domingo, 31 de maio de 2015

“Il gesticolare degli italiani” Guida (semiseria) della Cnn




«Noi italiani diciamo gesticolare vale più di mille parole. Sorprendentemente non abbiamo un gesto per esprimere questo concetto, ma ne esiste uno per tutto il resto». Inizia così un articolo della Cnn, che ha pubblicato un “compendio” dei tipici gesti italiani con la traduzione in inglese. Il video è stato pubblicato online da Gaetano Virgallito.

www.lastampa.it

Gemona del Friuli faz maior tiramisù do planeta

São Paulo - A pequena cidade de Gemona del Friuli, no nordeste da Itália, entrou para o "Guinness Book", o livro dos recordes, por ter apresentado o maior tiramisù do mundo.

    Pesando 3.015 quilos, o doce superou o recorde anterior, alcançado em março passado, no Bahrein, onde a sobremesa pesava "apenas" 1.969 quilos. Mais de 150 pessoas, entre chefs, confeiteiros e voluntários, trabalharam para preparar as 250 telhas de tiramisù, que foram montadas e unidas em uma mesa de 30 metros de comprimento na praça central da cidade.

    Antes mesmo do doce ser erguido por um guindaste para ser pesado, os presentes já comemoravam o novo recorde com muitos aplausos e gritos de vitória. Estima-se que cerca de 20 mil pessoas estavam na cidade para assistir ao momento. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

MAIOR LABIRINTO DO MUNDO É INAUGURADO NA ITÁLIA

Labirinto della Masone é inaugurado em Parma




O maior labirinto do mundo é inaugurado na casa do colecionador de arte Franco Maria Ricci em Fontanellato, Parma. Para construí-lo, foram utilizadas 120 mil plantas de bambu. O local tem 68796 m² e ficou conhecido como Labirinto della Masone. ANSA/MARCO CAMPANINI
www.ansabrasil.com.br

Eleições regionais não são sobre governo, diz Renzi

Roma -  Um dia antes das eleições que vão definir os governadores de sete regiões e os prefeitos de 1.089 cidades italianas, o primeiro-ministro Matteo Renzi afirmou que a votação deste domingo (31) não deve ser interpretada como uma avaliação sobre o seu governo.

Nos últimos dias, a oposição vem tentando imprimir ao pleito um caráter de referendo sobre o premier, uma vez que sua legenda, o centro-esquerdista Partido Democrático (PD), arrisca perder em até quatro das sete regiões que vão às urnas.

O líder do conservador Forza Italia (FI), Silvio Berlusconi, chegou até a acenar com uma cobrança de renúncia de Renzi caso o placar das eleições termine de maneira negativa para o PD nos estados. "Um pleito local tem valor local. Faço um apelo: habituemo-nos a pensar que o voto serve apenas para aquilo que se vota", declarou o primeiro-ministro durante um evento neste sábado (30), em Trento.

Das sete regiões que escolherão seus governadores, o Partido Democrático é favorito para vencer em quatro: Toscana, Marcas, Púglia e Úmbria, sendo que nas três primeiras a vitória da centro-esquerda é dada como certa. No Vêneto, o candidato da legenda de extrema-direita Liga Norte, Luca Zaia - também apoiado pelo FI -, deve sair vitorioso.

Restam Campânia e Ligúria, onde a disputa está mais apertada. Na primeira, o nome do PD, Vincenzo De Luca, já foi condenado em primeira instância por abuso de poder. Se a sentença se tornar definitiva, ele poderia ser cassado. No entanto, De Luca segue liderando as pesquisas, mas por uma margem bastante estreita.

Na segunda, historicamente vermelha, uma parcela do Partido Democrático e outras legendas de esquerda estão ao lado de Luca Pastorino, e não da candidata de Renzi, Raffaella Paita, uma divisão que pode beneficiar a centro-direita, representada pelo berlusconiano Giovanni Toti (FI).
   

www.ansabrasil.com.br

Curiosidade - Cientistas dizem ter desvendado origem dos buracos do queijo suíço

Da BBC - Cientistas dizem ter descoberto por que os queijos suíços possuem buracos: aparentemente, os orifícios se devem à quantidade de sujeira dos baldes nos quais o leite era coletado no passado.
Diferentemente do que os desenhos animados apontavam ao longo dos anos, os ratos não são os culpados pelos buracos.
Tampouco eles são produzidos pelo dióxido de carbono liberado por bactérias, como preconizava uma popular crença científica.
Em vez disso, os buracos são criados por pedaços de feno, de acordo com uma pesquisa recém-divulgada.
A Agroscope, a Embrapa suíça, disse que "partículas de feno microscópicas" caíam nos baldes nos quais o leite era coletado, e se transformavam em grandes buracos na medida em que o queijo maturava.
O processo, segundo o órgão, afeta somente alguns queijos suíços, como o Emmental e o Appenzell.
As descobertas explicam por que buracos menores vêm aparecendo dos queijos suíços nos últimos 15 anos, desde que métodos mais modernos de ordenha fizeram com que menos feno caia nos recipientes nos quais o leite é coletado.
Os cientistas chegaram às conclusões depois de adicionarem pequenas quantidades de pó de feno ao leite e fabricarem queijo por 130 dias.
A pesquisa, no entanto, ainda não foi revisada por terceiros.
A teoria de que bactérias causavam os buracos data de 1917, depois de descobertas feitas pelo cientista americano William Clark.
A indústria do queijo chama os buracos de "olhos". Assim, qualquer queijo que emule o tipo de produção, mas sem os "olhos", é conhecido como "cego".

Berlusconi erra de evento e dá apoio a adversário

Da France Presse - Silvio Berlusconi prestigiou uma festa de seus adversários de centro-esquerda, em vez de comparecer a uma de seu partido, informou neste sábado (30) o candidato que recebeu, por engano, o apoio do ex-chefe de governo italiano para as eleições municipais.

Berlusconi chegou às 23h locais desta sexta-feira, acompanhado de seis seguranças, a uma praça de Segrate em que jovens partidários do candidato de centro-esquerda Paolo Micheli organizavam uma festa, menos de 48 horas antes das eleições municipais e regionais.
Segundo um dos participantes, Berlusconi circulou durante alguns minutos pela festa, antes de perguntar o nome do candidato e dizer: "Jovens, conto com vocês, votem todos em Paolo!", referindo-se a Micheli, candidato à prefeitura de Segrate apoiado pelo Partido Democrático, do atual chefe de governo, Matteo Renzi.
Pouco depois, uma pessoa ligada a Berlusconi percebeu o engano e o grupo deixou o local rapidamente, já que a candidata do Forza Italia, partido de Berlusconi, Tecla Fraschini, organizava um evento em outro lugar.
Os italianos comparecerão às urnas neste domingo, em eleições regionais e municipais que irão representar um teste para Renzi e, principalmente, para Berlusconi, cujo partido, Forza Italia, está em pleno declive.
"Se Berlusconi tiver resultados realmente ruins, isto poderá significar seu fim político", considerou Giovanni Orsina, cientista político da universidade LUISS de Roma, enquanto 30 militantes eleitos do Forza Italia anunciaram sua partida para se unirem ao ex-aliado de Berlusconi Raffaele Fitto, convertido no crítico mais rancoroso do ex-chefe de governo.
www.g1.globo.com

Marinha italiana faz mais de 20 operações de resgate a imigrantes

Imigrantes resgatados no mar se protegem com cobertores térmicos após desembarcarem no porto de Augusta, na Itália (Foto: Antonio Parrinello/Reuters)


G1 em São Paulo com Reuters - Nas últimas 24 horas, a Marinha italiana realizou mais de 20 operações para resgatar embarcações vindas do norte da África. Foram 15 pedidos de socorro vindo dos barcos, o que resultou em mais de 4 mil resgatados em 1 dia.

 Outros 17 imigrantes morreram a bordo de um barco próximo à costa da Líbia, anunciou a Marinha italiana no mais recente episódio da crise de imigração no mar Mediterrâneo.
Refugiados que fogem da guerra e da perseguição política e imigrantes econômicos que procuram desesperadamente uma vida melhor chegam maciçamente à Itália este ano.
De acordo com a ONU, desde janeiro, foram mais de 40 mil chegadas.Centenas de milhares de imigrantes zarpam a cada dia, a maioria deles da anárquica Líbia.
www.g1.globo.com/Reuters

sábado, 30 de maio de 2015

Quem você pensa que é?


Quem você pensa que é?

Há vários anos a TV inglesa apresenta um programa chamado Who do You Think You Are?, no qual leva artistas e outras personalidades a percorrer sua própria "viagem genealógica". Desde antes de 2010, vem também sendo apresentado regularmente nos Estados Unidos, com sucesso.

Acompanha pessoas famosas em várias áreas de atuação, na busca por suas origens, e revela informações engraçadas, comoventes e até inusitadas. Ressalte-se que as personalidades em foco fornecem alguns dados para o condutores do projeto mas desconhecem o que advirá a partir daí, sendo realmente surpreendidos no desenrolar do programa.

E assim será no Brasil, pois a Rede Globo, há alguns meses, adquiriu os direitos para apresentá-lo e, com algumas adaptações, e de modo mais compacto (o que é uma pena...), o está trazendo como parte do “Estrelas”, comandado pela apresentadora Angélica, transmitido aos sábados, 15 horas.

O primeiro episódio vai ao ar no sábado próximo, dia 30 de maio, e irá ter Miguel Falabella como personagem de uma interessante jornada genealógica.

E é com alegria e orgulho que o CBG informa que os estudos e pesquisas apresentados pela TV Globo são trabalho do vice-presidente Carlos Eduardo Barata, é ele o genealogista que “esmiuça” a vida dos famosos, e transforma cada uma delas em fantásticos registros.

Popularização da genealogia, isto é muito bom!

E como diria o colunista Ancelmo Góis: “vamos acompanhar, vamos cobrar!” ""


www.cbg.org.br

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Sarau Literário - Casa D'Italia Anita Garibaldi de Petrópolis RJ



Caríssimos Amigos /Amigas,

Com apoio de nossa Casa D'Italia,  acontecerá um importante SARAU LITERÁRIO no próximo dia 30-05-2015, às 17:00 h, no Cine Teatro do Museu Imperial (Entrada Franca), onde serão apresentados e lidos textos traduzidos por D. Pedro II das obras dos Poetas Universais Dante Alighieri -e- Alessandro Manzoni, à presença da Diretoria do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro - IICRIO e, também, do próprio Cônsul Geral da Itália - já confirmados.  

Atenciosamente, 

Pasquale Cutrupi
Presidente
Casa D'Italia Anita Garibadi de Petrópolis



quarta-feira, 20 de maio de 2015

Ícone do design, garrafa de Coca-Cola faz 100 anos



A máxima “um exército marcha sobre seu estômago” já foi atribuída a Napoleão Bonaparte e ao rei Frederico, o Grande, da Prússia, e evidencia que batalhões sempre precisam comer para continuar lutando.
Mas o que eles deveriam beber? Quando em 1942 as tropas americanas se espalharam pela Europa, era fácil responder a essa pergunta: Coca-Cola, tomada diretamente das famosas garrafas curvilíneas.
Acredita-se que, durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos consumiram 5 bilhões de garrafas de Coca-Cola, enviadas pela empresa para qualquer frente de batalha pelo preço fixo de 5 centavos de dólar por unidade.
Cartazes da época mostravam soldados sorridentes partindo para a guerra com suas garrafas de Coca-Cola na mão, ou compartilhando o refrigerante com crianças recém-liberadas na Itália.

Fotojornalistas, enquanto isso, despachavam para casa imagens de militares tomando sua Coca-Cola enquanto avançavam pelo rio Reno.

Mattarella pede 'severidade' contra manipulação no futebol

Roma - Presente no Estádio Olímpico de Roma para a final da Copa da Itália entre Juventus e Lazio, o presidente do país, Sergio Mattarella, afirmou que os recentes escândalos de manipulação de resultados no futebol nacional causam "indignação" e pedem "severidade" das autoridades.

    "Penso nos muitos italianos que acompanham o futebol e querem que ele seja visto como um esporte praticado com absoluta correção", disse o chefe de Estado. Segundo ele, é preciso agir com rapidez para punir os responsáveis por comportamentos fraudulentos e evitar que tais problemas aconteçam novamente.

    "É preciso fazer de tudo para que o futebol seja vivido constantemente de maneira autêntica. O fosso entre esses fenômenos que estão sendo denunciados e que periodicamente aparecem e a paixão com a qual tanta gente acompanha o futebol causa indignação", acrescentou Mattarella.

    Na última terça-feira (19), a polícia italiana revelou um novo esquema de manipulação de resultados em dezenas de partidas da terceira e da quarta divisões do país. O caso teria até a participação da 'ndrangheta, a máfia da Calábria. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Câmara aprova com folga reforma da educação

Roma -  A Câmara aprovou nesta quarta-feira (20) por 316 votos a favor, 137 contra e uma abstenção a reforma da educação na Itália. Agora, a medida deve passar pela análise e votação do Senado para poder entrar em vigor.

"Estou emocionada e satisfeita, muito satisfeita. Foi uma passagem parlamentar importante, com o envolvimento de todos, com discursos apaixonados. Mesmo a oposição mostrou uma forte carga emocional. Acredito que isso seja uma grande mudança cultural", afirmou a ministra da Educação, Stefania Giannini, após a votação.

Apesar da comemoração do governo, os sindicatos prometem quecontinuarão a protestar contra a medida, solicitando mudanças antes que a nova lei entre em vigor.

Entre os principais pontos da reforma escolar, chamada de "Buona Scuola" (Boa Escola), está a autonomia das instituições - que poderão solicitar recursos humanos, tecnológicos e financeiros de maneira independente - e um maior poder para os diretores de cada unidade escolar. Com isso, além de gerenciar a contratação de professores, as escolas poderão impedir que as classes possuam um número muito alto de alunos.

Na grade curricular, haverá a inclusão de matérias optativas, reforço no ensino do inglês (que iniciará a partir dos 6 anos de idade) e o ensino profissionalizante durante o ensino médio.

Outra grande mudança será a contratação de 100 mil professores,aprovada ontem (19), dentro de um plano extraordinário de contratação por tempo indeterminado de docentes em situação precária, ou seja, sem emprego garantido para o ano letivo seguinte.

A reforma também concede 500 euros anuais para professores da rede pública gastarem com sua própria formação, seja com livros, softwares, cursos ou até concertos e eventos culturais. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Suspeito de ataque ao Museu do Bardo é preso na Itália

Milão - Um marroquino de 22 anos, que chegou à Itália em um barco com imigrantes, foi preso em Gaggiano sob suspeita de participar do atentado contra o Museu do Bardo, na Tunísia, em março.

O homem foi detido na noite de ontem (19) pela Divisão de Investigação Geral e Operações Especiais (Digos) de Gaggiano, na província de Milão. O jovem Touil Abdelmajid estava sendo procurado pelas autoridades tunisianas com um alerta internacional. Ele tinha sido identificado em fevereiro de 2015, quando chegou a Porto Empedocle em um barco com 90 pessoas.

As autoridades italianas prenderam o jovem na casa de parentes, onde se hospedava. De acordo com as investigações, o marroquino estaria vivendo na Itália, mas teria ido à Tunísia para ajudar a cometer o atentado, que provocou a morte de 24 pessoas, a maioria turistas, entre elas quatro italianos.

No último dia 18 de março, dois terroristas invadiram o museu e atiraram contra dezenas de turistas que visitavam o acervo, que fica na capital do país, Túnis. A autoria do ataque foi assumida pelo grupo Estado Islâmico (EI). (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Evento em São Paulo exalta a cultura siciliana

Paradisíaca, Sicília ainda atrai poucos brasileiros (foto: Ansa)

São Paulo -  A União Siciliana de Emigrados e Famílias (Usef) está realizando até o dia 30 de maio a terceira edição do "I Love Sicily", manifestação cultural, artística e econômica dedicada a essa ilha do sul da Itália.

    O evento acontece principalmente na Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, mas também inclui atividades em outros locais. O objetivo da iniciativa é reforçar a presença da Sicília e de seus produtos no mercado brasileiro e aumentar a presença de turistas do país na região.

    Atualmente, a ilha atrai apenas 5% dos viajantes brasileiros que vão à Itália. No próximo dia 28 de maio, por exemplo, será exibido em São Bernardo "O jogo dos espelhos", um dos filmes da série policial protagonizada pelo inspetor Salvo Montalbano.

    Já em 22 do mesmo mês, a sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na avenida Paulista, receberá um workshop sobre produtos gastronômicos da Sicília. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Maioria dos homens europeus atuais descende de uns poucos ancestrais



Cesar Baima - O Globo


RIO – A maioria dos atuais homens europeus descende de alguns poucos ancestrais masculinos da Idade do Bronze que espalharam seus genes em uma explosão demográfica entre 4 mil e 2 mil anos atrás. A conclusão é de análise do DNA de partes do cromossomo Y, exclusivo dos homens, passadas só de pais para filhos, de 334 indivíduos pertencentes a 17 populações europeias e do Oriente Médio de hoje.

Com base nos dados genômicos e usando novos métodos para avaliar variações no DNA e melhor estimar a época da ocorrência de eventos populacionais, cientistas da Universidade de Leicester, no Reino Unido, puderam montar uma árvore genealógica dos atuais homens europeus e revelaram que quase dois em cada três deles, ou 64%, são herdeiros de apenas três linhagens relativamente recentes na História da ocupação do continente e frutos de um forte aumento na população masculina em uma longa faixa de terra entre os Bálcãs e as Ilhas Britânicas, talvez resultado das mudanças culturais, sociais e tecnológicas de então.

- Esta expansão da população coincide com a Idade do Bronze, que envolveu alterações nas práticas funerárias, o domínio da cavalaria e avanços na fabricação de armas – diz Mark Jobling, professor do Departamento de Genética da universidade britânica e líder da pesquisa, publicada na edição desta terça-feira da revista “Nature Communications”. - Machos dominantes ligados a estas culturas podem ser os responsáveis pelos padrões nos cromossomos Y que vemos hoje.

Os achados do estudo, no entanto, estão em conflito com pesquisas anteriores que se focaram na contribuição das migrações dos antigos caçadores-coletores do Paleolítico e dos mais modernos fazendeiros e pastores do Neolítico na formação das atuais populações europeias. Segundo os cientistas, duas das três principais linhagens masculinas vistas hoje na Europa, batizadas R1a e R1b, estavam presentes nas estepes da Eurásia antes, o que indica que tiveram origem nesta região. Já estudos com base no DNA mitocondrial, passado apenas pelas mães à sua prole, sugerem uma grande mudança na genética demográfica do continente, com as populações de agricultores e criadores substituindo as dos extrativistas, por volta de 7,5 mil anos atrás.

- Dada a complexidade cultural da Idade do Bronze, é difícil ligar um evento particular ao crescimento da população (masculina) que inferimos – reconhece Jobling. - Mas o DNA do cromossomo Y de restos de esqueletos antigos está se tornando disponível, e isto vai nos ajudar a entender melhor o que aconteceu e quando.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/maioria-dos-homens-europeus-atuais-descende-de-uns-poucos-ancestrais-16205859.html#ixzz3afeH5pxJ

Barco de patrulha francês resgata 297 imigrantes na costa da Itália

PARIS (Reuters) - Um navio de patrulha da Marinha francesa resgatou 297 imigrantes de um barco de pesca no sul do mar Mediterrâneo nesta quarta-feira, disse a polícia francesa, o mais recente caso de um fluxo de mais de 50 mil pessoas que já entraram na Europa por mar neste ano.

A tripulação da embarcação Comandante Birot deu alimentos e água ao grupo, que incluía 51 mulheres e crianças, e 16 pessoas receberam tratamento médico, disse o comunicado da polícia. A embarcação de 20 metros foi descoberta a cerca de 300 quilômetros da costa da Itália por um avião de reconhecimento italiano.

Os imigrantes, cujas nacionalidades não foram reveladas, tinham como destino a Itália. Cerca de 30.500 dos imigrantes da África ou do Oriente Médio que cruzaram o Mediterrâneo para a Europa neste ano desembarcaram na Itália e cerca de 1.800 morreram afogados na tentativa, segundo a agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU).

As mortes, incluindo o afogamento de até 900 pessoas num único barco no mês passado, levaram os governos europeus a ampliar suas operações de resgate.

No entanto, um plano da Comissão Europeia para compartilhar o fardo do tratamento dos pedidos de asilo, que superaram 600 mil no ano passado, entre os Estados membros da União Europeia já provocou objeções dos que são contra a imigração.

