terça-feira, 25 de setembro de 2007

O universo italiano será tema de seminário em Petrópolis


Museu Imperial de Petrópolis

Em Petrópolis, na Serra do Estado do Rio de Janeiro e conhecida mundialmente como Cidade Imperial das Américas, acontecerá no mês de setembro um grande evento que fortalecerá a cultura italiana que está arraigada em sua história.

No dia 27, quinta-feira, um grande Seminário intitulado “(Re)Descobrindo a Itália: Novas Potencialidades”, reunirá importantes personagens da Itália no Brasil hoje para debater sobre temas da cultura, do comércio e indústria, educação e história, o que mais tem em Petrópolis. Um evento único em que o público terá a oportunidade de apreciar a grande contribuição que os italianos deixaram na região e deixam atualmente nas relações bilaterais, que cresce a cada dia.

O evento surgiu de uma idéia da Fundação Dom Cintra, que nasceu para dar apoio à Universidade Católica de Petrópolis, que queria contribuir com a programação de grandes festas de imigrantes que acontecem hoje na Cidade Imperial, como a Bauernfest e a Festa D´Ítália. Em junho foi realizado um seminário sobre a Alemanha, e como foi muito bem aceita pelo público, parceiros e comunidade acadêmica, este segundo seminário da série (Re)Descobrindo a Itália, promete ser especial.

Na programação estão representados diversas entidades como o Consulado Geral da Itália, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, a Obiettivo Lavoro Recursos Humanos, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, a Associação Cultural Ítalo-Brasileira (ACIB) e o Instituto Nacional de Assistência Social-RJ (INAS). O SEBRAE-RJ e o Instituto Histórico de Petrópolis completam a agenda. Neste contexto o evento acontecerá na Universidade Católica de Petrópolis a partir das 8:30h até às 17:30h. O Prédio em si já é um ponto turístico, pois está posicionado em frente ao Relógio das Flores e a Casa de Santos Dumont, oportunidade para os participantes descobrirem ainda mais sobre o universo italiano.

Uma iniciativa que reúne num só dia diversos representantes italianos e chance para os interessados buscarem informações sobre cursos de emfermeiros na Itália, facilidades para descendentes no reconhecimento do processo de cidadania, ou apenas ampliar um pouco mais do que a Itália pode oferecer no campo cultural e comercial. Ao final o seminário contará com uma palestra do Cônsul Geral Dr. Ernesto Massimo Bellelli e será encerrado pelo Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Filippo Santoro.

Será uma grande reunião de oportunidades ítalo-brasileiras que abrirá no dia 27, durante o dia, a IV Festa D´Ítalia, evento que segue até o dia 30 de setembro na Companhia Petropolitana em Cascatinha, bairro que reuniu muitos italianos no passado e hoje é um marco à história da imigração italiana em Petrópolis.

As inscrições são gratuitas e limitadas. Para participar é necessário a confirmação da presença até o dia 24 de setembro, segunda-feira, pelo telefone (24) 2244-4026 ou e-mail divisaodeeventos@ucp.br, informando nome completo, instituição/empresa que pertence, telefone para contato e e-mail. Informações completas sobre a agenda e palestrantes poderão ser adquiridas através do site www.ucp.br .

O Seminário, uma iniciativa da Fundação Dom Cintra e Universidade Católica de Petrópolis, conta com apoio do Centro de Estudos Culturais, Prefeitura de Petrópolis, Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, e apoio cultural do Restaurante Luigi, do Insituto Italiano de Cultura e da Revista Comunitá Italiana.

O seminário será realizado no Auditório II da Universidade Católica de Petrópolis, à Rua Barão do Amazonas, 124, Centro, Petrópolis. Maiores detalhes com Marcos Oliveira, Coordenador Geral, através do e-mail: mktucp@hotmail.com

Programação:
08:30h - Recepção e Credenciamento
09:00h - Abertura Oficial
09:20h - Palestra “Os Primeiros Italianos em Petrópolis”
Prof. Paulo Roberto de Oliveira, Historiador e Membro do Instituto Histórico de Petrópolis
10:20h - Intervalo
10:40h - Palestra “Turismo, Tecnologia da Informação e Empreendedorismo: Novos Temas no
Intercâmbio com a Itália” em homenagem ao Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo
Experiência 1 - Sebrae-RJ
Experiência 2 - Câmara Ítalo-Brasileiro de Comércio e Indústria
12:20h - Almoço
14:00h - Painel “Cidadania, Assistência Social e Cursos de Idioma: Benefícios e Oportunidades
para os Descendentes”
Luciana Baldissara, Analista de RH da Obiettivo Lavoro
Rita Martire, Coordenadora do Instituto Nacional de Assistência Social (INAS/CISL-RJ)
Dr. Aldo Chianello, Presidente da Associação Cultural Brasil-Itália (ACIB)
15:45h - Palestra “A Cultura Italiana no Estado do Rio e o Instituto Italiano de Cultura” -
Apresentação do Site Oficial
Dr. Rubens Piovano, Diretor do Instituto Italiano de Cultura (IIC-RJ)
16:15h - Intervalo
16:30h - Palestra “uma Radiografia das Relções Brasil-Itália”
Dr. Ernesto Maximo Belleli, Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro
17:30h - Encerramento Oficial
Dom Filippo Santoro, Bispo Diocesano de Petrópolis


Fonte: Divulgação por email

Nenhum comentário: