segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

O envelhecimento da população italiana


A população italiana está cada vez mais velha, com mais imigrantes e filhos nascidos fora do casamento, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas (Istat), baseados em pesquisas de 2007. No fim do ano passado o Istat registrou que a população da Itália já superava os 59,5 milhões de pessoas, com um envelhecimento bastante visível: nos últimos 10 anos, os italianos com mais de 65 anos de idade passaram de 17% para 20% do total da população, e representam atualmente 30%, cinco pontos acima da média européia. Os idosos também vivem cada vez mais, já que a expectativa de vida no país alcançou 78,6 anos para os homens e já supera os 84 anos para as mulheres, um crescimento de 0,3% e 0,2%, respectivamente, em relação a 2007.

Na Europa, a média masculina ultrapassa a dos holandeses (77,9 anos) e irlandeses (77,6), e só é superada pelos suecos (78,9). Já as mulheres italianas perdem somente para as francesas, com longevidade média de 84,4 anos. Sobre os nascimentos fora do casamento, a Itália ainda não supera os mais de 50% de bebês da França e da Suécia, gerados por casais que não passaram pela Igreja e nem pelo registro civil, mas o número não para de crescer. Segundo estimativas do Istat, os casamentos celebrados em 2007 foram só 242 mil, o equivalente a uma taxa de 4,1 por mil habitantes. Há cinco anos eram 4,6 casamentos a cada mil italianos. Assim, os filhos nascidos fora do casamento já representam 18,6% do total de recém-nascidos, contra os 12,3% de 2002.

Há discrepâncias na Itália, basicamente entre as províncias do norte e as do sul: a Campania (sul) tem tradicionalmente a maior taxa de casamentos do país e, portanto, menos filhos fora deles. A mesma província também possui a menor esperança de vida: 77,4 anos para os homens e 82,9 para as mulheres. Outro dado particularmente significativo é a dinâmica imigratória. As estimativas do ano passado mostram que a imigração na Itália está prestes a atingir o número de 390 mil pessoas, o que equivale a uma taxa de 6,6 imigrantes a cada mil habitantes.

Da Ansa

Nenhum comentário: