quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Verdi


V e r d i (1813-1901)

Giuseppe Fortunino Francesco Verdi nasceu em Roncole, a cinco quilômetros de Busseto (Parma), cidade próxima à Milão, a 10 de outubro de 1813. De família humilde, aprendeu a ler e escrever com um padre da cidade, quando tinha quase dez anos de idade. Seu pai, estalajadeiro de aldeia, percebendo a vocação musical de seu filho, mandou o menino estudar órgão, com o velho Pietro Baistrocchi, organista da igreja local. Mais tarde, com o intuito de aprimorar seus conhecimentos musicais, partiu para Busseto, onde tomou aulas com Provesi, maestro de capela do lugar.

O mais importante compositor de óperas do século XIX, Verdi foi consagrado em toda a Europa e considerado o artista italiano que melhor representou "o espírito nacional de seu povo". Ficou conhecido como o maestro do Risorgimento, para o qual suas óperas representavam a ânsia de liberdade nas guerras pela Unificação Italiana.

Verdi marcou, em sua obra, o desenvolvimento do impulso dramático. Ao mesmo tempo que realçava a singularidade de suas criações, não esquecia as tradições populares de sua terra natal.

Suas óperas serviram de referência para os compositores de sua época.

Óperas mais importantes:
Rigoletto
Aída
Ernani
Othello
Falstaff
Macbeth
La Traviata
Il Trovatore

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário: