O telefone já é insuficiente até para os idosos, afirma convicto Tullio De Mauro, presidente da Fundação Mondo Digitale, que ontem em Roma apresentou a 6ª edição do projeto “Avós na Internet”. Nos próximos dias na capital italiana terão início 60 cursos de alfabetização digital reservados a 1.200 idosos. As aulas se realização nas escolas e os “alunos” serão acompanhados por 600 tutores-estudantes e 80 docentes coordenadores.
A fundação Mundo Digital apresentou também hoje em Roma o Primeiro Guia para a alfabetização digital dos adultos, um kit formativo composto por quatro manuais, na esperança de que “alguém mais na Itália copie a iniciativa”, afirmou De Mauro. Segundo o presidente da citada fundação, a Internet se transformou em um instrumento indispensável até para os idosos porque hoje na rede se acha de tudo: de informações e notícias até a prestação de serviços. O telefone já não consegue desempenhar com tanta eficiência estas funções.
A primeira edição de “Avós na Internet” remonta a 2003. Desde então, aderiram ao projeto 4 mil idosos, que tiveram o acompanhamento de 2 mil tutores – estudantes de todos os níveis escolares – e 300 professores coordenadores. Segundo a fundação, além do ensinamento das principais noções da rede, o projeto “Avós na Internet” significa lutar contra o novo analfabetismo e conter o risco de uma cisão social e comunicativa entre os jovens e os adultos.
Fonte: Ansa














Nenhum comentário:
Postar um comentário