(Reportagem de Marine Pennetier)

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/mundo/barco-de-patrulha-frances-resgata-297-imigrantes-na-costa-da-italia-16215196.html#ixzz3aiWFb7Jw

terça-feira, 19 de maio de 2015

Três domingos com Totó



Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476, 22451-040 Rio de Janeiro

Durante três domingos, 24 e 31 de maio e 7 de junho, o cinema do IMS-RJ irá exibir uma mostra de filmes do napolitano Antonio de Curtis Gagliardi Griffo Focas Commeno - o Totò (1898-1967). Entre as décadas de 1940 e 1960, tornou-se conhecido por trocar o humor puramente visual do cinema mudo pela tradição da comicidade do circo e do teatro de variedades. Totò trouxe e adaptou para o cinema a pintura exagerada no rosto do palhaço e a bola vermelha na ponta do nariz. Moldou seu rosto para atuar como a máscara pintada no palhaço: franzia as sobrancelhas, arregalava os olhos, entortava a boca e deslocava o queixo para o lado.


Totò estrelou mais de cem filmes. O primeiro, Fermo con le mani, é de 1937, e o último, Capriccio all’italiana, foi lançado em 1968, um ano após sua morte. Além disso, também fez inúmeras paródias de filmes americanos (O Filho do Sheik, 1950; Totò Tarzan, 1950; O que aconteceu com Baby Totò, 1962; Totò e Cleópatra, 1963), franceses (Totò le Mokò, 1949) ou italianos (Totò - Barbeiro em Sevilha, 1950; Totò e a Doce Vida, 1961; Totò contra Maciste, 1962).

As comédias em que Totò atuou contaram com direção de Steno, Mario Monicelli, Mario Mattoli, Camillo Mastrocinque, Vittorio De Sica e Pier Paolo Pasolini. Muitas delas se tornaram clássicos italianos, como as que serão apresentadas no IMS-RJ: Totò procura Casa, A Quadrilha dos Honestos, O Médico dos Loucos, Os Dois Coronéis, Totò contra Quatro e Confusões à Italiana.

Todas as exibições serão feitas em 35 mm, com legendas em português.


Istituto Italiano di Cultura Rio de Janeiro

Così era l'Italia nel 1750

Istituto Italiano di Cultura San Paolo

Convívio Genealógico Rio de Janeiro


Convívio Genealógico

19 de maio - terceira terça-feira

entre 18 e 22 horas

Local:   Churrasqeto Lareira, Rua Major Ávila 185, esquina com Barão de Mesquita, Tijuca, junto
à Igreja Santo Afonso, próximo à Praça Saens Peña.


Até lá,

Carlos Paiva

sábado, 16 de maio de 2015

Pesquisa mostra redução no consumo de carne

Roma -  O verde está superando o vermelho na mesa dos italianos. Enquanto a demanda por produtos à base de vegetais aumenta, cerca de 2 milhões de pessoas no país reduziram o consumo de carne nos últimos seis anos.

    Além disso, cerca de 3% dos italianos entre 18 e 64 anos estão se inspirando nos princípios veganos (quase 1,15 milhão de pessoas) para comer. É o que mostra uma pesquisa da GfK Eurisko-TreValli divulgada no evento "Fuori Expo della Regione Marche", em Milão.

    O estudo avaliou nos últimos anos a transição no país para hábitos alimentares mais saudáveis, saborosos e autênticos e que, além de tudo, possuem ética e respeito pelos animais.

    Juntas, as cozinhas vegana e vegetariana reúnem a aprovação de 9% dos entrevistados (3% veganos, 6% vegetarianos), enquanto a alimentação macrobiótica e a crudista, restrita a produtos crus, têm 2% cada.

    Além disso, quatro entre cinco italianos conhecem comidas à base de soja, e quase 40% consomem habitualmente ou fizeram uso desse tipo de produto pelo menos uma vez nos últimos seis meses.

    Segundo a pesquisa, esse tipo de consumidor que tem aderido a uma alimentação mais saudável vem do noroeste da Itália (36%), mora em grandes cidades (13%) e ocupa cargos dirigentes (25%).

    Ele também é formado predominantemente por mulheres (58%), pessoas na faixa etária entre 45 e 54 anos (28%) e que possuem diploma (17%). (ANSA)

www.ansa.it

Noite dos Museus - Por 1 euro, museus italianos abrirão na noite deste sábado


Museu Nacional de Capodimonte, Nápoles (foto: ANSA)

São Paulo - Todos os anos, o sábado anterior ao "Dia Internacional dos Museus" é marcado pela "Noite dos Museus", quando vários países da Europa abrem boa parte de seus centros culturais ao público gratuitamente até a meia-noite.

    França, Espanha, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Rússia, Portugal e Polônia são algumas das nações adeptas da iniciativa, que ocorrerá neste sábado (16).

    Na Itália, a ocasião também será comemorada, mas a maioria dos estabelecimentos cobrará 1 euro por pessoa. "No sábado de noite, por ocasião da 'Noite dos Museus', os principais lugares de cultura poderão ser visitados por um valor simbólico de 1 euro", anunciou por meio de uma nota o Ministério da Cultura e do Turismo do país.

    O país terá uma grande quantidade de museus públicos e privados participando da iniciativa. Na região da Toscana, por exemplo, ficarão abertos o Museu Arqueológico de Florença, a Galleria degli Uffizi, o Museu Nacional do Bargello, o Museu de San Marco, o Museu Nacional Palazzo Reale e a Pinacoteca Nacional de Siena, além de nove locais apenas na cidade de Lucca.

    Já no sul do país, municípios da Sardenha, como Caglari, Nuoro, Porto Torres e Sassari, terão apresentações musicais e palestras em seus museus. Já a cidade de Modica, na Sicília, oferecerá, além da visita ao seu Palácio da Cultura, uma degustação gratuita de chocolate, chocolate quente e cannoli. (ANSA)

www.ansa.it

Menina de 12 anos é agredida por usar crucifixo

Roma - Uma menina de 12 anos foi agredida com um soco nas costas por um colega de classe porque usava um colar com um pingente de crucifixo. O caso ocorreu em um colégio de Terni, no centro da Itália.

    A adolescente foi levada para um hospital da região com uma contusão no tórax, mas deve se recuperar em cerca de 20 dias. O agressor também tem 12 anos e é de origem africana.

    Segundo depoimento da menina à polícia, o garoto entrara na escola há aproximadamente três semanas e, nos últimos dias, a insultou várias vezes por causa do crucifixo. (ANSA)

www.ansa.it

Com Expo, antigo porto de Milão é revitalizado

Roma - Devido à Expo Milão 2015, a cidade italiana vem, nos últimos anos, se renovando e se reconstruindo. Projetos que têm como objetivo criar espaços urbanos voltados à cultura, ao turismo e à sustentabilidade já estão prontos ou em fase de conclusão em várias partes do município.

Um deles é o da região do antigo porto milanês, que, após mais de 10 anos em obras, voltou a ter seu esplendor original. Agora, os moradores e turistas podem se reunir na região dos canais Naviglio Grande e Pavese e das ruas adjacentes.

Entre as mudanças estão o aumento de vias para ciclistas e pedestres, a criação de mais jardins e bancos e a maior utilização da navegação turística pela região. A praça XXIV Maggio também foi revitalizada e conta com muito mais áreas verdes. Além disso, outras ruas próximas agora têm calçadas novas e mais árvores.

Neste novo espaço, já foram confirmadas várias atrações culturais para os próximos meses, como concertos e shows, principalmente em embarcações ao longo dos canais. Com a reurbanização da área, bares, restaurantes, galerias de arte, sorveterias e antiquários puderam voltar a funcionar e, aos poucos, se transformarão em "hot points". (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Hoje na história - Guglielmo Marconi

Guglielmo Marconi (Bolonha25 de abril de 1874 — Roma20 de julho de 1937) foi um físico e inventor italiano.1 Em língua portuguesa, é por vezes referido por Guilherme Marconi
Inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios (TSF), em 1896. Marconi se baseou em estudos apresentados em 1897 por Nikola Tesla para em 1899 realizar a primeira transmissão pelo Canal da Mancha. A teoria de que as ondas electromagnéticas poderiam propagar-se no espaço, formulada por James Clerk Maxwell, e comprovada pelas experiências de Heinrich Hertz, em 1888, foi utilizada por Marconi entre 1894 e 1895. Tinha apenas vinte anos, em 1894, quando transformou o celeiro da casa onde morava em laboratório e estudou os princípios elementares de uma transmissão radiotelegráfica, uma bateria para fornecer eletricidade, uma bobina de indução para aumentar a força, uma faísca elétrica emitida entre duas bolas de metal gerando uma oscilação semelhante as estudadas por Heinrich Hertz, um Coesor, como o inventado por Édouard Branly, situado a alguns metros de distância, ao ser atingido pelas ondas, acionava uma bateria e fazia uma campainha tocar
Em 1896, foi para a Inglaterra, depois de verificar que não havia nenhum interesse por suas experiências na Itália. Em 1899, teve sucesso na transmissão sem fios do código Morse através do Canal da Mancha. Dois anos mais tarde, conseguiu que sinais radiotelegráficos (a letra S do código morse) emitidos de Inglaterra, fossem escutados claramente em St. John's (Terra Nova, hoje parte do Canadá), atravessando o Atlântico Norte. A partir daí, fez muitas descobertas básicas na técnica rádio.
Em 1909, 1,7 mil pessoas são salvas de um naufrágio graças ao sistema de radiotelegrafia de Marconi. Em 1912 a companhia de Marconi já produzia aparelhos de rádio em larga escala, particularmente para navios. Em 1915, durante e depois da Primeira Guerra Mundial assumiu várias missões diplomáticas em nome da Itália, em 1919 foi o delegado italiano na Conferência de Paz de Paris
Em sua infância, passava muito tempo viajando com a sua mãe Anna, que adorava a região do porto de Livorno, na costa oeste da Itália, onde vivia sua irmã, dessas viagens a Livorno, surge o amor de Marconi pelo mar. Em Livorno estava instalada uma academia da marinha real italiana, a Regia Marina, Marconi tinha o incentivo do pai (Giuseppe) para entrar na academia naval, mas não conseguiu, no entanto, seu amor pelo mar o acompanhou durante toda vida. Em 1920, partiu para sua primeira viagem no "Elettra", um navio de 61 metros que comprou e equipou para ser seu laboratório no estudo de ondas curtas e também seu lar. Além de sua família, as cabines do Elettra recebiam visitantes ilustres, entre eles os reis da Itália, da Espanha e Jorge V e a rainha Maria de Teck. As festas no Elettra tornaram-se célebres pelas músicas transmitidas pelo rádio diretamente de Londres. A empresa de Marconi montou o novo Imperial Wireless Scheme, destinado a montar estações de ondas curtas em todo território britânico. Em 1929, em reconhecimento por seu trabalho, recebeu do rei Vítor Emanuel III da Itália o título de marquês. Em 12 de outubro de 1931 acendeu, apertando um botão em Roma, as luzes doCristo Redentor na noite de inauguração da estátua
Em outubro de 1943, a Suprema Corte dos Estados Unidos considerou ser falsa a reclamação de Marconi que afirmava nunca ter lido as patentes de Nikola Tesla e determinou que não havia nada no trabalho de Marconi que não tivesse sido anteriormente descoberto por Tesla. Infelizmente, Tesla tinha morrido nove meses antes
No entanto, muito embora Marconi não tenha sido o inventor de nenhum dispositivo em particular (ao usar a bobina deRuhmkorff e um faiscador, como antes o haviam feito De Forest e Tesla na emissão, repetiria Hertz, gerando as ondas hertzianas (Experimento de Hertz com um "Ressoador de Hertz") e usou o radiocondutor-detector Coesor de Branly na recepção, acrescentando a antena de Popov a ambos os casos) parece ser possível afirmar que Marconi é, na verdade, o inventor da rádio, (na forma da Radiotelegrafia e Radiotelefonia, Telefonia sem fio) visto que ninguém, antes dele, tivera a ideia de usar as ondas hertzianas com os objectivos de forma prática ou rotineira, de comunicação (exceto Landell de Moura)
Lee de Forest o havia feito, mas apenas para testar a sua válvula eletrônica.
Tendo seu valor reconhecido, Marconi foi agraciado em 1909, recebendo juntamente com o alemão Karl Ferdinand Braun o Nobel de Física. Braun é o descobridor dossemicondutores, dentre eles o sulfeto de chumbo natural, um mineral conhecido como galena, base do histórico rádio de galena.
pt.wikipedia.org