quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Governo italiano aprova projeto de aposentadoria


O Conselho de Ministros italiano aprovou na noite desta quarta-feira (17/10) um novo projeto de lei que reforma o sistema de aposentadorias e de proteção social.

"A negociação do governo com os representantes sociais foi positiva, e o projeto de lei foi melhorado", anunciou aos jornalistas o subsecretário de Estado da presidência do Conselho, Enrico Letta, destacando que estas "melhorias" não significarão gastos extras.

Sob pressão da esquerda radical, o conteúdo do texto foi modificado em relação ao acordo assinado em julho entre o governo e os sindicatos sobre a luta contra o trabalho precário.

O acordo de julho estipulava um aumento da idade para aposentadoria, que passaria dos 57 anos atuais para 60 anos em 2011, depois de 36 anos de cotizações. Esta parte do texto não foi alterada.

Os sindicatos e os representantes patronais rejeitaram as mudanças no texto do acordo de julho, levando o governo a se reunir com eles nesta quarta-feira e a convocar um conselho de ministros extraordinário para votar o novo projeto de lei.

Fonte: AFP

Nenhum comentário: