O Vaticano, através de seu diário - "L'Osservatore Romano" - condenou o filme "A bússola de ouro", por considerar que promove a idéia de um mundo frio, sem Deus, caracterizado pela desesperança. O filme estréia no Brasil no dia de Natal. O jornal vaticano também não poupou críticas a Philip Pullman, autor do best-seller em que o filme se baseia. Foi a crítica mais dura feita pelo Vaticano a um escritor e a um filme, desde a condenação de "O Código Da Vinci", em 2005 e 2006. Segundo o longo editorial, "no mundo de Pullman, a esperança simplesmente não existe, porque não existe salvação senão na capacidade pessoal e individualista de controlar a situação e dominar os acontecimentos".
Alguns grupos católicos nos EUA pediram um boicote do filme. A Liga Católica estadunidense exortou os cristãos a não assistirem ao filme, alegando que seu objetivo é "prejudicar o Cristianismo e promover o ateísmo" entre as crianças. O filme é estrelado por Nicole Kidman e Daniel Craig. Baseado no primeiro livro de uma trilogia escrita por Philip Pulman, "Fronteiras do Universo: A Bússola Dourada" é uma aventura fantástica que tem seu desenrolar num mundo paralelo onde as almas das pessoas se manifestam como pequenos animais, ursos falantes travam batalhas e as crianças desaparecem misteriosamente. A protagonista da história é a jovem de 12 anos chamada Lyra, uma garota aventureira que parte numa viagem para encontrar e salvar o seu melhor amigo, Roger, e termina numa estimulante jornada para salvar, não somente o seu próprio mundo mágico, como também o nosso. No elenco de "A Bússola de Ouro", está Nicole Kidman (ganhadora do Oscar pelo seu papel em "As Horas", que interpretará a primeira vilã de sua carreira, Sra. Coulter, uma socialite incrivelmente glamourosa e perigosa; Daniel Craig também contracenará com Kidman, vivendo um impiedoso aventureiro e erudito que possui um passado misterioso. A protagonista, por sua vez, é Dakota Blue Richards, uma estreante que participou de um teste na Inglaterra. A garotinha foi escolhida dentre 10.000 jovens entre 10 a 13 anos.
Na equipe de atores, também encontram-se outras personalidades conhecidas como Eva Green, a eterna Isabelle de "Os Sonhadores" e par romântico do James Bond em "007 - Cassino Royale" e Sam Elliot, que já atuou em produções como "Hulk", "Fomos Heróis" e "Obrigado Por Fumar". O filme foi roteirizado por Chris Weitz, que teve acesso à trilogia de Pulman em 2000, quando estava realizando o longa "Era Uma Vez Um Rapaz". Weitz disse que se surpreendeu com a imaginação de Pulman e logo sentiu-se atraído pela adaptação. "Fronteiras do Universo: A Bússola Sagrada" é um filme que mistura fantasia com realidade que promete agradar o público em geral.














Nenhum comentário:
Postar um comentário