Revista nº 13 da ASBRAP
Ano de 2007
Ano de 2007
Sesmeiros de sobrenome Resende ou Rezende
Roberto de Andrade Pinto
Roberto de Andrade Pinto
Resumo: Apresentação de alguns documentos de propriedade e ocupação de terras, nos séculos XVIII e XIX, no Estado de Minas Gerais, envolvendo pessoas da família Resende (ou Rezende). O século XVIII foi extremamente florescente para este Estado, com a exploração de ouro e o incremento da produção agrícola e pecuária; e mais do que tudo isso, a produção de idéias e de idealistas: no final do século, houve no Estado o movimento a que deram o nome de “Inconfidência Mineira”, que culminou com a morte do Tiradentes, seu herói. Em meio a toda a florescência do século XVIII, chegaram ao Estado os primeiros Resendes, que junto com seus descendentes colocaram alguns “tijolos” na sua construção. O trabalho mostra várias ligações familiares entre estes Resendes e, já no século XIX, foram conferidos vários títulos de nobreza a diversos deles. O Capitão José de Resende Costa, que está neste trabalho, foi um dos “Inconfidentes” e, por pouco, não morreu junto com o Tiradentes, mas acabou sendo degredado na África.
Os primeiros núcleos populacionais no Sul das Minas Gerais
Paulo Paranhos *
Paulo Paranhos *
Resumo: Os primeiros núcleos de povoamento no sul das Minas Gerais.
Duas roças importantes no “caminho do Pitangui”
Maria da Graça Menezes Mourão *
Resumo: No “Caminho do Pitangui”, na devassa a que o Conde de Assumar procedeu, houve duas roças de grande importância: a Roça da Cachoeira, do Coronel José Correa de Miranda e a Roça da Gameleira, do Capitão Mor Pedro da Rocha Gandavo.
O Trabalho Escravo na Província do Rio de Janeiro
Paulo Paranhos
Resumo: A escravidão em seus instantes finais no norte da província do Rio de Janeiro.
Carlos Schaefer e seu diário
Sérgio Weber
Resumo: Apresentação de dados biográficos e de diário inédito de imigrante alemão do princípio do século XIX, com observações a respeito do seu conteúdo.
História e Genealogia dos Municípios Paulistas
Vera Helena Bressan Zveibil
Resumo: Noticia sobre o livro História e Genealogia dos Municípios Paulistas (titulo provisório) a ser lançado em breve.
O Porvir, periódico jundiaiense
Maria Aparecida Lacerda Duarte Weber
Maria Aparecida Lacerda Duarte Weber
Resumo: Como resultado do estudo de uma rara coleção de duzentos exemplares do periódico jundiaiense O Porvir (1928-1934), este trabalho apresenta o seu histórico e a análise de seu conteúdo.
Piada: agressão civilizada
Arthur Nogueira Campos
Resumo: A literatura sobre o humor no Brasil tem uma lacuna, pois desconhece a existência de uma importante variedade de humor, que comparece nos livros sobre este assunto perdida no meio de outros tipos de humor, sem receber o destaque que merece. O autor deste ensaio propõe o seu resgate para a História do Humor no Brasil. Com este propósito, ele discorre sobre as características especiais dessa importante variedade de humor, para que possa ser reconhecida e, futuramente, recolhida no capítulo especial que merece. Com essa intenção, propõe e justifica a adoção de um nome aceitável para essa variedade de humor: Piada.
Povoadores de S. Paulo – Bartolomeu Camacho (Adendas às primeiras Gerações)
H.V. Castro Coelho
Resumo: Antepassado de numerosas famílias tratadas por Pedro Taques e Silva Leme. O nome exato ou completo desse povoador ainda objeto de esclarecimento pelas escrituras.
Portugueses e suas gerações no trecho do Caminho Velho, entre os rios Baependi e Grande
Maria da Graça Menezes Mourão *
Resumo: A geração de alguns portugueses, como André do Vale Ribeiro, João Gomes Salgado, Luis Marques das Neves, Antônio de Brito Peixoto, Manuel da Costa Gouveia nas primeiras décadas do século XVIII, no trecho do Caminho Velho entre os rios Baependi e Grande.
Genealogia da Família Valente Barbas em Portugal e no Brasil
Manoel Valente Barbas
Manoel Valente Barbas
Resumo: A história, "habitat" e genealogia de uma antiga família portuguesa que se passou ao Brasil no final do século XIX ( ilustrada e consubstanciada por desenhos, fotos e outras referências).
Qual a família judia mais antiga de S. Paulo?
Paulo Valadares
Resumo: Qual a família judia mais antiga de S. Paulo? Judeus em S. Paulo. Cristãos-novos, bessárabios, poloneses, russos, turcos, refugiados do Nazismo e Fascismo vindos da Alemanha e Itália. A família Amzalak do Marrocos e Portugal. O poeta Castro Alves e sua musa judia. A família Costa Mesquita da França. O dentista de D. Pedro II. A genealogia Amzalak da Costa Mesquita.
* Pesquisadora, historiadora, membro do Instituto Cultural “Maria de Castro” Nogueira, presidido pelo seu fundador Dr. Guaracy de Castro Nogueira.
Fonte : ASBRAP - Associação Brasileira de Pesquisadores em História e Genealogia














Nenhum comentário:
Postar um comentário