sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

25 de março - São Paulo, 454 anos


A cidade de São Paulo comemora hoje 454 aos de sua fundação. São Paulo surgiu como missão jesuítica, reunindo em seus primeiros territórios habitantes de origem tanto européia quanto indígena. Com o tempo, o povoado acabou caracterizando-se como entreposto comercial e de serviços de relativa importância regional. Esta característica de cidade comercial e de composição heterogênea vai acompanhar a cidade em toda a sua história.

A vila de São Paulo de Piratininga teve início em 25 de janeiro de 1554 com a construção de um colégio jesuíta pelos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta , entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. Em tal data é considerada a fundação oficial da cidade. Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão , tinha por finalidade a catequese dos índios que viviam na região.

O povoamento da região teve início em 1560, quando, por ordem de Mem de Sá , "governador geral" da colônia, mandou a população da vila de Santo André da Borda do Campo para os arredores do colégio, denominado “Colégio de São Paulo de Piratininga” – o nome foi escolhido porque dia 25 de janeiro a Igreja Católica celebra a conversão de Paulo de Tarso. Desta forma, a vila de Santo André da Borda do Campo foi extinta, e São Paulo foi elevada à categoria de vila.

São Paulo permaneceu, durante os dois séculos seguintes, como uma vila pobre e isolada do centro da gravidade da colônia, que se mantinha por meio de lavouras de subsistência. Por ser a região mais pobre da colônia, em São Paulo teve início a atividade dos bandeirantes, que se dispersaram pelo interior do país à caça de índios, de ouro e de diamentes. A descoberta do ouro na região de Minas Gerais fez com que as atenções do reino se voltassem para São Paulo, que foi elevada à categoria de cidade em 1711. Quando o ouro esgotou, no final do século XVIII, teve início o ciclo paulista do açúcar, que se espalhou pelo interior da província, e a cidade de São Paulo tinha a finalidade de escoar a produção para o porto de Santos local onde também desembarcaram muitos imigrantes italianos que vieram em busca do sonho da "Mérica".

Com o crescimento industrial da cidade, no século XX, a sua área urbanizada passou a aumentar em ritmos acelerados, sendo que alguns bairros residenciais foram construídos em lugares de chácaras. O grande surto industrial se deu durante a Segunda Guerra Mundial , devido à crise na cafeicultura e às restrições ao comércio internacional, o que fez a cidade ter uma taxa de crescimento muito elevada até os dias atuais. Atualmente, o crescimento vem se desacelerando, devido ao crescimento industrial de outras regiões do Brasil, e o perfil da cidade vem se transformando de uma cidade industrial para uma metrópole de comércio, serviços e tecnologia, sendo que hoje é, por muitos, considerada a mais importante metrópole da América Latina e a 4ª no mundo depois de Tóquio, Cidade do México e New York .

A festa começou ontem com um grande evento no Vale do Anhangabaú, Centro da capital, com a apresentação de 26 artistas durante 30 horas. A cantora Beth Carvalho será encarregada de agitar o público na virada da noite. Já no Parque da Independência, na Zona Sul, Jorge Ben Jor comanda o show a partir das 21h de sexta-feira. O grupo Demônios da Garoa contará sua trajetória no Centro Cultural da Juventude, na Zona Norte.

No mesmo local ocorre uma exposição que reúne trabalhos de cartunistas renomados, retratando a cidade de São Paulo ao longo de sua história. Entre os autores estão Laerte, Lourenço Mutarelli e Paulo Caruso. Os moradores que quiserem conhecer um pouco mais da cidade podem aproveitar o dia e participar de dois passeios pelos pontos turísticos de São Paulo. No Pátio do Colégio, Centro da capital, um trólebus levará os paulistanos para uma visita pelos pontos históricos da região central, e do Parque das Bicicletas sairá um comboio com cerca de 400 ciclistas que passarão pelos cartões postais da cidade, como o Teatro Municipal e a Avenida Paulista.

O Planetário do Ibirapuera completa 51 anos no próximo sábado (26) e decidiu fazer uma programação de 36 horas para comemorar a data junto com o aniversário de São Paulo. As atividades, que variam desde um show de ilusionismo até observações solares, começam às 10h de sexta-feira. Para aqueles que preferem sair à noite, algumas casas noturnas da cidade fizeram um acordo com o Banco de Alimentos da prefeitura e doarão um quilo de alimento por cliente que freqüentar as boates.
Da Redação do AI com informações da Wikipédia e do Globo on line

Nenhum comentário: