sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Feira da Ciência na Itália recebe Nobel


A 5ª edição do Festival da Ciência, importante evento italiano dedicado à divulgação científica, que começou na cidade de Gênova no dia 26 de outubro e que vai até 6 de novembro, recebeu nesta ontem, o prêmio Nobel de Física Jack Steinberger.

Steinberger participou da conferência “CO2: culpado ou inocente?” na Sala del Maggior Consiglio do Palazzo Ducale, onde afirmou que “existe uma política global contra o aquecimento global, o mundo não faz nada, será uma tarefa difícil mas necessária”. O estudioso expressou a sua preocupação com relação ao futuro da espécie humana, baseando-se nos dados científicos do Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC), organização criada em 1998 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e a World Meteorogical Organisation que desenvolve um trabalho de sensibilização acerca dos riscos do aquecimento do planeta, e que dividiram o Nobel da Paz deste ano com Al Gore.

Segundo Steinberg, o homem, por meio do gás carbônico produzido pelas suas atividades de consumo, é o culpado pelo aquecimento global, que nos últimos dois séculos provocou um aumento da temperatura de 1°C e do nível do mar de 20 cm.

O Nobel de Física disse que a solução para o problema é “ou reduzir o número dos seres humanos, que triplicou no último o século, ou reduzir o consumo de energia, em particular dos combustíveis fósseis, melhorando a eficiência e o investimento das fontes de energia renováveis, não excluindo a alternativa nuclear, que possui os seus problemas, principalmente na Itália, onde deve ser mais discutido”. O físico também sugeriu a constituição de um imposto para a “emissão de CO2” que, segundo o IPCC, deveria arrecadar US$ 100,00 por tonelada de gás carbônico emitido.

Fonte: Ansa

Nenhum comentário: