dados definitivos, o Partido Democrático (PD), do qual Renzi é líder, obteve 40,8%. "Agradeço a todos os italianos e italianas que demonstraram com uma participação significativa que este país é melhor do que como é representado", afirmou o premier. Renzi também afirmou que o governo "durará até 2018, até porque os italianos querem ver os resultados, não votar". 

Europa 
    A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, também comentou o resultado das eleições. "Estamos contentes que o Partido Popular Europeu obteve maioria. Atingimos um sólido resultado", declarou Merkel. 

    Na França, o partido Frente Nacional conquistou 24 cadeiras no Parlamento Europeu, o UMP 20 e o Partido Socialista conseguiu 13. Outras sete deverão ser atribuídas aos centristas, seis aos ecologistas e quatro à extrema esquerda. 

    Na Grã-Bretanha, o partido Ukip, que nasceu com o intuito de separar o Reino Unido da União Europeia, teve maioria e obteve 27,5% dos votos. "O voto mostra a desilusão na União Europeia, a vontade de mudança", declarou o primeiro-ministro David Cameron. (ANSA)


www.ansabrasil.com.br

Renzi «Non era un voto su di me Ora riforme, basta alibi»



«Non è stato un referendum sul governo, né su di me, è un voto che esprime una speranza straordinaria», sottolinea il primo ministro Matteo Renzicommentando per la prima volta la vittoria del Pd - di cui è anche segretario - nelle elezioni europee con uno storico 40,8% di voti. «L’Italia c’è, è più forte delle paure che l’attraversano ed è in grado di incidere in Europa». Insomma, «nel derby fra rabbia e speranza ha vinto la speranza» e «i voti della speranza hanno doppiato quelli della rabbia. Saremo all’altezza dei sogni più belli».

Mais


www.corriere.it

domingo, 25 de maio de 2014

Lamborghini Huracán será o novo carro da polícia italiana


Usado pela polícia italiana desde 2009, o Lamborghini Gallardo está com os seus dias contados. Ontem (22), a marca anunciou um novo substituto, o  Huracán V10, doado pelo presidente da Lamborghini, Stephan Winkelmann, ao chefe da Polícia da Itália, Alessandro Pansa, no museu de carros históricos da polícia italiana, em Roma.

O novo superesportivo foi produzido exclusivamente para a patrulha italiana e, sob o nome de Lamborghini Huracán LP 610-4 Polizia, conta com propulsor V10 5.2 de 618 cv e 57,1 kgfm de torque. A velocidade máxima é de 325km/h e ele é capaz de alcançar 100 km/h em apenas 3,2 segundos. O câmbio é de sete marchas e dupla embreagem, associado à tração nas quatro rodas

O Huracán foi revestido pelo tradicional azul claro com faixas brancas, na pintura “blu Polizia''.  Além de rádio, quatro sirenes e porta armas, o esportivo vem com barras de LED especiais e uma câmera no retrovisor para ler placas, gravar imagens, dar a localização e calcular a velocidade de outros veículos, tudo isso com a ajuda do computador e do GPS.
O esportivo também pode ser usado para salvar a vida de vítimas em estado crítico. No porta-malas dianteiro, há um desfibrilador e um sistema de refrigeração que podem ser usados para o transporte de órgãos.
Na Europa, o preço de um Lamborghini Huracán civil parte de 169.500 euros, o equivalente a cerca de R$ 550 mil. Por aqui, o superesportivo deve desembarcar no segundo semestre deste ano, mas ainda não tem um preço definido. O modelo será usado a partir do fim do ano pela patrulha italiana.
http://revistaautoesporte.globo.com