sexta-feira, 30 de maio de 2008

Berlusconi visita região da crise do lixo

Nápoles, 30 maio (Ansa) . O chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi, chegou hoje à sede da prefeitura de Nápoles, no sul do país, onde se reúne com o subsecretário encarregado da crise do lixo, Guido Bertolaso. Em Nápoles, Berlusconi irá se encontrar com a prefeita, Rosa Russo Iervolino, com o presidente da região da Campania, Antonio Bassolino, e com outros líderes políticos locais. Junto com Berlusconi, viajaram para a cidade vários membros do seu gabinete: o ministro do Interior, Roberto Maroni; a ministra do Meio Ambiente, Stefania Prestigiacomo; e o subsecretário da presidência do governo, Paolo Bonaiuti.

Na manhã de hoje, Iervolino qualificou como um "fato positivo" a chegada a Nápoles do chefe de governo italiano, já que se trata da "demonstração de um acompanhamento contínuo por parte do governo sobre a situação da Campania". Toneladas de lixo se acumulam há meses nas ruas de Nápoles e muitos cidadãos protestam pela proposta de abertura de aterros próximos a suas casas. O presidente italiano, Giorgio Napolitano, se disse hoje "muito angustiado" com a crise.

Na semana passada, o governo presidido por Silvio Berlusconi, cujo Conselho de Ministros se reuniu em Nápoles, adotou uma série de medidas para tentar resolver o problema, entre as quais a abertura de dez depósitos na região e a construção de vários incineradores. Berlusconi também anunciou que os depósitos seriam transformados em "zonas militares", protegidas por membros das Forças Armadas.

Nenhum comentário: