domingo, 4 de novembro de 2007

Maranhão e Ceará participarão de feira de artesanato na Itália


O governador do Estado em exercício, Pastor Luiz Porto (PPS), durante audiência com o vice-governador do Ceará, Francisco José Pinheiro (PT), na quinta-feira (01), no salão de atos do Palácio dos Leões, se comprometeu em garantir todo o apoio para que o Maranhão participe junto com o Ceará da Brazil Northeast Innovation Opportunity Meetings, feira que acontece entre 6 e 10 de dezembro, deste ano, em Milão (Itália).


A exposição é resultado da parceria entre o Conselho Eurobrasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Eubra), com a Federação do Comércio, Indústria e Turismo do Ceará e dos Sebrae e Ibama de ambos os Estados. Do lucro obtido com a venda dos produtos na exposição, 4% será destinado ao programa de reflorestamento na região amazônica do Maranhão. A participação dos dois Estados do Nordeste na feira é fruto de mais uma parceria na área de turismo, com conexão com outras áreas como da economia solidária e da cultura.


Os artesãos maranhenses terão seus trabalhos expostos na Floresta Móbile, montada com peças confeccionadas a partir da madeira apreendida em operações realizadas pelo Ibama do Maranhão e do Ceará. “De fato nosso governo tem se pautado por uma aproximação com os governadores do Nordeste, objetivando firmar uma política de desenvolvimento regional. O corredor turístico é uma dessas propostas de parceria para a pauta de desenvolvimento regional. Essa nova parceria apresentada pelo vice-governador vem confirmar essa tendência”, disse o governador em exercício, Luiz Porto. Foi a primeira visita oficial do vice-governador Francisco Pinheiro ao Maranhão desde que assumiu o cargo em janeiro deste ano.


Na opinião do vice-governador petista, a participação do Ceará e do Maranhão na feira italiana reabre o intercâmbio turístico com a União Européia e o Nordeste com outra qualidade. “Infelizmente, o turismo vendido para a Europa era somente sexual. Tivemos que suspender os vôos para Itália”, esclareceu o vice-governador do Ceará. O Ibama do Maranhão fez contato com os grupos de artesãos para confeccionar as peças. O órgão do Ministério do Meio Ambiente já manteve contato com o governador do Estado para ampliar a parceria.


Todo o mobiliário apresentado na exposição foi fabricado com madeira apreendida. “Vocês estão produzindo coisas interessantes. A mobília feita com madeira apreendida pelo Ibama é da mais alta qualidade”, elogiou Francisco Pinheiro. A coordenação das equipes de artesãos está sob responsabilidade do vice-governador Francisco Pinheiro que formulou convite ao Pastor Luiz Porto para que juntos se façam presentes à exposição na Itália. Concluindo a visita de cortesia o pastor Porto apresentou as dependências do Palácio dos Leões ao vice-governador do Ceará que se mostrou encantado com o acervo cultural da casa.


Fonte: Badauê Online

Nenhum comentário: