sábado, 22 de setembro de 2007

Andrea Bocelli



Andrea Bocelli nasceu em Laiaitico(Toscana), na província de Pisa, Itália em 22 de Setembro de 1958. Casado com Enrica (27/06/1992), tem dois filhos, Amos e Matteo, do seu primeiro casamento.

Desde cedo Andrea tinha talento musical raro. Seus pais o encorajavam a tomar aulas de piano (aos seis anos), mais tarde aprendeu também a tocar flauta e saxofone.

Andrea estudou advocacia na Universidade de Pisa graduando-se Doutor em direito, atuando como advogado de defesa por um ano antes de iniciar sua carreira musical.

Andrea foi descoberto por Zucchero Fornaciari em 1992. Ele foi habilitado para interpretar toda forma de música, de baladas a óperas. Sua deficiência visual não foi impecílio para seu talento natural, que lhe permitiu quebrar as barreiras. Andrea, que tinha a visão fraca de nascença, sofreu um acidente em um jogo de futebol, quando tinha 12 anos de idade, e ficou totalmente cego. O cantor Zucchero o convidou para fazer parte da criação de "Miserere" em 1992. Em 1993 acompanhou Zucchero em sua excursão européia e fez muito sucesso com o solo de "Nessum Dorma". A sua estréia em San Remo Music Festival foi tremendo sucesso onde ele alcançou as mais altas marcas registradas para um artista novo com sua interpretação de "Il mare calmo della sera"

Em setembro de 1994, Andrea Bocelli foi pessoalmente convidado por Luciano Pavarotti para participar do Pavarotti International em Modena. Na ocasião, apresentou-se em dueto com Pavarotti, também com Bryan Adams, Andreas Vollenveider, Nancy Gustavsson e Giorgia.

Andrea Bocelli tem uma tremenda reputação no meio clássico. Ele tem se apresentado em óperas e recitais e diversos eventos marcantes incluindo uma apresentação para o Papa na Véspera de Natal em 1994.

Em novembro de 1995, ele visitou os Países Baixos, Bélgica, Alemanha, Espanha e França com "Night of the Proms". Ele compartilhou sua excursão com Al Jarreau, Bryan Ferry, Roger Hodgson mais Orquestra Sinfônica e Coro. Mais de 450.000 pessoas assistiram esses concertos e como um resultado direto, os dois primeiros CDs "ANDREA BOCELLI" e "BOCELLI" entraram nos primeiros lugares na Bélgica, Holanda e Alemanha onde permaneceram por muito tempo.

O segundo álbum "BOCELLI" recebeu o prêmio de platina duplo na Itália, platina sêxtuplo na Bélgica, e platina quadruplo na Alemanha e Países Baixos. A canção "Con te Partirò", ficou em primeiro lugar durante 6 semanas na França, e 12 semanas na Bélgica.

Quando o terceiro algum de Andrea Bocelli "VIAGGIO ITALIANO" foi lançado na Itália vendeu mais de 300.000 cópias em poucos meses. O CD é uma mistura de melodias famosas e canções tradicionais de Nápoles e é um tributo à todos os imigrantes do mundo.

O seu CD "ROMANZA" fez um tremendo sucesso no mundo ocidental. É uma compilação de canções populares, e a canção "Time to Say Goodbye" em dueto com a soprano Sarah Brightman, subiu imediatamente ao topo dos quadros, como fez sua versão solo "Con te Partirò".

Com vendas que se aproximam de três milhões de cópias, e um prêmio de platina sêxtuplo, "Time to Say Goodbye" tornou-se o CD mais vendido. Na Alemanha "Time to Say Goodbye" ficou em primeiro lugar durante 14 semanas.

"ROMANZA" já recebeu prêmio por vendagem em todos os países de lançamento. Na França, Países Baixos, Bélgica, Suíça e Áustria. No Reino Unido onde Bocelli era completamente desconhecido, ao ser lançado Romanza, transformou-o em um astro em apenas 7 dias.

4 comentários:

Anônimo disse...

Andrea Bocelli é um presente do universo para a humanidade.

Unknown disse...

Eu gostaria muito de um dia poder velo , ouvilo pessoalmente. Seria mesmo uma benção para mim.

Anônimo disse...

Deus mandou um anjo a terra para cantar e encantar a todos com sua voz magnifica, sou grande fã deste cantor maravilhoso.

Anônimo disse...

Deus mantou esse anjo para nos encantar com sua voz maravilhosa.