quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Danieli anuncia medidas para italianos no exterior



O vice-ministro italiano de Relações Exteriores, Franco Danieli, anunciou ontem que, com os recursos recuperados pela lei de orçamento para o ano de 2008, será renovada a concessão de solidariedade aos italianos de baixa renda com mais de 65 anos residente no exterior, será organizada a primeira Conferência dos Jovens Italianos no Mundo e, no ano que vem, será aberto um Museu da Emigração Italiana.

Falando para a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, Danieli especificou que para a concessão de solidariedade serão destinados cerca de dez milhões de euros. Não serão suficientes para cobrir todas as necessidades, mas será um primeiro passo, acrescentou.

O Museu, seguiu o vice-ministro, é um "dever moral" para com os mais de cem anos de emigração italiana, em que estiveram envolvidos cerca de 327 milhões de compatriotas entre 1871 e 1975.

Nossa emigração, seguiu Danieli, está explicada com uma "documentação pobre" (cartas, cartões postais e testemunhos orais) que está exposta ao perigo de desaparecer.

"É um dever constituir um lugar que recolha a história da grande diáspora italiana" como espaço de exposição, mas também de encontro e de estudo.

Após dizer que o tema da emigração italiana deve desempenhar um papel mais importante nos programas escolares, o vice-ministro anunciou que em seu ministério foi instituído um grupo de estudo sobre a reforma da lei sobre o voto no exterior para elaborar propostas que melhorem a possibilidade de exercer tal direito.


Fonte: Ansa

Nenhum comentário: