sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Desenho inédito de Michelangelo


Um desenho inédito de Michelangelo, um esboço minucioso da então em construção Basílica de São Pedro, foi encontrado no arquivo da Fábrica de São Pedro. A notícia foi antecipada hoje pelo jornal vaticano L'Osservatore Romano, e o esboço será apresentado ao público na segunda-feira, dia 10.

Trata-se do último desenho conhecido do grande artista, um esboço do que seria uma planta parcial de um dos pilares de uma parte da cúpula de São Pedro. Segundo especialistas, o desenho provavelmente foi uma forma de comunicação entre Michelangelo e os lapidadores. Sobre a atribuição desta obra ao artista, os especialistas garantiram não ter dúvidas: a firmeza do traço, a mão hábil e acostumada a tomar decisões diante da pedra crua. Outra confirmação vem da representação da planta-baixa, com a característica linha dupla que evidencia diversos níveis do objeto, como se a pedra fosse transparente.

O desenho, traçado sobre um pedaço de papel com giz na cor sangüínea, foi provavelmente feito no pátio de obras aos pés da Basílica, em uma das muitas oficinas a céu aberto para talhar a pedra. O esboço foi feito na primavera de 1563 (um ano antes da morte do artista), depois que algumas peças de mármore travertino de Fiano foram consideradas inadequadas para serem esculpidas. A página do esboço se salvou, explica o jornal vaticano, das destruições ordenadas pelo arquiteto, já com quase 90 anos, e foi reutilizada após sua a morte.

Ansa It

Nenhum comentário: