A exposição de moda "Vintage Selection", que acontecerá de hoje a 3 de fevereiro em Florença, terá como tema desta edição o uniforme, em versões criadas pela moda na década de 60 e em sua forma original, das roupas do exército inglês ao uniforme da aviação norte-americana. Além de versões de uniformes propostos por diversos estilistas, haverá na mostra uma área dedicada aos óculos escuros, com peças de Fiorucci, Ray-Ban e Christian Dior.
A "Vintage Selection" acontece na Estação Leopolda de Florença, local que abrigará no mesmo período a mostra "Mao for sale", com artigos relacionados ao líder comunista Mao Tsé-tung, produzidos na China. O curador da mostra, Gherardo Frassa, coleciona há anos centenas de peças produzidas por artesãos e artistas que "não podendo retratar outra coisa além de personagens e lugares ligados à revolução, produziram muitíssimo e de tudo". De estátuas de Mao a divisas militares, a mostra exibirá objetos como bandeiras, chapéus e livros misturados a enfeites e espelhos.
Também serão expostos objetos inspirados no soldado chinês Lei Feng, morto aos 23 anos e citado por Mao como exemplo para a juventude do país. A mostra foi definida por seu curador como "uma grande manifestação de arte pop. Tanto é que na faixa estendida ao fundo da exposição está ironicamente escrito em chinês 'servir ao pop'". "Ainda que muito material tenha sido destruído nos anos 80, na China de 1993, ano do centenário do nascimento de Mao, teve início uma corrida de antiquários e colecionadores em busca de peças originais que hoje têm alto valor", disse Frassa.
Da Ansa
Nenhum comentário:
Postar um comentário