quinta-feira, 24 de abril de 2008

Milhares visitam corpo exumado de São Pio na Itália


Milhares de peregrinos se aglomeraram hoje para ver o corpo do padre Pio, um dos santos mais populares de Igreja, que foi exumado e está sendo exibido 40 anos após sua morte.O padre tem fama de milagreiro e durante a vida teria exibido estigmas, ou seja, as feridas que Jesus sofreu nas mãos e pés ao ser crucificado.

A pequena San Giovanni Rotondo, no sul da Itália, vive exclusivamente do culto ao padre Pio, o que é ainda mais verdade agora que o corpo dele está exposto num sepulcro de vidro na cripta do convento onde ele passou a maior parte da vida. O rosto do santo está coberto por uma máscara de silicone, aparentemente para esconder o avançado estado de decomposição. Cerca de 15 mil devotos assistiram à missa celebrada pelo cardeal português José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, antes que o corpo de são Pio fosse exposto.

O corpo do barbudo monge capuchinho foi exumado de uma cripta em 3 de março. Averiguou-se que estava em "boas condições", após 40 anos de sepultamento, e desde então legistas e bioquímicos trabalham para preservar e reconstruir o cadáver. Ele vestia o tradicional hábito marrom dos capuchinhos e usava luvas sem dedos, que serviam para absorver o sangue dos estigmas nas mãos. A máscara veio de uma empresa londrina que costuma confeccionar reproduções de figuras humanas para museus.

Com informações da Reuters

Nenhum comentário: