A polícia italiana prendeu ontem , na cidade de Reggio Calabria (sul), o mafioso Pasquale Condello, 57, considerado o grande chefe da 'Ndrangheta, a máfia calabresa. Condello, procurado pela polícia há 18 anos e considerado um dos mafiosos mais perigosos, foi detido em uma casa do bairro de Pellaro, no centro da cidade calabresa. Outras três pessoas que estavam no local foram presas --Giandomenico Condello, 28, sobrinho de Condello, Giovanni Barilla, 30, genro do mafioso, e outra pessoa que não foi identificada, pois no momento da detenção não portava documentos. Participaram da operação policial cerca de cem policiais, que, camuflados, cercaram dois edifícios do bairro de Pellaro.
No momento da detenção o capo estava armado, mas não resistiu, segundo fontes policiais. Condello era procurado pela polícia desde 18 de novembro de 1990 e acusado de homicídios, extorsões, tráfico de armas e outros crimes. Ele possui quatro sentenças de prisões perpétuas e foi condenado a 22 anos de reclusão por homicídios e por pertencer a um grupo criminoso. "É mais uma extraordinária operação contra a criminalidade organizada", afirmou o ministro do Interior, Giuliano Amato. "Condello era o chefão número um da 'Ndrangheta e os investigadores o consideravam o Provenzano (Bernardo Provenzano, o grande capo da Cosa Nostra siciliana detido em abril de 2006) da Calábria e, assim como Provenzano, acabou na prisão", declarou. Pasquale Condello nasceu em Reggio Calabria em 24 de setembro de 1950. Ele participou da primeira e da segunda guerra entre facções mafiosas da região sul, que deixaram mais de mil mortos da máfia na década de 80. Condello foi acusado de mandar matar Ludovico Ligato, ex-presidente das ferrovias italianas Ferrovie dello Stato, assassinado em 27 de agosto de 1989. Pelo crime, foi condenado à prisão perpétua. A 'Ndrnagheta calabresa é uma das três máfias mais importantes da Itália (as outras são a Cosa Nostra siciliana e Camorra napolitana). Segundo fontes policiais, o grupo controla a importação de cocaína para a Europa e fatura cerca de 400 milhões de euros com a droga ao ano. Dados policiais de 2004 indicam que neste ano o volume total de negócios da 'Ndrangheta foi de quase 36 bilhões de euros, o que representa 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB) italiano.
A máfia calabresa possui cerca de 155 clãs e seis mil membros. Até há algumas décadas, o grupo dedicava-se principalmente aos seqüestros, escondendo suas vítimas em cavernas da montanha Aspromonte, ao sul da Calábria. No entanto, a venda de drogas se revelou mais lucrativa que os seqüestros, o que fez com que os clãs trocassem de atividade.
Com informações da EFE














Um comentário:
Isto non pode ser !!!! O home está moi bueno.... la mia mamma... claro k agora é un pouco vello pero da igual é moito...
Postar um comentário