segunda-feira, 31 de março de 2008

Milão organizará a Exposição Universal 2015


A cidade italiana de Milão (norte) foi escolhida nesta segunda-feira para realizar a Exposição Universal 2015, em detrimento de Esmirna, na Turquia, informou o Escritório Internacional de Exposições. A capital econômica italiana centralizou a campanha para a exposição no lema "alimentar o planeta, energia para a vida", que recebeu, entre outros, o apoio do ex-vice-presidente americano e prêmio Nobel da Paz, Al Gore.Milão obteve 86 votos e Esmirna 65 de um total de 151 países participantes da assembléia geral do Escritório Internacional de Exposições.O presidente turco Abdulá Gul e o chefe de governo italiano, Romano Prodi, defenderam pessoalmente nesta segunda-feira em Paris as candidaturas.

O anúncio da vitória foi recebido com imensa alegria pela delegação italiana, integrada por Prodi, pela prefeita de Milão, Letizia Moratti, e o ministro das Relações Exteriores, Massimo D'Alema.A Exposição Universal é considerada um dos eventos mais importantes, capaz de gerar grandes possibilidades para a cidade anfitriã, como a criação de empregos e atrair milhões de visitantes durante os seis meses de duração.Ao apoiar a candidatura de Milão, Gore afirmou que a metrópole, de nove milhões de habitantes, é uma das "cidades mais ecológicas da Europa e do mundo". "Toda a Itália está a favor de Milão", declarou Prodi antes da votação. Até o último momento, as duas cidades travaram uma campanha intensa e Prodi disse haver passado "todo o tempo ao telefone" tentando conseguir apoio.

Para a cidade de Esmirna, que contava com o apoio do ex-chanceler alemão Gerhard Schroeder, a decepção foi grande. Em comunicado publicado nesta segunda-feira no jornal francês Le Figaro, a cidade turca não duvidava da vitória, assegurando que receberia "mais de 40 milhões de visitantes" na exposição de 2015. Esmirna propôs os temas "saúde para todos" e "novos caminhos para um mundo melhor" para a exposição e se apresentou como uma encruzilhada entre Oriente e Ocidente, lembrando seus 8.500 anos de história.

A primeira Exposição Universal foi organizada em Londres em 1851. A cidade chinesa de Xangai será a sede em 2010, dez anos depois de Hannover, na Alemanha.

Da AFP

Nenhum comentário: