quarta-feira, 5 de março de 2008

Cuidado com sobrancelhas invade perfumarias da Itália



As sobrancelhas são a moldura dos olhos e como todos os acessórios estão sujeitas aos caprichos da moda. Sobretudo desde que foi confirmado que o formato da arcada superciliar pode modificar a expressão de um rosto e freqüentemente, encontrando a espessura e a forma mais adequada, até mesmo rejuvenescê-lo. Há tempos os especialistas em estética facial vêm auxiliando as mulheres no uso das pinças. Hoje, por exemplo, chega à Itália - primeiro em Roma (13 de março), depois Milão e Bolonha - o "brow bar" da norte-americana Benefit, estandes dedicados ao cuidado com as sobrancelhas presentes em todas as lojas da rede de perfumarias do grupo Lvmh-Sephora. O retoque das sobrancelhas está na moda até mesmo entre os garotos, que até mesmo, em alguns casos, chegam a fazer uma pequena cicatriz em uma delas para passar um ar mais agressivo.

Nos anos setenta, na onda da tendência inaugurada na Itália por Patti Pravo e Mina, as sobrancelhas deviam ser descoloradas até desaparecerem ou completamente depiladas. Dez anos depois, voltavam a ser abundantes. Ficaram na moda as sobrancelhas cheias e sensuais como as de Madonna em "Like a Virgin" ou as da atriz e modelo Margaux Hemingway, neta do famoso escritor-norte-americano Ernest Hemingway. Já nos anos noventa, a sobrancelha voltava a ser sutil e muito arqueada. Um pouco depois, voltavam a ser mais grossas. No primeiro ano do novo milênio, no entanto, deveriam ser sobretudo naturais. Até ontem eram preferidas cheias e no formato asa de gaivota. Hoje elas devem novamente voltar a ser finas, como as de Greta Garbo.

A nova palavra de ordem dos especialistas sobre o tema é portanto tornar sutil. No "faça você mesmo" das sobrancelhas, antes de tudo é importante encontrar um local bem iluminado. A luz melhor é sempre a natural. Se a luz não bastar, melhor ficar de frente a uma janela com um espelho na mão. Se a pele ao redor da sobrancelha for sensível e a retirada dos pêlos doer, aconselhada-se a utilização de uma anestesia caseira obtida com um simples cubo de gelo. As sobrancelhas ligeiramente arqueadas dão um aspecto mais grave ao rosto. É necessário criar um pequeno ângulo na sobrancelha em direção à parte de fora do rosto. Se o formato da sobrancelha não permitir um ângulo, é possível criá-lo com um lápis. Melhor retirar pouco que muito. Sem exagerar, como o especialista que convocou a pobre senhora por seis meses, uma vez por semana, retirando-lhe dois fios por vez. Nos Estados Unidos, os especialistas em sobrancelhas são tão caros quanto os dentistas.

Por Patrizia Vacalebri
Da Ansa

Nenhum comentário: