segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Processo de beatificação de João Paulo II respeitará todos os passos


O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, o cardeal José Saraiva Martins, assegurou hoje que "serão respeitados todos os passos no processo de beatificação de João Paulo II". Saraiva Martins explicou que o Papa Bento XVI já autorizou que a causa de beatificação comece sem ter de esperar os cinco anos de sua morte, como estabelece o Código de Direito Canônico, mas afirmou que não haverá mais exceções ao procedimento. Por isso, desmentiu que João Paulo II possa ser proclamado santo em 2 de abril, quando se completará o terceiro aniversário de sua morte.

O cardeal disse que não ter de esperar os cinco anos para iniciar a causa já é algo "extraordinário" e lembrou que, até agora, isto só ocorreu em outros dois casos, quando João Paulo II autorizou este procedimento com a Madre Teresa de Calcutá e Bento XVI fez o mesmo com Soror Lucía, uma das videntes de Nossa Senhora, em Fátima.

Em 28 de junho de 2005 ocorreu o ato com que se abriu o processo de beatificação de João Paulo II, que morreu em 2 de abril daquele ano. Em abril do ano passado terminou a primeira fase diocesana do procedimento de beatificação, que consiste no recolhimento das atas e dos documentos sobre a vida de João Paulo II e a eleição do milagre necessário para dar continuidade à causa. Entre dezenas de casos, se elegeu a suposta cura milagrosa da freira francesa Marie Simon-Pierre, que sofria de mal de Parkinson. Agora este milagre e o restante da documentação estão sendo estudados pela Congregação para a Causa dos Santos, encarregada da segunda fase da beatificação .
Da EFE

Nenhum comentário: