sábado, 1 de dezembro de 2007

Itália lança sua primeira revista em braile


Em uma iniciativa editorial inédita na Itália foi lançada ontem a primeira revista de notícias do país inteiramente impressa no Ssistema Braille, a técnica de escrita em relevo para cegos. A nova publicação foi apresentada hoje na sede do jornal Il Tempo, em Roma.

A revista, impressa em papel reciclado, estará disponível gratuitamente nas edições de hoje do jornal. O Braille News, com um total de 48 páginas, começa a ser distribuído só nas bancas de Roma, mas a intenção é difundi-lo rapidamente para o resto da Itália, nas bancas ou por assinatura. "Quando pela primeira vez me fizeram a proposta, pensei que fosse uma brincadeira, mas acabou se tornando uma realidade em um setor que é ignorado na Itália. Andamos na contramão, em um mundo que talvez só tenha finalidades de mercado e de publicidade. É uma escolha anômala e diferente, sem fins lucrativos", comentou o diretor do Il Tempo, Giuseppe Sanzotta, ao apresentar a iniciativa.

A realização do projeto é complexa, a começar pelas grandes dificuldades de impressão, mas simples no conteúdo. "Na revista dirigida por Angela Francesca D'Atri, publicam-se algumas das matérias do jornal", acrescenta Sanzotta. A idéia da publicação é de Caterina Ferrazza, presidente da cooperativa social Handy System, verdadeira máquina da iniciativa. Visivelmente emocionada, Caterina disse que "há muito tempo tinha esse sonho na gaveta". "Andando pela Europa sempre reparei que havia muitas publicações em braile: na Espanha existe até mesmo a Playboy. Já na Itália, nos limitávamos às publicações especializadas e uma coisa normal como 'descer e comprar o jornal' era impossível". O conselheiro da prefeitura de Roma, Sergio Marchi, que apoiou o projeto, destacou que "não se trata de uma iniciativa de partido", e leu uma mensagem de Gianfranco Fini, que define o produto como "altamente envolvente" e de "grande importância humana".

Da Ansa

Nenhum comentário: