segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Berlusconi cria novo partido político


O ex-primeiro-ministro italiano e empresário Silvio Berlusconi anunciou ontem a criação de sua nova legenda, o Partido do Povo Italiano. Berlusconi, que vem sendo criticado por suas alianças políticas, vai lançar este novo partido e dissolver a Forza Italia, partido fundado por ele no começo da década de 1990. "Junte-se a nós contra os caducos da política para formar um novo grande partido do povo", disse Berlusconi, acrescentando que sua "nova criação será o protagonista da política italiana nas próximas décadas".

O magnata da mídia de 71 anos também anunciou que a Forza Italia havia recolhido 7 milhões de assinaturas por todos o país em um abaixo-assinado exigindo a dissolução do Parlamento pelo presidente Giorgio Napolitano e novas eleições. A iniciativa surpresa de Berlusconi ocorreu depois que seu aliado mais próximo disse no domingo que a coalizão Aliança da Liberdade, de Berlusconi, iria entrar em colapso até o fim do ano, a menos que o líder mudasse sua estratégia.

O líder Gianfranco Fini, do grupo de direita Aliança Nacional, acusou Berlusconi de fracassar em sua tentativa de unir a direita em propostas comuns, preferindo enfocar-se em uma campanha obsessiva e improdutiva por eleições gerais. "Chegou a hora de a centro-direita mostrar que pode se unir, encontrar uma missão, oferecer um programa ao país, caso contrário aceitaremos que a coalizão não existe mais e todos seguirão seu próprio caminho", disse Fini ao jornal La Repubblica.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário: