quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Arquivo Público Mineiro: documentos e imagens disponíveis


Confiram o que já pode ser acessado pelo Sistema Integrado de Acesso do Arquivo Público Mineiro:

- O Guia de Fundos e Coleções, instrumento que permite ao cidadão ter a dimensão geral do acervo que se encontra sob a guarda da instituição, bem como se informar sobre as normas que possibilita seu acesso.

- Os documentos encadernados produzidos pela Secretaria de Governo da Capitania de Minas Gerais, atualmente identificados como Seção Colonial. Para a consulta, o usuário conta com um instrumento de busca que descreve de forma sumária as tipologias e as datas limites dos livros.

- As imagens pertencentes à coleção de fotografias da Tipografia Guimarães, acompanhadas de um instrumento de busca que identifica cada unidade de forma analítica.

- A descrição analítica dos documentos que compõem o Fundo Casa dos Contos, que se encontram sob a guarda do APM;

- Todos os números da Revista do Arquivo Público Mineiro, editadas entre 1896 e 1995.Nas próximas etapas, outros bancos de dados contendo instrumentos de pesquisa e novas imagens serão incorporados ao SIA/APM, ampliando o acesso a fundos e coleções que se encontram sob a guarda da instituição.

O projeto de concepção e elaboração do sistema foi viabilizado com patrocínio do Programa Cemig Cultural, e o desenvolvimento dos bancos de dados teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Site

Fonte: Diário Oficial do Estado de Minas Gerais - IOEMG

Colaboração: Stanley Santos de Souza Belo Horizonte/MG

Nenhum comentário: