sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Músico encontra "hino sagrado" escondido em tela de Da Vinci


Escondido entre as dobras da toalha da Última Ceia, entre as mãos dos discípulos e os pães dispostos sobre a mesa, estaria um hino a Deus composto por Leonardo Da Vinci, afirma o músico Giovanni Maria Pala no livro "La Musica Celata" (em tradução livre, "a música oculta").

A tese de Pala, que se propõe a desvendar mais um mistério ligado ao afresco no convento de Santa Maria delle Grazie, cujas especulações compõe o best-seller "O Código Da Vinci" de Dan Brown, é que na pintura esteja escondida uma frase musical completa, perfeitamente reprodutível. Tanto que o livro do músico é acompanhado por um CD no qual está gravada a sua execução em órgão.

A sinfonia é apresentada como um réquiem, um hino ao amor incondicional de Deus, reforçando o drama da última ceia. Segundo Pala, Leonardo, um exímio tocador de lira, teria composto "um adagio com tempo de execução 3/4, 12 batidas e valores de duração compreendidos entre a mínima e a semimínima". Mas o músico não se deteve nas partituras. "Da música, tirei uma seqüência de signos que se revelaram letras do alfabeto hebraico. Então, sob meus olhos, a música se transforma nas palavras: em Sua consagração e glória", acrescenta. Em seguida, combinadas as letras hebraicas encontradas, Pala encontrou as imagens do cálice, da roda da vida e da cruz.

Fonte: Ansa

Nenhum comentário: