O governador da Cidade do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e o vice-diretor geral de Segurança Pública e diretor central da Polícia Criminal da Itália, prefeito Nicola Calaviere, assinaram ontem, convênio de cooperação em iniciativas conjuntas para fortalecer o combate ao crime organizado entre a Secretaria de Segurança e o Departamento de Segurança Pública do Ministério do Interior da Itália.As linhas de ação previstas no convênio prevêem o intercâmbio de informações relativas às organizações criminosas que operam na Itália e no Rio de Janeiro; intercâmbio de profissionais e a realização de treinamentos conjuntos em técnicas investigativas e operacionais, além do compartilhamento de informações sobre equipamentos e tecnologias utilizadas por organizações criminosas e no seu combate. As ações serão realizadas em variadas modalidades, com especial atenção àquelas relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como ao turismo sexual e ao tráfico de serem humanos.
- A construção desse acordo é um dos frutos de nossa visita à Itália, ano passado e posteriores ajustes e negociações. O resultado já se tornou prático: em breve estaremos enviando, já dentro desse acordo, um representante do CORE, da Polícia Civil, e um representante do BOPE, da Polícia Militar, à Itália. Serão os primeiros a usufruírem do acordo cujo objetivo fundamental é aprender com a polícia italiana e a polícia italiana, porque não, aprender com a nossa polícia, numa troca de informações no combate à corrupção, à máfia, à criminalidade, em fim, no combate àqueles que são inimigos da sociedade. Este convênio será muito produtivo para as policias Civil e Militar – disse o governador.
Para José Mariano Beltrame, Secretário de Segurança, o convênio representa um passo importante na política de trabalho adotada pela Secretaria de Segurança, que prestigia a inteligência nas ações da Polícia Civil para melhor combater a criminalidade. - Este convênio de vital importância é mais um recorde que o governador Sérgio Cabral atingiu. Hoje o Estado do Rio firma o primeiro convênio com a Itália na área de segurança pública. A experiência da polícia italiana no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, aliada ao laboratório de lavagem de dinheiro que irá se instalar no Rio de Janeiro vamos dar um passo importante, em especial para a Polícia Civil, que tem a função de investigar a consecução e a construção de uma boa prova. Não podemos mais lidar com essas questões e com as ações do crime organizado como amadores. Temos que procurar a tecnologia, a excelência nesse tipo de trabalho. Hoje se cumpre uma etapa fundamental no trabalho para a construção de uma inteligência sólida a serviço da polícia e da segurança no Rio de Janeiro – disse o secretário Beltrame.
O diretor central da Polícia Criminal da Itália, prefeito Nicola Calaviere, lembrou que o convênio tem como objetivo aumentar o nível de colaboração entre as polícias do Rio de Janeiro e da Itália, destacando que o Governo do Estado poderá ganhar um importante reforço a partir dessa parceria.- A polícia italiana tem longa tradição no uso de técnicas de inteligência na área de investigação. Com o acordo, isso poderá ser ampliado e melhor explorado pelas duas policias – disse ele.
Também participaram da solenidade o novo comandante geral da PM, coronel Gilson Pitta Lopes; o chefe do Estado Maior da PM, coronel Antonio Carlos Soares David; o chefe da Polícia Civil, delegado Gilberto Ribeiro; o secretário da Casa Civil, Regis Fichtner; o cônsul geral da Itália no Brasil, Ernesto Massimo Bellelli; o chefe do Escritório do Itamaraty no Rio de Janeiro, embaixador Virgilio Moretzsohn de Andrade; o diretor do Departamento de Cooperação Internacional da polícia e chefe do Escritório Central da Interpol em Roma, general de brigada Enrico Maria Falcone; o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugênio Gouvea Vieira, além de assessores e delegados da polícia italiana.
Com informações do Globo on line














Nenhum comentário:
Postar um comentário