Ele não dá trégua aos políticos italianos. Polêmico, Beppe Grillo (Gênova, 1948), escritor e o mais popular cômico italiano, está sempre na mídia mundial. Com ele não tem nhenhenhém. O foco de sua ação é a corrupção, os privilégios de autoridades, políticos e empresários.
Por conta da proposta que visa impossibilitar a permanência no Parlamento de políticos condenados pela Justiça (veja os nomes), modificar a lei eleitoral viabilizando que os eleitores votem em nomes e não em partidos, e restringindo a reeleição a dois mandatos, Beppe Grillo, 59 anos, não sai mais dos noticiários da imprensa italiana, comprovando que o projeto de lei popular que propôs foi o de maior impacto já apresentado na Itália (Portal Oriundi, 19.9.07).
No dia 8 de setembro passado, Beppe promoveu um movimento chamado de Vaffan...Day (ou V-Day), com o objetivo de colher assinaturas para apresentação de um projeto de lei ao Parlamento com as seguintes propostas:
Propostas
1. NO AI PARLAMENTARI CONDANNATI
No ai 25 parlamentari condannati in Parlamento - Nessun cittadino italiano può candidarsi in Parlamento se condannato in via definitiva, o in primo e secondo grado in attesa di giudizio finale.
2. DUE LEGISLATURE
No ai parlamentari di professione da venti e trent'anni in Parlamento - Nessun cittadino italiano può essere eletto in Parlamento per più di due legislature. La regola è valida retroattivamente.
3. ELEZIONE DIRETTA
No ai parlamentari scelti dai segretari di partito - I candidati al Parlamento devono essere votati dai cittadini con la preferenza diretta.
Em Bolonha, o movimento reuniu cerca de 50 mil pessoas e o projeto popular conseguiu mais de 300 mil assinaturas.
Leia mais em:
Portal Oriundi
Blog de Beppe Grillo
Nenhum comentário:
Postar um comentário