O grupo brasileiro JBS, maior produtor mundial de carnes bovinas, comprou 50% do capital da empresa Inalca, líder no setor de processamento de carne bovina na Itália, pertencente ao grupo Cremonini. Pelo acordo, a JBS irá pagar 225 milhões de euros. A operação prevê que o Cremonini transfira primeiramente 100% da empresa Montana Alimentaria - outra sociedade controlada pelo grupo - à Inalca por 70 milhões de euros.
Após isso, a JBS injetará 210 milhões de euros no aumento de capital da empresa resultante, em troca de 46,4% de participação, e desembolsará 15 milhões de euros na compra direta de 3,6% das ações da Inalca. A assinatura dos contratos definitivos foi marcada para o dia 21 de dezembro, enquanto os acordos deverão ser aperfeiçoados no máximo no final de janeiro de 2008.
O Cremonini tem ainda duas outras opções de venda de sua cota para fazer "entre o quarto e o décimo ano a partir do fechamento da operação", na condição de que a margem operacional bruta da Inalca seja de ao menos 60 milhões de euros. O negócio reforça a estratégia de expansão das operações internacionais da companhia brasileira. O acordo prevê que o Conselho de Administração seja composto por representantes dos dois grupos. O Cremonini indicará o diretor-presidente (CEO) e manterá a administração operacional, enquanto a JBS ficará responsável por nomear o presidente do Conselho de Administração e o executivo-chefe de finanças (CFO).
Ansa














Nenhum comentário:
Postar um comentário