domingo, 21 de outubro de 2007

Jardim Botânico tem dia de combate ao aquecimento global


Apresentações de capoeira, teatro e muita diversão para as crianças. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na Zona Sul do Rio, é palco de uma série de atividades do movimento “Eu Neutralizo”. Segundo os organizadores, o objetivo é conscientizar a população sobre os riscos do aquecimento global. O evento aconteceu neste sábado (20) e vai até este domingo (21).


Para destacar que o aquecimento global pode ser evitado com atitudes do dia a dia, os organizadores usaram a interação com o público. Durante o primeiro dia de evento, também foi possível comprar mudas de árvores para ajudar no combate ao alto índice de gás carbônico na atmosfera.

Uma das principais causas do aquecimento é o aumento na concentração do gás carbônico (CO2) na atmosfera. Normalmente, uma parte do calor do sol que chega à Terra é refletida de volta para o espaço. O CO2, porém, impede que este calor saia - por isso esse fenômeno é chamado de efeito estufa. E esse excesso de CO2 que vem se acumulando na atmosfera provém das atividades humanas, principalmente do desmatamento e da queima de combustíveis fósseis como o petróleo, carvão e gás.

Segundo os organizadores, a temperatura média do mundo tem subido ao longo dos últimos 150 anos. Ou seja, a Terra está esquentando. O movimento “Eu Neutralizo” tem por objetivo alertar que cada indivíduo tem que assumir um compromisso com o futuro do planeta.

Fonte: O Globo on line

Nenhum comentário: