domingo, 18 de novembro de 2007

Videoarte de Toscani


Corpos em decomposição próximos ao Grito de Edward Munch, o rosto de Saddam Hussein superposto àquele de São Pedro na crucificação de Caravaggio. Em uma frase, "A Beleza da Tragédia", título do novo vídeo idealizado por Oliviero Toscani que a partir de amanhã poderá ser visto na estação Termini de Roma.

A iniciativa, que prevê ações, eventos e instalações sobre o tema da guerra, é promovida pela universidade La Sapienza de Roma e tem a curadoria do professor Alberto Abruzzese. "Saber e não esquecer que a guerra existe é um sinal de responsabilidade, tanto quanto saber que a guerra existe em tempo de paz e que a paz existe em tempo de guerra", afirmou Abruzzese.
"Wart - A Beleza da Tragédia", vídeo de Toscani, dirigido e montado por Leandro Manuel Emede e produzido por La Sterpaia, será transmitido continuamente em uma tela de 2,5 metros por 2,55 metros, onde exibe imagens cruas de guerras do passado e do presente - como as torres gêmeas em chamas - ao lado de obras-primas de Dali, Mondigliani, Klimt, Van Gogh. Junto com a instalação do polêmico fotógrafo e publicitário, será exibida uma obra de Valério Marelli - um "tapete" de poesia com 20 metros de comprimento, no qual o escritor segue sua investigação sobre o conceito de guerra iniciada em 2000. Para a iniciativa selecionou 20 textos de poetas italianos e estrangeiros.

"Será interessante ver se será mais forte a imagem e a palavra ou a pressa (dos passantes na estação de trem) e entender se as instalações farão as pessoas pensarem", declarou Abruzzese.

Fonte: Ansa

Nenhum comentário: