Um desenho inédito de Michelangelo, um esboço minucioso da então em construção Basílica de São Pedro, foi encontrado no arquivo da Fábrica de São Pedro. A notícia foi antecipada hoje pelo jornal vaticano L'Osservatore Romano, e o esboço será apresentado ao público na segunda-feira, dia 10.
Trata-se do último desenho conhecido do grande artista, um esboço do que seria uma planta parcial de um dos pilares de uma parte da cúpula de São Pedro. Segundo especialistas, o desenho provavelmente foi uma forma de comunicação entre Michelangelo e os lapidadores. Sobre a atribuição desta obra ao artista, os especialistas garantiram não ter dúvidas: a firmeza do traço, a mão hábil e acostumada a tomar decisões diante da pedra crua. Outra confirmação vem da representação da planta-baixa, com a característica linha dupla que evidencia diversos níveis do objeto, como se a pedra fosse transparente.
O desenho, traçado sobre um pedaço de papel com giz na cor sangüínea, foi provavelmente feito no pátio de obras aos pés da Basílica, em uma das muitas oficinas a céu aberto para talhar a pedra. O esboço foi feito na primavera de 1563 (um ano antes da morte do artista), depois que algumas peças de mármore travertino de Fiano foram consideradas inadequadas para serem esculpidas. A página do esboço se salvou, explica o jornal vaticano, das destruições ordenadas pelo arquiteto, já com quase 90 anos, e foi reutilizada após sua a morte.
Ansa It














Nenhum comentário:
Postar um comentário