
Os índios Lakota, verdadeiro nome dos Sioux, nação à qual pertenceram os grandes chefes Touro Sentado (Sitting Bull) e Cavalo Doido (Crazy Horse), abandonaram os tratados firmados por seus antepassados com o governo dos Estados Unidos há mais de 150 anos, anunciaram alguns representantes da tribo.
"Não somos mais cidadãos americanos e todos aqueles que vivem nas regiões dos cinco estados sobre os quais se estende nosso território, estão livres para unir-se a nós", declarou Russel Means numa entrevista à Imprensa em Washington. O representante dos Sioux informou que os passaportes e patentes serão entregues a todos os habitantes do território que renunciarem à cidadania estadunidense. Uma delegação de representantes Lakota, em mensagem encaminhada ao Departamento de Estado, informou que a nação Sioux se retira unilateralmente dos tratados firmados com o governo americano, alguns deles com mais de 150 anos.
"Subscrevemos 33 tratados com os Estados Unidos que não foram respeitados", declarou Phyllis Young, uma militante da causa dos nativos americanos, que contribuiu para organizar em 1977 a primeira conferência internacional sobre os direitos dos índios.
Com informações do Corriere della Sera, La Repubblica e Ansa
Fotos: South Dakota Magazine
Tradução: Marina Bergotti













Nenhum comentário:
Postar um comentário