O dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. O tema deste ano é Diabetes em Crianças e Adolescentes e foi escolhido pela IDF – International Diabetes Federation.
Em 2007, o diabetes mereceu atenção especial da ONU – Organização das Nações Unidas –que reconheceu as proporções epidêmicas da doença como uma ameaça a saúde mundial - atualmente, mais de 200 crianças desenvolvem diabetes a cada dia. Uma das ações de maior impacto previstas para o Dia Mundial é a iluminação na cor azul dos principais monumentos (cerca de 120) em cada cidade ao redor do mundo. A cor azul foi escolhida por ser a cor símbolo da ONU – o logo específico da campanha é um círculo azul.
No Brasil a Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD – e outras instituições articularam ações para a iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Masp – Museu de Arte de São Paulo -, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Faculdade de Medicina da USP (na Avenida Dr. Arnaldo) e Elevador Lacerda, famoso ponto turístico de Salvador – os quais serão iluminados na noite do dia 14 de novembro.
Em todo o mundo, diversos monumentos têm a iluminação azul confirmadas: Edifício Empire State, Torre Sears, Torre Tokio, Lago de Genebra, Torre de Televisão de Tbilisi, El Obelisco de Buenos Aires (lista completa dos locais).
Um dos objetivos da campanha Unidos pelo Diabetes era conseguir a Resolução da ONU, chamando a atenção de todos os países para a necessidade de se deter, através de ação imediata,o crescimento da epidemia do diabetes. Vencida esta etapa, a conseqüência será sentida este ano, quando o Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro – terá o apoio de todos os países membros da ONU que deverão observar e desenvolver ações políticas, voltadas à prevenção, ao tratamento e ao cuidado do diabetes.
Essa data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Frederick Banting. Ele e Charles Best foram os primeiros cientistas a conceberem a idéia que levou à descoberta da insulina.
Leia mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário