quinta-feira, 27 de setembro de 2007

A história revisitada: James Meredith


James Howard Meredith (25 de junho de 1933, Kosciusko, EUA) é uma figura emblemática do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos na década de 60.
Em 1° de outubro de 1962, ele se tornou o primeiro estudante negro da Universidade do Mississipi, após ter seu ingresso barrado em 20 de setembro pelo governador do estado e pela Guarda Nacional, desafiando a ordem da Justiça Federal, que garantia seu ingresso na universidade.
O desafio do governo estadual do Mississipi à Justiça Federal, causou a ocupação da universidade por agentes federais enviados por Washington para garantir o ingresso de Meredith e zelar por sua segurança física no campus. A medida acabou causando uma verdadeira batalha campal entre estudantes e populares brancos contra os agentes de escolta de Meredith, que apoiados por tropas do exército enviadas pelo presidente Kennedy, acabaram vencendo o conflito, que deixou um saldo de dois mortos e dezenas de civis, estudantes, policiais, soldados e agentes federais feridos, muitos deles a bala.
Hoje vivendo em Jackson como proprietário de um pequeno negócio de carros usados, ele se define como um simples cidadão que exigiu e recebeu os direitos devidos a qualquer norte-americano, não como um ex-ativista dos direitos civis.

Mais...

Nenhum comentário: