O petróleo que vazou para o mar após a colisão entre um petroleiro e um cargueiro nas águas territoriais da Coréia do Sul chegou hoje à costa oeste do país, uma região conhecida por suas paisagens naturais e sua atividade pesqueira.
Segundo a agência sul-coreana "Yonhap", que cita fontes do Governo, o petróleo já afetou cerca de 13 km de costa do Mar Amarelo. Há manchas de grande extensão que aproximam da costa devido ao forte vento.
No total calcula-se que se caíram no mar 10.500 toneladas de petróleo. O vazamento está sendo considerado o pior acidente ambiental do país.A região atingida fica perto do parque nacional de Taean Haean, uma área turística e de cultivo de algas e ostras. O parque conta com uma costa de 530 km, e um conjunto de 120 ilhotas, além de cerca de 30 praias. Na região fica também a baía de Chonsu, de grande importância para a biodiversidade local. As autoridades sul-coreanas formaram um dispositivo para conter e recolher o vazamento, mobilizando cerca de 70 navios e três helicópteros.
O Globo on line














Nenhum comentário:
Postar um comentário