quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Acabou o Carnaval , feliz ano novo!


Acabou o Carnaval...e dai? Bom, dizem que pelo menos no Brasil o ano só começa depois do Carnaval. Até lá as pessoas ainda estão se preparando para o grande dia, dando os retoques finais na fantasia e ainda curtem as férias escolares especialmente porque estamos no verão. Praias apinhadas de gente, estradas congestionadas. Uma ilusão de ótica? Quem sabe...

Tivemos um período festivo com muitas chuvas. Alagamentos em várias cidades, mortes provocadas por deslizamentos de terra em cidades da região sudeste do país. Acidentes mortais nas principais estradas do país, alguns provocados pelo uso indevido da bebida, outros pela imprudência de motoristas e talvez até alguns por causas que não sabemos precisar. Momentos de solidariedade e de fé. Escolas de samba no Rio e São Paulo vencedoras, luxo e criatividade nas passarelas do samba sem falar dos blocos que reviveram este ano, especialmente no Rio, o antigo carnaval de ruas. E o frevo? Ah o frevo que contagia, que leva o Galo da Madrugada com milhares de pessoas às ruas do Recife ou mesmo em Olinda quando o Homem da Madrugada e a Mulher do Meio Dia se encontram com seus bonecos gigantes... Salvador está sempre em ritmo de micareta com trios elétricos arrastando quem quer apenas se divertir nestes dias de folia. Até Ouro Preto se rendeu aos encantos momescos. Seleção brasileira x Irlanda para encerrar a quarta-feira de cinzas que do bloco Chave de Ouro apenas guarda saudades dos que iam presos durante o feriado e saiam pelas ruas do Engenho de Dentro, no Rio, desfilando após o Carnaval.

Nos outros países também é Carnaval, mesmo que se comemore o Ano Novo do Rato na China, se as prévias eleitorais americanas continuam a pleno vapor, o Oriente Médio continue sem trégua na guerra ou em Nova Orleans não exista mais o mardi gras como antigamente. Na Itália, Veneza sempre será Veneza com seus mascarados e gôndolas enfeitadas de gala mesmo no meio de uma crise que resultou no parlamento dissolvido e novas eleições programadas sem falar em Bento XVI com suas críticas ao aborto e eutanásia e tentando apaziguar as crises e idéias de outros governos e concorrendo com Prodi e Berlusconi para ver quem aparecia mais nos noticiários.

E porque acabou o Carnaval, seguimos nosso rumo. As aulas recomeçam, o trabalho não espera, a vida continua, as Olimpíadas estão se aproximando e daqui a pouco iremos esperar que o ano inicie de novo mas até o próximo sábado ainda teremos Carnaval.

Feliz ano novo!

Por Leila Ossola da Redação do AI

Nenhum comentário: