quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Itália é o país com maior longevidade na Europa


"Pão, massa, fruta, verdura, azeite extravirgem e o tradicional copo de vinho consumido em refeições regulares, possibilitaram aos italianos conquistar o recorde da longevidade com uma vida media de 77,2 anos para os homens e 82,8 para as mulheres, claramente superior à média européia", informou em uma nota a associação de agricultores da Itália, Coldiretti, que em ocasião da Festa dos Avós, ressalta "o importante papel que foram chamados para desenvolver ao transmitir aos netos os princípios base de uma alimentação saudável fundamentada em uma dieta mediterrânea que as novas gerações estão, infelizmente, abandonando".

As projeções atuais da União Européia, lembra a organização agrícola, estimam que em 2050 algo entorno de 35% dos cidadãos italianos serão "idosos", já a média do resto da Europa será de 30%.

"Positiva" a expectativa de vida e saúde mais longa para as pessoas com mais de 65 anos, enquanto, segundo a Coldiretti, "preocupa o recente alarme sobre efeitos da crescente obesidade entre os jovens".

Os avós, conclui a Coldiretti, podem desenvolver uma função fundamental na conservação das tradições alimentares e guiando os mais jovens para hábitos alimentares mais saudáveis.

Fonte: Ansa

Nenhum comentário: